• Nenhum resultado encontrado

Feira de troca troca de livros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Feira de troca troca de livros"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Marcia Maria Rodrigues da Silva (PMI/SESC) - marcyynha@gmail.com Paula Frassinetea Alves (Sesc) - palves@sescpe.com.br

Resumo:

Este trabalho apresenta a experiência do Projeto Troca troca de livros no departamento Regional do SESC – Pernambuco. A ação que visou a promoção da leitura a partir de troca de livros entre os clientes das cinco bibliotecas da Rede SESC da Região Metropolitana do Recife. A participação na feira é gratuita o que leva várias pessoas a irem até a feira e encontrar livros didáticos, gerais e principalmente literários. Relatamos a experiência de uma feira que já consagrou-se no Recife e está em sua oitava edição.

Palavras-chave: : Biblioteca . Troca de livro. Programa de Assistência Social.

Área temática: Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade

(2)

FEIRA DE TROCA TROCA DE LIVROS

Resumo:

Este trabalho apresenta a experiência do Projeto Troca troca de livros no departamento Regional do SESC – Pernambuco. A ação que visou a promoção da leitura a partir de troca de livros entre os clientes das cinco bibliotecas da Rede SESC da Região Metropolitana do Recife. A participação na feira é gratuita o que leva várias pessoas a irem até a feira e encontrar livros didáticos, gerais e principalmente literários. Relatamos a experiência de uma feira que já consagrou-se no Recife e está em sua oitava edição.

Palavras-chave: Biblioteca . Troca de livro. Programa de Assistência Social.

Área Temática: Bibliotecas, serviço de informação & sustentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa intitulada “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2011, realizada pelo Instituto Pró-livro, que estuda o comportamento do leitor brasileiro, vem contribuindo bastante para avaliar e orientar políticas públicas e ações voltadas para a melhoria dos indicadores de leitura e acesso ao livro no Brasil.

A pesquisa em questão tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor brasileiro, possibilitando uma grande contribuição à reflexão, avaliação e orientação acerca do desenvolvimento de ações mais eficazes para a melhoria do acesso ao livro no Brasil, bem como formar mais leitores, e, consequentemente, aumentar o número de usuários nos espaços destinados à leitura e ampliar o consumo de livros.

Nesse estudo, um dado chamou a atenção, quando se percebeu que a região Nordeste permaneceu estável quanto ao índice de leitores, comparada às demais regiões e levando-se em conta os resultados demonstrados nas pesquisas dos anos anteriores, uma vez que essa é a 3º edição. Comparando a pesquisa de 2007 com a de 2001, podemos verificar: Tabela 1 Regiões 2007 2011 Norte 55% 47% Nordeste 50% 51% Centro-Oeste 59% 43% Sudeste 59% 50% Sul 53% 43%

Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

A explicação encontrada para a situação do Nordeste é o grande número de pessoas estudando atualmente, principalmente na faixa etária onde a leitura é mais frequente, dos 05 aos 17 anos, porém na sua maioria, declaram-se leitores de livros indicados pela escola.

(3)

O livro é o principal e insubstituível meio da difusão da cultura e transmissão do conhecimento, do estimulo, do fomento à pesquisa social e científica, da conservação do patrimônio nacional; da transformação e aperfeiçoamento social e da melhoria da qualidade de vida.

Sabemos que, apesar do livro ser ferramenta chave para a formação da humanidade, este, após todo o seu processo de editoração, distribuição e comercialização, chega às mãos do destinatário final, o leitor, por um preço muito alto, ao qual o estudante ou a comunidade em geral não possui poder aquisitivo para a compra.

Diante deste quadro, o SESC/PE, como uma instituição que possui uma característica eminentemente educativa, cujas atividades norteiam e priorizam objetivos imediatos que resultam em informação, capacitação e desenvolvimento de valores, realiza uma Feira de Troca Troca de Livros com o intuito de minimizar esta situação.

A missão institucional é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade pernambucana, priorizando a clientela de baixa renda, por meio de serviços subsidiados nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

Segundo Mindlin (1998, p. 140) "O livro é a forma mais rica de se obter conhecimento, com um poder incomparável de penetração e irradiação".

O objetivo da Feira é divulgar, incentivar e valorizar o livro e a leitura, oportunizando ao cidadão meios para que ele renove e atualize essas fontes de conhecimento, seus livros. Fica vetado que os mesmos sejam comercializados. Entre os participantes, só é adminssível a troca de livros, sejam eles didático ou de literatura (romances, leitura em geral, infantil e infantojuvenil).

Além do incentivo à leitura a feira de troca de livros do SESC/PE trabalha, paralelamente, questões de sustentabilidade, incentivando a prática dos 3 R’s: Reduzindo o consumo através da troca de livros; Reutilizando, ao promover a permuta e oportunizando a Reciclagem dos acervos bibliográfico individuais e coletivos. Formar cidadãos que convivam de forma harmônica, respeitando as demandas de consumo, oportunizando novas possibilidades literárias para todos que desejem participar, é uma das metas desse projeto.

Durante a realização da feira, a cultura popular é evocada ao contarmos com a participação de arte-educadores que realizam intervenções e mediações com a clientela, personificando Mateus e Catirina, personagens folclóricos do imaginário popular.

Durante a feira, observamos que os pais de alunos, principalmente do sistema privado são os que mais demonstram interesse por esse evento, uma vez que encontram uma maneira de exercer e mostrar aos filhos, desde cedo, a economia doméstica como forma de hábito. Nessa ocasião, as crianças são alertadas a conservarem os livros deixando-os sempre em bom estado. Isso se aplica não só aos didáticos, mas aos livros de

(4)

literatura e demais áreas do conhecimento. Acontece quando, ao final, alguns pais trazem satisfeitos os livros que encontraram e mostram as cotações de livrarias que provam o quanto se economizou. Os valores médios são entre R$ 50,00 e R$ 500,00 ( levando-se em conta a quantidade de filhos e livros).

Outro público que também é frequentador da feira são os universitários que procuram livros não só relacionados à sua área de estudo, mas em outras áreas do conhecimento, uma vez que a abrangência dos livros trocados é vasta, o que facilita possibilidade de atualizarem seus acervos, bem como aprimorar seus conhecimentos.

O recebimento dos livros inicia-se em outubro do ano anterior à feira, e em janeiro a mesma é realizada. Os livros são recebidos em todas as bibliotecas do SESC PE que fazem parte da região metropolitana do Recife. A disposição dos livros é feita no dia anterior, sendo todos separados por ano e assunto e ficam dispostos em mesas separadas.

Considerando o livro um objeto de prazer mas, de alto custo para uma população com índices baixos de leitura, os números não mentem, os livros de literatura têm um destaque na feira, uma vez que, na sua maioria, são bastante disputados representando cerca de 50% de troca.

Outro ponto importante é disponibilizar à comunidade uma forma de estimular a leitura e promover o intercâmbio cultural, possibilitando o aumento dos índices de leitura, democratizando o acesso aos livros através do escambo dos mesmos. Os livros que não são trocados são encaminhados às Bibliotecas Comunitárias, com a finalidade de serem disponibilizados para uso da comunidade onde esta, se encontra inserida.

Como metodologia do projeto, a divulgação é o ponto chave do projeto, uma vez que são utilizados cartazes, entrevistas em emissoras de TV e Rádio, através dos quais a comunidade é informada sobre as datas e pontos de arrecadação, bem como o dia da realização do projeto, que ocorre todo terceiro sábado de janeiro. No primeiro estágio da ação é trocado o livro por um cupom que dá direito a trocar este por um livro correspondente no dia da feira.

Tabela 2

ANO LIVROS ARRECADADOS LIVROS TROCADOS

2010 3691 2.582

2011 3937 2.603

2012 6013 4618

2013 6894 4959

(5)

Figura 1 - Pais esperando para entrar no ginásio Fonte: Divulgação SESC-PE

Figura 2 – A busca pelos livros nas mesas Fonte: Divulgação SESC-PE

(6)

Figura 3 – A busca pelos livros nas mesas Fonte: Divulgação SESC-PE

Figura 4 – Grupo de pessoas que buscam livros de literatura Fonte: Divulgação SESC-PE

(7)

Figura 5 – Pais e filhos se revesam para fazer escola dos melhores livros Fonte: Divulgação SESC-PE

Figura 6 –Optando pela mais nova ediçãoa Fonte: Divulgação SESC-PE

(8)

REGULAMENTO

Este regulamento dispõe sobre a organização do evento e estabelece diretrizes para a participação na Feira SESC de Troca-Troca de Livros 2013.

I – APRESENTAÇÃO

A Feira SESC de troca- Troca de Livros 2013 é promovida pelo SESC /PE com o objetivo de valorizar o livro como instrumento de veiculação cultural, através do fácil acesso oportunizado pela troca dos mesmos.

II – TROCA DE LIVROS POR SENHA

2.1 – As trocas de livros, por senhas, serão realizadas em qualquer Biblioteca do SESC /PE: Casa Amarela, Piedade, Santo Amaro ou Santa Rita nos seguintes períodos: 22/10/2012 até 15/01/2013.

2.2 - Ao fazer a troca do livro por senha, o participante estará concordando com as regras contidas neste regulamento;

2.3 - Cada leitor poderá participar da feira com quantos livros didáticos ou literários que desejar; 2.4 – No ato da troca deverá ser efetuada a entrega dos livros que serão disponibilizados no dia do evento, (03 sábado de janeiro) das 08 às 11 horas no Ginásio do SESC Santo Amaro, para a Feira. Para cada livro entregue o participante receberá um vale de acordo com a publicação que depositou, seja livro didático, literário e / ou infantojuvenil;

III – JULGAMENTO DAS OBRAS

3.1 – As obras serão analisadas, no ato da entrega, pelo responsável da Biblioteca em cada Unidade Executiva do SESC – PE, cabendo a este julgar se será aceito ou não o material. Para que possam participar da Feira, os livros precisam atender a alguns requisitos básicos dispostos a seguir:

3.1.1- Quanto ao estado físico do material – Não serão aceitos materiais sujos, infectados, deteriorados ou rasgados;

3.1.2 - Quanto à atualidade do material – Não serão aceitos materiais desatualizados; OBS: SÓ SERÃO ACEITOS LIVROS DIDÁTICOS EDITADOS A PARTIR DO ANO 2008.

IV – DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1 - As trocas de senhas para a Feira SESC de Troca-Troca de Livros são gratuitas. 4.2 – Cada participante poderá participar com quantas publicações desejar, desde que estas

atendam aos requisitos mínimos de qualidade estipulados neste regulamento;

4.3 - Caso seja constatado que a publicação não atende aos critérios básicos exigidos (bom estado físico do material e atualidade) para a participação no evento, a obra não será aceita. 4.4 – Não serão aceitos livros do “Programa Nacional do Livro Didático” e livros pertencentes a outras instituições (Bibliotecas) além dos livros destinados ao professor, distribuídos pelas editoras.

(9)

REFERÊNCIAS

BARBOSA, J.J. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1992

INSTITUTO PRÓ-LIVROS. Retratos da leitura no Brasil. Disponível em:

http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/2834_10.pdf. Data de acesso: 01 mar. 2013.

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2004.

MILANESI, L. Ordenar para desordenar: centros de cultura e bibliotecas públicas. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Referências

Documentos relacionados

Em seguida, mostra os princípios modernistas de concep- ção do paisagista Roberto Burle Marx para a Praça Ministro Salgado Filho enfatizando alterações no entorno que abalaram o uso

Embora não pairem mais dúvidas sobre o poder fiscalizatório do Tribunal de Contas da União sobre as empresas estatais federais, o que já se pode constatar pelas muitas ações

Os Tribunais de Contas dispõem de instrumentos eficientes para evitar o mau uso do dinheiro público, como os alertas a que se refere o artigo 59, § 1º, V, da Lei de

destacando o leitor do mês isso estimula a leitura, também outra forma é a troca de livros, prática que atrai muitos leitores disseminando muita informação também

Abertura da Feira de Poesia e Alfarrabismo e Feira de Troca de Livros Centro Cultural do

IMPORTANTE: esse livro NÃO pode ser entregue ou adquirido na feira de troca de livros, pois ele é consumível.. Sua reutilização impacta negativamente na qualidade do processo

• Na LIVRARIA IMACULADO NÃO teremos venda de material de papelaria, fardamento escolar, bolsas, livros literários paradidáticos e de livros didáticos de

Tendo o professor do ensino fundamental ou médio e mesmo aqueles do ensino su- perior, as técnicas de desenhar elipses com a forma correta em função da excentricidade, poderíamos