• Nenhum resultado encontrado

Bori « Candomblé

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bori « Candomblé"

Copied!
242
0
0

Texto

(1)

Início About As Ervas Dicionário O Candomblé Os Orixás Procurar

Candomblé

O Mundo dos Orixás

Feeds:

Posts

Comentários

« Dança das Iabás no Xirê (6ª Parte) Sacrifício »

Bori

Maio 26, 2008 por Manuela

Da fusão da palavra Bó, que em Ioruba significa oferenda, com Ori, que quer dizer cabeça, surge o termo Bori, que literalmente traduzido significa “ Oferenda à Cabeça”. Do ponto de vista da interpretação do ritual,

(2)

pode-se afirmar que o Bori é uma iniciação à religião, na realidade, a grande iniciação, sem a qual

nenhum noviço pode passar pelos rituais de raspagem, ou seja, pela iniciação ao sacerdócio. Sendo

assim, quem deu Bori é (Iésè órìsà).

Cada pessoa, antes de nascer escolhe o seu Ori, o seu princípio individual, a sua cabeça. Ele revela que cada ser humano é único, tendo escolhido as suas próprias potencialidades. Odú é o caminho pelo qual se chega à plena realização de Orí, portanto não se pode cobiçar as conquistas dos outros. Cada um, como ensina Orunmilá – Ifá, deve ser grande no seu próprio caminho, pois, embora se escolha o Orí antes de nascer na Terra, os caminhos vão sendo traçados ao longo da vida.

Exú, por exemplo, mostra-nos a encruzilhada, ou seja, revela que temos vários caminhos a escolher. Ponderar e escolher a trajectória mais adequada é a tarefa que cabe a cada Orí, por isso, o equilíbrio e a clareza são fundamentais na hora da decisão e é por intermédio do Bori que tudo é adquirido.

Os mais antigos souberam que Ajalá é o Orixá funfun responsável pela criação de Orí. Desta forma, ensinaram-nos que Oxalá deve ser sempre evocado na cerimónia de Bori. Iemanjá é a mãe da individualidade, e por essa razão está directamente relacionada com Orí, sendo imprescindível a sua participação no ritual.

A própria cabeça é a síntese dos caminhos entrecruzados. A individualidade e a iniciação (que são únicas e acabam, muitas vezes, configurando-se como sinónimos) começam no Orí, que ao mesmo tempo aponta para as quatro direcções.

OJUORI – A TESTA ICOCO ORI – A NUCA

OPA OTUM – O LADO DIREITO OPA OSSI – O LADO ESQUERDO

Desta mesma forma, a Terra também é dividida em quatro pontos: norte, sul, este e oeste; o centro é a referencia, logo, todas as pessoas se devem colocar como o centro do mundo, tendo à sua volta os quatro pontos cardeais: os caminhos a escolher e a seguir. A cabeça é uma síntese do mundo, com todas as possibilidades e contradições.

Em África, Orí é considerado um Deus, aliás, o primeiro que deve ser cultuado, mas é também, juntamente com o sopro da vida (emi) e o organismo (ese), um conceito fundamental para compreender os rituais relacionados com a vida, como o Axexê (asesé). Nota-se a importância destes elementos, sobretudo o Orí, pelos Orikis com que são invocados.

O Bori prepara a cabeça para que o Orixá se possa manifestar plenamente. Entre as oferendas que são feitas ao Orí algumas merecem menção especial.

É o caso da galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de individualização e representa a própria iniciação. A Etun é adoxu (adosú), ou seja, é feita nos mistérios do Orixá. Ela já nasce com Exú, por isso se relaciona com o começo e com o fim, com a vida e a morte, por isso está no Bori e no Axexê.

O peixe representa as potencialidades, pois a imensidão do oceano é a sua casa e a liberdade o seu próprio caminho. As comidas brancas, principalmente os grãos, evocam fertilidade e fartura. Flores, que aguardam a germinação, e frutas, os produtos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza.

(3)

Share this: StumbleUpon Digg Reddit

Gosto Be the first to like this post.

O pombo branco é o maior símbolo do poder criador, portanto não pode faltar. A noz cola, isto é, o obi é sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; é a boa semente que se planta e se espera que dê bons frutos. Todos os elementos que constituem a oferenda à cabeça exprimem desejos comuns a todas as pessoas: paz, tranquilidade, saúde, prosperidade, riqueza, boa sorte, amor, longevidade, mas cabe ao Orí de cada um eleger as prioridades e, uma vez cultuado como deve ser, proporciona-as aos seus filhos.

Nunca se esqueça: Orixá começa com Orí. 4 Votes

Na categoria Bori, Candomblé | Tagged Bori, Candomblé | 855 Comentários

855 Respostas

1. em Maio 27, 2008 às 4:55 pm jadyleila Oliveira

Desde muito nova estou envolvida com este mundo fascinante, mas aqui não encontrei um terreiro de candomblé que pudesse frequentar e o que fiz minha iniciação acabou há anos o babalorixá até já morreu por isso estou feliz em parabenizar os criadores desta páginamas pois é através dela que eu contumo tirar minhas duvidas e visitando os videos mato a saldade.

2. em Julho 10, 2008 às 7:01 pm Helena

Em um borí, ou seja dentro da sopeira alem de ter os buzios as moedas tambem tem que ter um otá? Gostaria de saber se é uma regra ter um otá ou não.

Desde já agradeço a oportunidade de tirar algumas duvidas.

3. em Julho 10, 2008 às 9:35 pm nelson souza

Helena boa tarde, não responder a certas perguntras poderia parecer descaso com a pessoa e não é esse o objetivo. Porém tem coisas que não podemos responder por que exporíamos certos

fundamentos restritos às Casas e aos iniciados, espero que nos compreenda. Tomege

(4)

Gostaria de esclarecer uma dúvida, qd o Orixá pede a nossa cabeça, ou seja, para que seja raspada, se eu não estiver preparada devo aceitar mesmo assim, ou devo seguir minha intuição, fazer o que minha alma tem vontade e o que ela me pede.

Desde já agradeço sua resposta.

5. em Julho 21, 2008 às 12:54 pm nelson souza

Beatriz no Candomblé, a liberdade de escolha é sagrada, vc decide quando deve entrar e quando deve sair, se quer isso ou aquilo, vc decide. Mas cremos que quando um Orixá te chama Ele sabe se vc está preparada e se é o tempo certo, mas não confunda seus medos e dúvidas com sua voz interior, avalie com cuidado e isenção este passo, saiba que se vc decidir não fazer a iniciação sua vida não vai mudar para pior ou melhor, mas vc também não vai vivenciar o que, para mim, é uma das mais lindas experiencias religiosas. Procure outros jogos e confirme. Também será de grande ajuda ler e estudar sobre a religião. Tomege.

6. em Julho 29, 2008 às 12:51 pm Leonardo

Gostaria de esclarecer uma dúvida. Eu iniciei com o ori. Meu pai de santo disse que sou de oxalá, me informado que eu já estou mais que casado com ele vamos assim dizer. Minha dúvida é a seguinte, em conversa com a oxum, uma vez que ela vem na minha irmã, ela me informou que eu não precisaria fazer um outro trabalho para oxalá. Quando eu perguntei para ela porque, ela não entrou em muitos detalhes me informando que não podia falar se não poderia ser chamada atenção por ele. Logo após isso eu falei para ela que iria na festa de oxalá para conversar com ele. Porém ela me informou o seguinte. Quem sabe vc não fala por ele? ou seja eu entendi que eu chegaria um tempo que oxalá viria em mim. O que vcs acham disso. Estou com dúvidas, uma vez que sou novo no candomblé, e a minha irmã não quer que eu fale para o pai de santo que oxum vem nela.

7. em Julho 29, 2008 às 2:14 pm nelson souza

Leonardo bom dia, em geral os Orixás no Candomblé só falam depois de muitos anos de iniciação, e não dão “consulta” como parece que foi o caso. Quando há grande necessidade deste tipo de

comunicação ela poderá ser feita atravez do Erê, que trará o recado do Orixá. Porém o mais comun é o jogo de búsios. Isto está confuso, por que sua irmã quer guardar este segredo? busque mais

informação com seu zelador. Tomege.

8. em Agosto 4, 2008 às 2:18 am Douglas

Olá bao noite, gostaria de tirar uma duvida sobre o meu ori, pois uma pessoa jogou os buzios para mim para identificar qual o meu orixá de cabeça, e o mesmo me disse que eu estava com guerra de santo; pois existe 5 orixás brigando por minha cabeça, gostaria de saber o que devo fazer para que

(5)

isso acabe e defina logo qual o meu orixá? existe alguma erva para acalmar o ori? algum banho? pois não encontrei ainda ninguem para realizar o meu borí.

9. em Agosto 10, 2008 às 8:58 pm CRISTINA motumbá

Oi td bem ,eu sai de um borí agora no sabado e meu marido entrou logo após eu sair porque não é permitido fazer certos rituais com homens ou o proprio marido e eu bolei no santo e ele tbem teve a manifestação de seu orixá OXALÁ e minha dieta não foi passada por escrito, então estou só

comendo o que comi no bóri.E ele chegou e falou que pode comer umas coisas que eu não comeria p/ não quebrar o bori e queria saber se cada um tem sua dieta. e como todos sabem Abian não pode ficar perguntando e muito menos questionando a sua Yalorixá, mas queria só saber como é a dieta do bori certinho p/ não quebrar se puder me ajudar te agradeço

10. em Agosto 11, 2008 às 2:24 am Manuela

Boa noite Cristina,

Todos temos uma dieta em comum no final da iniciação, durante o período de resguardo, que é preciso observar, e para além disso, dependendo do orixá ou orixás de cada pessoa, haverão ainda alguns itens que não serão permitidos durante esse período, e haverá ainda alguns alimentos, que você não mais deverá comer na sua vida, uma vez iniciada para evitar as quizilas.

Se você não tem a sua dieta por escrito, e não tem a certeza do que pode e não pode comer, é melhor que você pergunte mesmo à sua Mãe no Santo, sem ter medo de perguntar, pois é bem mais importante que você não faça coisas erradas que coloquem em causa a sua iniciação e os preceitos a observar.

Uma coisa é você colocar as suas dúvidas ou questões, outra coisa é você desrespeitar a sua Mãe no Santo ou os Orixás.

Axé!

11. em Agosto 11, 2008 às 2:33 am Manuela

Boa noite Douglas,

Essa situação acontece com muitas pessoas, e a melhor forma de apaziguar essa situação é fazendo um Bori. Atenção que fazer Bori não é o mesmo que fazer a sua iniciação. O Bori é feito precisamente para apaziguar e refrescar a cabeça e normalmente é de grande ajuda para essas situaçãos. O Bori também não o vincula com nenhuma casa nem com nenhum Orixá, embora os orixás nele invocados sejam os orixás “Fun-Fun” (orixás de branco) como Oxalá, mas você não ficará vinculado de forma alguma, eles apenas lhe trarão alguma paz e ajudarão a definir as coisas na sua cabeça.

O seu orixá, seja ele qual for, pode até só ser revelado quando você fizer a iniciação, mas com o Bori, pode ser que ele se venha a revelar antes.

(6)

12. em Agosto 20, 2008 às 1:56 am Regina Marinho

Eu fui com minha filha pela 1º vez a um terreiro de Candomblé, eu fiz um ebo e ela fez um ebo, depois um obi, para apaziguar a oxum dela, ficamos para assistir a uma saida de ogum, obrigação de sete anos, quando cantou para oxum ela bolou, fiquei em pânico chorei muito, pegaram ela apresentaram a casa,depois levaram para o ronco,logo depois ela voltou, no final cataram para oxalá (eu acho porque não entendo nada) ela bolou de novo, fizeram a mesma coisa . Agora o pai de Santo falou para ela fazer um bori.

O procedimento e esse?

13. em Agosto 20, 2008 às 1:35 pm Nelson Souza

Regina bom dia, uma vez que a pessoa bola, isso é sinal que a pessoa necessita “desenvolver-se” por tanto é correto que se faça neste momento um bori. Não fique em pânico, se sua filha e vc gostam do Candomblé esse bori será motivo de grande orgulho e felicidade para vcs. Tomege.

14. em Setembro 16, 2008 às 4:56 pm Maykon

D. Regina primeiramente gostaria de parabenlizá-la pelo sitie , e por sanar as dúvidas que “transbordam” essa religião simplismente MARAVILHOSA. D. Regina estou com problemas e gostaria de uma opinião da senhora.

Estou frequentando uma casa de Candomblé de dijina angolana e meu Santo está cobrando-me muito a Feitoria de Santo.

Tal fato que faz 24 dias que não durmo às noites, está me dando surtos alérgicos nas horas grandes (abertas) , repentinos brancos e desmaios , além de eu estar “vivendo” com água e abadô somente , durante 14 dias . Já emagreci 5 kg esta semana , estou parecendo uma “múmia”. No momento foi me recomendado um bori para apaziguar meu Santo (Omulu).

A questão é que minha Mãe-de-Santo fica “enrrolando” para levar-me para a realização do Bori. Além do que ela e o filho dela (desculpe da palavra mas é um charlatão) quer fazer um “ebózinho” ,segundo ele, ou um deburú para resolver o probleminha , com o maior sinismo.

Estou muito preocupado , já bolei uma vez. Gostaria de saber uma opinião da senhora . E se a senhora pudesse me responder no que consiste fazer um Bori?

Muito obrigado D. Regina e espero anciosamente resposta.

15. em Setembro 16, 2008 às 4:59 pm Maykon

(7)

portanto quem puder ou souber responder-me este tópico acima eu agradeço muitíssimo.

16. em Setembro 16, 2008 às 5:21 pm Manuela

Boa tarde Maykon,

De facto não existe nenhuma moderadora deste site com o nome Regina. Moderadores aqui, só mesmo eu (Manuela) e o Nelson .

Sobre a sua questão, fica meio difícil falar, pois tem aí diversas coisas distintas.

Em primeiro lugar, gostaria de entender porque razão você está fazendo essa dieta? Não entendo e creio mesmo que isso lhe estará causando em grande parte esse mal-estar que você sente.

Não estou com isto a dizer que não possa haver outro tipo de razões para alguns dos sintomas de que você falou, mas gostaria que primeiro você nos dissesse o porquê dessa dieta. A partir daí poderá ser mais fácil perceber o que se passa e tentar lhe ajudar.

Volte com essa informação que lhe peço. Axé!

17. em Setembro 16, 2008 às 5:59 pm Maykon

Olá Manuela primeiramente muito obrigado por atender minha dúvida.

Eu estou passando só com água e algumas frutas, pois minha fome simplismente desapareceu, não é uma dieta que estou fazendo, de maneira nenhuma , nunca fiz dieta.

Vou lhe explicar. Nunca fui de me alimentar muito, mas nunca fiquei assim sem apetite nenhuma como agora.

Escrevi errado ,(desculpas) quanto ao me alimentar de água e pipoca , é o contrário , eu sempre adorei pipoca, mas ultimamente, nem na boca posso por mais senão eu encho de feridas.

Estou tomando remédios para abrir apetite, tranquilizantes , remédios e mais remédios , mas de nada adianta.

Não é um problema material eu sinto que é meu Orixá, até mesmo muitos zeladores de Santo que me encontram , dizem para eu tomar muito cuidado, pois meu santo quer Feitoria.

E como minha Mãe-de-Santo não tem rancó , ela leva os filhos dela para fazer deitadas , boris , etc. no Pai-de-Santo dela , mas a mim ela não quer levar, pois segundo ela diz , ela está muito atarefada. Estou definhando aos poucos D. Manuela e sinceramente não sei o que fazer. ela acalenta meu Santo , já deu Deburu , mas melhoro 1 semana e depois volta tudo na mesma.

(8)

18. em Setembro 17, 2008 às 9:40 pm josilane

no bori o babalorixa faz ou nao o axe no filho de santo e qual a oferenda existe sacrificio na coroa do filho de santo tem que fazer batismo nas aguas ,levar agua no cemiterio,na mata

19. em Setembro 26, 2008 às 3:16 pm Mariana Barros

Olá bom dia! gostaria de saber,pq quando eu bebo eu fico diferente bem solta e alguns dizem que mais bonita falo coisas da vida das pessoas que sao verdades revelo ate sonho que tiveram e q so elas sabem,vejo oq estou fazendo mas muitas vezes nao sei o pq estou fazendo..ah coisas q tb nao lembro de ter feito..oq será isso? alguma entidade ou apenas intuiçao?

20. em Setembro 26, 2008 às 6:49 pm virginia

boa tarde nelso..quando fui fazer um bori..pq tive que comer um ori de quatro pontas..

21. em Setembro 27, 2008 às 1:31 am Nelson Souza

Virginia boa noite,no ritual do Bori se utiliza um fruto chamado Obi, não confunda com Ori que significa “cabeça”. Bori é a junção das palavras Bó que significa comida e Ori que significa cabeça = alimentar a cabeça ou dar de comer a cabeça. Neste ritual se utiliza pequenos pedaços de Obi com a função de purificar ou dar mais força ao corpo, são pedacinhos mesmo, o que fizeram contigo é totalmente desnecessário e pode inclusive causar mau estar estomacal. Tomege do Ogum.

22. em Setembro 28, 2008 às 7:09 am karen nina Olá,

Ainda hoje, mais cedo, comentei pela primeira vez em seu blog, maravilhada com a qualidade e integridade com que respondem e postam. Não sei se é fácil responder a minha primeira pergunta, pois o que tenho é uma fala, que me foi dita em iorubá e que nem mesmo quem me disse, soube interpretar. Se houver algum erro na escrita, me perdoem:

Motumba Moletum Otê(é ou è). Essa “fala” surgiu para o meu interlocutor em meio a uma conversa nossa sobre a minha necessidade e urgência de fazer um Bori. Se puderem me ajudar a traduzir, ficarei imensamente grata.

(9)

23. em Setembro 28, 2008 às 11:37 am vania

nasci em 18/12/1985 as 13;30 da tarde qual e meu santo de cabeça se puder me responder desde ja obrigado

24. em Setembro 28, 2008 às 11:49 am Manuela

Olá Maykon,

Desculpe ter tardado em lhe responder, mas aqui vai então a minha opinião.

Não é um assunto fácil, pois sem ter conhecimento real da situação fica meio difícil, mas, no seu caso eu procuraria uma outra casa.

Esse argumento da zeladora de que não faz o seu santo porque está muito atarefada não é aceitável. Um zelador ou zeladora não pode ter esse tipo de descaso em relação aos seus filhos ou às pessoas que estão dando os primeiros passos na religião na sua casa. Isso não é a atitude de um bom pai ou de uma boa mãe. E se existem outras razões para ela não avançar com a sua feitura, então ela deverá explicar, dentro do possível, para que você entenda.

Essa questão das pipocas de que você fala, pode ser quizila de Omolu. Isso acontece com os filhos desse Orixá. A mim por exemplo me acontece com pipocas e com ananás ou com abacaxi.

Espero ter ajudado e que você se encontre melhor. Axé!

25. em Setembro 28, 2008 às 11:57 am Manuela

Olá Josilane,

Não posso te dizer aqui o preceito de feitura pois algumas coisas não podem ser divulgadas para fora do roncó, mas essas coisas de que você fala não precedem no candomblé. Baptismo nas águas, levar água em cemitério e nas matas não tem nada que ver com esse ritual.

O Bori é um ritual dedicado à vida ao nascimento e abertura de caminhos de luz, de forma que, jamais se misturaria cemitério (que é o lugar dos mortos) com o Ori (a cabeça, coroa da pessoa). No

candomblé também não existe baptismo e não conheço nenhum ritual que envolva o Ori no candomblé que consista também em levar água na mata.

Minha cara, eu não sei que casa é essa que você frequenta, mas se essa casa se afirma de Candomblé, então cuidado, porque isso é pura marmotagem.

Axé!

26. em Setembro 28, 2008 às 12:01 pm Manuela

Olá Vania,

Essa resposta só lhe poderá ser dada num jogo de búzios. Não é possível conhecer o seu Orixá através da sua data de nascimento nem numa consulta online. Isso é para os signos em geral, como o

(10)

zodíaco por exemplo.

Procure uma boa casa e faça uma consulta. Axé!

27. em Setembro 28, 2008 às 12:42 pm Manuela

Olá Karen Nina,

O Yorubá é uma língua riquíssima, mas complexa, pois pequenas diferenças de entoação, resultam em significados completamente distintos. Vejamos então se te consigo ajudar, com base nas palavras que você escreveu.

Motumbá em yorubá significa um pedido de bênção a Olorum, e a todos os orixás.

Moletum ou Moletom é um tipo de tecido à base de algodão, algo parecido com o tecido dos jeans dos nossos dias.

Já a palavra Ote, consoante a forma que seja escrita pode ganhar significados completamente

diferentes, como por exemplo na expressão “Ote kwana”, quer dizer ” há muito que não te via”. Não quer dizer exactamente “eu”, mas essa seria uma tradução aproximada.

Não sei se isto te ajuda, dentro do contexto da conversa que teve. Axé

28. em Setembro 28, 2008 às 5:23 pm karen nina Obrigada, Manuela.

Moletum é então um tipo de tecido, em iorubá, é algo utilizado nos rituais? Não entendi ao certo se as tres palavras juntas ganhariam algum significado, como vestir algo em reverência? Seria algo assim? Outra vez, obrigada.

29. em Setembro 30, 2008 às 12:44 pm Mari gueb

Bom diaa!!Quando é preciso fazer um bori?eu posso fazer pq eu quero ou tem um tempo especifico? raspa a cabeça? por favor se puderem me tirar as duvidas desde já agradeço!

30. em Setembro 30, 2008 às 2:01 pm Nelson Souza

Mari Gueb bom dia esta pergunta vale para o post Yemonjá também. Vc é iniciada? Tomege do Ogum

(11)

31. em Outubro 1, 2008 às 12:30 pm Mari gueb Bom dia,Nao nao sou iniciada..por isso quero saber

32. em Outubro 1, 2008 às 3:47 pm Nelson Souza

Mari Gueb bom dia, minha pergunta está ligada ao que podemos ou não falar para uma pessoa não iniciada por que poderia causar mais confusão do que esclarecimento. Sobre o Bori. Ele tem uma função ritual muito importante por exemplo antes da iniciação de uma pessoa para fortalecer a cabeça durante o período de reclusão. Mas em geral e normalmente ele é feito para acalmar e centrar a pessoa, é uma espécie de calmante espiritual, mas deve ser feito somente com a recomendação e sob a orientação de uma pessoa que realmente entenda do assunto. Por tanto ele não deve ser feito somente pelo seu desejo.

Nesta cerimônia não se raspa a cabeça.

A periodicidade depende da Casa e da necessidade de cada pessoa. Tomege do Ogum

33. em Outubro 1, 2008 às 7:54 pm Mari gueb Obrigada Tomege de Ogum..

34. em Outubro 2, 2008 às 12:22 am dieggo

queria tirar algumas duvidas,tive que fazer o bori para saber meu santo,era pra eu ter feito o santo mais tenho um pouco de receio porque nao me sinto seguro nas casas que fui,esse queria saber se quando faz o bori bola no santo por que comigo nao aconteceu

35. em Outubro 2, 2008 às 12:45 am dieggo

oi mae manuela acabei de fazer perguntas a sra.e nao coloquei o seu nome

36. em Outubro 2, 2008 às 2:18 am Manuela

Olá Diego,

Em primeiro lugar quero esclarecer que eu não sou Mãe no Santo. Sou apenas uma simples iniciada. Com relação à sua dúvida, às vezes é preciso mesmo um Bori para apaziguar as coisas para que se possa depois saber qual é o orixá que rege a pessoa, quanto a isso tudo bem. Quanto ao bolar no

(12)

santo, durante o Bori isso não deve mesmo acontecer, e nem devem ser criadas condições para que isso aconteça. O intuito do Bori é essencialmente o de trazer paz, tranquilidade e apaziguamento, não o de despertar energias fortes. Como disse antes, pode ser necessário fazer o Bori, mas não é para que o santo se revele descendo durante esse ritual. A própria natureza do Bori não é vinculativa, e nele são invocados os orixás fun-fun (de branco), entre eles Oxalá, mas isso não quer dizer que oxalá vai ficar dono da sua cabeça, ele vai sim trazer paz para a pessoa.

Axé!

37. em Outubro 3, 2008 às 12:49 am dieggo

bom manuela e que aqui em curitiba em todas as casas que ja fui sempre me deram ogun ai que conheci um pai de santo que veio de SP e depois do bori falou que eu era de ode fiquei assustado com a novidade sera…

38. em Outubro 3, 2008 às 1:40 am Manuela

Diego,

Essa resposta deve ser dada e confirmada no jogo. E não esqueça também que Ogum e Odé andam sempre muito próximos e portanto não deve estranhar que os dois se manifestem. Se você chegar a ser iniciado, na nação Ketu, ao assentar por exemplo Ogum como dono do seu ori, Odé deverá também ser assente, e a inversa também é verdade. Eles são irmãos e têm fundamento juntos que é preciso respeitar, no entanto, é necessário estabelecer correctamente qual deles está na frente para fazer tudo certo, e isso só é possível através do jogo de búzios.

Axé!

39. em Outubro 3, 2008 às 10:33 pm Jussara Ola,

Fiz uma pergunta ontem, mas não consegui localizar em que parte do site eu a fiz. Li muitos textos ontem, daí a confusão.Vocês encaminham a resposta para o e-mail ?

Obrigada. Jussara

40. em Outubro 3, 2008 às 11:07 pm Manuela

Olá Jussara,

A sua pergunta e a resposta, que foi dada pelo Nelson, estão em “O ritual da iniciação no Candomblé”.

(13)

41. em Outubro 4, 2008 às 7:55 pm franciane

Olá,gostaria de saber algumas coisas.Não sou iniciada,mas conheço um pouco a religião,dizem que eu não preciso fazer santo,mais se algum dia quizer fazer… acho muito bonita a religião pois tem muitos fundamentos tenho um pouco de receio,acho que não estou preparada,estou na umbanda me

desenvolvendo.O que acontece de pessoas que entram no candomblé,e depois se arrependem,é possível largar tudo e sair fora… como fica a situação dessa…Pergunto isso porque meu marido já era pra ter feito santo,já algum tempo e ele fica se enrolando,pois toda casa que vamos falam a mesma coisa…e as coisas pra ele não estão boas até o emprego perdeu,será que tem a ver esse negócio de santo pra ele porque tudo é difícil pra ele,ele está desanimado com tudo até da religião,ele fez bori pra acalmar um pouco as coisas,mais até parece que piorou perdeu emprego e não está conseguindo nada,eu não sei mais o que falar pra ele estamos confusos com tudo….

42. em Outubro 5, 2008 às 12:12 am Nelson Souza

Franciane boa noite, o Candomblé que nós (eu e Manuela) cultuamos e divulgamos não prega o medo, a troca de favores, o bem x o mau, e essas coisas. Claro que sei que existe essa idéia formada e é muito comun os zeladores amedrontarem os filhos dizendo que se saírem de suas casas de santo eles serão catigados, perderão os empregos, e até a vida, é triste mas isso existe sim, infelizmente, no nosso meio. O Cancdomblé é uma religião de liberdade, onde a pessoa fica por amor ao Orixá em primeiro lugar, não há por que pensar que o afastamento da religião será motivo de perdas e de castigos, Orixá está cima disso. Pelo menos o Ogum e a Nanã que eu conheço.

Mas é verdade também que o mercado de trabalho está difícil e competitivo, eu também enfrento dificuldades diárias no meu emprego, e não é só porque sou de Ogum que eu estou lá ainda, é por que eu tenho empenho, determinação, jogo de cintura, enfrento desafios, conduso minha equipe para frente, e vou a luta todos os dias, é claro que meu Pai me ajuda, mas se eu não fizer por onde……o bicho me pega. Não estou dizendo que seu marido não tem essas qualidades ou que eu sou “Ô Cara” não é isso, é uma constatação de que muitas pessoas se deixam levar pelo comodismo, pelo conforto da situação no trabalho e não percebem que as coisas estão mudando a sua volta e eles estão sendo avaliados o tempo todo. Que as coisas mudam e vc precisa evoluir sempre.

Acho que não estaria aqui a esta hora da noite de um sabado falando isso para vc se não acreditasse muito neste Orixá, na força que cada um tem de fazer as coisas mudarem ao seu favor, dereverter os problemas e de não se entregarem, de lutarem até conseguirem o que querem. E isso é claro que me move para frente. Minha religião e meu contato direto e permanente com ela me incentiva e acalma e me dá força. Acho que a religião é importante na vida e mais importante é ter vontade de realizar coisas, o que falta as vezes é esta força que o Orixá pode te dar por que vc está disponível para receber, por que vc está em sintonia contigo e com o mundo. Candomblé ou Umbanda para mim é isso. Tomege do Ogum

43. em Outubro 5, 2008 às 12:29 am franciane e dieggo

Bom mestre eu sei tudo isso so o que me falta e achar aqui em ctba alguem que leve a religiao a serio e por esse e outros motivos que estou desanimado e muita falta de respeito voce achar que seu pai ou

(14)

mae de santo sao pessoas que possam confiar ai quando chega a ora de voce se entregar ao orixa ficam de palhacada eu acho que se quiser fazer o santo vou ter que sair de ctba me eu queria saber de onde vcs sao se tem como trocar telefones queria saber a casa do santo aonde fica sei la aqui em ctba e foda.

44. em Outubro 5, 2008 às 12:31 am franciane e dieggo estou na espera por alguma ajuda e logico se puder …

45. em Outubro 5, 2008 às 12:54 am Nelson Souza

Franciane boa noite vi seu retorno e vou pedir que a Manuela não publique na íntegra por que no finalzinho tem um palavrão, sei que é um modo de falar e não nos ofendeu em nada, mas não é conveniente.

Não sou puritano mas no blog não fica bem.

Nada é por acaso. visite o blog da Brenda Maria http://www.oscaprichosdemaria.blogspot.com/ la tem um e-mail dela, entre em contato que ela poderá te dar dicas de Casas em Curitiba, ela edita um jornal chamado Kinazambi. Tenho certeza de que vcs encontraram ajuda com ela. Tomege do Ogum.

46. em Outubro 5, 2008 às 1:01 am franciane e dieggo

porra irmao brigadao pela força vou entrar em contato com a dica que vc deu

47. em Outubro 14, 2008 às 2:57 am maria Boa Noite,

Continuo tentando achar uma casa aonde posso confiar,e não consigo. Pois todos os lugares falam que tenho cobrança de santo, e que preciso fazer feitura.Pois Não sei em quem acreditar…. cada hora falam um orixá diferente no meu jogo. Será que é tão difícil assim. Pode me orientar.

Agradeço desde já a sua atenção.

48. em Outubro 14, 2008 às 3:03 am maria Desculpe eu de novo.

(15)

49. em Outubro 14, 2008 às 2:04 pm Nelson Souza

Maria bom dia, eu reluto muito em indicar Casas de Orixá, mas está caada vez mais difícil não indicar, então vou perder o medo, procure o site do zelador Sergio Cigano ou Ciganus no google. Ele tem um trabalho muito serio e respeitoso. Também o zelador Bira de Xangô. Eu ainda me sinto meio estranho indicando as pessoas por que cada caso é um caso diferente, mas nestes eu confio. Tomege do Ogum

50. em Outubro 27, 2008 às 1:31 pm Leticia apreniz Bom dia!

Sou ekedi estou na kza a um ano e vou tomar meu primeiro Bori. Gostaria de saber de vc (por favor) quantos dias dura o primeiro bori? Quando se repete o bori??

O que não se pode comer? Ou melhor, o que se pode comer?

Meu pai de santo disse que são coisas que nós não precisamos saber ou que já deveriamos saber. Mas pra não errar e quebrar o preceito eu gostaria mto que vc me respondesse por favor.

Um abraço

51. em Outubro 27, 2008 às 1:39 pm Jady de Matamba Oi nelsom, oi Manuela!

Espero que vcs estejam bem!

Gostaria de aproveitar a pregunta da Letícia e pegar um embalo. Tbm sou Ekedi, estou no terreiro há quase um ano e ainda não tomei um Bori. Eu sinto essa necessidade…

Devo aguardar a hora que meu Pai -de-santo julgar necessario ou devo questionar?

Há, tbm gostaria de uma sujestão de como vou montar meu santo pq ainda não fiz um ”corte” pra minha mãe por não te-la montada.

Muito axé!!! Obrigada!

52. em Outubro 27, 2008 às 4:11 pm Nelson Souza

Jady de Matamba, boa tarde vc estava sumida, sentimos sua falta. Sobre o bori, o ideal é que vc tome bori a cada ano sim por que vc lida diretamente com as energias dos Orixás e dos filhos e isso causa um desgaste grande, por isso é bem certo o que vc deseja, mas vá com calma, vc é nova na Casa e Oyá (Matamba) tem a mania de ventar forte demais, faça pouco vento, uma brisa e vá conduzindo as coisas, é questionar sem questionar direto, entende? coisas de Oxum (Dandalunda) rsrs. Tomege do Ogum

(16)

53. em Outubro 27, 2008 às 9:24 pm Eduardo oi pessoal

54. em Outubro 27, 2008 às 9:33 pm Eduardo

Bem,queria q todos me ajudassem…nunca tinha ido num terreiro,ontem(26/10/08)fui a 1º

vez,bem,tudo estava muito lindo,as danças,as incorporações…até o mmomento q começam a tocar p/ Oxossi…bem,me deu uma tontura,tremedeira e assustado sair correndo

…meu amigo foi até mim,eu lhe contei tudo,ele ficou rindo…voltei p/ o terreiro e meu corpo parecia anestesiado.

sou aluno da UFRPE,faço curso de humanas,sempre fui cristão católico,porém,tinha curiosidade de conhecer outras religiões,o fato,foi q da primeira vez eu ja fui sentindo essas coisas…o que vocês me dizem?

nunca tive problemas com lugar fechado,até pq vivo em boate,show…aquela sensação não foi normal…inclusive havia uma menina do meu lado com o mesmo sintoma,no entanto,ela só fazia chorar…

me ajudem estou confuso.

55. em Outubro 28, 2008 às 1:41 am Jady de Matamba Boa noite querido Nelsom!

Que bom saber que vc sentiu minha falta!

Fico muito feliz em saber que no candomblé existem pessoas maravilhosas como vc e a Manoela. Pessoas que se disponibilizam a tirar dúvidas e esclarecer situações. Enquanto exitem tantos ipocritas que só fazem cometer equivocos.Pessoas que dedicam parte do seu tempo pra passar ou trocar conhecimentos (acredito que as nossas dúvidas te fazem buscar e aprender muito tbm). Mesmo sabendo das críticas, preconceitos, demandas, ofensas e vários outros problemas que vc acaba se sujeitando, não se deixa abater… vc passa por cima com garra, força, determinação e ética. Vc sabe como usar as palavras certas nas perguntas ”erradas” (rsrsrsrs)

Vc tem postura até quando é criticado. Muito obrigda por vc existir!

Que bom Iansã ter colocado vc em meu caminho! Muito axé!!!!!

(17)

56. em Outubro 28, 2008 às 1:58 am Nelson Souza

Eduardo boa noite só posso te pedir que leia o quanto puder sobre Candomblé por que do Orixá vc sabe que é, não tem dúvida certo? Tem um texto meu onde eu falo sobre a forma como vejo o início da vida reliosa no Candomblé, ele está na barra lateral em Autores Nelson, click lá e procure por “Sou Filho de Orixa” dê uma lida e veja se te ajuda. Tomege do Ogum

57. em Outubro 28, 2008 às 2:03 am Nelson Souza

Jady boa noite de vez em quando eu comento com a Manuela o quanto é gratificante este “trabalho” para todos nós, acho que nós aprendemos mais com vcs do vcs conosco. Tomege do Ogum

Jady apesar de ser de Ogum e Yemonjá, foi uma Iansã que me criou, então essa ligação só me faz feliz.

58. em Outubro 30, 2008 às 7:18 pm luzia

Eu não sabia aonde fazer essa pergunta.Mas graças a DEUS achei.Sou de umbanda,a uns 13 feita(coroada)com xango e nanã.Minha mãe de santo faleceu,fui em uma casa para retirada da mão.Fiz,e mãe de santo disse que fui feita errado,que não combinavam,ela jogou e disse que sou de iemanjá (velha) porisso confundiram.Agora tenho que fazer um bori de assentamento meu e um na minha filha caçula que tbm é de iemanjá e está equizilada, trazendo problemas de saúde para ela.Seu Nelson, pelo amor de DEUS não sei o que fazer!Fiquei mais confusa e ainda envolveu minha

menina.SEnhor pode me ajudar?Me mostre uma luz.Desde já lhe agradeço, fique com DEUS

59. em Outubro 30, 2008 às 11:50 pm Nelson Souza

Luzia vc foi a uma Casa de Candomblé fazer o que? vc foi feita em Umbanda e lá esta combinação é aceita e vc está feita certa diante da Umbanda, então para que misturar as coisas?

No Candomblé realmente Nanãnão aceita com facilidade ou quase nunca ser a segunda de outro Orixa, mas isso é Candomblé e seus fundamentos, em Umbanda não existe isso, continue com seu conhecimento e seu trabalho acho que vc terá mais êxito.

Este assunto me parece que a zeladora quer que vc faça mais que a tal retira da mão da sua falecida mãe. Não existe bori de assentamento, o envolvimento de sua filha pode parecer grave, masi

provavelmente foi só para te precionar a fazer mais coisas que o necessário, te sugiro procurar uma pessoa honesta. Tomege do Ogum

(18)

Bom dia!

Eu gostaria que vcs me dissesem a diferença em ser Ekedi e ser Ekedi de cargo cantado.

Como é ter um cargo? Qual a diferença de ser Ekedi do Pai-de-santo, de entidade ou de santo? Me respondam por favor…

Estou muito aflita! Obrigada.

Eu gostaria mto de uma resposta!

61. em Outubro 31, 2008 às 12:58 pm Nelson Souza

Thais bom dia eu nunca houvi esta frase “Ekedji de cargo cantado” mas deve se referir a cerimônia de apresentação pública da nova Ekedji (a saída), quando o Ogã canta umas determinadas contigas dando o cargo ou confirmando o cargo da Ekedji.

Ekedji é ligada a Orixá e só a Orixá, Ekedji de pai de santo é o mesmo que copeira pessoal de do pai de santo, uma Ekedji não deve nunca aceitar este tipo de submissão. É claro que o zelador terá

sempre um tratamenteo diferenciado mas não aceite nunca que isso se transforme em empregada pessoal, os zeladores que agem desta forma são pessoas frustradas que precisam deste tipo de vassalagem, não aceite isso, vc tem um cargo importante e deve ser digna dele.

Ter um cargo é ser responsável e cumpridora dos seus direitos e deveres, Ekedji é respeitada como uma mãe e deve se portar desta forma, orientando e apoiando os filhos. Tomege do Ogum

62. em Novembro 2, 2008 às 11:01 pm Leticia Olá Nelsom,

Boa noite!

Eu gostaria de saber Qual é o fuxico que a Jady fez pra ser tão merecedora da sua atenção! (kkkkkkkkkk)

Estou desesperada querendo saber da sua opiniaõ sobre Bori.

Eu li o artigo inteiro, mas algumas dvidas ainda persistem, por favor me fale o que for possivel ser dito Sou ekedi estou na kza a um ano e vou tomar meu primeiro Bori.

Gostaria de saber de vc (por favor) quantos dias dura o primeiro bori? Quando se repete o bori??

O que não se pode comer? Ou melhor, o que se pode comer?

Meu pai de santo disse que são coisas que nós não precisamos saber ou que já deveriamos saber. Mas pra não errar e quebrar o preceito eu gostaria mto que vc me respondesse por favor.

(Eu sei que vc deve estar ansioso com as coisas do casóri, mas quebra essa vai?) Um abraço

(19)

63. em Novembro 2, 2008 às 11:44 pm Nelson Souza

Letícia Apreniz boa noite, vc é de quem mesmo? rsrsrs Ah é de Matamba rsrsrs. Ciumeeenta! rsrsrsrs gosto muito de pessoas com bom humor.

Sua benção Ekedji.

Estou te respondendo antes da publicação da sua nova pergunta, com a Jady eu não faço viu? Letícia a evolução de uma Ekedji e um Ogã seguem os mesmos passos. Eles são apontados, depois são suspensos (são postos numa cadeira e apresentados a comunidade como Ekedji ou Ogã) e depois são confirmados.

O Bori como vc leu é uma das únicas cerimônias feitas para a pessoa e não tem participação direta de Orixá, apesar de muitos fazerem esta confusão e acharem que no Bori tem ter manifestação de Orixá. O Bori é para acalmar, para centrar, para dar equilíbrio a pessoa.

Quanto a periodicidade, ela depende um pouco da função de cada pessoa no Axé/Casa. As pessoas como vc que tem função de liderança, que lidam constantemente com as energias dos Orixás e dos seus filhos devem repetir o Bori de ano em ano para reequelibrar sua próprias energias.

A duração desta cerimônia é de 24 horas, mas o ideal seria de 03 dias, mas sabemos que muitas vezes os afazeres da pessoa não permite, mas havendo esta possibilidade o ideal seria cumprir 03 dias de repouso.

Como em qualquer obrigação há um período de resguardo que no Bori é de 07 dias.

As comidas que devem ser evitadas são as que seu Orixa/Inkise a proibe e também as comidas que são interdição da Casa. No seu caso abóbora nem pensar, carne de carneiro idem, Mocotó idem (esses por conta de Matamba). Banana dàgua nem amarrada (por conta de Exú). Peixe de pele (por conta de Kaiá/Yemonjá). O restante dos alimentos vc deve provar e se der problema de rejeição vc saberá que não pode comer.

Essa questão de alimentos é um pouco complicada por que algumas Casas proíbem umas frutas e outras Casas não as proíbem,mas há um consenso sobre não se comer abacaxi, tangerina, manga espada (filho de Ogum). Acho que é só isso que eu lembro. Mas do que eu estava falando mesmo rsrsrsrsr, Tomege do Ogum

64. em Novembro 4, 2008 às 1:40 pm Leticia aprendiz Olá nelsom!

Na verdade eu sou prima dessa figura Letícia. (Na minha familia só tem Oyá).

Mas, noooossa, vc respondeu a Letícia usando quase duas telas cheias de palavras. Eu até tenho todas as nossas conversas em uma pasta, mas nem uma chega a ser tão grande. E ela ainda tem coragem de dizer que vc me dá mais atenção?

Ela merece um coro (rsrsrs).

Mas voltando a falar sobre aquele assunto de irmãos no mesmo axé, a mesma regra vale quando ekedi e ogan são da mesma kza? E Ekedi e seu filho de santo ?

Boas férias!

Há quanto tempo vc vai ficar fora?

Se der tempo, venha fazer uma visitinha no Blog!!! Bjs

(20)

65. em Novembro 4, 2008 às 11:16 pm Jady de matamba Tomege, boa noite!

Agô, esse comentário acima é meu e não de entrusa da Letícía. Nós usamos o mesmo computador e como fica arquivado o e-mail do ultimo comentario, nem persebi que eatava em nome dela…

bjs!!!!

66. em Novembro 5, 2008 às 1:00 am Nelson Souza

Jady de Matamba vcs poderiam me ajudar postando caa uma com nomezinho diferente???? rsrsrsr. Boa noite, quando o assunto é relacionamento entre pessoas de uma mesma Casa a regra é que não se toca em nada do outro, principalmente nas comidas dos Orixás e oferendas.

Essa questão de Ekedji e Ogã ou Ekedji e um filho da Casa, não há impedimento nesta relação. Porém se a Ekedji foi madrinha do Yaô ou mesmo tenha participado ativamente na feitura do Yaô o melhor é que um dos dois saia da Casa por qu neste caso se considera uma quebra de hierarquia. Tomege do Ogum

Vou ficar fora até início de janeiro. Na rede…. só secando esmalte minha rainha…. só vendo o tempo…..descançando….. Uma Bahianidade.

67. em Novembro 5, 2008 às 9:31 pm Jady de matamba Boa noite Tomege Do Ogum!

Vc pode me falar sobre ”O casamento no Candomble”????? Quem faz o casório?

Se for o zelador, ele vira no santo? Como se veste a noiva?

No seu caso que é girante, vc vira no santo ao se casar? Outros Orixás participam?

Existem resas de casamento? Existem canções?

O seu casamento vai ser filmado? (A ultima eu juro!!)

*Se for possivel, vc pode me mandar a filmagem ou fotos do seu casamento via e-mail??? (Na verdade eu queria mesmo uma flor do buque) mas…

poder assistir um pouco da sua felicidade já vai etar de bom tamanho… Rsrsrsrs Axé!!!!!!!!!!!

(21)

68. em Novembro 6, 2008 às 12:32 am Nelson Souza

Jady de Matamba boa noite como vc já é de casa posso ser mais intímo e te relevar segredos. Eu não tenho idéia do que vai aconteçer, entregamos nossos Oris nas mãos da Yá e ela é que sabe o que vai fazer, nós só podemos é confiar.

Mas logo após o casório eu te conto como foi. Mando fotos e filmagem, e um pedacinho de bolo virtual rsrsrsrs.

Falando sério agora, só sabemos que será o mais tradicional possível com todos vestidos a carater (afro), só sabemos isso, Tomege do Ogum

69. em Novembro 6, 2008 às 12:04 pm Jady de matamba Puxa vida Tomege do Ogum, deve ser mesmo lindo…

Estarei então torcendo por essa cerimonia tão especial! Deixo aki meus sinceros votos de felicidades!!!!!! Axé!

70. em Novembro 9, 2008 às 7:46 pm Abib Olá Manuela,

saiu no jogo que devo fazer um bori. Gostaria de saber:

-depois de fazer o bori preciso fazer o santo? posso esperar por uma tempo? quanto?

-o material que é resultado do bori(não sei os nomes, a garrafinha e o pote) posso levar para minha casa ou deve ficar na casa de Candomblé?

-quanto tempo dura este ritual? muito obrigado.

71. em Novembro 9, 2008 às 8:32 pm Manuela

Olá Abib, mais uma vez,

O bori não é um ritual vinculativo. Você tal como muitas outras pessoas parecem confundir Bori com Iniciação e isso são coisas bem diferentes. O Bori é feito para apaziguar a cabeça da pessoa, para trazer paz e tranquilidade e ajudar no discernimento. Do bori você não vai trazer nada para casa, apenas uma guia branca que você passará a usar e que se relaciona com todos os orixás Fun-Fun (os que usam branco como Oxalá e Iemanjá), mas também não cria nenhum vínculo com estes orixás. O Bori pode ser considerado um primeiro passo na religião, mas não implica necessáriamente que você venha a ser iniciado.

(22)

Quanto à iniciação, você só deverá fazer quando se sentir realmente preparado para isso e consciente de que esse é o passo que você quer dar. Sei que muitas vezes há a tentação por parte dos zeladores de tentarem apressar esse processo, mas será com indicação do orixá e com o seu preparo que você deve avançar. Não existe nenhum tempo limite a respeitar quanto a isso. O tempo de realização do Bori deverá ser de 2-3 dias, não mais. Creio que depende também da casa. Aqui, para fazer o Bori, normalmente tentamos conciliar para que a pessoa entre na 6ª feira à tarde e saia no Domingo. Axé!

72. em Novembro 11, 2008 às 9:29 pm léticia aprendiz Oi! Boa noite!

Eu gostaria de saber de vc Nelsom qual é o fundamento de (abrir cura). Pra vc é como um batismo?

Quanto tempo é necessario estar dentro da casa pra fazer esse ritual? Axé!

73. em Novembro 12, 2008 às 2:30 am Manuela

Olá Leticia,

Se você procurar na barra lateral, no menu Categorias, em Iniciação, você encontra o post sobre as Kuras de Fecho do Corpo. Creio que lá você encontra as respostas que procura. E não, não é como um baptismo, é um procedimento que faz parte do ritual de iniciação e que tem como principal objectivo a protecção do iniciado.

Axé!

74. em Novembro 15, 2008 às 5:14 pm Jady de Matamba boa tarde Tomege!

Como estou triste !

Estou tão decepcionada com a crueldade humana que tenho vontade de largar o candomblé. Entrou uma ekedi pra kza e a mesma é namorada do ogaã, ela não tem postura , não tem ética, não sabe se comportar, parece que só está na casa pra vigiar o namorado. Em todo o tempo eu a suportei e nunca dei ouvido as provocações dela. Mas meu erro foi esse, Chegou a tal ponto que me fez explodir e eu saí como ruim da história.

Ela virou o jogo a seu favor e depois se fez de vitima. Meu pai-de-santo que sempre me achou equilibrada, educada, disse que se decepcionou com minha reação. Ela veio falar de roupas, que estava sempre bem vestida …

Eu gritei com ela, disse que candomblé nõa era desfile de modas, que ela deveria se informar mais e se livrar dessa ignorancia, q

(23)

75. em Novembro 15, 2008 às 5:21 pm Jady de Matamba

Que ela não era melhor que ninguem. ela chorou, se fez de vítima. depois meu pai veio achar que só por esse simples comentario que ela fez, eu fiquei chateada. Disse tbm que se eu não mudar meu comportamento, não me vai querer na casa.

Em nome de não levar fuxicos e indacas pra casa, eu aceitei muito disaforos calada.

Eu poderia jurar pra vc, que eu sou a atacada sempre, todos sabem… Mas porque meu pai não consegue ver?

Meu coração está sangrando estou me sentindo injustiçada. Se vc tivesse em meu lugar sairia da casa?

Me de um conselho. Axé!

76. em Novembro 17, 2008 às 1:10 am Manuela Oi tudo bem?

Gostaria de parabenizalos por esse espaço maravilhoso!

Qual é a diferença entre ketu, angola, bate folhas e bato casange? Se dandalunda é Oxum, Lembá é Oxalá e inkose é ogum.

Quem são Oyá e Oxosse? Obrigada!

Na minha cabeça está uma verdadeira barafunda. Um abraço.

77. em Novembro 17, 2008 às 1:57 am Manuela

Olá Jady de Matamba,

O Tomege poderá ainda dar uma palavra para voc~e sobre esse assunto, mas em minha opinião, você não deve sair da casa por esse motivo. Não deixe que o mau comportamento dos outros influencie o seu, em suma, continue como até aqui, deixando os fuxicos e as tricas para os outros. Se esse

comportamento é tão habitual assim por parte dessa sua irmã, naturalmente, mais cedo ou mais tarde as coisas vão aflorar. A verdade é como o azeite, como dizemos por aqui, fica sempre por cima! Sei que não será uma situação fácil para você, mas no caso, a única coisa que eu lhe aconselho a fazer é ter uma conversa com o seu zelador, começar por pedir desculpa pela forma como você “explodiu” demonstrando assim o seu respeito por ele e pela casa, e dentro do possível, fazer com que ele entenda a razão porque chegou a esse ponto, não em jeito de fuxico, mas com coisas e razões concretas.

A sua fé e a sua dedicação aos orixás não podem ser jogadas fora desse jeito por causa de fuxicos, ok? O mesmo em relação ao seu trabalho e à sua dedicação a essa casa!

Às vezes somos postos à prova na vida com coisas bem banais, e nesses momentos especialmente, não podemos perder a perspectiva e a importância das coisas.

(24)

78. em Novembro 17, 2008 às 2:04 am Manuela

Olá Manú!

Acho que é a primeira vez que aqui vem alguma minha homónima!

Obrigada pelas suas palavras sobre este blog, ficamos muito felizes cada vez que alguém considera útil e importante o nosso trabalho, dá-nos ainda mais alento para continuar.

Com relação às suas questões, aconselharia a que você leia os posts sobre as Nações do Candomblé; dê uma olhada na barra lateral, no menu Categorias que você encontra.

Com relação aos orixás, o melhor mesmo é não fazer “sincretismo” entre Nações do Candomblé, pois embora alguns possam ser vistos ou entendidos como correspondentes de outros, nas diversas

Nações, em realidade não são o mesmo. Fazer isso só cria confusão mesmo.

Já é mau suficiente lidar com o sincretismo estabelecido entre os orixás do Candomblé e os santos católicos, mas para isso existiu uma razão histórica que você pode também entender, se der uma olhada nos posts existentes sobre o sincretismo.

Leia esses textos e depois coloque as questões que permanecerem por esclarecer, ok? Axé!

79. em Novembro 18, 2008 às 2:45 am neuza Olá,

Gostaria de uma orientação: há alguns meses fui à uma casa de Candomblé, onde a mãe-de-santo joga búzios, através dos odús, e foram feitas quatro trabalhos , um deles para yorossum, onde a quartinha com o obi ficou no quarto de santo do barracão. Não frequento a casa regularmente, mas passados três meses, joguei novamente e ela me disse para cuidar do meu “ori”, levar água, vela e canjica, o que eu fiz mas disse que a quartinha deveria ficar lá, pois a minha cabeça estaria mais protegida. É correto esse procedimento ou eu deveria estar cuidando na minha casa?

Abraços e desde já grata pela orientação

80. em Novembro 18, 2008 às 3:38 am rosely

ola manuela boa noite, fiz meu bori, a um ano, no jogo de buzios foi confirmado que so filha de insa e iemanja(insa Oinra) tenho frequentado o centro, mas desde junho numa roda de caboclo, comecei a passar mal, depois na feijoada de ogum tambem náo consegui ficar ate o final, mes passado passei muito mal por que fiquei tres meses afastada fiquei com muito medo, eu tenho muito medo da

incorporacao, cobranca de santo estas coisas, nao me vejo preparada pra religiao no momento, acho muito lindo admiro muito a religiao, mas o medo e muito grande nao consigo me controlar, minha mae disse que meu santo sentiu saudades da casa, ate por que estava com um barco recolhido no eu deveria estar mas por medo nao fui nem na saida do santo, estive com minha mae de santo e pedi pra sair , ela disse que eu poderia trazer meu carrego pra casa e quando me sentir mal, devo colocar esse carrego, mas me desculpa eu ando com muito medo, parece que a qualquer momento vou virar no santo, sou uma pessoa muito sensitiva, tenho sonhado tambem com mentor espiritual cardesista,sabe esta tudo muito confuso pra mim, quando passei mal uma entidade desceu me disse que era quizila de

(25)

egun, Ah! deixa eu te explicar fiz o buri por extrema necessidade, pois haviam feito um trabalho muito pesado em cima de mim, perdi meu emprego e a pessoa que mais amava e apesar de nao estarmos mais juntos eramos amigos, esta amizade causou tudo isto na minha vida

náo sei o que fazer estou muito confusa me ajuda se puder muito axe

81. em Novembro 18, 2008 às 3:42 am rosely

AH! me esqueci de dizer quando fiz o bori, fui suspensa no cargo de Ekedi, mas mesmo assim tenho medo meu carrego e de Ekedi e meu fio de contas de iamnja que admiro demais

82. em Novembro 18, 2008 às 2:18 pm Nelson Souza

Neuza bom dia é mormal que as coisas fiquem no Barracão sim, até por que é o melhor local. Mas isso não quer dizer que vc terá algum vínculo com a Casa ou com a Zeladora, fique tranquila. A zeladora vai sempre cuidar para que omelhor seja feito para vc. Tomege do Ogum

83. em Novembro 18, 2008 às 2:23 pm Nelson Souza

Rosely bom dia,pelo seu texto vc não é Ekedji, vc roda mesmo. Mas a decisão de ir ou não para a religião é sua e vc não pode ser influenciada ou intimidada por nada ou ninguém. Se vc não deseja participar é uma decisão sua e ponto final, mas não tenha medo da incorporação, te peço que leia um exto meu chamado “sou filho de Orixá” está em Autores Nelson, é só procurar dentro da caixa. Depois voltaremos a conversar ok? Tomege do Ogum

84. em Novembro 18, 2008 às 10:33 pm nadja maria de souza santiago gostaria de saber qual é meu orixá de cabeça? bjos

85. em Novembro 19, 2008 às 2:25 am rosely

manuela, sei que devo me afastar, mas o que faco com o que tenho meu carrego, meu fio , náo serei cobrada ou ficar passando mal, ate porque tenho filho que nao entende nada disso ja pensei ate em ir pra igreja, no momento sou catolica

(26)

abracos

86. em Novembro 19, 2008 às 2:16 pm Nelson Souza

Rosely bom dia, vc não pode ficar neste sofrimento, pensando que a religião é uma coisa demoníaca, que vai acabar com sua vida, que vai prejudicar seu filho e marido, que vc vai ser cobrada. Vc ainda não está preparada? tudo bem saia de cabeça erguida e pronto, nada de mau vai te aconteçer que já não esteja em seu caminho para acontecer mesmo, mas se vc pensar que tudo que te acontecer daqui por diante é reflexo deste tempo que passou no candomblé, de certo vc vai parar numa Universal falando mau da religião. Por isso é elhor vc seguir seu caminho e ser feliz no que vc deseja e conheçe para vc como religião. Peça a zeladora para despachar suas coisas e tudo bem. Tomege do Ogum

87. em Novembro 20, 2008 às 12:58 am Jady de Matamba Boa noite Manuela!

Nada com um dia após o outro!

Estou muito bem agora. As coisas tomaram seu proprio rumo e a verdade sempre vem a tona! Manuela, muito obrigada pelas suas palavras de insentivo e carinho!

Queria que vcs soubesem que são muito imporantes pra mim. Já faz parte do meu ”bom dia”poder contar com o maravilhoso trabalho de vcs para expressar opinioes, expor ideias, buscar informações, pedir sugestoes e até desabafar nos momentos chatos.

Kd dia que passa o trabalho tem sido mais exelente e objetivo. Obrigada de coração! Agora, (cá pra nos!!!) onde será estão os pensamentos nosso amigo Nelsom que me deixou abandonada? (kkkkkkkkkkk) Ele ainda não está de ferias hen!?

Um forte abraço a vcs dois!!

88. em Novembro 20, 2008 às 4:05 pm Nelson Souza

Jady de Matamba bom dia, eu não te abandonei nada rsrsr eu não falei mas foi de propósito, a Manuela já tinha falado tudo o que eu queria te falar, então fui cuidar do casamento rsrssrs.

Vc sabia que todo furacão tem uma zona chamada de “olho do furacão” onde praticamente não tem vento? Pois é, eu já te falei que vc venta forte demais, desta vez a calmaria veio rápido mas esse comportamento, um dia, pode se reverter contra vc, então aprenda a regular seu vento, sei que vc desejava por as coisas em ordem, e colocou. Eu adimiro em vc esta paixão, mas levante menos poeira, vente menos menina. Gostamos muito de vc, ah e da Letícia também, senão ela fica com ciúmes e reclama. Tomege do Ogum

(27)

Bom Dia Nelson Souza

Em primeiro lugar parabéns pelo site, além de esclarecer muitas dúvidas ele é grande proveito. Estou um pouco confusa e insegura e resistente, comecei a conhecer orixás através de centro de umbanda do qual participei da Gira por alguns meses e através de livros….

Atualmente o meu zelador espitirtual, do qual admiro, confio, principalmente porque ele nunca me força a nada, através dos jogos de buzios disse que preciso fazer um bori…

Um abraço elena…

90. em Novembro 24, 2008 às 1:38 pm Adriana ….. Nelson,

sem dizer que estou com problemas de memória, está relacionado com bori.. um abraço elena

91. em Novembro 26, 2008 às 10:57 am Maikon

Fui iniciado no muxigongo e o meu tateto me deu a dijina de Oxoiessanambake barodé. Podem me traduzi.Ficarei eternamente grato.

92. em Novembro 27, 2008 às 12:30 am Jaqueline

Sempre que tenho dúvidas sobre qq coisa eu entro no site de vcs e leio os temas e tb as perguntas dos leitores e as respostas que vcs dão.

Vcs estão de parabéns pelo trabalho. Muito axé para vcs.

Um abraço.

93. em Novembro 30, 2008 às 8:48 pm HILDETE SANTOS COSTA Gostaria de saber qual o meu orixá nasci no dia 2 /05/1949

no RIO DE JANEIRO MAIS ATUALMENTE MORO EM SALVADOR ATENCIOSAMENTE

(28)

94. em Dezembro 2, 2008 às 4:19 pm Adalberta

Me ensinaram um trabalho para aproximar minha mãe oxum de mim, gostaria de lhe passar e saber se tem algo a acrescentar, pois gosto de fazer as coisas certas.

O ritual consiste em eu ir na cachoeira, levar um 1 obi, 1 orobô e lirio quinado, comida para oxum, uma vela, presentes como doces finos, frutas , um pano branco e roupas brancas.

Cortar o obi em 4 partes e também o orobô, masticar um pedaço do obi e engolir, depois colocar os demais num pano branco e colocar em meu ori. Depois fazer a entrega da comida a oxum, saudá-la acender a vela e feito tudo isso, pegar o pano do ori com o obi, orobo e lirio e deixar na água. Algo a acrescentar meus amigos? é assim mesmo

95. em Dezembro 13, 2008 às 10:42 am rafel quando se dar o bori a pessoa ja esta dentro o candomble ou ela escolhe??

96. em Dezembro 19, 2008 às 12:12 am Isabela D' Oyá

gostaria de saber se vcs tem alguma historia de cabocla jussara e sinhá baiana agradeço de todo coraçao asè

97. em Dezembro 19, 2008 às 1:18 pm Nelson Souza

Isabela D’Oya infelizmente não temos informação a este respeito, sinto muito. Mas volte mais vezes e se tiver dúvidas ou comentários, estaremos disponíveis na medida do possível. Tomege do Ogum

98. em Dezembro 19, 2008 às 1:23 pm Nelson Souza

Rafael tecnicamente não. O Bori é uma cerimonia para fortalecer, acalmar, apaziguar, energizar, e harmonizar a sua cabeça e não tem vinculação com Orixá e também não te vincula ao zelador e a Casa de axé. Mas como citei antes “tecnicamente” por que 90% dos que fazem bori acabam se apaixonando pelo Candomblé ficam na religião, mas só ficam de fato os que se apaixonam. Tomege do Ogum

(29)

99. em Dezembro 20, 2008 às 4:52 pm gilberto BOA TARDE PARA TODOS !!!

BOM EU QUERIA SABER QUANTO TEMPO O ORIXÁ OU EXÚ PEGA A CABEÇA DO FILHO DE SANTO DA CASA, POIS EU TENHO O BORI A QUASE UM ANO E SANTO NÃO PEGA COM FIRMEZA A MINHA CABEÇA…

100. em Dezembro 28, 2008 às 10:43 pm Lu

Boa Noite, Sou Filha de Logun-Edé e estou envolvida com uma filha de Iansã e outra que é filha de Ogum. Gostaria muito de saber com quem mais me identifico…

Obrigada

101. em Janeiro 7, 2009 às 2:13 pm Flávia Bom dia!!!

Andei muito pertubada e o meu Pai de Santo jogou p/ mim e disse que eu precisava tomar um bori. Providenciei tudo e dei o bori, quando no dia da saída ele me disse: Parabéns agora vc está iniciada! Vi aqui no site que nem todo o bori é iniciação mas, pelos elementos do meu bori, sei que o meu foi. Eu acabei de me afastar da casa deste Pai de Santo por motivo de afinidade, não tive nenhum aborrecimento e, fui pedir a ele o meu Ibaori e ele me disse que não pode me entregar pq ali está a mão dele. Eu questionei informando que também está o meu Ori mas, ele falou que não pode me entregar pq é responsabilidade dele. Que ele só VAI VER SE ME DEVOLVE, quando eu tiver um novo Zelador e este Zelador for lá conversar com ele. Que ele enquanto isso vai deixar lá ou vai ver se desmancha. Eu disse a ele que não quero que ele desmanche. Estou muito chateada, apesar de

entender a parte da responsabilidade dele com o Orixá que respondeu no ritual mas, alguma coisa me diz que isso tudo é mais pirraça dele do que preocupação propriamente dita. Gostaria muito de ter noção sobre como eu devo agir nesse caso. Que tipo de preocupações devo ter? Eu não tenho intenção em abandonar o meu Ibaori e tenho receio sobre o que ele pode fazer.

Um abraço, Flávia

102. em Janeiro 7, 2009 às 8:33 pm Nelson Souza

Flavia como posso te falar que bori de feitura é coisa que não deveria existir, que é invenção? Pois é, esta coisa de bori que é feitura não existe no candomblé tradicional, o bori é uma cerimônia

exclusivamente voltada para sua cabeça, para te apaziguar e “acalmar”, te aprumar e não tem como só com um bori vc ser “feita”. Outra coisa é que o ibaori é seu sim, vc não criou laços com o zelador só por que deu um bori na sua casa. porém na realidade não há o que “levar” embora quando se dá um bori, não há vazilhas ou loças, só uma quartinha que geralmente é da própria Casa. Bori não foi feito

(30)

para isso, não é para segurar ninguém em sua casa de santo. Vc está certa quando fala que é birra, e é mesmo, porque nenhum zelador vai a casa dele cobrar nada seu, isso não existe. Sobre problemas futuros…esqueça, Orixá não vai te cobrar por isso, e além do mais tem um ditado que diz o seguinte, Orixá começa com Ori (começa na sua cabeça) e se Ori não aceita uma oferenda Orixá também não aceitou. Em suma Orixá não aceita uma casa onde seu Ori não é bem tratado. Ori é o principal Orixa, é o que vive no alto/dentro de sua cabeça. Não tema represálias ele na verdade não é seu pai de santo só porque te deu um bori. Tomege do Ogum

103. em Janeiro 7, 2009 às 11:09 pm Dayane Ótima noooite

Tava lendo a Flávia e me veio uma pergunta:Na forma de cultuar, pelo menos na mais próxima de vocês, em relação a assentamento de orixá, pode-se levantar um ibá de orixá sem ter pelo menos um bori, ou se levantar a partir do bori, ou só pode levantar ibá de orixá(o ou os próprio/os) a partir da iniciação??

Obrigadaaaaaaaaa

104. em Janeiro 7, 2009 às 11:35 pm neuza Olá Nelson,

Gostaria de saber o que é um bori branco, se é necessário jogar para saber o material a ser utilizado e se tal cerimônia me vincula ao barracão, ou seja, a casa e ao zelador?

Abraços, Neuza

105. em Janeiro 8, 2009 às 12:07 am Manuela

Olá Neuza,

Um Bori por natureza é branco. Assim, todo o Bori é branco. Qualquer zelador ou zeladora de fundamento sabem exactamente o que leva um bori, sem necessitar abrir o jogo.

Axé!

106. em Janeiro 8, 2009 às 11:27 am Nelson Souza

(31)

107. em Janeiro 8, 2009 às 2:35 pm Dayane

Eu sabia que essa pergunta tinha ficado confusa rsssssss é uÓ!!

É por que eu uso esse vocabulário aqui e eu não sei se vocês também usam da mesma forma.=/ Vê só, quando um pai-de-santo ou uma mãe-de-santo faz o assentamento de um orixá, ela “levanta” o ibá do orixá, não é isso?

A minha pergunta é sobre qual ou quais dessas situações podem ocorrer:

Situação 1: A minha mãe de santo poderia “levantar” o ibá, assentar o meu orixá sem eu ter nem bori(?)

Situação 2: ela só poderia “levantar” o meu orixá a partir do meu primeiro bori(?) Situação 3:Meus orixás só poderiam ser assentados a partir da minha iniciação(?)

Clareou mais um pouquinho? Vê aí se o senhor entendeu e se não eu reformulo de novo, pois essa dúvida é veeeeelha

rsssssssssssss Obrigada!!!!!!

108. em Janeiro 8, 2009 às 5:47 pm Flávia

Olá Nelson, obrigada pela sua resposta mas só para clarear: o bori ele chamou de “bori de iniciação” e não bori de feitura. Segundo ele, o próximo passo seria a feitura.

E eu não tenho só a quartinha não, tenho a vasilha com os elementos que lá são colocados (vc sabe a que me refiro né?) E nesta casa, eu frequentava, não fui lá só para receber o bori não.

No seu texto está escrito:” É o caso da galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de individualização e representa a própria iniciação.”

Sendo assim, quando a Etun está presente no bori, este não é de iniciação? Mais uma vez, obrigada pelas suas respostas.

Flávia

109. em Janeiro 8, 2009 às 5:57 pm Flávia Completanto Nelson …

Acho que é sobre isto que a Dayane se refere, não?

(32)

Porque o que eu tenho não é um assentamento propriamente dito mas é um conjunto (que o meu Pai chama de Ibaori) de vasilhame (com os elementos) + quartinha (com água), onde o Orixá que respondeu no Ori é cuidado.

110. em Janeiro 8, 2009 às 6:33 pm Dayane Boa tarde,

Foi até melhor você citar a minha dúvida, Flávia, pois fica mais fácil de explicá-la ao Nelson!! O ibá a que me refiro, não é o ibaori que utilizado/feito/levantado no bori. E sim aos próprios assentamentos (aqueles que tem bacia, vasilhame, pratos… dependendo do orixá em questão) dos órixas, entendeu melhor agora, Nelson???

=D

Obrigada!!!!!!!!!

111. em Janeiro 8, 2009 às 6:43 pm Dayane

A propósito, achei MAAAAAAAARA (rssssssssss Só pra descontrair um pouquinho=D) o artigo sobre a marcha contra a intolerância religiosa e a música que , provavelmente o senhor colocou. Mas eu não consegui baixá-la, quero dizer, nem ao menos consegui encontrá-la!! Eu sou um pouco “dinossaura” no computador rsssssssssss, aí sabe, né? Quanto mais informações melhor kkkkkkk Como é o nome da cantora? Quero ver se com o nome da música e o da cantora eu não acho essa danada!!! rsssssssss

Obrigadaaa Até logo!!

112. em Janeiro 8, 2009 às 7:44 pm Nelson Souza

Dayane não me venha com chorumelas, eu odeio estas máquinas há muito masi tempo que vc. Agora mesmo estava dando retoques a resposta que fiz pra vc e a Flávia, deu um pico de luz e eu perdi tudo, odeio isso, minha tecnologia é facão, marreta, picareta, enxada, foice. E sobre a musica quem coloca essas belezas todas é a Manuela, se não fosse por ela nós não estaríamos aqui agora, mas vamos lá dinovo rsrsrsr.

Flavia mudar o nome do bori para iniciação não muda nada, ambos não existem, nem bori feitura nem bori de iniciação. O bori é uma cerimonia exclusivamente para vc, para sua cabeça, para agradar Ori. Nela se cultua Yemonjá e Oxalá por que são os Orixás ligados a nossa cabeça, mas o principal Orixá cultuado sempre será Ori. E não é no bori que se “descobre” ou que o Orixá “se apresenta”, bori é diferente de iniciação ou feitura (que são a mesma coisa) ou de confirmação (para ekedji e ogã) e a presença da etu não significa que seja um bori com “algo a mais”, quase uma feitura ou “iniciação” a etu é parte do bori e estará presente também nas iniciações.

(33)

Foi até melhor você citar a minha dúvida, Flávia, pois fica mais fácil de explicá-la ao Nelson!! Gostei dessa parte Dayane, agora eu sou um dããããããããã rsrsrsrs, estou rindo até agora.

Perg 1 resp. Não. Para assentar o Orixá é preciso que se fortaleça a cabeça, “precisa ficar fortinha”, e nunca é feito na mesma cerimonia, espera-se uns dias para que Ori esteja preparado e “fortinho” para então se assentar o Orixa. Há pessoas que não rodam de Orixá e tbm não são ekedjis ou ogãn, então se assenta o orixá dela, mas esta pessoa será eternamente abiã, por motivos óbvios.

Preg 2 resp. Sim. Por que desta forma seu Ori ja estará “fortinho”.

Perg 3 resp. Este é o ideal, assentar na iniciação com a presença do Orixá. vou mandar logo antes que dê zica dinovo. Tomege do Ogum

113. em Janeiro 8, 2009 às 9:18 pm Dayane

Chorumelas??? Chorumelas, não!!! rsssssssssss Esse negócio de ter que fazer curso pra conseguir mecher nessa máquininha é uÓ, o senhor não sabe como eu acho chato!!! Somos gerações diferentes mais com a mesma dificuldade em comum: se adequar a tecnologia!!!! kkkkkkk Em vez do meu pai me dar um curso de literatura, me deu um de iformática!!=[

Pra o senhor ver que esse papo de geração não influencia em nada, por que se fôsse quaso contrário, eu que tenho idade pra ser sua filha deveria ser uma expert!!!! Rumm!! Até parece…. rsssss

Sobre a música, tomara que ela leia e responda, né?

Foi até melhor você citar a minha dúvida, Flávia, pois fica mais fácil de explicá-la ao Nelson!! kkkkkkkkkkkkkkkk Eu juro que não foi a minha intenção fazer o senhor se sentir assim!!! Só usei como mais um apoio pedagógico, entende? kkkkkkkkkkkkkkk Brincadeeeeeeeeeira!!!

Okk

Entendi todas as respostas, aprendi direitinho

Detalhe na sua frase “precisa ficar fortinha” rsssss. Obrigada, tiooo. kkk Zica=falha(??), mas uma pro meu vocabulário!!=D

Obrigada, Edson e desculpa a descontração!!

114. em Janeiro 8, 2009 às 11:47 pm Nelson Souza

Dayane fico contente em ajudar, mas quem é este tal de Edson? nossa religião as vezes é criticada até por que é bastante descontraída, mas a base da nossa forma de cultuar Orixá é demonstrar alegria. demonstre. Ia esquecendo, de que Orixá vc é? Tomege

(34)

115. em Janeiro 9, 2009 às 1:21 am Dayane Boa noite

Nelson, desculpa o erro na troca dos nomes, não foi proposital. Nem sei onde eu tava com a minha cabeça. Ah, e sobre a “descontração” desmedida também. É isso aí…

Sou de Oyá. Obrigada Dayane

116. em Janeiro 9, 2009 às 1:28 am Dayane Boa noite

Nelson, desculpa o erro na troca dos nomes, não foi proposital. Nem sei onde eu tava com a minha cabeça. Ah, e sobre a “descontração” desmedida também. É isso aí…

Sou de Oyá. Obrigada Dayane

117. em Janeiro 9, 2009 às 1:40 am Dayane

Só pra tirar uma dúvida: eu fui “descontraída” demais, não foi?

Desculpa pela forma de me expressar tão… tão espontânea, deve ser essa a palavra. Obrigada

118. em Janeiro 9, 2009 às 1:59 am Manuela

Olá Dayane,

Estou lendo e respondendo! Mas… lamentavelmente não sei te dizer quem é o autor da música… Eu explico! Esse slideshow sobre a Marcha foi realizado através de um site onde nós colocamos as nossas fotos e depois fazemos a montagem da apresentação. Existe a possibilidade de adicionar música, mas no caso eu utilizei um ficheiro de música do próprio site, pois ouvi a música, gostei e achei adequada para a apresentação das fotos, mas infelizmente, o ficheiro só tem mesmo o nome da

canção e não tem a informação do autor. Já pedi à administração do site se me podem enviar essa informação, e se eles me responderem, prometo que passso para você! ok?

Referências

Documentos relacionados

1.1 Faça a legenda dos números do esquema da figura 1 (6 pontos). a) Órgão percorrido pelo gâmeta feminino, logo após a ovulação. c) Canal que abre para o exterior, entre os

Há algumas que, como as outras, contabilizam todas as suas dívidas no Passivo Circulante; todavia não tem, no Ativo Circulante, Valores a Receber, pois vendem apenas à vista ou a

Tal como outros medicamentos anti-inflamatórios, não deve utilizar Flameril durante os últimos 3 meses de gravidez, pois tal poderá provocar lesões no feto ou complicações no

Se eles não querem nosso Salvador, não podemos substituir a mensagem com maneiras de temperarem seu ca- samento, assim como não podemos utilizar um culto musical, coreogra- fia

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

– deverá haver ao menos duas substituições se a turma quiser somar 1 ponto extra na pontuação

Ao possibilitarem o diálogo das pessoas com o espaço urbano, os processos que envolvem a comunicação móvel, no espaço da cidade, podem ser utilizados em favor da

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,