• Nenhum resultado encontrado

Coleção Primeiro Amor 10 - Mais que um amigo - Elizabeth Winfrey-www.LivrosGratis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coleção Primeiro Amor 10 - Mais que um amigo - Elizabeth Winfrey-www.LivrosGratis"

Copied!
97
0
0

Texto

(1)

www.LivrosGratis.net

(2)

Tradução de João Alcino Andrade Martins Tradução de João Alcino Andrade Martins Editora Ática

Editora Ática

“Nunca tive um namorado. “Nunca tive um namorado. Mas isso vai mudar...e rápido. Mas isso vai mudar...e rápido.

Só preciso encontrar o meu verdadeiro amor antes de Steve achara garota dos Só preciso encontrar o meu verdadeiro amor antes de Steve achara garota dos seus sonhos.

seus sonhos.

É a NOSSA APOSTA, e não posso deixá-lo vencer. É a NOSSA APOSTA, e não posso deixá-lo vencer.

Mas por que ao pensar no amor pressinto que está escondido bem debaixo do Mas por que ao pensar no amor pressinto que está escondido bem debaixo do meu nariz?” pensa Kelly.

meu nariz?” pensa Kelly.

RESUMO RESUMO

UM PERIGOSO JOGO DE AMOR UM PERIGOSO JOGO DE AMOR

Para Steve, sua melhor amiga Kelly, tem medo de se aproximar dos g

Para Steve, sua melhor amiga Kelly, tem medo de se aproximar dos garotos. Elaarotos. Ela acha que será rejeitada, sem perceber como é bonita, inteligente e charmosa. acha que será rejeitada, sem perceber como é bonita, inteligente e charmosa. Então ele resolve lançar-lhe um desafio. Até o Baile de Verão, no final do ano, Então ele resolve lançar-lhe um desafio. Até o Baile de Verão, no final do ano, deve arranjar um namorado. Para sua surpresa, Kelly não só aceita, como o deve arranjar um namorado. Para sua surpresa, Kelly não só aceita, como o desafia também. Os DOIS devem encontrar uma nova paixão.

desafia também. Os DOIS devem encontrar uma nova paixão.

É só quando ela começa a sair com Derrick que Steve percebe como foi tolo. É só quando ela começa a sair com Derrick que Steve percebe como foi tolo. De que lhe adianta ter conquistado a insinuante Claudia, se seus pensamentos De que lhe adianta ter conquistado a insinuante Claudia, se seus pensamentos  jamais se afastam de Kelly?

 jamais se afastam de Kelly?

Por causa de uma aposta inconseqüente, corre o risco de perder seu verdadeiro Por causa de uma aposta inconseqüente, corre o risco de perder seu verdadeiro amor...

amor...

1 – KELLY 1 – KELLY

Naquele dia alguma coisa mudou em mim de verdade, e nunca vou saber ao Naquele dia alguma coisa mudou em mim de verdade, e nunca vou saber ao certo por que isso aconteceu. Pode ter sido o céu muito azul ou o cheiro forte e certo por que isso aconteceu. Pode ter sido o céu muito azul ou o cheiro forte e gostoso das rosas no ar. Ou porque passei os anos todos do colégio só

gostoso das rosas no ar. Ou porque passei os anos todos do colégio só

assistindo de longe aos namorados, enquanto minhas colegas entravam nessa o assistindo de longe aos namorados, enquanto minhas colegas entravam nessa o tempo todo. Talvez porque já fazia quase dois meses que não via Chris e por  tempo todo. Talvez porque já fazia quase dois meses que não via Chris e por  isso me sentisse um pouco perturbada. Ou, quem sabe mesmo, pode ter sido isso me sentisse um pouco perturbada. Ou, quem sabe mesmo, pode ter sido apenas porque eu estava a fim de me apaixonar.

apenas porque eu estava a fim de me apaixonar. - Você sabe qual é o seu problema, Kelly Byrne? - Você sabe qual é o seu problema, Kelly Byrne?

- Sim, eu sei. Meu problema é você me perguntar a toda hora se eu sei qual é o - Sim, eu sei. Meu problema é você me perguntar a toda hora se eu sei qual é o meu problema - respondi a Steve Parson ele, meu melhor amigo e, infelizmente, meu problema - respondi a Steve Parson ele, meu melhor amigo e, infelizmente, meu crítico mais severo.

meu crítico mais severo.

- Errou de novo. - ele fez que não com a cabeça e deitou-se na grama. - Errou de novo. - ele fez que não com a cabeça e deitou-se na grama.

Nós estávamos em um piquenique no Lago Gambler, numa conversa meio sem Nós estávamos em um piquenique no Lago Gambler, numa conversa meio sem graça sobre como tínhamos passado às férias de inverno. Isso provavelmente graça sobre como tínhamos passado às férias de inverno. Isso provavelmente estava aborrecendo Steve.

estava aborrecendo Steve.

Passar o feriado do Dia do Trabalho no lago era desde muito tempo uma Passar o feriado do Dia do Trabalho no lago era desde muito tempo uma espécie de tradição entre nós. Quando uma pessoa é nossa melhor amiga e espécie de tradição entre nós. Quando uma pessoa é nossa melhor amiga e vice-versa, certos rituais se tornam tão importantes que passar por cima deles vice-versa, certos rituais se tornam tão importantes que passar por cima deles

(3)

faz com que ambos se sintam como se algo muito grave estivesse acontecendo. faz com que ambos se sintam como se algo muito grave estivesse acontecendo. Foi por essa razão que não aproveitei a oportunidade de ficar á toa, curtindo Foi por essa razão que não aproveitei a oportunidade de ficar á toa, curtindo com minhas colegas do Acampamento de Verão, e acabei vindo de avião do com minhas colegas do Acampamento de Verão, e acabei vindo de avião do Minessota dois dias antes do fim do período de férias.

Minessota dois dias antes do fim do período de férias.

Não estou querendo me fazer de vítima, porque sei que Steve também deixou Não estou querendo me fazer de vítima, porque sei que Steve também deixou de ir a um passeio de barco com seu amigo Andrew Rice, para passar aquele de ir a um passeio de barco com seu amigo Andrew Rice, para passar aquele dia comigo. Por outro lado, isso não significava que eu estivesse louca para uma dia comigo. Por outro lado, isso não significava que eu estivesse louca para uma sessão "vamos analisar Kelly". Para deixar bem claro meu tédio, suspirei da sessão "vamos analisar Kelly". Para deixar bem claro meu tédio, suspirei da maneira mais dramática que pude.

maneira mais dramática que pude.

- Certo, doutor Parson. Por favor, então me esclareça. - Certo, doutor Parson. Por favor, então me esclareça.

Steve sentou-se e tirou da boca o talinho de grama que estava mordendo. Steve sentou-se e tirou da boca o talinho de grama que estava mordendo. -Steve: Falando diretamente, você é tipo de garota que segue ao pé da letra a -Steve: Falando diretamente, você é tipo de garota que segue ao pé da letra a dieta do chá gelado. E, o pior: é sempre sabor de limão, nunca pêssego ou dieta do chá gelado. E, o pior: é sempre sabor de limão, nunca pêssego ou morango.

morango.

Steve sorriu (meio irônico para o meu gosto) e tornou a deitar-se. Ele se Steve sorriu (meio irônico para o meu gosto) e tornou a deitar-se. Ele se comportava como se tivesse acabado de resolver o problema da fome no comportava como se tivesse acabado de resolver o problema da fome no

mundo, mas para mim tudo não passava de um papo-furado confuso sobre chá mundo, mas para mim tudo não passava de um papo-furado confuso sobre chá gelado.

gelado.

Se eu tivesse um pingo de cérebro, trataria de colocar o fone de ouvido de meu Se eu tivesse um pingo de cérebro, trataria de colocar o fone de ouvido de meu walkman e ignorar aquele comentário. Mas Steve tem essa mania irritante de me walkman e ignorar aquele comentário. Mas Steve tem essa mania irritante de me encaixar na marra dentro de suas teorias.

encaixar na marra dentro de suas teorias.

- Mais alguma coisa – perguntei - Ou você acha que só preciso parar de tomar  - Mais alguma coisa – perguntei - Ou você acha que só preciso parar de tomar  chá gelado e, assim, meu último ano no colégio vai me trazer fama, fortuna, chá gelado e, assim, meu último ano no colégio vai me trazer fama, fortuna, beleza e um grande e verdadeiro amor?

beleza e um grande e verdadeiro amor?

- AHHHHH!!!!! A senhorita ficou curiosa! - ele dramatizou enquanto falava, - AHHHHH!!!!! A senhorita ficou curiosa! - ele dramatizou enquanto falava,

olhando pra frente, como se essa conversa estivesse sendo testemunhada por  olhando pra frente, como se essa conversa estivesse sendo testemunhada por  milhares de pessoas muito interessadas.

milhares de pessoas muito interessadas.

- Na verdade tem mais. Veja, Kelly. Quando vamos ao mercado, temos muitos - Na verdade tem mais. Veja, Kelly. Quando vamos ao mercado, temos muitos tipos de bebidas para escolher. Mesmo para quem procura um simples chá, é tipos de bebidas para escolher. Mesmo para quem procura um simples chá, é possível escolher entre dúzias de sabores diferentes.

possível escolher entre dúzias de sabores diferentes. - Sim, e daí?

- Sim, e daí?

Se eu não apressar Steve enquanto ele fala, poderemos ficar sentados por  Se eu não apressar Steve enquanto ele fala, poderemos ficar sentados por  horas, eu ouvindo e ele dando milhões de voltas em torno de um assunto. horas, eu ouvindo e ele dando milhões de voltas em torno de um assunto. - Então porque você nunca es

- Então porque você nunca escolhe maça, por exemplo? Ou até mesmo manga?colhe maça, por exemplo? Ou até mesmo manga? - Nunca ouvi falar que manga fosse um sabor de chá.

- Nunca ouvi falar que manga fosse um sabor de chá.

- Está certo, mas a questão não é essa. O fato é que você nunca varia. Não diz: - Está certo, mas a questão não é essa. O fato é que você nunca varia. Não diz: "Ei, manga pode ser interessante. Acho que vou

"Ei, manga pode ser interessante. Acho que vou experimentar". Em vez disso,experimentar". Em vez disso, segue sempre a mesma dieta de chá gelado e faz dele a sua única companhia. segue sempre a mesma dieta de chá gelado e faz dele a sua única companhia. - Chá gelado não é a minha única companhia. Você é que é.

- Chá gelado não é a minha única companhia. Você é que é.

Steve pegou a garrafa de chá gelado de minhas mãos, já meio vazia, e tomou Steve pegou a garrafa de chá gelado de minhas mãos, já meio vazia, e tomou um grande gole.

um grande gole.

- Kelly, eu estou falando por metáforas, vê se me acompanha no raciocínio. - Kelly, eu estou falando por metáforas, vê se me acompanha no raciocínio. - Sim, estou acompanhando. Estou acompanhando...

- Sim, estou acompanhando. Estou acompanhando...

- Em qualquer situação, você escolhe sempre o caminho mais seguro. Tem - Em qualquer situação, você escolhe sempre o caminho mais seguro. Tem medo de tentar coisas novas. Tem vivido a sua vida toda como uma freira que medo de tentar coisas novas. Tem vivido a sua vida toda como uma freira que prometeu seguir apenas um caminho, e só aquele caminho. Encare a verdade, prometeu seguir apenas um caminho, e só aquele caminho. Encare a verdade,

(4)

você precisa variar. você precisa variar. - Por quê?

- Por quê?

- Por quê?, POR QUÊ? Porque se fizer isso, coisas incríveis podem acontecer. - Por quê?, POR QUÊ? Porque se fizer isso, coisas incríveis podem acontecer. - Por exemplo? - como comentei antes, Steve tem a mania de me meter na - Por exemplo? - como comentei antes, Steve tem a mania de me meter na marra dentro de suas teorias.

marra dentro de suas teorias.

- Você poderia ser uma inventora, como o cara que inventou o telefone. Poderia - Você poderia ser uma inventora, como o cara que inventou o telefone. Poderia ser uma cantora de sucesso. E, o que é mais excitante, poderia se apaixonar. ser uma cantora de sucesso. E, o que é mais excitante, poderia se apaixonar. Ou arranjar um namorado, ou pelo menos ter um encontro.

Ou arranjar um namorado, ou pelo menos ter um encontro.

Suspirei profundamente. Minha vida amorosa, ou melhor, minha falta de uma, Suspirei profundamente. Minha vida amorosa, ou melhor, minha falta de uma, era um dos assuntos favoritos dele. Nos momentos mais inesperados - por  era um dos assuntos favoritos dele. Nos momentos mais inesperados - por  exemplo, quando estávamos estudando matemática, eu podia contar com ele exemplo, quando estávamos estudando matemática, eu podia contar com ele para me lembrar de minha existência sem namorados. "Esta equação é igual a para me lembrar de minha existência sem namorados. "Esta equação é igual a sua vida amorosa, um monte de fatores desinteressantes que são iguais a zero." sua vida amorosa, um monte de fatores desinteressantes que são iguais a zero." Sei que estou passando a impressão de que Steve é uma pessoa insensível e Sei que estou passando a impressão de que Steve é uma pessoa insensível e só fala sobre coisas sem graça, mas não é nada disso. Acontece que ele não só fala sobre coisas sem graça, mas não é nada disso. Acontece que ele não entende como nós, as pessoas normais, levamos a vida. Por normal eu quero entende como nós, as pessoas normais, levamos a vida. Por normal eu quero dizer aqueles que não tem quase um metro e oitenta, cabelos sedosos e lindos, dizer aqueles que não tem quase um metro e oitenta, cabelos sedosos e lindos, olhos verdes e um corpo absolutamente incrível. Para quem ainda não adivinhou olhos verdes e um corpo absolutamente incrível. Para quem ainda não adivinhou essa é a descrição de Steve, como meu amigo também é chamado, se não citei essa é a descrição de Steve, como meu amigo também é chamado, se não citei essa observação antes. Ele também é muito charmoso e tem um jeito irritante de essa observação antes. Ele também é muito charmoso e tem um jeito irritante de fazer todo mundo gostar dele logo de cara.

fazer todo mundo gostar dele logo de cara.

Mas aquilo que ele estava dizendo sobre o medo, na verdade, tinha sentido. Eu Mas aquilo que ele estava dizendo sobre o medo, na verdade, tinha sentido. Eu sinto medo, em relação a um monte de outras coisas. E, principalmente, convivo sinto medo, em relação a um monte de outras coisas. E, principalmente, convivo com o terror da rejeição. Quero dizer, tenho visto tantas garotas chorando no com o terror da rejeição. Quero dizer, tenho visto tantas garotas chorando no banheiro, com o coração partido por causa de algum cara que decidiu lhes dar  banheiro, com o coração partido por causa de algum cara que decidiu lhes dar  um fora bem no meio do pátio da escola! Daí, quando olho para essas garotas, um fora bem no meio do pátio da escola! Daí, quando olho para essas garotas, sempre retocando o batom e saindo para o pátio para se mostrarem de novo sempre retocando o batom e saindo para o pátio para se mostrarem de novo disponíveis para a tortura, experimento a maior simpatia por elas. De Verdade. disponíveis para a tortura, experimento a maior simpatia por elas. De Verdade. Mas me pergunto também porque é que elas se colocam nessa situação. Ter um Mas me pergunto também porque é que elas se colocam nessa situação. Ter um namorado é mesmo tão bom assim? Vale a pena sentir-se tão mal toda vez que namorado é mesmo tão bom assim? Vale a pena sentir-se tão mal toda vez que se vê o garoto de quem se gosta colocar o bração em volta de outra garota? Eu se vê o garoto de quem se gosta colocar o bração em volta de outra garota? Eu acho que não, de jeito nenhum!

acho que não, de jeito nenhum!

Sou o que minha mãe costuma chamar de Dona Arrepiandinha. Ela quer dizer  Sou o que minha mãe costuma chamar de Dona Arrepiandinha. Ela quer dizer  com isso que não deixo ninguém chegar muito perto, papo de psicologia

com isso que não deixo ninguém chegar muito perto, papo de psicologia

popular. Mas sempre digo a minha mãe que odeio psicologia popular. Ter todo popular. Mas sempre digo a minha mãe que odeio psicologia popular. Ter todo mundo rotulado bonitinho, como se fosse apenas uma caixa de absorventes ou mundo rotulado bonitinho, como se fosse apenas uma caixa de absorventes ou de lâminas usadas descartáveis, me parece uma coisa desumanizadora. Nós de lâminas usadas descartáveis, me parece uma coisa desumanizadora. Nós somos todos indivíduos diferentes, e até mesmo excêntricos. Por que reduzir  somos todos indivíduos diferentes, e até mesmo excêntricos. Por que reduzir  nossa vida a uma definição que se pode ser encontrada num dicionário ou numa nossa vida a uma definição que se pode ser encontrada num dicionário ou numa enciclopédia.

enciclopédia.

Como Steve estava dizendo, sou muito travada pelo medo. Mas, pergunto de Como Steve estava dizendo, sou muito travada pelo medo. Mas, pergunto de novo, quem não é?

novo, quem não é?

- Medo, é? - Apertei os olhos e encarei Steve. - Medo, é? - Apertei os olhos e encarei Steve.

Ele tinha voltado de um período na fazenda de seu avô. Eu não pude deixar de Ele tinha voltado de um período na fazenda de seu avô. Eu não pude deixar de notar que o trabalho na fazenda tinha feito maravilha por seus músculos do notar que o trabalho na fazenda tinha feito maravilha por seus músculos do braço e do peito. Se, ao menos, ensinar jazz a um bando de meninas de dez braço e do peito. Se, ao menos, ensinar jazz a um bando de meninas de dez

(5)

anos pudesse fazer o mesmo por meu corpo! anos pudesse fazer o mesmo por meu corpo! Steve concordou muito sério.

Steve concordou muito sério.

- Olhe para si mesma. Você tem dezessete anos e nunca namorou. Tem certeza - Olhe para si mesma. Você tem dezessete anos e nunca namorou. Tem certeza de que quer passar seu último ano de colégio sozinha?

de que quer passar seu último ano de colégio sozinha? Assim já era demais! Agora era a hora de virar o jogo. Assim já era demais! Agora era a hora de virar o jogo.

- E você, Steve? Está certo que você tem uma coleção de namoradas, dessas - E você, Steve? Está certo que você tem uma coleção de namoradas, dessas que vai pegando por aí afora, de

que vai pegando por aí afora, de qualquer jeito. Vai me dizer, que quando estáqualquer jeito. Vai me dizer, que quando está no seu carro, com uma dessas garotas, você não se sente sozinho, solitário? no seu carro, com uma dessas garotas, você não se sente sozinho, solitário? - Pelo menos estou tentando arranjar companhia.

- Pelo menos estou tentando arranjar companhia.

- EU TAMBÉM tento...apenas não tenho o mesmo sucesso. - EU TAMBÉM tento...apenas não tenho o mesmo sucesso. Steve deu um risada.

Steve deu um risada.

- Você colocou isso na sua cabeça e não muda. O seu príncipe encantado - Você colocou isso na sua cabeça e não muda. O seu príncipe encantado poderia vir, com seu cavalo branco e tudo o mais,que você o deixaria passar. poderia vir, com seu cavalo branco e tudo o mais,que você o deixaria passar. - Não é bem assim não.

- Não é bem assim não.

Infelizmente, quanto mais essa conversa se prolongava, mais eu sentia que Infelizmente, quanto mais essa conversa se prolongava, mais eu sentia que Steve estava levantando uma questão importante. Como desejava que ele fosse Steve estava levantando uma questão importante. Como desejava que ele fosse direto a questão e depois me deixasse comer meu sanduíche em paz!

direto a questão e depois me deixasse comer meu sanduíche em paz! - Prove então.

- Prove então. - Provar o quê? - Provar o quê?

Perguntei desviando o olhar para o chão, já arrependida por ter prolongado Perguntei desviando o olhar para o chão, já arrependida por ter prolongado aquela conversa. Até comecei a pensar em algumas piadas sobre garotas de aquela conversa. Até comecei a pensar em algumas piadas sobre garotas de dez anos a quem ensinaria jazz. Faria qualquer coisa para que Steve deixasse dez anos a quem ensinaria jazz. Faria qualquer coisa para que Steve deixasse de lado os assuntos pessoas.

de lado os assuntos pessoas.

- Mostre-me que você quer mesmo se apaixonar. - Mostre-me que você quer mesmo se apaixonar. - Como?

- Como?

- Ora como? Se apaixonando, é claro. - Ora como? Se apaixonando, é claro.

- Steve, isso não é como tirar um dez em história. A gente não sai simplesmente - Steve, isso não é como tirar um dez em história. A gente não sai simplesmente por aí e se apaixona porque quer.

por aí e se apaixona porque quer. - Como você sabe, se nunca tentou? - Como você sabe, se nunca tentou?

O papo já estava ficando ridículo. Steve não iria desistir, e eu já estava me O papo já estava ficando ridículo. Steve não iria desistir, e eu já estava me sentindo envergonhada. Ele adorava me ver em situação embaraçosa. Por  sentindo envergonhada. Ele adorava me ver em situação embaraçosa. Por  algum motivo achava isso uma demonstração de afeto. Eu achava humilhante. algum motivo achava isso uma demonstração de afeto. Eu achava humilhante. - Esqueça.

- Esqueça.

Disse com firmeza e mordi meu sanduíche e liguei meu i-pod. Se não prestasse Disse com firmeza e mordi meu sanduíche e liguei meu i-pod. Se não prestasse atenção nele, talvez Steve acabasse desistindo.

atenção nele, talvez Steve acabasse desistindo.

Steve se aproximou e tirou meus fones de ouvido. Ainda pude ouvir a voz de Steve se aproximou e tirou meus fones de ouvido. Ainda pude ouvir a voz de Aretha Franklin abafada e meio estridente saindo dos fones.

Aretha Franklin abafada e meio estridente saindo dos fones.

- Preste atenção no que eu vou falar Kelly. Eu DESAFIO você a se apaixonar. - Preste atenção no que eu vou falar Kelly. Eu DESAFIO você a se apaixonar. Já tinha percebido antes que virar o jogo contra ele acabava dando errado. Mas Já tinha percebido antes que virar o jogo contra ele acabava dando errado. Mas que chance eu tinha? Fiz uma tentativa desesperada.

que chance eu tinha? Fiz uma tentativa desesperada.

- Está certo! Pois eu desafio VOCÊ a se apaixonar. E não estou me referindo a - Está certo! Pois eu desafio VOCÊ a se apaixonar. E não estou me referindo a um namorico de duas semanas com a garota que trabalha no Pizzas Hut, não um namorico de duas semanas com a garota que trabalha no Pizzas Hut, não tá?

tá?

De repente fiquei animada, pensando em todas as condições que poderia impor  De repente fiquei animada, pensando em todas as condições que poderia impor  sobre o romance de Steve.

sobre o romance de Steve.

- Nem estou falando de alguns encontros com a Sarah Fain, aquela peituda - Nem estou falando de alguns encontros com a Sarah Fain, aquela peituda

(6)

nanica. Estou falando de COMPROMISSO. Um encontro de personalidades. nanica. Estou falando de COMPROMISSO. Um encontro de personalidades. Ele deu de ombros.

Ele deu de ombros.

- Está certo. Você conseguiu. - Está certo. Você conseguiu. - O quê?

- O quê?

Eu não esperava que ele realmente aceitasse isso tudo. Contava apenas obter  Eu não esperava que ele realmente aceitasse isso tudo. Contava apenas obter  um recuo de Steve e uma chance de esquecermos toda aquela conversa.

um recuo de Steve e uma chance de esquecermos toda aquela conversa. - Eu desafiei você. Você me desafiou. Aquele que

- Eu desafiei você. Você me desafiou. Aquele que conseguir vence.conseguir vence.

Sua expressão era muito séria, mas eu ainda tinha esperança de que a idéia Sua expressão era muito séria, mas eu ainda tinha esperança de que a idéia toda fosse uma brincadeira.

toda fosse uma brincadeira.

- Você quer mesmo que nos desafiemos mutuamente a nos apaixonar? - Você quer mesmo que nos desafiemos mutuamente a nos apaixonar? - Por que não?

- Por que não?

Perguntou ele, cruzando os braços e ainda sério. Perguntou ele, cruzando os braços e ainda sério.

Confesso que, para minha surpresa, eu estava começando a me interessar pelo Confesso que, para minha surpresa, eu estava começando a me interessar pelo assunto. Quem sabe Steve não tinha razão? Talvez já fosse tempo de Kelly assunto. Quem sabe Steve não tinha razão? Talvez já fosse tempo de Kelly Byrne mostrar aos garotos, ou ao menos a um dos garotos do colégio Jefferson, Byrne mostrar aos garotos, ou ao menos a um dos garotos do colégio Jefferson, do que ela era capaz. Além disso era nosso último ano do segundo grau. Se do que ela era capaz. Além disso era nosso último ano do segundo grau. Se desse uma mancada, o pior que poderia acontecer seria ter de sofrer pelo resto desse uma mancada, o pior que poderia acontecer seria ter de sofrer pelo resto do ano, e depois o jeito seria nunca mais mostrar minha cara nas reuniões. De do ano, e depois o jeito seria nunca mais mostrar minha cara nas reuniões. De qualquer modo, eu provavelmente não iria mesmo as reuniões de turma do qualquer modo, eu provavelmente não iria mesmo as reuniões de turma do colégio. Mas se quisesse continuar com a idéia maluca de Steve teria de fazer  colégio. Mas se quisesse continuar com a idéia maluca de Steve teria de fazer  direito.

direito.

Eu não estava disposta a correr o risco de ter meu coração magoado só para Eu não estava disposta a correr o risco de ter meu coração magoado só para encarar um desafio do meu amigo.

encarar um desafio do meu amigo.

Então concordei, balançando a cabeça lentamente. Então concordei, balançando a cabeça lentamente. - Você está certo.

- Você está certo. - Estou?

- Estou?

Pela primeira vez ele me pareceu um tanto inseguro. Pela primeira vez ele me pareceu um tanto inseguro. - Claro que está. Mas vamos fazer disso uma aposta. - Claro que está. Mas vamos fazer disso uma aposta. Os olhos de Steve se iluminaram. Ele adora apostar. Os olhos de Steve se iluminaram. Ele adora apostar.

- Agora você sacou o lance, Kelly. Vamos fazer uma aposta das grandes. - Agora você sacou o lance, Kelly. Vamos fazer uma aposta das grandes. Eu estava deitada, apoiada nos cotovelos e então me sentei.

Eu estava deitada, apoiada nos cotovelos e então me sentei. - Alguma idéia?

- Alguma idéia?

- O perdedor tem de preparar o almoço do vencedor

- O perdedor tem de preparar o almoço do vencedor por um mês?por um mês?

Balancei a cabeça negativamente. Se a gente ia entrar nessa de desafio, então Balancei a cabeça negativamente. Se a gente ia entrar nessa de desafio, então precisávamos fazer da forma correta. Se ganhar não tivesse muita importância, precisávamos fazer da forma correta. Se ganhar não tivesse muita importância, provavelmente nós dois deixaríamos a aposta de lado e logo voltaríamos a provavelmente nós dois deixaríamos a aposta de lado e logo voltaríamos a nosso antigo comportamento.

nosso antigo comportamento. Ele tentou de novo....

Ele tentou de novo....

- Que tal o perdedor ter de limpar o quarto do vencedor uma vez por semana, - Que tal o perdedor ter de limpar o quarto do vencedor uma vez por semana, durante um ano?

durante um ano?

- Isso não seria muito justo. Eu sou uma verdadeira maníaca por arrumação, e - Isso não seria muito justo. Eu sou uma verdadeira maníaca por arrumação, e você, um bagunceiro.

você, um bagunceiro.

- O perdedor deverá usar uma placa com as palavras "chute-me" por uma - O perdedor deverá usar uma placa com as palavras "chute-me" por uma semana.

semana.

- Não. Isso não seria muito original. - Não. Isso não seria muito original. - Cinqüenta pratas?

(7)

- AH, qual é Parson? Você pode fazer melhor que isso! - AH, qual é Parson? Você pode fazer melhor que isso!

Steve deitou-se na grama de novo, espreguiçou-se e fechou os olhos por causa Steve deitou-se na grama de novo, espreguiçou-se e fechou os olhos por causa do sol.

do sol.

- Me deixe pensar um minuto. Vou fazer uma proposta que vai deixar o - Me deixe pensar um minuto. Vou fazer uma proposta que vai deixar o cabelinho da sua nuca arrepiado.

cabelinho da sua nuca arrepiado.

Eu me deitei de bruços, apoiando a cabeça nos braços. Estava a fim de Eu me deitei de bruços, apoiando a cabeça nos braços. Estava a fim de descansar meus olhos e pretendia pensar em uma aposta legal, mas tinha descansar meus olhos e pretendia pensar em uma aposta legal, mas tinha problemas para me concentrar. Então, enquanto Steve pensava, deixei a problemas para me concentrar. Então, enquanto Steve pensava, deixei a imaginação correndo solta.

imaginação correndo solta.

Eu me vi, no primeiro grande jogo de futebol do ano, segurando uma bandeira Eu me vi, no primeiro grande jogo de futebol do ano, segurando uma bandeira do Jefferson. Assistia a tudo, enquanto meu anônimo verdadeiro amor 

do Jefferson. Assistia a tudo, enquanto meu anônimo verdadeiro amor  caminhava pelo campo. Ele se virava olhando a platéia, até que seu olhar  caminhava pelo campo. Ele se virava olhando a platéia, até que seu olhar  encontrasse o meu. Então faria o sinal de positivo para mim, antes de chamar  encontrasse o meu. Então faria o sinal de positivo para mim, antes de chamar  seu time para o começo do jogo.

seu time para o começo do jogo.

Ri da idéia. Jogadores de futebol não fazem o meu tipo. Ri da idéia. Jogadores de futebol não fazem o meu tipo.

Então eu me vi no palco, dançando o lago do cisne. Ao final da apresentação, Então eu me vi no palco, dançando o lago do cisne. Ao final da apresentação, três dúzias de rosas vermelhas eram lançadas aos meus pés. Em meus sonhos, três dúzias de rosas vermelhas eram lançadas aos meus pés. Em meus sonhos, eu sorria ternamente e lançava um beijo a meu maravilhoso namorado. Esta eu sorria ternamente e lançava um beijo a meu maravilhoso namorado. Esta seria uma cena muito linda, com um detalhe: o Lago do Cisne está totalmente seria uma cena muito linda, com um detalhe: o Lago do Cisne está totalmente superado.

superado.

Steve sentou-se de repente e bateu palmas. Steve sentou-se de repente e bateu palmas.

- Já sei! Se você está querendo mesmo um desafio, acaba de conseguir um. - Já sei! Se você está querendo mesmo um desafio, acaba de conseguir um. Eu me ergui, apoiando-me nos cotovelos.

Eu me ergui, apoiando-me nos cotovelos. - Então me diga.

- Então me diga.

- Está certo. Se perder, você terá de cortar o cabelo bem curto e tingir de loiro - Está certo. Se perder, você terá de cortar o cabelo bem curto e tingir de loiro oxigenado - Propôs, me olhando e mexendo as sobrancelhas.

oxigenado - Propôs, me olhando e mexendo as sobrancelhas. - O QUÊ????? – gritei.

- O QUÊ????? – gritei.

Steve devia estar maluco. Ele sabia muito bem que o cabelo era meu único Steve devia estar maluco. Ele sabia muito bem que o cabelo era meu único ponto forte, cheio, escuro e comprido. Quase sempre quando estava no ponto forte, cheio, escuro e comprido. Quase sempre quando estava no banheiro do Jefferson e alguma garota de cabelos

banheiro do Jefferson e alguma garota de cabelos ralos entrava, ela suspiravaralos entrava, ela suspirava de inveja quando olhava para meus cabelos. Essa era minha única vaidade, e de inveja quando olhava para meus cabelos. Essa era minha única vaidade, e Steve queria tirá-la de mim?

Steve queria tirá-la de mim?

Acho que ele percebeu minha indignação. Acho que ele percebeu minha indignação.

- O que foi Kelly? Você tem tanta certeza assim de que vai pedir? - O que foi Kelly? Você tem tanta certeza assim de que vai pedir?

Como odeio o orgulho! O orgulho obriga a gente a fazer cada bobagem! Naquele Como odeio o orgulho! O orgulho obriga a gente a fazer cada bobagem! Naquele caso foi o orgulho que me fez concordar com os termos de Steve.

caso foi o orgulho que me fez concordar com os termos de Steve. - Tudo bem, senhor Invencível. E o que acontece se eu ganhar? - Tudo bem, senhor Invencível. E o que acontece se eu ganhar? - Simples, eu terei de furar minha orelha.

- Simples, eu terei de furar minha orelha.

- AHHH, não!!! De jeito nenhum! Você está falando toda hora sobre furar a - AHHH, não!!! De jeito nenhum! Você está falando toda hora sobre furar a orelha. Isso não conta.

orelha. Isso não conta.

- Está bem. Então pense em alguma coisa. - Está bem. Então pense em alguma coisa.

Não costumo ter momentos de brilhantismo, mas quando acontecem são muito Não costumo ter momentos de brilhantismo, mas quando acontecem são muito inspirados mesmo. Aquele foi um de meus ápices de inspiração.

inspirados mesmo. Aquele foi um de meus ápices de inspiração. - Se eu ganhar a aposta, então, VOCÊ, Steve Parson, terá de

- Se eu ganhar a aposta, então, VOCÊ, Steve Parson, terá de cortar o cabelocortar o cabelo com a inscrição da palavra "perdedor". Para facilitar o acordo eu mesma farei o com a inscrição da palavra "perdedor". Para facilitar o acordo eu mesma farei o corte. – disse, lançando minha proposta.

(8)

Ele não pareceu muito contente com a idéia de ter o cabelo cortado de forma a Ele não pareceu muito contente com a idéia de ter o cabelo cortado de forma a proclamar ao mundo em alto e bom som que era um perdedor. Mas Steve não proclamar ao mundo em alto e bom som que era um perdedor. Mas Steve não recuaria agora. Não é de seu estilo.

recuaria agora. Não é de seu estilo. - Vamos selar o acordo.

- Vamos selar o acordo.

Então apertamos as mãos solenemente, e foi quando me lembrei de que nosso Então apertamos as mãos solenemente, e foi quando me lembrei de que nosso acordo não dizia nada sobre o prazo.

acordo não dizia nada sobre o prazo.

Imaginei que precisássemos de tempo suficiente para nos apaixonar, mas não Imaginei que precisássemos de tempo suficiente para nos apaixonar, mas não tanto tempo até estarmos como dois velhinhos gagás, quando fôssemos

tanto tempo até estarmos como dois velhinhos gagás, quando fôssemos comparar as respectivas anotações.

comparar as respectivas anotações.

Parece até que Steve leu meus pensamentos. Parece até que Steve leu meus pensamentos.

- Nosso acordo vai até o Baile de Verão. Aquele que aparecer primeiro com seu - Nosso acordo vai até o Baile de Verão. Aquele que aparecer primeiro com seu verdadeiro amor vence a parada.

verdadeiro amor vence a parada. Um novo pensamento me ocorreu. Um novo pensamento me ocorreu.

- Ei, e o que acontece se nós dois nos apaixonarmos? - Ei, e o que acontece se nós dois nos apaixonarmos? Ele se ergueu e me deu um tapinha na testa.

Ele se ergueu e me deu um tapinha na testa. - Então nós dois vencemos. Dá empate. - Então nós dois vencemos. Dá empate.

Enquanto Steve e eu guardávamos a comida, a manta e nosso material de Enquanto Steve e eu guardávamos a comida, a manta e nosso material de leitura, comecei a experimentar uma estranha sensação de frio no estômago. leitura, comecei a experimentar uma estranha sensação de frio no estômago. Nos próximos meses iria precisar mais do que trabalho duro e uma boa dose de Nos próximos meses iria precisar mais do que trabalho duro e uma boa dose de sorte. Eu precisaria de um milagre...

sorte. Eu precisaria de um milagre...

2 – STEVE 2 – STEVE

Na terça-feira de manhã eu me levantei com um pensamento na mente:

Na terça-feira de manhã eu me levantei com um pensamento na mente: "Mas"Mas que aposta estúpida eu fiz com a Kelly" 

que aposta estúpida eu fiz com a Kelly"  . Nunca teria proposto a coisa toda se. Nunca teria proposto a coisa toda se imaginasse que ela iria até o fim. Mas toda vez que penso que posso prever  imaginasse que ela iria até o fim. Mas toda vez que penso que posso prever  cada movimento de Kelly ela decide fazer algo inesperado. Daí agora eu tinha cada movimento de Kelly ela decide fazer algo inesperado. Daí agora eu tinha de me apaixonar.

de me apaixonar.

Analisando assim superficialmente, pode-se pensar que a tarefa seria mais fácil Analisando assim superficialmente, pode-se pensar que a tarefa seria mais fácil para mim do que para Kelly. Afinal de contas, nunca tive problemas para arranjar  para mim do que para Kelly. Afinal de contas, nunca tive problemas para arranjar  encontros, sou confiante e nem um pouco tímido. Kelly, ao contrário, é muito encontros, sou confiante e nem um pouco tímido. Kelly, ao contrário, é muito fechada. Ela é uma das garotas mais bonitas da escola, senão a mais. Só que, fechada. Ela é uma das garotas mais bonitas da escola, senão a mais. Só que, quando alguém lhe diz isso, sua resposta é um

quando alguém lhe diz isso, sua resposta é um "obrigada""obrigada"e ela sai pensandoe ela sai pensando

que o cara está louco. Ela escapa pela tangente e fala sobre favorecimento, que o cara está louco. Ela escapa pela tangente e fala sobre favorecimento, condescendência masculina e homens que pensam que podem fazer uma condescendência masculina e homens que pensam que podem fazer uma mulher se sentir bem dizendo a ela alguma coisa que é obviamente mentira. O mulher se sentir bem dizendo a ela alguma coisa que é obviamente mentira. O que posso dizer? Minha melhor amiga tem um complexo.

que posso dizer? Minha melhor amiga tem um complexo.

Mas agora que ela estava decidida a se apaixonar, eu tinha certeza de que Mas agora que ela estava decidida a se apaixonar, eu tinha certeza de que cumpriria o trato. Kelly sempre batalha para conseguir seu objetivo. Eu havia cumpriria o trato. Kelly sempre batalha para conseguir seu objetivo. Eu havia lançado um desafio, e ela ficaria pensando sobre o caso até ter um plano. lançado um desafio, e ela ficaria pensando sobre o caso até ter um plano. Diferente de mim, que não tenho nem idéia de como elaborar um.

Diferente de mim, que não tenho nem idéia de como elaborar um.

Kelly provavelmente procuraria em sua sala de aula e, batendo os olhos em Kelly provavelmente procuraria em sua sala de aula e, batendo os olhos em algum panaca, se apaixonaria por ele. Enquanto isso, eu estaria empacado no algum panaca, se apaixonaria por ele. Enquanto isso, eu estaria empacado no banco traseiro do meu carro, lugar predileto para Kelly me imaginar com as banco traseiro do meu carro, lugar predileto para Kelly me imaginar com as garotas, com alguém muito legal, mas que na verdade não se importaria se eu garotas, com alguém muito legal, mas que na verdade não se importaria se eu

(9)

estivesse vivo ou morto. E, para coroar isso tudo, a palavra

estivesse vivo ou morto. E, para coroar isso tudo, a palavra "perdedor""perdedor"estariaestaria

gravada em meu corte de cabelo esquisito. gravada em meu corte de cabelo esquisito.

Enquanto andava na escola, naquela manhã ensolarada de terça-feira, eu Enquanto andava na escola, naquela manhã ensolarada de terça-feira, eu procurava Kelly no pátio. Quem poderia saber? Talvez ela tivesse acordado procurava Kelly no pátio. Quem poderia saber? Talvez ela tivesse acordado recusando a coisa toda também. Se fosse assim, eu concordaria de imediato, e recusando a coisa toda também. Se fosse assim, eu concordaria de imediato, e ela nunca precisaria ficar sabendo que minha confiança tinha sido abalada. Mas, ela nunca precisaria ficar sabendo que minha confiança tinha sido abalada. Mas, por azar, ela não estava lá...

por azar, ela não estava lá...

Ela provavelmente estaria fazendo um cronograma para o seu primeiro Ela provavelmente estaria fazendo um cronograma para o seu primeiro encontro, o seu primeiro beijo e o primeiro

encontro, o seu primeiro beijo e o primeiro "Eu te amo""Eu te amo" ..

E, conhecendo Kelly, sabia que ela ia adiar o

E, conhecendo Kelly, sabia que ela ia adiar o "Eu te amo""Eu te amo" até momentos antesaté momentos antes

de entrar no salão do Baile de Verão com seu amado. Ela tem uma queda por  de entrar no salão do Baile de Verão com seu amado. Ela tem uma queda por  cenas dramáticas.

cenas dramáticas.

Eu tinha começado a subir o quarto andar, contando os degraus dos lances de Eu tinha começado a subir o quarto andar, contando os degraus dos lances de escada, a caminho de minha nova sala, quando Andrew Rice, meu melhor  escada, a caminho de minha nova sala, quando Andrew Rice, meu melhor  amigo depois de Kelly, se aproximou. Eu não o via fazia bastante tempo, já que amigo depois de Kelly, se aproximou. Eu não o via fazia bastante tempo, já que faltei a nosso passeio de barco.

faltei a nosso passeio de barco.

- Oi Parson. Achou algum anjo na fazenda? - Oi Parson. Achou algum anjo na fazenda?

- Não, mas encontrei um pão-duro, que é o meu avô. Ele me pagou cem pratas. - Não, mas encontrei um pão-duro, que é o meu avô. Ele me pagou cem pratas. Depois de eu ter dado um duro danado o mês inteiro.

Depois de eu ter dado um duro danado o mês inteiro.

- Bem vindo ao mundo real. Por isso é que trabalho para o meu pai. - Bem vindo ao mundo real. Por isso é que trabalho para o meu pai.

O Senhor Rice é advogado, e todas as férias Andrew trabalha no escritório dele. O Senhor Rice é advogado, e todas as férias Andrew trabalha no escritório dele. Passa a maior parte do tempo tirando cópias e enviando mensagens por fax. Se Passa a maior parte do tempo tirando cópias e enviando mensagens por fax. Se estivesse no lugar dele, eu ficaria doido.

estivesse no lugar dele, eu ficaria doido.

Chegamos ao último andar. Com uma certa satisfação, percebi que Andrew Chegamos ao último andar. Com uma certa satisfação, percebi que Andrew estava bufando e sem muito fôlego. meses dentro de um escritório debaixo de estava bufando e sem muito fôlego. meses dentro de um escritório debaixo de luz fluorescente e ar condicionado não deixam ninguém com muito pique. luz fluorescente e ar condicionado não deixam ninguém com muito pique. - Não olhe agora. Debbie Jackson a sua direita.

- Não olhe agora. Debbie Jackson a sua direita. Disse Andrew me cutucando.

Disse Andrew me cutucando.

Suspirei. Debbie tinha sido minha namorada por um mês durante o outono Suspirei. Debbie tinha sido minha namorada por um mês durante o outono

passado. Gostei bastante dela no começo,mas depois de certo tempo ela estava passado. Gostei bastante dela no começo,mas depois de certo tempo ela estava me deixando doente. O jeito dela de falar...parecia que estava sempre

me deixando doente. O jeito dela de falar...parecia que estava sempre perguntando alguma coisa. Mas quando fazia uma

perguntando alguma coisa. Mas quando fazia uma pergunta o tom de voz soavapergunta o tom de voz soava como uma afirmação. eu me sentia num daqueles jogos de programa de

como uma afirmação. eu me sentia num daqueles jogos de programa de televisão com perguntas e respostas.

televisão com perguntas e respostas.

Ainda pensei em me agachar atrás de um armário, mas já tinha sido visto. Ainda pensei em me agachar atrás de um armário, mas já tinha sido visto.

- Oi, Steve? - Ela falou, me beijando no rosto. Percebi que estava mais bonita do - Oi, Steve? - Ela falou, me beijando no rosto. Percebi que estava mais bonita do que no ano passado. Tinha cortado curto o cabelo loiro, e sua franja caía sobre que no ano passado. Tinha cortado curto o cabelo loiro, e sua franja caía sobre os olhos de um jeito bel legal.

os olhos de um jeito bel legal.

- Oi, Debbie.Como passou as férias? - Oi, Debbie.Como passou as férias?

Pensei que poderia estar errado sobre Debbie. Talvez ela fosse meu verdadeiro Pensei que poderia estar errado sobre Debbie. Talvez ela fosse meu verdadeiro amor, e eu tivesse me enganado por sua forma de falar. Talvez não tivesse amor, e eu tivesse me enganado por sua forma de falar. Talvez não tivesse percebido isso antes.

percebido isso antes.

- Foi muito bom. Eu trabalhei em uma butique. E você? - Foi muito bom. Eu trabalhei em uma butique. E você?

Naquele momento soube que não havia futuro para mim e Debbie. Podem me Naquele momento soube que não havia futuro para mim e Debbie. Podem me chamar de maluco, mas gosto de uma conversa que não seja inteiramente chamar de maluco, mas gosto de uma conversa que não seja inteiramente irritante para mim. Pude sentir Andrew a meu lado se segurando para não dar  irritante para mim. Pude sentir Andrew a meu lado se segurando para não dar 

(10)

risada. Considerando a maturidade, ele está no mesmo nível de Barney, o risada. Considerando a maturidade, ele está no mesmo nível de Barney, o vizinho de Fred Flinstone nos desenhos da TV.

vizinho de Fred Flinstone nos desenhos da TV.

- Foi bom. Bom. - Respondi olhando para o relógio. - Caramba! O primeiro sinal - Foi bom. Bom. - Respondi olhando para o relógio. - Caramba! O primeiro sinal  já vai bater, e o senhor Maughn é o nosso orientador.

 já vai bater, e o senhor Maughn é o nosso orientador. - Eu entendo. Ele foi meu orientador no segundo an

- Eu entendo. Ele foi meu orientador no segundo ano. - ela então falou virando-o. - ela então falou virando-se para ir embora - Você gostaria de sair um dia desvirando-ses?

se para ir embora - Você gostaria de sair um dia desses?

- Andrew: Sim pode ser - Adiantou-se Andrew respodendo por mim. Não foi - Andrew: Sim pode ser - Adiantou-se Andrew respodendo por mim. Não foi legal, mas não consegui segurar um início de risada. Minha própria maturidade legal, mas não consegui segurar um início de risada. Minha própria maturidade parece que me faltou àquela hora.

parece que me faltou àquela hora.

Debbie deu uma olhada meio estranha para nós e foi embora para o pátio. Debbie deu uma olhada meio estranha para nós e foi embora para o pátio. Sentei-me em uma carteira no fundo da sala do Sr. Maughn e fiquei pensando. Sentei-me em uma carteira no fundo da sala do Sr. Maughn e fiquei pensando. Eu tivera encontros com algumas garotas muito legais mas também saíra com Eu tivera encontros com algumas garotas muito legais mas também saíra com outras que ainda nem deveriam andar sozinhas pela rua, quanto mais ser  outras que ainda nem deveriam andar sozinhas pela rua, quanto mais ser  minhas namoradas.

minhas namoradas.

- Cara, não tem nenhuma garota que valha a pena nessa escola. - Reclamei - Cara, não tem nenhuma garota que valha a pena nessa escola. - Reclamei com Andrew.

com Andrew.

Andrew fez que não ligava encolhendo os ombros. Andrew fez que não ligava encolhendo os ombros.

- Você lembra de quando estávamos no primeiro grau. Parecia que todo o - Você lembra de quando estávamos no primeiro grau. Parecia que todo o

segundo grau estava cheio de garotas bonitas e excitantes. Pelo jeito elas todas segundo grau estava cheio de garotas bonitas e excitantes. Pelo jeito elas todas devem ter se formado há muito tempo.

devem ter se formado há muito tempo.

- Steve, eu acabei de fazer uma lista de vinte tremendas gatas, com as quais eu - Steve, eu acabei de fazer uma lista de vinte tremendas gatas, com as quais eu gostaria de sair e ter um encontro esse ano. Como é que você vem me dizer que gostaria de sair e ter um encontro esse ano. Como é que você vem me dizer que aqui não tem garota bonita?

aqui não tem garota bonita?

Eu balancei a cabeça negativamente. Eu balancei a cabeça negativamente.

- Estou falando de alguém especial. Alguma garota por quem eu pudesse me - Estou falando de alguém especial. Alguma garota por quem eu pudesse me apaixonar.

apaixonar.

- Apaixonar? AHHHH, dá um tempo cara... - Andrew me disse isso, e voltou para - Apaixonar? AHHHH, dá um tempo cara... - Andrew me disse isso, e voltou para a sua lista de nomes.

a sua lista de nomes.

Dei uma olhada no caderno para ver a lista. À medida que ia lendo os nomes, ia Dei uma olhada no caderno para ver a lista. À medida que ia lendo os nomes, ia fazendo mentalmente o cruzamento com a minha relação de garotas com quem fazendo mentalmente o cruzamento com a minha relação de garotas com quem  já tivera um encontro. Quando cheguei ao número onze, meus olhos se

 já tivera um encontro. Quando cheguei ao número onze, meus olhos se arregalaram.

arregalaram. - Kelly?

- Kelly?

Pronunciei quase me engasgando. Pronunciei quase me engasgando.

- Claro. – Andrew confirmou - Ela preenche todos os meus requisitos. - E - Claro. – Andrew confirmou - Ela preenche todos os meus requisitos. - E desenhou um asterisco ao lado do nome de Kelly.

desenhou um asterisco ao lado do nome de Kelly.

Fiquei contemplando a lista fixamente. Ele tinha colocado o nome de Kelly entre Fiquei contemplando a lista fixamente. Ele tinha colocado o nome de Kelly entre os de Amanda Wright e Carrie Starks. Inacreditável! Não que eu não ache Kelly os de Amanda Wright e Carrie Starks. Inacreditável! Não que eu não ache Kelly atraente, inteligente e outras coisas mais. Só que o fato de ver o nome dela atraente, inteligente e outras coisas mais. Só que o fato de ver o nome dela incluído em uma lista com outras intenções me incomodou. Era com se Andrew incluído em uma lista com outras intenções me incomodou. Era com se Andrew não entendesse que Kelly era um caso especial. Ela não é do tipo que se coloca não entendesse que Kelly era um caso especial. Ela não é do tipo que se coloca em uma lista feita só pelo tesão de sair com uma garota gostosa. Ela é uma em uma lista feita só pelo tesão de sair com uma garota gostosa. Ela é uma pessoa.

pessoa.

- Você é um babaca. – desabafei - Faz idéia de como ela ficaria furiosa se - Você é um babaca. – desabafei - Faz idéia de como ela ficaria furiosa se

soubesse disso? - Perguntei, pegando a folha de papel e sacudindo na frente de soubesse disso? - Perguntei, pegando a folha de papel e sacudindo na frente de seu rosto.

(11)

Ele deu de ombros. Ele deu de ombros.

- Eu pessoalmente duvido que Kelly esteja p

- Eu pessoalmente duvido que Kelly esteja preocupada em como eu gasto meureocupada em como eu gasto meu tempo durante as palestras de orientação, antes do início das aulas. – ele disse, tempo durante as palestras de orientação, antes do início das aulas. – ele disse, olhando para mim e levantando as sob

olhando para mim e levantando as sobrancelhas. - VOCÊ é o único que parecerancelhas. - VOCÊ é o único que parece se importar com isso, Parson.

se importar com isso, Parson. - O que você quer dizer? - O que você quer dizer?

- Que você está com ciúmes. - Respondeu ele estalando so dedos. - Que você está com ciúmes. - Respondeu ele estalando so dedos. - Você pirou. – respondi.

- Você pirou. – respondi.

Há anos que eu tenho esse problema de as pessoas me provocarem sobre eu Há anos que eu tenho esse problema de as pessoas me provocarem sobre eu curtir uma paixão secreta pela Kelly. Mas nunca nenhuma dessas idiotices me curtir uma paixão secreta pela Kelly. Mas nunca nenhuma dessas idiotices me perturbou.

perturbou.

Naquele instante tocou o segundo sinal. pulei para o meu lugar vendo o Naquele instante tocou o segundo sinal. pulei para o meu lugar vendo o

sr.Maughn tirar um maço de documentos de dentro da pasta. Ele pigarreou e sr.Maughn tirar um maço de documentos de dentro da pasta. Ele pigarreou e começou seu discurso sobre os males de chegar atrasado e perambular pelos começou seu discurso sobre os males de chegar atrasado e perambular pelos corredores. Depois de três anos de colégio esse era o tipo de conversa a que corredores. Depois de três anos de colégio esse era o tipo de conversa a que não era preciso prestar muita atenção.Se alguém já ouviu um desses discursos não era preciso prestar muita atenção.Se alguém já ouviu um desses discursos sobre o primeiro dia de aula, conhece todos.

sobre o primeiro dia de aula, conhece todos.

Eu podia sentir meu rosto ficando vermelho enquanto pensava no que Andrew Eu podia sentir meu rosto ficando vermelho enquanto pensava no que Andrew tinha dito. Está certo que sempre fui bastante paternalista quando o assunto era tinha dito. Está certo que sempre fui bastante paternalista quando o assunto era Kelly. Mas isso porque eu sei como são os caras. E não quero que ninguém Kelly. Mas isso porque eu sei como são os caras. E não quero que ninguém fique falando dela do mesmo jeito sacana e grosseiro como falam sobre as fique falando dela do mesmo jeito sacana e grosseiro como falam sobre as outras garotas.

outras garotas.

Depois de alguns minutos, Maughn terminou seu discurso de boas-vindas ao Depois de alguns minutos, Maughn terminou seu discurso de boas-vindas ao colégio Jefferson. Então deu início a chamada dos

colégio Jefferson. Então deu início a chamada dos alunos pela lista, outra coisaalunos pela lista, outra coisa muito chata do início das aulas. Lá pelo meio da letra D a porta abriu com um muito chata do início das aulas. Lá pelo meio da letra D a porta abriu com um estrondo. Pude perceber pelo rosto de Maughn que ele não gostou. Os

estrondo. Pude perceber pelo rosto de Maughn que ele não gostou. Os professores sempre acreditam que, se conseguirem controlar os alunos no professores sempre acreditam que, se conseguirem controlar os alunos no primeiro dia de aula, então poderão passar o resto do anos sem enfrentar  primeiro dia de aula, então poderão passar o resto do anos sem enfrentar  maiores problemas. Claro que Maughn detestou ver seu "plano A" em

maiores problemas. Claro que Maughn detestou ver seu "plano A" em relação arelação a disciplina ir por água abaixo.

disciplina ir por água abaixo.

Virei a cabeça para olhar quem estava entrando. Ela deu alguns passos para Virei a cabeça para olhar quem estava entrando. Ela deu alguns passos para dentro da sala e parou como se não estivesse certa de poder entrar. carregava dentro da sala e parou como se não estivesse certa de poder entrar. carregava um monte de cadernos que pareciam prestes a cair a qualquer momento.

um monte de cadernos que pareciam prestes a cair a qualquer momento. Seu cabelo loiro e comprido estava preso por um rabo de cavalo meio frouxo, Seu cabelo loiro e comprido estava preso por um rabo de cavalo meio frouxo, mostrando o queixo muito bonito e os olhos arredondados. Vestia mini-saia e mostrando o queixo muito bonito e os olhos arredondados. Vestia mini-saia e uma camiseta listrada de alças. Suspeitei profundamente, absorvendo os efeitos uma camiseta listrada de alças. Suspeitei profundamente, absorvendo os efeitos de olhar para aquela pernas bronzeadas. De

de olhar para aquela pernas bronzeadas. De repente a lista de Andrew era arepente a lista de Andrew era a última de minhas preocupações.

última de minhas preocupações. -Nome?- Rosnou o Maughn. -Nome?- Rosnou o Maughn.

A garota deu uma olhada pela classe como se estivesse procurando por amigos. A garota deu uma olhada pela classe como se estivesse procurando por amigos. Cruzamos nossos olhares. Por uma fração de segundos nós nos encaramos. Cruzamos nossos olhares. Por uma fração de segundos nós nos encaramos. Então eu sorri.

Então eu sorri.

- Rebecca Foster. - Respondeu ela, calma e indiferente ao fato de que toda a - Rebecca Foster. - Respondeu ela, calma e indiferente ao fato de que toda a classe havia parado por causa dela. Acho que percebeu bem a situação e deve classe havia parado por causa dela. Acho que percebeu bem a situação e deve ter concluído que não havia motivo para se sentir intimidada.

ter concluído que não havia motivo para se sentir intimidada. Maughn correu o dedo pela lista.

(12)

- Foster, Foster... – murmurou para si mesmo - Sabe que horas são, senhorita - Foster, Foster... – murmurou para si mesmo - Sabe que horas são, senhorita Schmith?

Schmith?

Ela deu uma olhada para o relógio na parede atrás da mesa do Sr.Maughn... Ela deu uma olhada para o relógio na parede atrás da mesa do Sr.Maughn... - HAmmm...nove e dezoito?

- HAmmm...nove e dezoito?

- Sim. – concordou ele - O horário de entrada e ás oito e cinqüenta e cinco. Qual - Sim. – concordou ele - O horário de entrada e ás oito e cinqüenta e cinco. Qual é a sua desculpa?

é a sua desculpa?

Ela andou até a frente da classe e entregou a ele um papel verde. Ela andou até a frente da classe e entregou a ele um papel verde. - Eu estava na secretaria da escola por

- Eu estava na secretaria da escola por causa de minha transferência.causa de minha transferência.

Maughn pareceu alvoroçado, a classe inteira permanecia quieta. Existe alguma Maughn pareceu alvoroçado, a classe inteira permanecia quieta. Existe alguma coisa nas mulheres muito bonitas que leva as pessoas a parar de conversar e coisa nas mulheres muito bonitas que leva as pessoas a parar de conversar e prestar atenção nelas.

prestar atenção nelas.

- Então está certo. – concordou Maughn - Por que

- Então está certo. – concordou Maughn - Por que não se senta? Mais tarde eunão se senta? Mais tarde eu passo as instruções que você perdeu.

passo as instruções que você perdeu.

Rebecca armou um sorriso gracioso e deslizou para uma carteira na primeira Rebecca armou um sorriso gracioso e deslizou para uma carteira na primeira fila. Ficou olhando direto para o Sr.Maughn como se ele fosse um grande sábio fila. Ficou olhando direto para o Sr.Maughn como se ele fosse um grande sábio a revelar os segredos da vida. Praguejei comigo mesmo por ter escolhido um a revelar os segredos da vida. Praguejei comigo mesmo por ter escolhido um lugar tão no fundo da sala.

lugar tão no fundo da sala.

Maughn pegou sua lista e continuou de onde havia parado, mas com uma voz Maughn pegou sua lista e continuou de onde havia parado, mas com uma voz mais descontraída e amistosa. Acho que ele resolveu mudar para o "plano B": mais descontraída e amistosa. Acho que ele resolveu mudar para o "plano B": faça com que os garotos amem você e eles ficarão contente por se comportar  faça com que os garotos amem você e eles ficarão contente por se comportar  direitinho.

direitinho.

Eu estava tão concentrado analisando a nuca de Rebecca que Maughn precisou Eu estava tão concentrado analisando a nuca de Rebecca que Maughn precisou chamar meu nome duas vezes. Pode ter sido minha imaginação, mas juraria que chamar meu nome duas vezes. Pode ter sido minha imaginação, mas juraria que Rebecca até se endireitou na cadeira quando pigarreei e respondi à chamada. Rebecca até se endireitou na cadeira quando pigarreei e respondi à chamada. Andrew enviou um bilhete curto e direto: "Garota linda à sua frente". Fiquei Andrew enviou um bilhete curto e direto: "Garota linda à sua frente". Fiquei encabulado, rasguei a folha e coloquei os pedaços no bolso. Não permitiria que encabulado, rasguei a folha e coloquei os pedaços no bolso. Não permitiria que ele transformasse Rebecca em apenas mais um nome de sua lista. Achei nela ele transformasse Rebecca em apenas mais um nome de sua lista. Achei nela alguma coisa especial. E o friozinho no meu estômago avisava que ela seria alguma coisa especial. E o friozinho no meu estômago avisava que ela seria minha. Logo.

minha. Logo.

Passei o resto da aula pensando muito. Como eu chegaria até ela? Deveria ser  Passei o resto da aula pensando muito. Como eu chegaria até ela? Deveria ser  forte e agressivo? Ou calmo e educado? Como não sabia nada sobre a

forte e agressivo? Ou calmo e educado? Como não sabia nada sobre a

garota,era difícil planejar a proximação. Não fazia a menor idéia da espécie de garota,era difícil planejar a proximação. Não fazia a menor idéia da espécie de cara com quem ela namorava.Não sabia se era do tipo que gosta de música, de cara com quem ela namorava.Não sabia se era do tipo que gosta de música, de praticar esportes, ou romântica. E também não sabia se tinha algum namorado. praticar esportes, ou romântica. E também não sabia se tinha algum namorado. Em silêncio, rezei para que ela tivesse sido transferida de um lugar bem longe, Em silêncio, rezei para que ela tivesse sido transferida de um lugar bem longe, porque assim o namorado não seria um problema.

porque assim o namorado não seria um problema.

Não são muitas as pessoas que deixam passar a oportunidade de ter um bom Não são muitas as pessoas que deixam passar a oportunidade de ter um bom relacionamento com alguém só por causa de um namorico à toa. É o que chamo relacionamento com alguém só por causa de um namorico à toa. É o que chamo de síndrome dos acampamentos de verão. A pessoa vai acampar, então

de síndrome dos acampamentos de verão. A pessoa vai acampar, então

conhece alguém, e todas as noites trocam beijos debaixo de uma arvore ou em conhece alguém, e todas as noites trocam beijos debaixo de uma arvore ou em uma canoa. Terminado o verão, os dois declaram seu amor um pelo outro e uma canoa. Terminado o verão, os dois declaram seu amor um pelo outro e dizem que até o próximo acampamento do ano que vem o tempo vai passar  dizem que até o próximo acampamento do ano que vem o tempo vai passar  voando. Depois de poucas cartas e um ou dois telefonemas meio embaraçosos, voando. Depois de poucas cartas e um ou dois telefonemas meio embaraçosos, a coisa toda cai no esquecimento.no ano seguinte os dois vão achar que já a coisa toda cai no esquecimento.no ano seguinte os dois vão achar que já estão muito velhos para o acampamento de verão. Sim, estou falando por  estão muito velhos para o acampamento de verão. Sim, estou falando por  experiência própria. No entanto, nunca me esqueci das noites estreladas que experiência própria. No entanto, nunca me esqueci das noites estreladas que

(13)

passei ao lado de Elaine Mason. passei ao lado de Elaine Mason.

Minhas ruminações sobre Rebecca e os romances desastrosos dos Minhas ruminações sobre Rebecca e os romances desastrosos dos

acampamentos de verão não estavam me levando a lugar algum. Então decidi acampamentos de verão não estavam me levando a lugar algum. Então decidi voltar a ser eu mesmo – ou mais ou menos isso – e esperar que o melhor  voltar a ser eu mesmo – ou mais ou menos isso – e esperar que o melhor 

acontecesse. Esta é a tática que normalmente uso com as garotas. No segundo acontecesse. Esta é a tática que normalmente uso com as garotas. No segundo ano do colegial conheci uma garota na pista de atletismo, Gna Roslin, e então ano do colegial conheci uma garota na pista de atletismo, Gna Roslin, e então lhe disse que era praticamente avançado em salto de vara. Ela pediu uma lhe disse que era praticamente avançado em salto de vara. Ela pediu uma

demonstração, e quase quebrei o queixo quando cai de cara no colchão duro. A demonstração, e quase quebrei o queixo quando cai de cara no colchão duro. A experiência (assim como algumas palavras sábias de minha amiga Kelly) me experiência (assim como algumas palavras sábias de minha amiga Kelly) me deixou ciente de que as mulheres, em sua maioria, são muito espertas para deixou ciente de que as mulheres, em sua maioria, são muito espertas para conferir as informações. E, assim que descobrem uma jogada em falso, elas conferir as informações. E, assim que descobrem uma jogada em falso, elas caem fora.

caem fora.

Quando o sinal tocou, continuei em minha carteira. Ainda estava indeciso sobre Quando o sinal tocou, continuei em minha carteira. Ainda estava indeciso sobre me aproximar ou não de Rebecca. Então ouvi o Sr.Maughn pedir que ela ficasse me aproximar ou não de Rebecca. Então ouvi o Sr.Maughn pedir que ela ficasse um pouco mais para que ele pudesse repetir as normas sobre a rotina do colégio um pouco mais para que ele pudesse repetir as normas sobre a rotina do colégio Jefferson. Essa era a minha chance para fazer um primeiro contato simpático Jefferson. Essa era a minha chance para fazer um primeiro contato simpático com ela.

com ela.

Antes de seguir atrás de Andrew, dei uma última olhada na direção de Rebecca. Antes de seguir atrás de Andrew, dei uma última olhada na direção de Rebecca. Ela sorriu e fez um movimento disfarçado, mexendo com os ombros. Senti um Ela sorriu e fez um movimento disfarçado, mexendo com os ombros. Senti um calafrio. Naquele exato momento tive a certeza de que ganharia a aposta com calafrio. Naquele exato momento tive a certeza de que ganharia a aposta com Kelly.

Kelly.

E era ela quem estava me esperando no saguão. Nós assistíamos a aula de E era ela quem estava me esperando no saguão. Nós assistíamos a aula de física juntos no primeiro período.

física juntos no primeiro período.

- Sobre a nossa aposta... – Kelly começou a falar. - Sobre a nossa aposta... – Kelly começou a falar. Levantei a mão interrompendo a frase.

Levantei a mão interrompendo a frase.

- Nem pense em desistir, Byrne. – cortei - Acabei de encontrar a garota dos - Nem pense em desistir, Byrne. – cortei - Acabei de encontrar a garota dos meus sonhos. Você já pode ir preparando a tesoura e a água oxigenada. meus sonhos. Você já pode ir preparando a tesoura e a água oxigenada. Ela fez uma cara de surpresa.

Ela fez uma cara de surpresa.

- Ahh, eu não ia desistir. Só queria dizer que o nosso acordo deve ser colocado - Ahh, eu não ia desistir. Só queria dizer que o nosso acordo deve ser colocado por escrito. E nem pense em inventar um jeito de se livrar.

por escrito. E nem pense em inventar um jeito de se livrar. - Que o melhor romance ganhe. – concordei.

- Que o melhor romance ganhe. – concordei.

Enquanto voltamos para a sala eu mal podia esperar até nossa próxima aula de Enquanto voltamos para a sala eu mal podia esperar até nossa próxima aula de orientação.

orientação.

3 – KELLY 3 – KELLY

Eu sabia que, mesmo em um dia que estivesse de bom humor, odiaria ter física Eu sabia que, mesmo em um dia que estivesse de bom humor, odiaria ter física nas primeiras aulas. Nos próximos seis meses, logo de manhã, estaria lidando nas primeiras aulas. Nos próximos seis meses, logo de manhã, estaria lidando com equações confusas e experiências de laboratório chatas. Acho que

com equações confusas e experiências de laboratório chatas. Acho que

ninguém deveria ter de encarar assuntos como matemática ou coisa parecida ninguém deveria ter de encarar assuntos como matemática ou coisa parecida antes do almoço.

antes do almoço.

Sentada, ouvindo a voz da Sra. Gordon para lá e para cá resmungando alguma Sentada, ouvindo a voz da Sra. Gordon para lá e para cá resmungando alguma coisa sobre velocidade, eu olhava para o rosto de Steve. A expressão dele coisa sobre velocidade, eu olhava para o rosto de Steve. A expressão dele variava como se estivesse meditando sobre algum fato que tivesse achado variava como se estivesse meditando sobre algum fato que tivesse achado realmente interessante. Pressenti que pensava sobre a nossa aposta, e a realmente interessante. Pressenti que pensava sobre a nossa aposta, e a maneira arrogante com que se sentava, com os ombros jogados para trás, me maneira arrogante com que se sentava, com os ombros jogados para trás, me

(14)

provocou uma sensação de mal-estar. provocou uma sensação de mal-estar.

Não era justo. Steve sempre tinha muita sorte e eu, não. Uma vez ele tinha me Não era justo. Steve sempre tinha muita sorte e eu, não. Uma vez ele tinha me convencido a ir junto com ele e sua avó a um bingo em um centro para pessoas convencido a ir junto com ele e sua avó a um bingo em um centro para pessoas da terceira idade. No fim da noite, Steve havia ganho uma boa grana. Quando da terceira idade. No fim da noite, Steve havia ganho uma boa grana. Quando finalmente consegui vencer uma rodada, o prêmio não era em dinheiro, mas finalmente consegui vencer uma rodada, o prêmio não era em dinheiro, mas uma daquelas camisetas com a inscrição: "Minha vó esteve nas cataratas do uma daquelas camisetas com a inscrição: "Minha vó esteve nas cataratas do Niágara e tudo que ela me trouxe foi esta camiseta vagabunda". Depois daquela Niágara e tudo que ela me trouxe foi esta camiseta vagabunda". Depois daquela noite, toda vez que a avó dele estava por perto, ele insistia para que eu usasse noite, toda vez que a avó dele estava por perto, ele insistia para que eu usasse essa camiseta. E ainda por cima verde-limão NÃO é uma das minhas cores essa camiseta. E ainda por cima verde-limão NÃO é uma das minhas cores preferidas!

preferidas!

Quando o sinal tocou, a Sra. Gordon ainda resolvia o primeiro conjunto de Quando o sinal tocou, a Sra. Gordon ainda resolvia o primeiro conjunto de questões. Tinha tanta coisa anotada que dava a impressão de que a gente questões. Tinha tanta coisa anotada que dava a impressão de que a gente estava escrevendo um tratado.acho que é assim mesmo que se parecem todos estava escrevendo um tratado.acho que é assim mesmo que se parecem todos os problemas físicos.

os problemas físicos.

Antes de sairmos da sala, Steve me passou um pedaço de papel que estivera Antes de sairmos da sala, Steve me passou um pedaço de papel que estivera rabiscando durante a aula. Tinha desenhado a si mesmo dentro de um grande rabiscando durante a aula. Tinha desenhado a si mesmo dentro de um grande coração e eu do lado de fora, tentando lançar uma flecha. Sobre a cabeça da coração e eu do lado de fora, tentando lançar uma flecha. Sobre a cabeça da minha figura estava um balão com a inscrição: "As de cabelos vermelho intenso minha figura estava um balão com a inscrição: "As de cabelos vermelho intenso se divertem mais".

se divertem mais".

- Rá,rá, rá.- disse secamente - Você vai ficar só pensando

- Rá,rá, rá.- disse secamente - Você vai ficar só pensando nessa aposta idiotanessa aposta idiota durante os próximos quatro meses?

durante os próximos quatro meses?

Steve arreganhou um sorriso meio safado e me deu um tapinha nas costas. Steve arreganhou um sorriso meio safado e me deu um tapinha nas costas. - Claro que não. Logo, logo vou estar apaixonado que não vou ter mais muito - Claro que não. Logo, logo vou estar apaixonado que não vou ter mais muito tempo para curtir a minha vitória. - Respondeu dando um puxãonzinho em meu tempo para curtir a minha vitória. - Respondeu dando um puxãonzinho em meu cabelo, e foi embora.

cabelo, e foi embora.

Arrastei para meu armário aquele enorme livro de física que mais parecia de Arrastei para meu armário aquele enorme livro de física que mais parecia de chumbo. Mal tinham dado às dez horas, e o dia já estava com cara de ser o pior  chumbo. Mal tinham dado às dez horas, e o dia já estava com cara de ser o pior  de toda a minha vida no colegial.

de toda a minha vida no colegial.

Fechei a porta do armário com tanta força que, além do barulho, fiz chacoalhar  Fechei a porta do armário com tanta força que, além do barulho, fiz chacoalhar  todo o conjunto de madeira em volta.

todo o conjunto de madeira em volta.

- Mal dia no trabalho, querida? – comentou uma voz sacana, se fazendo de - Mal dia no trabalho, querida? – comentou uma voz sacana, se fazendo de meiga.

meiga.

- Ellen....Liguei pra você umas cinco vezes ontem. - Ellen....Liguei pra você umas cinco vezes ontem.

- Desculpe. Meu pai insistiu para que nós visitássemos o Museu de Cera, - Desculpe. Meu pai insistiu para que nós visitássemos o Museu de Cera, quando voltávamos de Monterrey. Daí demoramos mais meio dia andando de quando voltávamos de Monterrey. Daí demoramos mais meio dia andando de carro e só chegamos tarde da noite. Meu traseiro ainda está adormecido de carro e só chegamos tarde da noite. Meu traseiro ainda está adormecido de tanto tempo que fiquei sentada.

tanto tempo que fiquei sentada.

Dei uma risada e a abracei forte. Depois de Steve, Ellen Frazier era a minha Dei uma risada e a abracei forte. Depois de Steve, Ellen Frazier era a minha melhor amiga. Muito alta, magra e morena, ela tinha aquele olhar perdido que se melhor amiga. Muito alta, magra e morena, ela tinha aquele olhar perdido que se vê nas modelos de revistas de moda. Era, porém, muito realista e não se

vê nas modelos de revistas de moda. Era, porém, muito realista e não se considerava nada de especial. Ao c

considerava nada de especial. Ao contrário, chegava mesmo a se achar umontrário, chegava mesmo a se achar um tanto esquisita por não ter muito seio.

tanto esquisita por não ter muito seio.

- Então, como foi a reunião da família Frazier? – perguntei. - Então, como foi a reunião da família Frazier? – perguntei. Ela olhou para o teto e juntou as mãos como quem reza: Ela olhou para o teto e juntou as mãos como quem reza:

- Meu pai e meus tios ficaram três dias competindo para ver quem era o melhor  - Meu pai e meus tios ficaram três dias competindo para ver quem era o melhor  pescador. A noite eles jogavam xadrez até tarde, e isso provocava chiliques em pescador. A noite eles jogavam xadrez até tarde, e isso provocava chiliques em

Referências

Documentos relacionados

Um dos sistemas de aquecimento de fluidos mais utilizados na indústria é o trocador de calor, inclusive na indústria petroquímica, como é o caso do LAMP, um sistema com

O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um método analítico para a determinação simultânea de níquel e vanádio, em material particulado atmosférico

[r]

A avaliação do comportamento das infecções hospitalares através do tempo permite a identificação de surtos, por meio da curva endêmica de infecção hospitalar na unidade de

Se eles não querem nosso Salvador, não podemos substituir a mensagem com maneiras de temperarem seu ca- samento, assim como não podemos utilizar um culto musical, coreogra- fia

Celia Pedrosa, em “Josely Vianna Baptista: uma poética xamânica da tradução e tradição”, compreendeu o trabalho da poeta paranaense como proposição simultânea da

✘ Roupas folgadas não são boas opções, pois faz com que a mulher pareça maior e sem uma definição de suas curvas.O ideal é usar roupas mais justas e confortáveis proporcional

V ice-presidente da Fieg e pre- sidente do Sindicato das In- dústrias de Alimentação de Anápolis (SindAnápolis), o empresário Wilson de Oliveira participou, no dia 18/09 úl- timo,