• Nenhum resultado encontrado

CREDENCIAMENTO 2017/ Resposta aos questionamentos 130 a 174

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CREDENCIAMENTO 2017/ Resposta aos questionamentos 130 a 174"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CREDENCIAMENTO 2017/00192 Resposta aos questionamentos 130 a 174

QUESTIONAMENTO 130: Dado o modelo de atestado, constante no Anexo nº 08, questiona-se: no texto "Atestamos, para fim exclusivo de participação em licitação, que a empresa ... com sede à ... (endereço), inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda (CNPJ) sob o número ..., presta/prestou os serviços (...) abaixo relacionados ao (...)" As reticências que estão entre parênteses devem ser completadas, o primeiro (após serviços) com serviços de cobrança extrajudicial e o segundo (após relacionados ao) deve constar o número do contrato? Está correto o entendimento? Resposta: O anexo nº 08 refere-se apenas a um modelo. No atestado devem contar todas as informações obrigatórias constantes do Edital. No entanto esclarecemos que, para os casos a seguir poderiam ser utilizados os seguintes termos: (...) presta/prestou os serviços (tipo de serviço prestado pela empresa) abaixo relacionados ao (Nome do contratante ao qual a empresa presta ou prestou os serviços)".

QUESTIONAMENTO 131: Após leitura completa do Edital e seus anexos, não ficou clara a forma de classificação e o número mínimo de empresas que serão credenciadas, questiona-se: como será procedida a classificação das empresas credenciadas?

Resposta: Não haverá classificação uma vez que todas as empresas que atenderem as exigências do edital serão contratadas.

QUESTIONAMENTO 132: Temos um atestado de capacidade técnica fornecido por um Banco, contendo 6.000 clientes(PJ) e saldo médio em cobrança de R$ 220.000.000,00 (PJ) no período de 01/01/2016 até 31/12/2016 na unidade federativa de São Paulo. Perguntamos: Se com os quantitativos acima podemos nos habilitar aos demais lotes (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste e Norte) da PJ?

Resposta: Sim, desde que atendidas todas as condicionantes do Edital.

QUESTIONAMENTO 133: Anexo 4 - Requerimento de Credenciamento: LOTE(s) ONDE DESEJA ATUAR: Citar os Lotes e as respectivas Regiões. Perguntamos: É necessário citar os lotes desejados neste local ou basta assinalar com "x" no quadro disponibilizado no anexo?

Resposta: Pode ser assinalado com um "x".

QUESTIONAMENTO 134: Anexo 4 - Requerimento de Credenciamento: ORDEM DE PREFERENCIA: relacionar a ordem de preferência dos lotes em que a empresa deseja atuar. Perguntamos: É necessário relacionar a ordem de preferência por lote neste local ou basta assinalar com "x" no quadro conforme disponibilizado no anexo? ou Assinalar por Lote de 1 a 10 ou por segmento, (PF de 1 a 5) e (PJ de 1 a 5)?

Resposta: Deverá ser informado o número de ordem.

QUESTIONAMENTO 135: Se a Instituição “A” emite atestado de capacidade técnica discriminando o período e regiões de atuações (EX: PF – Janeiro 2016 – Região Sul (suficiente) e Sudeste (suficiente)) e a Instituição “B” emite atestado nos mesmos termos,

(2)

discriminando o período e regiões de atuações (EX: - Fevereiro 2016 – Regiões Sul (insuficiente), Sudeste (insuficiente), Centro-oeste (suficiente) e Nordeste (insuficiente)), estes atestados poderão ser considerados para fins de habilitar as regiões suficientes e não suficientes de cada um dos clientes ainda que os volumes não sejam somados em função de períodos divergentes?

Resposta: Não. Conforme item 3.1.9.2, as UF's deverão estar discriminadas.

QUESTIONAMENTO 136: Ainda é possível considerar atestados que os segmentos PJ e PF tenham períodos diferentes apontados?

Resposta: Para os segmentos (PF e PJ) os períodos poderão ser diferentes.

QUESTIONAMENTO 137: Referente os Atestados de Capacitação Técnica de uma única Instituição, quanto aos períodos de PF e PJ poderão ser distintos? Exemplo: PF período de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2016 e PJ novembro de 2015 a novembro de 2016.

Resposta: Para segmentos (PF e PJ) poderão ser utilizados atestados com períodos diferentes.

QUESTIONAMENTO 138: Se possuirmos um atestado de capacitação técnica, discriminando as UF’S, cuja a quantidade de clientes seja de 44.000 e o valor médio mensal de operações de 75.000.000,00, qual o critério adotado pelo Banco do Brasil clausula 5.2, para a escolha da região caso a empresa manifeste interesse em mais de um lote do segmento de pessoa física, uma vez que o valor médio mensal de operações só atenderia a uma única região apesar da quantidade de cliente para todos os lotes do segmento de pessoa física?

Resposta: No modelo de requerimento a empresa deverá indicar a ordem de preferência dos lotes em que tem interesse em atuar.

QUESTIONAMENTO 139: Tendo em vista que o edital em referência permite o credenciamento à todos os lotes do certame, peço a gentileza de esclarecer em que consiste a indicação de ordem de preferência dos lotes no anexo 4?

Resposta: Embora o Edital permita o credenciamento em todos os lotes, alguns atestados podem não ser considerados válidos. Dessa forma, a mesma pode optar por lotes em ordem de preferência para concorrência.

QUESTIONAMENTO 140: Em esclarecimentos anteriores foi informado a necessidade de apresentação do atestado de capacidade técnica conter as uf’s que a empresa participante atua, mediante essa informação perguntamos: Para participação nos lotes será analisado quantidades clientes/valores por uf’s onde a empresa pretende credenciamento?

Resposta: Para análise dos atestados de capacidade técnica, serão considerados os requisitos contidos no item 3.1.9, bem como os demais itens do Edital.

QUESTIONAMENTO 141: Venho por meio deste, solicitar o esclarecimento de qual será a forma correta de preenchimento do ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA que devo enviar, pois até o momento minha empresa presta serviços de cobrança extrajudicial

(3)

para empresas Múltiplo Carteira Comercial. Devo criar um Atestado de Capacidade Técnica que englobe todas os clientes dos credores que prestamos serviços?

Resposta: Esclarecemos que, conforme item 3.1.9.1, os atestados de capacidade técnica deverão ser emitidos por Instituição Financeira do tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial, Caixa Econômica ou Securitizadora de Créditos.

QUESTIONAMENTO 142: Se este for o caso, devo preencher o nome da empresa emitente com o nome de minha empresa e o signatário com meu nome, por ser sócio proprietário?

Resposta: Esclarecemos que, conforme item 3.1.9.1, os atestados de capacidade técnica deverão ser emitidos por Instituição Financeira do tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial, Caixa Econômica ou Securitizadora de Créditos.

QUESTIONAMENTO 143: Dado o anexo 4, Requerimento de Credenciamento, questiona-se: a ordem de preferência dos lotes deve estar de 1ª a 10ª englobando os dois segmentos ou de 1ª a 5ª para os dois segmentos?

Resposta: Considerando que há a divisão entre segmentação (PF e PJ) a ordem de preferência poderá constar de 1 a 5 por segmento.

QUESTIONAMENTO 144: Toda a documentação, inclusive atestados de capacidade técnica, balanço patrimonial, certidão trabalhista, deve estar rubricada pelo representante legal da empresa?

Resposta: Os documentos que contiverem campo para assinatura deverão ser assinados por representante legal da empresa, com a rubrica nas demais páginas. QUESTIONAMENTO 145: A documentação deverá estar encadernada? Em qual ordem? Tem uma capa específica ou somente a etiqueta do envelope serve?

Resposta: O item 3.1.9.2 estabelece que a documentação seja apresentada encadernada, não existindo ordem para organização dos documentos.

QUESTIONAMENTO 146: No anexo 4 tem a opção da empresa escolher em qual lote deseja atuar e estabelecer a ordem de preferência de sua atuação, se a mesma enviar dois atestados de capacidade técnica, e escolher todos os lotes para atuar, e por algum motivo um dos atestados for invalidado, a empresa será habilitada a atuar nos lotes que o seu outro atestado foi aceito? Conforme a ordem escolhida para atuação?

Resposta: Sim, conforme ordem de preferência, desde que atendidas todas as condicionantes do Edital.

QUESTIONAMENTO 147: Com todo o respeito e acatamento, solicitamos-lhes a gentileza de analisar a possibilidade de prorrogar o prazo para entrega da documentação consoante o que dispõe o item 4.1 da seção I, do respectivo edital.

Resposta: Conforme errata nº 05 o Edital teve a data de entrega da documentação e a data da sessão de abertura dos envelopes “Documentos” prorrogada.

(4)

QUESTIONAMENTO 148: Existe a possibilidade de a data de 04.05.2017 para entrega dos documentos ser POSTERGADA?

Resposta: Conforme errata nº 05 o Edital teve a data de entrega da documentação e a data da sessão de abertura dos envelopes “Documentos” prorrogada.

QUESTIONAMENTO 149:. Estamos enfrentando alguns problemas no entendimento do Atestado Técnico por parte de alguns bancos, onde fizemos a solicitação dos mesmos. Gostaria de verificar a opção de solicitar a prorrogação do prazo de entrega. Como devo proceder? Devo entregar esta solicitação pessoalmente?

Resposta: Conforme errata nº 05 o Edital teve a data de entrega da documentação e a data da sessão de abertura dos envelopes “Documentos” prorrogada.

QUESTIONAMENTO 150: Em virtude da inconsistência encontrada na volumetria informada pela Dirao, será reaberto prazo para entrega dos envelopes, ou caso a interessada tenha dificuldades geradas por ocasião da demora na entrega das declarações técnicas do Banco do Brasil, deve se impugnar sobre este argumento? Resposta: Conforme errata nº 05 o Edital teve a data de entrega da documentação e a data da sessão de abertura dos envelopes “Documentos” prorrogada.

QUESTIONAMENTO 151: Conforme consta descrição dos lotes no Anexo 1 (Projeto Básico): Lote 4 é Composto por carteira Pessoa Física (PF), região de São Paulo, Lote 5 Região Sul , composta por carteira Pessoa Física (PF), região (PR,RS e SC), Lote 9 é Composto por carteira Pessoa Jurídica (PJ), região de São Paulo, Lote 10 composto por carteira Pessoa Jurídica (PJ) Região (PR,RS e SC). Já o Anexo 4 (MINUTA DE CREDENCIAMENTO), apresenta lote 4 como sendo PF região SUL, Lote 5 como São Paulo PF, Lote 9 como Região Sul PJ e Lote 10 como sendo São Paulo PJ. Ou seja as regiões do anexo 1 e anexo 4b não correspondem. Qual deverá ser seguido? Anexo 1 ou anexo 4?

Resposta: Informamos que o Requerimento de Credenciamento foi alterado, conforme errata nº 05 publicada no site.

QUESTIONAMENTO 152: Conforme informação da Gecor o atestado será confeccionado com as informações de 2016, podem me confirmar a data prevista para o recebimento do documento em questão?

Resposta: Conforme errata nº 05 o Edital teve a data de entrega da documentação e a data da sessão de abertura dos envelopes “Documentos” prorrogada para 23.05.2017 e 26.05.2017, respectivamente.

QUESTIONAMENTO 153: Enviamos no dia 17 de Abril de 2017 para a Jucepe - Junta Comercial de PE, o nosso Livro Diário junto com o Balanço Contábil de 2016 para registro, para nossa surpresa, o órgão está parcialmente em Greve, estão a passo de tartaruga e não tem previsão de entrega. Haja vista essa imprevisibilidade, e a urgência do tempo, gostaríamos de saber se podemos enviar o balanço com o protocolo de entrada, caso não saia até a próxima terça -feira, 02/05/17?

Resposta: Conforme resposta ao questionamento da Audiência Pública nº 106, o Balanço Patrimonial devidamente assinado e registrado na Junta Comercial. No

(5)

caso de escrituração contábil digital, deverá ser encaminhado o Balanço Patrimonial do último exercício acompanhado do Termo de Autenticação (recibo gerado pelo SPED). Caso a documentação apresente informações que possam gerar dúvidas à Comissão do Credenciamento, poderão ser realizadas diligências, conforme item 7.11 da Seção II do Edital.

QUESTIONAMENTO 154: Certidão do FGTS constante no SICAF com validade igual a 19/05/2017 será considerada como válida?

Resposta: Conforme item 4.1 do Anexo 02 do Edital os documentos exigidos para habilitação deverão estar com prazo de validade em vigor na data marcada para a sessão de abertura dos envelopes “Documentos”.

QUESTIONAMENTO 155: A Sociedade de advogados procedeu a alteração do seu contrato social, no que tange ao quadro societário e a razão social, no mês corrente (abril/2017), devidamente registrada e averbada junto a Ordem dos Advogados do Brasil. Estamos em fase de solicitação de atualização das referidas alterações junto a Receita Federal e SICAF, sendo que estas atualizações poderão ainda estar em tramite, junto aos órgãos competentes, na data final prevista para entrega dos envelopes. Pergunta-se: Caso os documentos apresentados (Atestados de Qualificação Técnica, Certidões Negativas, Consulta online SICAF, Balanço Patrimonial), constarem a razão social antiga, porém com o mesmo CNPJ uma vez que se trata da mesma pessoa jurídica, haverá restrição para nossa habilitação?

Resposta: Não.

QUESTIONAMENTO 156: Neste caso, deve-se apresentar o Recibo de Solicitação de Serviço – RSS, de que trata o item 1.4 do Anexo 02 do Edital, para comprovação do pedido de atualização no SICAF, e Documento de Básico de Entrada no CNPJ (DBE) para comprovação do pedido de atualização na Receita Federal?

Resposta: Poderá ser apresentado.

QUESTIONAMENTO 157: A empresa tem interesse em participar de 1 lote e possui atestados com períodos distintos- exemplo: atestado de uma instituição A no período de 2012 a 2016 e um outro atestado da instituição B no período de 2015 a 2016 e que somados atendem a exigência de um lote. Os atestados poderão ser somados?

Resposta: Para lotes do mesmo segmento (PF ou PJ) somente serão aceitos atestados do mesmo período. Para segmentos diferentes poderão ser entregues atestados de períodos diferentes.

QUESTIONAMENTO 158: Com relação a obrigatoriedade de apresentação do Balanço Patrimonial para comprovação do Patrimônio mínimo exigido para nossa Empresa Credenciar aos Lotes desejados. Com referência a Escrituração Digital podemos encaminhar somente o recibo de entrega da Escrituração Contábil Digital - ECD e também do Recibo de entrega da Escrituração Fiscal Digital - ECF ou seja somente o Recibo gerado pelo Sistema Público de Escrituração Digital - Sped ou todas as vias que são geradas (por sinal são muitas ou estas vias são dispensadas ficando a obrigatoriedade somente com a apresentação do Recibo de Entrega onde consta a comprovação do número do recibo e da data e horário de entrega).

(6)

Resposta: Conforme resposta ao questionamento nº 106 da Audiência Pública, no caso de escrituração contábil digital, deverá ser encaminhado o Balanço Patrimonial do último exercício acompanhado do Termo de Autenticação (recibo gerado pelo SPED).

QUESTIONAMENTO 159: Nossa dúvida é referente a já termos enviado o envelope com os documentos para o credenciamento. Mas como ocorreu mudanças no processo e datas, solicito informação de como devemos agir. Devemos retirar e refazer nossos documentos ou será aceito o que já se encontra entregue?

Resposta: Esclarecemos que caso a empresa tenha interesse em encaminhar nova documentação, poderá ser entregue novo envelope. Caso a empresa não retire ou formalize o pedido de exclusão do envelope anteriormente encaminhado, será considerado para a Sessão de abertura dos envelopes “Documentos” o último recebido. O envelope ficará disponível para retirada da empresa conforme item 4.5 da Seção I do Edital.

QUESTIONAMENTO 160: Os documentos que possuem autenticação digital (Exemplos: Contrato Social registrado na Junta Comercial e certidões digitais – Falência e Concordata/ Trabalhista emitidas através dos sites competentes), bem como as páginas impressas do Balanço Patrimonial, Termo de Abertura/Encerramento e Recibo de Entrega (transmitidos através do SPED-ECD), necessitam ser apresentados através de cópias autenticadas por cartório?

Resposta: Poderá ser deferida autenticação digital caso possa ser confirmada. Confirmada a autenticidade via internet, não será necessária a apresentação de cópia autenticada em cartório.

QUESTIONAMENTO 161: Como a participação na Sessão de Abertura dos Envelopes não é obrigatória, não iremos enviar procuração. Sendo assim, as declarações serão assinadas pela Sócia Administradora da Empresa, para tanto, deverá ser enviado juntamente com a documentação exigida, os documentos pessoais desta?

Resposta: Não será obrigatório o envio dos documentos pessoais, exceto para aqueles que irão rubricar os documentos apresentados, na forma do item 7.8 da Seção II do Edital.

QUESTIONAMENTO 162: O Balanço Patrimonial emitido através do SPED não é passível de cópia autenticada em cartório, a autenticação do Recibo será válida para este certame?

Resposta: Poderá ser deferida autenticação digital caso possa ser confirmada. QUESTIONAMENTO 163: Na Habilitação pelo SICAF, será necessário o envio de alguma certidão?

Resposta: Conforme item 7.6 da Seção II do Edital, será efetuada consulta “on-line” no SICAF para as empresas PARTICIPANTES que optaram por comprovar a habilitação por meio do referido Sistema, no ato de abertura dos envelopes “DOCUMENTOS”.

(7)

QUESTIONAMENTO 164: Gostaríamos por gentileza de confirmar se, com a greve dos Correios, o prazo para entrega dos envelopes lacrados contendo a documentação para fins de credenciamento será postergado.

Resposta: Informamos que existem outras formas de envio além dos correios. Ainda, a documentação poderá ser entregue pessoalmente, conforme item 4.1 do Edital.

QUESTIONAMENTO 165: É necessário o reconhecimento de firma dos atestados comerciais e outros documentos? Como exemplo abaixo? 3.1.9.2 O(s) atestado(s), cujo modelo sugestivo de elaboração encontra-se anexo (SUGESTÃO DE MODELO DE ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA), deverá(ão) ser emitido(s) em papel timbrado da(s)pessoa(s) jurídica(s) emitente(s), que atesta(m) as informações constantes no(s) documento(s), sem emendas ou rasuras, devidamente encadernados com os demais documentos requisitados no Edital e deverá(ão) conter, obrigatoriamente: a) citação da(s) UF na(s) qual(is) a empresa atua ou atuou, prestando os serviços de cobrança extrajudicial de dívidas;

Resposta: O documento a ser apresentado com firma reconhecida é o instrumento particular de procuração (Anexo 03), para os demais não será necessário o reconhecimento de firma.

QUESTIONAMENTO 166: No anexo 4 eu devo manter as informações dos ESCLARECIMENTOS GERAIS na minuta ou posso excluir?

Resposta: Poderá ser excluída.

QUESTIONAMENTO 167: Recebemos um atestado de capacidade técnica emitido com dados de nossa antiga sede, onde não mais estamos neste município citado no atestado. Os demais atestados recebidos pelos outros parceiros que vamos apresentar junto no credenciamento já vieram preenchidos com os dados do nosso novo endereço localizado em outro município. Bem como também o endereço do SICAF está com o atual que de fato estamos atuando. Pergunta: O atestado emitido com endereço antigo será aceito, tendo em vista que nele consta nosso CNPJ e nossa empresa não possui filial?

Resposta: Sim, desde que conste do contrato social a alteração de endereço. QUESTIONAMENTO 168: Recebemos um atestado de capacidade técnica emitido com dados de nossa antiga sede, onde não mais estamos neste município citado no atestado. Os demais atestados recebidos pelos outros parceiros que vamos apresentar junto no credenciamento já vieram preenchidos com os dados do nosso novo endereço localizado em outro município. Bem como também o endereço do SICAF está com o atual que de fato estamos atuando. Pergunta: O atestado emitido com endereço antigo será aceito, tendo em vista que nele consta nosso CNPJ e nossa empresa não possui filial?

(8)

QUESTIONAMENTO 169: Qual o objetivo de indicação da “Ordem de Preferência”, se estando habilitado no respectivo lote de interesse haverá o credenciamento e a contratação?

Resposta: Embora o Edital permita o credenciamento em todos os lotes, alguns atestados podem não ser considerados válidos. Dessa forma, a mesma pode optar por lotes em ordem de preferência para concorrência.

QUESTIONAMENTO 170: Solicitamos a gentileza verificar a seguinte (possível) divergência no Edital, e de forma a evitar divergências futuras. ANEXO Nº 01 PROJETO BÁSICO - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS "São Paulo" consta como sendo o LOTE 4 (quatro) e 9 (nove). ANEXO Nº 02 DO EDITAL E ERRATA Nº 01, CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO, ITEM 3.1.9.3, "São Paulo" consta como sendo o LOTE 4 (quatro) e 9 (nove). ANEXO Nº 04 DO EDITAL, MINUTA DE REQUERIMENTO DE CREDENCIAMENTO, LOTE(S) ONDE DESEJA ATUAR, ORDEM DE PREFERÊNCIA, "São Paulo" consta como sendo o LOTE 5 (cinco) e 10 (dez).

Resposta: Informamos que o Requerimento de Credenciamento foi alterado, conforme errata nº 05 publicada no site.

QUESTIONAMENTO 171: Numeração de lotes. No quadro de lotes a ordem da Região Sul e São Paulo muda em relação ao Anexo 01 página 18. Devemos seguir a numeração do Anexo 04?

Resposta: Informamos que o Requerimento de Credenciamento foi alterado, conforme errata nº 05 publicada no site.

QUESTIONAMENTO 172: Com relação ao item 3.1.9.2 estabelece que a documentação deve ser apresentada encadernada. Perguntamos: com relação a encadernação existem várias interpretações ou seja poderão ser encadernadas com espiral ou baguete plástica?

Resposta: O item 3.1.9.2 estabelece que a documentação seja apresentada encadernada, não existindo forma específica para encadernação.

QUESTIONAMENTO 173: Verificamos que a ordem dos Lotes de São Paulo e Região Sul estão invertidas no anexo n° 04. Diante deste f ato, perguntamos: Para o devido preenchimento do anexo n° 04, devemos seguir a orde m estabelecida no anexo n° 02? Resposta: Informamos que o Requerimento de Credenciamento foi alterado, conforme errata nº 05 publicada no site.

QUESTIONAMENTO 174: O Atestado emitido pelo Banco do Brasil não consta e-mail e telefone da empresa interessa, nem o e-mail e telefones dos signatários, e ainda o período indicado é 01/2016 a 12/2016. Diante disso, esse atestado é válido? Vale ressaltar que no modelo de atestado sugerido no edital não consta no modelo e-mail e telefone da empresa interessa.

Resposta: Informamos que foi publicada a errata nº 05 com alterações nos itens obrigatórios a constar do atestado.

Referências

Documentos relacionados

Estes autores citam que algumas ideias que apareceram no passado e inclusive propostas atualmente no Brasil, como a de que o sistema de capitalização é sempre mais

Also due to the political relevance of the problem of repressing misguided employment relationships, during the centre-left Prodi Government (2006-2008) and the

Diante disso, este trabalho propõe um estudo na área de processos de soldagem GTAW, o qual contempla pes- quisa bibliográfica e ensaios, além de uma análise dos resultados mostrando

o Houve ainda a pontuação de algumas(ns) profissionais sobre a dificuldade na contratação de funcionários(as) como um dos entraves para a constituição de um serviço de

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários