• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do efeito do estresse hídrico no desenvolvimento radicular e produção de pimenta ornamental / Evaluation of the effect of water stress on radicular development and ornamental pepper production

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Avaliação do efeito do estresse hídrico no desenvolvimento radicular e produção de pimenta ornamental / Evaluation of the effect of water stress on radicular development and ornamental pepper production"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Avaliação do efeito do estresse hídrico no desenvolvimento radicular e produção

de pimenta ornamental

Evaluation of the effect of water stress on radicular development and

ornamental pepper production

DOI:10.34117/bjdv6n4-322

Recebimento dos originais: 13/03/2020 Aceitação para publicação: 25/04/2020

Fátima Cibele Soares

Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria Instituição: Universidade Federal do Pampa.

Endereço: Av. Tiarajú, 810; Bairro: Ibirapuitã; Alegrete; Brasil. E-mail: fatimacibele1@gmail.com

Jumar Luis Russi

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria Instituição: Universidade Federal do Pampa.

Endereço: Av. Tiarajú, 810; Bairro: Ibirapuitã; Alegrete; Brasil. E-mail: jrussi@gmail.com

Ítala Thaisa Padilha Dubal

Acadêmica do programa de pós-graduação em curso de Engenharia Agrícola. Instituição: Universidade Federal de Santa Maria.

Endereço: Av. Roraina, 1000; Bairro: Camobi; Santa Maria; Brasil. E-mail: itala.dubal@hotmail.com

Francielle Altissimo Bortolás Mestre em Engenharia Agrícola. E-mail: fran.bortolaz@hotmail.com

RESUMO

O setor da floricultura, nos últimos anos, está em forte crescimento. No entanto, estudos sobre condução e manejo de espécies ornamentais são infrequentes e pouco explorados. Em vista disso, objetivou-se avaliar a produção e desenvolvimento radicular da pimenta cv ‘Hot pepper Octopus’, sob diferentes condições hídricas.As plantas foram cultivadas em vasos com capacidade de 1251 cm3 em casa de vegetação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (50, 40, 30 e 20% da capacidade de retenção do vaso), e seis repetições. Avaliou-se a produtividade final e a evolução do sistema radicular. Os dados foram submetidos a ANOVA e ao teste de tukey. Observou-se que a disponibilidade hídrica alterou o comprimento e matéria seca do sistema radicular. O consumo de água aumentou, expressivamente,nas plantas submetidas a irrigações com reposição de 40%, sendo que o maior diâmetro de fruto ocorreu no referido tratamento, entretanto, sem diferir estatisticamente dos demais. Já, o destaque para o número de frutos por planta foi daquelas plantas submetidas à irrigações correspondentes a 30%, com diferença significativa com os demais tratamentos. A cultivar estudada apresenta alta produtividade quando submetida a níveis de irrigação inferiores à máxima capacidade de retenção de água do vaso.

(2)

Palavras-chave: plantas ornamentais, flores de vaso; sistema radicular. ABSTRACT

The floriculture industry is growing strongly in recent years. However, studies on growing and handling of ornamental species are infrequent and poorly explored. As a result, it was aimed to evaluate yield and root growth of pepper cv 'Hot pepper Octopus' under different water conditions. The plants were grown in pots with 1251 cm3of capacity in greenhouse. The experimental design was completely randomized, with four treatments (50, 40, 30 and 20% of the vessel holding capacity) and six repetitions. We evaluated the final productivity and the development of the root system. Data were analyzed by ANOVA and tukey test. It was observed that the water availability affected the length and dry weight of the roots. Water consumption increased significantly in plants subjected to irrigation with replacement of 40%, and the largest fruit in diameter occurred in this treatment, however, it does not differ statistically from the others. However, the emphasis on the number of fruits per plant was of those plants submitted to irrigation corresponding to 30%, with a significant difference with the other treatments. The cultivar studied presented high productivity when subjected to water levels below the maximum the vessel water retention capacity.

Keywords:ornamental plants, flower pot; root system. 1 INTRODUÇÃO

As pimentas são plantas de origem tropical americana, foram ‘descobertas’ pelos Europeus, juntamente com algumas espécies encontradas naquela época, são plantas pertencentes ao gênero Capsicum, família Solanaceae. Em relação ao tipo de planta é arbustiva, perene, tendo o caule semilenhoso (DIAS et al., 2008).

No mercado de plantas ornamentais, as características de cor dos frutos earquitetura da planta de pimenta são de grande importância, sendo que as plantas baixas ede frutos coloridos são preferidas. Estas também, tem como características de destaque, no mercado ornamental, sua resistência a doenças e pragas, bem como à estresse abiótico (POULOS, 1994).

De acordo com Backes et al. (2007), a pimenta ornamental é comercializada como planta anual envasada. Visando a qualidade de produção de plantas ornamentais, que são comumente cultivadas em vasos, o uso de substratos, torna-se cada vez mais frequente.

Os substratos são misturas aplicadas a horticultura, que melhoram o rendimento e exercem a função de suporte para a planta, atuando na atividade fisiológica do sistema radicular, e nas associações biológicas com o meio, influenciando na condição nutricional das culturas e na translocação de água no sistema solo-planta-atmosfera, favorecendo ainda o crescimento e o espaço de aeração (MACIEL et al., 2000).

Visando, o crescimento e o movimento radicular, o substrato deverá apresentar boa capacidade de drenagem, controlando a umidade em torno das raízes, com isso, conservando o teor adequado de oxigênio (ANDRIOLO et al., 1999).

Quando os substratos atendem requisitos para melhorar as condições de desenvolvimento de plantas, o uso de fertilizante é descartado. A escolha do substrato depende de suas características

(3)

físicas e químicas e das exigências da espécie utilizada no enraizamento (VERDONCK et al., 1981). As características físicas, principalmente relações entre volume de água e ar presentes no substrato, influem na morfologia das raízes adventícias formadas e em suas ramificações (LORENZO & SANT, 1981; WILSON, 1983; BELLË, 1990).

O aspecto físico mais importante de um substrato, segundo Haynes& Goh (1978), é a presença de estrutura porosa, com capacidade de estocar e suprir água para as raízes das plantas e, ao mesmo tempo, proporcionar aeração adequada. As características químicas mais importantes são o pH e o teor total de sais solúveis, pois podem modificar o suprimento dos fertilizantes. A importância do pH no crescimento das plantas é devido ao efeito deste sobre a disponibilidade de nutrientes, principalmente dos micronutrientes (VERDONOK, 1981).

Como regra geral, desequilíbrios nutricionais promovidos pela deficiência de nutrientes, não são caracterizados por sintomas específicos e visíveis. Os sintomas de deficiência do nutriente tornam-se claramente visíveis quando a deficiência é aguda e o nível de crescimento e de produção já foram severamente afetados. Desse modo, é importante saber distinguir se os sintomas observados na cultura são provocados por pragas ou doenças, ou se têm sua origem em deficiências nutricionais (WENDLING et al, 2002).

Entre os problemas que podem apresentar os substratos, está o excesso de água, que provoca podridões radiculares e na base do caule da planta, estimulando a incidência de doenças e reduzindo o crescimento da planta pela falta de oxigênio para o crescimento das raízes (PETRY, 2000).

De acordo com Wendling et al. (2002) os substratos devem ser suficientemente porosos para possibilitar uma boa aeração para a estaca, pois o oxigênio é indispensável para a respiração das raízes que surgem, e ao mesmo tempo armazenar uma certa quantidade de água, suficiente para o desenvolvimento inicial da muda e permitir a sobrevivência do vegetal.

Pesquisas relacionadas com o manejo de irrigação determinam a quantidade apropriada para fornecer a cada planta, levando em consideração alguns parâmetros como a tensão de água no solo, com o intuito de equilibrar o sistema, pois irrigações com baixos teores de água resultam em perda de produtividade, ao passo que, irrigações excessivas tendem a interferir na qualidade das flores (FARIAS, 2005).

Do ponto de vista de produtos de melhor qualidade, aumento da produtividade e da renda do produtor, as técnicas de manejos de irrigação, implementadas adequadamente junto com o cultivo em casa de vegetação tendem a melhorar esses fatores, além de controlar a demanda na época produtiva (LIMA, 2012). Embora, tem-se observado nos últimos anos no Brasil, um aumento na demanda por espécies ornamentais de pimenta, poucos tem sido os estudados com relação a sua produção e manejo.

(4)

Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a produção e desenvolvimento radicular da pimenta cv ‘Hot pepper Octopus’, sob diferentes condições hídricas.

2 METODOLOGIA

O experimento foi conduzido em casa de vegetação, da Universidade Federal do Pampa, no município de Alegrete/RS, localizada nas seguintes coordenadas: latitude: 29º 47’, longitude: 55º 46’ e altitude de 91m. A mesma possui dimensões de 7 x 15m, cobertura convencional plástica e está orientada no sentido leste-oeste, as bancadas no seu interior contendo as unidades experimentais possuem a mesma orientação. A cultura utilizada foi a pimenta do gênero Capsicumfrutescens, conhecida como pimenta Espaguetinho Ornamental. O experimento teve início no mês de fevereiro do ano 2015.

As sementes da espécie “Hot peper Octopus” foram semeadas no dia 11 de fevereiro de 2015. As mesmas foram dispostas em bandejas de isopor contendo substrato comercial Plantmax. A germinação ocorreu, três semanas após a semeadura.

Aos 41 dias após a semeadura, quando as mudas apresentaram três folhas definidas, procedeu-se o transplante de uma muda por vaso. Utilizou-se vasos, com dimensões do diâmetro superior, diâmetro inferior e altura de:11x9,5 x 11 cm, respectivamente.

Os vasos foram preenchidos coma mistura de casca de arroz e húmus de minhoca, na proporção de 1:1.Para esta mistura foram determinadas as seguintes características físico-hídricas: espaço de aeração, densidade do substrato, relação volume de poros/volume de sólidos e capacidade de retenção de água do vaso,de acordo com a metodologia de Kämpf et al. (2006).

O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos de irrigação e,seis repetições. Os tratamentos foram: 50, 40, 30 e 20% da capacidade de retenção de água do vaso (CV).As irrigações foram realizadas em intervalos de 2 ou 3 dias, através de um sistema de irrigação, tipo gotejamento.

A determinação do consumo de água foi baseada na equação do balanço hídrico, descrita por THORNTHWAITE e MATHER (1955), expressão 1.

D I M M ETr L i i L i i    

   1 1 1 (1)

Onde: ETr é a evapotranspiração real da planta em vaso, no início do intervalo de tempo ∆t; Mi é a massa de substrato e água contida no vaso, no início do intervalo de tempo (∆t) considerado; Mi+1 é a massa de substrato e água remanescente no final do intervalo de tempo (∆t) considerado; I

(5)

é a irrigação aplicada no vaso no intervalo de tempo ∆t e D é a percolação (ou drenagem) que eventualmente possa ocorrer no mesmo intervalo de tempo ∆t. A variação do acondicionamento de água no vaso (Mi – Mi+1) foi obtida por meio da pesagem dos vasos, em balança com precisão de 0,01g.

Os componentes de produtividade avaliados foram: número e diâmetros de frutos. Avaliou-se, também a evolução da biomassa seca do sistema radicular (g) por meio da retirada da planta inteira do vaso, sem danificar as raízes.A determinação da matéria seca foi realizada em duas diferentes épocas de desenvolvimento da cultura, sendo destruído um vaso de cada tratamento. A primeira destruição foi executada aos 104 dias após transplante (DAT)e a segunda aos 120 DAT. As plantas foram secas em estufa a 105ºC por 72 horas.

Os resultados foram submetidos àanálise de variância e, posterior comparação das médias pelo teste de tukey em 5% deprobabilidade de erro.

3 RESULTADOS

Na tabela 1 são apresentadas as características físico-hídricas do substrato formado por casca de arroz e húmus de minhoca. A densidade encontrada de 435,2 g.l-1 é apropriada, uma vez que segundo Bunt (1973), o ideal é que a densidade dos substratos esteja entre 400 e 500 g.l-1, para garantir a estabilidade do recipiente. O espaço de aeração da mistura, de 40%, é satisfatório, conforme Penningsfeld (1983). Este coloca que o espaço ideal deve estar próximo de 30%. Entretanto, a relação volume de poros/volume de sólidos de 2,44 está acima da ideal, segundo Kämpf et al. (2006), o solo agrícola ideal é formado por 50% de sólidos e 50% de poros, ou seja, com relação igual a 1.Entretanto, em matérias-primas indicadas para uso na composição de substratos, a relação volume de poros/volume de sólidos encontra-se, geralmente, acima de 3 (Kämpf et al., 2006).Já o valor encontrado dacapacidade de retenção de água pelo substrato, de 0,35 m3.m-3, está dentro da faixa considerada ideal por De Boodt&Verdonck (1972) que é de 0,24 a 0,40 m3.m-3.Com base nestes dados, pode-se afirmar que o substrato pode ser utilizado para o cultivo de plantas ornamentais.

(6)

Tabela 1- Valores de espaço de aeração (EA), densidade de substrato (DS), relação volume de poros por volume de sólidos (P/S) e capacidade de retenção de água (CV) do substrato utilizado no cultivo da pimenta cv ‘Hot pepper Octopus’.

EA(%)1 DS(g.l-1)2 P/S3 CV (m3.m-3)4

40,00 435,20 2,44 0,35

1 EA= espaço de aeração; 2DS=densidade do substrato; 3P/S= relação volume de poros/volume de sólidos;4CV=

capacidade de retenção de água.

Nota-se, na Tabela 2, que o maior consumo de água ocorreu nas plantas submetidas à lâminas com reposição de 40 % da CV, entretanto, este consumo não diferiu estatisticamente das doses com 50 e 30 % da CV. Ainda, para as plantas submetidas à lâminas de 40 % da CV observou-se os maiores diâmetros do fruto, no entanto esta não diferiu das demais estratégias de irrigação. Já para o número de frutos, o maior valor (39) ocorreu à dose de irrigação referente a 30% da CV, diferindo significativamente das demais. Estes resultados corroboram com Girardi et al. (2012), estes, avaliando a influência de diferentes limites dedisponibilidade hídrica sobre parâmetros de produção de gipsófila, observaram que não houve diferença significativa entre os tratamentos nos componentes de produção avaliados.

Tabela 2 - Valores médios de consumo hídrico, diâmetro de fruto e número total de fruto por planta da cultura da pimenta, submetida a diferentes disponibilidades hídricas.

Lâmina de irrigação (% CV) Consumo (mm/dia-1) Diâmetro fruto (mm) Número de frutos 50% 0,86 ab 5,03 a 21 b 40% 0,93 a 5,33 a 27 b 30% 0,78 ab 4,65 a 39 a 20% 0,6 b 4,62 a 20 b

Para ambas as épocas de destruição, o comportamento da umidade do sistema radicular (g de água.g seca de planta-1) manteve-se constante, como os valores decrescendo da lâmina de 50% da CV à 20% da CV (Figura 1).

(7)

Figura 1 – Umidade do sistema radicular para as diferentes lâminas de irrigação.

4 CONCLUSÃO

A partir dos resultados observados e da metodologia seguida conclui-se que:

As plantas, de pimenta, submetidas a condições de déficit hídrico, apresentaram maior número total de fruto, com diferença significativa para as demais doses de irrigação.

A pimenta cv"Hot peper Octopus”, adapta-se à condições de déficit hídrico, uma vez que estes tratamentos apresentaram produtos que se enquadram nos padrões de qualidade comerciais.

REFERÊNCIAS

ANDRIOLO, J.L.; DUARTE, T. S.; LUDKE, .L.; SKREBSKY, E.C. Caracterização e avaliação de substratos para o cultivo do tomateiro fora do solo. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 17, n. 3, p. 215-219, novembro 1999.

BACKES, C. et al. Produção de pimenta ornamental em função de substratos e doses de adubação com fertilizantes de liberação lenta e tradicional. Scientia Agraria Paranaensis. V.6, n. 1-2, p. 67-76. 2007.

BELLÉ, S. Uso da turfa "Lagoa dos Patos" (Viamão/RS) como substrato hortícola. Porto Alegre, 1990. 143p. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) – Programa de Pós-graduação em Agronomia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1990.

0.00 1.00 2.00 3.00 4.00 5.00 50 40 30 20 U m id ad e d o s is te m a ra d ic u la r (g d e águ a. g se ca d a p la n ta ¯¹ ) Lâminas de irrigação (% CV) 1ª destruição 2ª destruição

(8)

BUNT, A.C. Principles of nutrition Media and mixes for container grown plants.London: Unwin and Hyman, 1988. Cap.4. 309 p.

DE BOODT, M; VERDONCK, O. The physical properties of the substrates in horticulture.ActaHorticulturae, Wageningen, v.26, p.37-44, 1972.

DIAS, M.A.; LOPES, J.C.; CORRÊA, N.B.; DIAS, D.C.F.S. Germinação de sementes e desenvolvimento de plantas de pimenta malagueta em função do substrato e da lâmina de água. RevistaBrasileira de Sementes, v.30, p.115-121, 2008.

FARIAS, M.F.; SAAD, J.C. Crescimento e qualidade de crisântemo cultivado em vaso sob ambiente protegido. Horticultura Brasileira, Campinas, v.23, n.3, p.740-742. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000300010>. Acesso em: 22 de Abril de 2015.

GIRARDI, L. B.; PEITER, M. X.; BELLÉ, R. A.; BACKES, F. A. A.; SOARES, F. C.; VALMORBIDA, I. Disponibilidade hídrica e seus efeitos sobre o desenvolvimentoradicular e a produção de gipsofila envasada em ambienteprotegido. Irriga, Botucatu, v. 17, n., p. 501 - 509, outubro - dezembro, 2012.

HAYNES, R.J.; GOH, K.M. Evalutaion of potting media for comenrcial nursery production of container-grown plants: IV – physical properties of a range amendment peat-based media.JournalofAgriculturalResearch, New Zeland, n.21, p.449-456, 1978.

KAMPF, A.N. et al. Floricultura: técnicas de preparo de substratos. Brasília: LK, 2006. 132p. LIMA, E.M.D.C. Manejo de irrigação da pimenta Cayenne cultivada em ambiente protegido. – Lavras: UFLA, 2012. 83p.:il.

LIMA, E.M.D.C. Manejo de irrigação da pimenta Cayenne cultivada em ambiente protegido. –Lavras: UFLA, 2012. 83p.:il.

LORENZO, P. SANT, M. D. Effects of physical media properties on Codiaeumvariegatum rooting response. ActaHorticulturae, Angers, v. 126, p. 293, 1981.

MACIEL, A.L.D.R.; SILVA, A.B.D.; PASQUAL, M. Aclimatação de plantas de violeta (saintpauliaionanthawendl) obtidas in vitro: efeitos do substrato. Ciênc. agrotec., Lavras, v.24, n.1, p.9-12, jan./mar., 2000.

(9)

PENNINGSFELD, F. Kultursubstrate fur den gartenbau, besonders in Deutschland einKritischerUberblick. PlantandSoil, The Hague, v.75, p.269-281, 1983.

PETRY, C. org. (2000). Plantas Ornamentais. Passo Fundo, UPF.

POULOS, J.M. Pepper Breeding (Capsicum spp.): achievements, challenges and possibilities. PlantBreeding Abstracts, 64: no 2, 144-155, 1994.

THORNTHWAITE, C. W. & MATHER, J. R. The water balance. Publications in Climatology, New Jersey, Drexel Inst. of Technology, 1955. 104p.

VERDONCK O; VLEESCHAUWER D; DE BOODT M. 1981. The influence of the substrate to plant growth.ActaHorticulturae 126: 251-258.

WENDLING, I. et al. Substratos, Adubação e Irrigação na Produção de Mudas.Viçosa, 2002. WILSON GCS. 1983. Use of vermiculite as a growth medium for tomatoes. ctaHorticulturae 150: 283-288.

Imagem

Tabela  2  -  Valores  médios  de  consumo  hídrico,  diâmetro  de  fruto  e  número  total  de  fruto  por  planta  da  cultura  da  pimenta, submetida a diferentes disponibilidades hídricas
Figura  1 – Umidade do sistema radicular para as diferentes lâminas de irrigação.

Referências

Documentos relacionados

Sabendo-se do insulamento histórico – e, em larga medida, visto como legítimo – da diplomacia brasileira (Lima 2005), fica a seguinte questão: como é possível entender o

3.2.4 Intervenção 4 O propósito agora era continuar o processo de produção textual, iniciado na primeira intervenção e verificar se melhorou a motivação dos alunos em relação

Como o ensino superior em tempos idos era oferecido quase que totalitariamente por instituições públicas, e não havia condições para atender o contingente de

Pela análise da fase líquida, o tratamento com ácido concentrado foi seletivo para a hidrólise da fração celulósica e a solubilização de glicose (62%

Ao partirmos da premissa de que as organizações encontraram nas ações de responsabilidade social e sustentabilidade uma alternativa de diferenciação e criação de valor, além

Our previous experience of using CWPO for phenolic wastewater with carbon black catalysts [ 40 ], with a comprehensive kinetic model that describes the oxidation and mineralization

No caso de continuidade do projeto ou manutenção das atividades que geraram a criação da(s) vaga(s) por prazo determinado, o candidato admitido poderá ter seu

Desde então, vários autores deram o seu contributo, uns convergindo outros divergindo, contudo, apesar de mais de 20 anos de discurso académico e de gestão sobre o