• Nenhum resultado encontrado

Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado. Susiane Assis Gomes Rocha. Período de Realização: 10/Jan/2018 a 10/Jan/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado. Susiane Assis Gomes Rocha. Período de Realização: 10/Jan/2018 a 10/Jan/2020"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Trabalho Científico Decorrente da Dissertação de Mestrado

Universidad de Desarollo Sustentable - UDS. Cons. Ley Creacion nº 3.334/07-Assunção-PY

Susiane Assis Gomes Rocha

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: um estudo das metodologias de ensino e as práticas

pedagógicas e suas relações com a aprendizagem dos alunos das escolas estaduais de

Torixoréu-MT.

1

Minuta descritiva decorrente da pesquisa científica apresentada ao

Programa de Pós-Graduação e Extensão Universitária da Universidad

de Desarollo Sustentable - UDS

. Curso de Mestrado em Ciências da

Educação, área de concentração: Educação.

Período de Realização: 10/Jan/2018 a 10/Jan/2020

Orientador (a): Dr. Leopoldo Briones Salazar

Coorientador(a): Dra. Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida

RESUMO

A presente investigação buscou compreender o processo metodológico do ensino da Matemática, as práticas pedagógicas e suas relações com a aprendizagem dos alunos das escolas estaduais de Torixoréu-MT. O ensino da Matemática pode ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. O estudo teve como objetivo averiguar quais as metodologias de ensino e as práticas pedagógicas aplicadas no ensino da matemática que contribuem na aprendizagem dos alunos. Diante do contexto foi feita uma análise do documento e uma pesquisa quali-quantitativa por meio de questionário e uma entrevista semi-estruturada aplicada aos professores de Matemática das escolas estaduais do município de Torixoréu-MT. Os resultados dos dados coletados apontaram que o professor deve planejar suas atividades que abordem a realidade do cotidiano do aluno. A realização deste estudo mostrou que, por meio da metodologia e estratégias de ensino, os professores podem diversificar a sua prática pedagógica e, com isso, despertar o interesse e a atenção dos alunos para a busca de novos conhecimentos.

Palavras-chave: Ensino da Matemática. Metodologia. Estratégias de Ensino.

DIDACTICS OF MATHEMATICS: a study of teaching methodologies and pedagogical

practices and their relationship with the learning of students from state schools in

Torixoréu-MT.

ABSTRACT

The present investigation sought to understand the methodological process of teaching mathematics, pedagogical practices and their relationship with the learning of students from state schools in Torixoréu-MT. The teaching of mathematics can help in the development of logical reasoning, stimulate independent thinking, creativity and the ability to solve problems. The study aimed to ascertain which 1 Parecer Consubstanciado Plataforma Brasil/CEP – Comitê de Ética em Pesquisa – N....

(2)

teaching methodologies and pedagogical practices applied in the teaching of mathematics contribute to students' learning. In view of the context, an analysis of the document and a quali-quanti research were carried out through a questionnaire and a semi-structured interview applied to mathematics teachers from state schools in the municipality of Torixoréu-MT. The results of the collected data indicated that the teacher should plan his activities that address the student's daily reality. The realization of this study showed that through teaching methodology and strategies, teachers may be diversifying their pedagogical practice. And with that they can arouse the interest and attention of students to the search for new know.

Keywords: Mathematics teaching. Methodology. Teaching Strategies.

DIDÁCTICA DE LAS MATEMÁTICAS: estudio de las metodologías de enseñanza y

prácticas pedagógicas y su relación con el aprendizaje de los alumnos de las escuelas

públicas de Torixoréu-MT.

RESUMEN

La presente investigación buscó comprender el proceso metodológico de la enseñanza de la matemática, las prácticas pedagógicas y su relación con el aprendizaje de los estudiantes de las escuelas públicas de Torixoréu-MT. La enseñanza de las matemáticas puede ayudar en el desarrollo del razonamiento lógico, estimular el pensamiento independiente, la creatividad y la capacidad para resolver problemas. El estudio tuvo como objetivo conocer qué metodologías de enseñanza y prácticas pedagógicas aplicadas en la enseñanza de las matemáticas contribuyen al aprendizaje de los estudiantes. Ante el contexto, se realizó un análisis del documento y una investigación cuali-cuanti a través de un cuestionario y una entrevista semiestructurada aplicada a profesores de matemáticas de escuelas públicas del municipio de Torixoréu-MT. Los resultados de los datos recolectados indicaron que el docente debe planificar sus actividades que aborden la realidad diaria del alumno. La realización de este estudio mostró que a través de la metodología y estrategias de enseñanza, los docentes pueden estar diversificando su práctica pedagógica. Y con eso pueden despertar el interés y la atención de los estudiantes hacia la búsqueda de nuevos conocimientos.

Palabras clave: Enseñanza de las matemáticas. Metodología. Estrategías de enseñanza.

Introdução

O processo metodológico do ensino da matemática estabelece que os professores devam estar preparados para mudanças, pois o ensino da matemática não é mais como o ensino de antigamente, pois o aluno de hoje é mais proativo.

Nessa linha de pensamento, tornou-se necessário compreender as diferentes Concepções Metodológicas do Ensino que já estiveram e algumas que ainda estão presentes na prática da educação do nosso país, tais como: metodologia do ensino na concepção tradicional de educação, metodologia do ensino na concepção escola novista de educação, metodologia do ensino na concepção tecnicista de educação, metodologia do ensino na concepção crítica de educação e metodologia do ensino na concepção histórico-dialética de educação.

Para realização desse estudo, foi feita uma análise do documento lançado pelo Estado de Mato Grosso em 2012 que faz parte das Orientações Curriculares para dar suporte e fortalecer as escolas para montarem seu currículo. É uma pesquisa quali-quantitativa, realizada por meio de questionário e uma

(3)

entrevista semi-estruturada aplicada aos professores de Matemática das escolas estaduais do município de Torixoréu-MT.

Objetivo Geral

- Analisar as metodologias de ensino e as práticas pedagógicas e suas relações com a aprendizagem dos alunos das escolas estaduais de Torixoréu-MT.

Objetivos Específicos

• Apontar as diferentes metodologias aplicadas no ensino.

• Conhecer as diretrizes curriculares sobre o ensino da matemática nas escolas do Mato Grosso. • Descrever os planejamentos de aula em relação ao ensino da matemática no Estado do Mato Grosso. • Caracterizar as práticas pedagógicas utilizadas pelo professor nas escolas do Mato Grosso.

• Determinar as tensões e conflitos das práticas pedagógicas e metodologias de ensino da matemática.

Metodologia

Começamos realizando uma pesquisa utilizando instrumentos de pesquisa com observações, levantamentos de material documental, bibliográfico, instrucional, a fim de obter um momento prático de fundamental relevância exploratória, contestação de proposições e construção de teorias (MINAYO, 2001).

A pesquisa quali-quanti foi escolhida como um método para alcançar os objetivos desta tese e responder a pergunta principal do trabalho: “Quais as metodologias de ensino e as práticas pedagógicas e suas relações com a aprendizagem dos alunos das escolas estaduais de Torixoréu-MT. Segundo os autores Teddlie e Tashakkori (2003) o pesquisador deve adotar uma postura flexível, considerando uma possível integração entre pesquisas quali-quanti.

Para compreender melhor as atitudes dos alunos frente aos processos avaliativos praticados pelos professores de Matemática foi aplicado um questionário que, de acordo com Richardson (1999, p. 189), este instrumento cumpre pelo menos duas funções: “[...] descrever as características e medir determinadas variáveis de um grupo social”. E entrevista semi-estruturada que quase sempre produz uma melhor amostra da população de interesse. Por isso, é considerada como um instrumento indispensável, na medida em que contextualiza o comportamento dos sujeitos, seus sentimentos, crenças, valores, suas ideias sobre o mundo que nos cerca.

Participaram desta investigação 4 (quatro) professores de Matemática que lecionam nas turmas de Ensino Fundamental (Anos Finais), representando o universo docente das referidas instituições. Um dos critérios utilizados para a escolha dos professores é que este esteja lecionando Matemática no Ensino Fundamental (Anos Finais) e que se disponham a participar do estudo. Não foram utilizados critérios de exclusão para o tempo de atuação de cada professor dentro da

(4)

disciplina, como também, não ter formação inicial em Matemática. Estas particularidades serão relatadas no decorrer da pesquisa.

Resultados

O estudo possibilitou também verificar se os professores de Matemática das escolas públicas estaduais do município de Torixoréu-MT conhecem as Metodologias que podem ser utilizadas, e se eles aplicam em sala de aula as várias estratégias de ensino existentes que contribuem para o enriquecimento de sua prática pedagógica.

Observamos que, para que o professor consiga planejar uma boa aula de Matemática, que seja atraente e chamativa para o aluno, de forma que desperte o interesse e a atenção do assunto a ser trabalhado, é muito importante que o professor planeje atividades que abordem a realidade do aluno, que traga atividades do seu cotidiano. Os professores responderam que procuram contemplar seu plano de aula seguindo as matrizes curriculares e as OCs de Mato Grosso.

Considerações finais

Neste trabalho de pesquisa, propôs-se investigar e analisar as principais Metodologias e Estratégias do Ensino da Matemática, aprimorar os conhecimentos das metodologias do ensino da Matemática e seus desafios e teorizar sobre as ações da Educação Matemática.

Um dos maiores desafios do professor de Matemática é tentar superar o descaso que os alunos têm com a disciplina. São vários os fatores que colaboram para a falta de interesse e a falta de motivação por parte de alguns alunos. Mas há várias maneiras de como buscar novas formas de ensinar Matemática, pesquisando novas metodologias e estratégias de ensino que façam despertar a curiosidade nos alunos, e também a motivação e a aprendizagem.

Como resultado da pesquisa, observou-se que os professores de Matemática da rede estadual de ensino do Município de Torixoréu-MT estão bem subsidiados em se tratando de recursos tecnológicos, pois os mesmos responderam que utilizam destes recursos para estarem diversificando a sua prática pedagógica em sala de aula.

A realização deste estudo mostrou, também, que através da metodologia e estratégias de ensino os professores podem estar diversificando a sua prática pedagógica e, com isso, possam despertar o interesse e a atenção dos alunos para a busca de novos conhecimentos. A metodologia é um caminho que nos é mostrado para melhorar o nosso fazer pedagógico, e com isso, promover para os nossos alunos uma aprendizagem significativa.

(5)

Cronograma de pesquisa realizada: Meses - 2018 à 2020

Atividades de Pesquisa Realizadas

01 02 07 08 10 11 01 06 10 11 12 07

Leituras e confecção do Pre projeto de pesquisa a ser desenvolvido. x x x x Levantamento de fontes e pesquisas em livros, pesquisa de dados oficiais público, periódicos, bibliotecas, internet, pesquisa de campo pública. x x x x x x x x

Classificação das fontes bibliográficas, dados oficiais e documentos oficiais públicos, análise e leitura crítica e transcrição. x x X Redação/ Correção/ Entrega. x x Defesa Pública x

Referências bibliográficas básicas

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino da Matemática.4.ed. Campinas: Papirus, 2007. BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática.2.ed. São Paulo: Contexto, 2004.

COLL, César. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo

escolar.4.ed. São Paulo: Ática, 1999.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: Um estudo introdutório. 3.ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 6. ed., Petrópolis: Vozes, 2010. Série Cadernos de Gestão. MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento em execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. Atlas, São Paulo 2016 MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação. Documento de Referência Curricular para

Mato Grosso. 2019.

PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 24.ed. São Paulo: Cortez, 1991.

(6)

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2.ed. Campinas: autores Associados, 2008.

TRIVIÑOS, N. A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas V. Madrid: Centro de Publicaciones Del MECy Visor Distribuciones, 1996.

Referências

Documentos relacionados

criatividade”... A instituição possui além das salas de aula, refeitório pequeno com área externa coberta, biblioteca que funciona juntamente com a sala de recursos,

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

[r]

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

[r]

No entanto, como discorre Oliveira (2012), pesquisas nacionais e internacionais têm demonstrado que treinamentos de curta duração não são capazes de suprir

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação