• Nenhum resultado encontrado

Teoria da Metodologia do Chi Kung. Conceitos Teóricos 萄牙传统中医学院. Formação Luohan Chi Kung Módulo III Nível HSG Autor: Mestre Nelson Barroso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teoria da Metodologia do Chi Kung. Conceitos Teóricos 萄牙传统中医学院. Formação Luohan Chi Kung Módulo III Nível HSG Autor: Mestre Nelson Barroso"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Teoria da Metodologia do Chi Kung

Conceitos Teóricos

Formação Luohan Chi Kung

Módulo III Nível HSG

(2)

Índice

1. INTRODUÇÃO ... 3

SIUO LUOHAN ... 4

1. A FORMA SIUO LUOHAN ... 5

2. O MOVIMENTO NO SIUO LUOHAN ... 5

3. A INTENÇÃO DO MOVIMENTO ... 7

4. O PERCURSO DA ENERGIA NA FORMA SIUO LUOHAN ... 7

(3)

1. Introdução

Neste Módulo serão apresentados os exercícios da 3ª parte da Forma de Siuo Luohan. Nas Lições anteriores foram estudados os diversos exercícios desta forma, detalhadamente, de modo a proporcionar aos formandos a aprendizagem de cada um de forma isolada. Agora, chegou o momento de aprender a 3ª parte da Forma Siuo Luohan, tendo em atenção os pormenores estudados nas lições anteriores.

Ao estudar o conteúdo de cada Lição, e de maneira a memorizar a sequência, aconselha-se a repetição por três vezes consecutivas da sequência completa que deve ser realizada pausada e harmoniosamente, executando-se entre cada exercício os movimentos que têm por objectivo estabelecer os elos de ligação entre os mesmos. Na primeira execução da forma completa, o formando deve esforçar-se por recordar e executar os detalhes de todos os movimentos. Na segunda execução da forma deve prestar atenção aos diversos pormenores, que incluem não só o movimento, mas também, o tipo de respiração e a intenção de cada movimento. Finalmente, na terceira vez em que se executa a forma, o objectivo é desfrutar do movimento, deixando fluir naturalmente a energia e assim atingir o relaxamento activo, o que conduzirá ao estado de Meditação em Movimento.

Recorde que o importante é a assiduidade e a prática regular dos exercícios de Chi Kung.

O Autor

(4)
(5)

1.

A Forma Siuo Luohan

A Forma “Siuo Luohan” ou “O Pequeno Buda” incorpora movimentos suaves e circulares utilizando a respiração para fomentar a circulação do Chi.

Os movimentos seguem a respiração e a energia flui do exterior para o interior. Ao longo da forma alternam-se posturas estáticas e movimentos de distintos graus de dinâmica. Nitidamente tranquilo e calmo, o movimento surge e exterioriza-se com fluidez, promovendo o desenvolvimento de um estado de serenidade profunda.

Esta Forma faz parte do trabalho integral do sistema de CHOY LEE FUT e geralmente é ensinada após a aprendizagem da Forma Sup Ba Luohan Sau e dos exercícios básicos do Chi Kung.

A execução da forma deve ser feita de forma suave e contínua prestando atenção aos movimentos e á sua aplicação. O Movimento deve acompanhar a respiração e a Mente, que é a responsável por determinar a intenção do movimento.

O tempo de execução da Forma de Siuo Luohan varia entre os 15 e 20 minutos dependendo da intensidade e finalidade com que é executada.

Por vezes torna-se necessário realizar a Forma Siuo Luohan mais lenta do que o normal, para que o formando sinta a interiorização do exercício e atinja o estado de relaxamento necessário. Outras vezes a execução deverá ser mais rápida sem contudo acelerar demasiado, apenas movendo o corpo de forma harmoniosa e de acordo com os princípios do Chi Kung (Portas, Dantiens, Sanjiao) possibilitando desta maneira o relaxamento e o fluir da energia por todo o corpo desobstruindo todos os canais energéticos.

2. O Movimento no Siuo Luohan

O movimento no Siuo Luohan deve ser harmonioso, isto é, deve ser executado de forma natural, sem tensões, e seguindo a respiração.

Na Forma Siuo Luohan podem ser executados movimentos fortes, bruscos e repentinos, ou então suaves e lentos, dependendo da sua finalidade. No entanto, o relaxamento deve estar presente na execução de todos os movimentos; ou seja, estes movimentos devem ser executados o mais relaxadamente possível, sem tensões físicas e mentais.

Para maximizar os benefícios da Forma Siuo Luohan deve em primeiro lugar aprender a soltar o corpo e a libertar a mente, tomando consciência do presente, sentindo o momento e o movimento e desta forma induzir a eliminação de todas as tensões do corpo e da mente.

O relaxamento no movimento é uma manifestação natural. Segundo Lao Tse: “Apenas o que é maleável se pode conservar durante muito tempo; o que é flexível é inquebrável.” Por exemplo, o vento e a água não possuem forma própria, são fluidos. Quando o vento sopra, são as coisas mais rígidas que quebram em primeiro lugar. A água quando encontra um obstáculo contorna-o.

(6)

Uma pequena planta curva-se perante o vento, nunca quebrando; e quando o vento acalma, a planta retoma naturalmente a sua postura natural. Um dia Lao Tse foi confrontado por um velho Mestre de Kung Fu, que defendia que o Homem deveria ser inquebrável e que só sendo duro poderia vencer. O sábio Lao Tse perguntou-lhe: “O que é que no corpo é mais duro, e o que é mais maleável?”. O Mestre de Kung Fu depois de muito pensar respondeu: “Os dentes são o mais duro; podemos morder e partir os objectos com os dentes.” E Lao Tse retorquiu: “Pois bem! E o que é mais maleável?”. O velho Mestre voltou a reflectir e por fim respondeu: “A parte mais maleável do corpo é a língua.”. Lao Tse disse então, soltando uma gargalhada: “A tua resposta é correcta, mas peço-te que me deixes olhar para dentro da tua boca. Vejo que os dentes já te desapareceram todos, mas a língua continua e continuará lá!

Isto foi como uma revelação para o velho Mestre de artes marciais. Compreendeu subitamente o significado do pensamento de Lao Tse, o que lhe permitiu estabelecer um paralelismo com as Artes Marciais Chinesas, e concluiu que a força reside no relaxamento do movimento e que um movimento relaxado conduz à força.

A filosofia de Lao Tse tem exercido desde os tempos ancestrais uma grande influência na Cultura Chinesa e mantém-se válida na actualidade. Este sábio chegou a ser conselheiro do Imperador e de outros governantes. Lao Tse referia que todas as coisas deveriam seguir o seu curso natural, caso contrário tornar-se-iam maléficas para o ser humano. Tal como no Chi Kung, os exercícios devem ser executados naturalmente e em harmonia com o corpo e com o espírito, tendo sempre por base o seguinte pensamento: ”O suave domina o rígido”.

Na prática de Chi Kung o praticante deve ter sempre em mente os seguintes conceitos:

a) Manter o Corpo Relaxado

Deve manter-se o corpo relaxado mas vivo, isto é, sem tensão mas com energia. Relaxando o corpo e a mente, atingir-se-á naturalmente um estado de tranquilidade absoluta.

b) Manter a Mente Desperta

O praticante deve manter a atenção desperta, permanecendo concentrado e vigilante de modo a tomar consciência dos movimentos e para não adormecer durante a execução dos exercícios. O pensamento não deve divagar e a atenção deve estar focada no momento presente.

c) Manter a Harmonia nos Movimentos

Os movimentos devem ser executados com um certo ritmo e intensidade e devem conter também graciosidade. A estética e a beleza do movimento demonstram o bom desempenho técnico. Alguns praticantes e Mestres de Chi Kung executam por vezes movimentos que não são harmoniosos, sendo até mesmo descoordenados, evidenciando tensões a nível dos ombros por efectuarem movimentos mal delineados. Para que o Chi flua livremente é necessário que o movimento seja harmonioso, suave e bem desempenhado

(7)

tecnicamente. No sistema de Luohan Chi Kung explica-se esta situação, referindo que para o bom desempenho da prática de Chi Kung as “Portas de Energia” devem estar ligadas e coordenadas entre si.

3. A Intenção do Movimento

Sendo o relaxamento do corpo um factor importante na execução do movimento, importa referir também a direcção do movimento, isto é a sua intenção. Os movimentos devem ser realizados com determinada intenção para que seja possível lograr benefícios.

Na Forma Siuo Luohan cada movimento tem uma intenção diferente, devendo para isso prestar a atenção aquando da execução do movimento à sua finalidade, para que serve determinado exercício, qual é o seu objectivo e a sua função. Por exemplo ao começar a realizar a Forma de Siuo Luohan o exercício designado como “Os Ramos do Salgueiro Balanceiam ao Vento” está dividido em três fases e todas elas com intenções distintas.

Concluindo, não somente se deve dar ênfase à boa execução do movimento, como também é relevante e determinante o factor intenção que define o objectivo do mesmo.

4. O Percurso da Energia na Forma Siuo Luohan

Na Forma Siuo Luohan a execução dos movimentos deve ser acompanhada com a respiração e com a visualização do percurso energética em cada movimento. Embora se saiba que a energia vital e essencial concentra-se no Baixo Dantien ou Dantien Inferior, área que se situa ao nível do abdómen inferior, entre as ancas e a cintura, onde se localiza o centro de gravidade e de estabilização do corpo humano. Esta energia deve ser direccionada e distribuída para todas as partes do corpo.

Ao executar a Forma de Siuo Luohan deve prestar atenção ao circuito energético de cada movimento. Por exemplo aquando da execução do exercício “Buda sentado movendo os braços direito e esquerdo” a intenção associada a este exercício foca-se no movimento energético da Órbita Microcósmica, também denominada “A Pequena Circulação”.

Ao realizar este movimento deve visualizar a energia a percorrer a linha que percorre a parte média posterior e a parte média anterior do corpo (cabeça e tronco), tendo o percurso início no períneo, após o que ascende ao longo da coluna vertebral, para penetrar na região da nuca no interior da cabeça, atravessando o cérebro até ao vértice da cabeça, após o que desce pela parte anterior e medial da cabeça e tronco até atingir novamente a área do períneo.

Assim, ao executar a Forma Siuo Luohan deve mover-se de forma relaxada e harmoniosa e visualizar sempre a energia, para que o movimento e a intenção da Mente e ajude a que a energia flua livremente por todo o corpo, combatendo assim possíveis desequilíbrios energéticos restaurando a saúde no corpo.

(8)

5. Exercícios da 3ª Parte da Forma Siuo Luohan

1) Rotações do corpo

a) Descrição do Exercício

Primeiro deve rodar e descer as mãos até ao nível do abdómen; De seguida efectuar cinco rotações do tronco à direita e à esquerda, rodando em simultâneo as mãos e puxando o cotovelo para cima; Na inspiração deve realizar as rotações do tronco, expirando de seguida voltando à posição inicial. A expiração é realizada pela boca com um movimento rápido dos braços; (respiração explosiva “Bao Sick”).

b) Função do Exercício

Este exercício estimula o Yang Chi através da realização conjunta da respiração explosiva nos movimentos de rotação.

(9)

2) Mover Dantiens

a) Descrição do exercício

Após voltar à posição inicial com as mãos junto do peito, deve empurrar os braços para a frente, realizando três movimentos de oscilação. Durante a oscilação os braços elevam-se, sendo o primeiro movimento ao nível do dantien inferior, o segundo ao nível do dantien médio e o terceiro um pouco mais alto;

b) Função do Exercício

Este exercício reequilibra a energia nos Dantiens (baixo, médio e superior);

(10)

3) Harmonizar Sanjiao

a) Descrição do exercício

Juntar as mãos, dedos juntos como se estivesse a segurar uma bola, elevando os braços até ao nível da boca; realizar este movimento três vezes; Deve realizar a inspiração em simultâneo com a elevação dos braços e a expiração com a descida dos braços; A inspiração e expiração é sempre realizada pela boca;

b) Função do Exercício

Este exercício reequilibra a energia nos Jiaos (superior, médio e inferior);

(11)

4) Harmonizar Dantiens c) Descrição do exercício

Realizar um movimento de rotação dos braços, iniciando pelo braço esquerdo, sobrepondo no final o braço direito por cima do esquerdo; De seguida rodar o tronco à direita e efectuar três rotações circulares com os braços, paralelos ao chão, elevando progressivamente os braços à medida que se realizam movimentos circulares opostos com as mãos;

d) Função do Exercício

Este exercício reequilibra a energia nos Dantiens, respectivamente, inferior, médio e superior.

 Em todos os movimentos deve-se visualizar o circuito energético; A Mente deve estar concentrada no exercício e a respiração deve dar inicio ao movimento;

(12)

5) Elevar Yuan Chi

a) Descrição do exercício

Colocar as mãos sobre o abdómen em forma de triangulo, pressionar o abdómen baixando a cabeça, inspirando simultaneamente. De seguida, expirar, soltando as mãos e movendo a cabeça para trás.

b) Função do Exercício

Este exercício activa o Yuan Qi, e permite a elevação do mesmo até à cabeça (Bai Hui).

 Em todos os movimentos deve-se visualizar o circuito energético; A Mente deve estar concentrada no exercício e a respiração deve dar inicio ao movimento;

(13)

6) Exercicios de Automassagem a) Descrição do Exercício

Primeiro friccionar com as mãos a parte lateral do tronco (região do hipocondrio), de seguida realizar um movimento de automassagem, na qual uma das mãos sobe pela parte anterior e medial do tronco, pressionando com o polegar o ponto Tiantu – Ren 22 (situa-se na inscisura jugular), e a outra mão deve deslizar pelo flanco do tronco até à região lombar, pressionando a segunda vertebra lombar, sob o ponto Mingmen- Du 4. Deve alternar os movimentos dos braços, realizando 5 massagens. De seguida juntar as mãos, sobrepondo-as e realizar cinco movimentos circulares de baixo para cima, pasando por cima do peito e pela região abdominal.

b) Função do Exercício

Este exercício serve para harmonizar o Qi do Fígado, através do movimento de automassagem da região do hipocôndrio, alivia o calor interno pressionado Tiantu e fortalece a energia do rim ao pressionar em Mingmen.

(14)

7) Exercicio de Relaxamento Corpo e Mente a) Descrição do exercício

Soltar o corpo de cima para baixo, movendo e relaxando tronco e braços.

b) Função do Exercício

Relaxar todo o corpo, sentindo o relaxamento a nível superior, médio e inferior.

(15)

8) Elevação da Energia Yang a) Descrição do exercício

Elevar os braços numa linha vertical de baixo para cima, com os braços cruzados e os polegares a tocarem no dedo médio. Inspirar na elevação e expirar quando os braços descem. Na subida deve realizar uma ligeira rotação dos braços. De seguida estender o braço esquerdo para a diagonal e o braço direito flectido para trás elevando o cotovelo. Repetir o exercício pelo outro lado. Para terminar deve estender o braço esquerdo e direito, um para cima e outro para baixo, na linha medial do corpo. Inspirar sempre nos movimentos de extensão e expirar nos movimentos de relaxamento.

b) Função do Exercicio

Estimula a energia primária e a energia Yang, proporciona relaxamento ao nível do dantien superior.

(16)

9) Abertura Dantiens

a) Descrição do exercício

Separar os braços em três níveis começando de baixo para cima. O dedo polegar e médio juntam-se na inspiração e separam-se na expiração.

b) Função do Exercicio

Este exercício reequilibra a energia nos Dantiens, respectivamente, inferior, médio e superior.

 Em todos os movimentos deve-se visualizar o circuito energético; A Mente deve estar concentrada no exercício e a respiração deve dar inicio ao movimento;

(17)

10)Estimular Dai Mai e três Dantiens c) Descrição do exercício

Iniciar com o braço direito no lado esquerdo do corpo, com um movimento amplo da esquerda para a direita, alternado o peso nas pernas. Este movimento é executado três vezes, realizando em três níveis distintos, alto, médio e baixo. Depois de executar três vezes o movimento com o braço direito repetir o mesmo movimento pelo outro lado com o braço esquerdo.

d) Função do Exercicio

Este exercício reequilibra a energia nos Dantiens, respectivamente, inferior, médio e superior e estimula o ponto de cintura.

 Em todos os movimentos deve-se visualizar o circuito energético; A Mente deve estar concentrada no exercício e a respiração deve dar inicio ao movimento;

(18)

12) Harmonizar a energia no Sanjiao Descrição do exercício

Iniciar o exercício com os braços estendidos, movendo apenas o médio em direção ao centro da mão.

O movimento dos dedos devem estar coordenados com a respiração. Na inspiração o dedo move no sentido do centro da mão, e no movimento de expiração os dedos relaxam, voltando à posição inicial.

Função do Exercicio

Este exercício reequilibra a energia nos 3 Jiaos, respectivamente superior, médio e inferior.

 Para harmonizar a energia dos órgãos pertencentes ao Jiao Superior (Pulmão e Coração), deve inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

 Para harmonizar a energia dos órgãos pertencentes ao Jiao Médio (Figado e Baço), deve inspirar pela boca e expirar pelo nariz.

 Para harmonizar a energia dos órgãos pertencentes ao Jiao Inferior (Rins e Bexiga), deve inspirar primeiro pelo nariz e depois pela boca e na expiração, deve ser boca e nariz.

13)Reequilibrar a energia ao nível das Portas Energéticas Descrição do exercício

Iniciar o exercício com os braços estendidos, movendo os braços em rotação externa, com o polegar apontar para fora, ao mesmo tempo que realiza um movimento de alongamento da coluna.

Após o alongamento volta á posição inicial realizando uma rotação interna dos braços.

(19)

Função do Exercicio

Este exercício proporciona um alongamento da coluna e consciencialização da postura. Ajuda na correcção postural e activa a energia no canal Du Mai (Vaso Governador), estimulando os pontos mingmen (Du4), Shengzhou (Du12) e feng Fu (Du16).

15) Activar Dantiens Descrição do exercício

Iniciar o exercício com os braços estendidos, movendo os braços num movimento ascendente de baixo para cima.

Em cada movimento, nas distintas alturas é activado um Dantien, respectivamente baixo, médio e alto.

Função do Exercicio

Este exercício activa e estimula a boa circulação energética ao nível dos Dantiens.

(20)

Bibliografia

Apontamentos do Mestre Chen Yong Fa Apontamentos em Seminários de Chi Kung

Referências

Documentos relacionados

§ 1º – Troféu de Artilheiro do II Campeonato Adeboleiros – FIFA WORLD CUP – SOUTH AFRICA 2010 da ADEPOL/DF, ao atleta que marcar o maior número de gols ao longo da competição.

Outro grande fator que deve ser levado em considerarão, é que um terapeuta que pretende aplicar as práticas orientais deve ter consciência da energia primeiramente em seu

Para visualizar atribuições do grupo de troncos, a ID do usuário utilizada para efetuar logon nessa sessão do Supervisor requer permissão de leitura para o subsistema Administração

Apesar de distorcer as imagens dos rostos e não apresentar a tarja preta como na revista Época, em termos simbólicos é possível perceber forte apelo para a redução da maior

Nota-se, então, que há uma diferença na natureza das fontes: a pesquisa documental realiza a análise de fontes primárias, enquanto o estudo bibliográfico explora fontes

O objetivo global desta unidade curricular é o estudo de técnicas computacionais ditas evolutivas bem como de outras de inspiração natural e biológica, visando a promoção

A EEEFM Silvio Rocio é uma tradicional escola pública do município de Vila Velha, localizada no bairro São Torquato. Considerado um bairro de periferia, são inúmeros os desafios que

As informações constantes desta Ficha de Dados de Segurança são apenas a descrição dos cuidados a ter para utilizar com segurança o nosso produto: não poderão em caso algum