• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DE PRIMEIRA. O Cristianismo é alvo de genocídio em escala global

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DE PRIMEIRA. O Cristianismo é alvo de genocídio em escala global"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Recife, 31 de março a 06 de abril de 2019

BOLETIM

DE

PRIMEIRA

imagem: freepik

O Cristianismo é alvo de

genocídio em escala global

(2)

O CRISTIANISMO É ALVO DE GENOCÍDIO EM ESCALA GLOBAL

A ação com propósito de aniquilação dos cristãos encampada pelo Boko Haram, na Nigéria, assim como atentados de extremismo religioso em outros países onde os seguidores de Jesus Cristo são minoria, é sempre tratada como um caso isolado e menor na grande mídia, que nega peremptoriamente que o cristianismo seja, atualmente, a religião que mais sofre perseguição no planeta.

Um artigo de Wagner Hertzog aborda o assunto sob a perspectiva de que o cristianismo é um ajuntamento destinado à perseguição, pois o próprio Jesus avisou, em Mateus 24:9, que seus seguidores seriam “pessoas odiadas por todas as nações”.

“O desprezo pela vida humana – especialmente quando crenças ou ideologias políticas totalitárias estão lutando arduamente para tornarem-se supremas e soberanas em um determinado território, sociedade ou país, como é o caso da China, por exemplo – fica evidente quando centenas de cristãos são brutalmente assassinados em decorrência de suas crenças religiosas, mas absolutamente ninguém na mídia mainstream nacional e internacional – e é importante enfatizar, absolutamente ninguém –, dá importância a este fato, que, além de relevante, é da mais urgente gravidade”, criticou Hertzog, em seu artigo publicado pelo portal JM Notícia.

“Nas raras ocasiões em que o genocídio de cristãos é mencionado, fatos são deliberadamente distorcidos para que a culpa pelos massacres e chacinas não recaia sobre os agressores – os muçulmanos. Também é normal omitir a religião das vítimas. Definitivamente, nunca encontramos em publicação alguma a palavra cristofobia. A palavra islamofobia, por outro lado, entrou para o vernáculo cotidiano”, acrescentou.

Essa constatação também foi feita pelo jornalista Reinaldo Azevedo, que publicou em seu blog na revista Veja, em 2017, uma denúncia semelhante: ‘‘Há, sim, uma religião perseguida no mundo hoje. É o cristianismo! A quase totalidade de mortes em razão de perseguição religiosa se dá contra cristãos: na Nigéria, no Sudão, na Indonésia, em quase todos os países árabes, sejam eles aliados do Ocidente ou não. Há quase dois milhões de filipinos católicos trabalhando na Arábia Saudita, fazendo o serviço que os nativos se negam a fazer. Estão proibidos de cultuar sua religião. A transgressão é considerada um crime grave. Na Nigéria, no Sudão ou na Indonésia, não se queimam exemplares da Bíblia, não; queimam-se pessoas mesmo! Ninguém dá a menor pelota porque, afinal, o cristianismo é considerado uma religião ocidental - o que, diga-se, chega a ser uma outra burrice histórica’’

A explicação para essa postura da imprensa, em geral, é apontada por Hertzog como fruto de um posicionamento ideológico: “Isto acontece porque parcela significativa da mídia global é progressista, e o progressismo é um virulento opositor do cristianismo. Como uma

(3)

B D │ 31 março 2 019 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

2 |

Pastoral

Pastoral

filosofia política que carrega os valores beligerantes de satanás, o diabo, nem poderia ser diferente. É óbvio que o cristianismo estará sempre na mira desta agressiva e maledicente ideologia”.

“Hoje, os cristãos nigerianos são vítimas de genocídio, sendo brutalmente massacrados às mãos de tribos jihadistas, que estão executando uma verdadeira campanha de limpeza étnica no território. O objetivo dos extremistas é eliminar os cristãos da região. A parte mais deplorável da tragédia, no entanto, é que a maioria das vítimas são mulheres e crianças. Em sua ensandecida, brutal e virulenta sede de sangue, os bárbaros muçulmanos não poupam nem mesmo a vida de crianças frágeis, indefesas e inocentes. Desde o início de 2018, calcula-se que mais de seis mil cristãos tenham sido assassinados. As comunidades cristãs na Nigéria – tanto católicas quanto protestantes – estão unidas em protestos realizados para chamar a atenção das autoridades políticas para a tragédia; o governo, no entanto, se mantém completamente omisso e negligente, não oferecendo o menor auxílio para os refugiados e perseguidos. Sua displicência criminosa mostra de que lado eles estão”, avaliou Hertzog.

A maior perseguição aos cristãos acontece pela mão dos extremistas muçulmanos. Fato inconteste. A religião, que se organiza para ocupar, através da imigração, toda a sociedade ocidental, planeja de forma bastante enfática crescer em sociedades nas quais são minoria: em maio de 2018, um líder islâmico brasileiro revelou

planos de tornar a religião a terceira maior do Brasil em pouco tempo; em 2014, a Turquia

se propôs a financiar a construção de mesquitas na América do Sul.

Segundo a Missão Portas Abertas, a maioria dos países que integram a lista de 50 maiores perseguidores dos cristãos é formada por nações de predominância muçulmana. “A mídia insiste em ignorar sistematicamente as agressões que cristãos sofrem diariamente. […] Hoje, no mínimo 245 milhões de cristãos vivem em território hostil ao cristianismo. Ásia e África, sem dúvida nenhuma, são os piores continentes para os praticantes do cristianismo”, situou o articulista.

“Pouquíssimos países são tolerantes. Na verdade, ser um cristão praticante nestas regiões é um verdadeiro ato de fé. Em abril de 2015, 148 cristãos foram brutalmente assassinados por extremistas jihadistas em uma universidade no Quênia. No próximo mês, este nefasto e deplorável massacre completará quatro anos. Não obstante, não vemos referência alguma sobre o mesmo na mídia”, insistiu Hertzog, reforçando seu argumento.

“Nigéria, Birmânia e China lideram a lista dos países que atualmente mais perseguem cristãos. A China, como sabemos, lançou-se em uma brutal campanha para erradicar todas as religiões do seu território. Recentemente, o governo passou a oferecer recompensas em dinheiro – que podem chegar a US$ 1.500 – para quem denunciar parentes ou amigos cristãos. […] No Mali, no último sábado, 110 cristãos foram assassinados por jihadistas, em uma região que sofre com a violência crônica de extremistas muçulmanos. A mídia mainstream, previsivelmente, omitiu a religião das vítimas”, concluiu.

(4)

B D │ 31 março 2 019 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

─ Espaço Missionário ─

AVALIAÇÕES DO 9º ENCONTRO DE ESPOSAS DE OBREIROS

De todas os encontros que participei esse foi o melhor. Pois tivemos uma comunhão muito grande entre todas as participantes. A preocupação de cada uma em ver a outra bem e isso é muito importante. O carinho com que essa equipe maravilhosa tem para conosco não tem preço. Por tudo isso eu agradeço a todos que fizeram acontecer mais esse encontro para nós. Todos são uma equipe de primeira.

Rita Fernandes - Pereiro/RN *****

Falar do que gostei é desafiador, pois tudo é muito bom, o carinho e dedicação como nos recepciona. Conhecer e rever novas irmãs. O aprendizado e ensinamento da Palavra. Muito obrigada Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, cozinheiros e toda a equipe. Que o Senhor vos retribua.

Helenilda da Silva - Campo de Sumé/PB *****

Este foi o primeiro encontro que tive a oportunidade de participar e estou muito feliz por tudo que vi e aprendi aqui. As palestras foram muito abençoadoras, pudemos aprender muito no que diz respeito a ser mulher, esposa, mãe e serva do Senhor. Enfim, gostei de tudo. A Primeira Igreja está de parabéns por nos acolher de uma forma tão significante.

Edivânia Silva - CP Vicência/PE

Junta Diaconal

Queridos irmãos, este espaço servirá para orientações e informações da junta diaconal

Ÿ Orientamos aos irmãos que ao adentrarem o local de culto desliguem seus celulares ou ponham-no em modo avião;

Ÿ Irmãos aguardem os diáconos liberarem as portas de acesso após os momentos de oração e leitura bíblica;

Ÿ Lembrem-se de segurar o assento da poltrona ao se levantarem, evitando assim barulho;

Ÿ Não estacionem seu veículo em frente ao local de abastecimento de oxigênio da clínica;

Ÿ Com o contínuo propósito de aprimorarmos a prestação de contas de todos os recursos recebidos pela PIPR, a Tesouraria recomenda, por gentileza, que os contribuintes preencham os envelopes com o nome completo e legível.

(5)

B D │ 31 março 2 019 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

4 |

Notícias de primeira

Notícias de Primeira

DOAÇÃO DE SANGUE | Rosilete, mãe de Rafael, está precisando de doação de sangue (qualquer tipo sanguíneo). Doações no IHENE. Identificar a doação em nome de Rosilete Bandeira da Silva, Hospital Ilha do Leite.

CRIANÇAS DE PRIMEIRA | Avisamos aos pais que só ficarão no berçário as crianças que puderem ficar sozinhas, ( sem a presença dos pais), sob os cuidados da nossa equipe. As demais, cujos pais optam por não ficarem sozinhas, deverão permanecer com os mesmos no templo. E também não será permitida a presença de pais nas salinhas. Pais contamos com a compreensão de vocês.

M I N I - C O N G R E S S O C O M P R O F º ADAUTO LOURENÇO | Nos dias 02 a 04/04

das 19h às 22h, na Igreja Presbiteriana de

Boa Viagem, haverá um mini-congresso com o Profº Adauto Lourenço. O tema é A fonte de toda ciência. Mais informações com a secretaria da IP Boa Viagem. Custo: R$30,00.

OFICINA TETÊ | No dia 04/04 às 14h30 haverá mais uma oficina Tetê. Participe!

EXAME DE NOVOS MEMBROS | Haverá mais uma reunião do C onselho para examinar todos que estarão sendo recebidos como membros da nossa Igreja.

LAVA-JATO MISSIONÁRIO | No sábado 06/04 a Juventude realizará um lava-jato na

igreja com o objetivo de levantar uma oferta para a nossa irmã Maria Isabel Carvalho que está planejando uma viagem missionária para a Zâmbia. Não deixe de participar!

BAZAR BARNABÉ | No dia 12/04 a partir

das 10h, o Projeto Barnabé promoverá um

Bazar com produtos eletrônicos, roupas, perfumarias, acessórios, dentre outros, todos doados pela Receita Federal. Não percam!

ChÁ, CAFÉ E PROSA | A SAF PIPR convida TODAS as mulheres da PIPR, de todas as

idades (podem trazer convidadas também), para passar um momento especial de comunhão. Haverá um estudo e logo depois teremos um lanche delicioso. Será dia 13/04/19 às 17h aqui mesmo na igreja. Compre seu convite com Cláudia Neiva e com Miriam e ajude a montar a cozinha da nossa igreja.

CONGREGAÇÃO DE NAZARÉ DA MATA | A congregação precisa de um notebook para realização de atividades. Quem puder doar será bem aproveitado. VII FAMÍLIA SECRETA DE ORAÇÃO |

Sua família não pode ficar de fora dessa p r o g r a m a ç ã o t ã o e s p e c i a l ! ! ! ! A s inscrições vão do início até o fim de abril, e passaremos o mês de maio orando uns pelos outros. Faça a inscrição de sua família pelo WhatsApp de Anne Barbosa, ou pegue uma ficha com Cláudia, Cici ou M iriam. O encerramento será dia

14/06/19.

ACAMPAMENTO JUVENTUDE | Nos dias 18 a 21/04 haverá o acampamento

da Juventude, o tema deste ano será Criados para crer. Será no Acampamento Maré Mansa em Aldeia. Custo: R$ 170,00 à vista ou dividido em 3x. Não deixe de participar, faixa etária a partir dos 12 anos. Inscrições com a diretoria, após os cultos da noite no espaço de convivência. ENCONTRO DA FÉ REFORMADA NORDESTE | Nos dias 24 a 26/10/19 haverá o Encontro da Fé Reformada Nordeste aqui na PIPR. Os preletores serão: Augustus Nicodemus, Heber Campos Jr, Jonas Madureira, Paulo Júnior e Sugel Michelén. Já estamos com a venda do 2º lote. Não deixe de se i n s c r e v e r a t r a v é s d o s i t e www.fereformadanordeste.com.br.

(6)

Mês Dia Itamaracá Aldeia Aliança Vicência Itambé Diáconos Equipes Presbíteros Nazaré Goiana B D │ 31 março 2 019 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

Visitas às Congregações

Plano de Leitura Bíblica Semanal

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tg 5: 16

Súplica e Intercessão

David Arcoverde Aurilo Daniel Dennis Cavalcanti Bruno Henrique

Fernando Ângelo Daniel Reinaux Francisco Júnior Jorge Osvaldo Guilherme Pires Manoel Rubens Klaus Wagner Marcelo Barbosa

Jamim Santos Fernando Guerra 31/03 a 06 de abril 07 a 13 de abril

31/03 Dia do Senhor Dia Noite Família

01/04 Segunda-feira □ Dt 27-31 □ Lc 12 □ Sl 13 02/04 Terça-feira □ Dt 32-34 □ Lc 13 □ Sl 143:1-6 03/04 Quarta-feira □ Js 1-4 □ Lc 14 □ Sl 143:7-12 04/04 Quinta-feira □ Js 5-8 □ Lc 15 □ Sl 14:1-3 05/04 Sexta-feira □ Js 9-13 □ Lc 16 □ Sl 14:4-7 Organizado por Vinícius Silva Pimentel sob a Licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0).

Problemas de Saúde ŸAlnira Amorim; ŸAmaro Souza; ŸAmérica Elisabeth(Betinha); ŸAnaide Lopes; ŸBayard Amorim; ŸDorilda Rodrigues; ŸJoão Alves; ŸJuraci de Souza; ŸGlória Santiago; ŸManacés Lyra; ŸMarlene Vasconcelos; ŸRaquel Amorim; ŸRejane Lacerda;

ŸRuy Costa (pai de Cybelle); ŸShewa Vasconcelos; ŸVanildo Lima; ŸZulmira de Carvalho.

Outros Enfermos

ŸIsmael Filgueira;

ŸM aria Conceição Lobo (irmã de Rejane);

ŸS a n d r a ( e s p o s a P r Hipólyto);

ŸVitória Fonseca (câncer)

Outros pedidos ŸPe l o s d e s e m p r e g a d o s , s u b e m p r e g a d o s e autônomos; ŸC r i a n ç a s d o I n s t i t u t o Filadélfia e Barnabé; ŸP e l o s m i s s i o n á r i o s e congregações da PIPR; ŸPela situação do Brasil; ŸPela Igreja perseguida.

Pr Luciano Pr Relrison

Pr Edilton Pr Sócrates Lic Jaidson

14

28 Pb Esdras Pb Edson Pb Fernando G. Pb Fernando T. Pb Jamim

Abr

Pb Winston

Pr Joselito Pr Cláudio

(7)

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne” Ef 5:31

Domingo - 31/03/19

Ÿ Fabiana de Moraes Pinheiro Gomes

Ÿ Heloísa Moraes Barros Gattás

Segunda-feira - 01/04/19

Ÿ Janice de Arruda Lima

Ÿ Manoela Elihimas Acoverde

Ÿ Marlene Luiz Lippo

Ÿ Tallita Torres de Lima Furtado

Terça-feira - 02/04/19

Ÿ Adler de Souza Moura

Ÿ Maria Laura Araújo Amorim

Quinta-feira - 04/04/19

Ÿ Reynilda Silva Oliveira

Ÿ Wellington Dantas

Sexta-feira - 05/04/19

Ÿ Paloma de Barros Henrique

Sábado - 06/04/16

Ÿ Luis Felipe Nunes da Cunha

Ÿ Maria Teresa Lubambo Gueiros

Ÿ Samuel Lucena Marrocos de Moraes

Terça-feira - 02/04/19

Ÿ Bayard Borges de Moura Amorim e Raquel de Araújo Amorim - 21 anos

Quarta-feira - 03/04/19

Ÿ Henrique Paashaus Acioly de Melo e Adriana Pereira de Moura Melo - 6 anos

Sexta-feira - 05/04/19

Ÿ Fernando Antônio de A. Angelo e Jardiedna D. de Albuquerque Angelo - 33 anos

6 |

Aniversariantes e Anotações B D │ 31 março 2 019 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

Aniversariantes da Semana

Aniversário de Casamento

(8)

B D │ 31 março 2 019 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

Culto Matutino 09h

Prelúdio Instrumental

Exultai, ó justos, no Senhor! *Leitura Bíblica: Salmo 33.1-12 *Oração

*Cântico de Louvor

Vós que Esperais na Sua Misericórdia Leitura Bíblica: Salmo 33.13-19 Oração de Confissão

Cânticos

Nossa Alma Espera no Senhor *Leitura Bíblica: Salmo 33.20-22 *Ofertório: NC 26 “Ao Deus Grandioso” *Oração de Consagração

A Palavra do Senhor é Reta Mensagem – Lic. Jaidson Araújo *Oração *Bênção Apostólica *Tríplice Amém Notícias de Primeira *Congregação de pé

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 10h30

Culto Vespertino 18h

Prelúdio Instrumental Chamada à Adoração

*Leitura Bíblica: Mateus 6.25-34 *Oração

*Hino NC 117 “Pastor Divino” Confissão de Pecados Leitura Bíblica: Mateus 7.1-5 Oração de Confissão Cânticos

Consagração de Dízimos e Ofertas *Leitura Bíblica: Mateus 7.6-12 *Ofertório: NC 336 “Transformação” *Oração de Consagração

Exposição das Escrituras Sagradas Mensagem – Rev. Augustus Nicodemus Hino: NC 376 “Intercessão Pela Pátria” *Oração & Bênção Araônica

*Tríplice Amém Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Visitante

Seja Bem Vindo

em nosso meio!

‘‘Somos um povo de propriedade exclusiva de

Deus, com o fim de proclamar as virtudes d’Aquele que nos chamou das trevas para a Sua luz’’

(9)

B D │ 31 março 2 019 │

Primeira Igreja Presbiteriana do R

ecife

Baixe o App em uma dessas plataformas e acesse o Boletim de Primeira em seu smartphone. Nos acompanhe também nas redes socias:

App Store

Programações e Horários

Cultos dominicais - 9h e 18h Escola Bíblica Dominical - 10h 30

Expondo as escrituras - 20h (Segunda-feira) Reunião Equipe Pastoral - 10h (Quinta-feira) Atividades Juventude - 18:30 (Sábado)

DADOS BANCÁRIOS PIPR CNPJ: 11.558.061/0001-95

Banco Itaú, Ag 1247 Conta de Dízimos e Ofertas: 33375-8

Conta de Construção: 54370-3 Conta de Missões: 41796-5

PASTOR EFETIVO

Rev. Cláudio Henrique Albuquerque

PASTORES AUXILIARES

Rev. Augustus Nicodemus Rev. Joselito Gomes Rev. Luciano Nascimento

LICENCIADO

Jaidson Araújo - PIPR

PASTORES EVANGELISTAS/MISSIONÁRIOS

Rev. Edilton de Carvalho - Congregação em Goiana Rev. Relrison Domingos - Congregação em Aldeia

MISSIONÁRIOS PLANTADORES

Miss. Lamárcio Martins - Congregação em Itambé Miss. Paulo Almeida - Congregação em Aliança Miss. Josivaldo da Silva - Congregação em Vicência Miss. Apolo Távora - Congregação em Nazaré da Mata

SEMINARISTA

Cosmo de Sá - PIPR

CANDIDATO

Pedro Henrique Pontes - Congregação em Itamaracá

PASTOR EMÉRITO (in memoriam)

Rev. Benedito Matos

PRESB. EMÉRITOS (in memoriam)

Pb. Antônio Coutinho Pb. Hélcias Maciel Pb. Hermany Soares Pb. Josimar Henrique Pb. Washington Amorim ENDEREÇOS CONGREGACIONAIS Aliança/PE

R. Joaquim Bezerra, 14, Centro Aldeia/PE

Estrada de Aldeia, 9,5 Km Goiana/PE

Rua do Lindo Amor, 02, Centro Ilha de Itamaracá/PE

Av. João Pessoa Guerra, 302 , Pilar Itambé/PE

Av. Eliúde Falcão, 05, Centro Nazaré da Mata/PE Av. Coronel Luiz Inácio, 933 Vicência/PE

R. Treze de Maio, nº 122 A, Centro NOSSO ENDEREÇO: Rua das Creoulas, 156 - Graças - Recife/PE - CEP: 52011-270 CONTATOS: (81) 3221.1583 9 9615-1339 (Secretaria - segunda a sexta) SITE: www.primeiraigreja.org.br E-MAIL: pipr@primeiraigreja.org.br

8 |

Informações PIPR

@pipr_140anos www.youtube.com/user/mcipipr @presbiterianadorecife Reuniões de oração:

Domingo - 8:15 (Mulheres) Segunda- 5h (Homens) Terça- 19h (Todos)

Referências

Documentos relacionados

• A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do.. século XVIII no

Quanto às parasitoses intestinais, os profissionais de Enfermagem têm sua atuação resumida na atenção básica, através das Unidades Estratégia Saúde da Família

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) é resultado de um esforço conjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Agência Nacional

Ressalta-se que o impacto para o SUS seria inferior ao calcu- lado acima, uma vez que, para se obter uma estimativa mais precisa quanto ao número de pacientes que poderiam utilizar a

Diante das limitações quanto às evidências de eficácia e segurança da angiotomografia, recomenda-se a realização de estudos envolvendo pacientes com probabilidade interme-

1) A efetivação da inscrição do candidato implica no compromisso de acatamento às regras e condições estabelecidas neste Comunicado de Seleção Interna, sobre as