• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA 5S: UMA FERRAMENTA PARA ELIMINAR DESPERDÍCIOS E OTIMIZAR OS CUSTOS NO PROCESSO PRODUTIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA 5S: UMA FERRAMENTA PARA ELIMINAR DESPERDÍCIOS E OTIMIZAR OS CUSTOS NO PROCESSO PRODUTIVO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA 5S: UMA FERRAMENTA PARA ELIMINAR DESPERDÍCIOS E OTIMIZAR OS CUSTOS NO PROCESSO PRODUTIVO

5S PROGRAM: A TOOL TO ELIMINATE WASTE AND OPTIMIZE THE COST IN THE PRODUCTION PROCESS

Karina Lúcia Benites Pereira – karina.benites@hotmail.com Raphaela Castro de Camargo - raphaelacamargo_gbe@hotmail.com Valquíria Pereira dos Santos – val_25santos@hotmail.com Vanila Pereira Lopes – vanilalopes@hotmail.com Graduação em Administração - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Prof.ª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame – UNISALESIANO-maris@unisalesiano.edu.br Prof.ª Ma Heloisa Helena Rovery da Silva – UNISALESIANO – heloisa@unisalesiano.edu.br

RESUMO

Atualmente, a qualidade é vista como fator crucial para que as empresas alcancem o sucesso no mercado altamente competitivo. É preciso considerar que quando uma empresa não tem um padrão de qualidade adequado em todos os processos produtivos há desperdícios de materiais e respectivamente aumento dos custos, levando-a sofrer conseqüências negativas devido a falta de qualidade de seu processo. Assim, a empresa W.V. Indústria Metalúrgica Ltda tem mostrado a necessidade de se implantar um programa de qualidade em seu processo produtivo. Uma ferramenta imprescindível para a implantação de qualidade é o Programa 5S, que possui por finalidade conduzir a empresa a otimizar os resultados. Ele é composto por cinco sensos: utilização (SEIRI), organização (SEITON), limpeza (SEISO), saúde (SEIKETSU) e disciplina (SHITSUKE). Para demonstrar que a implantação do Programa 5S traz benefícios a empresa reduzindo os desperdícios e otimizando os custos, foi necessário analisar cada setor do processo produtivo e identificar qual senso deveria ser implantado em cada etapa do processo produtivo. Palavras-chave: Qualidade. Programa 5S. Processo Produtivo.

ABSTRACT

Currently, quality is seen as crucial for companies to achieve success in the highly competitive market. We must consider that when a company does not have an adequate standard of quality in all production processes for waste materials respectively and increased costs, leading to suffer negative consequences due to lack of quality of their process. So the company W.V. Metal Industry Ltd. has shown the need to implement a quality program in its production process. An essential tool for the deployment of quality is the 5S Program, which has the purpose of conducting the business to optimize results. He has five senses: use (SEIRI), organization (SEITON), cleaning (SEISO), health (SEIKETSU) and discipline (SHITSUKE). To demonstrate that the implementation of 5S Program benefits the company by reducing waste and optimizing costs, it was necessary to analyze each sector of the production process and identify what sense should be deployed at each stage of the production process.

(2)

INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas buscam um diferencial no mercado que é altamente competitivo. O assunto Qualidade destaca bem a importância da empresa em manter o seu diferencial, tanto as grandes quanto as pequenas buscam maneiras e técnicas para evoluir no mercado, obter lucro e aumentar a produtividade. Todas as empresas procuram obter o seu diferencial no mercado para que assim possam satisfazer os seus clientes e grande parte das mesmas buscam a qualidade total como o seu diferencial.

Uma empresa que se preocupa com o seu futuro deverá sempre pensar em meios de melhorar o seu processo produtivo e uma das ferramentas que ajudará neste processo é o Programa 5S.

O Programa 5S auxilia na manutenção das outras ferramentas de Qualidade, contribuindo para a organização do ambiente produtivo e melhorando a visão da empresa, bem como transformando o modo que os funcionários veem o local de trabalho tornando-o mais eficaz e visando a busca da Qualidade total no processo. As etapas do Programa 5S são: Senso de Utilização (SEIRI); Senso de Ordenação (SEITON); Senso de Limpeza (SEISO); Senso de Saúde (SEIKETSU) e Senso de Disciplina (SHITSUKE). Eles trazem consigo o trabalho em conjunto e a busca pela maior produtividade e ganho, entretanto, a conscientização de todos os envolvidos é primordial para que todos os sensos sejam aplicados e executados dia a dia e, consequentemente os resultados atingidos e o sucesso obtido.

Diante da necessidade de conscientização e melhorias em todo o processo para os funcionários, sócios e a organização no ambiente de trabalho a implantação será de grande valor para a empresa W.V. Indústria Metalúrgica Ltda.

A empresa iniciou as suas atividades no ano de 2006 e atua no ramo da metalúrgica, efetuando corte, dobra, estamparia e solda e a produção de gôndolas,

check-outs, expositores, displays e estantes metálicas. Desde o seu nascimento até

os dias atuais a empresa vem crescendo e construindo o seu espaço no mercado. A empresa possui 115 colaboradores, sendo 20 na área administrativa e 95 na área da produção.

Os objetivos da pesquisa foram demonstrar a importância e os benefícios que o programa 5S proporciona no processo produtivo; identificar e analisar os pontos de perdas da produção na empresa; descrever a origem e a evolução do programa 5s;

(3)

descrever os benefícios proporcionados pelo programa 5s dentro do processo produtivo na W.V.Indústria Metalúrgica Ltda; apresentar uma proposta de implantação do programa 5S na empresa e identificar as maiores dificuldades de implantação do programa 5S.

A pergunta problema que norteou o trabalho foi: Até que ponto o Programa 5S tem condições de auxiliar na redução dos desperdícios e na otimização dos custos no processo produtivo na W.V. Indústria Metalúrgica Ltda?

Em resposta a tal problema surgiu a seguinte hipótese: Para que um programa 5S auxilie na redução de desperdícios e na otimização dos custos no processo produtivo de uma empresa, é necessário que a comunicação seja eficaz e todos entendam as etapas do programa 5S e sua importância para o crescimento da organização.

Os métodos e técnicas utilizados foram: método de observação sistemática, estudo de caso e histórico e estão descritos na seqüência deste trabalho.

1 O PROGRAMA 5S NA W.V. INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDA

O Programa 5S é uma ferramenta com a qual a empresa só ganhará benefícios se ocorrer a sua utilização de maneira adequada. Há a necessidade da passagem por todos os sensos do programa para que haja a conscientização de todos de dentro da empresa sobre a sua importância e o quanto o mesmo tem a capacidade de mudar o ambiente de uma empresa.

Através da utilização do Programa 5S, o ambiente produtivo da empresa torna-se mais pró-ativo, fazendo com que haja a sinergia entre todos os ciclos, desde a chegada do pedido do cliente até o produto final. Trabalhando em um ambiente limpo e organizado, onde haja a autodisciplina e a preocupação com a saúde, o processo torna-se mais eficaz, pois não há a perca de matérias-primas e nem de fator humano.

Em um ambiente organizado, os processos tornam-se de fácil visualização e entendimento. Pode-se citar como exemplo quando se há a necessidade da utilização de uma ferramenta, mas a mesma não se encontra no local em que deveria estar armazenada. Neste caso, há a necessidade da perca de tempo procurando no ambiente produtivo onde a mesma encontra-se, o que gera conseqüentemente um atraso na produção dos produtos.

(4)

Segundo Silva, Bordenal e Parra (2006), são cinco os sensos que integram esse programa, os quais são:

a) senso de utilização (SEIRI): o qual visa fazer o melhor uso do tempo, espaço, energia, matéria-prima, recursos humanos evitando assim o desperdício. Tudo que não estiver sendo utilizado é considerado desnecessário e deve ser descartado. Já os recursos necessários devem ter aplicação do senso de organização;

b) senso de organização (SEITON): significa organizar o ambiente de forma que facilite a localização de cada item, evitando também acidentes de trabalho;

c) senso de limpeza (SEISO): implica em não só apenas limpar mas também em acabar com as fontes da sujeira. Para colocá-lo em prática é preciso conscientizar as pessoas de que é preciso descobrir a origem da sujeira e evitar sujar o ambiente, sendo a limpeza muito importante para manter os equipamentos em excelente estado e também pela imagem que as pessoas farão da empresa;

d) senso de saúde (SEIKETSU): implica num enfoque preventivo, cuidar da saúde de forma abrangente, criando um clima favorável à melhoria das condições de vida e à obtenção de melhores resultados nas atividades cotidianas;

e) senso de disciplina (SHITSUKE): é tornar os sensos anteriores uma prática diária tendo um resultado cada vez mais aprimorado. Para a empresa desenvolver esse senso nos funcionários é preciso promover o crescimento profissional através do reconhecimento.

Com o objetivo de demonstrar a importância e os benefícios que o Programa 5S proporciona no processo produtivo, foi realizada uma pesquisa de campo na W.V. Indústria Metalúrgica Ltda no período de fevereiro a outubro de 2012.

A W.V. Indústria Metalúrgica está situada na cidade de Cafelândia e hoje é considerada uma das maiores empresas da cidade. Atua no mercado de chaparia, corte, estamparia, dobra e solda, possuindo em seu portfólio de produtos, gôndolas, displays, check-outs e expositores.

Para a realização da pesquisa utilizou-se dos seguintes métodos:

(5)

Indústria Metalúrgica Ltda, verificando a importância e os benefícios do Programa 5s na organização como um todo. Foram entrevistados os seguintes profissionais: sócio da empresa, funcionário da empresa-faturista e encarregado da produção.

b) Método de Observação Sistemática: foi observado, analisado e acompanhado todo o processo de implantação do Programa 5s, a fim de verificar os benefícios alcançados. As informações obtidas sustentaram o estudo de caso.

c) Método Histórico: através deste método foram observados os dados e a evolução histórica da empresa desde a sua constituição até os dias atuais, buscando demonstrar os benefícios alcançados com a utilização de um Programa 5s, tanto para o setor empresarial quanto para os seus colaboradores.

1.1.1 Relato e discussão sobre o Programa 5S na W.V. Indústria Metalúrgica Ltda.

Segundo Osada (2004), é difícil para alguém de fora ver exatamente como as coisas estão na fábrica, mas os 5S´s sempre proporciona uma visão precisa é por esse motivo que o Programa 5S é de extrema importância pois com ele a empresa pode melhorar sua produtividade, prevenir acidentes e eliminar o desperdício.

O Programa 5S auxilia a empresa em todo o seu processo produtivo, reduzindo as perdas desnecessárias que podem ocorrer no mesmo através da má utilização das matérias-primas, tempo e do fator humano. Reduzindo os desperdícios, há conseqüentemente a redução dos custos, fazendo com que a empresa possa ter mais lucro, melhor qualidade de trabalho e mais motivação por parte de seus funcionários que perceberão que estão trabalhando em um ambiente adequado.

Para a empresa W.V. Indústria Metalúrgica Ltda, a implementação e utilização do Programa 5S, será de grande valor e promoverá grandes melhorias em todo o seu processo, fazendo com que haja a conscientização por parte dos sócios, funcionários e todos que participam do processo da importância da organização, limpeza e os outros sensos do Programa 5S.

(6)

1.1.1 Etapas do processo produtivo da W.V. Indústria Metalúrgica Ltda 1.1.1.1 Administração e setor de planejamento de produção

Neste setor, é recebido o projeto/desenho e enviado pelo cliente ou, há a criação do desenho pelo departamento de engenharia da W.V. Indústria Metalúrgica através da utilização de programadores especializados no ramo que projetam o desenho a partir do pedido do cliente e após este processo encaminham ao mesmo para aprovação e inicio da produção do produto.

Após esse processo, há a criação da ordem de produção que é o documento que será encaminhado para a produção para a fabricação do produto. A ordem de produção é onde inicia-se o processo e há a necessidade de organização e responsabilidade dos colaboradores envolvidos.

No setor de planejamento de produção há a organização da seqüência de produção dos produtos e a distribuição das ordens de produção.

Esta ordem de produção se encontra envolta em um plástico para que não haja contaminação com sujeira, mas pode-se verificar que há uma certa desorganização nas mesmas onde verifica-se que haveria a necessidade da aplicação do senso de organização (SEITON) para que as mesmas ficassem expostas de maneira mais organizada para facilitar a visualização da mesma que pode facilmente cair no chão e não ser encontrada quando necessário para iniciar-se o processo de produção do produto.

A etapa organização consiste em definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais (ENCINAS, 2003).

1.1.1.2 Setor de corte

É o primeiro setor a receber a ordem de produção, onde é iniciado o processo produtivo do produto. Por cada peça possuir um determinado tamanho, há a necessidade de ajuste das guilhotinas. Há a necessidade de conhecimento do colaborador pois um ajuste incorreto acarretará em uma peça indevida.

Após esse processo, a chapa de aço devidamente aprovada e certificada seguindo as normas do ISO 9001 é retirada do estoque e encaminhada para a máquina onde inicia-se o processo de corte. Utilizando-se pallets, o material já

(7)

recortado é encaminhado para a próxima etapa do processo.

Já utilizando-se dos sensos de utilização (SEIRI) e limpeza (SEISO) do Programa 5S, há a reutilização e reciclagem das sobras do material: os que podem ser reaproveitados para a produção de novos produtos, são retornados ao estoque e as “rebarbas” da chapa de aço que não possuem mais utilização são descartadas no

contêineres de sucata e são vendidos por quilo gerando assim um lucro com o

produtos que seria jogado fora. A limpeza deveria ser vista como uma forma de eliminar as causas dos problemas uma a uma, e deve ser realizada dentro desse espírito. (OSADA, 2004)

Nakagawa (1993) conceitua como sendo desperdício toda forma de custo que não adiciona qualquer valor ao produto sob a ótica do cliente.

Através destes processos pode-se verificar que apesar de se haver a redução dos desperdícios com a reutilização dos resíduos de matérias-primas que sobram ou o seu envio para a venda como sucata, ainda há a necessidade de haver a organização do ambiente (SEITON), pois os produtos ficam expostos em caixas ao lado das máquinas e não são encaminhados imediatamente de volta para o estoque ou para o contêiner de sucata.

Há a necessidade da aplicação do senso de disciplina (SHITSUKE) e limpeza (SEISO) para que haja a conscientização dos funcionários sobre a importância que a limpeza e a organização possui durante o processo produtivo para que assim o ambiente de trabalho se mantenha da maneira adequada otimizando os processos e atuando de maneira positiva para os mesmos.

1.1.1.3 Setor de Estamparia

Neste setor, encontram-se as prensas e as puncionadeiras, que são máquinas onde há os cortes das peças. Os mesmos são projetados em computador e enviados diretamente para a máquina através de um software.

Tanto as prensas quanto as puncionadeiras possuem uma grande gama de peças que devem ser retiradas no setor de matrizes onde as mesmas ficam dispostas para a utilização. Após este processo, a peça adequada é instalada nas máquinas e iniciam-se os trabalhos de prensa e estamparia. Assim como no setor de guilhotinas, neste setor também há a extrema necessidade de conhecimento por parte do colaborador pois uma peça que seja inserida de maneira errada acarretará

(8)

em um produto inadequado e que será descartado gerando custos indevidos.

Durante todo este processo novamente pode-se verificar a importância da utilização do senso de organização (SEITON), uma vez que há a extrema necessidade de que as peças das máquinas estejam adequadamente organizadas em seus devidos lugares para que assim não ocorra o atraso no processo.

Tudo deve ter seu lugar previamente definido. Aquilo que tem uso mais freqüente deve estar mais a mão (MARTINS; LAUGENI, 2005).

Também deve haver o senso de disciplina (SHITSUKE) e o de utilização (SEIRI) já que, após o processo terminado, o funcionário deverá retirar as peças das máquinas e recolocá-las em seus devidos lugares.

1.1.1.4 Setor de dobras

Neste setor, encontram-se as dobradeiras que, assim como as puncionadeiras descritas no processo anterior, também recebem as informações a serem executadas através de um software ligado a um computador onde são informados os dados corretos a serem seguidos no processo de dobra das peças.

Durante este processo há a necessidade de utilização do senso de disciplina (SHITSUKE) uma vez que, uma peça que seja dobrada de maneira incorreta terá que ser descartada e uma nova refeita, gerando assim, o desperdício de material e de tempo.

Martins e Laugeni (2005) afirmam que praticar este senso significa manter, de forma disciplinada, tudo o que leva a melhoria contínua do local de trabalho, da qualidade e da segurança do colaborador.

1.1.1.5 Setor de Soldagem

O setor de soldagem: o setor de soldagem utiliza equipamentos MIG e TIG para a realização do processo. Durante este processo há a soldagem dos produtos.

Pode-se verificar que há muitos materiais sobre as mesas e ao redor das cabines de solda, o que pode ocasionar acidentes.

Todos os equipamentos e áreas de trabalho devem estar sempre limpos e organizados, de modo que possam garantir a segurança no trabalho. Itens quebrados, supérfulos, usados e/ou desnecessários devem ser removidos para fora

(9)

do local de trabalho (MARTINS; LAUGENI, 2005)

Neste processo nota-se a necessidade de aplicação de todos os sensos do programa 5S:

a) senso de organização (SEITON): pois deve manter o local organizado; b) senso se limpeza (SEISO): pois também além de todos os materiais

estarem em seus lugares, o local deve estar limpo;

c) senso de disciplina (SHITSUKE): pois os funcionários necessitam manter o local organizado e limpo e se conscientizarem da importância dos mesmos;

d) senso de saúde (SEIKETSU): pois em um ambiente limpo e organizado, ocorrerão menos acidentes e outros problemas que possam vir a ocorrer em um ambiente desorganizado como, por exemplo, o atraso nos processos produtivos devido a não localização dos materiais corretos a serem utilizados.

e) senso de utilização (SEIRI): pois todos os materiais a serem utilizados devem ser guardados após o uso em locais adequados, fazendo com que não haja a desorganização do ambiente de trabalho. Quando há a utilização deste senso há também a redução dos desperdícios que podem vir a ocorrer devido a perda de materiais.

Manter apenas o necessário ao trabalho, estudo, laser... (recursos humanos, informações, objetos, mobiliários, material de escritório, material de consumo, ferramentas), remanejando os recursos que não são úteis ao fim desejado. (GODOY; MATOS, 2004, p.12)

1.1.1.6 Setor de Acabamento

Após as peças passarem por todas as etapas descritas anteriormente, os produtos são encaminhados para o setor de acabamento, onde serão lixadas, polidas e preparadas para o acabamento final e envio para o cliente.

Alguns produtos fabricados pela W.V. Indústria Metalúrgica Ltda são entregues aos seus clientes (seguindo a orientação dos mesmos) em material bruto (própria chapa de aço) para que os mesmos finalizem os processos das peças e encaminhem aos seus clientes finais (supermercados, lojas de materiais para escritório e outros) e outros produtos são zincados (banho de zinco) ou pintados (pintura eletrostática).

(10)

Durante este processo há a necessidade dos sensos de organização (SEITON) e disciplina (SHITSUKE), pois há a necessidade que o ambiente se mantenha organizado para que as peças acabadas não se misturem com as outras fazendo com que haja confusão no local e que o produto errado seja enviado ao cliente.

Para que isto não ocorra deverá haver uma disciplina e organização dos funcionários que trabalham neste setor para que o acabamento nas peças sejam efetuados de maneira adequada, fazendo com que seja produzido um produto adequado e a qualidade do produto final.

O setor de pintura e zincagem podem ser considerados como um dos mais importantes do processo, pois é onde será efetuado o acabamento final da peça e uma pintura de qualidade baixa e inadequada irá prejudicar a empresa já que a primeira imagem que o cliente terá do produto que comprou será um produto com defeitos na pintura e visualmente inadequado e com isso não ficará satisfeito com o produto que recebeu e acabará podendo ocorrer à devolução da mercadoria, acarretando assim um custo a mais no processo produtivo. Por esse motivo deve-se sempre utilizar os 5s para que seja efetuado um produto correto e com a qualidade adequada e esperada, tanto pela empresa quanto pelo cliente que deseja receber o produto que solicitou.

1.1.1.7 Setor de Controle de Qualidade

É neste setor que os produtos acabados são recebidos e inspecionados para que haja a verificação da qualidade dos mesmos.

São verificados itens como alinhamento das peças, pontos de solda, espessura das camadas de tinta e/ou zinco aplicadas nos produtos e defeitos. Após esta verificação os produtos são encaminhados para a expedição.

No setor de controle de qualidade há a utilização dos sensos de organização (SEITON), senso de limpeza (SEISO) e senso de disciplina (SHITSUKE) pois é neste setor que se verifica a qualidade do produto final: se o mesmo foi pintado ou zincado de maneira adequada, se a soldagem foi efetuada de maneira que não tenham ficado rebarbas e outros. Uma falta de disciplina, organização e limpeza acarretará no envio de um produto com defeito para o cliente, fazendo com que o

(11)

mesmo fique insastifeito com o material que recebeu.

1.1.1.8 Setor de Expedição

Neste setor, há a separação dos produtos/pedidos dos clientes para que haja o embarque. Juntamente com a mercadoria é envia a Nota Fiscal de venda e os produtos são devidamente etiquetados com as descrições dos mesmos.

Após este processo os produtos são armazenados nos caminhões e inicia-se o processo de entregue das mercadorias aos clientes.

Deve haver a utilização do senso de organização (SEITON) para que os produtos sejam alocados nos caminhões de maneira adequada para evitar danos como quebra de peças ou amassados e há também a necessidade da nota fiscal estar junto com a mercadoria especificando todos os produtos que serão entregues.

1.1.2 Utilização de EPI´s – Equipamentos de Proteção Individual

Ao visitar a empresa nota-se que a mesma dispõe aos seus funcionários os equipamentos para proteção individual dos mesmos, porém pode-se verificar que alguns funcionários não utilizam os mesmos de maneira correta.

Haverá a necessidade da utilização do senso de disciplina (SHITSUKE) e saúde (SEIKETSU) para que haja a conscientização dos mesmos sobre a importância da utilização dos equipamentos de segurança como óculos e protetores auriculares, que podem evitar acidentes e problemas de saúde que possam vir a ocorrer se os mesmos não foram utilizados.

Segundo Godoy e Matos (2004), em qualquer organização humana, o programa prepara o ambiente para mudanças profundas, por ser de simples compreensão e fácil aplicação e gerar resultados visíveis e imediatos.

Porém, conforme já dito, apesar de sua aplicação ser fácil, há a extrema necessidade de que ocorra uma mudança de valores de todos os envolvidos no processo para que o Programa 5S seja implantando na empresa e possa ser verificado uma melhoria contínua do processo através da sua utilização.

(12)

1.1.3 Os Benefícios do Programa 5s na empresa W.V. Indústria Metalúrgica Ltda

O ambiente da empresa W.V. Indústria Metalúrgica estando limpo e organizado, com os funcionários preocupados em ter disciplina e preocupação com a saúde, torna-se mais produtivo. O Programa 5s pode melhorar a produtividade, prevenir acidentes e eliminar o desperdício.

De acordo com Ribeiro (2006), são muitos os benefícios com o Programa 5s, um deles é que ele é a base para as outras ferramentas de qualidade. A empresa W.V. Indústria Metalúrgica tem o certificado ISO de qualidade e para isso é preciso ter disciplina e sempre fazer melhorias na produção.

Segundo Falconi (2004), o Programa 5s visa a mudança de pensamento das pessoas na direção de melhorar o comportamento para toda a vida. O Programa 5s não é somente um evento de limpeza, e sim uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade.

O Programa 5s é um programa para todos da empresa W.V. Indústria Metalúrgica, do presidente aos operadores, para as áreas administrativas, de serviço, de manutenção e de manufatura e que se utilizado de maneira responsável e adequada, seguindo todas as etapas de sua implantação trará grandes benéficos para a empresa e para todos os envolvidos, tanto os colaboradores quanto os clientes que receberão seus produtos com a qualidade desejada.

O Programa 5s tem sido utilizado com frequência por diversas organizações como base ou preparação aos processos de melhoria organizacional. (RODRIGUES, 2006)

1.1.4 Dificuldades de Implantação

Nota-se que a maior dificuldade para a implantação do Programa 5S será a resistência dos funcionários da produção com a proposta pois toda mudança gera um grau de incerteza e medo nas pessoas. Considerando que o programa promove mudanças comportamentais, nos hábitos e atitudes, pessoais, praticar o 5S não é fácil.

Segundo Osada (2004), para que a implantação do programa dê certo é preciso fazer uso da comunicação de forma eficaz, afim de que todos possam

(13)

entender o significado do 5S e sua importância.

Atualmente, os supervisores não entendem por que os funcionários não fazem corretamente o que lhes foi atribuído, isso ocorre porque as instruções não foram passadas de forma clara e precisa.

“Os 5S's também podem ajudar nesse caso, garantindo que todos cheguem ao mais alto nível de entendimento.” (OSADA,2004, p.12)

No início, os funcionários costumam pensar que a implantação do Programa 5S é perda de tempo, porém, se os líderes estiverem comprometidos com a implantação, influenciarão no desempenho e comprometimento dos funcionários na implantação e manutenção do Programa 5S.

Ressalta-se que os níveis hierárquicos mais altos estão com intenção de avaliar a proposta de implantação.

CONCLUSÃO

Após os estudos realizados na empresa W.V. Indústria Metalúrgica foi possível constatar que a implantação do Programa 5S de maneira sistêmica e continua tende a trazer muitas melhorias na qualidade e benefícios.

Porém, deve se destacar, que para obter o sucesso da implantação o comprometimento, envolvimento e supervisão dos funcionários, supervisores e diretores da empresa são necessários para que o Programa atinja os resultados esperados e a satisfação dos demais.

A implantação não melhora somente as condições de trabalho como também o ambiente, pois a partir do momento que os resultados positivos são observados cria-se um clima estimulante de comprometimento dos envolvidos e a busca para as melhorias torna-se constante.

REFERÊNCIAS

ENCINAS, C.G.,Gestão Organizada: Uma estratégia lucrativa com baixo custo de implantação. São Paulo: Tecmedd. 2003.

FALCONI, V. C. TQC – Controle da qualidade total (no estilo japonês). Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004

GODOY, M. H. P. C. de; MATOS, K. K. de. Trabalhando com o 5S. Minas Gerais. Tecnologia e serviços, 2004.

(14)

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

NAKAGAWA, Masayuki. Gestão Estratégica de Custos: Conceitos, Sistemas e Implementação, São Paulo, Atlas, 1993.

OSADA, T. 5S’s: cinco pontos-chaves para o ambiente da qualidade total. Tradução Instituto IMAM. 3. ed. São Paulo: Imam, 2004

RIBEIRO, H. A bíblia do 5s: da implantação a excelência. São Paulo: Casa da Qualidade, 2006.

RODRIGUES, M. V. C. Ações para a qualidade GEIQ: gestão integrada para a qualidade padrão Seis Sigma, classe mundial. Rio de Janeiro : Qualitymark, 2006 SILVA, C. O.; BORDENAL, D. C.; PARRA, F. C. Programa 5 S – Bertin Ltda – Divisão EPI´S – Lins/SP. 2006. Monografia (Graduação em Administração) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

Fornecimento somente após apresentação de um modelo confeccionado para aprovação do tecido, cor, bordado/serigrafia e acabamento... Marca SENAI PP P M G GG XG

Não se observaram diferenças estatisticamente signi- ficativas na distribuição dos factores de risco urinários, número de alterações urinárias/doente ou entre sexos; todas

Título (em negrito itálico; apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser em maiúscula, bem como, na primeira palavra após um travessão ou dois pontos.) Cidade, onde

It can also be important (like in the sol–gel process) to choose the best composition, temperature and time to obtain a certain wanted morphology, just by means of the Gibbs energy

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e