• Nenhum resultado encontrado

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RADIOLOGIA

INTERVENCIONISTA

PERCUTÂNEA

Programa de

Aperfeiçoamento

(2)

A.C.CAMARGO CANCER CENTER

O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar o conhecimento em oncologia, a partir da criação, em 1934, da Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC), se concretiza e evolui a cada ano. Essa iniciativa deu origem, em 1953, ao Hospital do Câncer, fruto da mobilização da população de São Paulo, incentivada pelo casal Antônio e Carmem Prudente, em torno da construção do primeiro hospital na cidade voltado ao tratamento do câncer.

Historicamente, a evolução assistencial da Instituição, sob liderança de seus profissionais, é marcante. A formação de especialistas e a disseminação do conhecimento científico também estão na essência do A.C.Camargo. No ano de sua fundação, instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do País, com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, foi o primeiro em uma instituição hospitalar privada, não vinculada a uma universidade. No âmbito da pesquisa, o papel

fundamental está concentrado na geração de conhecimento em oncologia, refletido em projetos iniciados já em 1983, quando a Instituição foi

escolhida para sediar o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, sob a liderança do Prof. Dr. Ricardo Brentani.

O A.C.Camargo Cancer Center concentra em um só lugar o diagnóstico, o tratamento, o ensino e a pesquisa, assim como as iniciativas para a

prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Exemplo dessa integração, a Instituição é referência na geração de conhecimento em oncologia, que pode ser aplicado na prática clínica ou em novas tecnologias diagnósticas, como em condutas terapêuticas mais eficazes e custo-efetivas. Sustentada por evidências científicas, a assistência oncológica multidisciplinar permite tratamentos personalizados, com um olhar continuado e amplo para o paciente e com foco na resolução de cada caso.

Nesse modelo de assistência oferecido, não só as necessidades e a segurança dos pacientes são prioritárias, mas também a humanização, o cuidado e o respeito. Mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores, médicos e equipe multiprofissional especializada, compartilham, com orgulho, o propósito de combater o câncer e vivenciam os valores cultivados ao longo das décadas de existência que permanecem na cultura da Instituição.

(3)

O Programa de Aperfeiçoamento de Imagem em Mama do A.C. Camargo Cancer Center constitui uma modalidade de ensino de aperfeiçoamento, destinada exclusivamente a médicos, visando a difusão dos conhecimentos em oncologia. O Programa de Aperfeiçoamento, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico o certificado pelo A.C. Camargo Cancer Center.

Coordenador Geral da Residência Médica:

Dr. Samuel Aguiar Júnior

Comissão de Residência Médica:

COREME A.C. CAMARGO CANCER CENTER

Informações:

eccb@accamargo.org.br Fone: (11) 2189-5076

Programa de

Aperfeiçoamento

RADIOLOGIA

INTERVENCIONISTA

PERCUTÂNEA

(4)

Perfil Egresso:

Ao final do ano de treinamento, o médico radiologista deverá ter adquirido formação especializada em técnicas percutâneas de

Radiologia Intervencionista, destacando-se:

• Punções e Biópsias percutâneas guiadas por US e TC.

• Acessos vasculares guiadas por US.

• Drenagens de coleções e/ou abscessos guiadas por US e TC. • Nefrostomia percutânea guiada

por US/TC.

• Toracocentese e Paracentese guiadas por US.

• Implantação de cateter

peritoneal de longa permanência guiada por US/TC.

• Terapias ablativas percutâneas (Radioblação, Crioblação).

Programa de

Aperfeiçoamento

RADIOLOGIA

INTERVENCIONISTA

PERCUTÂNEA

• Radioblação intraoperatória de tumores guladas por US (em conjunto com os serviços de cirurgia do hospital).

• Localização pré-operatória guiada por US ou TC.

• Alcoolização percutânea de tumores ou formações císticas. • Esclerose de plexo celíaco para

tratamento de dor, guiada por TC.

• Colecistostomia, Gastrostomia, Cistostomia percutâneas.

O médico em treinamento terá também adquirido conhecimento dos princípios de metodologia científica, preparo e análise crítica de artigos científicos.

(5)

Competências do Egresso:

1. Habilidade técnica para realização das diversas técnicas percutâneas de radiologia intervencionista.

2. Domínio do instrumental e material utilizados nos procedimentos intervencionistas percutâneas.

3. Interpretação dos exames de imagem, laboratoriais e condições clínicas do paciente para análise crítica e contraindicações para os procedimentos intervencionistas.

4. Conhecimento dos protocolos específicos institucionais de Radiologia Intervencionista. 5. Discussão dos casos, valorizando o contexto clínico multidisciplinar.

Objetivos gerais:

Ano adicional de Radiologia e Diagnóstico por Imagem com concentração na área de Radiologia Intervencionista Percutânea. Desenvolver o conhecimento e habilidade técnica nas diversas modalidades de procedimentos percutâneos de Radiologia Intervencionista.

Objetivos específicos:

• Conhecer as principais políticas nacionais de controle de câncer. • Manipular os aparelhos para a realização dos procedimentos

intervencionistas percutâneos.

• Domínio das indicações e protocolos específicos.

• Realização dos procedimentos de radiologia intervencionista.

• Atendimento ambulatorial de pacientes encaminhados para avaliação do radiologista intervencionista ou em acompanhamento após terapias locais. • Atuação na subespecialidade com visão multidisciplinar, promovendo uma

atenção integral ao paciente.

Pré-requisito:

Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (três anos) pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou Colégio Brasileiro de Radiologia (três anos).

Carga horária total:

2.880 horas, sendo distribuídas em 60h semanais.

Duração do Programa:

(6)

Atividades Práticas

• Realização de procedimentos intervencionistas percutâneos guiados por ultrassonografia. • Realização de procedimentos intervencionistas

percutâneos guiados por tomografia computadorizada.

• Acompanhamento dos pacientes após os procedimentos intervencionistas.

• Acompanhamento de internação hospitalar para Terapias Ablativas Percutâneas.

• Atendimento ambulatorial de pacientes

encaminhados para avaliação do radiologista intervencionista ou em acompanhamento após terapias ablativas.

Atividades Teóricas

Reunião Científica da Radiologia Intervencionista

Reunião semanal com discussão de artigos científicos e casos clínicos, além de apresentação de aulas temáticas. Com duração de 1h.

Programa de

Aperfeiçoamento

RADIOLOGIA

INTERVENCIONISTA

PERCUTÂNEA

(7)

Todas as atividades

desenvolvidas no programa são

supervisionadas pelos

preceptores do programa.

Reunião Científica da Radiologia Intervencionista Percutânea

Reunião semanal com discussão de artigos científicos, casos clínicos e protocolos, além de apresentação de aulas temáticas. Com duração de 1h.

Curso de Cancerologia

Curso teórico ministrado às quintas-feiras, com presença obrigatória para todos os residentes. Com duração de 1 hora.

Reunião Científica Multidisciplinar da Pós-Graduação Stricto-Sensu

Discussão de casos relevantes, apresentação de temas pertinentes às áreas básicas e apresentação de projetos da pós-graduação em andamento na Instituição, realizada às quartas-feiras. Com duração de 1h.

Reunião Clínica Multidisciplinar (Tumor Board) das especialidades

Reuniões semanais multidisciplinares e multidepartamentais para discussão de casos clínicos, decisão de condutas terapêuticas e protocolos de atendimento em diversas especialidades oncológicas (Abdome, Pelve, Cabeça e Pescoço, Tórax etc). Com participação formal de médicos titulares do Departamento de Imagem. Com duração de 1h.

Reunião de Pesquisa do Departamento de Imagem

Reunião mensal do departamento de Imagem, com aulas temáticas relacionadas ao processo de pesquisa científica; discussão de propostas para projetos de pesquisa departamentais; elaboração de trabalhos científicos para congressos médicos e redação de artigos científicos. Liderada pelo Coordenador de Pesquisa e Trabalhos Científicos do departamento. Com participação dos médicos titulares e residentes, biomédicos e enfermeiros. Com duração de 1h.

(8)

Metodologia de avaliação do médico

aperfeiçoando:

Notas e critérios de avaliação:

A média anual obtida pelo médico em treinamento deverá ser maior ou igual a 7,0 (sete) para a sua aprovação. Nos casos em que a média anual obtida encontrar-se entre 5,0 e 6,9 o médico deverá ser submetido a uma nova

avaliação elaborada pelo departamento e deverá obter média igual ou superior a 7,0 (sete) para ser aprovado. A obtenção de média anual inferior a 5,0 (cinco) resultará no desligamento do programa insuficiência de nota.

Certificado:

O certificado será concedido aos aperfeiçoandos que tiverem cumprido os requisitos de frequência e aproveitamento (Media: 7,0).

(9)

Programa de

Aperfeiçoamento

RADIOLOGIA

INTERVENCIONISTA

PERCUTÂNEA

Corpo Docente/

Preceptores:

Diretor do Departamento

de Imagem do A.C.Camargo

Cancer Center

Dr. Rubens Chojniak

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestrado e Doutorado pelo Curso de Pós-Graduação em Oncologia do A.C.Camargo. Conta com Títulos de Especialista em Ultrassonografia e Radiodiagnóstico pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e pela Associação Médica Brasileira. Atualmente é Diretor do Departamento de

Imagem do A.C.Camargo Cancer Center.

Coordenador do Setor de

Radiologia Intervencionista

e Angiorradiologia do

A.C.Camargo Cancer Center

Dr. Charles Edouard Zurstrassen

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1997), Residência Médica em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA (2001) e Residência Médica em Cirurgia Vascular Periférica pela Casa de Saúde Santa Marcelina (2003). Conta com Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBACV – (2003), Título de Especialista em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia pela Sociedade Brasileira de Radiologia

Intervencionista e Cirurgia Endovascular – Sobrice – (2006). Atualmente é doutorando em oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center.

(10)

Coordenadora do Programa de Residência Médica:

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Dra. Elvira Ferreira Marques

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1977), Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo A.C.Camargo Cancer Center (1980). Médica Titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center desde 1981, atuando no setor de Mamografia e Imagem da Mama. Coordenadora do Setor de Mamografia.

Supervisores do Programa de Residência Médica:

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Dra. Miriam Rosalina Brites Poli

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1989), Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1991) e em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo A.C.Camargo Cancer Center (1994). Médica Titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center desde 1995, atuando no setor de Ultrassonografia e Mamografia e Imagem da Mama. Coordenadora do Setor de Ultrassom.

Dra. Maria Fernanda Arruda Almeida

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007),

Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no A.C.Camargo Cancer Center (2012) e Residência Médica Nível 4 em Imagem em Oncologia com concentração na área de Radiologia Intervencionista Percutânea no A.C.Camargo Cancer Center (2013). Possui Doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente – A.C.Camargo Cancer Center (em curso). É Médica Titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center desde 2013.

(11)

Dr. Almir Galvão Vieira Bitencourt Dr. André Costa Cardoso Franco Dra. Andréa Maria Barbosa e Silva Dra. Camila Silva Boaventura Dra. Camila Souza Guatelli Dr. Chiang Jeng Tyng

Dra. Cristiane Maschietto Elias de Almeida Dr. Cristiano Matsumoto Senaga

Dr. Daniel Bernal Soto Dr. Fábio Menis

Dr. Gustavo Ricardo Martins da Rocha Dr. João Paulo Kawaoka Matushita Junior Dr. Joel Rodrigo Beal Lusa

Dra. Luciana Graziano

Dr. Luiz Henrique de Oliveira Schiavon Dra. Marcela Pecora Cohen

Dr. Marco Antonio Tannus Bueno Maia Dr. Maurício Kauark Amoedo

Dra. Paula Nicole Vieira Pinto Dr. Rafael Yoshitake

Dra. Roberta Schlaucher Richa Menis Dr. Tjioe Tjia Min

(12)

Programa de

Aperfeiçoamento

RADIOLOGIA

INTERVENCIONISTA

PERCUTÂNEA

Rua Professor Antônio Prudente, 211 Liberdade • São Paulo/SP

CEP 01509-900 (11) 2189.5000

Referências

Documentos relacionados

14 de agosto de 2020: Bolsonaro ignora contato para negociação de imuni- zantes com a farmacêutica Pfizer, que ofereceu a produção de 500 mil doses da vacina até dezembro de 2020 e

No Arquipélago da Madeira foram registados 5 sismos no mês de Abril de 2011 pela Rede Sísmica Nacional, em que o maior valor de magnitude local atingida foi 2.8

Sem prejuízo das demais disposições do presente Regulamento, a Promotora poderá, a qualquer momento, durante ou após o período de participação, excluir participante, sendo vedada

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

A Prefeita Municipal de Poções - Ba, em acordo com a Lei nº 8.666/93 e nº 10.520/02 torna público o Resultado e HOMOLOGA o Pregão Presencial nº 031/2021 realizado no dia

A Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução (SPA) está a celebrar o seu XVI Congresso Nacional, pugnando uma vez mais pela formação específica, profissional

Na questão descrita a paciente não apresenta oscitamos não localizatórios como inquietação, convulsão ou coma.. Em primeira instância deve-se tratar a emergência

de texto para título e estrutura de tópicos, bem como modelo de plano de fundo para os slides que utilizam este slide mestre;.  Toda apresentação possui um ou mais slides