• Nenhum resultado encontrado

PROJETO: ELEIÇÃO DA AVE SIMBOLO DE BRUSQUE/SC Relatório Final do Projeto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO: ELEIÇÃO DA AVE SIMBOLO DE BRUSQUE/SC Relatório Final do Projeto"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PROJETO:

“ELEIÇÃO DA AVE SIMBOLO DE BRUSQUE/SC”

Relatório Final do Projeto

(2)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 2 de 19

SUMÁRIO

1- Resumo... 03 2- Parceiros... 03 3- Metodologia... 04 3.1 Consulta Popular... 04 4- Objetivos... 04 4.1 Objetivo Geral... 04 4.2 Objetivo Específico... 04 5- Cronograma... 05

6- Descrição das Atividades Realizadas... 05

7- Resultados Alcançados... 08

8- A Ave escolhida... 09

9- Conclusão... 09

(3)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 3 de 19

1- RESUMO

A “Eleição da Ave Símbolo de Brusque/SC” foi uma ação planejada e desenvolvida pelo COAVE – Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu, pelo Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM e pelo Jornal Município dia-a-dia com apoio de parceiros públicos e privados da sociedade bursquense. São eles: Prefeitura Municipal de Brusque, através da Secretaria de Educação, Câmara de vereadores de Brusque, Parque Zoobotânico, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Brusque e RPPN Chácara Edith.

A idéia surgiu através de um projeto que o Jornal Município dia-a-dia vinha realizando com o Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM, para resgatar as identidades brusquenses. Assim, o COAVE foi convidado para realizar a Eleição da Ave Símbolo do município, já que este possui pesquisas realizadas para conhecer melhor esta realidade no cenário estadual brasileiro. Constatou que poucas cidades catarinenses possuem oficialmente uma Ave Símbolo, o que motivou o clube a incentivar regionalmente esta ação, a fim de envolver os municípios e cidades catarinenses na promoção da consciência ecológica e da preservação ambiental em nosso Estado, através da eleição de suas aves símbolos.

A seguir, um detalhamento específico será apresentado para um melhor entendimento do planejamento desta ação.

2- PARCEIROS

Realização:

Apoio:

(4)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 4 de 19

3- METODOLOGIA

3.1 Consulta Popular

A participação popular é reconhecida como uma importante ferramenta nos distintos instrumentos internacionais e nacionais de Direito Humano. É ademais, por definição, a essência da democracia, de tal maneira que, quanto mais democrática, maior é a participação.

Eleger um símbolo municipal é uma ação importante e merece a participação de todas as pessoas, e foi por este motivo que o COAVE, Grupo UNIASSELVI-ASSEVIM e Jornal Município dia-a-dia fizeram questão de utilizar a metodologia de “Consulta Popular” na hora de escolher a Ave Símbolo do município de Brusque. Mais importante que ter símbolos que promovam desenvolvimento, visibilidade e preservação ambiental, é ter certeza que as pessoas que vivem nestes locais, independente de sua idade, escolheram o símbolo que lhes parece mais justo, que tenha mais a ver com a identidade de sua cidade e acima de tudo, que seja ele o instrumento de uma constante ação de preservação e cuidado com o meio ambiente.

4- OBJETIVOS

4.1- Objetivo Geral

• Promover um vínculo constante da comunidade com a avifauna local e conseqüentemente, um maior respeito pelo meio ambiente e uma maior preocupação com a preservação ambiental, através da eleição da Ave Símbolo do município de Brusque.

4.2 - Objetivos Específicos

• Democratizar o processo de consulta popular; • Promover a preservação da avifauna local; • Chamar a atenção para a questão ambiental.

(5)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 5 de 19

5- CRONOGRAMA

Cronograma de Execução do Projeto: “ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC”

ANO / MESES

ATIVIDADES 2009

JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

1. Reunião com a comissão para a Eleição da Ave símbolo de Brusque - apresentação do projeto.

19/06

2. Elaboração do Plano de trabalho/projeto 06/07

3. Capacitação de professores 11/08

4.Escolha das Aves candidatas e respectivas justificativas e definição dos locais de votação

14/08

5. Elaboração gráfica do material de divulgação (banneres, cartazes, cédulas de votação, página de votação no site)

15 a 23/08

6. Distribuição das urnas e material de

divulgação nos postos de votação 23/08

7. Trabalho de divulgação (imprensa) Junho a Dezembro 8. Eleição através de Consulta Popular 24/08 a

10/09

9. Recolhimento das urnas 11/09

10. Apuração dos Votos 11/09

11. Divulgação dos resultados 12/09

12. Reunião com a equipe de trabalho e

vereadores para preparação da lei. 17/09

13. Reunião com vereadores de Brusque 22/09 14. Leitura e aprovação da proposta de lei,

na Câmara de Vereadores de Brusque

11/12

15. Assinatura da lei oficializando a Saíra-militar (tangara cyanocephala) como a Ave Símbolo Ambiental de Brusque

(6)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 6 de 19

6- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

A Saíra-militar (Tangara cyanocephala) foi eleita pela população brusquense, com 12.923 votos, no segundo semestre de 2009, através de uma consulta popular – em um processo que envolveu aproximadamente 25% da população do município. A votação para a

escolha da ave, como um dos símbolos do município, foi realizada com o uso de 84 urnas distribuídas em escolas e outros pontos de grande circulação do município e também contou com a votação eletrônica através da internet.

O sucesso da ação foi comprovado através dos 25.501 votos, no total.

A Saíra-militar é uma ave de grande beleza, que pode ser observada freqüentemente em Brusque. Ela tem cerca de onze centímetros de comprimento e é facilmente reconhecida pelo seu “lenço” vermelho em volta do pescoço, que explica o outro nome pelo qual a ave também é conhecida, “saíra-lenço”.

A escolha da Ave Símbolo foi uma iniciativa do Grupo UNIASSELVI / Assevim e do jornal Município Dia-a-dia, que procurou o COAVE para a coordenação dos trabalhos. Outras entidades também colaboraram para a realização da eleição: RPPN Chácara Edith, Parque Zoobotânico de Brusque, Prefeitura Municipal de Brusque, através de sua Secretaria de Educação, SDR de Brusque e Câmara de Vereadores de Brusque.

A oficialização do símbolo ocorreu através da aprovação do Projeto de Lei de autoria do Vereador Alessandro André Moreira Simas. O Projeto de Lei de Origem Legislativa

Declara a Saíra-militar (Tangara cyanocephala) como a Ave Símbolo Ambiental do

Município de Brusque e estabelece o dia 06 de outubro como o Dia Municipal das Aves. O Relator da matéria, Vereador Roberto Pedro Prudêncio Neto apresentou uma emenda ao texto original do Projeto que declara o Marreco como a Ave Símbolo representativa da Cultura Gastronômica do Município de Brusque. O Vereador Dejair Machado se absteve de votar ao Projeto, defendendo sua posição desde o princípio das discussões,

lembrando que entende que o “Marreco” deveria ser a Ave Símbolo de Brusque pela importância que tem na cultura do brusquense. Dejair encerrou dizendo que respeitava a decisão da maioria e que estava se abstendo de votar por uma questão de posição. O período de discussão ocupado pelos legisladores do município gerou preocupação entre os organizadores da eleição, mas a sensibilidade dos vereadores em compreender que o objetivo da campanha era promover um símbolo ambiental para o município que possa ser trabalhado em atividades de Educação Ambiental, e que, portanto o Marreco não poderia ocupar este “cargo”. Conforme ressaltou o Vereador Simas, desde o princípio nunca se deixou de reconhecer a importância também do Marreco na cultura do brusquense.

O Projeto de Lei nº 94/2009, que declara a Saíra-militar (Tangara cyanocephala) como a Ave Símbolo Ambiental do Município de Brusque, declara o Marreco como a Ave Símbolo representativa da Cultura Gastronômica do Município de Brusque, e estabelece o dia 6 de outubro como o Dia Municipal das Aves, foi aprovada na Câmara de Vereadores, em 16 de dezembro de 2009.

(7)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 7 de 19

7- RESULTADOS ALCANÇADOS

A proposta e todas as ações integrantes do Projeto “Eleição da Ave Símbolo de Brusque/SC” resultaram em oportunidades para todos, abrindo um importante caminho para futuros trabalhos e projetos em Educação Ambiental e Conservação, criando uma boa imagem do município com relação a potenciais atividades de lazer e ecoturismo e também para o turismo de Observação de Aves.

A ação atingiu no total 25.501 votos demonstrando ter sido um exemplo nacional de uma ação baseada na consulta popular; também serviu para iniciar com entusiasmo a integração da população com as questões ambientais e de preservação.

8- A AVE ESCOLHIDA

Nome popular - Saíra-lenço

Nome científico -Tangara cyanocephala

Características – Está espécie é inconfundível pelo “lenço” escarlate dos lados da

cabeça e do pescoço posterior. Vive em grupos de inúmeros indivíduos. O canto desta saíra é pobre como das outras espécies, consistindo de chilreados rápidos e finos, sons que repetem constantemente, mantendo o contato com o grupo.

Tamanho – 13 cm

Dimorfismo sexual – A fêmea é semelhante ao macho, apenas mais pálida e com as

costas estriadas de verde. O imaturo não tem o lenço vermelho.

Alimentação – Frugívoro, este pássaro também se alimenta de pequenos insetos e suas

larvas, que completam sua alimentação.

Nidificação - O ninho é confeccionado em forma de uma tigela profunda, em alturas

(8)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 8 de 19

9- CONCLUSÃO

O COAVE encerra mais um projeto com muita satisfação. Participar do processo de construção de mais um símbolo municipal para Brusque e junto a este fato ainda ter uma participação tão ativa como foi a da população deste município, com certeza faz com que o COAVE, o Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM e o Jornal Município dia-a-dia, bem como todos os apoiadores envolvidos, percebam que a questão ambiental é de fato importante, por tanto, ações que a promovam, tornam-se cada vez mais necessárias.

Brusque possui hoje sua Ave Símbolo. Que esta escolha, feita pelo povo brusquense, torne-se um exemplo a ser seguido. Que ocorra a preservação não só da avifauna, mas de toda a natureza exuberante que ainda faz parte de nossa realidade, que as futuras gerações possam ver através de seus símbolos um verdadeiro motivo para preservar e ensinar isto a todas as pessoas.

Atualmente, a iniciativa já está servindo de exemplo para outros municípios catarinenses. Ibirama e Rodeio já estão desenvolvendo seus processos de Eleição da Ave Símbolo e o Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu – COAVE, recebeu algumas solicitações para acompanhar novos processos nas cidades de Timbó e Blumenau. Espera-se que todas as ações tenham o mesmo sucesso que a de Brusque e que as Aves sejam uma ponte para um futuro sustentável.

O COAVE certamente estará sempre pronto para colaborar com todos os interessados em levar esta idéia a diante.

(9)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 9 de 19

10- ANEXOS

(10)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 10 de 19

Modelo de cédula de votação:

CONSULTA POPULAR

ESCOLHA DA AVE SÍMBOLO DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE



João-de-barro (Furnarius rufus)



Cambacica (Coereba flaveola)



Saíra-militar (Tangara cyanocephala)



Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

OBS.: Escolha somente uma opção, assinalando-a com X

Relação dos Postos oficiais de votação da Ave Símbolo de Brusque:

1- Buettner 14- SDR – Secretaria de Desenvolvimento Regional 2- Câmara Municipal de Vereadores 15 – Secretaria Municipal de Obras

3- CDL 16 – SENAI Brusque

4- Defesa Civil 17 – SESC Brusque

5- Fórum 18 – SESI Brusque

6- Fundação Cultural de Brusque 19 – Shopping Gracher

7- Grupo UNIASSELVI – ASSEVIM 20 – Sindicato do Comércio Varejista de Brusque 8- Irmãos Zen 21- Supermercado Archer

9- Jornal Município-dia-a-dia 22- Sipermercado Barateiro 10 – Posto de Saúde Central (INSS) 23- Supermercado Bistek 11- Prefeitura Municipal de Brusque 24- Terminal Urbano

12 - SAMAE 25- Zoobotânico

(11)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 11 de 19

Imagens de alguns dos postos de votação:

Fórum do município de Brusque Prefeitura Municipal de Brusque

Fundação Cultural de Brusque

Relação de Escolas que participaram da votação da Ave Símbolo:

Centro de Educação Infantil Adelina Zen Escola de Ensino Fund. Pe. Carlos Fuzão

Centro de Educação Infantil Águas Claras Escola de Ensino Fund. Pe. Luiz Gonzaga Steiner Centro de Educação Infantil Barriga Verde Escola de Ensino Fund. Pe. Theodoro Becker Centro de Educação Infantil Tia Lisa Escola de Ensino Fund. Pe. Vendelino Wiemes Centro de Educação Infantil Tia Lourdes Escola de Ensino Fund. Profª Isaura Gouvêa Gevaerd Centro de Educação Infantil Tia Denise Escola de Ensino Fundamental Prof. José Vieira Côrte Centro de Ed. Infantil Emília Floriani de Oliveira Escola de Ensino Fundamental Ângelo Dognini Centro de Educação Infantil Benta Vanolli Escola de Ensino Fund. Profª Augusta Dutra de Souza Centro de Educação Infantil Maria Aparecida Escola de Ensino Fund. Rotary Club Companheiro Ayres

Gevaerd

Centro de Ed. Infantil Max Rodolfo Steffen Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto

Centro de Ed. Infantil Pequenos Pensadores Escola de Ensino Fund. Profª Georgina de Carvalho Ramos da Luz

Centro de Educação Infantil Ponta Russa Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília

Centro de Educação Infantil Raio de Sol Escola de Ensino Fund. Lions Club Companheiro Oscar Maluche

(12)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 12 de 19 Centro de Educação Infantil Tia Ana Escola de Ensino Fundamental Rio Branco

Centro de Educação Infantil Tia Laura Escola de Educação Básica João Hassmann Centro de Educação Infantil Tia Norma Escola de Educação Básica Santa Terezinha Centro de Educação Infantil Tia Trude Escola de Educação Básica Feliciano Pires

Centro de Educação de Jovens e Adultos Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira Escola de Ensino Fund. Profª Adelina Zierke Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks Escola de Ensino Fund. Alberto Pretti Escola de Educação Básica Francisco de Araújo

Brusque

Escola de Ensino Fund. Dr. Carlos Moritz Escola de Educação Básica Padre Lux

Escola de Ensino Fund. Edith Gama Ramos Escola de Educação Básica Dom João Becker Escola de Ensino Fund. Edith Krieger Zabel Escola de Educação Básica Osvaldo Reis Escola de Ensino Fund. Poço Fundo Escola de Educação Básica João XXIII Escola de Ensino Fund. Ponta Russa Escola de Ensino Médio Yvonne Olinger Appe Escola de Ensino Fund.Profª Augusta Knorring Escola de Educação de Jovens e Adultos

Algumas ações realizadas pelo COAVE no período anterior a votação para a escolha da Ave Símbolo de Brusque

Explicação detalhada do processo de Eleição da Ave Símbolo de Brusque para a SDR e Secretaria

de Educação e entrega das urnas das escolas do município.

Treinamento para professores de Brusque referente a utilização da Observação de Aves como ferramenta

de Educação Ambiental e informações sobre a Eleição da Ave Símbolo de Brusque.

(13)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 13 de 19

Divulgação dos resultados da Eleição para a comunidade

Entrevista TV Brusque Entrevista Rádio Araguaia AM de Brusque

Entrevista Rádio Cidade AM de Brusque

Palestras realizadas na Escola Básica Municipal João Hassmann de Brusque

(14)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 14 de 19

Apresentação do Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Brusque.

(Vereador Alessandro André Moreira Simas)

Cópia da Lei n° 3296/2009 de 16/12/09, oficializando a Saíra-lenço (Tangara

cyanocephala) como a Ave Símbolo do município de Brusque.

Câmara Municipal de Brusque

Lei Ordinária nº 3296/2009 de 16/12/2009 Ementa

Dispõe sobre a instituição do Dia Municipal das Aves e Declara a Saíra-Militar como ave símbolo ambiental e o Marreco como ave símbolo da cultura gastronômica do Município e dá outras providências.

Texto

O Prefeito Municipal de Brusque:

Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o “Dia Municipal das Aves”, a ser comemorado no dia 6 de outubro de cada ano.

Art. 2º Ficam declarados como aves símbolos do Município de Brusque a espécie denominada Saíra-Militar, cientificamente conhecida como Tangara cyanocephala, pertencente a Família Thraupidae e a espécie denominada Marreco, cientificamente conhecida como Anas Boschas, pertencente a Família dos Anatídeos.

Parágrafo único. As espécies declaradas como aves símbolos do Município, passam a ser conhecidas como:

a) Ave símbolo ambiental do Município a espécie denominada SAÍRA-MILITAR;

(15)

Relatório Final do Projeto – ELEIÇÃO DA AVE SÍMBOLO DE BRUSQUE/SC Última Atualização: 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Página 15 de 19

Art. 3º A data instituída no artigo 1º desta Lei, passa a integrar o calendário oficial de eventos do Município.

Art. 4º A presente lei será regulamentada pelo Poder Executivo Municipal no prazo de 30 (trinta) dias, contados da sua publicação.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

______________________________________________________ Substitutivo Global:

O Prefeito Municipal de Brusque:

Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o “Dia Municipal das Aves”, a ser comemorado no dia 6 de outubro de cada ano.

Art. 2º Ficam declarados como aves símbolos do Município de Brusque a espécie denominada Saíra-Militar, cientificamente conhecida como Tangara cyanocephala, pertencente a Família Thraupidae e a espécie denominada Marreco, cientificamente conhecida como Anas Boschas, pertencente a Família dos Anatídeos.

Parágrafo único. As espécies declaradas como aves símbolos do Município, passam a ser conhecidas como:

a) Ave símbolo ambiental do Município a espécie denominada SAÍRA-MILITAR;

b) Ave símbolo representativo da cultura gastronômica, a espécie denominada MARRECO. Art. 3º A data instituída no artigo 1º desta Lei, passa a integrar o calendário oficial de eventos do Município.

Art. 4º A presente lei será regulamentada pelo Poder Executivo Municipal no prazo de 30 (trinta) dias, contados da sua publicação.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Complemento

Publicação em 16/12/2009 no Mural da Prefeitura Municipal de Brusque Fonte: http://www.legislador.com.br/LegisladorWEB.ASP?WCI=ProjetoTexto&ID=11&INEspecie=1&nrProjeto=94&aaProjeto=2009&dsVerbete=

Referências

Documentos relacionados

Em trabalho recente, no qual foram entrevistados 2752 adultos com mais de vinte anos residentes na cidade de Pelotas, revelou-se que quase 20% deles, ou seja, um em cada

Potenciais hídricos do solo (Ws) a 10 e a 20cm com milho dobrado •), temperatura do ar de profundidade para feijão em monocultivo e no interior da copa dos feijoeiros em

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Comunicar ao seu médico ou farmacêutico, todos os medicamentos que estiver em uso ou que tenha feito uso recentemente ao início do tratamento com o ALCYTAM (mesmo os sem necessidade

Para obter o diploma de Mestre, o aluno deve ter uma dissertação, de sua autoria exclusiva, defendida em sessão pública e aprovada por uma Comissão Examinadora

Art.. 75 - Na Região Judiciária Especial, correspondente às comarcas de entrância especial, terão exercício 123 juízes de direito regionais de entrância do interior,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..