• Nenhum resultado encontrado

Plano projeto O lixo na sala

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Plano projeto O lixo na sala"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Plano de Projeto

O lixo na sala: quanto

papel!

(2)

Nome do Projeto1

O lixo na sala: quanto papel!

Objetivo Geral

Conscientização sobre o uso do papel. Objetivos de Aprendizagem Específicos

 Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

 Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;

Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.

Conteúdo

 Números decimais: proporcionalidade e porcentagem;  Álgebra: equação, operações com expressões algébricas;

 Meio ambiente: os ciclos de matéria orgânica e sua importância para o saneamento; a observação de elementos que evidenciem ciclos e fluxos na natureza, no espaço e no tempo; a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo; a reciclagem; os comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo em casa, na escola e nos espaços de uso comum.

Tempo Estimado

Quinze encontros

Apresentação

Este projeto baseia-se no fato de que o estudo da Álgebra constitui um espaço bastante significativo para que o aluno desenvolva e exercite sua capacidade de abstração e generalização, além de lhe possibilitar a aquisição de uma poderosa ferramenta para resolver problemas. Os adolescentes desenvolvem de forma bastante significativa a habilidade de pensar abstratamente, se lhes forem proporcionadas experiências variadas envolvendo noções algébricas de modo informal, em um trabalho articulado com a Aritmética. Assim, os alunos adquirem base para uma aprendizagem de Álgebra mais sólida e rica em significados.

(3)

A capacidade de abstração desenvolvida pelo trabalho com a Álgebra é significativa na medida em que são oferecidas aos educandos situações reais e próximas à sua realidade. Este projeto, ao tomar como ponto de partida o papel descartado em sala de aula pelos alunos pretende, ao mesmo tempo, despertar nos alunos uma percepção e consciência crítica para o tema da sustentabilidade e desenvolver sua capacidade de abstração utilizando a Álgebra e Aritmética aplicadas a uma situação contextualizada.

Este relacionamento é especialmente interessante, pois a compreensão das questões ambientais pode ser favorecida pela organização de um trabalho interdisciplinar em que a Matemática esteja inserida. A quantificação de aspectos envolvidos em problemas ambientais favorece uma visão mais clara deles, possibilitando tomar decisões e fazer intervenções necessárias (reciclagem e reaproveitamento de materiais, por exemplo).

Este plano foi escrito com base em um projeto realizado na disciplina de Matemática com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental II. As atividades que envolveram mais especificamente o trabalho com a Matemática não são descritas à exaustão no plano que segue, pois cada professor deve avaliar, conforme avança o projeto, os momentos mais propícios para realizar tais atividades. Durante diversos momentos do plano que segue o trabalho com os conteúdos da Matemática podem ser inseridos em um processo significativo de ensino-aprendizagem.

Detalhamento das atividades

Problema

O problema de partida deste projeto aborda a questão do lixo produzido em sala de aula, especificamente o papel. Desta maneira o problema deste projeto pode ser: O que fazer para diminuir o impacto do desperdício de papel em nossa escola?

Etapa 1 - INDENTIFICAR

Preparação

 Recolher durante uma semana o papel jogado fora na turma que irá participar do projeto e preparar uma forma de apresentar este montante para a turma. Sugere-se a criação de uma animação stopmotion2 com o lixo coletado, que depois será apresentada aos alunos.

(4)

Primeiro Encontro

 Apresente para a turma a metodologia de trabalho Pensamento Criativo: O que é o Pensamento Criativo? Apresente brevemente as etapas da metodologia, deixando claro que ao final irão criar algo que sirva para resolver o problema de partida do projeto;  Apresente para a turma o lixo coletado (com a animação sugerida ou da forma como

você achar melhor) como forma de sensibilizá-los para o tema do projeto;

 Organize a turma em grupos (lembre os estudantes que estes grupos serão os mesmos até o fim do projeto) para refletirem sobre:

o Porque o professor guardou o lixo da turma durante uma semana? o Cada grupo deve registrar as respostas nos quadros de vidro; o Socializar as respostas no grande grupo;

 Conte para a turma qual foi o objetivo ao guardar o lixo da turma e o que eles poderão aprender com o projeto que se inicia. Apresente o problema de partida do projeto.  Passe o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7g04yUw7trY - Reportagem sobre

desperdício de papel nas escolas.

Etapa 2 - APROFUNDAR

Segundo Encontro

 Contagem do papel armazenado pelo professor e exercício sobre isso;

o

Trabalhe em sala com questões relativas às bolinhas de papel para calcular qual seria o

gasto de papel de todas as turmas da escola no período em que o lixo da sala foi armazenado. Ou, qual seria a quantidade de papel que a turma jogou fora em um ano? Como conseguiríamos calcular estas questões a partir do papel coletado na turma? o Exemplo de exercício:

 Sugira alguns exercícios para os alunos fazerem em sala e aquilo que não for terminado vai como atividade para casa.

Terceiro encontro

(5)

solução. Trabalhar dessa maneira significa o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais gratificante e eficiente;

 Pesquisa sobre o processo de produção do papel: para iniciar a pesquisa sobre o processo de produção de papel passe para a turma um dos vídeos indicados a baixo (considere a idade e maturidade de sua turma quando escolher qual vídeo passar) e os instrua a anotarem os principais pontos na Ficha de Pesquisa em internet ou outros meios (p. 07 do Guia de Modelos):

o http://www.youtube.com/watch?v=ffTkNnIkZrU)n

o http://www.youtube.com/watch?v=lw_ehZJvLMg

 Peça para que os grupos de trabalho se reúnam e juntem os principais pontos que cada estudante anotou em sua ficha. Ao final, socialize com a turma os pontos levantados por cada um dos grupos. Anote em um documento (no Word, por exemplo) os principais pontos levantados. Esse documento poderá servir como fonte de pesquisa mais adiante no projeto.

Quarto Encontro

 Para problematizar a questão do descarte correto do lixo passar o vídeo a baixo e pedir que os alunos anotem os principais pontos na Ficha de pesquisa em internet ou outros meios:

o http://www.youtube.com/watch?v=5Cbijm9ucg4

 Peça que os alunos se reúnam nos pequenos grupos e que pensem e respondam as seguintes questões nos quadros de vidro:

 Porque não jogamos “fora” o lixo? “Fora” da onde? Dentro da

onde?

 Porque antigamente o problema do lixo não era tão grave?  O que podemos fazer para minimizar o problema do lixo?

 Socialize no grande grupo as respostas e discuta as mais completas com a turma.

 Antes de terminar a aula tire fotos dos quadros de vidro para registrar as respostas.

Quinto Encontro

 Passe o vídeo sobre a reciclagem do papel e peça que os alunos anotem os principais pontos na Ficha de pesquisa em internet ou outros meios. Ao final peça que os grupos de trabalho se reúnam e juntem as informações que cada membro do grupo anotou em sua ficha.

o http://www.youtube.com/watch?v=Eeohb1mGbxE

 Na medida em que os grupos forem terminando indique que entrem no endereço a baixo e pesquisem nas indicações mais informações sobre o processo de produção e reciclagem do papel.

o

https://sites.google.com/a/certi.org.br/pensamentocriativo/home/links-para-aula-mtm

(6)

Etapa 3 - DEFINIR

Sexto Encontro

 A atividade descrita a seguir tem como objetivo sensibilizar os alunos para o que é “empatia” (a arte de se colocar no lugar do outro). No contexto deste projeto isto é necessário, pois os estudantes não realizaram nenhuma atividade de observação, de maneira que irão precisar realizar um exercício de empatia para preencherem o Mapa da Empatia do projeto.

o Passe o vídeo “O Monge e o Cão” e promova uma problematização com base

nas questões a baixo:

 http://www.youtube.com/watch?v=zUrVkWWZGsI

 Por que o Monge jogou a bolinha montanha a baixo?

 O que ele sentiu quando o cão pulou a cerca para buscar a bolinha?  E quando ele encontrou o cão machucado? O que ele fez? Por que ele

fez?

 O que aconteceu no final? O Monge mudou sua forma de se exercitar?  A próxima atividade, do Mapa da Empatia, é essencial para que uma boa solução para o

problema do projeto seja criada. É importante que os alunos tenham isso em mente quando estiverem realizando-a.

 Distribua um Mapa da Empatia (Anexo I) para cada grupo e peça que eles respondam as perguntas ali contidas (Iniciar no quadrante superior e seguir o sentido horário).

o Lembre os alunos que as respostas devem ser sucintas e que antes de escrever qualquer resposta é importante discutir no grupo quais seriam as diferentes possibilidades de respostas. Esclareça que um problema quase sempre tem mais de uma razão para acontecer e que, dessa maneira, as soluções possíveis também são várias.

 Após esta atividade os alunos deverão definir sobre qual aspecto do problema gostariam de atuar. Para essa definição os alunos deverão construir uma frase que indique qual problema específico irão trabalhar.

o Como exemplo você pode indicar as duas frases que seguem, a primeira indicando o problema geral, a segunda indicando o problema específico que será tratado, construída após a Etapa Definir:

Problema geral: Como melhorar a experiência de recreio dos alunos da escola X?

Problema específico: Como criar espaços separados para que os alunos mais novos não precisem passar o recreio junto com os alunos mais velhos?

(7)

Etapa 4 - EXPERIMENTAR

As atividades desta etapa só podem ser detalhadas após a definição do problema específico e da solução que será criada. Durante a execução do projeto no qual foi baseado a criação deste plano os alunos decidiram realizar uma campanha de conscientização sobre o consumo e descarte consciente do papel. Para esta campanha construíram animações stopmotion que foram divulgadas na comunidade escolar. De qualquer forma, tendo definido o problema específico o primeiro passo desta nova Etapa é realizar uma tempestade de ideias para que os grupos gerem possíveis soluções para o problema definido.

Sétimo Encontro

 Explique aos alunos que nessa aula eles farão uma Tempestade de Ideias. Projete a página 20 do Caderno de Modelos e passe cada ponto das regras para realizar uma boa tempestade.

 Nos pequenos grupos distribua a Ficha “Registro de Tempestade de Ideias” (p. 21 do

Caderno de Modelos) e lembre os alunos que eles devem sempre manter em mente o problema específico que criaram no último encontro.

 O resultado final deste encontro é uma definição do que será criado como solução do problema específico.

Neste momento você pode perceber a necessidade de voltar para etapa Aprofundar caso algum grupo ainda necessite realizar novas pesquisas para construir suas soluções. No projeto que baseou este plano, após os alunos terem definido que criariam uma campanha de conscientização em relação ao uso e descarte consciente do papel, foi necessário voltar á etapa Aprofundar e realizar mais pesquisas e exercícios matemáticos com os dados sobre a produção e reciclagem do papel. Isso porque os alunos decidiram que fariam a campanha de conscientização apresentando os dados sobre o consumo e descarte do papel na escola para a comunidade escolar.

A descrição de atividades que segue desconsidera o retorno à etapa Aprofundar e toma como solução a ser criada animações stopmotion que comporão a campanha de conscientização.

Oitavo Encontro

Caso seus alunos não tenham nenhuma experiência prévia com a criação de animações stopmotion trabalhe em sala alguns pontos levantados na apresentação multimídia utilizada durante a formação sobre este tipo de animação. O facilitador do projeto tem acesso a este material.

 Como forma de sensibilizar os alunos para os elementos que compõe um filme ou animação realize a atividade de análise fílmica.

o Escolha um filme, ou trecho de filme, e passe para os alunos.

(8)

certas nem erradas, mas é a percepção de cada um sobre os elementos do filme.

o Após, peça que os grupos de trabalho se reúnam e compartilhem as respostas uns com os outros. Eles não precisam anotar as respostas de todos do grupo, devem apenas atentar para o fato de que nem todos têm a mesma resposta e que isso é assim, pois alguns prestam atenção em uns elementos, outros em outros, e que eles precisarão prestar atenção nestes elementos quando estiverem construindo sua animação.

Nono encontro

 Distribuir nos grupos cópias do modelo de Storyboard (p. 25 do Caderno de Modelos) e explicar qual o objetivo desta ferramenta.

 Nesse momento é importante que o professor circule pelos grupos e faça a mediação da produção do Storyboard. Essa mediação deve ser feita com questionamentos sobre o porquê da inserção de tal elemento e não outro; o porquê dessa sequência de cenas; o porquê dessa representação e não outra. O objetivo é basicamente que os alunos tragam para consciência as razões pelas quais estão escolhendo tais elementos para seu filme.

Próximos encontros

Nos próximos encontros os estudantes irão capturar as imagens para sua animação e, conforme disponibilidade de tempo, equipamentos e conhecimento técnico, realizar a edição das animações. No projeto base que inspirou este plano a edição foi realizada pelo facilitador. É importante que antes que os alunos finalizem as fotografias seja realizada uma edição provisória (apenas a colocação das imagens em sequência já com o tempo de exposição que terão ao final da edição) das imagens e que depois elas sejam apresentadas aos alunos. Isso permite que os alunos tenham uma primeira impressão de como está ficando sua animação e pode ser uma ferramenta importante na motivação para disciplina e atenção durante a captura. Possíveis erros podem aparecer e estes podem ser marcados pelo facilitador ou professor à turma, chamando atenção para o porquê de tais erros durante o processo de captura.

Etapa 5 - IMPLANTAR

(9)

Referências

Outro Olhar – Desperdício com bolinhas de papel. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=7g04yUw7trY. Acesso em: Jun 2013.

Brasil. Ministério da Educação. De onde vem o papel? Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obr a=19778&co_midia=6. Acesso em: Jun 2013.

Série como as coisas são feitas; Discovery Channel. Como é feito o papel. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=lw_ehZJvLMg. Acesso em: Jun 2013.

Série Consciente Coletivo; Instituto Akatu. Episódio 06. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=5Cbijm9ucg4. Acesso em: Jun 2013.

Especial Reciclagem: Papel; Revista Veja. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Eeohb1mGbxE. Acesso em: Jun 2013.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um