• Nenhum resultado encontrado

Válvulas, controles + sistemas Válvulas controladoras termostáticas Aquastrom T plus com pré-seleção para tubulações de circulação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Válvulas, controles + sistemas Válvulas controladoras termostáticas Aquastrom T plus com pré-seleção para tubulações de circulação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Especificações resumidas:

As Válvulas Controladoras Termostáticas Oventrop “Aquastrom T plus” com pré-seleção para tubulações de circulação, de acordo com DVGW questionários W551 e W553.

Controle Térmico:

Faixa recomendada de Controle: 55°C até 60°C

(máx. faixa de controle 38°C até 60°C; precisão de controle ± 2°C) A desinfecção térmica dentro de uma faixa de Controle T>70°C é proporcionada automaticamente pela válvula, não importando o valor da temperatura a ser controlada O controlador de temperatura não entra diretamente em contato com o fluído.

. .

Limitação e isolação da máxima vazão por uma válvula disco separada . Os valores do ajuste podem ser lidos.

As peças que entram em conrato com o fluído não são de latão material. Corpo em Bronze. Anéis toroidais em .

Com lugar para receber um termostato (opção) ou um sensor para moni-toramento de temperatura. Orifício de 1/4 “ fechado com um plug. (opcional: válvula esférica de dreno.

O ajuste de temperatura pode ser protegido contra alterações por pessoas não autorizadas com a ajuda de uma tampa com travamento, sem contudo impedir a leitura da temperatura ajustada.

Temperatura máx. operação: 90°C Pressão Nominal:: 16 bar Ajustes de Fábrica: - Controle de Temperatural 57°C - Vazão ajustada: DN 15: 1.5 DN 20: 2.5 DN 25: 2.5 Vantagens:

– controle térmico automátivo da vazão

– suporte para desinfecção térmica pela desinfecção pela vazão

– limita automaticamente a vazão acima da temperatura de desinfecção

– O comportamento do controlador durante a fase de desinfecção não é influenciado pelo ajuste de temperatura.

– possui resistência à corrosão, devido à utilização do bronze como material – válvula esférica de drenagem (acessório)

– ´ajuste de temperatura pode ser lidomrdmo com a tampa protetora colocada

– corpo com furo, para possibilitar lacração – possibilidade de monitoramento da temperatura – capacidade de isolação, para trabalhos de manutenção – SVGW testado e aprovado

Informações referentes à instalação:

a válvula deve ser instalada na direção do fluxo(observe o sentido da seta, existente no corpo da válvula).

Dimensões: L D H Item num. DN L H D 420 61 04 15 110 95 34” 420 61 06 20 123 95 1” 420 61 08 25 133 95 1 1 4” D H

Válvulas, controles + sistemas

Válvulas controladoras termostáticas

“Aquastrom T plus”

com pré-seleção para tubulações de circulação

com vazão residual mais alta que o necessário, confotme VP 554

Informações Técnicas

O Sistema de Gerenciamento

(2)

Ajuste da Temperatura Nominal: – Retire a tampa de proteção

– Gire a manopla da unidade de controle de temperatura até que o valor desejado de temperatura na escala alinhe-se com a marcação no corpo da válvula.

Gire a manopla até o encosto superior, alcançando-se a máxima temperatura de 60°C . O encosto inferior está situado a aprox. 38ºC.

marcação).

Recoloque a tampa de cobetura, fazendo coincidir a fenda da tampa de cobertura com a saliência no seu corpo, possibilitando uma fácil leitura da temperatura ajustada mesmo que a cobertura de proteção esteja colocada. A temperatura ajustada pode ser protegida contra alterações por pessoas não autorizadas. Para isto,, a tampa de cobertura é lacrável através do furo existente no corpo

– . –

Ajuste de Temperatura feito em fábrica: 57°C Modificação e limitação do máximo valor de vazão:

Pode ser efetuado um valor de pré-ajuste correspondente ao máximo valor de vazão desejado com a ajuda do gráfico 4. O isolador hexagonal da válvula é ajustado pela chave Allen de 10mm

. O ajuste da escala está dividido em 1/10 de uma volta.

Ajustes efetuados em fábrica: Valor pré-ajustado: 1.5 para DN 15 Valor pré-ajustado: 2.5 para DN 20 Valor pré-ajustado 2.5 para DN 25 Exemplo: Executando um pré-ajuste em 2,3

O valor 2,3 significa que o isolador do eixo é desparafusado 2,3 voltas partindo da “posição fechado”.

Leitura do valor ajustado 2,3

O número de fendas externas do eixo indica a posição antes do ponto, O número é idêntico ao número de pontos completos partindo da “posição fechada”. Neste caso, duas fendas são então visíveis. A fenda próxima ao hexágono do eixo aponta para o valor 0,3 na escala em volta (isto indica a posição após o ponto).

Informações referentes à instalação de acessórios

Um termômetro (item num. 420 51 91) e uma válvula de dreno do “aquastrom T plua”s são itens opcionais (item no. 420 01 91) são acessórios opcionais do “Aquastrom T plus”. O Ter-mômetro é colocado no lugar apropriado na isolação com pasta condutora na base) até parar. O Termômetro deve ser introduzido vagarosa e centralmente.O plug no orifício de dreno deve ser r e m o v i d o p a r a m o n t a g e m d a v á l v u l a d e d r e n o . Acessórios: 420 51 91 Termômetro 20°C – 100°C Isolações 420 51 81 Isolação para DN 15/20 420 51 82 Isolação para DN 25 420 01 91 Válvula de drenagem com conexão para mangueira com 3/4” 110 20 02 Válvula de dreno, rotativa

Ajuste da Temperatura Nominal

Limitação da vazão

(3)

Descrição do comportamento do controlador térmico

O comportamento do controlador térmico da válvula de circulação é descrito no capítulo 1.

Com a temperatura da água subindo durante a fase de desinfecção térmica, a “Aquastrom T plus” Oventropautomaticamente controla a vazão mínima a valores elevados para uma temperatura de cerca de 63°C. Isto sempre acontecequando se atinge estas faixa de temperatura, seja qual fôr a temperatura nominal ajustada. A vazão máxima de desinfecção é atingida a cerca de 70°C.

Quando são atingidas temperaturas superiores a 70ºC, a vazão é limitada novamente. Em sistemas com diversos usuários e s t e a u m e n t o n a p r e s s ã o d i f e r e n c i a l g a r a n t e uma tubulação hidraulicamente desprotegida, possa progredir, para o mesmo grau das tubulações hidraulicamente protegidas, com a mesma temperatura durante a fase de desinfecção. Quando a desinfecção estiver completada e a temperatura da água cair, a válvula, “Aquastrom T plus” retorna à operação normal e a temperatura é limitada à temperatura nominal ajustada.

Gráfico 1: Linhas características para diferentes temperaturas nominais

Gráfico 2: Linhas Características para diferentes vazões

Durante operação normal, (Faixa de Temperatura até 60ºC ) A 60°C), the válvula de circulação limita a vazão derivada da temperatura,

temperatura nominal a uma vazão residual.

Limitação da Vazão

A vazão máxima (a qual deve se situar, na faixa de temperatura, antes da temperatura nominal ajustada) pode ser limitada com a ajuda da válvula de circulação “Aquastrom T plus”. Isto permite o equilíbrio hidráulico da tubulação de circulação, principalmente no caso de uma importante queda de trmperatura , por ex., em caso de interrupção na caldeira ou em caso de consumo de água muito alto. A vazão é limitada dentro da faixa de vazão ajustada pelo controle de temperatura, de acordo com as características de controle no gráfico. No caso de valores pré-ajustados muito pequenos, a limitação permanece eficaz mesmo dentro da faixa de desinfecção como limitação e os controles de temperatura estejam conectados em séries. Os valores de vazão, bem como os valores correspondentes de pré-ajuste podem ser obtidos do Gráfico 4.

Vazão [l/s

]

Temperatura da Água º Cr A Válvula limita a vazão,

derivada da temperatura nominal a uma vazão residual

Faixa de Controle Ajustável 38 °C – 60 °C

Disinfecção faixa > 70 °C

Válvula se abre a partir de 63°C e atinge

A máxima vazão em desinfecção a 70°C

O Volume da vazão é limitado a uma vazão resisual

Vazão [l/s ] Vazão 1 Vazão 2 Vazão 3

(4)

Explicações:

O suprimento imediato de água quente apresenta os pontos de uma rede de água potável é realizado pela distribuição de água a partir de um aquecedor água potável da um ou diversos pontos consumidores. Cada ponto consumidor alimenta -se através da tubulação, a qual é conectada ao distribuidor e a água retorna ao aquecedor de água potável através de uma tubulação de retorno.

O contratante é responsável pelo projeto da rede de água potátel. Ele deve fornecer as condições hidráulicas existentes nesta rede de tubulações, de forma a se certificarque uma temperatura suficiente seja mantida em todos os pontos de demanda existentes na tubulação de circulação, As condições da tubulação devem garantir que uma concentração nociva de agentes patogênicos(especialmente legionella) seja evitada.Por outro lado,as condições hidráulicas são determinadas pelas perdas de vazão entre os pontos de demanda na tubulação de circulação. Estas perdas de calor dependem de diferentes parâmetros (comprimento da tubulação e dimensão, isolação,temperatura ambiente e temperatura da tubulação) e devem ser tomados em conta individualmente para cada sistema.

.

Para compensar as perdas de calor e conservar a temperatura alta o suficiente, uma certa vazão ou , sendo mais explícito, um certo fluxo de calor deve ficar circulando através da tubulação de circulação. Por este motivo, uma quantidade maior de água deve circular através dos pontos de demanda da tubulação de circulação, os quais são localizados mais distantes do aquecedor de água potável do que dos pontos de demanda vizinhos. Isto é obtido por uma limitação da vazão entre os pontos de demanda vizinhos pelo estabelecimento de uma pressão diferencial correspondente com ajuda das válvulas controladoras. Levando em consideração os limites da temperatura,estas pressões diferenciais podem ser determinadasdiferenciais pelo contratante com a ajuda dos procedimentos de cálculo da planilha DVGW questionário W 553. O cálculo de uma tubulação de circulação de uma instalação doméstica de água pode somente ser executada aproximadamente para operação estacionária (sem drenagem da água quente). Como as quantidades necessárias variam nos diferentes lugares (banheiro,cozinha, etc.) durante a operação normal, a quantidade de água necessária para manter a tubulação de circulação também varia a todo instante. Uma ótima aproximaçãopara estas mudanças hidráulicas é a proporcionada pela válvula termo controladora automática “Aquastrom T plus”.

r

TWW

TWZ

TW

abgÃngen Geschoss-System mit GeschossabgÃnge Gesamtzirkulation ohne Ilustração do Sistema: Tubulação de Circulação

Sistema

xom ramificações no andar

Circulação Total sem ramificações no andar

Tubulação de circulação de pagua outável

água potável

(5)

Gráfico 3: “Aquastrom T plus” DN 15 Perda de Pressão ∆ p [m b ar ] Perda de Pressão ∆ p [kP a ] Vazão V [l/s] Vazão Residual Máxima vazão de desinfecção

medido a um valor de Pré ajuste de 1.5 para DN 15 ·

Vazão V [l/s]· medida a uma temperatura de 20°C

Gráfico 4: “Aquastrom T plus” DN 20 Perda de Pressão ∆ p [m b ar ] Perda de Pressão ∆ p [kP a ] Pré-seleção Vazão V [l/s]· Gráfico 4: “Aquastrom T plus” DN 15 Perda de Pressão ∆ p [m b ar ] Perda de Pressão ∆ p [kP a ] Pré-seleção

medida a uma temperatura de 20°C

Grádico 3: “Aquastrom T plus” DN 25 Perda de Pressão ∆ p [mbar ] Perda de Pressão ∆ p [kP a ] Vazão residual Máxima vazão de desinfecção Gráfico 4: “Aquastrom T plus” DN 25 Perda de Pressão ∆ p [mbar ] Perda de Pressão ∆ p [kP a ] Pre-Ajuste medida a um valor de Pré-Ajuste de 2.5 para DN 20

Gráfico3: “Aquastrom T plus” DN 20 Perda de Pressão ∆ p [mbar ] Perda de Pressão ∆ p [kP a ] Vazão V [l/s] Vazão residual Máxima vazão de desinfecção ·

(6)

OVENTROP UK LTD. Unit I – The Loddon Centre Wade Road Basingstoke, Hampshire RG24 8FL Telephone (01256) 330441 Telefax (Sales) (01256) 330525 Telefax (General) (01256) 470970 E-Mail sales@oventrop.co.uk

Subject to technical modification without notice. Product group 12

ti 181-1/10/MW Printed on paper free from . g n i h c a e l b e n ir o l h c 5 0 0 2 n o it i d E

F. W. OVENTROP GmbH & Co. KG Paul-Oventrop-Straße 1 D-59939 Olsberg Telephone (02962) 82-0 Telefax (02962) 82-450 Internet www.oventrop.de E-Mail mail@oventrop.de Representante exclusivo para o Brasil:

VL Indústria Elétrica e de Automação Ltda.

Rua Santa Gertrudes, 543-Tatuapé - São Paulo - SP

CEP: 03408-020 Fone 11-2832-4000 www.vlindustria.com.br

comercial@vlindustria.com.br

Referências

Documentos relacionados

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Porém, a dialogicidade interna só pode se tornar esta força criativa e fundamental apenas no caso em que as divergências individuais e as contradições sejam

6) Fusíveis máximos somente para relés de sobrecarga, coordenação tipo 2. Relés de sobrecarga coordenados com fusíveis e em combinação com contatores, consulte Dados

A) Promoção da qualidade de vida; assistência integral à saúde; prevenção de deficiências; ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação; organização

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Tendo como objetivo principal a identificação e quantificação de restrições e a definição de propostas de melhorias viáveis para a realização com sucesso do fluxo de materiais

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

> Site da FCSH > Separador Bibliotecas > Botão Pesquisar catálogo da FCSH - NOVA Discovery - Um interface comum a toda a Universidade NOVA que permite