• Nenhum resultado encontrado

E-BOOK TENDÊNCIAS 2021 NA DECORAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E-BOOK TENDÊNCIAS 2021 NA DECORAÇÃO"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

E-BOOK

TENDÊNCIAS 2021

NA DECORAÇÃO

(2)

SUMÁRIO

Introdução

Foco no Bem-Estar

Ambientes projetados por atividades O adeus aos excessos

Sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais As cores para a decoração de interiores em 2021

03 04 08 12 15 20

(3)

5 TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA 2021

Novos hábitos, novas necessidades e novos desejos: a pandemia do coronavírus transformou o mundo e impulsionou tendências em um ritmo ainda desconhecido para o nosso século.

Em meio ao caos, os lares se tornaram verdadeiros refúgios. Nesse cenário, a arquitetura e a decoração se tornaram ainda mais essenciais, seja para adaptar as casas com mais funcionalidade ou transmitir conforto, segurança e esperança através das cores, dos móveis e da composição dos espaços.

Muitas mudanças irão se tornar permanentes; nada será como antes. A seguir, você vai conhecer a nossa seleção com as principais tendências de decoração para 2021, no período após a pandemia. São pre-visões baseadas em pesquisas profundas de comportamento, incluindo novas soluções para espaços interiores, o que vai ser prioridade para os moradores e quais as cores que estarão em alta.

(4)

04

(5)

05

FOCO NO BEM-ESTAR

Se antes da pandemia a prioridade da maior parte das pessoas era em bens de consumo, o jogo virou. A saúde e o bem-estar se tornaram a preocupação nº 1 da população. Esse sentimento de maior cui-dado pessoal vai guiar as escolhas de decoração e promover algumas transformações no lar.

O QUE VAI MUDAR?

Os espaços verdes internos ganham ainda mais relevância, promovendo um maior contato com a natureza. A iluminação natural receberá mais aten-ção, um pouco pela alta da sustentabilidade, e um pouco por oferecer mais saúde para os morado-res. Tanto o hall de entrada da casa quanto o de condomínios verticais deverão ser remodelados:

A saúde no topo das prioridades

o primeiro, para atender a necessidade de higie-ne dos moradores, e o segundo para atender com mais segurança a alta demanda do delivery, que deve crescer ainda mais.

(6)

06

(7)

07

(8)

08

(9)

09

AMBIENTES PROJETADOS POR ATIVIDADES

O isolamento social, uma das medidas de com-bate ao coronavírus, apresentou um novo olhar sobre o ambiente doméstico. Com a quarentena, a casa se transformou em escritório-academia--escola e o home office, adotado em larga esca-la, se tornou definitivo para muitas pessoas. Esse cenário contribuiu para abrir um grande ponto de interrogação sobre a forma com que os lares são projetados atualmente.

O QUE VAI MUDAR?

Os cômodos não deverão mais ser projetados como quartos, sala ou cozinha; fará muito mais sentido preparar a casa para as diferentes ativi-dades dos moradores, como trabalhar, comer,

Cômodos desenhados de forma diferente

dormir, receber ou relaxar. A flexibilidade será o fator decisivo para a definição dos elementos de-corativos, como painéis deslizantes, móveis com rodízio e iluminação adaptável.

(10)

10

(11)

11

(12)

12

(13)

13

O ADEUS AOS EXCESSOS

A simplicidade como palavra-chave

Sofá Pacific | Bell’Arte Living | Ambiente por Designer Mariko Yamauti

Nessa tendência, o minimalismo deixa de ser decoração para se tornar um estilo de vida. Tudo o que for excesso deve ser desconsiderado e o que não tem utilidade, descartado. Os ambientes devem ser limpos e menos poluídos e cada m² deve ser aproveitado ao máximo.

O QUE VAI MUDAR?

Alinhada com o conceito de sustentabilidade, a tendência da simplicidade vai integrar espaços e funções, sem divisões. Até mesmo os ambientes voltados para o varejo devem ser projetados para simplificar a experiência de compra, através de um portfólio reduzido e de arquitetura descomplicada.

(14)

14

Poltrona Tordy | Bell’Arte Living | Ambientes por

(15)

15

(16)

16

SUSTENTABILIDADE E O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

Nunca antes proteger o meio ambiente fez tanto sentido para as pessoas. O peso das mudanças cli-máticas aliado à catástrofe pandêmica aumentou a percepção individual de responsabilidade sobre o futuro do planeta – e o futuro é agora.

Comprar menos e melhor, consertar o que estragou e aliar os princípios do design (funcionalidade, aces-sibilidade e estética) com os da sustentabilidade (re-duzir o uso de recursos e a geração de resíduos) são os alicerces dessa tendência quando aplicada no universo da arquitetura e decoração.

Usar, consertar e reaproveitar

(17)

17

SUSTENTABILIDADE E O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

Usar, consertar e reaproveitar

O QUE VAI MUDAR?

Essa tendência exige que o profissional fique atento à novas práticas, como as seguintes:

• Orientar o cliente a adquirir mobiliário mais durável e da melhor qualidade, levando em con-ta o orçamento disponível.

• Trabalhar com marcas que tenham a sustenta-bilidade como um de seus valores.

• Elaborar projetos que possam se adaptar às necessidades do cliente ao longo do tempo, pre-vendo possíveis alterações futuras.

• Priorizar sempre a iluminação natural.

• Utilizar materiais que possam ser reciclados.

• Indicar eletrodomésticos com consumo eficien-te de energia.

• Reaproveitar materiais e móveis antigos em pro-jetos de reforma e redecoração.

(18)

18

Poltrona Fiord | Bell’Arte Living | Ambiente por Designer Marcelo Diniz para

(19)

19

(20)

20

(21)

21

AS CORES PARA A DECORAÇÃO DE INTERIORES EM 2021

Durante e após uma grande catástrofe como a que vivemos, as pessoas buscam coragem para continuar reagindo nos elementos do cotidiano. As cores na de-coração têm um papel fundamental para reequilibrar os sentimentos e passar mensagens de positividade e calmaria. Selecionamos as principais tonalidades que estarão em alta nos projetos de decoração de 2021.

As tonalidades que vão colorir esse novo momento

Sofá Netuno | Bell’Arte Living | Ambiente por Designer Camila Fleck para Pro Mobile Up

(22)

22

AS CORES PARA A DECORAÇÃO DE INTERIORES EM 2021

As tonalidades que vão colorir esse novo momento

COR: AQUA

Segundo o relatório “Internet of Things, divulgado pela Ericsson, até 2022 haverá 29 bilhões de dispositivos conectado em todo mundo. O avanço tecnológico é um dos motivos que levou a WGSN, líder em previ-sões, a anunciar esse tom de azul claro e esverdeado como a cor do ano de 2021. Além do viés de inova-ção, o Aqua produz a sensação de bem-estar físico e mental.

(23)

23

AS CORES PARA A DECORAÇÃO DE INTERIORES EM 2021

As tonalidades que vão colorir esse novo momento

COR: ORCHID FLOWER

Prevista como a cor de 2022, esse magenta promete dar as caras na decoração ainda no ano que vem. Com uma presença forte, a tonalidade estimula a felicidade e a alegria e tem uma qualidade intensa e energética, além de ser versátil o suficiente para ser aplicada em paredes ou mobiliário.

(24)

24

AS CORES PARA A DECORAÇÃO DE INTERIORES EM 2021

As tonalidades que vão colorir esse novo momento

COR: MANGO

Esse tom de amarelo-manga é mais escuro que o ama-relo-ouro, porém com um grande poder de iluminar e transmitir uma prazerosa sensação de acolhimento. A mango é uma cor alegre e ensolarada que atrai vibra-ções positivas e pode ser chave para vários estilos de décor, e deve ser vista como uma cor desejo.

(25)

25

AS CORES PARA A DECORAÇÃO DE INTERIORES EM 2021

As tonalidades que vão colorir esse novo momento

COR: DARK GREEN

Mais escuro, esse tom de verde natural está sendo cha-mado de verde Amazônia, uma cor que surge para arrematar a tendência de trazer a natureza nua e crua para dentro de casa. Bela, ela traz sensações como tranquilidade e bem-estar, e fica linda em qualquer ambiente, desde a fachada da casa até as paredes dos quartos.

(26)

26

AS CORES PARA A DECORAÇÃO DE INTERIORES EM 2021

As tonalidades que vão colorir esse novo momento

COR: BEGE

Um tom de bege mais escuro, que lembra a solidez da terra, é a promessa de cor que deve ser bastan-te explorada em móveis e outros elementos decorati-vos. A tonalidade é natural e deve inspirar estabilida-de, crescimento e coragem, sem deixar de promover uma sensação de acolhimento e segurança no lar.

(27)

Tendências inspiradoras, não é verdade? Assim como o seu trabalho e dedicação.

Material desenvolvido especialmente para aqueles que deixam os nossos ambientes muito mais bonitos e funcionais.

30 de Outubro

(28)

Referências

Documentos relacionados

Desenvolveu-se um sistema de fluxo, dimensionado em escala reduzida, para a pré- concentração de Co, Cu, Mn, Ni, Pb e Zn por extração em fases sólida-líquida em amostras fluviais,

Many more European associations, consortia and networks are operating at a transnational level: just to mention a few of them, the Association of European Correspondence

questão.. 19 – A tabela periódica atual é uma evolução da obra de vários cientistas do século XIX, especialmente do russo Mendeleev. Ao organizar os elementos conhecidos até

As interações registradas entre as espécies de aves com as espécies de plantas em cada área de estudo mostraram um maior consumo dos recursos por espécies de plantas nativas

O aspecto dinâmico da relação entre a criança e o seu ambiente é, sem dúvida, um dos fatores que muito contribui para que o aprendizado se dê mais rapidamente, do que através de

A Figura 52 apresenta um exemplo de translação na região NCL, reposicionando em (0,0,-10) no seu sistema de coordenadas local. Figura 52 Exemplo de translação de uma região

Na visão dos Órgãos de Controle, mesmo as entidades que não tenham norma própria disciplinando a obrigatoriedade do pregão devem dar preferência a esta modalidade, em virtude

Pelas metodologias de MIALHE e ASABE o custo por hectare para operação de semeadura direta do milho foi dado pela somatória dos seguintes custos (Tabela 4): depreciação,