• Nenhum resultado encontrado

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

O Prêmio ArcelorMittal

de Meio Ambiente

Entender como as coisas funcionam é um impulso natural para nós, humanos. Esse estímulo nos acompanha desde o nosso nascimento como indivíduos, na condição de uma espécie capaz de pensar, criar e produzir.

A curiosidade é apenas o primeiro degrau de uma longa escada rumo à inovação, ao desenvolvimento e à sustentabilidade. A busca por so-luções para os desafios do dia a dia também requer imaginação, ex-perimentação e raciocínio, princípios que sintetizam o pensamento científico.

A ArcelorMittal acredita que esse é um fator decisivo para o desenvol-vimento sustentável e considera fundamental estimular a ciência ainda na infância. Atualmente, esse é o fio condutor do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, iniciativa da Fundação ArcelorMittal voltada para a conscientização ambiental de estudantes do Ensino Fundamental e de filhos de empregados.

Esse formato estimula a realização de atividades investigativas, visan-do à formação de cidadãos mais críticos, questionavisan-dores e aptos a buscar respostas e soluções. Integra-se a um movimento global de fomento à ciência, tecnologia, engenharia e matemática — STEM, na sigla em inglês —, o qual também orienta a estratégia de investimento social da ArcelorMittal em âmbito mundial.

A proposta valoriza e dá mais autonomia e responsabilidades ao edu-cador. É dele o papel de protagonista e incentivador da ciência entre os alunos. Em vez de avaliar trabalhos individualmente, serão premiadas iniciativas coletivas que tragam saídas viáveis para problemas ambien-tais, a partir de um tema anual.

Ao estimular a prática científica entre crianças e adolescentes, o Prê-mio ArcelorMittal de Meio Ambiente busca contribuir para a formação de uma sociedade que compreende o mundo que a circunda e interage com ele, aliando educação e sustentabilidade.

“A formulação de um problema é muitas vezes mais importante do que a sua solução (...). Levantar novas questões e novas possibilidades, considerar antigos problemas por um novo ângulo requer imaginação criativa e marca o avanço real na ciência.”

(3)

Como funciona o Prêmio

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente in-centiva a realização de projetos desenvolvidos por equipes de professores e alunos formadas nas es-colas. A partir de um tema definido a cada ano, a comunidade escolar é convidada a desenvolver trabalhos colaborativos e multidisciplinares, que concorrerão a prêmios.

1. Objetivo

Promover a conscientização ambiental dos estudantes das comunidades de atuação da ArcelorMittal / Belgo Bekaert e filhos de empre-gados das empresas, de forma a contribuir para a valorização e preservação do meio ambiente.

2. Público-alvo e categorias

a) CIENTISTA MIRIM: professores e alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A categoria é subdividida em Cientista Mirim I (1º ao 3º ano) e Cientista Mirim II (4º e 5º anos);

b) CIENTISTA JOVEM: professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A categoria é subdividida em Cientista Jovem I (6º e 7º anos) e Cientista Jovem II (8º e 9º anos).

3. Etapas

a) 1ª: Etapa Escola; b) 2ª: Etapa Local; c) 3ª: Etapa Nacional.

4. Critérios para participação

a) Cada projeto pode ter até quatro professo-res participantes, que devem optar por uma das categorias para submeter seu projeto ao concurso, de acordo com a idade dos alunos envolvidos;

b) A escola pode encaminhar para a Etapa Local

até quatro projetos para representá-la, sendo um de cada categoria;

c) O projeto deve ser uma iniciativa idealizada por um ou mais professores e executada com os alunos, podendo envolver turmas completas ou apenas parte dos alunos;

d) O projeto deve estar embasado no tema do ano e ser executado durante o período de de-senvolvimento do tema na escola;

e) O projeto deve ser preenchido em um formu-lário padrão, fornecido pela ArcelorMittal, e enviado para a unidade local da ArcelorMittal / Belgo Bekaert por meio eletrônico ou físico;

f) A escola deve preencher um relatório de par-ticipação, de acordo com modelo disponibiliza-do pela ArcelorMittal. Deve ser enviadisponibiliza-do para a unidade local da ArcelorMittal / Belgo Bekaert junto com os projetos selecionados pela escola para participação na 2ª Etapa.

5. Critérios de avaliação

›› ADEQUAÇÃO AO TEMA

O projeto trata de um assunto alinhado ao tema do ano? As questões ambientais e relacionadas com a sustentabilidade foram contempladas no projeto?

›› CRIATIVIDADE

O projeto apresenta elementos inovadores nos materiais utilizados, na metodologia empregada ou na maneira de apresentá-lo?

›› RESULTADOS

Quais foram os resultados do projeto e seus im-pactos na escola, nos alunos e na comunidade? Os resultados alcançados estão coerentes com o objetivo proposto pelo projeto?

›› CLAREZA NA APRESENTAÇÃO

A questão identificada para trabalhar com os alunos, o objetivo do projeto e as etapas reali-zadas foram claramente explicitados? O forma-to de apresentação do projeforma-to possibilita com-preender seus resultados?

›› FUTURO DO PROJETO

O projeto apresenta planos de continuidade e desenvolvimento futuro? A metodologia utili-zada pode ser replicada por outros professores?

6. Premiação

a) Na 1ª etapa, é opcional à escola premiar os me-lhores projetos;

b) Na 2ª Etapa, a unidade local da ArcelorMittal / Belgo Bekaert premiará os professores vence-dores de cada categoria e presenteará os res-pectivos alunos com uma lembrança pela par-ticipação, conforme critério estabelecido por cada unidade;

c) Na 3ª Etapa, a Fundação ArcelorMittal premiará os professores vencedores de cada categoria e concederá uma premiação coletiva aos respec-tivos alunos.

O regulamento completo do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente está disponível no site

www.arcelormittalciencias.net

(4)

A elaboração e o desenvolvimento de proje-tos constituem uma trilha instigante que envolve a proposta de investigações, as quais vão construir uma história com começo, meio e fim. Existe a pos-sibilidade de propormos vários formatos de proje-tos, que vão contar histórias diferentes sobre um mesmo tema geral.

Sabemos que muitas escolas já trabalham com projetos e possuem sua maneira de registrar suas histórias. Assim, este material tem o objetivo de ni-velar o conhecimento sobre as principais etapas de um projeto entre todas as escolas participantes do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente.

Como primeiro passo na definição do projeto a ser desenvolvido com os estudantes, é preciso es-colher um tema e selecionar um formato para con-tar a história da melhor maneira possível.

Existem muitas possibilidades de formatos que podem ser usados para os projetos, e alguns deles podem ser mais apropriados para turmas de idades diferentes.

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Funda-mental, a construção de colagens ou a decoração de uma sala ambiente com o tema pode ser uma alternativa interessante.

Já alunos do 4º e 5º anos podem desenvolver um projeto que envolva um experimento ou ma-quete que utilize materiais simples e acessíveis.

As turmas do 6º ao 9º ano podem trabalhar com o tema na perspectiva da inovação. Os alunos podem ser convidados a desenvolver um projeto usando materiais facilmente acessíveis, no qual irão:

= demonstrar um princípio científico (um experi-mento);

= construir algo que apresente vantagens em ter-mos ambientais (um protótipo de algo usando materiais reciclados);

= resolver um problema de maneira diferente do que já existe (protótipo);

= aplicar uma ideia interessante no seu ambiente (casa, escola).

O projeto não precisa ser 100% inédito. O im-portante é que o aluno:

= diga onde encontrou a ideia original (atribua crédito às suas fontes);

=conte como modificou a ideia e tornou-a sua;

=explique como a ideia funciona e que vantagens e dificuldades apresenta.

A proposta é mostrar que a inovação é um pro-cesso incremental, que se desenvolve colaborati-vamente, aos poucos e com base no trabalho de outros.

Neste texto, você encontrará questões relevan-tes para ajudar a pensar na construção de um am-biente escolar que favoreça a construção de uma mostra de projetos. Discutiremos o que é um pro-jeto, destacando aspectos a serem considerados para a sua elaboração, com foco na compreensão, e o que podemos aprender com eles. A seguir, lista-mos etapas importantes desde a concepção de um bom projeto até a sua exposição em uma mostra.

Por fim, apresentamos sugestões de páginas na internet, artigos e livros interessantes sobre o trabalho com projetos e formas de socialização de-les, como nas feiras de ciências, mostras culturais, mostra do conhecimento etc.

Você já pensou na

palavra PROJETO?

Para muitos autores, a palavra projeto vem do latim projectus e significa algo lançado para a frente. Ter uma ideia, lançá-la e construir o cami-nho para que ela se concretize e uma história seja contada.

Há várias maneiras de se utilizar projetos na escola. Em qualquer caso, o importante é que eles tenham como objetivo principal promover a

Aprender com

projetos de trabalho

{

TEMA

+

FORMATO

=

PROJETO

Por Alfredo Luis Mateus e Andréa Horta Machado

Professores do Colégio Técnico

da UFMG, com experiência na

formação de professores, na

elaboração de material didático e

(5)

aprendizagem de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e ampliar a formação dos sujeitos en-volvidos. Vários autores vêm pesquisando a apren-dizagem baseada em projetos.

Em seu livro Transgressão e Mudança na Edu-cação, o Professor Fernando Hernández defende o uso do termo “PROJETO DE TRABALHO” para co-nectar a questão de dar forma a uma ideia com a questão da aprendizagem. Assim, no trabalho com projetos, pretende-se que os estudantes estejam envolvidos com aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a compreender.

Nesse sentido, os projetos de trabalho incluem o conhecimento e problemas que, em geral, estão fora da sala de aula tradicional e vão além do que se aborda no currículo escolar.

O que podemos aprender

fazendo projetos?

Ao fazer um projeto, toda a comunidade esco-lar é envolvida no aprendizado. Os alunos podem aprender no processo de ter uma ideia, pensar em uma pergunta, identificar um problema, pesquisar, produzir textos, levantar dúvidas, elaborar rela-ções que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções do conhecimento.

Os professores, ao interagirem com as ques-tões trazidas pelos alunos, deslocam-se para um lugar novo. Saem um pouco do papel de transmis-sores de informações e criam oportunidades para mediar as interações dos alunos com os caminhos necessários para a execução do projeto.

Todos aprenderão ao trabalhar JUNTOS, de-senvolvendo um trabalho colaborativo.

Outra dimensão importante é a aprendizagem que vem da interação da escola com a comunida-de. Nesse tipo de trabalho, são criadas situações nas quais as pessoas da comunidade podem co-laborar com a elaboração dos projetos e interagir durante sua apresentação.

O que é importante

para um bom PROJETO?

A receita de um bom projeto inclui muitos ingre-dientes. Podemos compartilhar um pouco de nossa experiência como professores, mas cada um no seu lugar é que vai escolher aqueles que mais dão liga para construir o projeto que está sendo pensado e

que será desenvolvido. É um processo que vai se construindo no fazer.

Em todos os projetos, o principal ingrediente é o foco na compreensão. Se não compreendemos o que estamos aprendendo ao fazê-lo, então ele não é bom.

Para que o processo de compreensão seja fa-vorecido, é importante que os alunos desenvolvam um projeto sobre algo que tenha relação com a vida deles, algo que lhes interessa. É fundamental que tenham acesso a novas possibilidades de falar so-bre um assunto.

Que etapas são importantes

para conceber e desenvolver

um bom PROJETO?

1. Motivação inicial

Para dar início à elaboração dos projetos, pode-mos dar uma parada para conversar com os alunos de forma a sensibilizá-los para o tema a ser traba-lhado em cada ano e a forma de abordar este tema. Sugerimos projetos práticos e vinculados ao coti-diano dos estudantes.

Nesse momento inicial, é importante abordar a diversidade de tipos de projetos, apresentando al-guns exemplos. O vídeo a seguir mostra o registro de vários trabalhos desenvolvidos por estudantes e apresentados em uma feira de ciências.

https://www.youtube.com/watch?v=KdVLrbisAkI

2. Sobre o que será o projeto?

Depois de mobilizados para o tema do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente e para a proposta de pensar em um projeto, os alunos podem ter um tempo para conversar sobre questões a serem es-tudadas pela turma.

Nesta etapa, o professor contribuirá na defi-nição do tema, principalmente se os alunos forem menores. Também pode propor que eles conver-sem com outras pessoas para que possam, em outro momento, identificar possibilidades de ques-tões que podem ser transformadas em projetos.

Pode-se elaborar algumas questões sobre o tema, com perguntas a serem respondidas pelo estudante no diálogo com os pais e outros adul-tos, como profissionais de áreas relacionadas com o tema escolhido.

{

{

(6)

3. Como levantar informações

sobre o tema?

Identificada a questão a se trabalhar nos proje-tos, é chegada a hora de discutir os caminhos que serão utilizados para levantar dados sobre ela. Que informações são importantes? Como obter essas informações?

Nesta etapa, as perguntas são muito importan-tes. O professor Hernándes nos ajuda a pensar al-gumas questões:

Como se produziu este fenômeno? Sempre foi assim? Como o percebiam as pessoas de outras épocas e lugares? Consideravam-no tal como nós? Como se explicam essas mudanças? Por que se considera uma determinada visão como natural? Por que se excluem outras interpreta-ções? Como este fenômeno afeta nossas vidas e de outras pessoas? (Hernández, 1998, p.28)

A essas questões, acrescentamos: que teorias científicas nos ajudam a compreender o fenôme-no? Que explicações podemos ter?

Essas e outras perguntas são cruciais para que as informações sejam obtidas. Assim, o processo de compreensão vai sendo elaborado na interação com diversas formas de olhar para uma questão.

4. Como apresentar as

informações obtidas?

Para que os estudantes possam contar a histó-ria do que foi feito ao longo do desenvolvimento do projeto, é importante que as ideias sejam orga-nizadas de forma a ter começo, meio e fim. O que cada turma vai utilizar para apresentar a história que será contada poderá variar.

Vamos supor que alguns alunos tenham pes-quisado as informações sobre o tema escolhido. Pode ser que decidam fazer uma oficina durante a mostra de projetos, para que as pessoas aprendam sobre isso. Se fizeram um experimento, podem apresentá-lo de forma interativa. Podem pensar em fazer um vídeo, um cartaz, um painel, que se-rão apresentados durante a mostra. Podem fazer uma palestra ou criar uma sala ambiente. Podem fazer uma peça de teatro ou criar uma coreogra-fia. Todas essas formas de apresentação são pos-síveis, mas, para decidir qual será a mais adequada, é preciso levar em conta os recursos disponíveis em cada escola para apoiar os estudantes,

incluin-do recursos humanos, como professores de outras áreas que possam contribuir com o projeto. Nesta etapa, o professor pode reservar um tempo em sala de aula para acompanhar o desenvolvimento das ações planejadas e sugerir caminhos.

Pode-se também organizar um tempo para que os alunos apresentem para a própria turma o que fizeram e, juntos, pensem formas de organização dos dados para apresentação à comunidade esco-lar. Neste momento, pode-se conversar sobre es-tratégias que seriam interessantes para a apresen-tação ao público na mostra de projetos.

5. É possível que a avaliação

seja parte do processo de

desenvolvimento de projetos?

A avaliação é parte integrante do processo da escola. O desenvolvimento de projetos para o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente pode ser incluído no processo de avaliação. Mas como po-demos avaliar o desenvolvimento de um projeto?

Talvez seja um bom momento para experimen-tar alguma forma nova. Quem sabe a elaboração de um portfólio, no qual o grupo vá registrando todas as etapas envolvidas no desenvolvimento do trabalho.

Em um portfólio, informações, ideias, caminhos e inspirações podem ser incluídos sob forma de fotos, imagens, desenhos, textos e rascunhos, de maneira que uma pessoa que tenha acesso a ele

UM PROJETO, MUITOS FORMATOS

OFICINA

EXPERIMENTO VÍDEO

CARTAZ PAINEL

PALESTRA SALA AMBIENTE

TEATRO

COREOGRAFIA

?

OFICINA

EXPERIMENTO VÍDEO

CARTAZ PAINEL

PALESTRA SALA AMBIENTE

TEATRO

(7)

consiga perceber o que foi mais significativo para a turma ao longo do projeto.

Os portfólios podem ser feitos de papel ou po-de-se utilizar as ferramentas disponíveis para se fazer um portfólio virtual. Exemplos dessas ferra-mentas são os blogs e wikis, muitos deles voltados para a educação e totalmente gratuitos. Na seção sobre livros e artigos interessantes, indicamos um livro que apresenta várias dessas ferramentas.

Assim, é possível avaliar o processo, e não ape-nas o produto final. Os portfólios produzidos po-dem ser parte integrante da mostra de projetos.

6. Sobre a organização da

mostra de projetos

A proposta do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é fomentar a produção e apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes sob forma de projetos. A organização do espaço para a mostra é uma tarefa que mobilizará a escola, de acordo com sua experiência na organização de eventos e atividades que envolvem a comu-nidade.

Algumas instituições realizam a mostra den-tro das próprias salas de aula dos alunos, onde eles apresentam aos familiares e à comunidade os resultados do que desenvolveram nos projetos. Mais ideias e detalhamento sobre mostras e fei-ras de ciências podem ser encontrados no site

www.arcelormittalciencias.net.

7. Como documentar o projeto

para fazer a inscrição no Prêmio

ArcelorMittal de Meio Ambiente?

É importante que os projetos sejam docu-mentados de maneira clara e resumida, para que o formulário de inscrição ao Prêmio possa ser preenchido.

Para concorrer à premiação, você deverá res-ponder às seguintes questões no formulário dispo-nibilizado pela ArcelorMittal:

›› Qual foi a questão identificada com a turma?

›› Descreva as etapas realizadas na execução do projeto.

›› Quais foram os resultados alcançados?

›› Faça a sua avaliação do processo.

›› O projeto apresenta planos de continuidade e desenvolvimento futuro?

›› A metodologia pode ser replicada?

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed,1998.

PÁGINAS NA INTERNET

Sobre feiras de ciências

www.feiradeciencias.com.br/sala01/01_02.asp

Blog escrito por Luiz Ferraz Netto, que foi juiz em dezenas de feiras de ciências. Você vai encontrar dicas de experimentos e orien-tações sobre feiras de ciências.

Sobre uso de portfólios

www.portfoliodeaprendizagem.blogspot.com.br

Blog escrito pela professora Márcia Ambró-sio, no qual compartilha experiências vividas em sua docência na UFMG e na UFOP/CEAD. Você vai encontrar muito material e referên-cias sobre o uso dos portfólios.

ARTIGOS E LIVROS INTERESSANTES

AMBRÓSIO, M. A avaliação, os registros es-colares: ressignificando os espaços educati-vos no ciclo das juventudes. Petrópolis: Vo-zes, 2015.

HERNÁNDEZ, F. e VENTURA, M. A organi-zação do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

VENTURA, Paulo Cezar Santos. Por uma pe-dagogia de projetos: uma síntese introdutória Educ. Tecnol. Belo Horizonte, v.7, n.1, p.36-41, jan./jun. 2002. Disp. em: <http://www. redepoc.com/jovensinovadores/ArtigoPaulo-Ventura.pdf>. Acesso em 22 out. 2015

O artigo aborda a questão dos projetos con-siderando três revoluções recentes: da inte-ratividade, da cognição e da gestão de redes. Essas revoluções facilitariam o desenvolvi-mento de uma cultura do aprender alicerça-da em uma pealicerça-dagogia de projetos.

(1) EINSTEIN, A.; INFELD, L. The Cambridge

(8)

www.arcelormittalciencias.net

Realização e coordenação: Fundação ArcelorMittal ›› Pesquisa e desenvolvimento: Alfredo Luis Mateus e Andréa Horta Machado ›› Design gráfico: Mondana:IB ›› Revisão: Fátima Teixeira e Liza Ayub

www.fundacaoarcelormittal.org.br

IMPRES

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Manutenção dos Monumentos é uma ferramenta de gestão e de conservação preventiva que tem os seguintes objetivos: melhorar a gestão de recursos (reduzindo custos a

As métricas por trás do Tomatometer, os seus diversos critérios de cálculo, o selo Certified Fresh, o conceito de Top Critic, como também a possibilidade que usuários cadastrados

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Especificamente as questões levantadas buscam avaliar qual o contributo das espécies mais representativas da área amostral (Bolbochenous maritimus (L.) Palla,

Predicted values were calculated by measuring the joint probability of effects on isopods’ biomass variation found for single exposures to different soil

Os doentes paliativos idosos que permanecem nas instituições privadas são encaminhados pelos hospitais em que estavam ou internados pelos próprios familiares

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais