• Nenhum resultado encontrado

Atividades de Proteínas e Vitaminas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades de Proteínas e Vitaminas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página | 1

DISCIPLINA: Biologia I DATA: 15/03/2017

Atividades de Proteínas e Vitaminas

01 - (PUC-RJ) - Analise a figura a seguir que mostra a mudança da estrutura terciária de uma proteína enzimática, pela modificação das condições às quais ela está exposta.

Esta mudança é chamada de:

(A) saturação e pode ser causada pela alteração do pH do meio.

(B) renaturação e pode ser causada pela alteração da temperatura do meio.

(C) saponifização e pode ser causada pela alteração de pH do meio.

(D) floculação e pode ser causada pela mudança de densidade do meio.

(E) desnaturação e pode ser causada pela alteração de temperatura do meio.

02 - Analise a seguinte experiência. PRIMEIRA ETAPA

Procedimento:

Em dois tubos de ensaio, numerados como I e II, acrescenta-se:

TUBO I - água oxigenada + dióxido de manganês TUBO II - água oxigenada + fígado

Resultado obtido: formação de borbulhas nos dois tubos.

Conclusão: desprendimento de gás oxigênio proveniente da decomposição da água oxigenada devido ao dióxido de manganês (Tubo I) e alguma substância liberada pela fígado (Tubo II).

SEGUNDA ETAPA

Procedimento: adição de nova quantidade de água oxigenada nos dois tubos da primeira etapa desta experiência.

Resultado obtido: novo desprendimento de borbulhas (gás oxigênio) nos dois tubos.

Conclusão: O dióxido de manganês (Tubo I) e a substância liberada pelo fígado (Tubo II) não foram consumidas nas reações da primeira etapa experiência. Com base nesta experiência podemos concluir que o dióxido de manganês e a substância liberada pelo fígado são:

(A) enzimas. (B) catalisadores. (C) ionizadores.

(D) substâncias orgânicas. (E) substâncias inorgânicas.

03 -(Unifor-CE) Considere as afirmações abaixo relativas a enzimas:

I - São proteínas com função catalisadora;

II - Cada enzima pode atuar quimicamente em diferentes substratos;

III - Continuam quimicamente intactas após a reação; IV - Não se alteram com as modificações da temperatura e do pH do meio.

São verdadeiras: (A) I e III apenas; (B) II e IV apenas; (C) I, III e IV apenas; (D) II, III e IV apenas; (E) I, II, III e IV.

(2)

Página | 2 04 - Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da

molécula dada pela fórmula geral a seguir

(A) É capaz de se ligar a outra molécula do mesmo tipo através de pontes de hidrogênio. (B) Entra na constituição de enzimas. (C) R representa um radical variável que identifica diferentes tipos moleculares dessa substância. (D) Os vegetais são capazes de produzir todos os tipos moleculares dessa substância, necessários à sua sobrevivência.

(E) Essas moléculas são unidas umas às outras nos ribossomos.

05 - Catalase é uma enzima que está presente em nosso organismo e é capaz de desdobrar a água oxigenada em água comum e oxigênio, de acordo com a reação: H2O2 + catalase é 1/2 O2 + H2O

A água oxigenada é usada em curativos como antiséptico. Considerando a reação anterior e o seu uso, podemos afirmar que a água oxigenada é um:

(A) catalisador e age contra bactérias anaeróbicas (B) produto que age contra bactérias aeróbicas (C) substrato que age diretamente como cicatrizante (D) substrato que age contra bactérias anaeróbicas 06 - As vitaminas são compostos orgânicos que funcionam como coenzimas, ou seja, atuam juntamente com as enzimas envolvidas no metabolismo celular. A deficiência de vitaminas provoca enfermidades chamadas de doenças de carências. Sejam dados os seguintes sintomas de carências:

1 - Córnea ressecada. 2 - Raquitismo na infância.

3 - Deficiência na coagulação sanguínea. 4 - Anemia perniciosa.

Os sintomas carenciais enumerados acima estão relacionados, respectivamente, com a deficiência das seguintes vitaminas:

(A) K, E, B2, B12. (B) B1, D, C, E. (C) A, D, K, B12. (D) A, E, K, C.

07 - (PUCCAMP) Entre as substâncias que protegem as membranas lipoprotéicas da ação do oxigênio está a vitamina E. Pode-se, portanto, concluir que essa vitamina atua como: (A) oxidante. (B) anti-oxidante. (C) anti-redutor. (D) catalisador. (E) auto-regulador.

08 - As enzimas atuam nas diversas reações do metabolismo celular. Sobre esses catalisadores fantásticos, é correto afirmar-se que

(A) são extremamente eficientes, capazes de atuar em qualquer substrato, pois são moléculas pouco específicas.

(B) após participarem das reações, não podem ser reutilizadas, pois fazem parte do produto final obtido. (C) o poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia desprendida para que elas aconteçam.

(D) são eficientes, pois sempre aumentam a energia das reações biológicas.

09 (UFPI) - As pessoas que sofrem de osteoporose apresentam uma redução do nível de cálcio no organismo, o que leva à fragilidade dos ossos e pode causar fraturas. O tratamento consiste em uma dieta à base de alimentos ricos em cálcio, medicamentos, nos casos mais sérios, e exercícios físicos. Mas, para o tratamento surtir efeito, é necessário que o paciente tome sol diariamente para uma melhor absorção do cálcio. A necessidade de exposição ao sol está relacionada à atividade da:

(A) Vitamina A. (B) Vitamina B. (C) Vitamina E. (D) Vitamina D. (E) Vitamina K.

10 - A síndrome conhecida como "vaca louca" é uma doença infecciosa que ataca o sistema nervoso central de animais e até do homem. O agente infeccioso dessa doença é um príon - molécula normal de células nervosas - alterado em sua estrutura tridimensional. Os príons assim alterados têm a propriedade de transformar príons normais em príons infecciosos. Os príons normais são digeridos por enzimas do tipo da tripsina. Curiosamente, os alterados não o são, o que, entre outras razões, permite a transmissão da doença por via digestiva. Tais dados indicam que a molécula do príon é de natureza:

(A) glicolipídica. (B) polipeptídica. (C) polissacarídica. (D) oligonucleotídica.

(3)

Página | 3 11 - UFRGS 2015 - Observe a tira abaixo.

Se o filho do Radicci tornar-se vegetariano do tipo que não utiliza produtos derivados de animais, ficará impossibilitado de obter, em sua dieta, a vitamina (A) B12, que atua na formação de células vermelhas do sangue.

(B) B12, que é encontrada nos pigmentos visuais. (C) D, que auxilia na formação do tecido conjuntivo. (D) E, que é responsável pela absorção de cálcio. (E) E, que participa da formação de nucleotídeos.

12 - OSTEOPOROSE AFETA 25% DAS MULHERES NA MENOPAUSA. ("Folha de São Paulo", 17-09-95) Para prevenção da osteoporose recomendam-se, entre outras medidas, caminhadas e sol. Esse tratamento preventivo leva o organismo a produzir

(A) estrogênios, que reduzem a atividade osteoclástica

dos ossos.

(B) estrogênios, que são necessários para uma maior absorção de cálcio e de fosfato nos ossos. (C) vitamina A, que é o radical prostético de enzimas que atuam na absorção de cálcio e fósforo. (D) vitamina C, necessária nos processos de cicatrização das fraturas, por aumentar a atividade osteoblástica dos ossos.

(E) vitamina D, que aumenta a absorção do cálcio pelo intestino.

13 - (FGV-SP 2007) “Burca faz mal à saúde”. Um grupo de cientistas marroquinos concluiu que a burca vestimenta que cobre o corpo das mulheres de alto a baixo – é um fator de risco para a osteoporose, doença que causa o enfraquecimento dos ossos principalmente em mulheres mais idosas. (…) Segundo o estudo, isso acontece porque o véu impede que a pele receba a luz do Sol, (…) (“Época”, 26.06.2006)

Sobre o fato noticiado, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A luz do Sol é fundamental para que o organismo sintetize todas as vitaminas necessárias para suas atividades metabólicas, dentre elas a vitamina D.

II. Na pele humana existe uma substância, derivada do colesterol, que em presença de raios ultravioletas do Sol converte-se em vitamina D, que é absorvida pela pele. A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio e fósforo, que contribuem para a rigidez dos ossos.

III. Vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina D, podem ser transportadas pelos líquidos corporais e não são armazenadas em grande quantidade pelo organismo. Desse modo, como a vestimenta promove uma maior taxa de transpiração, favorece a eliminação da vitamina D.

IV. Para minimizar os efeitos do uso constante da burca, seria aconselhável que essas mulheres suplementassem sua dieta com laticínios, gema de ovo e vegetais ricos em óleos.

São corretas as afirmações: (A) I, II, III e IV.

(B) I, II e III, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I e IV, apenas.

14 - (ENEM) O milho verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas. Para preservar o sabor do milho verde pode-se usar o seguinte procedimento em três etapas:

1º descascar e mergulhar as espigas em água

fervente por alguns minutos;

resfriá-las em água corrente; 3º conservá-las na geladeira.

A preservação do sabor original do milho verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento.

(A) O choque térmico converte as proteínas do milho em amido até a saturação; esse ocupa o lugar do amido que

seria formado espontaneamente.

(B) A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos do milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose. (C) As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo

tratamento com água quente.

(D) Microorganismos que, ao retirarem nutrientes dos grãos, convertem esses carboidratos em amido, são

destruídos pelo aquecimento.

(E) O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.

15 - (UFSCar-2007) Em várias regiões do mundo, a dieta das populações humanas é predominantemente vegetariana. O aumento da quantidade e qualidade das proteínas vegetais é um dos objetivos das pesquisas agrícolas e muitas se dedicam, por exemplo, ao estudo de microorganismos que vivem associados às raízes de plantas leguminosas. O interesse nesses microorganismos justifica-se porque eles:

(A) sintetizam proteínas a partir do N2 atmosférico, disponibilizando-as para as plantas.

(B) fixam NO2 na forma de nitratos, que podem ser utilizados no metabolismo de proteínas.

(C) fixam o N2 atmosférico na forma de cátions amônio, que podem ser utilizados pelas plantas para a síntese de proteínas.

(D) sintetizam N2 na forma de nitritos, que podem ser utilizados para a síntese de proteínas.

(E) fixam NO2 e NO3 na forma de cátions amônio, que podem ser utilizados no metabolismo das proteínas.

(4)

Página | 4 15 - (UFC) O reino Protista inclui as algas e os

protozoários. Esses organismos, nas classificações mais antigas, eram considerados como pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino. (A) Ambos são simples, unicelulares, apresentam células eucarióticas e nutrição heterotrófica.

(B) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

(C) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células eucarióticas. (D) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células procarióticas. (E) Ambos são pluricelulares, sendo as algas autotróficas e os protozoários heterotróficos.

(5)

Página | 5 Gabarito – Biologia I (15-03)

Biologia I

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E B A A D C B C D B 11 12 13 14 15 A E C C C

Referências

Documentos relacionados

São importantes nutrientes, que podem ser classificados em: Vitaminas Lipossolúveis (A,D, E, K), as quais podem ser armazenadas no corpo (fígado e tecido adiposo) e Vitaminas

Desenvolvimento I/Teorias Psicanalíticas PS129 Psicologia do Brincar Total 420h 7º SEMESTRE.. (disciplinas do 6º

Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, solicitando a convocação do Doutor VITOR GAMBASSI PEREIRA, Juiz de Direito da 1ª Vara do Foro Distrital de Hortolândia - Comarca de

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar

A ação racional refere-se a resultados. A racionalidade diz que se você deseja atingir Y, deve fazer X. Eu defino, ao contrário, as normas sociais pelo seu caráter de não

absorção. c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas. d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. e)

As co-variáveis listadas a seguir foram selecionadas de um amplo banco de dados para análise neste es- tudo, em função de sua importância na determinação da RPPP: idade da mãe sob

Nome e código do componente curricular: Fundamentos de Filosofia Centro: CAHL Carga horária: 68 horas Modalidade: disciplina Função: profissional Natureza: