• Nenhum resultado encontrado

FILIAWEB MANUAL SIMPLIFICADO - Edição Mar/2.011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FILIAWEB MANUAL SIMPLIFICADO - Edição Mar/2.011"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FILIAWEB – MANUAL SIMPLIFICADO - Edição Mar/2.011

1) Introdução:

Caros(as) Companheiros(as):

Através da solicitação de alguns companheiros(as), fizemos este Manual Simplificado do FiliaWeb, por acharmos que é muito importante esta ferramenta de atualização da relação de filiados(as) perante a Justiça Eleitoral (Cartório Eleitoral).

O FiliaWeb é um programa do TSE fácil de operar, mas como todo aplicativo, no início parece difícil e complicado. Caso queira aprofundar seu conhecimento, leia também o “Manual do Filiaweb”, que encontra-se logo abaixo do acesso ao sistema (marcamos com uma seta para melhor visualização.

Vamos começar:

2) Para acessar o FiliaWeb, a) Entre na internet; b) Digite www.tse.gov.br;

c) Na barra de menus, clicar em “Partidos”

d) Aberto o menu, clicar em “Filiação Partidária” e aparecerá a tela abaixo:

e) Clicar em Filiaweb para acessar o programa (verifique que o cursor será transformado de seta para maõzinha);

Acesso

(2)

f) Clicar em “acesse o sistema”, indicado abaixo :

g) Insira a inscrição (que é o número do título de eleitor) e a senha do filiaweb (caso não tenha, entre em contato com o Cartório Eleitoral ou o Diretório Estadual) e, em seguida pressione “acessar”;

Aparecerá a tela abaixo, constando dois links, que para o momento não nos importa (eleitores e filiados em débito com a justiça eleitoral).

(3)

3) Para incluir nova filiação: a) Clicar em “filiação”;

b) Em seguida em “registro” , conforme tela abaixo:

c) Aparecerá a tela abaixo. Em seguida digite a inscrição (que é o número do título de eleitor)

ou

o nome do(a) filiado(a), que deve estar idêntico ao que consta no título de eleitor.

Obs: NÃO digite as duas informações (inscrição e nome) pois o filiaweb só aceita uma única informação para consulta ou inclusão.

d) Deixe marcada a opção de “registros internos” e clique em “Incluir”.

Vale esclarecer, que os “registros oficiais” são aqueles que constam da lista oficial do cartório, sendo que não podemos e não conseguimos alterá-los diretamente, mas podemos consultar todos eles.

(4)

Já os “registros internos”, são aqueles que constam da lista interna (que antes de qualquer alteração, é igual a lista oficial só que contém os erros que devem ser acertados). A lista interna é aquela em que inserimos novos(as) filiados(as), procedemos as desfiliações e acertos na filiação. Duas vezes ao ano (na 2ª semana de Abril e na 2ª semana de Outubro) essa lista interna deve ser submetida, para que o cartório eleitoral fique sabendo das alterações que fizemos e providencie a lista oficial atualizada. Mais a frente estaremos vendo como fazer essa atualização.

e) Após digitar a inscrição, clique em incluir. Aparecerá a tela abaixo, onde devemos preencher todos os campos assinalados com asterístico vermelho (*), que significa que são campos de preenchimento obrigatórios.

(5)

f) Na próxima tela aparecerá os dados do(a) novo(a) filiado(a) no Filiaweb. Para confirmar os dados, clique em “sim”, se tiver alguma alteração, clique em “não” ou “voltar”.

g) Se confirmada a inclusão da filiação, o filiaweb dá o resultado dessa inclusão na lista interna, isso não significa que já esteja filiado(a) no Cartório Eleitoral, pois é necessário submeter a listagem. (veremos mais a frente como proceder);

(6)

h) Caso seja incluído(a) um(a) companheiro(a) já filiado(a) no PT, o sistema acusa que já está cadastrado(a), na parte superior da tela, conforme abaixo:

4) Alterar ou consultar dados do(a) filiado(a) já cadastrado(a) no filiaweb: a) Alguns exemplos de alteração:

• Desfiliação (por falecimento, expulsão, solicitação por carta do próprio filiado(a) ou devido mudança na cidade do título de eleitor);

• Alteração de zona ou seção eleitoral b) Clicar em “filiação”;

c) Em seguida em “registro”;

d) Em seguida digite a inscrição

ou

nome do(a) filiado(a), que deve ser idêntico ao que consta no título de eleitor.

Obs: NÃO digite as duas informações (inscrição e nome) pois o filiaweb só aceita uma única informação para consulta ou inclusão.

e) Deixe marcada a opção de “registros internos” e clique em “Consultar”. Aparecerá a tela abaixo, onde deverá optar por “Alterar” ou “Desfiliar”.

(7)

5) Lista de filiados(as) ou relatório (no Filiaweb esse relatório pode ser impresso). Posso montar os relatórios conforme minha necessidade. Vamos ver como criá-los:

a) Clicar, no menu inicial, em “Relatório”; b) Em seguida em “Filiação”;

c) Preencha os campos solicitados (conforme tela abaixo):

• Tipo: “nominal” se quiser a listagem de nomes e, “quantitativo” se quiser somente os números, ou seja, a quantidade de filiados(as);

• Zona

• Tipo de relação: “oficial” ou “interna”

• Situação dos registros de filiação. Podem ter as seguintes situações, e marcaremos aquelas situações de filiados(as) que quisermos que sejam impressas (é possível que não apareça todas as opções seguintes): Regular, Excluído, Sob Judice, Cancelado, Desfiliado, Com Erro, Em Transferência, Transferido ou Recepcionado. (na próxima edição descreveremos cada uma dessas situações)

d) Clique em solicitar.

e) Aparecerá a tela abaixo, informando que não deve ser solicitada nova listagem, enquanto esta estiver sendo preparada pelo filiaweb. Basta clicar em “Ok”

(8)

f) Em seguida, aparecerá a tela abaixo, informando data e hora da solicitação. Enquanto não estiver preenchida a coluna “Data Geração” do relatório, você não terá acesso à listagem:

g) A tela anterior não é atualizada automaticamente, então para ter acesso à listagem solicitada, clique em “Relatório” e “Consultar Relatórios” e aparecerá a tela abaixo:

(9)

A tela abaixo, mostra que o relatório já está pronto, pois a coluna “Data Geração” está preenchida, e pode ser visto o desenho do disquete que aparece na última coluna a direita da tela. Clique nesse disquete, e o Filiaweb mostrará o relatório solicitado em PDF, que poderá ser impresso e salvo no seu computador:

6) Atualização da relação de filiados(as) junto a Justiça Eleitoral (Cartório Eleitoral)

Essa atividade é chamada no Filiaweb de “submeter a relação de filiados(as)”, que pode ser realizada a qualquer momento, mas é indispensável que seja feita nos prazos estipulados pela Justiça Eleitoral (na 2ª semana de Abril e na 2ª semana de Outubro). Para isso siga os passos abaixo:

a) No menu principal, clique em “Filiação” e “Relação”, e será apresentada a tela abaixo; b) Preencha a “Zona” e o “Partido”;

c) Escolha o “Tipo de Relação”: INTERNA; d) “Situação da Relação”: NÃO SUBMETIDA;

(10)

e) Clique diretamente em “Consultar”, pois não há necessidade de preencher as datas e, será mostrada a tela abaixo:

f) Neste ponto, pode-se “Consultar Filiados”, “Consultar Registros com Erro” e “Consultar Registros Excluídos”, antes de “Submeter” a relação de filiados à Justiça Eleitoral. Quando é clicada qualquer consulta, o filiaweb solicita para aguardar enquanto é preparado a relação solicitada, conforme abaixo:

g) Quando a consulta é preparada, aparece a tela abaixo, e quando passamos o cursor do “mouse” (flechinha) sobre a palavra “erro”, aparece o tipo de erro e, as vezes, a solução para acertar esse erro.

(11)

h) No lado direito da tela, na linha de cada filiado(a), aparece uns símbolos. No sinal “+”, conseguimos ter acesso a ficha individual do(a) filiado(a), para procedermos o acerto necessário.

i) Caso tenha-se certeza da relação a ser enviada, é só clicar em “submeter” e o filiaweb emite uma confirmação da operação e dá a opção de imprimir a listagem (na próxima edição mostraremos as telas)

Obs: Não deixe de submeter a relação de filiados(as), mesmo que a mesma ainda contenha erros, pois é preferível enviar a listagem com alguns erros, do que não enviar a relação toda.

j) Abaixo alguns erros e soluções prováveis:

Cód. do Erro Erros no FiliaWeb Para acertar

406 Seção informada incorreta. A seção do eleitor é a SSSº Seção Eleitoral Acertar a seção eleitoral 407 Zona informada incorreta. A zona do eleitor é a ZZZ, da UF SP Acertar a zona eleitoral 408 Inscrição não pertence ao município informado. Cancelar filiação no município

409 Inscrição cancelada

415 Nome do filiados não condiz com o cadastro de eleitores Acertar nome

417 Eleitor suspenso

502 Filiação cancelada por sentença Provavelmente por dupla filiação. Se fil. optar pelo PT, incluí-lo novamente 504 O registro de filiação foi excluído de relação oficial

7) Índice: Assunto Página

1) Introdução ... 1

2) Para acessar o FiliaWeb ... 2

3) Para incluir nova filiação ... 3

4) Alterar ou consultar dados do(a) filiado(a) já cadastrado(a) no filiaweb ... 6

5) Lista de filiados(as) ou relatório ... 7

6) Atualização da relação de filiados(as) junto a Justiça Eleitoral (Cartório Eleitoral)... 9

7) Índice ...11 Caso tenha alguma sugestão para melhorarmos este Manual, envie e-mail para:

organizacao@pt-sp.org.br ou sorg@pt-sp.org.br

Referências

Documentos relacionados

• as duas espécies de Cymbopogon quando utilizadas na forma de extrato bruto aquoso não inibiram o crescimento micelial, esporulação e germinação de esporos de Colletotrichum

- Verificar se foi feita a configu- ração de rede a cabo, acessar o “MENU” do televisor e ajustar as opções de rede conforme instruções contidas neste manual. 7 – Não

1 A busca automática por canais está disponível no SETUP do aparelho, para acessar, pressionar o botão MENU no controle remoto.. 2 Utilize as teclas de navegação, selecione a

Para inserir uma nova versão EFD, basta clicar no botão ”Inserir”, na parte superior da tela e após isso informar qual a versão EFD utilizada, e para alterar o perfil EFD basta

Que me queima por dentro, será que me dá Que me perturba o sono, será que me dá Que todos os tremores me vêm agitar Que todos os ardores me vêm atiçar Que todos os suores me

- Valorizar a diversidade cultural patente nos textos; - Fazer declamações e representações teatrais; - Desenvolver um projeto de leitura que integre explicitação de

A seleção dos jovens é feita por elementos das equipas, da Divisão de Juventude de Coordenação do Programa e de Psicólogos.. Caso não atenda será deixada ou enviada uma

“Considero bem importante esse serviço prestado pela cooperativa e sempre busco orientação antes de realizar um negócio, escolher a melhor aplicação, fazer empréstimos