• Nenhum resultado encontrado

NOTIFISCO NOTIFISCO. Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTIFISCO NOTIFISCO. Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NOTIFISCO

Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

Ano

XX

I | Nº 166 | OUT - NOV - DEZ 200

7 Filiado a FENAFISCO

pág. 4 e 5

pág. 3

21º EFA

promove lazer e

entretenimento aos

auditores fiscais

aposentados e

familiares

NOTIFISCO

Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

Ano

XX

I | Nº 166 | OUT - NOV - DEZ 200

7

Filiado a FENAFISCO

Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1793 - Batel - CEP 80420-160 - Curitiba-PR

Ano XXIV | Nº 182 | OUTUBRO DE 2011

Dia do Auditor Fiscal é comemorado

na Assembleia Legislativa do Paraná

NOTIFISCO

VI Expoarte

e III Expofoto

homenageiam

Auditores Fiscais

27ª Fiscalíada

acontece entre

os dias 11 a 14 de

novembro

pág. 7

pág. 8

Entrevista com

Reynaldo Eichholz Júnior

(2)

NO

TIFISC

O | OUTUBR

O DE 2011

Após vários meses de luta o SINDA-FEP conseguiu outra importante vitória para seus filiados aposentados e pen-sionistas. Conseguimos, com vigência a partir do mês de outubro, o restabele-cimento da paridade entre ativos e apo-sentados.

Em reunião que tivemos com o Se-cretário de Estado da Fazenda, Dr. Luiz Carlos Hauly, o Diretor Geral da Fazenda, Sr. Amauri Escudero e com o Diretor da CRE, Sr. Gilberto Della Colleta, definiu-se que a partir de outubro os aposentados e pensionistas com direito a paridade pas-sarão a receber os qüinqüênios sobre as

FALECIMENTOS

DARCY SACKS

CLEMENTINO ANDRETTA JULIAO PAULO PALERMO MANOEL ANTONIO GOMES DE MACEDO JOSE PLACIDO DE MORAES ANTONIO MARIO ALENSKI BATISTA SCALONI 11/07/2011 05/08/2011 08/08/2011 11/08/2011 12/08/2011 30/08/2011 23/09/2011

quotas de produtividade, previsto na L.C. 131/2010 e que já vinha sendo aplicada aos Auditores Fiscais da ativa.

Temos ainda pendências a resolver, mas o que temos certeza é que passo a passo vamos conseguindo chegar a bom termo em todas elas. Temos contado com a sensibilidade do nosso secretario da fazenda, Dr. Luiz Carlos Hauly e sua equipe, bem como com as firmes posi-ções do diretor da CRE, o colega Gilber-to, no sentido de sempre se encontrar uma solução administrativa, evitando--se demandas judiciais.

O nosso trabalho continua.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Agenor Carvalho Dias

Vice - Presidente Sindical: João Marcos de Souza

Vice - Presidente de Administração: Osmar de Araújo Gomes Vice - Presidente de Finanças: Pedro Sanches

Vice - Presidente de Aposentados e Pensionistas: Olávio Pires Pereira

SUPLENTES

Ciro Fernando Cvilikas; Nilton José Rodrigues de Oliveira; Pedro Luiz de Paula Neto; Claudinê de Oliveira.

CONSELHO FISCAL

José Aparecido Valêncio; Luiz Fernandes de Moraes Junior; Murilo Ferreira Wallbach; Fernando Rogério Lenzi.

SUPLENTES

Carlos Mitsuaki Nomura; Ghefferson Tavares; Luiz Ciruelos Sobrinho.

NOTIFISCO - Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1793 - CEP 80420-160 - Curitiba-PR - (41) 3221-5300 - www.sindafep.com.br - jornalista@sindafep.com.br

CONSELHO DE REPRESENTANTES SINDICAIS Reginaldo de França; Lídio Franco Sanways;

José Carlos Carvalho; Joaquim Antonio da Silva Maia; Georges Jean Bruel Filho; Carlos Emil Kahali; Manoel Marques Neto; Wilson Rogério Krepsz; Jacir Ailton da Silveira; Maria Teresa Dal Bianco Negrisoli; Benedito Maciel de Góes; Ítalo Roberto Zuan Benedetti; Douglas Roberto Ferreira; José Carlos Endlich; Erson Lopes da Silva; Fred Muniz, Osni Vito; Rejane Carla Führ Bonamigo.

SUPLENTES Sérgio Evaristo Machado; Alexandre Seixas; Djalma Rodrigues Reys; Lauro Luiz

de Vasconcelos Costa; Wagner de Faria Lima; Jorge Gomes Filho; Ricardo de Freitas; Osvaldo Chocorosqui; Ângelo César Correia Pinheiro; Ignês Bruchez; Plínio Luiz Faedo, Genildo Duffecke Tibes; Adenilson de Oliveira Arneiro, Renato Pazzanese; Maria Lúcia Chrun Cattusso.

STUDIO ART COMUNICAÇÃO INTEGRADA

| www.studioartcomunicacao.com.br | 41 3026-0630

EQUIPE DE REDAÇÃO: Guilherme Mikami, Larissa Amorim e Dalane Santos. PROJETO GRÁFICO: Guilherme Mikami

DIAGRAMAÇÃO: Larissa Amorim e Linecker Oliveira

EDITORIAL

Caminhada dos Idosos

reúne centenas de pessoas

No dia 30 de setembro, centenas de pessoas participaram da terceira edição da Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana, no parque Barigui, em homenagem ao Dia Nacional do Idoso. A caminhada, realizada em 2007 e 2009, faz parte da programação da Semana da Pes-soa Idosa em Curitiba e é promovida pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana.

O Sindafep participa do Fórum e apoiou a realização do evento, que incentiva o desenvolvimento da saú-de e do lazer para os idosos. Para o Vice-Presidente de Administração da entidade, Osmar de Araújo

Go-mes, a Caminhada tem também um importante caráter reivindicatório. “Através desse evento mostramos que os idosos têm voz na sociedade, buscam seus direitos e devem ser respeitados”, afirma.

Para a secretária geral do Fórum Popular Permanente da Pessoa Ido-sa, Mariana Madi, entre os objetivos da caminhada está a comemoração dos oito anos do Estatuto do Idoso e seis anos do Fórum. “Para além disso, durante esta semana, tam-bém deveremos entregar uma carta aos representantes governamentais com as reivindicações dos idosos, em relação a levantamentos de ne-cessidades e melhoria de políticas

públicas debatidos no Fórum”, con-ta.

A secretária de Justiça, Cidada-nia e Direitos Humanos do Estado do Paraná, Maria Tereza Uille Go-mes, conta que umas das primeiras medidas tomadas pela Secretaria em relação ao Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) foi a indi-cação de uma sede onde funcionará o Centro de Referência Estadual do Idoso. “A ideia é que os idosos pos-sam se dirigir a essa casa e recebe-rem atendimento próprio, como o SOS Idoso, registros de ocorrências e que também se preocupem com a necessidade de instalação de Conse-lhos Municipais do Idoso”, explica.

Maria Tereza conta que a inten-ção é que o espaço seja uma referên-cia no que diz respeito as políticas públicas de prevenção, contra a vio-lência ao idoso, implementação de políticas de assistência e orientação em relação a saúde do idoso. “Trata--se também de um espaço de confra-ternização, de encontro”, afirma.

Para o vereador Jorge Yamawaki (PSDB), esta iniciativa do Fórum em homenagem ao Dia do Idoso é fun-damental. “Essas atividades promo-vem o respeito aos idosos, que são quem construíram a nossa história. É muito importante criar espaços de lazer e convivência para os idosos”, considera Yamawaki.

(3)

NO

TIFISC

O | OUTUBR

O DE 2011

NOTÍCIAS SINDAFEP

21º EFA promove lazer e entretenimento aos

auditores fiscais aposentados e familiares

A 21º edição do Encontro de Fiscais Aposentados e Pensionistas (EFA), realizada entre os dias 07 e 10 de setembro, reuniu auditores fiscais da ativa e aposentados e tam-bém familiares e amigos. Cerca de 600 pessoas participaram do evento promovido pelo SINDAFEP, na Co-lônia de Férias dos Fiscais, em Gua-ratuba.

O tradicional evento tem como objetivo promover a qualidade de vida e o convívio social entre os au-ditores fiscais ativos e aposentados, além de propiciar a realização de inú-meras atividades físicas e culturais.

VENCEDORES

Os auditores fiscais puderam participar de atividades esportivas e de lazer e os vencedores dos jogos foram premiados durante o even-to. A dupla Acyr Tedeski e Gecina Regina Barbosa Ribas conquistou o 1º lugar na modalidade bocha, os vencedores no truco foram Antonio José Moreira e José Claudio Alves, já os ganhadores do dominó foram Suely Do Rocio Kuss e Nery Luiz Mandelli.

Reginaldo De França conquistou o 1º lugar de sinuca, Gecina Regina Barbosa Ribas e Jovino Antonio fo-ram os ganhadores na modalidade malha e Eloyna Costa Riekes venceu no jogo de tranca.

ATIVIDADES DO 21º EFA

Além das atividades de lazer, shows, jogos e caminhadas, os audi-tores fiscais aposentados puderam participar do tradicional “Bate papo com a Diretoria Estadual Execu-tiva”, momento em que passa aos filiados todos os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nos âmbitos fiscal e jurídico.

Também houve a apresentação realizada pelo Diretor de Aposen-tados da Fenafisco, Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, que fez um re-lato das principais matérias que vem sendo acompanhadas pela fe-deração e que atingem, favoravel-mente ou não, aos aposentados e pensionistas. Na sequência, os pre-sentes assistiram a apresentação da Vice-Presidente do SINAFRESP, Miriam Arado, que representava a Comissão de Participação Política

da Fenafisco, trazendo a todos a im-portância de inserção e participação na política.

Garcia parabenizou a organiza-ção do evento e felicitou o SINDA-FEP pela seriedade com as pautas são tratadas no âmbito da receita do estado do Paraná. “O SINDAFEP é altamente comprometido com os anseios da categoria e somente se-guindo os princípios do respeito, do compromisso e do bem coletivo foi que a categoria do fisco paranaense alcançou e vai alcançar os objeti-vos”, aponta.

A diretoria do SINDAFEP

acre-dita que o Encontro de Fiscais Apo-sentados e Pensionistas é um ótimo momento para reunir a categoria e transmitir conhecimentos. “Es-sas atividades são realizadas para a categoria e para a família do au-ditor fiscal, nós assumimos esse compromisso e vamos mantê-lo. Os momentos de lazer devem ser aproveitados ao máximo para que possamos nos desenvolver plena-mente e é uma grande felicidade reunirmos tantos colegas”, declara o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas do SINDAFEP, Olávio Pires Pereira.

(4)

NO

TIFISC

O | OUTUBR

O DE 2011

Dia do Auditor Fiscal é comemorado

na Assembleia Legislativa do Paraná

Na tarde do dia 21 de setembro o SINDAFEP esteve presente na As-sembleia Legislativa do Paraná para participar da sessão plenária da casa, onde foi comemorado o Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual.

A data comemorativa se transfor-mou em lei através de projeto apre-sentado pelo deputado estadual Reni Pereira, Auditor Fiscal licenciado, após solicitação do SINDAFEP, e está em vigor desde fevereiro de 2010.

Durante a sessão os Auditores Fis-cais foram homenageados por parla-mentares, que exaltaram o importan-te papel que a caimportan-tegoria exerce para o funcionamento do Estado. Em seu pronunciamento, o deputado Reni Pe-reira ressaltou a responsabilidade do governo em aplicar os recursos arreca-dados, que devem ser transformados em políticas públicas em benefício de toda a população. Destacou também o papel imprescindível dos trabalhado-res do fisco para o Estado. “Esses pro-fissionais – são cerca de mil Auditores Estaduais no Paraná – precisam ser preservados e respeitados”, afirmou o parlamentar.

O presidente do SINDAFEP,

Age-nor Carvalho Dias, foi convidado a falar em nome da categoria. Em seu discurso destacou a importância do Auditor Fiscal para a sociedade. “Nós, Auditores Fiscais, agentes públicos, de carreira típica de Estado, temos, acima de tudo, um compromisso com o cida-dão e, por extensão, com o futuro”.

Ainda sobre o papel do Auditor Fiscal, Agenor ressaltou a importân-cia da categoria para o funcionamento do Estado. “Nossa categoria sabe que pode ser decorrente de seu trabalho e de seus esforços a diminuição da sone-gação, o estabelecimento de uma con-corrência sem deslealdades, onde não haja a utilização do imposto como fa-tor propulsor de competitividade, en-fim, o estabelecimento de uma justiça fiscal”, afirmou.

Dezenas de Auditores Fiscais es-tiveram presentes na sessão plenária, acompanhando das tribunas e galerias as comemorações. Também esteve presente e fez uso da palavra o Diretor da Coordenação Estadual da Receita (CRE), Gilberto Della Coletta. Em sua fala, parabenizou a todos os integran-tes do fisco paranaense, destacando o papel que exercem na garantia dos

recursos necessários para atender as políticas públicas dos governantes. “É com o trabalho de todos os Auditores que o Governo garante os recursos para investimentos nas políticas pú-blicas, seja na saúde, educação, infra--estrutura ou outras”.

Para o Vice-presidente Sindical do SINDAFEP, João Marcos de Sou-za, a oportunidade cedida para pro-nunciamento do sindicato na sessão plenária reflete o reconhecimento, por parte do Legislativo, da impor-tância da categoria para o estado do Paraná. “É muito importante estar-mos aqui, comemorando esta data na Assembleia Legislativa. Para nós, é o reconhecimento do trabalho que nossa categoria tem realizado para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

DIA DO AUDITOR

O Dia do Auditor Fiscal da Recei-ta do EsRecei-tado do Paraná foi instituído através da promulgação do projeto de Lei Nº 500/19, de autoria do depu-tado Estadual Reni Pereira, atual 3º Secretário da Assembleia Legislativa

NOTÍCIAS SINDAFEP

do Paraná, apresentado atendendo solicitação do SINDAFEP. O projeto se transformou na Lei nº 16.453, de 22 de fevereiro de 2010, passando oficialmente a fazer parte do calen-dário cívico do estado do Paraná.

A data do dia 21 de setembro foi escolhida em alusão às comemora-ções do Dia de São Mateus, que ocor-rem na mesma data. Mateus, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, exercia anteriormente a função de coletor de impostos, atuando na cidade de Ca-farnaum, na margem norte do Mar da Galiléia.

Ao deixar seu ofício, Mateus tor-nou-se um dos principais pregado-res do cristianismo, e é considerado o autor do Evangelho que leva seu nome na Bíblia Sagrada.

SINDAFEP HOMENAGEIA

CATEGORIA

Em homenagem ao Dia do Au-ditor Fiscal da Receita Estadual, o SINDAFEP veiculou no dia 21 de setembro, no jornal Gazeta do Povo, uma mensagem parabenizando toda a categoria pelo seu dia.

(5)

NO

TIFISC

O | OUTUBR

O DE 2011

Hoje, 21 de setembro, comemo-ramos o Dia do Auditor Fiscal da Re-ceita do Estado do Paraná. Fruto da lei nº 16.453/2010, aprovada e pro-mulgada por esta Casa.

Gostaríamos de, nesse espaço a nós reservado, em comemoração a esta data, fazer alguns registros a respeito de nossas atividades.

Em seminário das carreiras típi-cas de Estado, ocorrido em abril do corrente ano, em Brasília, o jurista e professor da PUC/RS Juarez Freitas participou falando da importância de se pensar num estado sustentável e frisou que “é preciso construir um país com políticas sustentáveis que proporcionem condições de bem es-tar social, econômico, ambiental”.

Para ele, um Estado sustentável tem alguns pilares. O principal de-les é ter compromisso com o longo prazo, com as gerações futuras, agin-do além de fatos episódicos e com políticas públicas que vão além dos governos, que por sua natureza têm caráter transitório, e que não devem ser feitas só com políticas governa-mentais, voltadas para o curto prazo. Ainda, segundo ele, quem deve asse-gurar essas políticas duradouras são as instituições que integram a admi-nistração pública que, por sua vez, necessitam de agentes públicos des-partidarizados, descontaminados do “curto prazismo”.

Diversas são as instituições en-volvidas e responsáveis para que se possa atingir esse propósito: o do Es-tado sustentável. Sem sombra de dú-vidas o parlamento é uma das princi-pais, pois tem o poder de construir o futuro, mesmo se sabendo dos pesos e contra-pesos que estão presentes no seu dia-a-dia e que modulam as suas ações.

O fisco também é uma dessas ins-tituições. E, desse fazendo parte, nós, auditores fiscais, agentes públicos, de carreira típica de Estado, temos,

acima de tudo, um compromisso com o cidadão e, por extensão, com o futuro.

A sociedade demanda ações que permitam o atendimento de suas ne-cessidades como segurança, educa-ção, saúde, infra-estrutura, cultura e muitas outras.

Para atendê-las, há a necessidade cada vez maior de recursos, pois se há necessidade de mais escolas, pre-cisamos de mais professores, se há necessidade de mais hospitais, pre-cisamos de mais profissionais para fazê-los funcionar, e se há necessida-de necessida-de mais segurança, isso significa que são necessários também mais agentes em condições de atender tal demanda.

E não podemos esquecer que isso implica também em necessidade de mais recursos, quer seja na forma de uma remuneração condizente, quer seja na forma de investimentos em formação e capacitação.

O Estado tem como principal fonte dos recursos, necessários para atender todas essas demandas, os impostos.

Em seus diferentes tipos, são eles que compõem a principal fonte dos recursos necessários para o agir do Estado.

Muitas vezes temos ouvido dis-cursos contra a carga tributária.

Independentemente de se ter ou não razão em relação ao seu tamanho - pois ela pode não estar necessaria-mente alta, mas sim mal distribuída e utilizada- o que sentimos que falta a essa discussão é justamente a cons-tatação da necessidade dos recursos que o estado necessita para prover as suas políticas públicas e que aten-dam ao cidadão.

Temos um compromisso com o futuro, temos um encontro marcado com esse futuro. E não podemos dei-xar que ele não esteja a altura daqui-lo que as gerações futuras merecem

e almejam.

Temos de estar cônscios de nos-sas responsabilidades, pois a dinâmi-ca do mundo em que vivemos não nos permitirá repetir os acontecimentos para corrigir erros que cometamos.

O SINDAFEP – Sindicato dos Au-ditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, representante da catego-ria dos auditores fiscais, tem procu-rado ser agente em todo esse proces-so. Assumindo as responsabilidades que lhe cabe.

Temos procurado levar à nossa categoria a noção dos anseios dos cidadãos desse estado e da neces-sidade de nossa participação como agentes públicos nesse processo, sem esquecer do papel da socieda-de como partícipe ativo, quer seja na qualidade de contribuinte, ga-rantindo os recursos necessários ao estado, quer seja na definição de prioridades e na correta aplicação dos recursos arrecadados.

Não se enganem todos, sempre houve, e deverá continuar havendo, a necessidade de o Estado ter agen-tes públicos presenagen-tes e atuando nas diferentes atividades de arreca-dação, fiscalização e tributação.

Mesmo nas sociedades ditas mo-dernas, essa presença é uma cons-tante e até mesmo com maior con-tundência do que aqui temos.

Não se deve permitir que os re-cursos pagos pelo cidadão não che-guem até os cofres do estado.

E esse papel de vigilância e de defesa dos recursos gerados pelos impostos, cabe a nós, auditores fis-cais.

Nossa categoria, muitas vezes incompreendida, não só pela popu-lação, mas até pelos próprios agen-tes de governo, sabe que pode ser decorrente de seu trabalho e de seus esforços a diminuição da sonegação, o estabelecimento de uma concor-rência sem deslealdades, onde não haja a utilização do imposto como fator propulsor de competitividade, enfim, o estabelecimento de uma justiça fiscal, onde ingresse no te-souro, nem um centavo a mais, mas também, nem um centavo a menos do que é devido.

Temos obtido avanços institu-cionais e essa casa tem participado deles. Temos obtido uma melhor re-lação com a sociedade e mesmo com a estrutura de governo. Temos pro-curado nos atualizar e nos qualificar melhor. Temos procurado melhorar nossos conhecimentos e capacita-ção tecnológica. Tudo isso com o propósito de melhor servir àquele que deve ser o norte de nossas aten-ções: o cidadão paranaense.

Muito Obrigado.

Leia na íntegra o discurso proferido pelo presidente do

(6)

NO

TIFISC

O | OUTUBR

O DE 2011

VI Expoarte e III Expofoto

homenageiam Auditores Fiscais

Mais de 200 pessoas estiveram presentes no coquetel, realizado no dia 21 de setembro, na Assembleia Le-gislativa do Paraná (Alep), durante a VI Expoarte e a III Expofoto. A mos-tra, que tem o objetivo de valorizar a produção artística e cultural dos traba-lhadores do fisco paranaense e de seus familiares, ocorre entre os dias 19 a 23 de setembro.

A exposição acontece pela primei-ra vez foprimei-ra das dependências do SIN-DAFEP e pode ser apreciada por toda a população paranaense. Ao todo, 50 obras, produzidas por auditores fiscais e familiares, estão expostas.

A Expofoto, localizada também no hall de entrada do prédio da As-sembleia Legislativa, conta a história das últimas cinco décadas do trabalho realizado pelo fisco paranaense e o co-tidiano dos auditores fiscais no exercí-cio da profissão.

Para o diretor social do SINDA-FEP, Reynaldo Eichholz Júnior, atra-vés da realização da Expoarte, o sindi-cato pretende estimular as qualidades artísticas dos Auditores e de seus fami-liares, propiciando um espaço de di-vulgação dos trabalhos desenvolvidos.

“Nosso intuito é oferecer uma oportu-nidade para que esses talentos sejam valorizados”, afirma o diretor.

Para Nilza Regina Martins Boeng, filha do Auditor Fiscal aposentado Samoel Borba Martins, participar da Expoarte é uma importante oportu-nidade para divulgar suas obras. “Este tipo de evento é muito interessante também para unir a família, e para que os auditores possam se confraternizar com outros colegas, especialmente os aposentados”, aponta a exposito-ra, que participou anteriormente da quinta edição da Expoarte, realizada em 2010.

EXPOARTE EM MEMóRIA

Durante as festividades do dia 21 de setembro, data em que também é comemorado o Dia do Auditor Fiscal, o SINDAFEP lançou o livro A Arte no Sindafep – Expoarte: Memórias – Vo-lume I, que resgata a história da Ex-poarte e de seus expositores. O livro, organizado pelo SINDAFEP, retoma as obras expostas nas cinco mostras anteriores e apresenta um perfil de todos os expositores que já participa-ram dos eventos.

Para o presidente do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias, a publicação valoriza os trabalhos já apresentados nas edições anteriores e a participa-ção dos Auditores e seus familiares. “Essas obras ficarão agora registradas para a história da entidade e do fisco paranaense”, afirma Dias. “Dessa for-ma também homenageamos os expo-sitores, que são a parte mais essencial deste trabalho”, conclui.

ARQUIVOS DO

NOTIFISCO

Durante os dias de realização da VI Expoarte e III Expofoto os pre-sentes também puderam acessar

to-NOTÍCIAS SINDAFEP

dos os arquivos do jornal Notifisco, através de um totem eletrônico que o SINDAFEP disponibilizou para o evento.

Os participantes também pude-ram folhear as edições impressas dispostas em livros.

O Notifisco é publicado desde 1983, tendo sua primeira edição re-alizada em março daquele ano. Ao todo foram publicadas até os dias atuais 181 edições do informativo, além de edições especiais.

Todas as edições do Notifisco es-tão disponíveis para acesso no site do SINDAFEP, através do endereço www.sindafep.com.br.

(7)

NO

TIFISC

O | OUTUBR

O DE 2011

NOTIFISCO - Qual a importância para os Auditores Fiscais da Re-ceita Estadual do SINDAFEP or-ganizar atividades que valorizam a cultura e a arte?

REYNALDO EICHHOLZ JÚNIOR - O SINDAFEP, além das atividades inerentes à representação sindical de seus filiados, sempre procurou realizar outras atividades que pro-porcionassem o bem estar de seus representados. A realização da Expo-arte, hoje na sua sexta edição, é mais uma dessas atividades. Com a sua re-alização temos a oportunidade de co-nhecer outras qualidades de nossos companheiros de trabalho. Vemos, por meio das obras que são apresen-tadas, grandes talentos artísticos. Com a realização das exposições, o SINDAFEP cria um espaço onde es-tas obras podem ser apreciadas pelo público, incentivando e premiando o trabalho artístico de nossos filiados.

NOTIFISCO - O que representa

o lançamento do livro “Arte no SINDAFEP - Expoarte: Memórias - Volume I”?

REYNALDO - O livro, desde a sua mais remota edição, sempre foi uma maneira de eternizar os aconteci-mentos por meio de seus registros. Este livro lançado pelo SINDAFEP apresenta dentro do seu próprio título o porquê de sua edição – Me-mórias. Memórias essas que ficarão registradas na história do sindicato e do fisco paranaense. O livro apre-senta em suas páginas as obras ex-postas nas cinco mostras anteriores, recuperando a história da Expoarte e de seus expositores. Traz também o perfil de cada expositor onde pode-mos conhecer um pouco mais a res-peito de cada participante. Mais do que registrar um momento, este livro vem para homenagear e valorizar o trabalho artístico desenvolvido pelos auditores fiscais e seus familiares.

NOTIFISCO - Como foi organizar

ENTREVISTA - Diretor social do SINDAFEP – REYNALDO EICHHOLZ JÚNIOR

“Com a realização das exposições, o SINDAFEP cria um

espaço onde estas obras podem ser apreciadas pelo

público, incentivando e premiando o trabalho artístico

de nossos filiados.”

a VI Expoarte e III Expofoto na Assembleia Legislativa, diferen-te dos anos andiferen-teriores, quando foram realizadas na sede do sin-dicato?

REYNALDO - Primeiramente, po-demos dizer que a responsabilidade aumentou. Um evento desta mag-nitude, aberto ao público em geral, demandou maiores preparativos. O simples fato de termos que nos des-locar e transportar todo o material necessário à exposição exigiu uma logística maior. Mas o trabalho foi recompensado. A exposição obteve grande repercussão, divulgando e valorizando sobremaneira o traba-lho artístico dos fiscais e dos seus familiares. Da mesma forma, a Ex-pofoto proporcionou belas recor-dações quando apresentou diversas fotos históricas de nosso trabalho e de nossos amigos. A realização des-te evento, nesdes-te local, justificou-se pelo grande número de pessoas que circulam pela Assembleia

Legislati-va. Deixo como sugestão para nossa diretoria do SINDAFEP, que as pró-ximas edições deste evento sejam realizadas igualmente em espaços públicos, criando assim a possibi-lidade de uma maior divulgação, homenageando desta forma nossa categoria.

NOTIFISCO - Qual é a parte mais gratificante da organização des-sas atividades?

REYNALDO - Sem sombra de dúvi-das, a parte mais gratificante é você permanecer no local da exposição e ver retratado no rosto dos exposito-res a alegria de participar da exposi-ção e a satisfaexposi-ção de ver suas obras de arte ali sendo admiradas pelo público. Gratificante também é pre-senciar os elogios proferidos pelas pessoas que estiveram observando estas obras de arte. Neste momento você sente-se realizado. Sente que seu objetivo foi alcançado. Que tudo deu certo.

Reynaldo Eichholz Júnior nasceu na cidade de Joinville-SC. Economista formado pela Faculdade Católica de Administração e Economia, atual FAE, é Auditor Fiscal da Receita do Estado do Paraná apo-sentado desde 2009. Foi presidente da ASAFE Curitiba nas gestões 2000-2001 e 2004-2005, e membro do Conselho de Representantes Sindicais - CRS no mesmo período. Atualmente é Diretor Social do SINDAFEP.

(8)

NO

TIFISC

O | OUTUBR

O DE 2011

27ª Fiscalíada acontece

entre os dias 11 a 14 de novembro

A 27ª edição da Fiscalíada, pro-movida pelo Sindafep, acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, na Colô-nia de Férias dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, em Gua-ratuba. O evento tem como objetivo incentivar o lazer e a prática das di-versas modalidades esportivas, a fim de integrar as famílias dos auditores fiscais entre si e com a comunidade da qual fazem parte. A atividade congre-ga os auditores fiscais ativos, aposen-tados e pensionistas de todo o estado. Ao todo, são 15 modalidades de esportes, entre elas está o futebol su-íço, o basquete, vôlei, tênis de mesa, bocha, sinuca, peabolim e tranca. As competições geram uma disputa

sau-dável entre as delegações que se pre-param todos os anos para participar da Fiscalíada e reencontrar amigos e colegas.

A Fiscalíada permite que as dele-gações participem das competições esportivas oficiais, apreciem as apre-sentações musicais e confraternizem durante as tradicionais comemora-ções realizadas no encontro, como a Fiscalfest. Ao final do evento, há a eleição do Atleta Símbolo da compe-tição.

A última edição da Fiscalíada reu-niu cerca de 1500 pessoas e o Sinda-fep espera que este evento também agregue um grande número de audi-tores fiscais e familiares.

NOTÍCIAS SINDAFEP

Reservas para alta temporada na

Colônia de Férias dos Fiscais e no Hotel Rota do Sol

A partir do dia 08 de novembro,

estarão abertas as reservas para a alta temporada 2011-2012 da Colônia de Férias dos Fiscais e do Hotel Rota do Sol. O período da alta temporada vai do dia 21 de dezembro de 2011 até 26 de fevereiro de 2012. Os interessados devem entrar em contato com a se-cretaria do SINDAFEP das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

A Colônia de Férias oferece apar-tamentos standard, luxo e chalés, os preços variam de R$ 295,00 a R$ 760,00 para filiados. Já o Hotel Rota do Sol oferece pacotes de cinco e sete dias para o período do Natal e pacotes de cinco e nove dias para os períodos

do Ano Novo e do Carnaval. Os preços variam de R$ 650,00 a R$ 1.237,50.

A Colônia de Férias dos Fiscais, localizada em Guaratuba, possui 120 apartamentos confortáveis, com ca-pacidade para cinco pessoas – além de 24 chalés. A estrutura compreen-de piscina, campo compreen-de futebol, quadra de esportes, cancha de bocha, sala de carteado, pebolim, sinuca, tênis de mesa e churrasqueira. Durante a tem-porada, a Colônia de Férias também disponibiliza uma equipe especial de recreação infantil que coordena ativi-dades diárias para as crianças.

O Hotel Rota do Sol, também lo-calizado na praia de Guaratuba, foi

considerado um dos melhores hotéis do estado do Paraná pelo Guia Qua-tro Rodas Brasil 2009. As instalações recém reformadas são modernas e aconchegantes, com amplos apar-tamentos, ar-condicionado, TV, fri-gobar e acesso à internet, a fim de proporcionar comodidade e lazer aos seus frequentadores. O Hotel tam-bém possui um restaurante que tem cardápio especializado em peixes e frutos do mar.

Os hóspedes, que além de conta-rem com as instalações na beira-mar, podem usufruir da piscina, sala de jogos e do espaço para recreação in-fantil.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo teve como objetivo a determinação de doses tóxicas orais de acordo com o aparecimento dos sinais clínicos predominantes da intoxicação pelo fluoroacetato de sódio

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Gestão, Auditoria 2 Anos Maputo Administração, Licenciado em Recursos Português

Há também quem reclame do longo tempo de espera, resultante ou da maior procura por medicamentos restringidos ao primeiro piso ou da ocupação temporária do

As personagens Yara e à Mãe d’Água são um entidade do folclore brasileiro, pois ambas são sereias de uma beleza fascinante, sendo assim, com seu canto belíssimo e seu corpo

Cabe ao professor lidar com isso em sala de aula, propondo condições para o uso do internetês, analisando a linguagem com o próprio aluno em chats, e-mails e outros meios

Este grupo celular após ativado é transformado em plasmócito e é responsável pela produção de anticorpos (imunoglobulinas), que são proteínas associadas a

As ações no Broadway Masterclass devem sempre buscar a prática saudável do es- porte, preservação da vida, da natureza e da infraestrutura que estará à disposição para