• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO

SUPERVISIONADO

CURSO DE ENGENHARIA DE

PRODUÇÃO

(2)

CAPÍTULO I

DAS CONSIDERAÇÔES GERAIS

Art.1º - O Estágio Supervisionado é a oportunidade proporcionada pelo currículo ao aluno para que este atue em seu campo profissional, sob a supervisão de um profissional da área, em ação integrada com a Supervisão de Estágios da UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.

CAPÍTULO II

SEÇÃO I

DAS FINALIDADES

Art. 2º - O presente regulamento tem por finalidade normatizar o Estágio Supervisionado da Universidade Estácio de Sá, ao qual devem submeter-se os alunos do Cursos de Graduação em Engenharia de Produção, atendendo a carga prevista na estrutura curricular de 198 horas de acordo com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Art. 3º - A disciplina de Estágio Supervisionado tem um sentido de revisão do saber específico do curso e de suas práticas profissionais, dentro do futuro campo de atuação, com a finalidade de garantir ao egresso fundamentação consistente em relação aos conhecimentos teórico-práticos, adquiridos no decorrer do curso.

Art. 4º - O Estágio supervisionado caracteriza-se como um conjunto de atividades de aprendizagem profissional e de ensino sob a forma de ações instituídas segundo a especificidade do curso, devidamente orientadas acompanhadas e supervisionadas pela Coordenação do mesmo.

SEÇÃOII

DOS FUNDAMENTOS

(3)

Parágrafo único - O estágio deve ser considerado como o espaço ideal para o cumprimento do que determina a LDB no que diz respeito ao aprimoramento de conhecimentos e habilidades adquiridas fora do ambiente escolar, ao fortalecimento da relação teoria-prática e à valorização da pesquisa individual.

Art. 6º - Do ponto de vista educacional tem-se como uma das premissas básicas que o aluno seja construtor do seu conhecimento, aprendendo a desenvolver sua capacidade de percepção, de apreensão, de análise e a tomar decisões.

Art. 7º - A Universidade estimulará as ações que possam fortalecer a formação técnica, acadêmica, política e ética de seus estudantes, no sentido de viabilizar uma capacitação eficaz para que os mesmos possam se inserir no mercado de trabalho com competência e espírito crítico, mesmo que seja como estagiários.

Art. 8º - A Universidade respeitará as legislações específicas da profissão de engenheiro, bem como a dos respectivos órgãos fiscalizadores, como instrumentos orientadores e não como cerceadores do livre arbítrio de um estudante em tomar suas atitudes, conforme propugnado pela Constituição (Art. 5º) e pela LDB (Art. 2º).

SEÇÃO III

DAS DIRETRIZES

Art. 9º - A efetivação das parcerias com Instituições Públicas e Privadas deve objetivar o desenvolvimento de atividades de práticas profissionais pelos alunos como complemento à sua formação acadêmica.

Art. 10º - A efetivação dessas parcerias deve apoiar-se no que determina a Lei nº11788 de 25 de setembro de 2008.

Art.11 - As atitudes coibitivas ao desenvolvimento de atividades em estágios, não caracterizadas como competências profissionais, devem ser evitadas na Universidade, mesmo quando se tratar de estágios curriculares.

(4)

se caracterizem como competências profissionais regulamentadas por leis específicas.

Art.13 - O aluno deverá ser orientado e educado para compreender e decidir sobre a sua permanência ou não num determinado estágio, respeitando-se, assim, a sua tomada de decisão.

Art.14 - A indicação de professor para ser o responsável pelo acompanhamento, controle e avaliação do estágio, deverá ter como exigência o fato do professor ter formação pertinente à atividade a ser desempenhada.

CAPÍTULO III

SEÇÃO I

DAS COMPETÊNCIAS GERAIS

Art.15 - As diretrizes de estágio são da competência da Vice-reitoria de graduação.

Art.16 - As atividades administrativas oriundas da legislação de estágio serão da competência do Espaço Estágio Emprego-E3 e das Secretarias Setoriais de Alunos onde não há o E3.

Art.17 - As atividades pedagógicas, relacionadas às atividades em estágio, serão da competência do Coordenador de Curso em conjunto com o Supervisor de estágio.

Art.18 - As atividades pedagógicas a que se refere o item anterior serão administradas pelo Supervisor de Estágio do Curso.

SEÇÃO II

CENTRAL DE ESTÁGIOS E EMPREGOS

Art.19 – Compete à Central de Estágios e Empregos criar, implantar e atualizar a Política Nacional de Estágios e Empregos.

(5)

Art.21 - Manter contato com organizações do mercado com vistas à captação de ofertas de estágios e/ou de empregos.

Art.22 - Propor políticas de relacionamento da UNESA com as empresas e com os agentes de integração.

Art.23 - Estabelecer e divulgar procedimentos específicos, de estágio e/ou de emprego, para os diversos campi.

Art.24 - Delegar, quando necessário, autorização para assinatura de Termos de Compromisso de Estágio, visando a flexibilização e agilização do processo de estágio.

Art.25 - Desenvolver atividades de incremento para o acesso dos alunos da Universidade ao mercado de trabalho.

SEÇÃO III

ESPAÇO ESTÁGIO EMPREGO – E3

Art.26 - Estabelecer e efetivar parcerias que representem ofertas de vagas para estágio e/ou de empregos para os alunos e graduados pela Universidade Estácio de Sá.

Art.27 - Realizar, periodicamente, visitas às organizações conveniadas e às não conveniadas.

Art.28 - Promover eventos relacionados a estágios e/ou empregos, assim como, orientar os alunos sobre a devida apresentação em entrevistas.

Art.29 - Atender o aluno da Universidade no que diz respeito a estágio e/ou a emprego.

Art.30 - Encaminhar o aluno para oportunidades de estágio, e providenciar a sua respectiva legalização, bem como de emprego.

Art.31 - Divulgar, de forma democrática e ampla, junto aos alunos e graduados, as oportunidades de estágios e/ou empregos.

(6)

SEÇÃO IV

DO DEPARTAMENTO JURÍDICO

Art.33 - Analisar e dar parecer jurídico sobre os convênios para estágio dos alunos da Universidade.

Art.34 - Providenciar a assinatura, quando necessário, dos representantes legais da SESES, nos convênios.

Art.35 - Dirimir dúvidas relativas a Termos de Compromisso e/ou a Convênios de Estágio.

SEÇÃO V

DA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

Art.36 - Definir, junto à Central de Estágios e Empregos, os procedimentos específicos para a efetivação dos estágios em qualquer órgão que compõe a estrutura da Universidade.

Art.37 - Apoiar, no que couber, a Central de Estágios e Empregos em convênios específicos.

SEÇÃO VI

DO COORDENADOR DE CURSO

Art.38 - Avaliar o aproveitamento do estágio em termos pedagógicos, apresentando, sempre que possível, sugestões de melhoria.

Art.39 - Sugerir organizações, a serem visitadas pelo Espaço Estágio Emprego - E3, para futuras parcerias.

Art.40 - Colaborar com a Central de Estágios e Empregos na divulgação das ofertas de estágios e/ou de empregos, junto aos alunos de seus respectivos cursos.

(7)

Art.42 – Validar as avaliações trimestrais de estágio validadas pelo Sistema de Estágio.

SEÇÃO VII

DO COORDENADOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO

Art.43 - Coordenar a elaboração da proposta de Regulamento de Estágio do Curso, submetendo-se à apreciação do Colegiado de Curso;

Art.44 - Coordenar o planejamento, execução e avaliação das atividades de estágios do curso, em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso;

Art.45 - Contatar, selecionar e cadastrar instituições potencialmente concedentes de estágios;

Art.46 - Promover reunião com os estagiários, quando se fizer necessário;

Art.47 - Favorecer, mediante orientação, a articulação ensino-pesquisa-extensão, numa perspectiva interdisciplinar do estágio supervisionado obrigatório;

Art.48 - Zelar pelo cumprimento da legislação aplicável aos estágios;

Art.49 - Garantir um processo de avaliação continuada das atividades de estágio, envolvendo alunos, professores supervisores, profissionais da área e representantes dos campos de estágio;

Art.50 - Manter e gerenciar o sistema de informações do estágio do curso;

(8)

SEÇÃO VIII

DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

Art.52 - São atribuições do Supervisor de Estágio

I. Orientar o aluno/estagiário na elaboração do Plano Individual de Estágio;

II. Identificar no aluno/estagiário possíveis desvios quanto à postura profissional ética e fazer as intervenções necessárias

III. Acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo aluno/estagiário;

IV. Orientar a elaboração do Relatório Final de Estágio pelo aluno/estagiário, que deverá ser encaminhado ao Professor da disciplina Estágio Supervisionado.

V. Incentivar o aluno/estagiário a dar continuidade ao processo de aprofundamento e aperfeiçoamento acadêmico, no sentido de acompanhar a evolução e o avanço biotecnológico de sua profissão;

VI. Orientar o aluno/estagiário a construir uma postura profissional ética e de qualidade;

VII. Registrar, ao término do estágio um parecer qualitativo sobre as atividades desenvolvidas pelo aluno/estagiário.

SEÇÃO IX

DO PROFESSOR DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art.53 - São atribuições do Professor da Disciplina Estágio Supervisionado:

I. Orientar e acompanhar as atividades teórico-práticas realizadas pelo aluno/estagiário.

(9)

III. Participar das reuniões periódicas com os Supervisores e/ou com o Coordenador de Estágio, cuja finalidade é avaliar e planejar as estratégias utilizadas nos estágios.

IV. Avaliar os Relatórios Finais de Estágio Supervisionado.

SEÇÃO X

DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Art. 54 - Condições para Inscrição na disciplina Estágio Supervisionado:

I – Ter maturidade de 2700 horas ou mais;

II - Estar inserido em uma organização sob uma das seguintes condições: i - Estudante estagiário;

Ii - Estudante empregado; iii – Estudante proprietário;

Art. 55 - Para a realização e consecução do Estágio Curricular Supervisionado o aluno estagiário deverá ter as seguintes atribuições:

I. Contatar a Instituição em que pretende estagiar para que sejam definidas as atividades a serem desenvolvidas no estágio;

II. Abrir um requerimento no Sia: assinatura de Termo de Compromisso de Estágio e levar as 3 vias do Termo assinadas pelo representante legal da Instituição concedente do estágio para que sejam assinadas no E3 e pela Secretaria Setorial de Alunos onde não há E3.

III. Uma via do Termo ficará na Universidade, uma em poder do aluno e a outra com a Instituição onde será realizado o estágio supervisionado.

IV. Conhecer e cumprir o Regulamento da Instituição onde estagiará mantendo uma postura profissional ética e de qualidade;

V. Conhecer e cumprir o Regulamento de Estágio do curso de graduação em que está matriculado.

VI. Elaborar o Plano de Atividades de Estágio sob a orientação do Professor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado;

(10)

VIII. Apresentar as dificuldades teóricas e práticas encontradas no campo de estágio ao Professor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado para análise e discussão de alternativas de solução;

IX. Encaminhar semanalmente relatório das atividades de estágio ao Professor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado;

X. Encaminhar, no prazo pré-determinado, os documentos comprobatórios de Estágio Supervisionado ao Professor da disciplina Estágio Curricular Supervisionado.

XI. Guardar as cópias finais do Estágio Supervisionado devidamente avaliadas até a emissão de declaração de conclusão do Curso, diploma e registro nos órgãos de classe.

Art.56 Poderá ser aproveitada para fins de cumprimento de carga horária de estágio as horas de vivência profissional de alunos regularmente matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado, que estejam no efetivo exercício regular de atividades profissionais compatíveis com a formação acadêmica em empresas públicas, privadas ou organizações não governamentais.

Art 57 Para validação da carga horária da prática profissional, o aluno deverá apresentar ao professor da disciplina de Estágio Supervisionado os seguintes documentos:

I - Contrato de emprego;

II - Cópia das folhas da Carteira Profissional, pertinentes ao contrato do emprego em questão;

III – Cópia do Contrato Social da empresa no caso de aluno proprietário, IV - Declaração da empresa com discriminação das atividades desempenhadas e do cargo exercido, denominada Termo de Atividade Profissional.

(11)

CAPÍTULO IV

DOS OBJETIVOS

Art.63 - O objetivo primordial do Estágio Supervisionado é a aplicabilidade da teoria à prática profissional.

§ 1º - A proposta de estágio supervisionado é proporcionar ao aluno/estagiário uma sólida construção de conhecimentos através da integração das teorias com as práticas multidisciplinares.

§ 2º - No decorrer do estágio supervisionado, serão oferecidas ao

aluno/estagiário oportunidades que o levem a desenvolver competências necessárias ao trabalho em equipe, tais como: cooperação, iniciativa e respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício da profissão.

§ 3º - O aluno/estagiário será capaz de identificar possibilidades e limitações de seu campo de atuação, buscando superá-las dentro de uma prática nas diferentes áreas e níveis de atuação.

CAPÍTULO V

DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

Art.64 - O processo de acompanhamento do estágio permite que se detectem distorções e se faça a correção necessária em tempo hábil. Este processo será realizado em conjunto pelo Supervisor de Estágio, pelo Professor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado e pelo profissional responsável pelo Estágio no campo de atuação do aluno.

Art.65 - A avaliação do aluno estagiário será feita pelo Professor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, levando em consideração aspectos qualitativos e quantitativos, ouvido o supervisor de estágio.

(12)

§ 2º - A avaliação qualitativa compreenderá a apreciação do desempenho do aluno estagiário frente às competências inerentes ao egresso.

Art.66 - Além dessa avaliação, caso o aluno esteja estagiando com Termo de Compromisso, deverá realizar a avaliação trimestral disponibilizada pelo SIA, exigência do Ministério do Trabalho.

CAPÍTULO VI

DA APROVAÇÃO DO ALUNO

Art.67 - Serão considerados para aprovação do aluno na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado os seguintes quesitos:

I. Parecer do Professor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado

II. Comprovação do cumprimento da carga horária mínima de estágio;

III. Apresentação de todos os documentos comprobatórios de estágio;

IV. Apresentação do Relatório Final das Atividades de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino

V. Freqüência igual ou superior a 75% da carga teórica da disciplina;

VI. Desempenho acadêmico com pontuação igual ou superior ao mínimo exigido no Regimento da Universidade, lançado uma única vez no final do semestre. PERGUNTAR AO CSC SE É POSSÍVEL ALTERAR O LANÇAMENTO DE NOTAS DA DISCIPLINA ESTÁGIO PARA UMA ÚNICA AVALIAÇÃO NO FINAL DO SEMESTRE.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 68 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador do Curso e/ou pela Central de Estágios e Empregos, de acordo com suas respectivas competências.

Referências

Documentos relacionados

Comentário: O tecido dentário carioso é, ao contrário do esmalte hígido, muito reativo ao flúor. O aumento da porosidade no esmalte permite maior penetração

Logo, os agentes do programa de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Sanitária são: Coordenador de Estágio, Supervisor Acadêmico de Estágio, o

Recomenda-se que a orientação não seja focada simplesmente em per- da de peso ou em “queimar calorias” e é necessária a avaliação da motiva- ção para a prática de

Alguns resultados da pesquisa mostram que existe uma tendência da população em aceitar que as causas da pobreza são estruturais, pois diante de opções tais

A questão relativa ao lugar da economia na Idade Média é geralmente colocada pelos historiadores e pelos historiadores da economia nos seguintes termos: podemos

Baseado nos resultados de EB, RMSE, e MAPE é possível afirmar que o modelo ARMA de ordem AR(2) mostrou-se eficaz na previsão da série temporal de velocidade de vento média

Tanto este como outros exemplos podem ser utilizados para realizar um exercício rápido sobre o modo de obter informação na internet que possa ser útil na resolução de um

Art. Cabe ao Professor Responsável pela Atividade de Estágio coordenar possíveis alterações e cancelamentos na programação do Estágio Curricular Supervisionado para o Curso