• Nenhum resultado encontrado

REFERENCIAIS ARTÍSTICOS PARA AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DAS GRAVURAS DO CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA E BACHARELADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REFERENCIAIS ARTÍSTICOS PARA AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DAS GRAVURAS DO CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA E BACHARELADO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REFERENCIAIS ARTÍSTICOS PARA AS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DAS

GRAVURAS DO CURSO DE ARTES VISUAIS – LICENCIATURA E

BACHARELADO

Allana Barcelos de Albuquerque e Moura1

Faculdade de Filosofia, Artes e Ciências Sociais

Universidade Federal de Uberlândia / Campus Santa Mônica Av. João Naves de Ávila 2160, Bloco 1I, Sala 31

Cep: 38408-100 - Uberlândia - MG allanaabam@gmail.com

Beatriz Basile da Silva Rauscher2

Faculdade de Filosofia, Artes e Ciências Sociais

Universidade Federal de Uberlândia / Campus Santa Mônica Av. João Naves de Ávila 2160, Bloco 1I, Sala 31

Cep: 38408-100 - Uberlândia - MG biarauscher@terra.com.br

Resumo: Este projeto é fomentado pelo Projeto Institucional de Bolsas de Ensino de Graduação da

Universidade Federal de Uberlândia (PIBEG) e tem como objetivo principal apresentação didática e metodológica das informações visuais relativas às disciplinas do Núcleo das Gravuras do Curso de Graduação em Artes Visuais. E tem como finalidade a montagem de um banco de imagens e dados sobre Gravura Brasileira e seus desdobramentos. A partir de uma pesquisa em livros e web, foram selecionados artistas e obras que se destacam na Arte Brasileira.

Este trabalho servirá como material didático, através de mídia digital (CD), para as disciplinas do núcleo de Imagens Impressas do curso de Artes Visuais. Facilitará o acesso aos professores e alunos à informação visual e metodológica da área de gravura.

Palavras chave: Gravura Brasileira, Arte Brasileira, Imagens impressas, Gravura, Banco de imagens

1. INTRODUÇÃO

Este projeto é fomentado pelo Projeto Institucional de Bolsas de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PIBEG) e tem como objetivo principal apresentação didática e metodológica das informações visuais relativas às disciplinas do Núcleo das Gravuras do Curso de Graduação em Artes Visuais. O projeto apresenta em sua dinâmica informações e experiências que serão importantes para as disciplinas beneficiadas.

O trabalho se caracteriza como um banco de imagens e dados para servir como material didático de apoio às aulas dos professores de Xilogravura, Gravura em Metal e Serigrafia contribuindo com a vivência dos alunos em relação aos vários desdobramentos da gravura brasileira.

Percebemos uma carência de informação imagética por parte dos alunos de gravura para o desenvolvimento de técnicas e imagens. Através de uma pesquisa extensa sobre artistas brasileiros e

(2)

suas obras, optamos pelas mais marcantes para representar a dimensão das técnicas e variações de conteúdos das imagens. Este trabalho ajudará o aluno a compreender e solucionar os problemas que podem vir a acontecer durante as disciplinas.

Entendemos que a partir de uma experiência visual há compreensão maior das técnicas da gravura e como ela é concebida. São importantes também os elementos históricos da gravura brasileira e a reflexão sobre o contexto que vivemos. A veiculação dessas imagens tornará o conhecimento mais acessível e participativo.

A bibliografia levantada para a coleta das imagens também será disponibilizada para quem se interessa em realizar uma pesquisa mais profunda sobre o assunto, principalmente aqueles que estão no término do curso buscando um referencial teórico para a monografia.

2. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

- Relatório desenvolvido sobre o andamento do projeto.

- Texto descritivo e explicativo para maior compreensão do trabalho em processo de finalização.

- Levantamento bibliográfico concluído; - Levantamento das imagens concluído;

- Digitalização das imagens e dados referenciais das imagens em fase de conclusão;

- Levantamento das necessidades e propostas para continuidade e aprimoramento do trabalho em fase de elaboração.

2.1- PESQUISA

A pesquisa primeiramente envolveu a análise das fichas de programas das disciplinas do Núcleo de Gravuras do Curso de Artes Visuais. Verificou-se os objetivos, a metodologia, o conteúdo e a bibliografia de cada disciplina para subsidiar o levantamento de imagens.

Durante dos primeiros meses foram feitas pesquisas de bibliografia e a pesquisa e a busca de uma melhor sistemática de organização do material levantado para o trabalho. A partir de uma prévia catalogação dos artistas principais foi se organizando a sistemática para melhor organizar os conteúdos.

Assim o projeto é composto por várias partes separadas didaticamente considerando as quatro linguagens da gravura (gravura em metal, xilogravura, serigrafia e litografia). Em cada linguagem os artistas foram separados pelas décadas que em tiveram maior significação e influência na sociedade. O trabalho se utilizou de ferramentas computacionais e programas gráficos para melhor visualização das imagens e também dos dados que são inseridos sobre as obras.

Sistematização utilizada na catalogação de imagens e dados:

XILOGRAVURA DÉCADAS 10, 20, 30,... ARTISTAS OBRAS

GRAVURA GRAVURA EM METAL BRASILEIRA SERIGRAFIA LITOGRAFIA

(3)

Figura 1: Visualização do modelo de slide digital

(4)

Depois de concluído o levantamento do suporte teórico seguiu-se a próxima etapa de busca pelas imagens para incluí-las na catalogação. Buscou-se publicações, web-site, livros e catálogos de exposições de Gravura especificamente e de Artes Visuais em geral.

As reproduções das obras levantadas e seus dados técnicos de identificação foram organizados para a digitalização. As imagens foram manipuladas para serem inseridas no projeto e os dados também (informações de identificação técnica sobre elas como: nome do artista, nome da obra, técnica utilizada, dimensão, ano de produção, localização e fonte).

Essa pesquisa se justifica em razão das disciplinas do chamado Núcleo das Gravuras ou das Imagens Impressas (Gravura em Metal, Xilogravura e Serigrafia) em seus caracteres técnico e teórico se configurarem como um conteúdo fundamental na formação do Bacharel e do Licenciado em Artes Visuais. Elas tratam da prática e do estudo das linguagens da imagem impressa e multiexemplar nas Artes Visuais que deverão fazer parte do repertório do futuro artista, professor de arte e/ou pesquisador em arte. É neste núcleo que se faz a introdução no universo da gravura para os estudantes que desejam se aprofundar nas linguagens gráficas em seu trabalho de conclusão de curso.

É fundamental para o efetivo ensino e a aprendizagem das Artes Visuais que se leve em conta que o seu objeto de estudo é a própria imagem. Sendo assim, trata-se de uma área de conhecimento na qual os recursos de registro e reprodução da imagem são essenciais para comunicação deste dado conhecimento, seja ele técnico ou histórico.

Os aspectos do projeto levantam não apenas a teoria, mas também o estabelecimento da pesquisa em artes, ainda desconhecidas dos alunos que iniciam o curso, esses aspectos envolvem tanto os processos tradicionais como as linguagens híbridas.

O diálogo sobre esses estudos é a parte mais rica da pesquisa em artes visuais.

O projeto se iniciou em outubro de 2007 e agora quase um ano depois esta em fase de conclusão, com as imagens sendo digitalizadas e o esquema em slide digital esta sendo feito e se completando o material didático adequado às novas disciplinas do núcleo das gravuras (Xilogravura; Gravura em Metal; Ateliê de Xilogravura; Ateliê de Gravura em Metal e Serigrafia) do currículo dos Cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado , estará disponível para os alunos e professores interessados

A gravura é difundida em todo país, importante assinalar que não há limites geográficos na arte, a gravura fez com que essa pluralidade brasileira veiculasse de forma a conscientizar as pessoas, por isso a importância de um projeto como esse, realizado no Curso de Artes Visuais, para os alunos ingressantes nesse currículo renovado e ampliado, esse aluno terão a experiência de vivenciar com a arte brasileira.

“(...) a arte não é barreira, ela é ponte a unir situações complementares.” (Poética da Resistência, pag.16)

(5)

3. AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos que contribuíram para o desenvolvimento deste projeto, a Pró- Reitoria de Ensino de Graduação e equipe do PIBEG (Projeto Institucional de Bolsas de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia); à administração da Coordenação do Curso de Artes Visuais; à professora Angélica Beatriz Castro Guimarães, coordenadora do Laboratório de Desenho Gráfico pela autorização do uso dos equipamentos e espaço do laboratório.

À equipe do Projeto à coordenadora e orientadora Beatriz Rauscher e à co-orientadora Mariza Barboza e ao colega Saulo Marcus de Lima pela orientação e apoio.

4. REFERÊNCIAS

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crítica de Arte. Lisboa: Estampa, 1988

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma psicologia da visão criadora. Nova Versão. São Paulo: Pioneira, 1991.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BURKE, Peter (org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

Brasil Reflexão 97. A arte contemporânea da gravura. Mostra da Gravira de Curitiba.

Curitiba: Fundação Cultural, 1997.

CHIARELLI, T. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos, 1999.

COCCHIARALE, F.; GRILO, R. Impressões: panorama da xilogravura brasileira. Porto Alegre: Santander Cultural, 2004

DONDIS, Donis A. La sintaxe de la imagen. Introducción al alfabeto visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1976 ( Colección Comunicación Visual).

Gravadores brasileiros contemporâneos. São Paulo: Galeria Gravura Brasileira, 2007

IVINS JR , W. M. Imagem impresa y conocimento , análisis de la imagem prefotográfica .Barcelona : G.Gili ,1975.

MALRAUX, André. Le musée imaginaire, Paris: Skira, 1965.

MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: fotografia e história interfaces. Rio de Janeiro: vol1, no.2, 1996.

Poética da Resistência – Aspectos da Gravura Brasileira. São Paulo: Galeria Sesi/ Coleção

Gilberto Chateaubriand.1994.

VIANA, M. G. Classificação e Catalogação e Numeração e Rotulagem, Arte de Organizar

Colecções. Exposições e Museus. Porto, pp. 146-170, 1972.

KOSSOVITCH, L. et al. Gravura – Arte Brasileira do século XX. Cosac & Naify/ Itaú Cultural. São Paulo, 2000.

ARTISTC REFERENCES FOR THE DISCIPLINES OF THE

ENGRAVING NUCLEUS OF VISUAL ARTS COURSE

Allana Barcelos de Albuquerque e Moura3

Faculty of Philosophy, Arts and Social Sciences

Federal University of Uberlândia / Santa Monica Campus Av. João Naves de Ávila 2160, Bloco 1I, Sala 31

Cep: 38408-100 - Uberlândia - MG allanaabam@gmail.com

(6)

Beatriz Basile da Silva Rauscher4

Faculty of Philosophy, Arts and Social Sciences

Federal University of Uberlândia / Santa Monica Campus Av. João Naves de Ávila 2160, Bloco 1I, Sala 31

Cep: 38408-100 - Uberlândia - MG biarauscher@terra.com.br

Abstract: This project has the purpose of creating an image and data bank about Brazilian

Engraving and its developments. From a research in the web and books, it has been selected artists and works that stand out in Brazilian Art. This work will provide a didactic material, through digital media (CD), for the Printed Images nucleus disciplines, from the Visual Arts course.

It will facilitate the access of teachers and students to visual and methodological information in the engraving area.

Key-words: Brazilian Engraving, Brazilian Art, Printed Images, Engraving, Image bank.

Referências

Documentos relacionados

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

[r]

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Esta dissertação teve como objetivo analisar a formação docente a distância do Projeto Jovem Cientista, parte integrante do Projeto Jovem de Futuro (realizado