• Nenhum resultado encontrado

CARTEIRA DE TRANSPORTE ESCOLAR METROPOLITANO 2012 DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARTEIRA DE TRANSPORTE ESCOLAR METROPOLITANO 2012 DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CARTEIRA DE TRANSPORTE ESCOLAR

METROPOLITANO 2012 DA

REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

MANUAL DE ORIENTAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

E AOS ESTUDANTES / PROFESSORES

(2)

ÍNDICE

1. Objetivo ... 3

2. Direito de obtenção e utilização ...3

3. Sem direito ao benefício ... 4

4. Procedimentos para cadastrar a Instituição de Ensino ... 5

5. Procedimentos para emissão da Carteira Escolar ... 6

6. Procedimentos para utilização da Carteira Escolar ... 10

(3)

1. OBJETIVO:

1.1. O presente Manual visa orientar as Instituições de Ensino, bem como os estudantes e

professores, sobre os procedimentos para obtenção da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano 2012, doravante denominada Carteira Escolar, junto à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A – EMTU/SP.

1.2. Taxa para requisição 2012: Conforme Resolução STM 91, de 25/10/2011, será de 7

(sete) tarifas-piso. O valor expresso em reais será sempre divulgado em nosso site, pois poderá sofrer mudança ao longo do ano conforme Resoluções de Reajustes Tarifários.

1.3. Datas Importantes:

01/12/2011 – Início das requisições para o ano letivo de 2012 no site da EMTU/SP. 01/01/2012 à 31/01/2012 – Não há venda de cotas.

15/07/2012 – Último dia de venda de créditos (cota de 30 viagens) para o mês de julho. 31/10/2012 – Encerramento do prazo para preenchimento das requisições 2012 no site. 31/11/2012 – Último dia de recebimento das requisições 2012 na EMTU/SP.

15/12/2012 – Último dia de venda de créditos (cota de 30 viagens) do ano letivo de 2012.

2. DIREITO DE OBTENÇÃO E UTILIZAÇÃO:

2.1. Têm direito à Carteira Escolar, que permite a aquisição e utilização dos passes

escolares somente os estudantes regularmente matriculados nas Instituições de Ensino e os professores no exercício da profissão, dos níveis de ensino abaixo relacionados, que se utilizarem do Sistema de Ônibus Intermunicipal, na Região Metropolitana de Campinas, e que residam a mais de um quilômetro da Instituição de Ensino:

 Educação Infantil (somente professores);

 Ensino Fundamental (regular e supletivo);

 Ensino Médio (regular e supletivo);

 Cursos Profissionalizantes de Nível Técnico, nos termos do Decreto Federal nº 5.154 de 23/07/2004, equivalentes ao ensino médio, autorizados pelos órgãos competentes;

(4)

 Cursos Regulares de Educação Profissional, ministrados por escolas Oficiais, Oficializadas ou Reconhecidas, com duração mínima de 2 (dois) anos;

 Cursos de Ensino Superior, ministrado pelas Universidades e Faculdades Públicas ou Privadas, autorizadas pelo Ministério da Educação;

 Cursos de Pós–Graduação, autorizados pelo Ministério da Educação, limitado o benefício à quantidade de dias em que, mediante comprovante, o beneficiário deve se dirigir à Instituição de Ensino.

 Conforme Parecer CJ/STM nº 0167/2008 o requisito para o beneficio é estar matriculado (estudantes) / lecionando (professores) em Instituições de Ensino situadas na Região Metropolitana de Campinas.

2.2. As Instituições de Ensino e os estudantes/professores devem estar cientes de que a

EMTU/SP e as Concessionárias e Operadoras de Transporte Coletivo Regular, de âmbito Metropolitano, constatarão a veracidade das informações prestadas, a fim de evitar fraudes no Sistema Metropolitano de Passe Escolar.

2.3. O passe escolar deverá ser adquirido e utilizado nas empresas do Sistema

Metropolitano Intermunicipal conforme opção impressa na Carteira Escolar, cuja relação encontra-se no site da EMTU/SP, http://www.emtu.sp.gov.br/passe/ondecomprar.htm.

3. SEM DIREITO AO BENEFÍCIO DO PASSE ESCOLAR:

 Cursos de idiomas;

 Cursos de qualificação profissional com duração inferior a 2 (dois) anos;

 Cursos preparatórios (sem formação curricular);

 Durante o período de estágio;

 Instituição de Ensino localizada fora dos limites da Região Metropolitana de Campinas.

 Funcionários das Instituições de Ensino que não sejam professores no exercício da profissão, como por exemplo: Diretores, serventes, inspetores e funcionários da Administração;

 Estudantes beneficiados com outro tipo de gratuidade (pessoas com Cartão de Identificação de Passageiro Especial – CIPES, pessoas maiores de 65 anos de idade e crianças com até 5 anos de idade).

(5)

4. PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAR A INSTITUIÇÃO DE ENSINO:

4.1. REQUISITOS NECESSÁRIOS:

4.1.1. Possuir registro nos órgãos competentes: Secretaria da Educação, Delegacias Regionais de Ensino, Ministério de Educação e Cultura – MEC, etc.;

4.1.2. Ministrar cursos reconhecidos, cujas categorias estejam previstas nas legislações do benefício, conforme item 2.1.

4.2. CADASTRAMENTO:

4.2.1. Para requisitar a Carteira Escolar, as Instituições de Ensino devem solicitar o cadastramento mediante envio de ofício em papel timbrado, assinado pelo Diretor da Instituição, no qual devem constar as seguintes informações:

 Solicitação de cadastro da Unidade de Ensino no sistema;

 Nome e RG do(s) funcionário(s) da Unidade de Ensino que será(ão) credenciado(s) como responsável(is) por enviar as documentações necessárias;

 Quantidade de alunos que utilizarão o benefício;

 Cursos ministrados pela Instituição de Ensino;

 Período(s) de duração, carga horária e exigências do(s) curso(s).

4.2.2. Preencher a “Ficha de Solicitação de Cadastro da Instituição de Ensino” disponível no site, http://www.emtu.sp.gov.br/passe/documentacaoescola.htm, imprimir e anexar cópia dos seguintes documentos:

 Publicação da “Autorização de Funcionamento“ da Unidade de Ensino;

 Publicação da “Autorização de Funcionamento” do(s) curso(s);

 Publicação da “Homologação“ do Plano de Curso.

4.2.3. A EMTU/SP analisará a documentação enviada. Após aprovação, a Instituição de Ensino receberá um código de cadastro no Sistema de Emissão da Carteira Escolar, que será remetido por email ou telefone.

(6)

IMPORTANTE: A documentação deverá ser devidamente preenchida, assinada pelo(a)

Diretor(a) e enviada à EMTU/SP via Correios:

EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira

A/C: SETOR DE PASSE ESCOLAR

Av. Lix da Cunha, S/Nº – Bairro Bonfim CEP: 13070-716 – Campinas – SP

No caso de Instituição de Ensino já cadastrada, a mesma deverá somente acessar o portal Parceiros e efetuar a atualização dos dados cadastrais a qualquer momento que houver mudanças, evitando assim a devolução das requisições.

5. PROCEDIMENTOS PARA A EMISSÃO DA CARTEIRA ESCOLAR:

5.1. O Conjunto Carteira Escolar 2012 recebido pela Instituição de Ensino é composto por 1

(uma) carta e 1 (um) Manual de Orientações, enviados via email.

5.2. A Instituição de Ensino deverá divulgar este Manual de Orientação nas quantidades que

julgar necessárias e as afixará em seus murais, bem como deverá divulgar aos estudantes e professores o endereço eletrônico http://www.emtu.sp.gov.br/passe.

5.3. A Instituição de Ensino deverá acessar o Portal de Relacionamento por meio de login e

senha de acesso e liberar o cadastro dos estudantes e professores que não possuem a Carteira Escolar para que eles possam solicitá-la no endereço eletrônico. Sem a liberação, o estudante/professor não poderá preencher a requisição da Carteira Escolar.

5.4. Todos os estudantes e professores que solicitaram a Carteira Escolar em 2011 já se

encontram na base de dados da EMTU/SP em suas respectivas Instituições de Ensino.

5.5. O estudante/professor deverá preencher o formulário de Requisição da Carteira Escolar

no site http://www.emtu.sp.gov.br/passe, menu Requisição.

(7)

5.6.1. Imprimir o formulário;

5.6.2. Pagar o valor determinado em resolução vigente para emissão da Carteira Escolar em qualquer Banco por meio do boleto específico, que é parte integrante do formulário.

5.6.3. Anexar uma cópia simples do RG (ou protocolo do RG acompanhado de uma cópia da Certidão de Nascimento ou outro documento, por lei, equivalente) ou RG Escolar (frente e verso) e do comprovante de endereço atualizado, em nome do estudante/professor ou de seus pais/responsáveis.

5.6.4. O estudante que cursar o Nível Técnico deverá anexar também uma cópia simples do Certificado de Conclusão ou Atestado de que está cursando o Ensino Médio.

5.6.5. O estudante que cursar Pós-graduação deverá anexar o comprovante dos dias em que freqüenta a Instituição de Ensino.

5.6.6. ENTREGAR A REQUISIÇÃO DA CARTEIRA ESCOLAR E AS CÓPIAS DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS EXCLUSIVAMENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. 5.6.7. Solicitar à Instituição que assine e carimbe seu protocolo, o qual se encontra na parte superior do formulário e a mantenha em seu poder como comprovante, bem como para consulta do andamento no site da EMTU/SP.

5.6.8. Acompanhar a situação da emissão da Carteira Escolar por meio do endereço

http://www.emtu.sp.gov.br/passe, menu Acompanhe sua solicitação.

 Se a documentação for aprovada, a Carteira Escolar ficará liberada, cabendo ao estudante/professor realizar a impressão da mesma, clicando no link “Imprimir Carteira” (utilizar papel formato A4).

 O estudante/professor deverá conferir seus dados, solicitar o carimbo no campo “Controle de Freqüência” no início de cada mês vigente na Instituição de Ensino e dirigir-se a(s) empresa(s) do Sistema Metropolitano Intermunicipal, conforme instrução impressa na Carteira Escolar.

 Se constatada na verificação da documentação a falta de informações ou que contrariem a concessão do beneficio, as requisições serão devolvidas à Instituição de Ensino conforme item 5.16 e as Notificações conforme item 5.17.

5.6.9. Conforme Resolução SE-179, de 22/07/1993, artigo 2º: Caberá ao Diretor da Unidade de Ensino a responsabilidade de:

(8)

II – cadastrar os alunos regularmente matriculados e os professores em exercício da profissão interessados utilizando o formulário fornecido pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, por meio da EMTU/SP;

III – garantir a veracidade das informações registradas nesses formulários;

IV – enviar os formulários preenchidos à EMTU/SP para emissão das Carteiras de Passe Escolar Metropolitano;

V – receber e distribuir aos respectivos beneficiários, alunos e professores, as Carteiras de Passe Escolar emitidas pela EMTU/SP.

5.7. A INSTITUIÇÃO DE ENSINO DEVERÁ VERIFICAR SE CONSTA NA REQUISIÇÃO:

5.7.1. Autenticação mecânica referente ao pagamento do valor determinado em resolução vigente para emissão da Carteira Escolar;

5.7.2. Cópia legível dos documentos de identidade com foto (RG ou protocolo do RG acompanhado de cópia da Certidão de Nascimento ou outro documento, por lei, equivalente).

5.7.3. Comprovante de endereço atualizado e legível, em nome do aluno/professor ou responsável.

5.8. A Instituição de Ensino deverá preencher o protocolo que se encontra na parte superior

da Requisição, com a data de entrega na Instituição de Ensino e o número do Lote, DESTACANDO-O E ENTREGANDO-O ao estudante/professor. Caso haja extravio da requisição antes do recebimento pela EMTU/SP, o número da mesma deverá ser informado.

5.9. A Instituição de Ensino enviará as Requisições para a EMTU/SP obrigatoriamente por

intermédio do formulário Capa de Lote.

5.10. A Instituição de Ensino poderá obter a Capa de Lote no Portal de Relacionamento

http://www.emtu.sp.gov.br/parceiros, link “Capa de Lote”.

5.11. Poderão ser enviados à EMTU/SP quantos lotes de Requisições forem necessários,

(9)

5.12. A EMTU/SP não receberá os lotes de Requisições da Carteira Escolar sem o

formulário Capa de Lote.

5.13. A Instituição de Ensino deverá remeter os lotes com Requisições para a EMTU/SP no

endereço citado no item 4.2.3. Para evitar extravios, sugerimos a utilização dos serviços “SEDEX” ou “Carta Registrada” da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT.

5.14. Serão aceitas todas as requisições da Carteira Escolar entregues diretamente na

EMTU/SP somente por meio do(a) Diretor(a) da Instituição de Ensino, ou seu representante. Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira – das 9h00 às 16h00 horas.

5.15. A EMTU/SP verificará a legitimidade da autenticação mecânica referente ao

pagamento do valor determinado em Resolução vigente, e o correto preenchimento dos documentos, bem como seus anexos.

5.16. Caso as requisições da Carteira Escolar contenham erros de preenchimento, estejam

incompletas, com rasuras ou com falta dos documentos, elas serão devolvidas à Instituição de Ensino para correção ou complementação.

5.17. Se for constatada na concessão do benefício do Passe Escolar a existência de

informações não verídicas ou que contrariem a Resolução vigente, o estudante/professor NÃO TERÁ DIREITO AO BENEFÍCIO e uma Notificação será disponibilizada em nosso site.

IMPORTANTE: A EMTU/SP devolverá a taxa de emissão da Carteira Escolar ao

estudante/professor que tenha pago e que não tenha direito ao benefício do Passe Escolar, por meio de crédito em conta corrente, ficando à disposição para esclarecimentos no telefone (19) 3235-2530.

6. PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DA CARTEIRA ESCOLAR:

6.1. A Instituição de Ensino deverá carimbar na Carteira Escolar, no início de cada mês e

somente no mês em referência, no campo “Controle de Freqüência“, a identificação da escola para demonstrar que o respectivo estudante/professor freqüenta/ ministra aulas.

(10)

6.2. Caso a Carteira Escolar não possua este carimbo, ou esteja carimbada indevidamente,

o estudante/ professor não poderá comprar e utilizar o passe escolar.

6.3. Os estudantes/professores terão direito à quota mensal limite de 50 (cinqüenta) viagens

completas entre a origem e o destino, nos meses de fevereiro a junho e de agosto a novembro, e de 30 (trinta) viagens completas nos meses de julho e dezembro, mediante a apresentação da Carteira Escolar. Para o estudante/professor do curso de Pós-graduação a cota será concedida de acordo com o Atestado emitido pela Instituição de Ensino, comprovando a quantidade de dias que freqüenta/ministra o curso. Para adquirir os créditos que tem direito, deverá apresentar o comprovante de Controle de Freqüência e o Atestado emitido pela Instituição de Ensino.

6.4. Poderão ser fornecidas quantidades inferiores, em Postos de Venda específicos, a

serem divulgados pelas empresas operadoras.

6.5. Conforme Resolução STM-10 de 22/01/2003, parágrafos 1º e 2º, a Carteira Escolar

deverá permitir a aquisição de viagens de ônibus ou trólebus intermunicipais das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo, com a utilização de passes, bilhetes magnéticos, cartões ou outros meios de acesso, com desconto de 50% (cinqüenta por cento) em relação à tarifa oficial de cada operadora.

6.6. Não será permitido comprar passes escolares fora do mês corrente.

6.7. O estudante/professor poderá solicitar a Carteira Escolar para aquisição de passes

escolares da seguinte forma:

 Uma ou duas cotas de UMA empresa de ônibus intermunicipal, estritamente necessário no trajeto compreendido entre a residência e a Instituição de Ensino e vice-versa.

 Duas cotas de DUAS empresas de ônibus intermunicipais (uma cota para cada empresa), estritamente necessários no trajeto compreendido entre a residência e a Instituição de Ensino e vice-versa.

OBSERVAÇÃO: Justifiquem na Requisição da Carteira Escolar a(s) empresa(s) a ser(em)

(11)

6.8. A não apresentação da Carteira Escolar, obrigatoriamente acompanhada do documento

de identidade ou cópia da identidade, no uso do passe escolar ou cartão escolar, implicará no pagamento integral da tarifa.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

 No caso de perda, extravio ou roubo da Carteira Escolar, o aluno/professor poderá reimprimi-la pelo site http://www.emtu.sp.gov.br/passe/estudante.htm e seguir as instruções dos itens 6.1 e 6.2 deste Manual.

 Caso seja detectada pela Fiscalização qualquer divergência entre as informações contidas na Carteira Escolar e a sua efetiva utilização, essa será imediatamente apreendida e cancelada, e o seu portador estará sujeito às penalidades previstas no item 7.2 deste Manual.

 O estudante/professor que optar pela empresa de ônibus intermunicipal erroneamente deverá enviar uma nova Requisição preenchida e paga.

7. DAS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE / PROFESSOR:

7.1. Conforme compromisso firmado na Requisição da Carteira Escolar, o estudante/professor se compromete a utilizar o benefício exclusivamente para se deslocar da sua residência para a Instituição de Ensino e vice-versa.

7.2. A Carteira Escolar é de uso pessoal e intransferível. Se constatada a sua utilização

(12)

EMPRESA METROPOLITANA DE TRANSPORTES URBANOS DE SÃO PAULO S/A – EMTU/SP REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS – RMC

TERMINAL METROPOLITANO PREFEITO MAGALHÃES TEIXEIRA SETOR DE PASSE ESCOLAR

Av. Lix da Cunha, S/Nº – Bairro Bonfim CEP: 13070-716 – Campinas – SP Telefone/Fax: (19) 3235-2530 Email: passermc@emtu.sp.gov.br http://www.emtu.sp.gov.br/passe

Referências

Documentos relacionados

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Ao ampliarmos um pouco mais a reflexão, poderemos retomar novamen- te a importância do professor no desenvolvimento de relações mais próximas com as famílias, fato que nos remete a

Embora a normatividade que regulamenta as ações afirmativas das instituições de ensino superior e técnico de nível médio não sejam impositivas para os Colégios de

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Podemos realçar algumas justificativas para a aplicabilidade do empreendedorismo à gestão escolar, tais como: as exigências das esferas públicas, bem como de toda a

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar