• Nenhum resultado encontrado

MECATRÔNICA ROBOTICA INDUSTRIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MECATRÔNICA ROBOTICA INDUSTRIAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

www.meccomeletronica.com página 1 INTRODUÇÃO

O braço robô ED-7220C da Ed-Laboratories, é um braço para fins didáticos que possui 6 motores e 5 junções. Ele possui um joystick para seu controle, chamado Teach Pendant para aprender as função, de forma a comandar o braço robô.

CARACTERÍSTICAS DO BRAÇO MECÂNICO

O modelo disponível do braço mecânico que é utilizado neste projeto é o ED-7220 - ARM Robot Trainer do ED Laboratory. Este modelo é composto por cinco junções:

• Cintura • Ombro • Cotovelo • Pulso e mão

POSSUI SEIS MOVIMENTOS • Um para cada junção e

• Um para abertura e fechamento da mão

Cada uma dessas junções é controlada por um servo-motor com exceção do pulso, que é controlado pelo movimento combinado de dois servo-motores. Cada junção é controlada por um motor DC, e a posição do motor é determinada pelo encoder que cada motor possui. Para fazer a comunicação com o robô, é necessário utilizar o protocolo próprio do MK4-Controler. O MK4-Controler possui uma conexão serial RS-232, que possibilita o envio dos comandos para o controle do robô.

(2)

www.meccomeletronica.com página 2 Para fazer a comunicação entre o Joystick e o braço mecânico é utilizado o hardware MK4-Controller. A programação desse hardware pode ser feita de duas formas: pelo protocolo próprio, como citado anteriormente, ou através de um outro hardware conhecido como Teach Pendant. Por meio do Teach Pendant a programação é transferida para o MK4-Controler que, por sua vez, comanda a movimentação dos motores. No projeto foi utilizada a comunicação pelo protocolo próprio

.

O MK4-Controller permite o ajuste de velocidade, aceleração, tipo de movimentação, e demais configurações para controlar os servo-motores do robô. É possível também fazer o controle de esforço de cada motor, armazenamento de posição atual, controle de vários tipos diferentes de robôs e outras funções. No projeto, foi escolhida a movimentação do tipo trapezoidal.

Neste tipo de movimentação o motor afetado acelera até a velocidade programada, permanece nela até chegar próximo ao seu destino e gradualmente desacelera até parar o motor completamente. É interessante ressaltar que se o destino do motor for encontrado antes dele atingir a sua velocidade este irá desacelerar, não importando a velocidade atual.

(3)

www.meccomeletronica.com página 3 ENCODER

É um dispositivo que gera pulsos a cada grau de rotação do eixo do motor. Isso é muito útil, pois é possível comandar o motor para ir até uma posição específica sem ter que posicionar sensores para detectar o fim do movimento. Os servo-motores mantém suas posições mesmo após o fim do estimulo elétrico.

(4)

www.meccomeletronica.com página 4 INICIALIZAÇÃO

Para que o Robô possa funcionar é necessário definir alguns parâmetros como velocidade, aceleração e tipo de movimentação. Deve-se definir também o tipo de robô que o MK4-Controler irá controlar e se os comandos serão enviados pelo Teach Pendant ou pela interface serial, que é chamado de host. Esta tarefa de transferência de controle deverá ser a primeira executada, pois algumas outras tarefas, como movimentação de motores não pode ser feita pelo host se o Teach estiver com o controle.

DEFINIÇÃO DA POSIÇÃO DESTINO DO MOTOR

É tarefa de informar ao MK4 em qual posição que o motor deverá parar. Essa posição é contada em pulsos do encoder e pode ser:

• Absoluta: é a contagem absoluta do motor que vai de –32768 a 32767.

• Relativa: na qual se informa ao motor qual será o incremento em pulsos do encoder que o motor irá executar, a partir da posição atual.

ACIONAMENTO DO MOTOR

O MK4 aciona o motor até que a posição atual se iguale à posição de destino, seja ela absoluta ou relativa. A partir da execução deste passo o MK4 já pode receber uma outra posição de destino para o motor, porém esta movimentação só será executada depois que a atual for concluída. A informação anterior fica armazenada em um buffer no MK4-Controler.

Estão disponíveis cinco junções e seis motores. Abaixo os motores e suas respectivas junções: - Junção da mão: motor A → movimento de abre e fecha da garra;

- Junção do pulso: motores B e C → movimento vertical (azimutal) e de rotação; - Junção do cotovelo: motor D → movimento vertical;

- Junção do ombro: motor E → movimento vertical; - Junção da cintura: motor F → movimento de rotação.

(5)

www.meccomeletronica.com página 5 O hardware MK-4 possui um protocolo já definido, o qual interpreta comandos previamente definidos tais como:

Com esses 15 comandos básicos, é possível fazer todo o acionamento e controle do robô. Esses comandos são enviados pelo software que roda no PC, através da interface serial RS- 232. A velocidade de transmissão padrão do MK4-Controler é 9600 bps.

DIFERENÇAS ENTRE UM SENSOR E UM TRANSDUTOR

Uma importante função da eletricidade é a possibilidade de medir grandezas físicas como temperatura, aceleração, posição, força, pressão entre outros fatores. Para tanto é necessário transformar essas grandezas físicas em grandezas elétricas, daí a importância da eletricidade. A função de transformação de uma grandeza, ou uma forma de energia em outra, pode ser realizada por um sistema conhecido como transdutor. Em resumo, transdutor é um sistema que transforma uma forma de energia para fins de medida.

Existe sempre uma confusão entre sensores e transdutores, porém por definição o transdutor é o sistema por inteiro, que produz um sinal devidamente proporcional à grandeza física que esta sendo medida. Por outro lado o sensor é apenas a parte do transdutor que “sente” a grandeza física a ser medida pelo transdutor.

(6)

www.meccomeletronica.com página 6 O TRANSDUTOR TEM COMO FINALIDADE

• Detectar a presença, a mudança, a amplitude ou a frequência de uma determinada medida; • Providenciar na saída um sinal elétrico, quando convenientemente processado e aplicado a um aparelho de medida que nos permite quantificar o elemento medido. Esse elemento pode ser uma quantidade, uma propriedade ou uma condição que o transdutor transforma num sinal elétrico.

CARACTERÍSTICAS DOS TRANSDUTORES

Na escolha de um transdutor é necessário observar alguns aspectos que podem ser de grande relevância no desenvolvimento de um projeto. Estes aspectos estão descritos abaixo de forma um pouco mais detalhada.

FAIXA

Representa os níveis de amplitude do sinal de entrada, sinal o qual o transdutor deve operar. RESOLUÇÃO

Pode ser definida como o menor incremento do sinal de entrada que pode ser sensível e consequentemente medido pelo instrumento.

SENSIBILIDADE

O transdutor deve ser suficientemente sensível para permitir uma saída razoavelmente detectável

LINEARIDADE

O objetivo de uma curva de resposta de um transdutor é que ela seja o mais próxima de uma reta, configurando assim a linearidade do transdutor.

EXATIDÃO OU ERRO

Todo instrumento apresenta uma exatidão que seria definida pela diferença absoluta entre o valor real da medida e o valor que o instrumento indica.

PRECISÃO OU REPETIBILIDADE

É a capacidade do instrumento de se obter o mesmo valor várias vezes pelo mesmo instrumento, sendo dado pelo padrão das medidas efetuadas de um mesmo valor.

RELAÇÃO SINAL/RUÍDO

É definida pela relação entre a potência de um sinal que está sendo indicado na saída e a potência do sinal de ruído como sinal entrante.

ESTABILIDADE

Define-se estabilidade pela capacidade do instrumento em retornar a uma situação permanente depois de receber um sinal qualquer.

RESPOSTA DE FREQÜÊNCIA

É a faixa definida do espectro que determinado equipamento pode reproduzir. ACELERÔMETRO

Um acelerômetro é um transdutor que converte uma aceleração aplicada sobre ele em uma grandeza elétrica. A grandeza utilizada para representação é "g", que é em função da gravidade da Terra, ou seja, 1g é aproximadamente 9,8m/s2. Esta unidade(g) oferece uma noção mais intuitiva da grandeza das acelerações.

Existem três tipos de acelerômetros:

• Acelerômetro Mecânico;

• Acelerômetro Eletromecânico;

(7)

www.meccomeletronica.com página 7 ACELERÔMETRO ELETROMECÂNICO

Ele baseia-se em uma massa m que sofre uma força F devido a aceleração F = m.a. O sistema e composto por um galvanômetro de ferro móvel com um pêndulo em lugar de ponteiro. No pêndulo está presa a massa m e próximo a extremidade há um sensor capacitivo que monitora a posição x da massa.

O modelo MMA 7361L é triaxial, ou seja, permite leitura simultânea de aceleração em três direções ortogonais com sinal de tensão elétrica analógica de saída em modo contínuo, porém variável no tempo. Este dispositivo pode atuar dentro de uma faixa de temperatura que vai de - 40ºC até 85ºC. Sua fabricação utiliza a tecnologia MEMS (Micro-ElectroMechanical Systems – Sistemas Micro-Eletro-Mecânicos), que possibilita a montagem de estruturas mecânicas e eletrônicas em circuitos integrados de grande desempenho. Essas estruturas incluem capacitores internos ao módulo que contém partes móveis que por inércia resistem ao movimento.

Conforme se estabelece o movimento acelerado na direção considerada, a distância entre as placas se altera e a capacitância dos dois capacitores (1 e 2) varia. Ao monitorar a variação da capacitância em função da rapidez de movimentação da placa móvel, o dispositivo irá medir a aceleração em função do tempo. Um processador eletrônico monitora essas variações de capacitância e obtém a aceleração.

(8)

www.meccomeletronica.com página 8 CONVERSOR AD

Os sinais obtidos por sensores ou transdutores são normalmente convertidos em grandezas elétricas analógicas, isto quer dizer que são contínuos no tempo podendo assumir valores dentro de uma faixa, conhecida como escala.

Os computadores trabalham de uma forma digital, isto é, seus dados são armazenados de uma forma binária com apenas dois níveis bem distintos de estados. Para que um sinal analógico seja trabalhado em um sistema computacional é necessário um processo de conversão onde o sinal e amostrado e comparado com um valor binário dentro de certa escala permitindo desta forma uma aproximação.

MICROCONTROLADOR

Um microcontrolador é um dispositivo utilizado para controlar e monitorar funções durante um processo. A partir do advento dos circuitos integrados TTL, pode-se delinear três gerações no que diz respeito à implementação de controladores. Na primeira geração estão os projetos envolvendo circuitos integrados TTL, na sua maioria. O alto consumo de energia, a grande quantidade de chips envolvidos e a dificuldade em se realizar reengenharia tornaram a segunda geração atraente aos projetistas.

O advento dos microprocessadores tornou versátil o projeto de circuitos destinados ao controle é a segunda geração de controladores. Boa parte das funções, antes implementadas por hardware, passou a ser implementadas por software. A terceira geração veio para integrar em um único chip boa parte dessa estrutura. Microcontroladores integram as funções de um microprocessador, memória de dados e de instruções e ainda, dependendo da complexidade, portas seriais e paralelas bidirecionais, conversores A/D, timers, watchdog e outros.

(9)

www.meccomeletronica.com página 9 MICROCONTROLADOR 8051

O microcontrolador 8051 pode incorporar memória de programa e dados internamente com a possibilidade de expansão de até 64K bytes de programa e mais 64Kbytes de dados. Permite o acesso a portas internas e I/O, canal de comunicação UART full duplex, interrupções com estrutura nesting com 5 fontes mascaráveis e dois níveis de prioridade, timers/counters de 16 bits, oscilador interno, frequência de clock típica de 12MHz.

A família MSC-51 permite facilidades de software que permitem a execução de complexas operações aritméticas e lógicas (multiplicação, divisão, permita e deslocamento de bits, etc.). Esta família trabalha com bancos de registradores nominais e também com bits endereçáveis na RAM.

Normalmente o 8051 possui as seguintes características:

CPU de 8-bits otimizada para aplicações de controle

Processamento Boleando Amplo

Espaço de endereçamento de Memória de Programa de 64K

Espaço de endereçamento de Memória de Dados de 64K

4K bytes de Memória de Programa (ROM) 128 bytes de RAM de Dados

32 linhas de I/O programáveis Dois contadores/timers de 16-bits UART Full duplex

Estrutura de interrupção com dois níveis de prioridade

Oscilador de relógio

Interface Serial no 8051 No 8051, a interface serial é do tipo Full-Duplex. Isto significa que o microcontrolador pode receber e transmitir dados simultaneamente, sendo que para tal existe um registro especial para este fim.

Este registro chama-se SBUF (Serial Buffer) e uma escrita no mesmo implica em automática transmissão do dado escrito, assim como um dado que chegue ao pino de recepção, independente do controle do usuário (desde que o canal serial esteja habilitado e corretamente ajustado). Existem na realidade, dois registros com o mesmo nome SBUF. Sendo um para recepção e outro para transmissão. O reconhecimento é feito pelo sistema através das instruções que acessarão o mesmo.

(10)

www.meccomeletronica.com página 10 COMUNICAÇÃO RS-232 PARA O 8051

As comunicações com o PC e com o ROBO são possíveis através do padrão RS-232 ao invés de níveis TTL presentes nos pinos do chip. A comunicação RS-232 nasceu da necessidade de criar um padrão para a comunicação serial, através da definição de níveis de tensão e de impedância para a transmissão de dados, permitindo que equipamentos incompatíveis entre si pudessem ser interligados. Para que a comunicação possa ser efetuada entre o PC e o microcontrolador será necessária a transformação do padrão TTL (natural ao microcontrolador) para o padrão RS-232 (padrão do PC).

VANTAGENS DO 8051

Popular: prontamente disponível e amplo suporte. Gama completa de produtos de suporte está disponível gratuita e comercialmente.

Rápido e eficaz: a arquitetura se correlaciona de perto com o problema sendo solucionados (sistemas de controle). Instruções especializadas significam que menos bytes precisam ser buscados e menos jumps condicionais são processados.

Baixo custo: alto nível de integração do sistema em um único componente. Poucos componentes são necessários para se criar um sistema que funcione.

Ampla gama de produtos: uma única família de microcontroladores cobre as opções que outros fornecedores só conseguem cobrir com um número razoável de diferentes e incompatíveis famílias. Desse modo, o 8051 proporciona economia real em termos de custo de ferramentas, treinamento e suporte para software.

Compatibilidade: opcodes e código binário são os mesmos para todas as variações do 8051, diferente de outras famílias de microcontroladores.

Multi-Sourced: mais de 12 fabricantes, centenas de variedades.

Aperfeiçoamentos constantes: melhorias na manufatura aumentam a velocidade e potência anualmente. Há ainda versões de 16bits vindo de diversos fabricantes.

Referências

Documentos relacionados

Centro Caraívas Rodovia Serra dos Pirineus, Km 10 Zona Rural Chiquinha Bar e Restaurante Rua do Rosário Nº 19 Centro Histórico Codornas Bar e Restaurante Rua Luiz Gonzaga

Solução. João vai à praia se, e somente se, Marcelo joga basquete.. Negação de “Ou… Ou…” é “se, e

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos