• Nenhum resultado encontrado

Leonardo de A. Delgado. CREF G/MA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leonardo de A. Delgado. CREF G/MA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

5

Aula 02: Lógica Externa dos Esportes de

Invasão

Habilidades

EF89EF04 - Identificar e compreender os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: de invasão.

Introdução

“O segredo de uma boa equipe está na sua organização”

(GUARDIOLA cit. por PACHECO, 2005:37) Organização de jogo é a repartição geral dos papéis atribuídos a cada elemento, de forma a constituir uma única unidade (Equipe) (ANGUERA, 2004; ZERHOUNI, 1980).

É a capacidade notável da equipe se unificar e agir como um todo em cada um dos momentos do jogo (GENÇ, 2007). Isto é, envolve a harmonia entre os jogadores, e a fase de jogo em que estão inseridos (ataque ou defesa) (GRÉHAIGNE & GODBOUT 1995).

Figura 11: Hóquei sobre o gelo

No entanto temos a noção que, esta harmonia só tem significado quando os jogadores/equipe operam como um sistema (GAMMELSAETER & JAKOBSEN, 2008).

Isto é, uma equipe opera como um sistema, quando os seus constituintes (jogadores) se organizam de acordo com uma lógica particular, assumindo com regularidade determinados

padrões de comportamento que surgem,

independentemente da situação do jogo, assim como atuam através de decisões tácticas, que vão determinar uma variedade de respostas convergentes para objetivos comuns (GRÉHAIGNE et al. 2005).

Contudo para que as respostas sejam convergentes, a equipe carece de organização (AMIEIRO, 2005).

É a organização que maximiza o rendimento de um sistema, neste caso de uma equipe. É algo mais do que a totalidade dos elementos, é uma nova unidade dinâmica, que possui novas qualidades que surgem da organização. (PINTO, 1996; DI SALVO, 2001).

Desta forma, ao falarmos de uma equipe, temos que ser capazes de observar as relações existentes entre os seus elementos, ou seja, os resultados obtidos pela equipe têm que ser maiores do que a soma dos resultados obtidos por cada elemento agindo separadamente (GARCIA & ESPITIA, 2005).

Assim, ao temos consciência que o jogo de invasão é algo incerto e imprevisível, então temos que partir de uma analogia sistêmica, de forma a compreendermos a identidade dos sistemas envolvidos (GARGANTA, 1996).

Os Jogos Esportivos Coletivos, desde 1930, são estudados nas Ciências do Esporte e pelas próprias comissões técnicas por instrumentos de análise de jogo, para uma maior compreensão da lógica dos jogos.

De acordo com González e Bracht (2012), o esporte pode ser analisado sobre duas dimensões distintas: a lógica interna e a lógica externa.

A primeira trata dos “aspectos peculiares de uma modalidade que exigem aos jogadores atuarem de um jeito específico” (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012, p. 18), correspondente a ações do jogo.

A segunda tem “características e/ou significados sociais que uma prática esportiva apresenta ou adquire num determinado contexto histórico e cultural” (ibidem, p. 18).

Lógica Externa

A lógica externa diz respeito às características e significados sociais que determinados esportes adquirem em contextos específicos, que abrange a relevância social dos conteúdos, seu sentido/significado para a explicação da realidade de onde o aluno esteja inserido; contemporaneidade dos conteúdos, relacionando o conhecimento com o contexto social moderno; adequação às possibilidades sócio-cognoscitivas do aluno, adequando o conteúdo para a prática social e possibilidades do aluno enquanto sujeito histórico.

A lógica externa refere-se ao entorno do esporte, envolvendo os significados que ele adquire no contexto social e cultural, mas que interferem na lógica interna (PARLEBAS, 1999/2008).

UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES

Prof° Esp. Leonardo Delgado

Aula 02: LÓGICA EXTERNA – UNIDADE I Aluno:

(2)

6

No caso dos esportes, trata das dimensões socioculturais que permitem compreender que o fenômeno esportivo não é algo natural, à medida que sua representatividade e posição na sociedade – em suas várias modalidades distintas – é fruto de ações de indivíduos em determinadas épocas (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012).

Nesse viés, a lógica externa permite compreender a relação de uma modalidade esportiva com questões ligadas ao contexto social. Especificamente, diz respeito às “[...] características e/ou significados sociais que uma prática esportiva apresenta ou adquire num determinado contexto histórico e cultural” (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012, p. 19).

Este conteúdo tem relação direta com marcadores sociais (questões de gênero, a violência das torcidas, o doping esportivo, a vitória a qualquer custo, o espaço reservado às minorias sociais, entre outros inúmeros exemplos).

Elementos da Lógica Externa

Em relação à lógica externa, foram escolhidos os seguintes elementos:

Origem Histórica

Todo esporte possui uma história, trazendo consigo conceitos e preconceitos, formulações teóricas, construções estéticas, políticas e ideológicas. Compreendê-la nos ajuda a entender o tempo presente (GOELLNER, 2004).

Os jogos esportivos e outras práticas corporais, pela técnica, ciência e, sobretudo, pelas dinâmicas culturais, modificam-se, são um interessante acervo da história da humanidade, constituindo-se em objeto de ensino. (SOARES, 1996)

Organização Institucional

A organização de uma modalidade esportiva pode se dar por dois tipos de instituições. Pode ser por uma federação desportiva ou por um modelo não desportivo, como uma associação, uma escola e os próprios participantes.

Todo esporte pode seguir um modelo formal, ou seja, possui uma regularidade de ocorrência, podendo fazer parte de um calendário, campeonato; e informal, ou seja, realizado ocasionalmente de acordo com uma festividade, uma feira.

Categorias

São classificações que visam separar atletas por idade, tipo de prova ou competição, nível de experiência ou peso.

Para que você possa entender mais claramente, no futebol, por exemplo, temos as

categorias de base sub-15. Isso quer dizer que participam da competição atletas que têm até 15 anos, incluindo os que completarão a idade limite, no ano da competição.

Ainda podem ser divididos em: - Sub-7 para atletas de 6 e 7 anos; - Sub-8 para atletas de 8 anos; - Sub-9 para atletas de 8 e 9 anos; - Sub-11 para atletas de 10 e 11 anos; - Sub-13 para atletas de 12 e 13 anos; - Sub-15 para atletas de 14 e 15 anos; - Sub-17 para atletas de 16 e 17 anos; - Sub-20 para atletas de 18, 19 e 20 anos; - Adulto para atletas de 20 anos em diante; - Veterano para atletas a partir dos 35 anos.

Benefícios da Prática Esportiva

Nós sabemos que realizar uma atividade física regularmente traz grandes benefícios para a nossa saúde e bem-estar.

O que muita gente ainda não se atentou, é que os benefícios da prática esportiva, extrapolam a saúde física e se expandem para as áreas psicológica, cognitiva, biológica e social.

Os benefícios relacionados a saúde física, são os mais conhecidos.

Veja alguns:

- Redução de peso e da porcentagem de gordura corporal

- Redução da pressão arterial em repouso - Melhora do diabetes

- Diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “colesterol bom”) - Melhora na capacidade respiratória e no

sistema imunológico.

Todos estes benefícios, estão ligados direta ou indiretamente com o controle e prevenção de doenças e na maioria das vezes são fatores importantes para a redução da incidência e mortalidade relacionados a estas doenças.

Sobre os Benefícios Psicológicos - Aumenta autoestima - Reduz depressão e ansiedade - Reduz Stress - Melhora a autoimagem - Desenvolve a personalidade Benefícios Cognitivos - Potencializa o aprendizado - Aumenta a concentração - Otimiza o raciocínio - Melhora a estratégia

- Melhora o rendimento escolar Benefícios Biológicos

Estão diretamente ligados aos benefícios físicos - Melhora a saúde cardiovascular

(3)

7

- Previne a Obesidade - Previne a Diabetes - Fortalece os ossos

- Melhora e aumenta o tônus muscular Benefícios Sociais

- Favorece o relacionamento - Trabalha atitudes e valores - Estimula a convívio social - Aumenta a cooperação - Reduz a agressividade - Estimula a superação

Atenção! Não é necessário ser um super atleta para alcançar estes benefícios, basta ter disciplina, força de vontade, foco, respeitar os limites do seu corpo e contar com a ajuda e orientação de um profissional qualificado.

Principais Eventos Esportivos

Os eventos esportivos, antes preferencialmente institucionais, passaram a ter finalidades predominantemente econômicas (comerciais /promocionais) - com a intensificação das disputas pelo mercado, em face da concorrência e da crescente dependência das empresas com relação à opinião pública.

- Olimpíada: evento suis generis; é ao mesmo tempo gênero e espécie (tipo) de evento, dado o seu caráter singular. É uma competição que reúne várias modalidades esportivas e consome alguns dias na realização das diversas categorias. Tem periodicidade própria (na origem é das mais antigas).

- Campeonato: forma de competição em que os concorrentes se enfrentam pelo menos uma vez e tem uma duração relativamente longa. Recomendável quando há disponibilidade de tempo e de recursos.

- Torneio: competição de caráter eliminatório, que é realizada em um curto espaço de tempo. Neste tipo de competição, dificilmente ocorre o confronto entre todos os participantes. Recomendável quando se tem pouco tempo e um grande número de participantes.

- Jogos: são competições nas quais são disputadas várias modalidades desportivas simultaneamente. Geralmente possuem curta duração, lembrando os torneios, podendo, ou não, apurar um vencedor geral, além dos vencedores por modalidades. São os Jogos Olímpicos, os Jogos Panamericanos, os Jogos Escolares, os Jogos Abertos do Estado, entre outros.

- Taça ou Copa: uma variável dos torneios ou campeonatos; com exceção dos eventos mais tradicionais (como a Copa do Mundo de Futebol), normalmente é utilizada para prestar algum tipo de homenagem ou promover algum

patrocinador, associando sua marca ou produto ao nome do evento.

- Festival: atividade esportiva participativa e informal. Visa a integração e a promoção da modalidade, além de motivar os participantes e familiares.

- Gincana: atividade esportiva recreativa que conta com diversas estações criativas e/ou objetivos a serem atingidos. Voltada para o lazer.

- Desafios: atividade normalmente individual, que tem os processos de escala como referência.

- Exibição: atividade de performance individual ou coletiva, em que são valorizadas as destrezas do(s) participante(s), sem finalidade competitiva.

Personalidades Importantes

São apresentadas uma listar biografias de atletas que fazem ou já fizeram muito pelas modalidades em que competem, inspirando a tantas outras pessoas.

Figura 12: As mulheres que têm seus nomes marcados no

esporte brasileiro

Curiosidades

Cada modalidade esportiva possui uma serie de curiosidade as vezes até divertidas. Veja algumas

- Um jogador de futebol corre de dez a treze quilômetros em uma partida - Se ao cobrar pênalti, o jogador chutar a

bola, fazendo que ela percorra a 90 km/h, ela chegará ao gol em 440 milésimos de segundo.

- O tamanho do gol é de 7,32m X 2,44m - A distância do gol até a marca do pênalti é

de 11m

- O primeiro jogo de futebol no Brasil foi em 14 de abril de 1895 na Várzea do Carmo, em São Paulo, o resultado foi: Companhia de gás 2 X 4 São Paulo Railway

- Ano em que surgiram os principais clubes brasileiros:

Flamengo 1895

Vasco 1898

(4)

8

Grêmio 1903 Botafogo 1904 Atlético Mineiro 1908 Internacional 1909 Coritiba 1909 Corinthians 1910 Santos 1912 Palmeiras 1914 Cruzeiro 1921 Bahia 1931 São Paulo 1935 QUESTÕES

1. A logica externa dos jogos diz respeito aos aspectos:

a) das regras do jogo

b) do produto da dinâmica funcional entre o sistema de obrigações impostas pelas regras do jogo e as ações motrizes dos jogadores decorrentes das suas habilidades táticas, técnicas, físicas e psicológicas, aliadas às noções de equipe e adversário;

c) da estrutura funcional dos jogos;

d) ao entorno do esporte, envolvendo os significados que ele adquire no contexto social e cultural, mas que interferem na lógica interna. 2. NÃO fazem partes dos elementos da logica externa dos jogos;

a) a estruturas formais e funcionais do jogo; b) a origem histórica do jogo;

c) a organização institucional do jogo; d) os principais eventos esportivos

3. Os jogos desportivos coletivos têm sido praticados por crianças, adolescentes e adultos das mais diferentes etnias e culturas desde sua origem. Podem se constituir por modalidades como voleibol, handebol, futebol de salão, basquete entre outras. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta

a) O fator determinante para o ingresso de um aluno iniciante em uma prática esportiva extracurricular se designa como fato genético, ou seja, primeiramente ele tem que gostar do que está praticando

b) Nos dias atuais, a mídia abre um grande espaço para as modalidades esportivas individuais, logo o índice da popularidade desses esportes vem crescendo de forma significativa em relação às décadas passadas.

c) Os esportes individuais encontram-se em uma posição indiscutível de destaque e essa visibilidade desperta nas crianças a vontade de ser como um ídolo, viver o momento de fazer o ponto e o desejo de praticar esporte

d) A escola é a célula de origem da iniciação esportiva e perpassa sua influência às diferentes (escolinhas e clubes) que atualmente se

desenvolvem. Sendo assim, várias escolas oferecem aos seus alunos atividades esportivas no contra turno escolar, ou seja, as Práticas Esportivas Extracurriculares podem estar integradas ao Projeto Político Pedagógico da escola e ser uma saída para o ensino dos esportes coletivos. 4. A adolescência é um período da vida permeado por profundas mudanças biopsicossociais, compreendendo a faixa etária entre 10 e 19 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No tocante à temática não é correto afirmar que a) cada vez mais existem dados demonstrando que o exercício, a aptidão e a atividade física estão relacionadas com a prevenção, com a reabilitação de doenças e com a qualidade de vida.

b) a hipocinesia humana vem sendo mantida ou

agravada pela atual era digital.

Concomitantemente, os hábitos das pessoas também mudaram com o passar dos tempos, provocando modificações na qualidade de vida. c) a aptidão física seria a capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem. d) o próprio lazer é sedentário. Dentre esses fatos há um consenso de que a hipocinesia está relacionada a várias doenças crônico degenerativas, como: acidente vascular cerebral, câncer, obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão e as cardiovasculares.

e) o conceito que engloba a aptidão física relacionada à saúde é o de que melhores índices cardiorrespiratórios, de força/resistência muscular e flexibilidade e níveis adequados de gordura corporal estão associados com um maior risco para o desenvolvimento de doenças hipocinéticas ou crônico degenerativas.

5. Apesar do conhecimento científico aliado à divulgação midiática apontarem os benefícios da prática de atividade física, pode-se dizer que uma grande proporção de adolescentes não consegue alcançar os níveis recomendados (HALLAL et al., 2012). Por essa razão, professores de educação física precisam de estratégias para aumentar as oportunidades de prática, atendendo, assim, diversas diretrizes sobre a atividade física para crianças e adolescentes. Analise as alternativas abaixo e assinale a que contenha uma das recomendações sintetizadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, em 2017:

a) Os adolescentes devem se envolver com práticas de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, de forma estruturada ou não estruturada, por pelo menos 60 minutos diários. b) Os adolescentes devem se envolver com atividades esportivas escolares de intensidade

(5)

9

vigorosa, de forma estruturada, por pelo menos 120 minutos diários, podendo incluir atividades de musculação.

c) Os adolescentes devem se envolver com atividades esportivas escolares de intensidade vigorosa, de forma estruturada, por pelo menos 2 horas diárias, mais 30 minutos de atividades de resistência muscular/força e alongamento. d) Os adolescentes devem se envolver com práticas de atividades físicas de intensidade moderada, de forma estruturada ou não estruturada, por pelo menos 180 minutos diários, mais 30 minutos de atividades de resistência muscular/força e alongamento.

e) Os adolescentes devem se envolver com práticas de atividades esportivas de intensidade vigorosa, de forma estruturada, por pelo menos 10 minutos diários, devendo prioritariamente incluir esportes coletivos como futebol, futsal e outros.

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho, amostras de titânio comercialmente puro foram submetidas ao jateamento abrasivo com o objetivo de melhorar a compatibilidade de sua superfície e estudar

Considerando os cargos ocupados pelos membros de Conselhos de Administração Executivo ou de Comissões Executivas em empresas do grupo e de fora do grupo,

No crítico Operação/projeto Resultados esperados Produtos esperados Recursos necessários Falta de conhecimento sobre alimentação saudável Saber + Aumentar o nível

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Também foi verificada a presença de coliformes totais na água utilizando-se como meios de cultivo o Compact Dry EC, para as amostras de Março e Abril.. Observou-se que todos os

Por exemplo: quando você tem a impressão de que alguém quer deixar o sistema, você testa isso deixando essa pessoa dar uns passos para a frente e então pedindo a ela que diga se