• Nenhum resultado encontrado

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS NO PÓS-OPERATÓRIO DE HEMANGIOMA CEREBELAR: UM ESTUDO DE CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS NO PÓS-OPERATÓRIO DE HEMANGIOMA CEREBELAR: UM ESTUDO DE CASO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1- Acadêmica da Faculdade de Fisioterapia, UNIABEU

2- Doutor em Saúde Mental (IPUB-UFRJ), Professor Titular da Faculdade de Fisioterapia, UNIABEU

3- Professor Titular da Faculdade de Fisioterapia, UNIABEU * portelladoc@gmail.com

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS NO

PÓS-OPERATÓRIO DE HEMANGIOMA CEREBELAR: UM

ESTUDO DE CASO.

PHYSIOTHERAPEUTIC INTERVENTIONS IN THE POSTOPERATIVE CEREBELLAR HEMANGIOMA: A CASE STUDY

Ana Carolina de Oliveira Viveiros1, Cláudio Elídio Almeida*2, Madson Mattos3

Resumo: O hemangioma ou cavernoma cerebelar é um tumor benigno que se localiza no interior do parênquima cerebelar. É formado por um emaranhado de vasos sanguíneos, caracterizado pela má formação vascular. A cirurgia geralmente causa alguns déficits motores que podem ser temporários ou permanentes e que prejudicam o indivíduo na prática de suas atividades diárias. A fisioterapia assume, então, um papel importantíssimo na reabilitação pós-cirúrgica. O estudo analisou, mediante um relato de caso e a utilização da Medida de Independência Funcional (MIF), a influência do treino funcional (TF) no ganho de funcionalidade nas diversas tarefas da vida diária. Os resultados apontam para uma melhora significativa nos escores da MIF. Concluiu-se que o TF demonstrou ter um imprescindível papel na reabilitação neurológica em pacientes pós-operados de hemangioma cerebelar e sugere que o TF seja um importante facilitador da neuroplasticidade.

Palavras-chave: fisioterapia; treino funcional; neuroplasticidade; hemangioma cerebelar.

Abstract: The hemangioma or cerebellar cavernoma is a benign tumor that is located within the cerebellar parenchyma. It consists of a tangle of blood vessels, characterized by vascular malformation. The surgery usually causes some motor deficits that can be temporary or permanent and that harm the individual in the practice of daily activities. Physical therapy, then, plays a major role in post-surgical rehabilitation. The study analyzed through a case and the use of the Functional Independence Measure (FIM), the influence of functional training

(2)

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014 (TF) in the gain of functionality in various tasks of daily living. The results indicate a significant improvement in FIM scores. It was concluded that the TF has demonstrated an essential role in neurological rehabilitation in postoperative patients of cerebellar hemangioma also suggesting that the TF is an important facilitator of neuroplasticity.

Keywords: physical therapy; functional training; neuroplasticity; cerebellar hemangioma.

INTRODUÇÃO

O hemangioma ou cavernoma cerebelar é um tumor benigno que acomete o sistema nervoso central. Localiza-se no interior do parênquima cerebelar e é formado por um emaranhado de vasos sanguíneos, caracterizado pela má formação vascular. Esses vasos sofrem um aumento de tamanho de forma lenta e progressivamente ao longo da vida. A literatura ainda apresenta controvérsias sobre o tamanho dos cavernomas, podendo variar desde microscópicos até 4,5 ou 10 centímetros de diâmetro. São considerados hemangiomas gigantes aqueles acima de 10 cm1.

Até pouco tempo, os hemangiomas eram considerados raros. Com o avanço da tecnologia na medicina, muitos casos foram diagnosticados através de exames complementares como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e também pelos vários artigos científicos publicados na literatura mundial. A evolução do seu quadro pode ficar exacerbada por traumas locais, prática

intensa de exercícios físicos, infecções e

alterações hormonais. O tumor recebe o

nome de cavernoso, exatamente pela sua aparência, pois formam-se pequenas bolhas avermelhadas, que têm semelhança de uma framboesa2.

Os hemangiomas podem ser de origem genética, herdada como doença autossômica dominante, manifestando-se na faixa etária entre 20 e 40 anos e não há predomínio de sexo. A sintomatologia pode variar de acordo com a sua localização: cefaléias intensas, mal-estar, vômitos, enjoo, falta de equilíbrio e coordenação motora, alterações na visão, fraqueza ou paralisia muscular, além disso, surgem também alterações de sensibilidade que podem ser os primeiros sintomas, além de poder surgir crises convulsivas ou mudanças no comportamento do indivíduo3.

O exame ideal para o diagnóstico é a ressonância magnética funcional do crânio. A angiografia e a tomografia não mostram alterações de origem patológica, podendo mesmo não ser diagnosticadas por esses exames, pois o fluxo sanguíneo através dessas veias é muito lento4.

(3)

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014 A cirurgia, geralmente, causa

problemas temporários ou permanentes que prejudicam o indivíduo na prática de suas atividades de vida diária. A fisioterapia assume, então, um papel importantíssimo na reabilitação pós-cirúrgica. Seus objetivos envolvem a recuperação do equilíbrio, da coordenação motora, o reajuste do tônus, trofismo e força muscular e das funções de vida diária5.

Sendo assim, o presente trabalho objetivou, através de um estudo de caso: (1) analisar os déficits neurológicos após cirurgia de hemangioma cerebelar, (2) pesquisar a influência do treino neurofuncional na reabilitação deste indivíduo e (3) contribuir com a comunidade acadêmica no sentido de tentar preencher um déficit literário sobre tais objetivos.

METODOLOGIA

Este estudo de caso foi desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário UNIABEU, no município de Belford Roxo, estado do Rio de Janeiro. Participou do estudo uma paciente, sexo feminino, 22 anos com o diagnóstico clínico de hemangioma cerebelar. O critério de inclusão utilizado foi a ausência

de qualquer outra doença, e o de exclusão, o abandono ou ausência durante o programa de tratamento que pudesse comprometer os resultados. Para a coleta

dos dados foi utilizada a Medida de

Independência Funcional (MIF). E seus escores iniciais foram comparados com os subsequentes.

RELATO DE CASO

Ao exame físico, antes da cirurgia, a paciente não apresentava déficits sensoriomotores. Em 18/12/2012 foi admitida no Hospital Pasteur, localizado no bairro do Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, Brasil, para melhor investigação do quadro clínico. O diagnóstico clínico de hemangioma cerebelar foi confirmado mediante os exames de tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) com e sem o uso da administração intravenosa de gadolínio.

No exame de ressonância magnética de crânio foi evidenciada imagem nodular sólida de contornos lobulados localizada no hemisfério e vérmis cerebelar à direita, medindo 4,4 x 3,7 x 2,9 cm (L x T x AP) (figuras 1).

(4)

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014 A: corte sagital B: corte transversal C: corte coronal

Figuras 1: Ressonância Magnética Funcional mostrando o hemangioma ou cavernoma cerebelar mediante 3 planos.

No dia 22/12/1012, foi realizada a cranioectomia com o tempo estimado de 8 horas. Após a alta hospitalar, em 01/01/2013, a paciente encontrou dificuldade em manter o equilíbrio ortostático, apresentou alterações na visão (visão turva e visão fora de foco) e incoordenação motora dos membros superiores (MMSS) e inferiores (MMII), sendo os do lado direito mais afetados. Fez uso de medicação antiedematosa somente na 1ª semana após a cirurgia.

A coleta de dados ocorreu de 18 de dezembro de 2012 a junho de 2013. Para tal, foi utilizada a Medida de Independência Funcional (MIF). A MIF avalia quantitativamente o nível de dependência exigido pelo paciente para a realização de tarefas motoras e cognitivas em sua vida diária, através do autorrelato dos cuidados pessoais, transferências e locomoção. A cada um dos itens avaliados

é atribuída uma pontuação, que varia de 1 a 7, sendo que o valor 1 corresponde à dependência total e o valor 7, independência completa.

Imediatamente após a cirurgia, foram realizadas sessões de fisioterapia, três vezes na semana. Os objetivos iniciais priorizaram a recuperação do equilíbrio ortostático e a coordenação motora em membros inferiores, principalmente em membros direitos. O tratamento iniciou com exercícios proprioceptivos através da utilização de superfícies instáveis, tais como, andar sobre almofadas, colchonetes e edredom. Para o treino ortostático, foram realizadas transferências do peso corporal, inicialmente com a ajuda do terapeuta. O treinamento evoluiu significativamente e no segundo mês a paciente iniciou os treinos de levantar e sentar em uma cadeira, marcha em linha reta (para frente e para trás), em linha reta ultrapassando

(5)

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014 obstáculos colocados no chão, subir e

descer escada. No terceiro mês, realizou treinos mais avançados como o exercício aviãozinho (paciente em posição ortoestática com apoio unipodal com o tronco fletido e braços abduzidos). No final do quarto mês de treinamento, a paciente apresentou todas as suas funções motoras reabilitadas, ou seja, já executava todas as tarefas da vida diária.

RESULTADOS

A Fisioterapia teve um papel significativo na reabilitação neurológica da paciente ACOV. A independência funcional é o principal objetivo

fisioterapêutico na reabilitação sensoriomotora, pois possibilita ao indivíduo a realização de suas atividades de vida diária. Por isso foi utilizada a MIF.

A Tabela 1 e figura 2 demonstram a evolução do tratamento: No pós-cirúrgico imediato, em 22/12/2013, (Momento 1) a paciente apresentou dificuldade em alimentar-se, fazer higiene pessoal, vestir-se e locomover-vestir-se sozinha, obtendo somente 39 pontos, de acordo com a MIF. Depois de três meses de tratamento (22/02/2013 – Momento 2), a MIF alcançou 63 pontos, e com quatro meses de tratamento (Momento 3 – 22/4/2013) atingiu 70 pontos (Tabela 1 e figura 2).

Itens Momento 1 Momento 2 Momento 3

Cuidados Pessoais: Alimentação Higiene pessoal Banho (lavar o corpo) Vestir-se acima da cintura Vestir-se abaixo da cintura Uso do vaso sanitário

4 4 4 7 4 4 7 6 6 7 6 7 7 7 7 7 7 7 Transferências

Leito, cadeira, cadeira de rodas. Chuveiro ou banheira 4 4 6 6 7 7 Locomoção Marcha Escada Escada 2 2 6 6 7 7 TOTAL 39 63 70

(6)

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014

Figura 2: escore total de todos os itens da MIF em cada avaliação.

DISCUSSÃO

O cerebelo é a parte do encéfalo responsável por modular e regular a função motora, ou seja, coordenando os movimentos, regulando o equilíbrio e também por ajustar a manter a postura. Assim, o movimento será suave, eficiente e não excessivo. Para que um movimento aconteça conforme o planejado, a contração dos músculos agonistas, antagonistas e sinergistas deve acontecer de forma adequada e coordenada6. Sendo assim, é esperado que uma lesão cerebelar provoque ataxia, distonia, déficits de equilíbrio e, portanto, incapacidade funcional7.

Estudos relatam que a cranioectonia para retirada do hemangioma ou cavernoma cerebelar é recomendada na maioria dos casos, visto que a mesma

apresenta características benignas e os pacientes evoluem bem no pós-operatório5. Contudo, a cirurgia provoca alterações tanto na anatomia quanto na fisiologia cerebelar desorganizando os circuitos neuronais, ou seja, a lesão destrói ou interfere diretamente com corpos celulares, dendritos e axônios dos neurônios e indiretamente afeta os impulsos nervosos, provocando, assim, déficits funcionais7. Um novo circuito precisa ser organizado, ou seja, uma neuroplasticidade precisa ser estimulada.

O termo plasticidade se refere à capacidade do sistema nervoso central de se adaptar às demandas funcionais e, portanto, à capacidade do sistema de se reorganizar8. Vários estudos confirmam a importância da fisioterapia na reabilitação dos doentes cerebelares9-11. Dentre as

(7)

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014 diversas técnicas de reabilitação

empregadas pela fisioterapia, citamos a Neurofuncional.

Nudo (2006)12 observou em seus estudos que a recuperação neural é facilitada através de treinos funcionais, portanto, a recuperação dos déficits funcionais seria um indicativo de neuroplasticidade13. A Reabilitação Neurofuncional (RN) se utiliza de treinos funcionais, em outras palavras, concentra-se no exercício das tarefas da vida diária. A RN apregoa que o melhor caminho para reorganizar um circuito neuronal responsável por uma tarefa específica é desempenhando tal tarefa7. Sendo assim, a paciente foi submetida aos treinos de levantar e sentar, equilíbrio estático e dinâmico, marcha, alcance e manipulação de objetos. O treino neurofuncional (TN) além de promover a neuroplasticidade e, portanto, devolver a habilidade motora, desenvolve também a elasticidade e força muscular, melhora a capacidade cardiorrespiratória, autoestima, etc.7

Outro fator que acreditamos ter sido fundamental para o sucesso desse caso clínico foi a instituição do treino automonitorado (TA). Com o TA é possível elevar em muito o número de repetições das tarefas. A neuroplasticidade não se desenvolve sem muitas repetições de uma tarefa específica. Segundo Milter et

al., (1999)14, a reorganização neural pode ser facilitada incorporando o treinamento repetitivo. Tal hipótese encontra apoio nos estudos de Carr e Shepherd (2008)7: no TA, o paciente executa os exercícios sem a presença do terapeuta e em seu próprio domicílio, várias vezes por dia, todos os dias da semana. Medidas são tomadas para se evitar acidentes, a saber, os cuidadores precisam receber treinamento e o ambiente deve ser modificado15.

CONCLUSÃO

Com base no presente estudo de caso, é possível concluir que (1) a avaliação do fisioterapeuta deve ser minuciosa, com a identificação de todos os déficits funcionais, (2) que o treino funcional demonstrou ter um imprescindível papel na reabilitação neurológica, possivelmente por ser um importante facilitador da neuroplasticidade em pacientes pós-operatório de hemangioma cerebelar, e (3) que a instituição deste no treino de forma automonitorada pode acelerar a reabilitação de tais pacientes. Propomos, assim, que estudos experimentais façam a comparação entre programas que utilizem o treino funcional com os que utilizem as técnicas neurocinéticas clássicas na reabilitação neurológica de pacientes pós-operados de hemangioma cerebelar.

(8)

1- Acadêmica da Faculdade de Fisioterapia, UNIABEU

2- Doutor em Saúde Mental (IPUB-UFRJ), Professor Titular da Faculdade de Fisioterapia, UNIABEU

3- Professor Titular da Faculdade de Fisioterapia, UNIABEU * portelladoc@gmail.com

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014 BIBLIOGRAFIA

1. KORKES, K. L.; GABRIELE M. M.; GARRAFA, R. C.; AMORIM V. A.; RIBEIRO, M. A.; ARANZANA, M. C.; FERREIRA, F. G.; SZUTAN, L. A. Hemangioma Gigante: Relato de caso. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2012; 57(2): 88-91.

2. LYNCH, J. C.; ANDRADE R.; PEREIRA, C.; SALOMÃO, J. F.; DUARTE, F.; CARVALHO, F. G.; CHADRYCKI, E. Angioma Cavernoso Intracraniano. Arquivo Neuropsiquiatria,1994,52(2):237-249.

3. PREDIN, F. L., SOUZA, G. D., SOUZA, L. R. Q., NETTO, T. A., HELOU, R. Angioma cavernoso gigante em criança. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, 2013;2(1):26–31.

4. AMARAL, L. P. G., SANTOS, A. A. S. M. D., MARCHIORI, E. Angiorressonância magnética do crânio: Revisão de 100 casos”. Radiol Bras 2004;37(3):153–158.

5. GAVIM, A. E. O., OLIVEIRA, I. P. L., COSTA, T. V., OLIVEIRA, V. R., MARTINS, A. L., SILVA, A. M. A influência da avaliação fisioterapêutica na reabilitação neurológica. Revista científica da UNISEP-Saúde em foco 2013;(6): 71-77.

6. MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. 2ª ed. SP: Atheneu, 2003.

7. CARR, J. & SHEPHERD, R. Reabilitação Neurológica – Otimizando o Desempenho Motor. Barueri, SP: Manole, 2008.

8. MORA, F. Successful brain aging: plasticity, environmental enrichment, and lifestyle.Dialogues Clin. Neuroscience.2013;15(1): 45-52.

(9)

Revista Saúde Física & Mental- UNIABEU v.4 n.1 Janeiro - Julho 2014

9. ILG W., BASTIAN, A. J., BOESCH, S., BURCIU, R. G., CELNIK, P., CLAAßEN, J., FEIL, K., KALLA, R., MIYAI, I., NACHBAUER, W., SCHÖLS, L., STRUPP, M., SYNOFZIK, M., TEUFEL, J., TIMMANN, D. Consensus paper: management of degenerative cerebellar disorders. Cerebellum. 2014;13(2):248-68.

10. ILG, W., SCHATTON, C., SCHICKS, J., GIESE, M. A., SCHÖLS, L., SYNOFZIK, M. Video game-based coordinative training improves ataxia in children with degenerative ataxia. Neurology. 2012;79(20):2056-60.

11. MIYAI, I. Challenge of neurorehabilitation for cerebellar degenerative diseases.Cerebellum. 2012;11(2):436-7.

12. NUDO, R. J. Plasticity. Neuro RX 2006;3:420-7.

13. BORELLA, M. P. E SCHACCHELLI, T. Efeito da prática de atividades motoras sobre a neurolasticidade. Rev Neurocienc 2009;17(2):161-9.

14. MILTER, W., BAUDER, H., SOMMER, M., DETTMERS, C., TAUB, E. Effects of constraint-induced movement therapy on patients with chronic motor deficits after stroke. Stroke 1999;30:586-92.

15. CARR, J. H., SHEPHERD, R. B. Neurological Rehabilitation Optimizing Motor Performance.2nd edition. Oxford, UK: Churchill Livingstone; 2010.

Referências

Documentos relacionados

Assim, nesse âmbito, o presente trabalho visa avaliar a biodegradabilidade do lodo de esgoto de descarte de reatores anaeróbios no processo da compostagem, sob aspectos

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

As principais constatações identificam ações e práticas no âmbito da gestão logística e da cadeia do abastecimento que contribuem para o equilíbrio entre os

Com base nos resultados da pesquisa referente à questão sobre a internacionalização de processos de negócios habilitados pela TI com o apoio do BPM para a geração de ganhos para

Este trabalho traz uma contribuição conceitual sobre a utilização do sistema de gestão de produtividade que poderá motivar futuras pesquisas sobre o tema, bem

Este trabalho teve por objetivo a extração e caracterização da mucilagem da semente de chia, e aplicação em sorvete, como substituto de aditivos sintéticos.. O

Se cada uma delas aparecer em um n ´umero ´ımpar de listas, a soma total de todos os nomes em todas as listas seria ´ımpar (Lembre-se que a soma de uma quantidade ´ımpar de n