• Nenhum resultado encontrado

BRANDING E GESTÃO DAS MARCAS**

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BRANDING E GESTÃO DAS MARCAS**"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 1 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt

Porquê fazer esta Pós-Graduação?

Todas as empresas de sucesso têm um ponto em comum: criaram marcas de sucesso. O primado da era industrial e da gestão focalizada no produto terminou. Falar em otimização de custos e potenciação de receitas passou a ser um discurso ultrapassado e sem eco no presente. Saber criar marcas únicas e distintivas, passou a estar no centro da discussão estratégica das empresas.

Neste contexto, a abordagem do marketing tradicional tem vindo a evoluir de uma gestão focalizada no produto para uma gestão centrada na marca. Um fenómeno acompanhado pela investigação em torno do design cada vez mais dirigido para a construção e gestão da marca.

As ferramentas tradicionais do marketing têm cada vez mais dificuldades em saber responder a um mundo em mudança. Uma nova sociedade de consumo nasceu, colocando as marcas no epicentro da mudança. Um novo paradigma que traz novos desafios e obrigações a gestores e designers: saber criar marcas com mais valor.

A Pós-Graduação em Branding e Gestão de marcas do IADE responde a esta necessidade. E assegura aos seus alunos, não só o conhecimento teórico imprescindível, como o espaço laboratorial necessário para pôr em prática as mais modernas técnicas de criação e gestão das marcas.

Objetivos

No final desta Pós-Graduação todos os alunos serão capazes de dominar as técnicas mais recentes nas várias dimensões que tornam uma marca única e distintiva:

 Construção de marca (brand building);  Gestão de marca (brand management);  Valor da marca (brand equity);

 Ficarão com uma noção a 360º do Poder da Marca;

 Compreenderão melhor os mecanismos que permitem construir marcas com elevada notoriedade e valor para todos os stakeholders das organizações e dirigidas para tribos ou comunidades diferenciadas.

(2)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 2 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt

Perspetiva-se que no grupo de participantes sejam incluídos profissionais com:  Funções de Marketing ou Comercial de nível superior e médio;

 Gestores de Áreas Funcionais como: Gestão de Produto, Vendas, Publicidade, Relações Públicas, Serviços de Apoio ao Cliente, entre outros;

 Profissionais de empresas que, não possuindo formação específica em Marketing, assumem funções com campo de atuação em Marketing.

Estrutura do Master/Pós-Graduação

Competências/Cursos Conteúdos Genéricos

Carga

Gestão Operacional da Marca

A evolução da marca até ao presente. A marca enquanto ativo estratégico para as empresas. A gestão das perceções: identidade vs. imagem de marca. Processos de segmentação, diferenciação e posicionamento. Arquitetura de marca e gestão de portfólios. A extensão de marca como estratégia de crescimento. As variáveis do branding vs. variáveis de marketing. A gestão da marca na Internet e nas redes sociais.

30

Gestão de Marketing

A gestão da marca inserida na gestão do marketing. O plano de marketing adaptado à marca. Segmentação e posicionamento. Gestão de portfólios de marca. O marketing-mix adaptado à marca.

10

Consumer Trends

Segmentação de produtos vs. segmentação de consumidores. Novas tendências de consumo. Consumidor camaleão e multitasking. Os novos e os velhos consumidores. Globalização vs. personalização.

(3)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 3 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt Proteção Legal da Marca

Proteção e registo da marca. A criação e a propriedade intelectual. Os direitos de propriedade intelectual. Direitos de autor e proteção da obra artística, literária e/ou científica.

10

Comunicação Integrada

da Marca

O Mix de comunicação da marca. Tom da comunicação da marca. A inovação e diferenciação na comunicação integrada.

10

Gestão Estratégica

da Marca

Aplicação prática a marcas nacionais dos principais modelos de criação e gestão de valor para as marcas: Brand Equity Ten, Prisma da Identidade da Marca, Customer based Brand Equity, Brand sensogram, Big Five Brand Personality model, Modelo multidimensional de Chernatony.

20

Fábrica de Marcas

Processos criativos aplicados ao Design das Marcas, na perspetiva combinada de designers e gestores. Conhecimento e aplicação do modelo Brand (R)evolution na resposta criativa a uma necessidade real do mercado.

30

Marcas Próprias e Grande distribuição

Visão global do Mercado

-

Mercado por tipo de marca, por canal de distribuição. Gestão de Marcas no distribuidor. Objetivos das Marcas vs. Estratégia do distribuidor no marketing mix (gama, preço e promoção). Comportamento dos clientes na decisão de compra de marcas.

(4)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 4 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt

Inovação Das Marcas

Apresentar os conceitos de comunicação transmedia e de como eles podem inovar a comunicação da marca, melhorar a experiência da audiência e atingir níveis de notoriedade mais elevados pelo recurso a formas alternativas de comunicação.

5

Projeto Aplicado

The Brand Challenge: aplicação prática das diferentes competências, técnicas e modelos apreendidos durante o curso com a realização de um projeto integrado de construção e gestão de marca.

20

Os conteúdos dos workshops podem ser alterados em função da disponibilidade dos oradores e conferencistas convidados.

Os participantes no programa obterão um total de 30 ECTS (Créditos académicos), que poderão utilizar posteriormente na conclusão da licenciatura ou Mestrado no IADE, à luz do novo enquadramento legal do Processo de Bolonha.

Realização das sessões e horário

 As sessões no IADE serão realizadas semanalmente, entre: Março e Dezembro

Ou ainda entre: Outubro e Julho

Às terças-feiras em horário pós-laboral, das 19H30 às 23H30, e pontualmente ao sábado de manhã.

Corpo Docente (síntese curricular)

A equipa de docentes foi selecionada pelo IADE para lecionar este programa, apresenta uma grande experiência profissional, com responsabilidades nas empresas onde trabalham, e um profundo conhecimento nas suas áreas de atuação. A sua experiência prática e de docência facilitam a comunicação com os alunos e a transmissão eficaz dos seus conhecimentos. A sua vocação para o serviço é uma garantia de apoio contínuo e de qualidade do aluno que é

(5)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 5 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt

a parte importante do benefício de participar neste Programa.

Todos os docentes são avaliados periodicamente pelos alunos devendo alcançar um nível de excelência técnica e pedagógica.

João Lemos Diogo

Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE, com especialização na área da Gestão de Marcas e Capital da Marca, tem ainda um MBA pela mesma universidade. É Pós-Graduado em e-Business pela UAL e licenciado em Marketing e Publicidade pelo IADE. Prepara o doutoramento em Marketing.

Trabalha nas áreas de marketing e gestão de marcas desde 1992, em empresas como a Sonae Distribuição, Impala Editores, Jazztel, Initiative e Brand Connection. Nos últimos anos foi o responsável pela área de marketing Institucional e de Televisão da RTP, onde coordenava a gestão das marcas RTP1, RTP2, RTPN e RTP Memória. Atualmente é Diretor de Marketing no Sporting Clube de Portugal com o objetivo de potenciar o Brand equity do Clube e reforçar a ligação dos adeptos ao clube, maximizando o desenvolvimento da área comercial e de produto. No seu primeiro ano no Clube, e não obstante os fracos resultados desportivos, conseguiu atingir a maior média de assistências no estádio, entre outras iniciativas de marketing.

É autor do livro «Marcating - Gestão Estratégica da Marca», editado em 2008, primeira obra em português sobre brand Equity. É professor de Gestão de Marcas e Inovação da Marca no IADE, e no IPAM, em Lisboa, onde também é coordenador da Graduação em Branding e Gestão de Marcas. Lançou em 2008 uma das primeiras Pós-Graduações em Redes Sociais em Portugal, curso onde também é docente nas áreas da Publicidade e Marketing digital.

Américo da Conceição Mateus

Professor no IADE, professor convidado na Universidade de Évora, Escola de Gestão de Santarém, Instituto Piaget, Fachhochschule Voralberg na Áustria. Licenciado em Design pelo IADE e Mestre em Gestão de Empresas e Marketing pela Universidade de Évora. Investigador da Unidcom, tem 12 artigos científicos publicados internacionalmente e está ligado à fundação de uma nova linha de investigação no campo das temáticas da criatividade & inovação focalizadas nas estratégias de construção de Marca e nos processos do Design e do Marketing.

É coautor de um novo modelo de investigação e criação de marcas chamado Brands(R)evolution.

(6)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 6 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt

Diretor de Produção e Diretor de Inovação e onde colaborou na construção de algumas das marcas com relevância em Portugal como: Vodafone, Galp, CTT, RTP, Yorn, entre outros.

Sérgio Gomes

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pelo ISEG e com Pós-graduação em Marketing Estratégico pela Univ. Nova Lisboa, apresenta um percurso de 15 anos na área comercial da Sonae Distribuição como gestor comercial e team-leader de negócio FMCG Food & Beverage, estando desde 2010 dedicado ao projeto Customer Centric Retailing que abarca as áreas comerciais e marketing cliente.

Sónia Queiroz Vaz

Licenciada em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Curso sobre "Aspetos Jurídicos e Económicos da introdução do Euro" pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-graduações em Direito da Sociedade de Informação e em Direito da Bioética pela mesma Universidade.

Docente do Curso de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação da FCSH da UNL. Inscrita na Ordem dos Advogados. Advogada associada da Cuatrecasas, Gonçalves Pereira & Associados. Docente na FCSH da UNL. Docente no Instituto Nacional da Administração da disciplina Legislação na Sociedade da Informação (2006). Outro corpo docente convidado:

Várias personalidades de referência nas áreas de construção e gestão de marcas, quer do universo académico quer do universo profissional, tais como: Paulo Rocha e Pedro Pires da Ivity Brand Corp, Mário Mandacarú da Brandia Central, Lourenço Lucena da Blug, Gino Delmotte e Johana da Brand Species (Bélgica), João Bento da Millward Brown, Hugo Correia Pires da controlinveste, Mário Mateus da Initiative, Nuno Artur Silva das Produções Fictícias.

Metodologia

Este curso pretende reunir as disciplinas fundamentais nos processos de construção e da gestão das marcas, permitindo igualmente o seu enquadramento e aplicação nos casos práticos que serão desenvolvidos. Sendo que a metodologia de ensino privilegiada será o “Learning by doing”, o que significa uma aplicação prática das teorias apreendidas.

Desta forma, assegura-se uma formação académica fortemente orientada para resultados de elevado impacto no mundo profissional, garantindo aos seus alunos não só uma rápida e consistente tomada de conhecimentos, como novas capacidades de gestão para o seu dia-a-dia nas empresas.

(7)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 7 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt

permitindo aos alunos estabelecerem as devidas relações causa-efeito entre a teoria apreendida durante as aulas e as noções e experiências práticas partilhadas pelos profissionais convidados a participarem nos vários seminários.

Avaliação

A avaliação será efetuada fundamentalmente a partir da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos participantes, tendo em conta as suas próprias experiências profissionais, com recurso a exames específicos, casos de estudo e trabalhos individuais ou de grupo com exposição e debate em aula. Na vertente de oficina serão realizados projetos aplicados a marcas sendo a sua avaliação realizada em discussão de turma.

Integração profissional / Parcerias

O IADE disponibiliza aos alunos a possibilidade da realização de uma experiência profissional no final do Curso. Esta situação é opcional para o aluno e para o IADE.

Apresentam-se de seguida algumas das mais recentes parcerias do IADE:

Candidaturas

 Preenchimento de ficha de candidatura  Curriculum Vitae

 Entrevista pela comissão de admissão

Investimento

 Candidatura/Processo de Admissão 370€  Propina 2.895€

(8)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 8 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt

Para mais informações, sobre toda a oferta executiva do IADE e do respetivo regulamento, contacte os nossos Serviços.

Pode consultar os nossos testemunhos a partir dos seguintes endereços eletrónicos:

www.youtube.com/watch?v=oA0WhkS8_3Y&feature=related www.youtube.com/watch?v=5FpYG3tHls8&feature=relmfu

Mantenha-se informado sobre todos os nossos eventos e novidades em www.corporateeducation.pt . Condições de pagamento da(s) Propina(s)

 Propina Pronto Pagamento 2.750€

(a efetuar até ao início do Curso, por transferência ou cheque)  Propina 2 vezes 1.448€

(Cheques entregues até ao início do curso, datados dos primeiros meses do Curso)  Propina 4 vezes 738€

(Cheques entregues até ao início do curso, datados dos primeiros meses do Curso)  Propina 6 vezes 507€

(Cheques entregues até ao início do curso, datados dos primeiros meses do Curso)  Propina 8 vezes 398€

(Cheques entregues até ao início do curso, datados dos primeiros meses do Curso)

Local de realização

IADE – Creative University Av. D Carlos I, 4

1200-649 Lisboa

(9)

* A titulação do diploma é escolhida pelo participante ** 30 ECTS 9 / 9 + Informações: |T| (+351) 213 939 600 |@| csviana@corporateeducation.pt |W| www.iade.corporateeducation.pt

Direção das Pós Graduações: Dra. Carla Viana csviana@corporateeducation.pt

Referências

Documentos relacionados

Dirigido a profissionais de qualquer área do conhecimento, com ou sem experiência prévia em gestão de projectos, que pretendam aprender ou ampliar o seu conhecimento em termos de

Doutora em Gestão, especialização em Contabilidade (ISCTE-IUL, 2013), Mestre em Ciências Empresariais, especialização em Sistemas de Informação para Gestão (ISCTE-IUL, 1995)

1.1 O presente procedimento tem por objeto o CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕESFINANCEIRAS E SIMILARES, SOCIEDADES CORRETORAS, DISTRIBUIDORAS DE TÍTULOS EVALORES

No enunciado “Se analisarmos os efeitos que as novelas já exerceram sobre a visão de mundo do brasileiro médio, concluiremos que hoje somos (até certo ponto, ao menos) um

Também teve objetivo o desenvolvimento de uma proposta de marca comemorativa para o Senac 60 anos, tendo em vista suas comemorações de 60 anos de existência nacional.. O

foram submetidas a análises para caracterização: pH, densidade e índice de acidez e posteriormente, foram realizados as mesmas análises no biodiesel de soja e de linhaça, incluindo

49% 33% 31% 31% 9% 19% 10% 11% 1% 6% 0% 0.3% 2001 2011 Serviços Comércio Indústria Agrícola Outros Construção O crescimento da participação relativa da

Doutorando em Gestão pela Universidade Lusíada, Mestre em Gestão Estratégia do Turismo pela Uma, Pós Graduado em Mercados e Ativos Financeiros, INDEG ISCTE, Licenciado em