• Nenhum resultado encontrado

SEJA BEM VINDO À MAÇONARIA!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEJA BEM VINDO À MAÇONARIA!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

À G

DGADU

Auge RespGrBenGrBenfExcExcel

Coorde CentLojMaçESTRELA Caldense N º 45

Rua Pernambuco, 881 - Centro - Caixa Postal 48

Poços de Caldas - MG - CEP: 37701-021

www.estrelacaldense.org.br

Telefone (35) 3721-2827

SEJA BEM VINDO À MAÇONARIA!

Bem vindo, à Maçonaria, a mais importante e significativa Ordem Iniciática do Mundo!Você deve estar curioso em conhecer algo mais sobre nossa entidade.

Vamos ajudá-lo nessa apaixonante descoberta! A ESCOLHA DE UM MAÇOM

Para ingressar em nossa Ordem você precisa ser convidado por um maçom. Junto a isto é necessário que tenha crença em um “Ente Supremo” que é “DEUS” não importando qual a religião que professe, desde que a mesma seja voltada para o bem. Suas qualidades pessoais de liderança, de comportamento ético e de serviços prestados à comunidade têm que ser destacado e notadas pelo seu Padrinho e pelos demais Irmãos da Loja, que deverão aprovar sua admissão. Isto ocorrendo você será mais um membro da universal Família Maçônica.

Aceito maçom, você junto com os demais Irmãos de todas as Lojas Maçônicas do mundo, formarão a imensa Ordem Maçônica estendendo sua participação pessoal a nível nacional e internacional. Você será distinguido como Irmão, em todas as Lojas Maçônicas Regulares do planeta!

 O princípio de formação do Quadro de Obreiros de uma Loja Maçônica é o mesmo em todas as Lojas do mundo – os associados são de diferentes religiões, profissões ou trabalham em diferentes negócios, representando uma parcela da sociedade, onde a Maçonaria está inserida. Isso é ótimo! Você vai conviver com empresários, profissionais liberais, fazendeiros, prestadores

de serviços, outros profissionais e homens de negócios dos mais variados segmentos, que têm o mesmo objetivo – LIBERDADE, IGUALDADE, e FRATERNIDADE, em prol da PAZ, da COMPREENSÃO mundial e da melhoria do ser humano!

Pelo fato de serem pessoas diferentes, os maçons trazem, para os projetos das Lojas, a esperada contribuição de lideranças e de diferentes pontos de vista, que levam ao sucesso!

O que mais se deseja, é que se faça novas amizades e PARTICIPE com ASSIDUIDADE e EMPENHO em nossos trabalhos, mostrando, efetivamente, a todos e a si mesmo o valor do seu ingresso na Maçonaria!

UMA PALAVRA FINAL

ACEITO MAÇOM, procure ler e estudar sobre a instituição da qual, participará. Aos poucos, sem atropelos, você conhecerá em profundidade sua história, seus rituais, suas normas, suas Leis e se sentirá mais motivado a trabalhar através dela, pelos mais necessitados, pela sua comunidade, pela família e por você mesmo.

Procure freqüentar com bastante assiduidade, os trabalhos em Loja e os eventos promovidos pela Maçonaria em geral. Eles representam oportunidades para você conhecer mais pessoas, ampliar suas amizades e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a instituição.

Nunca se deixe abater pelo desanimo ou pela dúvida, sempre que necessitar, encontrará muitos irmãos para ajudá-lo.

Luis A. Gaiga V.'.M.'. 2009/2011

(2)

À G

DGADU

Auge RespGrBenGrBenfExcExcel

Coorde CentLojMaçESTRELA Caldense N º 45

Rua Pernambuco, 881 - Centro - Caixa Postal 48

Poços de Caldas - MG - CEP: 37701-021

www.estrelacaldense.org.br

Telefone (35) 3721-2827

O que é Maçonaria?

A Maçonaria é maior e a mais antiga organização fraternal do planeta. Não se sabe exatamente como e quando começou. Para muitos estudiosos, a Maçonaria se originou na Idade Média com as sociedades – também conhecidas como guildas – dos construtores das catedrais e castelos. Há evidências, que a Maçonaria foi influenciada, em seus primórdios, pela Ordem dos Cavaleiros Templários, um grupo de monges cristãos guerreiros formado em 1118 para ajudar e proteger peregrinos em suas viagens à Terra Santa.

Há mais de quatrocentos anos reunindo homens de bem, de diferentes classes sociais, raças, posições políticas e credos, a Maçonaria – também chamada Ordem Maçônica – é, antes de mais nada, uma fraternidade universal, devotada totalmente ao desenvolvimento humano e à prática do bem, herdeira de tradições diversas de mais de 3.000 anos.

A Maçonaria não é uma religião, mas exige de seus membros a crença em Deus e numa vida futura após a morte. Aceita em seus quadros tão somente homens livres, de conduta ilibada, maiores de 21 anos, de qualquer religião, posição social, credo político ou raça.

Seu objetivo maior sempre lembrado é o desenvolvimento – em todas as suas esferas – do potencial humano de cada um dos seus membros e a constante melhoria da humanidade no seu todo. A Maçonaria encoraja os seus membros, bem como seus familiares, a serem bons cidadãos e escolherem os seus meios próprios e legais de expressão política. A Ordem, todavia, não é uma organização política.

Em 1717 a Maçonaria estabeleceu a organização formal que hoje se conhece, quando fundou em Londres a primeira Grande Loja, um corpo administrativo encarregado da Maçonaria numa área geográfica bem definida. A Grande Loja é o órgão máximo da Ordem numa dada região, encarregada da constituição e funcionamento das Lojas Maçônicas sediadas nessa mesma região.

A Maçonaria é uma organização que exige dos seus membros a observância de rígidos princípios éticos e morais, destacando-se a fraternidade entre os homens, a tolerância, o respeito às leis e às autoridades constituídas, desde de que sejam justas, e a busca incessante da verdade.

O que é uma Loja?

Para os Maçons a palavra “Loja” significa um grupo de maçons, que regularmente se reúne em algum local para as suas sessões normais. A Loja é a menor unidade orgânica da Ordem Maçônica. Todo e qualquer maçom, no gozo de sua condição de regularidade, é necessariamente membro de uma Loja Maçônica. Esta, por sua vez, deve obediência a alguma potência Maçônica.

O local onde os Maçons se reúnem é normalmente chamado “Templo”. Esta denominação está muito ligada aos símbolos empregados pela Maçonaria para transmitir seus ensinos. Um desses símbolos empregados pela Maçonaria para transmitir seus ensinos é o Templo de Salomão, muito importante em todos os ensinos Maçônicos. Os Templos Maçônicos consagram símbolos e conceitos arquitetônicos do Templo de Salomão em seu interior.

O termo “Loja”, para alguns resulta da transliteração do equivalente inglês “Lodge” que significa local de encontro ou alojamento. Segundo essa interpretação, o termo vem da estrutura que os Maçons da Idade Média constituíam junto às construções das catedrais para realizar suas reuniões e tempo de maior permanência.

(3)

À G

DGADU

Auge RespGrBenGrBenfExcExcel

Coorde CentLojMaçESTRELA Caldense N º 45

Rua Pernambuco, 881 - Centro - Caixa Postal 48

Poços de Caldas - MG - CEP: 37701-021

www.estrelacaldense.org.br

Telefone (35) 3721-2827

A Maçonaria é uma Sociedade Secreta?

Não, esta é uma noção equivocada a respeito da Ordem, difundida desde os primórdios de sua organização. A Maçonaria tem muito de suas realizações, feitos e locais de suas reuniões amplamente conhecidos. Muitos Maçons fazem questão de exibir os símbolos da Ordem em seus distintivos de lapela, anéis, chaveiros e outras jóias, fazendo-se identificar publicamente com a Ordem. As Lojas, as Potências Maçônicas e organizações para-maçônicas têm seus documentos legais registrados publicamente como qualquer outra pessoa jurídica o faz.

Muitos livros têm sido editados sobre a Maçonaria, revelando seus símbolos, rituais, filosofia, Constituições e regulamentos. Esses podem ser facilmente encontrados e consultados nas livrarias e nas centenas de bibliotecas públicas espalhadas pelo país.

A verdade é que os Maçons têm meios que são próprios de mútuo reconhecimento e realizam cerimônias privadas, que por óbvias razões não são acessíveis aos não Maçons.

Mas a Fraternidade Maçônica em si não pode ser considerada secreta. Seus Templos, seus ambientes internos são normalmente acessíveis ao público em geral. É comum as Lojas realizarem solenidades e festejos em seus Templos, abertos ao público não Maçônico.

Quem são os Maçons?

Muitos homens de bem, de diferentes classes sociais, têm pertencido à Maçonaria. Políticos, governantes, artistas, empresários, líderes religiosos, intelectuais, profissionais liberais, militares, educadores e benfeitores da humanidade são contados entre os Maçons. Os EUA, a Inglaterra, Brasil, Canadá, Alemanha, Austrália e França estão entre as nações com maior número de Maçons e Lojas Maçônicas. Os EUA contam atualmente com cerca de 2,7 milhões de Maçons e 13 mil lojas. No Brasil, estima-se em 230 mil o número de Maçons em todo o território nacional.

Muitos homens ilustres, com relevantes serviços prestados à humanidade, sejam no Brasil ou nos demais países, têm seus nomes vinculados à Ordem.

Nos EUA, a partir de George Washington, quinze presidentes, dezoito vices-presidente e mais de 35 juízes da Suprema Corte, foram ou são Maçons. No Brasil, como em outras nações do continente sul-americano, vários líderes de movimentos de independência, de abolição do escravismo e de instalação e consolidação da república foram ou são Maçons.

Alguns exemplos de maçons notáveis, no Brasil e no mundo:

Benjamin Franklin Mal. Deodoro da Fonseca Simon Bolívar Henry Ford

José de San Martin Wolfgang Amadeus Mozart José de Bonifácio de Andrada Norman Vicente Peale Antônio Carlos Gomes Louis Armstrong Jan Sibelius Castro Alves

Padre Diogo Feijó General Lafayette Giacomo Puccini D. Pedro I

John Glenn Barão do Rio Branco Jânio Quadros Quintino Bocaiúva Franklin D. Roosevelt John Wayne Giuseppe Stefano Fili Giuseppe Garibaldi

(4)

À G

DGADU

Auge RespGrBenGrBenfExcExcel

Coorde CentLojMaçESTRELA Caldense N º 45

Rua Pernambuco, 881 - Centro - Caixa Postal 48

Poços de Caldas - MG - CEP: 37701-021

www.estrelacaldense.org.br

Telefone (35) 3721-2827

Alexander Flemming Hervê Cordovil

Gen. Dougla MacArthur Rudyard Kipling Júlio César Pereira Magalhães Pudente de Morais Duque de Caxias Franz Josef Haydn Duke Ellington John Philip Souza Edwin Aldrin Saldanha Marinho Johann C.F.Schiller José do Patrocínio

Harry S. Truman Rei Houssein, Jordânia Ystzhak Rabin Jhoann F.W. Von Goethe

Como poderei ser Maçom?

Em princípio qualquer homem de bem, livre, maior de 21 anos poderá ser aceito Maçom. Ninguém pode, entretanto solicitar diretamente sua admissão a uma Loja Maçônica. Um Maçom, e somente este, é quem regularmente encaminha à sua Loja o pedido de iniciação de um candidato.

Assim, se alguém deseja ser admitido na Ordem Maçônica, deve procurar um Maçom e através deste solicitar o ingresso. Por meio deste procedimento, o interessado receberá todas as instruções necessárias ao encaminhamento do pedido formal da admissão. A Loja Maçônica do Maçom que apresenta o candidato é a porta natural de ingresso do interessado na Ordem. O ato solene de admissão de um novo membro na Maçonaria é feito através de um cerimonial tradicional e muito solene denominado INICIAÇÃO. Ninguém é recebido na Ordem, como Maçom, senão pelo solene e tradicional cerimonial da INICIAÇÃO.

Afinal, o que fazem os Maçons?

Os Maçons são dedicados a tornarem-se melhores homens, seja como cidadãos, seja como chefes de família, seja como profissional, sejam em todas as suas demais relações com a humanidade. Os Maçons tentam viver e proceder de acordo com elevados princípios éticos e morais ensinados pela Maçonaria. Em suas Lojas, são constantemente expostos a sessões de instrução e estudos nas quais esses princípios éticos, morais e espirituais são ensinados e debatidos.

Como corolário, os Maçons são levados a observar, ensinar e praticar os ideais de bondade, honestidade, tolerância, verdade decadência e mútuo entendimento. Preservam e praticam ainda o patriotismo, as obras de benemerência, justiça social e os valores espirituais. Em suas reuniões em Loja ou mesmo fora dela, os Maçons buscam trabalhar para, de alguma forma, tornarem-se melhores cidadãos e assim contribuir para uma sociedade melhor.

O que acontece na iniciação?

Existem três graus na Maçonaria: Aprendiz, Companheiro e Mestre. Esses são solenemente conferidos em três distintos cerimoniais ritualísticos. O processo é solene e cercado de importantes compromissos, rituais e simbolismos reveladores de ensinos da Ordem. Através desses cerimoniais, que são, para os Maçons que a eles se submetem, espaçados por determinados períodos de tempo, o candidato galga

(5)

À G

DGADU

Auge RespGrBenGrBenfExcExcel

Coorde CentLojMaçESTRELA Caldense N º 45

Rua Pernambuco, 881 - Centro - Caixa Postal 48

Poços de Caldas - MG - CEP: 37701-021

www.estrelacaldense.org.br

Telefone (35) 3721-2827

crescentes patamares do conhecimento. Esses cerimoniais, juntamente com instruções ministradas nos interregnos, constituem a base do processo iniciático pelo qual todos os Maçons desenvolvem, intelectualmente, seu potencial. O chamado ritual Maçônico dos cerimoniais iniciáticos dramatiza – de uma forma toda especial e peculiar à Ordem – os ensinos e as bases filosóficas de cada um dos mencionados três graus.

A Maçonaria tem algo a ver com religião e política?

A Maçonaria acolhe homens de todos os credos, raças e filiação religiosa. A Ordem repetimos, não é uma religião e procura reunir homens que crêem em Deus e numa vida post-mortem, no pressuposto de que juntos possam trabalhar fraternalmente pelo bem da humanidade. Proclama a todos o princípio básico da existência do Criador a quem denomina Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.

Por esses motivos, desde os seus primórdios, a Maçonaria proíbe discussões sobre religião em suas reuniões, embora empregue o máximo de seus esforços para entender o fenômeno religioso universal, que bem caracteriza a história humana – numa perspectiva puramente científica, histórica, cultural e metafísica.

Analogamente, embora a Ordem empregue seus esforços para construção de uma sociedade humana cada vez mais justa, igualitária e fraterna, proíbe que em suas reuniões se discuta política partidária ou mesmo se pregue qualquer forma ilegal de perturbação das instituições e da ordem democrática legitimamente constituídas. A Maçonaria não é uma organização política, mas estimula seus membros, enquanto cidadãos, a participar dos processos políticos, sempre em defesa dos postulados proclamados pela Ordem.

Referências

Documentos relacionados

Assim como Luísa, diversos adolescentes preferem atualizar seus status no Twitter ou compartilhar no Facebook para onde vão ou o que acharam da última prova da escola. O

Para informar todas as transações efetuadas basta clicar em DETALHAR e na outra página abaixo de DETALHAMENTO, clicar no emitente ( PERSONAL CARD, PERSONAL NET, TRIO CARD e

Saneamento básico, cidades e resíduos - O Brasil gera cerca de 150.000 toneladas diárias de resíduos sólidos..

Crianças e pessoas que não exerçam actividade profissional, terão de celebrar um seguro contra risco de acidentes junto do seu seguro de saúde.. Médico,

Sobre o tema da mulher na maçonaria, a Grande Loja Unida da Inglaterra se pronunciou em 1999 no sentido de que reconhece a existência da Maçonaria Feminina e de que essas

Harold Reimer - ‘Só posso encarar a alegação da maçonaria, de ter mais luz do que a própria luz (Jesus), como ofensa muito grande à pessoa de Jesus Cristo, senão uma

Em igualdade de circunstâncias, é meu dever preferir um Irmão, sempre que para fazê-lo não cometa uma injustiça, que fira minha consciência. Dos grandes ensinamentos contidos na

---> Toda reunião da Maçonaria começa e termina com oração, só que nenhuma oração pode ser feita em nome de Jesus Cristo, e até as leituras bíblicas são feitas sem mencionar