• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Amanda Cristina Santos DIAS1 - amandasantosdias@outlook.com Aline Ferreira MARTINS1 - a.martins19@yahoo.com

Renata Gonçalves da MATA1 - renatagoncalves1993@hotmail.com Mariney Portugal CORRÊA1 - mariney.portu@gmail.com

Bruna Rafaele Ferreira RÊGO1 - brunaajisaka@hotmail.com Jorge Raimundo da Trindade SOUZA2 - jrts@ufpa.br

1 Universidade Federal do Pará (UFPA)

2 Universidade Federal do Pará / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

RESUMO. O Livro didático é um recurso recorrente no ensino, tanto pelos professores, para auxílio em suas

aulas e na maioria das vezes como único recurso pedagógico, quanto para os alunos, na obtenção de informação e auxílio na aprendizagem. O livro didático se torna, às vezes, o único instrumento de apoio do professor na eventualidade de escassos recursos de uma escola como, laboratório, retroprojetor, multimídia e outros. O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo de ligações químicas em livros didáticos utilizados de modo recorrente por professores. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo do livro “Instrumentação para o ensino de química”. Os resultados da investigação apontam que os livros didáticos de química, algumas vezes, fazem alusão ao contexto de vida dos estudantes, mais para ilustrar a informação do que para tratar dos conceitos que emergem daqueles contextos. Os livros didáticos limitam-se, portanto, a textos informativos, ilustrações, fórmulas e equações, a partir dos quais é possível o desenvolvimento das atividades e dos exercícios propostos que, supostamente, favorecem a aprendizagem de certos conceitos sem, entretanto, avançar para uma formação humanística do estudante. É preciso que o livro de Química seja utilizado não apenas como fonte de informações, mais como um instrumento didático, que promova o desenvolvimento de competências necessárias para a vida, tais como a observação, a crítica, a análise, a reflexão e principalmente, a capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos apresentados e o cotidiano vivenciado no dia-a-dia, estabelecendo, assim, o processo de formação da cidadania.

Palavras-chave: Ligações químicas. Livro didático. Ensino de química.

INTRODUÇÃO

A complexidade do mundo atual requer do cidadão que este seja capaz de, além de compreender os fenômenos que ocorrem na natureza, interferir de forma crítica na tomada de decisões sobre o cotidiano que o cerca. Essa capacidade deve ser construída por meio de um ensino que privilegie as interações sociais vivenciadas na escola e de recursos e estratégias que requeiram uma participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento, colocando-o como um dos principais responsáveis pela sua própria formação como cidadão. Para isso, acredita-se que os currículos escolares de Química devam transcender a abordagem tradicionalmente utilizada ao longo das três séries do ensino médio (MACIEL et al., 2009).

O uso do livro didático (LD) deve proporcionar aos alunos domínio e reflexão dos conhecimentos escolares, auxiliando-os a ampliar sua compreensão da realidade, sua formulação de hipóteses de solução para problemas atuais, ou seja, o LD deve tentar promover no aluno um exercício de cidadania (BRASIL, 2004).

Krasilchik (2004, p. 184 apud SOUZA, 2011), faz uma crítica sobre a utilização do livro didático pelo professor, que por falta de autoconfiança, de preparo, ou por comodismo, restringe-se a apresentar aos seus alunos, com poucas modificações, o material didático elaborado por autores que são aceitos como autoridades. Apoiado em material planejado por outros e produzido industrialmente, o professor abre mão de sua autonomia e liberdade, tornando-se simplesmente um técnico.

Souza (2011) relata que parece óbvio que para um professor recomendar um livro didático é necessário que este docente conheça a obra e faça uma análise crítica com critérios bem

(2)

determinados. Só com este conhecimento e com esta análise, este recurso didático pode se transformar em um instrumento para o ensino de Química.

O tema ligações químicas é difícil de ser ensinado e aprendido devido aos aspectos teóricos envolvidos, à variedade de modelos e ao alto nível de abstração exigido (SILVEIRA, 2012). Por se tratar de modelos abstratos, as ligações químicas, assim como muitos outros modelos científicos, possuem grande potencial na formação de concepções alternativas. Assim, os livros didáticos que desempenham um papel fundamental no ensino não é o único recurso existente, mas sempre foi o mais utilizado, importante e disseminado (SILVEIRA, 2012). Em muitos casos, esses livros são os únicos materiais de apoio disponíveis para professores e alunos. De um modo geral, os conteúdos dos livros didáticos de ciências apresentam o conhecimento sempre como verdade absoluta, que concebe o aluno como ser passivo e depositário de informações desconexas da realidade (MEGID NETO, 2003).

OBJETIVO

As análises dos livros têm o intuito de verificar o conteúdo de ligações químicas nos livros didático, pois é de suma importância um diagnóstico deste material para a melhoria na aprendizagem, uma vez que na maioria das escolas este é o único material didático disponível em sala de aula. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise da abordagem do conteúdo de ligações químicas em livros didáticos utilizados de modo recorrente por professores de Química de escolas do Nível Médio de Belém (PA), uma vez que consideramos o livro didático o recurso didático mais comum no espaço escolar e por isso sua análise pode fornecer indicativos do que é abordado em sala de aula pelo professor.

METODOLOGIA

Tomando como base a definição de Lakatos (2007), este trabalho se classifica como sendo uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados três livros didáticos de Química utilizados no Nível Médio. O critério utilizado para a seleção dos livros analisados foi a recorrência com que estes livros são adotados por professores de Química em escolas públicas e privadas em Belém (PA). A pesquisa com professores de Química, objetivando investigar quais os livros mais utilizados para o ensino de Química, foi realizada no mês de março de 2015, nos locais onde os autores deste trabalho, alunos de Licenciatura em Química, realizam o Estágio Supervisionado.

Para preservar os autores dos livros didáticos analisados, os nomes das obras não serão mencionados neste trabalho, sendo adotados as letras A, B e C para indicar os livros pesquisados.

Para análise dos capítulos dos livros utilizou-se os critérios sugeridos no livro Instrumentação para o ensino da Química (SOUZA, 2011), que tem o objetivo de mobilizar a criticidade do educador, sugerindo alguns critérios que podem ajudar o professor no processo de análise e seleção dos livros de Química, utilizados como recursos didáticos no exercício da sua prática pedagógica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No Livro A, os temas geralmente são trabalhados com textos de cunho científico. À medida que os conteúdos são abordados, questões são lançadas relacionadas ao meio ambiente, à cidadania e a tecnologia. O conteúdo de ligações químicas está disperso, distribuído em três capítulos. Observa-se a ausência de analogias. A autora utiliza imagens para figurar o fenômeno químico. Há Curiosidades sobre os químicos que contribuíram com a ciência, como Irving Langmuir. O Livro cita também as curiosidades sobre Ressonância, Memória Ram e disco rígido. Apresenta poucas atividades contextualizadas. São poucas as atividades propostas, diante da quantidade de conteúdo trabalhado nos capítulos (Quadro 1).

(3)

Quadro 1 – Critérios utilizados para avaliação do livro A. TÍTULO DO LIVRO: A

CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS

SIM NÃO

O título do livro é adequado? X

O livro apresenta erros conceituais graves e informações incorretas?

X O livro apresenta a teoria aliada à prática ou enfatiza a

importância deste procedimento?

X

O livro apresenta o conteúdo de forma contextualizada? X

O livro trata do cotidiano apenas nos aspectos científicos e técnicos?

X O livro trata do cotidiano nos aspectos socioeconômico-culturais?

X O livro apresenta a sequência dos conteúdos e a construção dos

conceitos de forma organizada?

X O livro, de modo geral, favorece o desenvolvimento de outras capacidades, como interpretação, reflexão e desenvolvimento da criatividade do aluno?

X

O livro faz uso de analogias? X

O livro apresenta exercícios utilizando exemplos do cotidiano do aluno, realizando associações entre conceitos e fatos do dia-a-dia?

X

O livro utiliza ou faz referência à informática educacional? X

O livro utiliza ou faz referência à modelagem? X

O livro trata do cotidiano apenas nos aspectos científicos e técnicos?

X

O livro faz uso da interdisciplinaridade? X

O livro apresenta sugestões de atividades e leitura

complementar?

X

O livro apresenta ou faz uso do enfoque CTS? X

O livro faz uso da experimentação? X

CONCEITO: ( ) Não recomendado ( x ) Regular ( ) Bom ( ) Excelente

O livro didático B é o mais indicado, entre os três analisados, para os processos de ensino e de aprendizagem de Química, pois aborda a Ciência de modo amplo, tornando-se um recurso popular para o estudo da referida disciplina, tendo em vista, sua fácil acessibilidade tanto aos docentes quanto aos discentes da referida matéria. O título do livro se mostrou adequado ao conteúdo nele presente, além disso, o livro apresenta os capítulos de forma integrada, com isso sinalizando que há relação entre os capítulos apresentados de forma encadeada e bem articulada. Contudo, o conteúdo de ligações químicas, não se apresentou de modo a favorecer o desenvolvimento da criatividade do aluno, pois o mesmo fora abordado de modo direto, sucinto e objetivo, abdicando da forma contextualizada. No entanto, vale ressaltar, que o livro faz uso de analogias de forma correta, pois sinaliza os pontos positivos e os riscos de se educar por meio de analogias, pois, a analogia que não substitui a definição dos conceitos, deve ser sinalizada para tal limite.

O presente livro não utiliza a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) quando analisado o capítulo referente ao conteúdo de ligações químicas. Porém, o livro apresenta diversos exercícios propostos, com as respostas no final do livro, o que confere ao aluno maior autonomia

(4)

referido livro. Além disto, nele contém subsídios metodológicos de ótima compreensão para o professor, como também, sugestões de atividades e leitura complementar para os alunos. Sendo assim, o presente livro demonstrou ser bom no que confere ao ensino aprendizagem de Química no Ensino Médio. Com isso, temos um quadro de descritores para o melhor livro selecionado (Quadro 2):

Quadro 2 – Critérios utilizados para avaliação do livro B. TÍTULO DO LIVRO: B

CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS

SIM NÃO

O título do livro é adequado? X

O livro apresenta erros conceituais graves e informações incorretas?

X O livro apresenta a teoria aliada à prática ou enfatiza a

importância deste procedimento?

X

O livro apresenta o conteúdo de forma contextualizada? X

O livro trata do cotidiano apenas nos aspectos científicos e técnicos?

X O livro trata do cotidiano nos aspectos socioeconômico-culturais?

X O livro apresenta a sequência dos conteúdos e a construção dos

conceitos de forma organizada?

X O livro, de modo geral, favorece o desenvolvimento de outras capacidades, como interpretação, reflexão e desenvolvimento da criatividade do aluno?

X

O livro faz uso de analogias? X

O livro apresenta exercícios utilizando exemplos do cotidiano do aluno, realizando associações entre conceitos e fatos do dia-a-dia?

X

O livro utiliza ou faz referência à informática educacional? X

O livro utiliza ou faz referência à modelagem? X

O livro trata do cotidiano apenas nos aspectos científicos e técnicos?

X

O livro faz uso da interdisciplinaridade? X

O livro apresenta sugestões de atividades e leitura

complementar?

X

O livro apresenta ou faz uso do enfoque CTS? X

O livro faz uso da experimentação? X

CONCEITO: ( ) Não recomendado ( ) Regular (X) Bom ( ) Excelente

Na análise feita do livro C (Quadro 3), observou-se que o livro contém textos claros e objetivos que estimulam a leitura e a exploração crítica dos temas abordados, assim como uma sequência dos conteúdos, já que aborda em seus capítulos de forma integrada.

Ele também faz referência à informática educacional através de sugestões se sites (como por exemplo: WWW.pontociencia.org.br e WWW.diadiaeducacao.pr.gov.br). E para a complementação do conteúdo abordado no capítulo que esta sendo estudado. Através destes sites o aluno encontra sugestões de experimentos envolvendo ligações químicas e interações intermoleculares, assim como simulador que apresenta as interações de vários líquidos como água, acetona, ciclohexano e tetracloreto de carbono com barra de plástico, vara de vidro ou barra de ferro. Estes sites são de fácil acesso.

(5)

O conteúdo teórico é aliadoà prática, através do uso da experimentação, como por exemplo: condutividade elétrica, assim como solubilidade em água e aguarrás, fazendo sugestões de experimentos utilizando materiais alternativos, de fácil obtenção e economicamente viável. O livro C, apresenta subsídios metodológicos para que o professor possa utiliza-lo em sala de aula.

Quadro 3 – Critérios utilizados para avaliação do livro C. TÍTULO DO LIVRO: C

CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS

SIM NÃO

O título do livro é adequado? X

O livro apresenta erros conceituais graves e informações incorretas?

X O livro apresenta a teoria aliada à prática ou enfatiza a

importância deste procedimento?

X

O livro apresenta o conteúdo de forma contextualizada? X

O livro trata do cotidiano apenas nos aspectos científicos e técnicos?

X O livro trata do cotidiano nos aspectos socioeconômico-culturais?

X O livro apresenta a sequência dos conteúdos e a construção dos

conceitos de forma organizada?

X O livro, de modo geral, favorece o desenvolvimento de outras capacidades, como interpretação, reflexão e desenvolvimento da criatividade do aluno?

X

O livro faz uso de analogias? X

O livro apresenta exercícios utilizando exemplos do cotidiano do aluno, realizando associações entre conceitos e fatos do dia-a-dia?

X

O livro utiliza ou faz referência à informática educacional? X

O livro utiliza ou faz referência à modelagem? X

O livro trata do cotidiano apenas nos aspectos científicos e técnicos?

X

O livro faz uso da interdisciplinaridade? X

O livro apresenta sugestões de atividades e leitura

complementar?

X

O livro apresenta ou faz uso do enfoque CTS? X

O livro faz uso da experimentação? X

CONCEITO: ( ) Não recomendado ( ) Regular (X) Bom ( ) Excelente CONCLUSÕES

Frequentemente é utilizado pelos professores de todos os níveis de ensino da educação básica, o livro como instrumento didático, podendo facilitar a maneira com que os conteúdos programáticos são construídos, possibilitando uma forma mais clara e, acima de tudo, ilustrativa. Contudo, é preciso que estes tenham seus conteúdos abordados de forma clara, objetiva e, acima de tudo, correta.

As análises mostraram alguns pontos que merecem ser cuidadosamente refletidos, pois apresentaram lacunas e limitações ao longo do conteúdo estudado. Observamos na maioria dos livros de química analisados, que os autores apresentam o conceito de ligações químicas com uma abordagem limitada dos critérios avaliados, como a ausência de

(6)

Embora tenham sido analisados somente os tópicos referentes às Ligações Químicas, acredita-se que de forma geral as relações CTS também estejam presentes em outros conteúdos dos três livros avaliados. É importante ressaltar a importância da análise dos livros didáticos, pois permite a tomada de consciência da limitação desses materiais nos levando a pensar em outras abordagens que não seja apenas as indicadas no livro e que somente a análise do conteúdo científico presente não é o único critério para adoção de um livro didático.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Guia de livros didáticos – 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC, 2004.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Amaral, C. L. C., Xavier, E. S., Maciel, M. D. M. Abordagem das relações

ciência/tecnologia/sociedade nos conteúdos de funções orgânicas em livros didáticos de química do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências V14, pp. 101-114, 2009. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID209/v14_n1_a2009.pdf Acesso em: 16 de jun. 15

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. In: Revista Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/01.pdf Acesso em: 05 de jun. 2015.

SILVEIRA Jr, C. Ler para aprender ligações químicas em aulas de ciências: investigação, reflexões e lições. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. 165f.

SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade. Instrumentação para o ensino de química. Belém: Ed. da UFPA, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Em um livro didático é necessário ao final de cada conteúdo, ter uma forma de fazer com que os conceitos e significados vistos durante o assunto abordado sejam compreendidos

Em específi co sobre o emprego de recursos visuais na abordagem do conteúdo de ligações químicas, Matus, Benarroch e Nappa (2011) classifi caram as imagens utilizadas em 18 LD de

O objetivo deste trabalho é analisar as representações visuais utilizadas pelos livros didáticos aprovados pelo PNLD-2015 na abordagem do conteúdo de ligações químicas em

As metáforas híbridas que aparecem nos textos sobre ligac ¸ões química nos livros de química investigados são o resultado da hibridizac ¸ão de dois tipos de gêneros de dis-

O aborto é considerado crime no Brasil, com base nos artigos 124 a 128, do Código Penal Brasileiro, sendo a interrupção voluntária da gravidez permitida em apenas

Trabalhe como um profissional:  Tenhas as ferramentas de que  Tenhas as ferramentas de que precisa, Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher e precisa, Word,

Isso é importante e demonstra a validade do modelo do gás perfeito, pois quando a pressão de um gás se aproxima de zero significa que temos muito pouco gás

13.1 – Ao devedor fiduciante (ex-mutuário) é assegurado o direito de preferência, até a data de realização do 2º leilão, para aquisição do imóvel por