• Nenhum resultado encontrado

Regulamento Atividades Complementares Enfermagem DEZ 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Regulamento Atividades Complementares Enfermagem DEZ 2017"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

REITORIA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

DIREÇÃO GERAL CAMPUS SÃO GONÇALO

DIREÇÃO ACADÊMICA CAMPUS SÃO GONÇALO

GESTÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM

CURSO DE ENFERMAGEM

(2)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

APÊNDICE C – RESOLUÇÃO Nº 2 DE 21 DEZEMBRO 2017 – COLEGIADO DE CURSO

RESOLUÇÃO, Nº. 02 de 21 de dezembro de 2017.

EMENTA: Estabelece as normas para Operacionalização das Atividades Complementares do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIVERSO/CAMPUS SÃO GONÇALO.

O Gestor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira – Campus São Gonçalo, faz saber que o Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem, usando das atribuições que lhe confere o Art. 3º, inciso IV, do Regimento Interno do Curso.

RESOLVE:

Art. 1º – As Atividades Complementares (AC) do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIVERSO – Campus São Gonçalo, são entendidas como componentes curriculares obrigatórios, vinculadas à Gestão do Curso, que possibilitam a permanente e contextualizada atualização profissional e estão distribuídas nos seguintes grupos: Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração.

(3)

período deverá ter realizado no mínimo de 30 horas; ao final do sexto período deverá ter realizado no mínimo de 15 horas; ao final do sétimo período deverá ter realizado no mínimo de 30 horas; ao final do oitavo período deverá ter realizado no mínimo de 15 horas; Totalizando um mínimo de 150 horas de Atividades Complementares.

§ 2º. - O aproveitamento da carga horária de AC, obrigatoriamente, será validado atendendo a sua proporcionalidade: CH igual ou inferior a 20 horas – 100% da CHT de AC; CH superior a 20 horas – será designado 20 horas de CHT de AC; CH relacionado a estágio não obrigatório – será correspondente a 10% da CHT de AC.

§ 3º. - Caberá ao Gestor de Curso, validar a carga horária anexada pelo discente via aplicativo MEU UNIVERSO oriundas de atividades internas e/ ou externas, através de fotografia digital visível, mediante os critérios de proporcionalidade estabelecidos para cada subgrupo.

Art. 3º - Para a integralização da carga horária referente às AC (150 horas) os alunos deverão participar de atividades relacionadas, preferencialmente, aos quatro grupos citados no Art. 1º.

Parágrafo Único: Não serão atribuídas nota e frequência para as AC, sendo somente a carga horária que será registrada no histórico escolar do discente.

Art. 4º - As AC não serão consideradas para fins de Cálculo de Coeficiente de Rendimento (CR), podendo constar em seu histórico escolar o termo APROVADO. As atividades Complementares fazem parte do rol de obrigações do discente, sendo um componente curricular obrigatório.

Art. 5º - Compete ao Gestor do Curso a orientação, supervisão, conferência e a validação das AC. E quando necessário, pelo Colegiado, pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e pelas demais instâncias acadêmicas da instituição.

(4)

um protocolo de Recurso Acadêmico via secretaria do Campus, e anexar as cópias de seus comprovantes.

Art. 7º - A conferência e a validação, via protocolo on-line ou via protocolo de recurso acadêmico da carga horária das AC do discente, é de responsabilidade do Gestor do Curso de Graduação, que possui prazo de até 30 dias.

Art. 8º - Atividades Complementares de Ensino: Estas são distribuídas em seis subgrupos:

I - Participação em Programa de Monitoria e Iniciação à Docência, em disciplinas que integram o currículo do Curso – 30 horas ou acima, aproveitamento de 30 horas.

II Participação em Projetos de Desenvolvimento Acadêmico Cumunitário -20 horas ou acima, aproveitamento de -20 horas.

III - Participação como palestrante em atividades de divulgação técnico-científica, aproveitamento de até 30 horas.

IV - Participação como ouvinte em cursos e eventos como Semana Acadêmica, Semana de Monitoria, Semana de Extensão, Semana Científica da UNIVERSO, e outras – abaixo de 20 horas, carga horária variável, aproveitamento de 100%.

V - Realização de estágios curriculares não-obrigatórios em unidades conveniadas com a UNIVERSO e em Instituições Públicas de Saúde de outros municípios, referenciadas pelo Colegiado do Curso – 300 horas ou acima, aproveitamento de 30 horas; 200 horas ou acima, aproveitamento de 20 horas; 100 horas ou acima, aproveitamento de 10 horas.

VI - Participação em Atividades Culturais voltadas para o ensino, como visitas técnicas e culturais, aproveitamento de até 6h, seguido de relatório sob supervisão docente.

Art. 9º - Atividades Complementares de Pesquisa: Estão distribuídas em cinco subgrupos:

(5)

aproveitamento de 20 horas; 100 horas ou acima, aproveitamento de 10 horas.

II - Participação em Núcleos / Grupos de Pesquisa da UNIVERSO e demais Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa – 300 horas ou acima, aproveitamento de 30 horas; 200 horas ou acima, aproveitamento de 20 horas; 100 horas ou acima, aproveitamento de 10 horas.

III - Publicação de artigos em periódicos científicos indexados nacional e internacionalmente, aproveitamento de 30 horas.

IV - Publicação de resumos ampliados e simples em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, aproveitamento de 10 horas e 5 horas, respectivamente.

V - Apresentação de trabalhos (modalidades: Pôster/ Comunicação Oral) em eventos científicos na qualidade de autor relator ou autor e/ou co-autor, aproveitamento de 30 horas ou 20 horas, respectivamente.

Art. 10º - Atividades Complementares de Extensão: Estão distribuídas em cinco subgrupos:

I - Participação em Projetos de Extensão cadastrados na PROEX – 300 horas ou acima, aproveitamento de 30 horas; 200 horas ou acima, aproveitamento de 20 horas; 100 horas ou acima, aproveitamento de 10 horas.

II - Participação do discente em Projetos de parceria entre os governos (federal, estadual ou municipal) e a Universidade como exemplo: Universidade Solidária, VER-SUS, Rondon Nacional – 300 horas ou acima, aproveitamento de 30 horas; 200 horas ou acima, aproveitamento de 20 horas; 100 horas ou acima, aproveitamento de 10 horas.

III - Participação como ouvinte em seminários, palestras, congressos, conferências, encontros e cursos de atualização e similares externos a UNIVERSO – abaixo de 100 horas, carga horária variável, aproveitamento de 100%. No certificado de cursos online deverá ter código verificador, CNPJ da empresa, assinatura com COREN legível (sob avaliação do gestor de curso).

(6)

V - Participação em atividades culturais voltadas para o ensino, como visitas técnicas e culturais, aproveitamento de 6h.

Art.11º - Atividades Complementares Acadêmico-Administrativas: Estas são distribuídas em três subgrupos:

I - Participação como representante estudantil nos Colegiados do Curso e da Unidade, nas Plenárias ou nos Colegiados Superiores (CEP, CONSEPE), nos Diretórios Acadêmicos (DCE e do curso) e em outros de ordem acadêmica e administrativa – 300 horas ou acima, aproveitamento de 30 horas; 200 horas ou acima, aproveitamento de 20 horas; 100 horas ou acima, aproveitamento de 10horas.

II - Participação como membro de comissões de processos eleitorais, sindicância, planejamento e operacionalização de eventos e atividades oficiais do curso de Enfermagem da UNIVERSO – abaixo de 100 horas, carga horária variável, aproveitamento de 100%.

Parágrafo Único: Caso a carga horária referente ao subgrupo II ultrapasse 100 horas, aproveitamento de 30 horas.

III – Participação como membro eleito, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Diretório Acadêmico do curso de enfermagem – 300 horas ou acima, aproveitamento de 30 horas; 200 horas ou acima, aproveitamento de 20 horas; 100 horas ou acima, aproveitamento de 10 horas.

Art. 12º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Profo MsC EDMAR JORGE FEIJÓ

Gestor do Curso de Graduação em Enfermagem

CRITÉRIOS DE VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSO – CAMPUS SÃO GONÇALO/RJ

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – ENSINO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR CHT CH

(7)

Monitoria

Iniciação à Docência

Superior ou

igual 100 horas* 30 horas II Participação em Programas de Assistência Estudante

Comunidade

III Palestrante em Atividades de Divulgação Técnico -Cientifícas

Independente Até 4 horas

Participação em Semanas da UNIVERSO

Ouvinte em Semana

Acadêmica/ de Monitoria/ Semana de Extensão/ Semana Científica e de Gerência/ Semana de Educação/ Outras

Inferior 100 horas

Até 20 horas Variável 100%

V Realização de Estágios

Estágios Curriculares Não-obrigatórios em Instituições conveniadas com a UNIVERSO

com relatório trimestral

Superior ou igual 300 horas* Superior ou

igual 200

horas** Superior ou igual 100 horas*** Inferior 100 horas

30 horas

20 horas

10 horas

Variável 100%

IV Participação em visitas técnicas e culturais voltadas

para o ensino

Independente Até 6 horas

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – PESQUISA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR CHT CH

APROVEITADA I Participação em Programas de Pesquisa

(8)

Científica (PIBIC/FAPERJ /CNPq)

Iniciação em Projetos de Pesquisa

Participação em Núcleos / Grupos de Pesquisa

igual 300 horas* Superior ou

igual 200

horas** Superior ou igual 100 horas*** Inferior 100 horas

20 horas

10 horas

Variável100%

II Publicação Científica

III Artigos em Periódicos Científicos

Resumos Ampliados em Anais de Eventos Científicos

Resumos Ampliados em Anais de Eventos Científicos

Independente Independente Independente 30 horas 20 horas 20 horas

III Apresentação de Trabalhos

Apresentação de trabalhos em eventos científicos (relator)

Independente 30 horas

Apresentação de trabalhos em eventos científicos (autor/ co-autor)

Independente 20 horas

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – EXTENSÃO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR CHT CH

APROVEITADA

I Participação em Projeto de Extensão/ PROEX

Projeto de Extensão

Iniciação em Projeto de Extensão

Superior ou igual 300 horas* Superior ou

igual 200

horas** Superior ou igual 100 horas*** Inferior 100 horas

30 horas

20 horas

10 horas

Variável 100%

(9)

Projetos de Parceria entre Governo e UNIVERSO (Universidade Solidária/ VER-SUS/ Rondon Nacional)

igual 300 horas* Superior ou

igual 200

horas** Superior ou igual 100 horas*** Inferior 100horas

20 horas

10 horas

Variável 100%

III Participação em cursos e eventos científicos externos à UNIVERSO

Seminários/ Encontros/ Congressos/ Simpósios/ Workshops/ Palestras e Conferências

Cursos de Atualização e similares

Inferior 100 horas**

Variável 100%

IV Participação em campanhas de promoção e prevenção da saúde

Independente Variável 100%

V Participação em atividades culturais voltadas para a extensão

Independente Variável 100%

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – ADMINISTRATIVAS ATIVIDADE COMPLEMENTAR CHT CH

APROVEITADA

I Participação como Representante Estudantil

Conselhos Superiores da UNIVERSO

Diretório Central dos Estudantes (DCE)

Diretório do Curso (DC)

Superior ou igual 300 horas* Superior ou

igual 200

horas** Superior ou igual 100 horas*** Inferior 100 horas

30 horas

20 horas

10 horas

Variável100%

(10)

Comissões de processos eleitorais, sindicância,

planejamento e

operacionalização de eventos e atividades oficiais

Independe

30 horas

Variável 100%

Participação Como Membro Eleito dos Diretórios da UFF (Diretoria)

III Diretório Central dos Estudantes (DCE)

Diretório do Curso (DC)

Superior ou igual 300 horas* Superior ou

igual 200

horas** Superior ou igual 100 horas*** Inferior 100horas

30 horas

* O APROVEITAMENTO DA CARGA HORÁRIA DESTAS ATIVIDADES SERÁ DE 50% DO TOTAL DA CARGA HORÁRIA DE AC A SER CUMPRIDA (AC = 130 HORAS)

** O APROVEITAMENTO DA CARGA HORÁRIA DESTAS ATIVIDADES SERÁ DE 25% DO TOTAL DA CARGA HORÁRIA DE AC A SER CUMPRIDA (AC = 130 HORAS)

*** O APROVEITAMENTO DA CARGA HORÁRIA DESTAS ATIVIDADES SERÁ DE 10% DO TOTAL DA CARGA HORÁRIA DE AC A SER CUMPRIDA (AC = 130 HORAS)

Prof MsC EDMAR JORGE FEIJÓ

Referências

Documentos relacionados

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Temos que a fun¸ c˜ ao f ´ e mensur´ avel, sendo um limite pontual de fun¸ c˜ oes

Nos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, a admissão de um novo elemento (aspirante), é um “contrato” celebrado entre o movimento escutista e a família do novo

Consulte a linha completa de Emissores Somfy na página nº 192 Motores Tube 35mm.. Consulte a linha completa de Motores Tube na página

Finalmente, no caso das carnes, a tarifa média caiu de 24,72% para 1,70% ao final do acordo, com variações a depender do país: enquanto exportadores chineses precisarão arcar

Porém, desde o filme “Cidade de Deus”, a mistura de ficção com verdade se estendeu aos filmes comercializáveis, com certa aprovação da

Por exemplo: quando você tem a impressão de que alguém quer deixar o sistema, você testa isso deixando essa pessoa dar uns passos para a frente e então pedindo a ela que diga se

Para conseguir gerar previsão da variável da velocidade do vento por métodos estatísticos, se faz necessária uma boa base de dados para que seja possível encontrar o modelo de