• Nenhum resultado encontrado

Forma de representação da árvore

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Forma de representação da árvore"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)Métodos de Construção. Prof. Dr. Rodrigo Matheus Pereira rodrigopereira@ufgd.edu.br Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais FCBA - UFGD.

(2) Filogenia Forma de representação da árvore Formato Newick:.

(3) Filogenia Formato Newick Formato de representação da árvore, que emprega uma forma linear de parênteses aninhados dentro do qual os táxons são separados por vírgulas; Se a árvore estiver em escala, comprimentos de ramo são indicados imediatamente após o nome do taxon; Os números são relativos as unidades que representam tempo de divergencia;.

(4) Filogenia Nucleotídeos ou Aminoácidos? Escolha importante pois afetará a árvore final; Qual o propósito do estudo? Organismos próximos = recomendável nucleotídeos Evoluem mais rapidamente do que aa (aminoácido). Ex.: Indivíduos dentro de uma população = ITS mitocondrial ;.

(5) Filogenia Organismos mais divergentes pode-se usar rRNA ou AA; Seqs de aa são mais conservadas, porque DNA é degenerado Diferentes códons podem gerar mesmo aa. Seqs de aa são mais sensíveis ao alinhamento; 20 aa x 4 nt. 1º Passo na análise filogenética ALINHAMENTO.

(6) Filogenia Para alinhar sequências diferentes programas podem ser usados: Clustal, T-Coffe, Muscle. O importante é que os aa sejam alinhados de maneira correta, mesmo quando se trabalha com nt Aa também podem ser chamados de resíduos.

(7) Filogenia Alinhamento bom significa resíduos de propriedades físico-químicas semelhantes alinhados; Partes do alinhamento poderão ser removidas se necessário;. Programas para refinar o alinhamento: Rascal, Gblocs, NorMD.

(8) Filogenia – aula passada... Objetivo filogenia? Reconstruir a história evolutiva da espécie; Cada gene pode evoluir a taxas diferentes dentro de um mesmo genoma; “Cada posição de uma sequência pode evoluir de modo independente”;.

(9) Filogenia Métodos de Construção de árvores filogenéticas: Dois grandes grupos; Métodos baseados em distância; Também chamados de métodos geométricos Diferença entre sequências é transformada em valores (distância) Métodos baseados em probabilidade; Baseiam-se principalmente em modelos evolutivos;.

(10) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Duas etapas são necessárias: 1.. Cálculo da Distância Obtido através dos modelos de substituição de nt;. Taxas de substituições diferentes podem ocorrer; Dependo dos organismos e/ou regiões analisadas; 2.. Construção da Topologia; Contrução da árvore;.

(11) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: Distância p A mais simples; É proporção de posições em que duas sequências diferem; Eficiente se a distância analisada estiver entre 0 e 0,2; Não leva em consideração substituições múltiplas; Utilizar somente se as sequências estiverem evoluindo a uma taxa constante (teoria do relógio molecular);.

(12) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: Distância de Jukes-Cantor Recomendado para distâncias entre 0,20 e 0,75; Leva em consideração substituições múltiplas; Cada base tem a mesma probabilidade de substituição que a outra base; Problema: nem sempre isso ocorre;.

(13) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: Distância de Kimura 2-parâmetros; A distância tem que ser menor do que 0,85; Leva em consideração substituições múltiplas(=JC); Razão entre transição e transversões (P/Q);.

(14) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: Distância de Tajima-Nei; Utilizado quando a taxa de GC varia entre sequências;.

(15) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: Distância Tamura 3-parâmetros; Considera substituições múltiplas; Conteúdo GC; Taxa de transição/transverão (P/Q);. Recomendada quando GC e P/Q forem diferentes de 0,5; Problema: Quanto mais parâmetros, maior será a variância....

(16) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: Distância Tamura e Nei; É a que leva mais parâmetros em consideração; Desenvolvida especialmente para trabalhar com DNA mitocondrial;.

(17) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: Todos modelos anteriores seguem o relógio molecular!. Distância Gama-Poisson; Não segue o relógio molecular! Baseia-se na distribuição gama; Distribuição gama: cada sítio evolui de acordo com distribuição de Poisson, mas a taxa varia de sítio para sítio;.

(18) Filogenia - Métodos de Construção Poisson – Definição: Curva matemática usada na estatística e na simulação de resultados para representar a probabilidade de que determinado evento ocorra, quando a probabilidade média é conhecida;.

(19) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: A distribuição gama pode ser incorporada a todos modelos de distribuição; É uma maneira de reduzir possíveis erros;.

(20) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Modelos de Substituição: Distância PAM; Taxas de substituições diferentes em aa; Maior entre aa de propriedades químicas semelhantes; PAM= ponto aceito de mutação Intervalo de tempo necessário para um gene sofrer uma substituição a cada 100 aa;.

(21) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Atualmente há muitos modelos de substituição: Sempre é necessário levar em consideração os dados que estão sendo analisados; Baseando-se nos diferentes parâmetros já discutidos;.

(22) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Vantagens Computacionalmente rápidos; Modelos para o cálculo da distância podem ser escolhidos; Para ajustar os dados;. Desvantagens Cálculo da distância é problemático quando sequências; são divergentes e envolvem muitos gaps de alinhamentos; Não considera variancias na estimativa das distâncias;.

(23) Filogenia - Métodos de Construção Métodos Baseados em Distância; Duas etapas são necessárias: 1.. Cálculo da Distância Obtido através dos modelos de substituição de nt ou aa;. Taxas de substituições diferentes podem ocorrer; Dependo dos organismos e/ou regiões analisadas; 2.. Construção da Topologia; Construção da árvore;.

(24) Filogenia construção da topologia Construção da Topologia UPGMA; Agrupamento de vizinhos (Neighbor-joining-NJ); Evolução mínima (ME);.

(25) Filogenia construção da topologia Construção da Topologia - UPGMA; UPGMA = unweighted pair group method with arithmetic means (método de pares de grupos não ponderados com médias aritméticas) É o método construção mais simples (entre os três apresentados); Cuidado: assume o relógio molecular! Não necessita de grupo externo Gera enraizamento devido ao modo de reconstrução;. Eficiente em análises com taxas de substituição baixas;.

(26) Filogenia construção da topologia Construção da Topologia – Agrupamento de vizinhos (Neighbor-joining-NJ); Faz parte do grupo de métodos de evolução mínima Árvore com menor soma total de ramos é procurada; É portanto uma alternativa heurística ao método de evolução mínima; Não depende de taxas de substituição constantes;.

(27) Filogenia construção da topologia Construção de Topologia - Evolução mínima (ME); Cálculo de todas as árvores possíveis é muito demorado; Foi remodelado e agora parte do NJ; Bons resultados, mas muito parecidos com NJ;.

(28) Filogenia Métodos de Construção de árvores filogenéticas: Dois grandes grupos; Métodos baseados em distância; Diferença entre sequências é transfromada em valores (distância) Métodos baseados em probabilidade; Baseiam-se principalmente em modelos evolucionários;.

(29) Filogenia Métodos baseados em probabilidade;. São constituídos por três métodos: Máxima Parcimônia (maximum parsimony); Máxima verossimilhança (maximum likelihood); Análise Bayesiana (Bayesian inference methods);.

(30) Reconstrução Filogenética Métodos baseados em caracteres (discretos);. Máxima Parcimônia; Cálculo demorado; Algoritmos exatos e heurísticos. Algoritmos heurísticos: Min-mini e CNI (Close Neighboor Interchange). Vantagem: o caminho menos tortuoso é o mais correto; Navalha de Occam; Desvantagens: Qdo há muitas seqs pode levar muito tempo, se a divergência entre organismos estudados for muito grande inviabilizará o uso deste método;.

(31) Reconstrução Filogenética Métodos baseados em caracteres (discretos);. Máxima Parcimônia; Analisam simultaneamente uma posição (site) entre todas as sequências do alinhamento, gerando uma pontuação para cada árvore; A melhor árvore será aquela que apresentar o menor número de mudanças;.

(32) Reconstrução Filogenética Métodos baseados em caracteres (discretos); Máxima Verossimilhança (maximum likelihood-ML); Baseia-se em probabilidade de ocorrência de acordo com o modelo evolutivo escolhido; Modelos em ML: JC, Kimura 2 parametros, HKY85, F84 Vantagens: mais útil que métodos geométricos e de parcimônia: Apresenta menor variância; Mais fiel ao modelo evolutivo escolhido; Desvantagens: Cálculo muito demorado quanto mais OTUs houverem. Se escolher o modelo inadequado toda a análise será prejudicada;.

(33) Reconstrução Filogenética Métodos baseados em caracteres (discretos); Máxima Verossimilhança (maximum likelihood-ML);. Heurística Quarteto Puzzle; Dividir e conquistar. NJML Algoritmo híbrido NJ e ML. Algoritmos genéticos Baseado em rotinas matemáticas para simular seleção natural; Método rápido de ML..

(34) Reconstrução Filogenética Métodos baseados em caracteres (discretos); Máxima Verossimilhança (maximum likelihood-ML);. Análise Bayesiana; A essência da análise Bayesiana é fazer inferência sobre algo não-observado com base em observações anteriormente realizadas; Utiliza Cadeias de Markov; Mais rápido do que o ML;.

(35) Filogenia construção da topologia Construção de Topologias Teste de confiança em topologias; Bootstrap Pode ser usado em qualquer método de construção de topologias; Reamostragem na árvore; Auxilia na interpretação da árvore;.

(36) Filogenia - Programas Entre os programas mais famosos de filogenia estão: Phylip, PAUP, TREE-PUZZLE, PHYML, MrBayes; Mega;.

(37) Filogenia Programas http://evolution.genetics.washington.edu/phylip/soft ware.html 392 programas; 54 servidores web;.

(38) Filogenia –Métodos de Reconstrução Leitura obrigatória para quem quiser tirar nota na segunda prova: XIONG, Jin. Essential Bioinformatics. New York: Cambridge University Press, 2006. 362 p. Cap. 11, pág 146: Phylogenetic Tree Construction Methods and Programs. Biologia Molecular e Evolução Cap.12,13,14,15,21. Artigo da nature no site.

(39)

Referências

Documentos relacionados

BARRICHELO e BRITO (1976), contudo, afirmam que estes problemas não são sentidos nos digestores descontínuos, principalmente naqueles em que o aquecimento é direto. Nos

Parágrafo primeiro – As compras de bens e serviços serão feitas mediante a apresentação de, ao menos 3 (três) orçamentos ou propostas as quais poderão ser apresentadas

Continuaram mostrando associação com a presença de SPM nas adolescentes a herança familiar, a conotação atribuída à SPM pela família, a influência das amigas (grupo de iguais) e

Por fim, o estudo mostrou que a relação de volume retirado e a carga crítica de flambagem são inversamente proporcionais, obtendo uma geometria ótima para todos

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

Faixa de Medição: Até 50 pés (15 m); Consulte a fábrica para comprimentos acima de 50 pés Temperatura do Processo: −195 … 538°C (−320 … 1000°F).. Precisão de medição:

Na avaliação da infiltração de água em Neossolos Regolíticos e nas condições pedoclimáticas da região onde foi desenvolvido este trabalho, conclui- se que os Neossolos

Os primeiros equipamentos reprodutores de gravações hi-fidelity eram restritos apenas às elites – e à música das elites – dos anos 30 e 40: nem as rádios, nem os