• Nenhum resultado encontrado

acupuntura coreana da mão - simone de souza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "acupuntura coreana da mão - simone de souza"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

ACUPUNTURA COREANA DA MÃO

Monografia desenvolvida por

Dra. Simone de Souza

Fazer uma Pesquisa por Palavra-Chave nesse Módulo INTRODUÇÃO

DEFINIÇÃO DE SAÚDE E DOENÇA SEGUNDO A KORYO SOOJI CHIM TERAPIA DE CORRESPONDÊNCIA

LADOS DIREITO E ESQUERDO NA TERAPIA KORYO SOOJI CHIM MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO

INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA O TRATAMENTO APLICAÇÃO DAS AGULHAS

TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO SEGUNDO A KORYO SOOJI CHIM

SUGESTÕES DE TRATAMENTOS SEGUNDO A TERAPIA KORYO SOOJI CHIM BIBLIOGRAFIA UTILIZADA

MAPAS

PALMA DA MÃO DORSO DA MÃO

MAPAS DE PONTOS INTERATIVO E INTEGRADO AO ATLAS DE PONTOS DE ACUPUNTURA SISTÊMICA PULMÃO INTESTINO GROSSO RIM BEXIGA FÍGADO VESÍCULA BILIAR CORAÇÃO INTESTINO DELGADO TRIPLO AQUECEDOR CIRCULAÇÃO E SEXUALIDADE ESTÔMAGO BAÇO-PÂNCREAS VASO GOVERNADOR VASO CONCEPÇÃO

(2)

INTRODUÇÃO

MENU PRINCIPAL

Este método foi desenvolvido na Corea pelo DR. TAE WOO YOO, em 1975, tem como finalidade o tratamento de diversas patologias através dos 345 pontos, dos 14 micromeridianos que fluem nas mãos.

Esta técnica hoje vem sendo largamente utilizada por acupunturistas,

principalmente por ser de fácil aplicação e também pelo fato de podermos utilizar pontos que na Acupuntura sistêmica convencional não são recomendados, ou aqueles pontos que estão localizados em regiões extremamente dolorosas, com resultados bastante satisfatórios.

O principio da Terapia Koryo Sooji Chim está relacionado com o fato de que a mão é um microcosmo que contém pontos correspondentes ao órgão acometido pelo desequilíbrio, e este apresentará reação aos estímulos diversos a que forem expostos.

Nas páginas a seguir tentarei explicar um pouco mais desta técnica e

principalmente incentivar a prática para beneficio daqueles que mais necessitam.

DEFINIÇÃO DE SAÚDE E DOENÇA SEGUNDO A KORYO SOOJI CHIM

MENU PRINCIPAL

Uma pessoa tem saúde quando consegue manter vida normal nos aspectos físicos, mental e social, porém, caso algum destes itens estejam em desequilibrio, dizemos que esta pessoa está doente.

A doença pode ser causada por diversos fatores como clima, alimentação, estafa, neurose, poluição, intoxicação, etc.

As referências de saúde segundo a terapia KORYO SOOJI CHIM são as seguintes:

As mãos e os pés devem apresentar calor adequado, isso

significa que a circulação sangüínea está normal. Se a circulação sanguínea não estiver funcionando bem, imediatamente as mãos e os pés tornam-se gelados, o coração dispara e ocorre e o fenômeno de elevação das energias, tontura e se for grave, aparecem sintomas como dores de cabeça, cansaço, fraqueza e estafa. Quando ocorre calor anormal no interior do corpo, logo observaremos que as extremidades estarão quentes, o que significa que algum processo inflamatório agudo está se desenvolvendo.

Assim constatamos que a circulação sangüínea interfere diretamente no processo de saúde e de doença.

(3)

A aorta abdominal e o estômago devem funcionar do modo normal e o pulso também deverá estar sempre normal.

Caso haja qualquer anormalidade nestes, podemos afirmar que a pessoa esta doente.

Existem artérias e veias de grande calibre que percorrem verticalmente o umbigo, observamos seu estado através do grau de aceleração dos seus batimentos. Se a circulação interna do corpo não estiver normal, a pressão sangüínea aumentará e a pulsação da artéria abdominal acelerará bastante, a intensidade desta

aceleração indicará o grau de anomalia da circulação, o que poderá ocasionar estagnação de sangue ou falta dele em alguma parte do corpo, o pulso desta artéria se apresentará fraco ou não demonstrará pulsação.

O estado sereno deste pulso indica que toda a circulação sangüínea está normal (estado pleno de energia dos rins) e em conseqüência a saúde está preservada, sendo assim, quando se observa uma pulsação demasiadamente aumentada indica problemas e a energia dos rins estará fraca e o fogo do coração estará alto (falta do yin e fogo ativo).

Se este estado se agravar a imunidade do corpo diminuirá, caso o pulso da artéria não for percebido, significa que a energia dos rins está fraca e surgirá o fenômeno de falta no coração.

A energia do Estômago e a dos Rins devem ser satisfatórias

pois, qualquer alteração na energia do estômago, mesmo que este não apresente nenhum sintoma físico, poderá ser identificada através do pulso abdominal.

O Abdome deve estar em condições normais, este não deve

apresentar nódulos, deverá preservar um tecido homogêneo, sem pregas ou rugas horizontais, sua temperatura deverá estar sempre normal. Caso o abdome esteja demasiadamente frio ocasionará diarréias e micções freqüentes e caso esteja quente demais surgirão problemas como a constipação e dificuldade para urinar. A espinha dorsal também deverá ser observada, pois está tem como principal finalidade à sustentação do corpo, além de proteger órgãos internos, medula e sistema nervoso, sendo assim, está não deverá apresentar pontos dolorosos em todo seu segmento, não deverá haver saliências laterais, aprofundamentos e nem curvaturas

TERAPIA DE CORRESPONDÊNCIA

MENU PRINCIPAL Existem várias teorias que tentam explicar a acupuntura, porém a mais aceita e utilizada é a do reflexo sintomático visceral, e está teoria se aplica perfeitamente na terapia Koryo Sooji Chim.

Os estímulos incomuns que derivam de um órgão interno hipersensibilizam as células da região da pele por onde se encontra à parte do cordão espinhal operador de nervos autônomos responsáveis por aquele órgão. Assim, as estimulações por menores que sejam, causam dores ou sensações anormais

(4)

diferentes.

A região da pele controlada por este nervo, que chamamos de secção epidérmica coincide com a região onde aparece o reflexo somático visceral derivado de um órgão interno.

Estes fenômenos ocorrem com freqüência nas camadas em que o tecido

endodérmico que abriga os nervos sensoriais é mais fino, o local onde isso é mais observado é no cinturão da pele hipersensível. O fenômeno de reflexo somático visceral sensorial ocorre também nas

mãos e nos dedos também chamados de pontos correspondentes.

Estes pontos correspondentes são utilizados na terapia Koryo Sooji Chim como pontos de valor diagnóstico.

LADOS DIREITO E ESQUERDO NA TERAPIA KORYO SOOJI CHIM

MENU PRINCIPAL

Nas mãos existem partes que correspondem ao corpo inteiro, porém devemos tomar cuidado para distinguir cuidadosamente as relações entre lado esquerdo e direito.

Devemos posicionar as mãos com a palma para frente com dedos apontando para cima, o dedo anular da mão esquerda corresponde ao braço esquerdo e o dedo mínimo à perna esquerda, o indicador corresponde ao braço direito e o polegar à perna direita, o mesmo deverá ser observado na mão direita.

Está designação é de suma importância para o tratamento, pois quando formos tratar uma dor do lado esquerdo do corpo, deveremos tratar a região

correspondente na mão esquerda do lado esquerdo.

MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO

MENU PRINCIPAL

Nesta terapia os métodos de diagnóstico se resumem em três fases 1º busca dos pontos correspondentes, 2º diferenciação dos estados de falta ou excesso e em 3 º identificação do agente causador da doença - frio, calor umidade ou sequidão. Examinados estes fatores partimos para a anamnese propriamente dita, onde

(5)

podemos utilizar vários outros métodos como identificação de pontos dolorosos, através de pressão dos pontos existentes, leitura do pulso, observação do aspecto lingual, há também a maneira visual de identificar possíveis alterações dos órgãos através da inspeção dos dedos e da mão de modo geral, uma vez que cada dedo controla o funcionamento de cada órgão, portanto se houverem deformidades ou lesões como pontos avermelhados pode ser indicio de processo inflamatório agudo, pontos escurecidos ou acinzentados podem indicar presença de tumor, deverão ser encarados como uma possibilidade do órgão relacionado desenvolver uma patologia a longo prazo, e poderemos assim, tratar de modo preventivo.

INSTRUMENTOS BÁSICOS

PARA O TRATAMENTO

MENU PRINCIPAL

• AGULHAS SOOJI CHIM (Agulhas para mãos e dedos)

Agulhas de 7 a 8 mm, que são inseridas nas mãos há uma profundidade de 1 a 2 mm;

• APLICADOR DE AGULHAS

Aplicador sinérgico que possui um peso na ponta oposta ao êmbolo na posição vertical se introduz a agulha na pele;

• LANCETA SANGRADORA

São pequenas agulhas lacradas com plástico descartável para uso em sangria; • APALPADOR DE PONTOS

Utilizado para localização dos pontos de reação que deverão ser estimulados nas mãos;

• MASSAGEADOR DE MÃO (Barra de Massagem)

Bastão de alumínio dentilhado que serve para estimular a circulação sangüínea da mão, tem como objetivo melhorar a sensibilidade da região para melhor

localização dos pontos; • PASTILHAS DE IMÃ

São pastilhas magnetizadas, utilizadas para equilíbrio do fluxo energético; • SOJII AP-BONG

São pequenos círculos adesivos com esfera metálica e uma saliência no centro, são aplicados para estimular o ponto;

(6)

• MOXA BOTÃO

Lã de Artemísia confeccionada em forma de botões que preservam as mesmas funções da moxa convencional em bastão, porém, é mais indicada para a acupuntura das mãos pelo seu formato.

ACUPUNTURA COREANA DA MÃO APLICAÇÃO DAS AGULHAS

MENU PRINCIPAL - As mãos do terapeuta e do paciente deverão estar lavadas com rigorosa

assepsia

- Esfregar a pele com massageador jia bong - Aplicar agulha de 1 a 2 mm de profundidade - Durante 30 a 40 minutos

ACUPUNTURA COREANA DA MÃO APLICAÇÃO DAS AGULHAS

MENU PRINCIPAL - As mãos do terapeuta e do paciente deverão estar lavadas com rigorosa

assepsia

- Esfregar a pele com massageador jia bong - Aplicar agulha de 1 a 2 mm de profundidade - Durante 30 a 40 minutos

TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO SEGUNDO A KORYO SOOJI CHIM

MENU PRINCIPAL

A tonificação e sedação de pontos na terapia Koryo, baseia-se nos princípios da acupuntura sistêmica, utilizando-se de seus métodos de aplicação de diferentes formas.

(7)

- Tonificação e sedação com agulha Sooji :

Este método pode ser aplicado em qualquer meridiano, aplique a sooji inclinada no sentido do meridiano quando se deseja tonificar e contra o sentido do

meridiano quando se deseja sedar, com profundidade entre 2 e 3 mm e tempo médio de 20 minutos.

- Tonificação e sedação com imãs(magnetoterapia):

Consiste na aplicação de imãs obedecendo a sua polaridade em pontos

específicos da Koyo Sooji Chim ou em pontos de reação, sempre observando, pólo Sul em contato com a pele promove tonificação e pólo norte em contato com a pelo promove sedação.

- Tonificação e sedação com ouro, prata ou cobre (esfera ou agulhas): Descobriu-se que metais coloridos (ouro e cobre) liberam íons positivos

(potencialmente tonificantes), e metais incolores (prata e alumínio) liberam íons negativos (potencialmente sedativos).

- Tonificação e sedação com fricção dos dedos:

Se friccionarmos a superfície da pele com o dedo indicador no sentido do meridiano estaremos tonificando e se friccionarmos no sentido oposto

promoveremos sedação, está aplicação deve ter uma freqüência aproximada de 15 a 20 vezes.

Existem várias formas de tonificação e sedação, ficando ao encargo de cada terapeuta optar pela que melhor lhe convier, já que todas apresentam bons

resultados. Na estimulação dos meridianos, quando não houver certeza do estado de falta ou excesso, utiliza-se o método de introdução em ângulo reto (estimulação simples).

TRATAMENTO SEGUNDO A TERAPIA

KORYO SOOJI CHIM

MENU PRINCIPAL

As formas de tratamento podem ser escolhidas de acordo com a deficiência apresentada pelo paciente, e então o terapeuta escolherá a técnica mais

adequada para trata-la, uma vez que na terapia Koryo pode-se utilizar as mesmas técnicas da acupuntura sistêmica, por exemplo, tratamento através dos cinco elementos, pontos de sintomatologia local e eletroacupuntura.

(8)

ARTROSE BRONQUITE

BRONQUITE COM ASMA CANSAÇO

CISTITE

CÓLICA MENSTRUAL DEPRESSÃO

DIARRÉIA

DOR DE CABEÇA (OCCIPTAL) DOR DE CABEÇA FRONTAL DOR DE DENTES

DOR NOS BRAÇOS DORES NOS JOELHOS ENXAQUECA FEBRE GASTRITE HIPERTENSÃO SANGUINEA IRREGULARIDADE MENSTRUAL MIOMA OTALGIA PRISÃO DE VENTRE ARTROSE

Dor nas articulações com presença de edema e sinais inflamatórios Pontos: B13/ B 20/B23/ VC 12/ VC 4/ E 36/ BP 6

BRONQUITE

Sintomas: Tosse produtiva por tempo prolonga Pontos: P5/ P6/ E40/ VC 17/ VC 9/ VC 4/

Aplicação de moxa de 2 a 3 vezes em VC 4 e VC 13

BRONQUITE COM ASMA

Sintomas: Tosse produtiva com sofrimento respiratório Pontos: VC 23/ VC 22/ R 27/VC 17/ B 13/ P 5/

CANSAÇO

(9)

Pontos: B 23/ B 24/ R 7/ VC 12/

Aplicação: Moxa de 3 a 5 vezes em todos os pontos

CISTITE

Sintomas: Dificuldade para urinar, urina avermelhada, dor e presença de febre. Pontos: B 23/ B 40/ B 32/ VC 9/ VC 2/ VC 4/ VC 9/ E 29/

Aplicação: aplicação e moxa de 2 a 3 vezes em VC 2

CÓLICA MENSTRUAL

Sintomas: antes da menstruação, dor na região pélvica. Pontos: VC 4/ VC 3/ VG 2/

Aplicação: moxa em todos os pontos 1 a 2 vezes depois estímulo com agulhas. Ou

Pontos: BP 6/ E 30/ F 3/

DEPRESSÃO

Sintomas: distúrbios emocionais, melancolia.

Pontos: VC 12/ VC 6/ B 23/ B 18/ B 10/ E 36/ IG 11/ VG 16/ IG 4/ R 5/ VG 2O

DIARRÉIA

Sintomas: Indigestão com cólicas abdominais, com evacuação freqüente. Pontos: VC 6/ VC 8/IG 10/ BP 15(bilateral)/ C 7/ VG 20/ E 36/ E 44

DOR DE CABEÇA (OCCIPTAL)

Sintomas: Dores de cabeça localizadas na região da nuca. Pontos: ID 3/ B 48/ B 10/ VB 20/ B 11/ VG 20/

DOR DE CABEÇA FRONTAL

Sintomas: Dores na região frontal da cabeça Pontos: F 3/ CS 6/ VG 20/ IG 1/ VB 14

(10)

DOR DE DENTES

Sintomas: Dores nos dentes e região gengival Pontos: E 36/ R 3/ VB 20/ TA 17/ R 7/

Pode-se fazer sangria nos pontos de reação, aplicar moxa em todos os pontos e depois punturar com agulhas apong.

DOR NOS BRAÇOS

Sintomas: Dores nos ombros e braços.

Pontos: VG 14/VC 13/ VC 12/ IG 11/ IG 4/ TA 5/ ID 3/C

DORES NOS JOELHOS Sintomas: Dores nos joelhos

Pontos: VB 35/ BP 10/VB 33 /R 10/E 36/ E 35/

Aplicação: Sangria nos pontos de reação, moxa depois agulhas apong

ENXAQUECA

Sintomas: Dores de cabeça, sempre nas laterais, com enjôo tonturas e vômitos. Pontos: IG 4/ F 3/ VG 20/ VB 41/ TA 5/ B 7/ VB 20/

FEBRE

Sintomas: Temperatura corporal acima de 36,5º, com sensação de estafa e corpo pesado.

Pontos: IG 4/ IG 11/VG 14/

Aplicação: Fazer sangria nos dez pontos dos dedos e no TA 20

GASTRITE

Sintomas: indigestão, falta de apetite.

Pontos: BP 5/ CS 6/ E 36/ IG 4/ F 3/ VC 12/ VC 8/

HIPERTENSÃO SANGUINEA

Sintomas: Pressão Arterial elevada, dores de cabeça, taquicardia, Vertigens.

(11)

Pontos: E 36/ IG 11/ VG 14/ VG 20/

Aplicação: Sangria nos dez pontos dos dedos da mão e dos pés.

IRREGULARIDADE MENSTRUAL

Sintomas: Fluxo menstrual excessivo e irregular Pontos: P 5/ IG 4/ F 3/ BP 6/ B 10/ B 17/ VC 2/ E 29/

MIOMA

Sintomas: Fluxo menstrual excessivo e irregular, cólicas menstruais. Pontos: BP 6/ R 9/ R 12/ VC 4/ E 25/ VC 2/ e pontos de reação

OTALGIA

Sintomas: Dores internas de ouvido

Pontos: IG 4/ TA 2/ R 2/ VB 34/ VB 12/ VB 20/ ID 16/ ID 6/

PRISÃO DE VENTRE

Sintomas: Dificuldade de evacuação

Pontos: E 25/ VC 4/ BP 14/ IG 4/ E 37/ E 27/ TA 6/ IG 10/

ACUPUNTURA COREANA DA MÃO BIBLIOGRAFIA

MENU PRINCIPAL

TÍTULO: ACUPUNTURA COREANA DA MÃO AUTOR: TAE WOO YOO

EDITORA; ROCA

TÍTULO: KOREA SUJI-TIM AUTOR: DANIEL SON KIM

ABEAMO – ASSOC. BRAS. DE ESTUDOS EM ACUPUNTURA E MTC.

TÍTULO: FUNDAMENTOS ESSENCIAIS DA ACUPUNTURA CHINESA

(12)

AUTOR: TRADUÇÃO SONIA REGINA E LIMA MAKE EDITORA: ICONE

(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)

Referências

Documentos relacionados

Entre os objetivos da pesquisa encontram-se: a análise da representação do autismo na série ​Atypical a partir dos conceitos de identidade e diferença, estereótipos e estigmas,

Conclui-se que o teor de prolina varia entre as cultivares de mandioca, sendo maior nas cultivares Platina’ e ‘Caravela’, seguidas por ‘BRS Kiriris’, ‘BRS Verdinha’,

É ideal para os fabricantes e seus clientes, para escritórios e consultores especializados, para as oficinas de pintura e galvânicas, para as indústrias: química,

Ao oportunizar aos acadêmicos envolvidos, a integração com a população, como forma de estimular a prestação de Atenção Farmacêutica ao paciente, conduz à reflexão sobre

Cargas pontuais (F ou M): Matematicamente, a aplicação pontual de cargas não existe (é preciso uma área para aplicar, ainda que pequena) e sua ocorrência provocará uma

A partir de programas escritos nessa linguagem, específicos para este trabalho, foram realizados os cruzamen- tos dos diferentes planos de informações considerados neste

Os atletas foram avaliados retrospectivamente por meio de um questionário, o qual continha dados com rela- ção ao tempo de prática esportiva, número de horas sema- nais de

Esse conhecimento superior, da consciência, é sabedoria pura e não pode ser patrimônio de nenhuma civilização ou doutrina específica, é de todos e de ninguém