• Nenhum resultado encontrado

Curso de Mídias Digitais Grupo de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Computacional Universidade Federal de Juiz de Fora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Mídias Digitais Grupo de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Computacional Universidade Federal de Juiz de Fora"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Curso de Mídias Digitais 

2018 

Grupo de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Computacional

Universidade Federal de Juiz de Fora

(2)

Sumário:

Tabela de público-alvo por curso 3 Curso de Desmos - A Matemática Visual 4 Curso de Doodle e Google Agenda - Ferramentas de Organização e Disponibilidade de Horários 6

Curso de Planilhas Eletrônicas 8

Curso de GeoGebra - A Matemática Dinâmica: 9 Curso de PhET - A Ciência e a Natureza Simulada 11 Curso de Apresentações Gráficas 13 Curso de Prezi - Apresentações Dinâmicas 15 Curso de Scratch - Lógica e Programação Divertida 17 Curso de SketchUp - Desenhos 3D 19

(3)

Doodle e Google Agenda - Ferramentas de Organização e Disponibilidade de Horários

Professores e diretores de toda rede.

Planilhas Eletrônicas Todos os professores da rede.

GeoGebra - A Matemática Dinâmica Professores de matemática do ensino médio e fundamental à partir do 8º ano, podendo também ser usado por professores de outras ciências exatas.

Phet - A Ciência e a Natureza Simulada O curso é destinado a professores de ciências naturais (física, química e biologia).

Apresentações Gráficas Todos os professores da rede. Prezi - Apresentações Dinâmicas Todos os professores da rede.

Scratch - Lógica e Programação Divertida Professores de informática e matemática do ensino médio e fundamental à partir do 6º ano.

SketchUp - Desenhos 3D Professores de artes e matemática em geral. Editores de Texto Todos os professores da rede.

(4)

Curso de Desmos - A Matemática Visual

A Ferramenta

Desmos (​desmos.com​) é uma ferramenta gratuita para a visualização de gráficos, simples de usar e intuitiva, mas com muitas possibilidades. Com ela é possível a visualização de gráficos bidimensionais. Nesta plataforma é possível trabalhar com:

● Pontos

● Equações e Inequações ● Funções limitadas ● Funções por partes ● Funções paramétricas

● Funções trigonométricas e estatísticas ● Coordenadas cartesianas e polares ● Derivadas e Integrais

● Somatórios e produtórios (séries) ● Tabelas

● Regressão estatística

Desmos é multiplataforma, disponível online pelo navegador para os sistemas operacionais móveis iOS e Android.

Objetivo

A ferramenta é extremamente didática, permitindo a criação de gráficos animados, modo de visualização para apresentação. Além disso, é possível também salvar os gráficos online, gerar imagens para serem baixadas, compartilhar gráficos com qualquer pessoa.

Durante o curso serão abordados a ilustração de vários conceitos matemáticos, físicos e estatísticos, facilitando o aprendizado individual ou em grupo bem como a transmissão de conhecimentos teóricos por meio de interpretação visual. O objetivo é que, de posse de uma ferramenta intuitiva e amigável, despertar o interesse em explorar conceitos mostrados em sala de aula.

Duração

2 horas.

Preletores

Iago Rosa, Jhuan Cedro e Ruan Medina.

Público-alvo

Professores de matemática do ensino médio e fundamental à partir do 8º ano, podendo também ser usado por professores de outras ciências exatas. A ferramenta é capaz de auxiliar esses professores de forma a melhorar o ensino de matérias que necessitam visualizar gráficos e funções, fornecendo ao aluno um melhor compreendimento e clareza dos assuntos lecionados pelo professor.

(5)

Figura 1 - Exemplo de uso da ferramenta Desmos.

(6)

Curso de Doodle e Google Agenda - Ferramentas de

Organização e Disponibilidade de Horários

A Ferramenta

Doodle (​https://doodle.com/pt_BR/​) é uma ferramenta web com a qual pode-se realizar enquetes necessárias para, por exemplo, marcar horários de apresentações de trabalhos ou descobrir hábitos alimentares para uma festa na escola. Juntamente com o Google Agenda (​https://www.google.com/calendar​), o curso passará métodos de organização de forma a facilitar o planejamento do cotidiano do profissional. Intuitivas e práticas, podem ser usadas em qualquer plataforma , seja computador, celular ou tablet. O Doodle permite com facilidade criar e administrar enquetes, oferecendo ao usuário uma experiência muito boa. Possui a opção para o compartilhamento de enquetes para pessoas específicas através de convites via e-mail ou via link de acesso. Já o Google Agenda, auxilia na criação e administração de compromissos.

Objetivo

Oferecer diversas ferramentas para o auxílio de marcar horários e datas para as atividades na sala de aula, como as apresentações dos trabalhos dos alunos e organizar atividades extraclasses Centraliza todas as informações, dando uma maior agilidade no preparo de tais atividades.

Conteúdo

● Introdução;

● Criando um login no Doodle;

● Criando enquetes de texto e de data; ● Administrar enquetes;

● Compartilhar enquetes

Duração

2 horas

Preletores

Carlos Alexandre, Ruan Medina e Vitor Monteiro

Público-alvo

Professores e diretores da rede em geral. Esse público pode usar a ferramenta para agendar horários para atividades entre si.

(7)

Figura 3 - Ilustração layout do Google Agenda

(8)

Curso de Planilhas Eletrônicas

Figura 5 - Excel e alguns de seus componentes.

A Ferramenta

Trata-se de um software editor de planilhas com diversas facilidades de cálculo e construção de gráficos através de uma interface simples e intuitiva. Sendo de grande utilidade para organização de dados numéricos ou textuais e melhor visualização dos mesmos, possibilita melhor análise dos dados para conclusões e tomadas de decisões. Esses dados podem ser analisados de diversas formas, incluindo seleção dinâmica de resultados, validação de dados, gráficos de barras, colunas, linhas, pizza, entre outros. Além disso, formulários podem ser criados e/ou inseridos em uma planilha, bem como inserção de imagens, gráficos, mapas e outros arquivos que possam ser extraídos como dados de alguma forma.

Objetivo

Assim como os outros cursos ofertados dentro do conjunto de mídias digitais, este curso tem o intuito de apresentar aos professores uma ferramenta para facilitar o seu dia-a-dia na confecção de material didático e novos objetos de aprendizagem, bem como mostrar a aplicação das mesmas no ensino de forma geral. O conhecimento desta ferramenta pode ser utilizado tanto para a organização de um curso, como ser objeto de ensino do professor para seus alunos. A ferramenta pode proporcionar uma nova forma de ensino e visualização de algumas disciplinas, já que permite apresentar os dados de forma mais didática e interativa aos alunos atraindo assim mais ainda a atenção e interesse dos mesmos ao conteúdo lecionado.

Duração

2 horas

Preletores

André Felipe, Gabriel Miranda e Iago Rosa

Público-alvo

Todos os professores da rede. A ferramenta é útil para organização pessoal do professor e útil para os alunos aplicarem em problemas que envolvam visualização de dados.

(9)

Figura 6 - Interface GeoGebra

A Ferramenta

O GeoGebra é um aplicativo de distribuição livre com o qual é possível realizar diversas construções geométricas e visualizar conceitos de álgebra através da geometria. A ferramenta está disponível para diversas plataformas, como Windows, Mac, Linux através da versão Geogebra Classic 5. Possui também algumas versões para Android e iOS. Esta ferramenta, permite a construção de diversas figuras geométricas, assim como a avaliação de suas características (como área, ângulos, etc.), o que é uma forma de despertar o interesse e curiosidade dos alunos sobre os conteúdos da disciplina de Geometria, uma vez visto que o aplicativo os apresenta de forma dinâmica e intuitiva. Além disso, a parte algébrica da ferramenta é capaz de exibir uma visualização excelente sobre o comportamento das funções apresentadas em sala de aula. Esta visualização pode proporcionar uma compreensão muito mais direta e natural dos conteúdos de Álgebra passados aos alunos.

Objetivo

Tem-se o intuito principal apresentar aos professores uma ferramenta matemática para avaliar e visualizar equações, funções e construções geométricas. Uma das vantagens da ferramenta é despertar nos alunos o interesse sobre a área de ciências exatas em geral, em especial a matemática, dando uma visualização geométrica do que é visto em sala de aula com equações e funções em geral.

Conteúdo

● Apresentação à interface da ferramenta e recursos disponíveis ● Construção de figuras elementares

● Cálculo de pontos notáveis dos triângulos

● Utilização da parte algébrica para avaliar o comportamento de funções diversas (linear, quadrática, etc.)

(10)

Duração

2 horas

Preletores

Gabriel de Oliveira, Vitor Monteiro e Yuri Ramos

Público-alvo

Professores de matemática do ensino fundamental à partir do 8º ano e médio, podendo também ser usado por professores de outras ciências exatas. Esses professores poderão apresentar aos alunos os assuntos da matéria de uma forma mais didática, bem como terão uma melhor visualização dos conteúdos.

(11)

interativa para visualizar fenômenos e conceitos da física, matemática, química e biologia. A ferramenta criada foi o Phet ( ​phet.colorado.edu/​) que pode ser executado online pelo navegador ou baixado e executado localmente. Com a ferramenta os alunos podem visualizar e interagir com o fenômeno estudado, alterar parâmetros e observar em tempo real as mudanças que podem ocorrer e visualizar gráficos. O objetivo da ferramenta é auxiliar o professor em diversas disciplinas com a interação e visualização do fenômeno estudado, fazendo com que a aula fique mais dinâmica despertando com isso o interesse dos alunos. É possível simular circuitos, ondas, MHS(movimento harmônico simples), equações, cargas e polarização, simulações de biologia, entre outros. A ferramenta possui atualmente 125 simulações diferentes em diversas áreas da ciência.

Objetivo

Ensinar como utilizar a ferramenta PhET em diversas simulações educacionais focando em quatro simulações, uma em cada área: matemática, física, química e biologia. Espera-se que com o auxílio da ferramenta o professor consiga melhorar e deixar a sua aula mais interessante, despertando o interesse do aluno e melhorando o seu aprendizado.

Duração

2 horas

Preletores

Carlos Alexandre, Gabriel de Oliveira, Iago Rosa e Mateus Teixeira

Público-alvo

Professores de ciências naturais (física, química e biologia). Esses professores poderão lecionar suas disciplinas com auxílio visual dos fenômenos apresentados na disciplina, provido pela ferramenta.

(12)
(13)

Figura 8 - Logo da ferramenta PowerPoint

A Ferramenta

Desenvolvido pela Microsoft, o PowerPoint é um programa que permite criar e editar apresentações gráficas para posteriormente projetá-las em telas de computadores, data-shows, entre outros. Oferece não só diversas funcionalidades, como gera arquivos multiplataforma, sendo de grande utilidade tanto no meio acadêmico (tanto para alunos quanto professores) quanto no meio profissional.

● Funcionalidades: A gama de recursos do PowerPoint é enorme e basicamente permitem incluir e editar aspectos de texto, imagem, som e vídeos em apresentações, além de animações entre os slides.

● Colaborativo: Trabalhos em grupo são comuns em ambientes escolares e de trabalho, a Microsoft ciente disso adicionou a funcionalidade de edição conjunta. Possibilitando que uma equipe de pessoas possa editar simultaneamente um mesmo arquivo, o que permite uma melhor organização e eficiência no desenvolvimento de um projeto comum.

● Multiplataforma: Embora originalmente projetado para Windows, o PowerPoint foi portado posteriormente para Mac e pode ser usado em Linux por meio do WINE. Além disso, no meio mobile, o aplicativo PowerPoint pode ser usado em sistemas Android, iOS e Windows Phone. Além disso, arquivos gerados em PowerPoint, os PDF's, possuem o formato de arquivo mais "universal" entre plataformas. Um PDF pode ser aberto até em máquinas que não possuam um aplicativo próprio de leitura de apresentações gráficas.

Objetivo

Tal como os outros cursos ofertados, este possui como objetivo apresentar e mostrar as vantagens de uma ferramenta simples e intuitiva aos professores, para que os mesmos possam aprender e utilizar o software a fim de facilitar as atividades cotidianas, e ao mesmo tempo produzir uma apresentação gráfica bem feita e elegante.

Duração

2 horas

Preletores

(14)

Público-alvo

Todos os professores da rede. Os professores poderão construir suas aulas de maneira mais fácil, rápida e reutilizável, fugindo da aula tradicional de quadro e giz.

(15)

Figura 10 - Exemplo de uma criação no Prezi.

A Ferramenta

Prezi (​https://prezi.com/​) é uma ferramenta web utilizado para a criação de apresentações que possibilita uma maior liberdade na dinâmica da apresentação, diferente dos tradicionais (PowerPoint). Por isso, é bem utilizado nas empresas com o intuito de chamar atenção para novas parcerias e negócios.

Além de ser fácil de utilizar, o Prezi possui grande diversidade de recursos gráficos para tornar a apresentação mais dinâmica e atrativa. Para aqueles que têm dificuldade de construir temas para as apresentações, o Prezi oferece diversos modelos gratuitos para os usuários, além de diversos outros modelos que podem ser encontrados na internet. Em sua versão gratuita, funciona diretamente pela internet através do navegador do usuário.

Objetivo

Os professores com dificuldade em transmitir os assuntos abordados na sala de aula para os alunos o curso de Prezi, possibilita a criação de apresentações mais dinâmicas para seus alunos, possibilitando uma forma diferente de transmitir conhecimento, além de poder utilizar vídeos e outros recursos para complementar suas apresentações.

Conteúdo

● Introdução e Apresentação do Prezi; ● Criando um login no Prezi;

● Criando Apresentações;

● Molduras, Trilhas, Layouts e Temas; ● Imagens, Vídeos e Sons;

● Ferramentas de Apresentação e Compartilhamento; ● Atalhos do Teclado.

(16)

2 horas

Preletores

Carlos Alexandre, Jhuan Cedro e Thaís Marins

Público-alvo

Todos os professores da rede. Os professores poderão construir suas aulas de maneira mais fácil, reutilizável, dinâmica e interativa, fugindo da aula tradicional de quadro e giz.

(17)

Além disso, o Scratch permite a personalização através da incorporação de imagens e sons externos, bem como a possibilidade de desenhar e gravar som dentro da ferramenta. Considerado mais acessível que as linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação sendo porém diferente da maioria das outras linguagens por não possuir nenhum tipo de pontuação obscura.

Objetivo

Tem como intuito principal apresentar aos professores uma ferramenta para se tornar objeto de ensino para seus alunos introduzindo a estes os conceitos da computação. Os estudantes podem usar o Scratch para programar as suas próprias histórias, animações e jogos interativos. Durante esse processo aprendem a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente — competências essenciais para todos na sociedade de hoje.

Mais ainda: visa aproximar os professores das linguagens de programação, abrindo portas para o mundo da programação e também possibilitando o desenvolvimento de seu raciocínio lógico por meio do conhecimento da linguagem para construção de soluções para diferentes problemas propostos em diferentes áreas disciplinares tais como: letras, ciências, estudos sociais, matemática, línguas estrangeiras e artes

Duração

2 horas

Preletores

Gabriel de Oliveira, Gabriel Miranda e Vitor Monteiro

Público-alvo

Professores de informática e matemática do ensino médio e fundamental à partir do 6º ano. Esses professores poderão ensinar aos alunos uma ferramenta para um primeiro contato com programação, através dos comandos interativos contidos na ferramenta.

(18)

Figura 11 - Ambiente de programação e visualização.

(19)

iniciais e esboços de modelos ou maquetes em 3D, eliminando assim muitas vezes a necessidade da execução de modelos ou maquetes físicas. O resultado é um modelo que pode ser usado para gerar animações ou imagens em formatos digitais de qualquer ângulo de perspectiva que se deseje.

Assim, por ser um programa que esboça modelos volumétricos, o SketchUp é amplamente utilizado na fase inicial desses trabalhos, quando ainda se têm a liberdade de alterar as formas, as cores e os volumes. O software permite alterar os modelos de forma simples e rápida, para então verificar as consequências dessas alterações no resultado final.

Objetivo

Este curso possibilita o conhecimento de uma ferramenta útil para trabalhos de modelagem geométrica e visualização 3D de diversas formas no espaço. A ferramenta desenvolve a capacidade do aluno de visualizar figuras geométricas, desenvolvendo a inteligência espacial do usuário. Com essa abordagem, o aluno poderá ser motivado a trabalhos que envolvam desenho técnico, sendo uma habilidade de grande valia para diversas grandes áreas das Ciências Exatas, como Física e Matemática. Desperta no aluno interesse em áreas de natureza espacial como as Engenharias. Além disso, possibilita visão e ferramental para entender áreas de design amplamente geométricos como Arquitetura e Artes em geral. Os conhecimentos adquiridos no curso podem ser usados no ensino de diversos assuntos presentes na grade obrigatória do ensino fundamental e médio. Entre estes podemos destacar assuntos em geometria, matemática espacial, física, artes entre outros.

Duração

2 horas

Preletores

Gabriel Miranda, Jhuan Cedro e Ruan Medina

Público-alvo

Professores de artes e matemática em geral. Esses professores poderão ensinar aos seus alunos uma ferramenta de visualização multidimensional de formas geométricas e desenhos diversos.

(20)

Figura 13 - Modelos Geométricos 3D .

Figura 14 - Formas geométricas e suas projeções.

(21)

Figura 16 - Logo do Word.

A Ferramenta

O Microsoft Word é um processador de texto produzido pela Microsoft amplamente equipado e bastante intuitivo. Possui diversas ferramentas como correção ortográfica, auto-resumo, dicionário de sinônimos, várias formatações do documento, permitindo inserir tabelas, imagens.. Ainda possui a vantagem de ser multiplataforma, podendo ser utilizado tanto em computadores, tablets e smartphones além de ser integrado com os outros programas do Office, tais como Excel e PowerPoint. É de grande utilidade para a produção de documentos no geral.

Objetivo

Tal como os outros cursos ofertados, este curso possui como objetivo apresentar e mostrar as vantagens de uma ferramenta simples e intuitiva aos professores, para que os mesmos possam aprender e utilizar o software a fim de facilitar as atividades cotidianas, e ao mesmo tempo produzir documentações bem feitas e elegantes.

Duração

2 horas

Preletores

André Felipe, Thaís Marins e Yuri Ramos

Público-alvo

Professores da rede pública em geral. Esses professores adquirirão uma ferramenta capaz de facilitar a montagem de conteúdo para os alunos, bem como provas e trabalhos.

(22)

Referências

Documentos relacionados

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de