• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PLANO DE ENSINO. Instituto de Ciências Agrárias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PLANO DE ENSINO. Instituto de Ciências Agrárias"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 de 5 Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, no

2121, Bairro Santa Mônica – 38408-144 – Uberlândia – MG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

PLANO DE ENSINO

Instituto de Ciências Agrárias

COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA 1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS UNIDADE OFERTANTE: ICIAG

CÓDIGO: GAG035 PERÍODO/SÉRIE: 2020/1o semestre TURMA: A, B

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: 60 PRÁTICA: 30 TOTAL: 90 OBRIGATÓRIA: (X) OPTATIVA: ( ) PROFESSOR:

HAMILTON SERON PEREIRA

ANO/SEMESTRE: 2020/1o semestre OBSERVAÇÕES:

2. EMENTA

Sistema Internacional de Unidades; Conceito de solo fértil; Composição do solo; Absorção e troca de íons; Reação do solo; Acidez do solo, calagem e gessagem; Matéria orgânica do solo; Nitrogênio do solo; Fósforo do solo; Potássio do solo; Cálcio e magnésio do solo; Enxofre do solo; e micronutrientes no solo. Elementos essenciais; Critérios de essencialidade; Funções, assimilação e redistribuição dos nutrientes na planta; Absorção iônica radicular; Absorção foliar; Nutrição de plantas; Sintomas de deficiência e toxidez dos nutrientes nas plantas; Métodos de avaliação do estado nutricional das plantas.

3. JUSTIFICATIVA

O conhecimento da Fertilidade do Solo e da Nutrição de plantas é importante na formação profissional, enquadrando-se como manejo de solo no eixo temático da produção vegetal do projeto pedagógico. A correção e a fertilização adequada do solo é de extrema importância para o desenvolvimento das culturas, principalmente em condições de solos tropicais, que são, de maneira geral muito pobres em nutrientes.

(2)

2 de 5 Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, no

2121, Bairro Santa Mônica – 38408-144 – Uberlândia – MG

4. OBJETIVOS

A disciplina procura dar informações sobre o solo, especialmente do ponto de vista químico como meio fornecedor de nutrientes às plantas, bem como identificar os sintomas de deficiência nutricionais e sua correção por meio da adubação.

Fornecer ao aluno informações atualizadas sobre os princípios fundamentais de Fertilidade do Solo e a partir destes princípios discutir técnicas para o uso racional de corretivos e fertilizantes.

Dar conhecimento ao aluno dos métodos de avaliação da fertilidade do solo e informações gerais sobre matéria orgânica do solo.

Treinamento do aluno em laboratório para a realização de análises químicas de solo empregando diferentes métodos de extração. Propiciar a oportunidade para que o aluno possa planejar, executar e discutir projetos de implantação de uma cultura. Entender alguns aspectos de nutrição referente a funções, assimilação, redistribuição, mobilidade dos nutrientes essenciais à planta; sintomas de deficiências e excessos dos nutrientes; absorção radicular e foliar dos nutrientes; métodos do estado nutricional das plantas.

5. PROGRAMA TEÓRICO

1. Introdução e Histórico da Fertilidade do Solo. Conceito de solo fértil e solo produtivo; evolução da fertilidade do solo como ciência; elementos essenciais; leis da fertilidade do solo.

2. Elementos essenciais: critérios de essencialidade; macro e micro elementos; extração de elementos pelas plantas; funções dos macro nutrientes; formas absorvidas e fatores que afetam a disponibilidade no solo; assimilação, translocação e redistribuição; participações dos nutrientes em reações do metabolismo e em compostos orgânicos vitais; exigência das principais culturas; sintomatologia da carência e excesso.

3. Absorção iônica radicular: aspectos anatômicos da raiz; processos passivo e ativo da absorção iônica; fatores internos e externos que afetam a absorção radicular. Absorção foliar: aspectos anatômicos da folha; técnicas de estudo; processos ativo e passivo da absorção foliar; fatores internos e externos que afetam a absorção foliar.

4. Métodos de avaliação do estado nutricional das plantas: análise foliar (DRIS)/ interpretação; diagnose visual.

5. Absorção e troca de íons: origem e natureza das cargas elétricas do solo; processos de troca iônica; capacidade de troca catiônica; porcentagem de saturação de bases e sua influência na disponibilidade dos nutrientes.

6. Reação do solo: conceito e importância; origem da acidez e da alcalinidade; influência sobre o crescimento das plantas; influência sobre a disponibilidade dos nutrientes; o poder tampão do solo. 7. Acidez do solo e calagem: conceitos de acidez do solo; causas e tipos de acidez; componentes da acidez; correção da acidez do solo. Correção do solo: correção da acidez para culturas diversas; época e modo de aplicação de calcário; perdas de cálcio e magnésio; correção dos efeitos da acidez de subsolos; efeitos depresssivos da calagem.

8. Matéria orgânica do solo: composição química da matéria orgânica; respiração microbiana; decomposição da matéria orgânica e a humificação; conteúdo e distribuição no perfil; fatores que afetam o conteúdo no solo; efeitos da matéria orgânica sobre as propriedades do solo; manutenção da matéria orgânica do solo.

(3)

3 de 5 Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, no

2121, Bairro Santa Mônica – 38408-144 – Uberlândia – MG

9. Nitrogênio do solo: transformações microbiológicas do nitrogênio; mineralização e imobilização; nitrificação e desnitrificação; fixação biológica; ciclo do nitrogênio; formas de ocorrência do nitrogênio; conteúdo e distribuição no perfil; flutuação do nitrogênio assimilável; ganhos e perdas de nitrogênio do solo; manutenção do nitrogênio do solo.

10. Fósforo do solo: conteúdo e distribuição no perfil; formas de ocorrência; absorção e dessorção de fósforo e fatores que afetam esses processos; precipitação e dissolução dos compostos inorgânicos de fósforo; fósforo disponível; equilíbrio entre as formas de fósforo; transformações microbianas do fósforo; mineralização e imobilização; dissolução microbiana dos fosfatos; o papel das micorrizas na absorção de fósforo pelas plantas.

11. Potássio do solo: conteúdo e distribuição no perfil; formas de ocorrência; dinâmica do potássio no solo; a utilização do potássio do solo pelas plantas e fatores que a afetam; perdas de potássio do solo; o uso do potássio.

12. Cálcio e Magnésio do solo: conteúdo e distribuição no perfil; formas de ocorrência; formas disponíveis e utilização pelas plantas; o ciclo do cálcio e do magnésio; perdas de cálcio e magnésio do solo. Enxofre do solo: conteúdo e distribuição no perfil; formas de ocorrência; o enxofre disponível; adição e perdas do solo; transformações microbianas do enxofre; mineralização e imobilização; oxidação e redução.

13. Os micronutrientes no solo e nas plantas: transformações, importância para a produtividade; dinâmica dos nutrientes no solo e efeitos sobre a disponibilidade, deficiências e toxidez em solos. 14. Avaliação da fertilidade do solo. Técnicas de avaliação da fertilidade do solo, interpretação de análises de solos, delimitação de classes e níveis crítico;

PRÁTICO

1. Transformação de unidades: o sistema internacional de unidades e a ciência do solo. 2. Visita ao laboratório de rotina de análise do solo.

3. Análise de solo: amostragem e preparo da amostra. 4. Determinação da matéria orgânica do solo

5. Determinação da reação do solo: pH, acidez trocável, acidez dependente de pH e acidez potencial 6. Determinação do cálcio e do magnésio trocável

7. Determinação do potássio trocável 8. Determinação do fósforo solúvel

9. Determinação da CTC (Capacidade de Troca Catiônica)

10. Instalação de experimentos em casa de vegetação visando estudar deficiências e absorção de nutrientes pelas plantas. (Condução, medidas e avaliações)

11. Determinação do PRNT do calcário

12. Determinação da necessidade de calagem (diversos métodos)

6. METODOLOGIA

a) Atividades síncronas: 45 horas

Horários das atividades síncronas: segunda feira das 8:50 as 12:20 horas Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: Teams

- As aulas síncronas serão realizadas através de conexão via internet usando o software Teams onde é possível a interação entre professor e o alunos e apresentação de materiais através do compartilhamento de tela entre os usuários conectados possibilitando aulas expositivas, exposições dialogadas, debates e dinâmica de grupos.

(4)

4 de 5 Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, no

2121, Bairro Santa Mônica – 38408-144 – Uberlândia – MG

b) Atividades assíncronas: 15 horas

Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Moodle Endereço web de localização dos arquivos: www.ufu.br

- As aulas assíncronas serão realizadas através da disponibilização de vídeos para estudos dirigidos, que poderão ser visualizados via internet pelo You Tube, ou baixados no computador ou celular para visualização.

c) Demais atividades letivas: 15 horas;

- A demais atividades envolvem estudos dirigidos através de leitura do material bibliográfico disponibilizado, exercícios e seminários.

d) Carga-horária prática: 15 horas

Descrição da realização: aulas gravadas com a execução das atividades práticas e disponibilizada aos alunos via Web

Recursos que deverão ser utilizados: materiais e equipamentos do laboratório, câmera, provedor de internet

e) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: Material de apoio a ser utilizado: Todo conteúdo também está compilado em apostilas elaboradas pelo discente e serão disponibilizadas aos alunos via Web.

7. AVALIAÇÃO

a) Datas e horários da avaliação: Serão realizadas 6 avaliações dissertativas individuais, que serão disponibilizadas nos horários de aulas síncronas (início da aula) e os alunos terão o tempo

destinado 1 aula para sua resolução, podendo consultar o material didático disponibilizado. nota é de 0-100, com peso 0,15 cada uma.

Outras avaliações: participação (interesse/frequência) do acadêmico nas aulas síncronas e resolução de lista de exercícios propostos, nota de 0-100 com peso 0,10.

b) Critérios para a realização e correção das avaliações: ao final do prazo estipulado para a realização da avaliação, o aluno deverá enviar ao professor via e-mail suas respostas

c) Validação da assiduidade dos discentes: Será realizada através da obtenção da lista dos alunos conectados.

d) Especificação das formas de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: na própria plataforma do Teams.

Média = (P. 1=15)+(P. 2=15)+ (P. 3=15)+ (P. 4=15)+ (P. 5=15)+ (P. 6=15)+(participação+listas=10).

8. BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. Novais, R. F.; Alvarez, V. H.; Barros, N. F.; Fontes, R. L. F.;Cantarutti, R. B.; Neves, J.C.L. Fertilidade do Solo. 1ed. Viçosa:Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007. 1017p.

(5)

5 de 5 Universidade Federal de Uberlândia – Avenida João Naves de Ávila, no

2121, Bairro Santa Mônica – 38408-144 – Uberlândia – MG

2. Embrapa. Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro). Manual de métodos de análise de solo. 2 ed. ver. atual. Rio d Janeiro: CNPS/EMBRAPA. 1997. 212 p.

3. Fernandes, M.S. (Editor) Nutrição Mineral de Plantas. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2006. 432p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVAREZ, V. H. Avaliação da fertilidade do solo. Brasília, ABEAS, 1995, 98 p.

ALVAREZ, V. H. Correlação e calibração de métodos de analyses de solos. In: V. H. ALVAREZ ,V.; L. E. F. FONTES & M. P. F. FONTES. O Solo nos Grandes Domínios Morfoclimáticos do Brasil e o Desenvolvimento Sustentado. Viçosa, SBCS/DPS-UFV. 1996. P. 615-646.

FERREIRA, M.E.; CRUZ, M.C.P.; RAIJ, B.V.; ABREU, C. A. Micronutrientes e elementos tóxicos na agricultura. Jaboticabal: CNPq/PAPESP/POTAFOS, 2001, 600p.

JONNES JR., J. B.; WOLF, B. & MILLS, H. A . Plant Analysis Handbook. Athens, Micro-Macro Publishing, Inc., 1991. 213 p.

KAMINSKI, J. Uso de corretivos da acidez do solo no plantio direto. Pelotas, SBCS/Núcleo Regional Sul. 2000. 123 p. (Boletim Técnico, 4)

LOPES, A.S. Manual Internacional de Fertilidade do Solo. Piracicaba: POTAFOS, 1998, 177p. LOPES, A.S. Micronutrientes: filosofias de aplicação e eficiência agronômica. São Paulo: ANDA, 1999. 72p.

MARSCHNER, H. Mineral nutrition of higher plants. London: Academic Press, 1995. 889p. NOVAIS , R.F.; SMYTH, T.J. Fósforo em solo e planta em condições tropicais.Viçosa: UFV, DPS, 1999. 399p.

NOVAIS, R.F.; ALVAREZ V., V.H.; SCHAEFER, C.E.G.R. Tópicos em Ciência do Solo. Viçosa,SBCS, 2000. 352p.

OLIVEIRA, A J.; GARRIDO, W. S.; ARAÚJO, J. D. & LOURENÇO, S. Métodos de Pesquisa em Fertilidade do Solo. Brasília, EMBRAPA-SEA, 1991. 392 p.

RAIJ, B. van. Fertilidade do solo e adubação. Piracicaba: Ceres; POTAFOS, 1991. 343p.

9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/______/______

Referências

Documentos relacionados

Atividade: Postos revendedores de combustíveis e afins Endereço: Avenida Cristiano Machado, 2.000 - Belo Horizonte Coordenadas: X= -43.928691 | Y= -19.890004 | Datum:

Geraldo Laércio, Bairro Tavares - Ouro Preto/MG Coordenadas: X= -43.519574 | Y= -20.409799 | Datum: WGS84. Classificação: AI - Área Contaminada

Classificação: ACI - Área Contaminada sob Intervenção Etapa de Gerenciamento: Intervenção/Remediação Fonte de contaminação: Vazamento ou Infiltração. Meios Impactados:

Classificação: AR - Área Reabilitada para o uso declarado Uso Declarado: Posto de Combustível Etapa de Gerenciamento: -. Fonte de contaminação: Vazamento

Classificação: AR - Área Reabilitada para o uso declarado Uso Declarado: Posto de Combustível Etapa de Gerenciamento: -. Fonte de contaminação: Vazamento

Classificação: AR - Área Reabilitada para o uso declarado Uso Declarado: Posto de Combustível Etapa de Gerenciamento: -.. Fonte de contaminação: Vazamento

 77 áreas são classificadas como AMR - Área em Processo de Monitoramento para Reabilitação e estão realizando monitoramento pós remediação ou para

Classificação: ACI - Área Contaminada sob Intervenção Etapa de Gerenciamento: Investigação Confirmatória Fonte de contaminação: Vazamento ou Infiltração. Meios Impactados: