• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DA OUVIDORIA DA SUDAM --- Manifestações de 01/01/2010 a 31/12/

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO ESTATÍSTICO DA OUVIDORIA DA SUDAM --- Manifestações de 01/01/2010 a 31/12/"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DA OUVIDORIA DA SUDAM --- Manifestações de 01/01/2010 a 31/12/2010 ---

A unidade de ouvidoria dá continuidade ao processo de esclarecimento a sociedade do trabalho que vem desenvolvendo em compromisso com a democracia. Assim como o primeiro relatório correspondente aos anos de 2008 e 2009, todas as manifestações já registradas através desta unidade, durante o período de 01/01/2010 a 31/12/2010, serão descritas estatisticamente como forma de possibilitar a maior transparência dos serviços prestados pela Ouvidoria da SUDAM, identificando com detalhes o fluxo das manifestações de acordo com análise feita diante dos resultados obtidos.

Esta análise será apresentada mais uma vez através da exposição de quadros demonstrativos e das considerações diante do exposto nos mesmos. Esses quadros contêm estatísticas divididas de acordo com:

quantidade de manifestações, média por mês, evolução de 2010 em relação a 2009 e 2008, tipos de manifestações, meios de entrada, setores mais

(3)

MANIFESTAÇÕES DE 2010

É muito importante ressaltar mais uma vez, que todo o trabalho estatístico foi realizado com base nas informações contidas no sistema informatizado da SUDAM, que, durante o ano de 2010, foram tratadas, encaminhadas, acompanhadas e solucionadas pela equipe da ouvidoria, junto aos demais setores.

A Ouvidoria da SUDAM registrou um total de 196 manifestações entre 01 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2010, mantendo bem próxima a média do ano de 2009, o que demonstra, novamente, o alto interesse da sociedade pelas ações e atividades executadas pela Autarquia. A média foi de 16,33 manifestações por mês.

Obteve-se um percentual de acordo com a quantidade de meses, seguindo o padrão estatístico, mas, na verdade, houve uma variação muito grande na quantidade de manifestações por mês. No primeiro mês do ano de 2010, foram registradas apenas três (3) manifestações e a evolução pôde ser constatada a partir de fevereiro onde foram registradas nove (9) manifestações, atingindo, então, o ápice do ano no mês de março com 46 registros, como mostra o gráfico abaixo.

Período Quantidade Média/Mês

01/01/10 a 31/12/2010 196 16,33

(4)

3 9 46 21 20 19 7 11 30 7 7 16 Quantidade Por Mês TIPO DE MANIFESTAÇÃO

Repetindo o que aconteceu nos anos anteriores, o “pedido de informações” foi o tipo de manifestação mais registrado, com 163 manifestações, ou seja, 83,16% do total de demandas. Percebe-se o grande interesse da sociedade em conhecer mais de perto a SUDAM, observando-se as solicitações informações específicas de dentro do órgão, como atribuições, área de atuação, legislações; mas principalmente com relação aos instrumentos financeiros oferecidos.

Mais uma vez as dúvidas com relação à legislação atual do FDA e do IRPJ foram encaminhadas, ou com o auxílio das equipes técnicas das áreas

Mês Quantidade % Janeiro 03 1,53% Fevereiro 09 5% Março 46 23,46% Abril 21 10,71% Maio 20 10,20% Junho 19 9,69% Julho 07 3,57% Agosto 11 5,61% Setembro 30 15,30% Outubro 07 3,57% Novembro 07 3,57% Dezembro 16 8,16%

(5)

solucionadoras, ou através da própria equipe da ouvidoria se utilizando do banco de informações gerado com a rotina de trabalho. Ressalta-se a grande dúvida que ainda se tem com relação ao FINAM, pois, apesar de não fazer mais parte das atribuições deste Órgão, ainda há muita gente relacionando o fundo com a SUDAM. O procedimento é o de encaminhar os manifestantes para o departamento em questão, informando os números de telefones e endereço do DGFI, além de indicar nome do técnico que se colocou disponível para que estas manifestações pudessem ser atendidas.

Alguns exemplos de pedido de informação serão apresentados abaixo: Exemplo 01:

“Gostaria de saber informação sobre qual o procedimento a ser tomado para receber materiais referentes ao reflorestamento da Amazônia . E qual o procedimento a ser tomado para ser fazer um possível convênio com a instituição .”

Exemplo 02:

“Gostaria de informações sobre o Finam, passei diversos -email para

incentivosfiscais@bancoamazonia.com.br que não foram respondidas, estarei repassando os questionamentos. Desde já agradeço pela atenção. Sou cotista do FNAM11 Gostaria de algumas informações sobre o Fundo Finam: 1 - Existe data para divulgação do Resultado 2009? 2 - No exercício 2008 em notas explicativas "REVERSÃO DE PROVISÃO", foi firmado um acordo com a DGFI para fiscalizar e analisar 195 empresas. Qual a situação atualizada das provisões que somavam R$ 1.620.000 mil? 3 - Quais das empresas em carteira estão listadas e sendo negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo? 4 - Haverá aporte por parte do governo (investimento) este ano?”

Exemplo 03:

“Meu nome é Silvana de Melo Oliveira, gostaria de saber informação sobre ações normativas da Spuma-Indústria Quimica de Manaus S.A número da cautela é: 2.651 a

portadora da seguinte cautela é a minha mãe Adel Rodrigues Alemes . Ações Referenciais 'B'. O número de ações é Hum mil seiscentos e noventa e quatro ações no valor nominal de hum cruzeiro cada uma. O ano que foi comprado essas ações foi 4 de julho de 1994.”

Exemplo 04:

“Gostaria de obter informações referentes a divulgação dos resultados(demonstrativos) do ano de 2009, do Fundo da Amazônia, quais as possíveis datas. Visto q já temos boatos que

(6)

será em março ou abril, mas se possível, gostaria de ter a informação correta, a data, p/ possíveis direcionamentos de recursos próprios e de terceiros... “

Exemplo 05:

“Somos uma empresa que explora o ramo hoteleiro em Belém/PA.

Um dos nossos hotéis já foi beneficiado com a redução de 75% (setenta e cinco por cento) do Imposto de Renda e pretendemos pedir o beneficio para os demais hotéis. Após estudar o Decreto nº 4.212, de 26 de abril de 2002 e a Portaria nº 2.091-a, de 28 de dezembro de 2007, ainda ficamos com basicamente duas dúvidas: 1- Alguns dos nossos hotéis foram constituídos pelo tipo de SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO. Nossa dúvida é se existe algum impedimento para a concessão do beneficio para este tipo de empresa constituída? 2- No caso de um hotel que fica na cidade de São Luiz podemos pedir o benefício acima através da SUDAM?”

Os números de registros com “outras situações” foram em onze (11) manifestações, de pessoas que enviam seus currículos para trabalhar neste órgão, de professor de universidade perguntando sobre o procedimento para ter acesso aos nossos mapas temáticos, de Informação como mudança de nome do presidente da ABM. Todas foram encaminhadas para as áreas solucionadoras para que fossem resolvidas ou registradas, sempre informando o cidadão os procedimentos tomados.

Alguns exemplos das “outras situações” serão apresentados abaixo:

Exemplo 1:

“Sou engenheiro civil formado pela Universidade Federal do PA em abril de 2007. Recentemente terminei o mestrado em engenharia civil com ênfase em estruturas e construção civil,com o objetivo de fazer consultorias,planejamentos, gerenciamento e controle de obras.Gostaria de trabalhar nesta superintendência a fim de oferecer recursos humanos,contribuindo para o aperfeiçoamento do procedimentos e ações em busca do desenvolvimento científico-tecnológico da Amazônia,utilizando a partir do desenvolvimento sustentável, os recursos naturais que nossa região possui.Segue anexo o meu currículo para maiores informações”

Exemplo2:

“Bom dia, sou professor da UEA, curso de Geografia. Nesta universidade e em especial neste curso não temos mapas temáticos dos quais vocês os possuem... A questão é: Como

(7)

devo proceder para firmar uma parceria e receber, dentro das possibilidades desta conceituada instituição, um ou dois exemplares de cada tipo de mapas que possuem?”

Exemplo3:

“Informamos que o nome do atual presidente da ABM é o senhor LUIZ ALBERTO SILVA MUNIZ”

Das 196 manifestações, obtiveram-se dez (10) tipos de manifestações registradas como reclamações. O procedimento para cada tipo de situação é bastante específico, porém tem-se como base a prioridade em repassar o devido esclarecimento através da procedências dos fatos. Todos os registros foram solucionados e esclarecidos, mesmos aqueles que não tinham relação direta com o órgão. Como pode ser analisado nas exemplificações detalhadas abaixo:

Exemplo 1:

“estou preocupado, haja vista a conferencia acontecerá na proxima terca-feira e até o momento, nenhuma informação sobre o voo à Brasilia de qual cidade e horário partirá para brasilia, pois moro distante de ambas as cidades preciso me planejar. por favor me responda urgente.”

O cidadão já havia entrado em contato através do 0800 e reforçou o registro através do sistema. Sua demanda tratava sobre a Conferência Nacional de Defesa Civil, cuja comissão organizadora do evento é de dentro do Departamento de Minimização de Desastres, setor ligado a Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. Entretanto, mesmo sem ser responsabilidade da SUDAM, as devidas orientações para solução do caso foram repassadas em conjunto com a Ouvidoria Geral do MI.

Exemplo 2:

“O cidadão deu entrada através de urna. O manifestante é de uma empresa de terceirizada de fora da instituição. E faz a seguinte reclamação: " Por favor coloquem um Ar condicionado na recepção"

O assunto foi tratado pessoalmente junto ao coordenador da área responsável, repassando a situação e solicitando solução ou esclarecimento. O

(8)

mesmo justificou, informando já existir um aparelho de Ar condicionado só que com defeito e complementou informando que a demora para o conserto foi motivada pela dificuldade de obtenção das peças de reparo, já que os aparelhos são antigos. Ressalta, também, que já existe um projeto previsto para modernização e adequação da portaria da SUDAM. Após alguns dias a refrigeração foi restabelecida.

Exemplo 3:

“Servidor realizou registro de reclamação da péssima qualidade do serviço de telefonia fixa prestado atualmente pela empresa contratada pela SUDAM face as constantes interrupções nas ligações realizadas.”

O assunto foi tratado pessoalmente junto ao coordenador da área responsável, repassando a situação e solicitando solução ou esclarecimento. Ao se investigar o fato, realmente foi detectada uma instabilidade nas ligações, e, após diversas análises, a equipe técnica detectou que o MODEM da Embratel funcionava de maneira deficiente. E na manhã do dia 12 de abril de 2010 o referido MODEM foi trocado e o problema resolvido. Para maiores esclarecimentos, o servidor foi informado também, que a SUDAM possui contrato de telefonia à longa distância com a INTELIG e de ligação local com a Embratel.

Exemplo 4:

“Olá. os sites do governo precisam melhorar e muito. estou fazendo pesquisa sobre a Amazonia e fui buscar alguns dados no site do Genamaz (que alias aqui só existe o link) pois o site mesmo nao existe. Poderiam por favor dar alguma informação sobre isso? Obrigado, Marcos.”

Ao estabelecer o contato com a área solucionadora a informação repassada foi de que realmente estavam ocorrendo problemas com o servidor de dados do GENAMAZ, mas a coordenadora garantiu que a equipe técnica providenciaria a correção o mais rápido possível. A ouvidoria então repassou a orientação que a Bibliotecária da SUDAM possui um acervo bastante equipado com materiais diversos sobre a AMAZÔNIA e repassou o contato direto da Unidade. Hoje a SUDAM possui um site totalmente reformulado e com o link do GENAMAZ atualizado.

(9)

Exemplo 5:

“O cidadão esteve na instituição da SUDAM, e quando tentou adentrar a mesma, foi impedido pela recepção, por estar trajando bermuda, e logo em seguida percebeu que uma moça passou como os mesmo trajes que ele estava, tendo livre acesso a instituição. Nesse sentido, o cidadão solicita receber informações sobre tal acontecimento, se há alguma norma de procedimento ou portaria da Instituição que impeça tal fato, e se as mesmas servem para todas as pessoas?”

O fato foi relatado para área solucionadora, solicitando maiores esclarecimentos a respeito. O coordenador repassou a informação de que a unidade segue as determinações estabelecidas através da NORMA DE PROCEDIMENTOS N° 001/2010 que tem o objetivo de normatizar e disciplinar os procedimentos para o acesso, a circulação e a permanência de pessoas e veículos, a entrada e saída de bens e documentos no complexo predial da Sudam. Onde no Item VI do parágrafo 3.10, lê-se “É vedado o ingresso nas instalações do complexo, de qualquer pessoa fazendo uso de trajes incompatíveis com a moralidade e a austeridade das instituições do complexo”. Ao estabelecer contato com o departamento jurídico, confirmou-se não haver especificações detalhadas para o tipo de situação. Uma resposta de esclarecimento foi formulada e direcionada para o manifestante, solicitando desculpas pelo constrangimento e compreensão para com os funcionários que seguiam determinações legais. O fato será apresentado através de relatório específico aos gestores.

As outras manifestações registradas equivocadamente pelos usuários como Reclamação, não serão exemplificadas aqui por serem situações que na verdade eram para terem sido registradas como solicitações de informações, pois se tratavam de perguntas e esclarecimento de dúvidas, com exceção de um caso que merece atenção e será apresentado abaixo. O fato de o quadro estatístico demonstrar o número de dez (10) reclamações deve-se ao que o sistema informatizado computou no decorrer dos registros. Portanto, o número real das Reclamações na unidade de ouvidoria é de seis (6) registros de reclamações durante o ano de 2010.

(10)

Exemplo: Caso registrado como reclamação, mas na verdade trata-se de um apelo ou divulgação de fato específico.

“Segue abaixo o relato de uma pessoa conhecida e séria, que passou recentemente em um concurso público federal e foi trabalhar em Roraima. Trata- se de um Brasil que a gente não conhece. As duas semanas em Manaus foram interessantes para conhecer um Brasil um pouco diferente, mas chegando em Boa Vista (RR) não pude resistir a fazer um relato das coisas que tenho visto e escutado por aqui. Conversei com algumas pessoas nesses três dias, desde engenheiros até pessoas com um mínimo de instrução. Para começar o mais difícil de encontrar por aqui é roraimense, pra falar a verdade, acho que a proporção é de um roraimense para cada 10 pessoas é bem razoável, tem gaúcho, carioca, cearense, amazonense, piauiense, maranhense e por aí vai.. Portanto falta uma identidade com a terra. Aqui não existem muitos meios de sobrevivência, ou a pessoa é funcionária pública, e aqui quase todo mundo é, pois em Boa Vista se concentram todos os órgãos federais e estaduais de Roraima, além da prefeitura é claro.. Se não for funcionário público a pessoa trabalha no comércio local ou recebe ajuda de Programas do governo. Não existe indústria de qualquer tipo. Pouco mais de 70% do Território roraimense é demarcado como reserva indígena, portanto restam apenas 30%, descontando- se os rios e as terras improdutivas que são muitas, para se cultivar a terra ou para a localização das próprias cidades. (Na única rodovia que existe em direção ao Brasil (liga Boa Vista a Manaus, cerca de 800 km ) existe um trecho de aproximadamente 200 km reserva indígena Waimiri Atroari) por onde você só passa entre 6:00 da manhã e 6:00 da tarde, nas outras 12 horas a rodovia é fechada pelos índios (com autorização da FUNAI e dos americanos) para que os mesmos não sejam incomodados. Detalhe: Você não passa se for brasileiro, o acesso é livre aos americanos, europeus e japoneses. Desses 70% de território indígena, diria que em 90% dele ninguém entra sem uma grande burocracia e autorização da FUNAI. Detalhe: Americanos entram na hora que quiserem, se você não tem uma autorização da FUNAI mas tem dos americanos então você pode entrar. A maioria dos índios fala a língua nativa além do inglês ou francês, mas a maioria não sabe falar português. Dizem que é comum na entrada de algumas reservas encontrarem-se hasteadas bandeiras americanas ou inglesas. É comum encontrarem-se encontrar por aqui americano tipo nerds com cara de quem não quer nada, que veio caçar borboleta e joaninha e catalogá-las, mas no final das contas pasme, se você quiser montar um empresa para exportar plantas e frutas típicas como cupuaçu, açaí camu-camu etc., medicinais ou componentes naturais para fabricação de remédios, pode se preparar para pagar 'royalties' para empresas japonesas e americanas que já patentearam a maioria dos produtos típicos da Amazônia... Por três vezes repeti a seguinte frase após ouvir tais relatos: E os americanos vão acabar tomando a Amazônia e em todas elas ouvi a mesma resposta em palavras diferentes. Vou reproduzir a resposta de uma senhora simples que vendia suco e água na rodovia próximo de Mucajaí: 'Irão não minha filha, tu não sabe, mas tudo aqui já é deles, eles comandam tudo, você não entra em lugar nenhum porque eles não deixam. Quando acabar essa guerra aí eles virão pra cá, e vão fazer o que fizeram no Iraque quando determinaram uma faixa para os curdos onde

(11)

iraquiano não entra, aqui vai ser a mesma coisa'. A dona é bem informada não? O pior é que segundo a ONU o conceito de nação é um conceito de soberania e as áreas demarcadas têm o nome de nação indígena. O que pode levar os americanos a alegarem que estarão libertando os povos indígenas.. Fiquei sabendo que os americanos já estão construindo uma grande base militar na Colômbia, bem próximo da fronteira com o Brasil numa parceria com o governo colombiano com o pseudo objetivos de combater o narcotráfico. Por falar em narcotráfico, aqui é rota de distribuição, pois essa mãe chamada Brasil mantém suas fronteiras abertas e aqui tem Estrada para as Guianas e Venezuela. Nenhuma bagagem de estrangeiro é fiscalizada, principalmente se for americano, europeu ou japonês, (isso pode causar um incidente diplomático). .. Dizem que tem muito colombiano traficante virando venezuelano, pois na Venezuela é muito fácil comprar a cidadania venezuelana por cerca de 200 dólares. Pergunto inocentemente às pessoas; porque os americanos querem tanto proteger os índios. A resposta é absolutamente a mesma, porque as terras indígenas além das riquezas animais e vegetais, da abundância de água são extremamente ricas em ouro encontram-se pepitas que chegam a ser pesadas em quilos), diamante, outras pedras preciosas, minério e nas reservas norte de Roraima e Amazonas, ricas em PETRÓLEO.. Parece que as pessoas contam essas coisas como que num grito de socorro a alguém que é do sul, como se eu pudesse dizer isso ao presidente ou a alguma autoridade do sul que vá fazer alguma coisa. É pessoal,... saio daqui com a quase certeza de que em breve o Brasil irá diminuir de tamanho. Será que podemos fazer alguma coisa??? Acho que sim. Repasse esse e-mail para que um maior número de brasileiros fique sabendo desses absurdos. Mara Silvia Alexandre Costa Depto de Biologia Cel. Mol. Bioag.Patog. FMRP - USP Opinião pessoal: ]Gostaria que você, especialmente que recebeu este e-mail, o repasse para o maior número possível de pessoas. Do meu ponto de vista seria interessante que o país inteiro ficasse sabendo desta situação através dos telejornais antes que isso venha a acontecer. Afinal foi um momento de fraqueza dos Estados Unidos que os europeus lançaram o Euro, assim poderá se aproveitar esta situação de fraqueza norte-americana (perdas na guerra do Iraque) para revelar isto ao mundo a fim de antecipar a próxima guerra. Conto com sua participação, no envio deste e-mail. Celso Luiz Borges de Oliveira Doutorando em Água e Solo FEAGRI/UNICAMP”

Como se trata apenas de um desabafo de um cidadão, que solicitou apenas a divulgação do fato, o caso foi apresentado em reunião com o superintendente para que tomasse conhecimento e as devidas providências.

Também sendo registradas nove (9) sugestões, dois (2) elogios e uma (1) denúncia, denúncia esta que não fazia parte das atribuições desta autarquia, mas que fora tratada e encaminhada para o órgão competente. Alguns exemplos das “sugestões e elogios” serão mostrados abaixo:

(12)

“Dr. Daniel Granhe, O que precisa para melhorar a SUDAM, é agilizar mais a análise dos pleitos e projetos de redução de 75% do imposto de renda e o re-investimento. Ter mais eficácia nas vistorias, pois a morosidade é muito grande. Muitos pleitos e projetos acumulado , precisa fazer uma varredura, uma limpeza para deixar a AUTARQUIA vazia, para novos pleitos. Bismarck Rodrigues Diretor-Administrador PLANASA-Assessores de Empresas Ltda (Tel/Central: (81) 3431-9629 1 Fax: (81) 3491-0525 (CEL/NEXTEL: 55 - 81 – 7812-9454 (Conexão Direta Rádio: 55*104*4251 * planasa@ig.com.br Site: www.planasaconsultores.com.br Skype: planasaasssessresdeempresasltda” Exemplo 2 – Dos elogios:

“Manifestação transcrita no dia 18/03. Ninguém é perfeito mais a organização merece elogios e nós precisamos de mais feiras como esta de Florianópolis-SC. Estamos grato por essa oportunidade que vocês deram para agente, pretendo crescer com essa oportunidade, parabéns para o presidente Lula e para o Ministro Geddel. Estou bastante satisfeito e quero que esta seja uma das muitas que venha por ai. Mais alto queremos crescer e esta feira é um caminho. Minha empresa é um fundo de quintal, trabalho só com a cara e a coragem e muita satisfação por que tem 25 familias comendo e vestindo deste fundo de quintal que pra mim é uma satisfação e por isso espero que nao fique somente neste evento. Parabéns pela administração do MI. Da Sudam, da Sudene, do Dnocs e da Codevasf, especialmente Sudam, pela organização e por se dedicar o máximo possível e muito mais que fizeram pelo evento, queremos que próximo governo siga o exemplo do atual, que está de parabéns pela iniciativa das feiras e pelo bolsa escola que serve para os mais carentes. Parabéns Lula. Os mais carentes rezam por você.”

(13)

Abaixo o gráfico demonstra estatisticamente todas as manifestações por tipo:

SETORES MAIS DEMANDADOS

A seguir, será possível identificar as áreas solucionadoras das manifestações da ouvidoria. É fundamental conhecer quais os setores que estão recebendo mais demandas registradas pela unidade.

Em 2010, das 196 manifestações; a Assessoria de Comunicação Social – ASCOM, Assessoria aos Colegiados – ASCOL, Coordenação de Defesa Civil – CORDEC e a Coordenação-Geral de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento – CGAP, juntas, solucionaram 2,04% do total, uma (1) manifestação cada; a Coordenação de Gestão Orçamentária e Financeira – COFI e a Coordenação-Geral de Fundos de Desenvolvimento e Financiamento – CGFDF, também solucionaram, juntas, 2,04% do total, só que duas (2) manifestações cada; a Biblioteca, a Coordenação de Licitações e Contratos – CLC e a Coordenação de Estudo, Elaboração e Avaliação dos Planos de

Manifestação Quantidade % Reclamação 10 5,10% Sugestão 9 4,59% Ped. De Informação 163 83,16% Denuncia 1 0,51% Elogio 2 1,02% Outras Situações 11 5,61%

(14)

Desenvolvimento – CEAD, juntas, solucionaram 4,59%, três (3) manifestações cada unidade; a Coordenação Geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável – CODESUS e a Coordenação de Meio Ambiente – COMAM, juntas, solucionaram 5,10%, ou seja, cinco (5) manifestações cada; já a Coordenação solucionou seis manifestações, seguindo a Coordenação de Gestão Administrativa – CGA com oito (8) soluções encaminhadas. O setor mais demandado ainda continua sendo a Coordenação de Incentivos e Benefício Fiscais – CINBF com 8,67% das soluções para as demandas. Os 68,85% das manifestações foram solucionadas pela própria equipe da ouvidoria que, através de banco de dados próprio, já possui respostas pré-definidas para inúmeras situações.

Setores Quantidade % EQUIPE DA OUVIDORIA 116 59,18% CINBF 17 8,67% NENHUMA ATRIBUIÇÃO 16 8,16% CGA 08 4,08% CGP 06 3,06% CODESUS 05 2,55% COMAM 05 2,55% CEAD 03 1,53% CLC 03 1,53% BIBLIOTECA DA SUDAM 03 1,53% COFI 02 1,02% CGFDF 02 1,02% CORDEC 01 0,51% CGAP 01 0,51% ASCOL 01 0,51% ASCOM 01 0,51%

(15)

24 136 1 6 29 Meios de Entrada

Já foi reconhecido que o meio de entrada padrão, das manifestações da ouvidoria é o formulário eletrônico, que durante o ano de 2010 registrou 69,38% das manifestações, seguido dos 14,79% das entradas realizadas através do número 0800 e dos 12,24% dos registros pelo email

ouvidoria@sudam.gov.br; houve seis (6) atendimentos realizados

pessoalmente e um (1) registrado através de documento. Todos registros realizados por fora do formulário eletrônico do serviço de Fale Conosco, são inseridos no sistema informatizado pela equipe da ouvidoria.

Apesar de haver 53,06% das manifestações solucionadas em até sete (7) dias, continua muito difícil para a equipe de a ouvidoria controlar o tempo de resposta, pois, ainda há grande dificuldade por parte dos demais setores na utilização do sistema, ou até mesmo em entender que existe a necessidade de maior atenção para a solução destas demandas da ouvidoria.

Os outros 46,94% das manifestações, levaram mais tempo para serem solucionadas por inúmeros motivos relacionados ao relacionamento com as áreas solucionadoras. MEIOS QUANTIDADE % E-mail 24 12,24 Formulário Eletônico 136 69,38 Memorando/Ofício 1 0,51 Pessoalmente 6 3,06 Telefone / 0800 29 14,79

(16)

A ouvidoria está preparando um seminário interno para que haja um entendimento maior do trabalho que a unidade vem desenvolvendo na SUDAM, e para demonstrar os resultados obtidos durante o seu tempo de atuação.

A capacidade de solução desta unidade de ouvidoria pode ser detectada no gráfico a seguir, pois demonstra que 92,85 das manifestações do ano de 2010 puderam ser solucionadas através do empenho da equipe da ouvidoria da SUDAM. Até o último dia no ano aguardava-se o posicionamento das áreas solucionadoras para nove (9) manifestações e quatro (4) encontravam-se sob análise da equipe para que houvesse o devido encaminhamento.

Nível de Tempo Quantidade %

Resposta entre 1 à 7 dias 104 53,06% Resposta entre 8 à 15 dias 36 18,36% Resposta entre 16 à 23 dias 15 7,65% Resposta acima de 24 Dias 41 20,91%

Status da Manifestação Quantidade %

Solucionadas 182 92,85%

Distribuída 06 3,06%

Em Análise 04 2,04%

Encaminhadas 03 1,53%

(17)

EVOLUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES

Entre os anos de 2008/2009 e 2010 a Ouvidoria da SUDAM obteve um crescimento significativo em números de manifestações, com 18,07% em relação a 2009 e de, 355,81% em relação a 2008. Sendo que o tipo de manifestação mais solicitado pelos usuários foi o “pedido de informação” com 78,66% do total das manifestações registradas pela unidade desde o início das atividades.

Este crescimento já pode ser reconhecido como fruto de um bom desenvolvimento do trabalho da ouvidoria na transparência do órgão, pois demonstra ser um excelente canal de comunicação entre a SUDAM e a sociedade.

Período 2008 2009 2010 Total

01/03/2008 a

(18)

MANIFESTAÇÕES POR ESTADOS

A SUDAM possui uma relação direta com os Estados que compõem a Amazônia Legal, porém, vale informar que também possui uma relação indireta com os demais Estados. Abaixo, comprova-se a necessidade de atenção para o atendimento realizado pela ouvidoria, pois demonstra qualitativamente o afirmado.

Apenas dois (2) Estados ficaram de fora da estatística, Alagoas e Piauí. Em todos os demais houve manifestações de pessoas que: tem interesse em conhecer melhor ou pleitear projetos da SUDAM; já possuem relação com algum tipo de atividade do órgão; desejam receber materiais informativos sobre a Amazônia; entre outras situações.

Com 112, 63, 31, 25 e 21 manifestações, respectivamente, os Estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Mato Grosso foram os que mais representaram em quantidade de registros.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Não se trata de preconizar a fusão desses dois saberes científicos numa espécie de "geo-história" (que é um gênero particularmente difícil, mesmo para historiadores

[r]

O objetivo do presente estudo foi conhecer os principais agentes etiológicos causadores de bacteremias no Hospital Universitário Júlio Müller no ano de 2007,