• Nenhum resultado encontrado

RESULTADO DA AGENDA LEGISLATIVA DA SEMANA SENADO FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESULTADO DA AGENDA LEGISLATIVA DA SEMANA SENADO FEDERAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RESULTADO DA AGENDA LEGISLATIVA DA SEMANA

SENADO FEDERAL

Plenário – 06 a 08/08 – 14h – Sessão deliberativa

Na Pauta do Plenário a votação do Passe Livre Estudantil. As PECs 53 e 75 de 2011 (itens 6 e 7 da Pauta) devem ser votadas nessa semana.

Destaque também para o item 15 (PEC 10/2013) que extingue o foro especial por prerrogativa de função nos casos de crimes comuns.

Resultado: Aprovado o substitutivo do senador Blairo Maggi (PR/MT) às PECs 53 e 75 de 2011, que tratam da punição para juízes e integrantes do Ministério Público que tiverem cometido falhas graves. As Propostas seguem agora para a Câmara.

A PEC 10/2013, que acaba com o foro especial, voltou para a Comissão de Constituição e Justiça para reexame.

O Plenário do Senado aprovou a indicação do advogado Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho, feita pelos líderes partidários na Casa, para o Conselho Nacional do Ministério Publico (CNMP) para o biênio 2013/2015. Na mesma sessão, os senadores aprovaram ainda a indicação do juiz Leonardo Farias Duarte para compor o CNMP.

Já a recondução do procurador da República Wellington Cabral Saraiva para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi rejeitada em votação secreta pelo plenário da Casa.

Comissão de Modernização da Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) – 05/08 – 18h – Plenário 15

Audiência Pública da Comissão Temporária instituída pelo “Ato do Presidente do Senado Federal nº 19, de 2013, para atualizar e modernizar a Lei nº 8.666, de 21 de junho, de 1993, no prazo de 60 (sessenta) dias.”

Convidados: representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, CGU, AGU, TCU, MPOG, EMBRAPA, SERPRO e MCTI.

Resultado: A reunião com as Forças Armadas foi realizada. A ANPR aguarda a marcação de audiência pública com o Ministério Público para participar.

(2)

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE - Senado) e Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN - Câmara) – 06/08 – 14h30 – Plenário 07 Audiência Pública, a requerimento dos senadores Ricardo Ferraço (PMDB/ES) e Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), com o objetivo de discutir e prestar esclarecimentos acerca de denúncias veiculadas na imprensa nacional sobre a rede de espionagem montada em Brasília pelo Governo dos Estados Unidos, que monitoraram milhões de mensagens de e-mails e ligações telefônicas de brasileiros. Convidado: jornalista Glenn Greenwald.

Resultado: Audiência Pública realizada. O jornalista reafirmou que o governo dos Estados Unidos monitora comunicações eletrônicas dentro e fora do país, com a justificativa de combater o terrorismo e garantir a segurança nacional. Na realidade, entretanto, o objetivo seria obter informações privilegiadas sobre acordos econômicos, estratégias políticas e competitividade industrial de outros países.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – 07/08 – 9h – Plenário 03 Item 1 – Ofício 30/2013 do STF

Comunica, na forma do disposto no inciso V do art. 103-B da Constituição Federal, a indicação da Juíza de Direito Deborah Ciocci, Titular da 2ª Vara de Família e Sucessões do Foro Regional de Santana, Comarca da Capital, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para compor o Conselho Nacional de Justiça - Biênio 2013/2015.

Relator: Senador Luiz Henrique (PMDB/SC).

Resultado: Deborah Ciocci foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Sua indicação segue agora para o Plenário do Senado.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Plenário – 06 a 08/08 – 14h – Sessão deliberativa

Estão na pauta do Plenário a conclusão da votação da proposta que destina royalties do petróleo para saúde e educação, o novo marco regulatório da mineração e o projeto que torna a corrupção crime hediondo. Ainda pode ser votada a minirreforma eleitoral, item 7 da pauta.

Resultado: A votação do projeto que destina recursos dos royalties do petróleo para educação e saúde (PL 323/07) foi adiada para a próxima semana.

(3)

para um adiamento até setembro.

O projeto que torna a corrupção crime hediondo e a minirreforma eleitoral não foram deliberados.

Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) – 06/08 – 14h – Plenário 15

Audiência Pública a requerimento do dep. Arnaldo Jordy (PPS/PA) - TEMA: Esvaziamento da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal na Amazônia.

Convidados: Representante do Ministério da Justiça; Representante do Ministério Público Federal; e Representante do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais nos Estados do Pará e Amapá.

Resultado: Audiência realizada. Não houve participação de membro do Ministério Público Federal.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) – 06/08 – 14h30 – Plenário 01 Item 9 – PEC 325/2009, do dep. Valtenir Pereira (PSB/MT) - “acrescenta Seção ao Capítulo IV do Título IV da Constituição Federal, dispondo sobre a perícia oficial de natureza criminal".

O relator, dep. Vieira da Cunha (PDT/RS), apresentou parecer pela admissibilidade desta e da PEC 499/2010, apensada.

Item 10 - PEC 504/2010, do Senado Federal (Demóstenes Torres - PEC 51/2003) - "altera o § 4º do art. 225 da Constituição Federal, para incluir o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional".

O relator, dep. Ricardo Tripoli (PSDB/SP), apresentou parecer pela admissibilidade.

Item 13 – PEC 204/2012, do dep. João Caldas (PEN/AL)- "dá nova redação aos arts. 94, 104, 119 e 120 da Constituição Federal, para alterar a forma de indicação de membros do Ministério Público e advogados às vagas nos Tribunais".

O relator, deputado Ricardo Berzoini (PT/SP), apresentou parecer pela admissibilidade.

Item 14 – PEC 505/2010, do Senado Federal (Ideli Salvatti - PEC 89/2003) - "altera os arts. 93, 95, 103-B, 128 e 130-A da Constituição Federal, para excluir a aposentadoria por interesse público do rol de sanções aplicáveis a magistrados e para permitir a perda de cargo, por magistrados e membros do Ministério Público, na forma e nos casos que especifica".

(4)

PEC 86/2011 e da PEC 163/2012, apensadas.

Resultado: Não houve sessão na Comissão. As reuniões foram encerradas por falta de quórum. A pauta será retomada na terça-feira, 13.

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) – 07/08 – 9h30 – Plenário 13

Audiência Pública sobre "O Marco Civil da Internet" (Requerimento nº 218, de 2013, dos Deputados Antonio Imbassahy (PSDB/BA) e Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG)).

Convidados: deputado Alessandro Molon (PT/RJ) (relator do Projeto de Lei nº 5.403, de 2001); Maximiliano Martinhão (Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações); João Batista de Rezende (Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações); Daniel Pimentel Slaviero (Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão); Eduardo Neger (Presidente da Associação Brasileira de Internet); Antonio Carlos Valente (Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal); Antonio Gil (Presidente-executivo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação); Oscar Vicente Simões de Oliveira (Presidente-executivo da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura); Gustavo Torres (Professor do Departamento de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Veridiana Alimonti (Advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor); Rosane Bertotti (Coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação).

Resultado: Audiência Pública realizada. O relator da proposta do marco civil da internet (PL2126/11), deputado Alessandro Molon (PT/RJ), afirmou que o princípio da neutralidade da rede contido no projeto é “inegociável”.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) - 07/08 – 10h – Plenário 12

Item 18 – PL 1701/11, do dep. Manato (PDT/ES) - "institui o Programa Federal de Recompensa e Combate à Corrupção por meio do qual o informante que contribui para a elucidação de crime contra a Administração e Patrimônio públicos, bem como para a recuperação de valores e bens públicos desviados, recebe recompensa pecuniária, e dá outras providências".

O relator, deputado Policarpo, apresentou parecer pela aprovação, com substitutivo. Resultado: O projeto não foi deliberado.

(5)

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) – 07/08 – 14h – Plenário 06

Item 3 – Requerimento 243/2013, do dep. Otavio Leite (PSDB/RJ) (PL 5776/2013) - “requer a realização de audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 5.776/13, que "Dispõe sobre a investigação criminal e dá outras providências" e seus apensados".

Item 4 – Requerimento 244/2013, do dep. Otavio Leite (PSDB/RJ) e outros (PL 5776/2013) - “requer a realização de seminário para debater sobre investigação criminal".

Item 9 - PL 1903/2011, do dep. João Campos (PSDB/GO) - "acrescenta incisos e altera a redação do caput do art. 322, do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal, possibilitando à autoridade policial conceder fiança aos autores de crimes punidos com detenção, independente do máximo da pena cominada à infração".

O relator, deputado Pastor Eurico (PSB/PE), apresentou parecer pela aprovação.

Item 10 – PL 4613/2012, da dep. Keiko Ota (PSB/SP) - "altera o art. 148 do Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal".

Info: Aumenta as penas aplicadas ao crime de privação de liberdade mediante sequestro ou cárcere privado.

O relator, deputado Otoniel Lima (PRB/SP), apresentou parecer pela aprovação.

Resultado: Os requerimentos do deputado Otávio Leite para realização de audiência pública e seminário sobre investigação criminal foram aprovados. A ANPR incluiu dois representantes do Ministério Público nos requerimentos. As datas de realização dos eventos ainda não foram divulgadas.

O PL 1903/11 e o PL 4613/12 não foram deliberados.

Grupo de Trabalho destinado a estudar e elaborar propostas referentes à Reforma Política e à Consulta Popular sobre o tema - 08/08 – 9h - Plenário 13

Audiência Pública com representantes da seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Resultado: O coordenador do grupo de trabalho sobre reforma política, deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP), indicou o deputado Alfredo Sirkis (PV/RJ) para a relatoria informal de uma proposta a ser apresentada ao grupo. Vaccarezza pediu que Sirkis apresente na

(6)

reunião do dia 22 de agosto um esboço, para começar a ser discutido pelo colegiado.

As discussões no grupo de trabalho sobre reforma política se centraram no financiamento de campanhas eleitorais.

Na audiência, o representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Marlon Reis, adiantou que a organização vai apresentar um projeto de lei de iniciativa popular de reforma política. As assinaturas para o texto ainda estão sendo colhidas, mas Vaccarezza concordou em receber informalmente a proposta para ser analisada pelo grupo de trabalho.

De acordo com o coordenador do grupo, a reforma política não ficará pronta a tempo de que as mudanças valham para 2014. “As alterações no sistema eleitoral que valerão para o ano que vem estão contidas na minirreforma eleitoral (PL 5735/13), que será votada tão logo a pauta do Plenário seja liberada”, afirmou.

O grupo de trabalho da reforma política é uma alternativa à sugestão de plebiscito proposta pela presidente Dilma Rousseff. Os parlamentares ainda não definiram se as mudanças virão a partir da consulta prévia à população (plebiscito) ou se serão decididas pelo próprio Poder Legislativo.

Referências

Documentos relacionados

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

Sin embargo, en este aspecto, los Estados fundadores fueron bastante conservadores: se comprometieron a armonizar sus respectivas legislaciones nacionales (art. 1°