• Nenhum resultado encontrado

OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA): UM ESTUDO DO MOODLE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA): UM ESTUDO DO MOODLE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Edição 25, volume 1, artigo nº 5, Abril/Junho 2013 D.O.I.: 106020/1679-9840/2505

www.interscienceplace.org - página 77 de 196

OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA): UM

ESTUDO DO MOODLE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT

THE

VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS

(AVA):

A

STUDY

OF THE

MOODLE

COURSE

INPEDAGOGY

OF

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Lourivaldo dos Santos Souza Aragão Pereira1, George França2

1

Universidade Federal do Tocantins – UFT, curso de Pedagogia, Arraias, Tocantins, Brasil,

jparraias @gmail.com

2

Universidade Federal do Tocantins – UFT, curso de Pedagogia, Arraias, Tocantins, Brasil,

george_franca@yahoo.com.br

Resumo O presente artigo discute o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem nas práticas pedagógicas do Ensino Superior. Apresenta estudos teóricos que abordam sobre a importância do uso do software livre e a sua capacidade de proporcionar metodologias educacionais diversificadas. Reflete sobre a presença da tecnologia na escola e como esta vem influenciando no processo de aprendizagem dentro da instituição de ensino. Discute em linhas reflexivas a importância dos recursos tecnológicos para a construção do conhecimento. A pesquisa realiza ainda um estudo sobre a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem. Apresenta também o resultado de entrevistas realizadas juntamente aos usuários, alunos e professor do curso de pedagogia em destaque. Assim, promove uma discussão sobre as dinâmicas de aprendizagem e as possibilidades que o ambiente virtual de aprendizagem, neste caso o MOODLE, pode disponibilizar para ampliar e diversificar o ensino mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação TDIC. Desta forma, objetiva conhecer e compreender, como e através de quais recursos agregados ao ambiente virtual é possível desenvolver práticas educativas que facilitem, dentro de diferentes estratégias, a ampliação das discussões de uma dada disciplina do ensino presencial. O texto é divido em quatros etapas sendo que a primeira compreende a análise do AVA, a segunda apresenta o AVA enquanto espaço de aprendizagem, a terceira discute a organização do trabalho pedagógico tendo em vista o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e a quarta apresenta a entrevista com os alunos envolvidos no processo, seguida pelas considerações finais.

Palavras-chave: Tecnologia. Ambiente virtual de aprendizagem. MOODLE.

(2)

www.interscienceplace.org - página 78 de 196

Abstract – This article discusses the use of Virtual Learning Environments

in Higher Education teaching practices. Presents theoretical studies that address the importance of the use of free software and its ability to provide diverse educational methodologies. Reflects on the presence of technology in school and how this has influenced the learning process within the institution. Discusses the importance of lines reflective of technological resources for the construction of knowledge. The research also conducts a study on the usability of the virtual learning environment. It also presents the results of interviews conducted together users, students and professor of pedagogy highlighted. Thus promotes a discussion of the dynamics of learning and the possibilities that the virtual learning environment, in this case the MOODLE, can make available to expand and diversify teaching mediated by Digital Technologies of Information and Communication TDIC. Thus, aims to know and understand how and through which aggregate resources to the virtual environment is possible to develop educational practices that facilitate, within different strategies, the expansion of the discussions of a given discipline of teaching. The text is divided into four stages the first of which comprises the analysis of AVA, the second presents the VLE as a learning space, the third discusses the organization of educational work aimed at the use of digital technologies of information and communication and the fourth presents the interview with the students involved in the process, followed by concluding remarks.

Keywords: Technology. Virtual learning environment. Moodle. Knowledge.

Education.

1. Introdução

Com a revolução tecnológica e com o avanço da Internet a partir da década de 1990, não só os hábitos das pessoas mudaram, mas também a vida em sociedade. A tecnologia e a mídia possibilitaram diferentes caminhos de acesso a informações e produção de conhecimentos e, acabaram assim, impactando ou mesmo dialogando mais profundamente com os métodos de ensino e aprendizagem.

(MOORE 2008) ressalta que a tecnologia recente que concentra a atenção é

a internet e a world wide web. Após o surgimento da internet e da world wide web

revolucionou também a criação de redes sociais e exerceu forte impacto nas escolas, na educação a distância e na educação presencial. O que possibilita o surgimento de novas metodologias de ensino.

Deste modo, procuraremos desenvolver este artigo com o objetivo de compreender como a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) –

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE) pode auxiliar

(3)

www.interscienceplace.org - página 79 de 196 de aprendizagem é utilizado em uma dada disciplina do ensino presencial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Arraias no período de 2011. Na primeira parte deste artigo apresentam-se os conceitos sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especificamente sobre o MOODLE e sua importância para a educação, apresentando uma reflexão teórica e prática sobre o uso do AVA na educação, suas possibilidades como ferramenta de ensino, onde pode ser usado com a finalidade de construir conhecimentos individuais e coletivos, desenvolver e treinar habilidades tecnológicas e ainda auxiliar o professor nas discussões presenciais e não presenciais.

Na segunda parte do trabalho apresentamos dados resultantes da interação e das entrevistas realizadas com os alunos que cursam a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico - OTP do 3° período do curso de Pedagogia da UFT que lidam pedagogicamente com o ambiente MOODLE. E por fim a análise e reflexão dos dados coletados sobre a utilização do MOODLE na prática pedagógica e sua importância como ferramenta de auxílio ao aprendizado, suas possibilidades e vantagens confrontando com as teorias apresentadas no decorrer do estudo.

2. Os ambientes virtuais de aprendizagem e o ambiente moodle

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs são ferramentas que oferecem suporte para o gerenciamento de informações, postagem de materiais de estudo seja pelo professor ou pelo aluno e ainda através dele é possível a comunicação (síncrona e assíncrona) via fórum, chat, etc. Assim, permitem aos professores e alunos interação simultânea, exposição de textos e documentos de forma organizada, acesso e exposição de informações de maneira conectada, em rede.

Através dos AVAs é possível que as escolas criem páginas de disciplinas, cursos para divulgar os trabalhos e as informações pertinentes à área do conhecimento, seja no ensino a distância ou no ensino presencial. Para FRANÇA1:

Nos cursos a distância, realizados pela Int ernet, o ambiente hipermidiático de aprendizagem torna-se um ambiente programado, com recurs os e interfaces/ ferramentas organizados. Essa organização abrange, também, os conteúdos e as atividades disponibilizados aos estudantes pelos professores, o que nos permite afirmar haver uma relação entre o design

1

(4)

www.interscienceplace.org - página 80 de 196

instrucional e as necessidades de interação dos seus utilizadores (FRA NÇA, 2009, p. 60).

Podemos então perceber que o AVA ou Ambiente Hipermidiático de Aprendizagem para (FRANÇA, 2009), pode ser um ambiente programado, pode ser uma ferramenta capaz de dar novas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem como criação de espaço para aulas virtuais, disponibilidade de tempo e espaço para ampliar as discussões. Uma vez que estes ambientes permitem aos usuários discutir problemáticas, trocas individuais e coletivas de informações tornando assim um espaço de pesquisa e criação de produtos ao mesmo tempo em que se desenvolve.

Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem aos participantes fornecer informaç ões, trocar experiências, discutir problemáticas e temas de interesses comuns, desenvolverem atividades colaborativas para compreender seus problemas e buscar alternativas de solução (V IEIRA 2003, p. 119).

Segundo (FRANÇA, 2009) AVAs são espaços organizados e planejados que podem nos dar possibilidades de alteração de hábitos de trabalho, viabilizando o diálogo, a reflexão e o registro crítico de percursos. Representando assim não apenas recursos tecnológicos, mas ferramentas que possibilitem a construção de conhecimentos.

3. O moodle como ferramenta de aprendizagem

O Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - MOODLE é um ambiente virtual de aprendizagem que tem por finalidade apoiar nos processos de ensino e de aprendizagem, permitindo aos educadores a criação de ambientes de aprendizado. O ambiente virtua l de aprendizagem também é conhecido, na língua inglesa como Learning Management System (LMS) sendo traduzida em (Sistema de gestão da aprendizagem).

Segundo informações disponíveis no portal do MOODLE (www.moodle.org/about), este ambiente de aprendizagem é um programa que permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, disponível em 75 línguas diferentes. Este programa é um aplicativo da web e para funcionar precisa ser instalado em um servidor web, em um de seus próprios computadores ou numa empresa de hospedagem.

(5)

www.interscienceplace.org - página 81 de 196 A presença de recursos tecnológicos como AVAs na escola acaba se tornando um mecanismo importante no processo de construção do conhecimento. Assim, fica em aberto um desafio para as instituições de ensino que é o de conhecer e saber usar as novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),

Conhecer e saber usar novas tecnologias implica na aprendizagem de procedimentos para utilizá-las e, principalmente de habilidades relacionadas ao trat ament o de informação. Isto é aprender a localizar, selecionar a pertinência, a unidade, assim como a capacidade para criar e se comunicar por esses meios (P CNs, 1998, p. 56).

O MOODLE é um software livre, portanto permite aos usuários a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito mais especificamente para o sistema educacional (escolas primárias e superiores, públicas e particulares), permissão de estudo do programa: como funciona, adaptação para suas necessidades, permite o acesso ao código fonte. E ainda pode ser instalado em diversos sistemas operacionais (Unix, Linux, Windows, Mac Os) desde que consigam executar a linguagem PHP.

O site da Free Software Foundation define o software livre como qualquer programa para computador que pode ser estudado, distribuído sem restrições, copiado e usado por qualquer pessoa física, jurídica ou por qualquer instituição. Segundo o site: Gnu’s Not Unix (http://www.gnu.org/licenses/licenses.pt-br.html) para que um Software seja considerado livre precisa ser de domínio público, no caso sem

Copyright. Essa técnica permite que seja poss ível compartilhar melhorias do

programa entre a comunidade, que o programa seja estudado, modificado e reproduzido.

Apesar das inúmeras possibilidades que os recursos tecnológicos nos proporcionam não podemos esquecer que estaríamos nos enganando se não considerássemos o elemento humano como o principal elemento das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação - TDIC. E, no caso da educação, as relações existentes entre professores e alunos nos processos de aprendizagem.

É nesta perspectiva que o MOODLE está sendo colocado em destaque, por oferecer além de ferramentas capazes de proporcionar aos educandos possibilidades de obter informações, interação e produção de conteúdo, oferece meios de comunicação como correio eletrônico, os fóruns, chats, vídeos; esses vieram permitir novas formas de comunicação a serviço da educação.

(6)

www.interscienceplace.org - página 82 de 196

4. Utilização moodle na disciplina organização do trabalho

pedagógico

A Universidade Federal do Tocantins – UFT utiliza o MOODLE para prover a comunicação, a troca de materiais, administrar, criar e gerenciar cursos e páginas de disciplinas virtuais e como apoio aos cursos presenciais. As funcionalidades do AVA segundo (GONZALES, 2005) são divididas em quatro grupos de ferramentas: ferramenta de coordenação, comunicação, produção dos alunos e a ferramenta de administração.

O MOODLE usa tecnologia de internet e permite aos usuários a administração e gerência no desenvolvimento de várias ações: cursos à distância, uma forma de apoio a distancia, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem presencial e não presencial, ajudando os professores numa metodologia diversificada.

A administração e gerenciamento do MOODLE são efetuados por cada instituição que o utiliza através de níveis de senha. Isso significa que cada pessoa cadastrada pode estar vinculada a um ou mais setores do ambiente o que lhe permite acesso específico a um determinado setor. No sistema utilizado pela UFT, cada disciplina é gerenciada pelo professor que a ministra no ensino presencial. Neste sentido, os usuários são classificados em três classes, a primeira é representada pelos administradores do MOODLE, a segunda pelos professores e a terceira pelos alunos. Ao administrador é destinado o papel de gerir utilizadores, definir modelos de autenticação, gerir disciplinas e suas categorias, ditar aparência dos temas, atualizar a versão do MOODLE e outros. Ao professor é destinado o papel de configuração da disciplina, gestão dos alunos, gestão de atividades e outros. Ao aluno, as atividades, o recurso e o bloco de administração.

(7)

www.interscienceplace.org - página 83 de 196

Figura 1 – Página inicial do aluno, 2011.

A figura 1 mostra a página inicial onde estão as disciplinas que os usuários, no caso os alunos, estão matriculados, e algumas funcionalidades como calendário, fórum de discussões, dados pessoais, mensagens. Após um clik na disciplina desejada somos redirecionados para a referida página; no caso, a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico.

Figura 2 – Página inicial da disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico, 2011.

A página inicial da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico é dinamizada de forma simples e de fácil acesso, tendo uma página inicial que podemos chamar de Home Page composta por vários links2 onde estão os sub links. A figura dois mostra alguns componentes de uso, links titulados que representam a sequência das aulas reproduzindo assim uma área de convivência para registrar

2

(8)

www.interscienceplace.org - página 84 de 196 informações com relação à disciplina como plano de trabalho, textos, recados, fóruns de discussão, links para postagem de atividades, notas, frequência, perfil do aluno, datas de eventos, noticiais, sala de chats.

A professora apresenta o texto aos alunos em sala, após publica-o no MOODLE. Posteriormente, abre um fórum de discussão online onde os alunos respondem através das participações em postagens. Interessante ressaltar que toda a informação e arquivos postados no ambiente são registrados e armazenados. Material que poderá no futuro ser utilizado como fonte de pesquisa.

Além dos textos trabalhados também são expostos outros textos de áreas afins com diferentes temas, assim os alunos podem complementar a leitura presencial virtualmente.

A professora criou dois fóruns: um fórum de discussão, espaço onde podem ser gerados debates e discussões a partir de temas diversificados, criando no ambiente uma sala virtual de troca de informações e interação entre alunos e professores. E um fórum de socialização que é um espaço destinado para trocar informações ou sugestões e socializar as conquistas adquiridas durante o estudo presencial.

Todos podem participar efetivamente das aulas no MOODLE ninguém precisa ter grandes habilidades computacionais, sobre internet e/ ou ambientes virtuais. O MOODLE é ordenado de maneira simples e de fácil acesso, é necessário atenção e leitura no momento do acesso e através dos links viajamos pelo ambiente sem muita dificuldade.

Após os fóruns de discussões, a professora abre um novo espaço para postagem de informações, desta vez a postagem acontecerá em forma de textos. Cria se um link para postagem de atividades em arquivos como, por exemplo, textos com extensões de arquivos em: PDF, DOC, DT, XML e outros. Esse espaço esta disponível na página inicial do curso no link “poste sua atividade”.

5. Entrevistas aos acadêmicos e análise dos dados coletados

Interagindo com os alunos do curso de Pedagogia foi possível realizar um estudo com o intuito de obtermos informações sobre o uso pedagógico e as características

(9)

www.interscienceplace.org - página 85 de 196 de um ambiente virtual de aprendizagem (MOODLE - UFT) a partir das opiniões dos teóricos citados anteriormente que tratam sobre AVAs e dos educandos que lidam pedagogicamente com o ambiente. Para esta pesquisa contamos com a participação de 9 (nove) alunos da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico que nesta pesquisa serão identificados como alunos X, R, T, P, L, W, F, D, Z, Y; por motivo de preservar a identidade e manter a integridade dos educandos.

Esta parte do trabalho é constituída pela analise de duas questões aplicadas aos alunos. A primeira é sobre a utilização do MOODLE e como este pode ampliar as discussões dos conteúdos trabalhados presencialmente. Usamos, portanto a seguinte pergunta: Como a utilização do MOODLE pode ampliar as discussões dos conteúdos trabalhados em sala de aula?

A segunda questão diz respeito ao processo de construção do conhecimento dentro do ambiente MOODLE e sobre quais ferramentas podem facilitar essa construção. Para tanto, usamos a seguinte pergunta: Como se dá o processo de construção do conhecimento no ambiente MOODLE?

O aluno X relatou que o uso do MOODLE facilita o aprendizado e a interação entre alunos e professores e é uma ferramenta com grande potencial e capacidade que pode auxiliar no ensino superior, por ser algo novo tanto para alunos quanto para professores. A partir de então começamos a perceber que o uso do MOODLE proporciona caminhos diferentes no processo de construção e produção do conhecimento.

No que diz respeito a primeira questão o aluno R respondeu que:

O MOODLE possibilita a aprendizagem dos alunos através de uma tecnologia diferenciada. A utilização do ambiente acontece através de pesquisas que podem ser realizadas no próprio ambiente, postagens de textos, discussões nos fóruns e na sala de chat.

Já em relação ao segundo questionamento o aluno R relata que:

Através de textos ali postados, através dos fóruns de debates que são abertos após discussão em sala de aula quando a professora lança uma questão a ser discutida pelos alunos, do chat, do café virtual é que o conhecimento vai sendo construído descontraidamente. O chat é um espaço onde não exige muito sobre o que estamos dizendo é na verdade um espaço para relaxar um pouco, sair um pouco da teoria (A LUNO R).

Nas palavras do aluno R podemos perceber que o MOODLE é um espaço diferente que possibilita a aprendizagem através de pesquisas, discussões nos fóruns e na sala de chat. Nesse sentido, observa-se que o MOODLE pode facilitar as interações entre professor e aluno fora e dentro da sala de aula.

(10)

www.interscienceplace.org - página 86 de 196 (VIEIRA, 2003) diz que os AVA possibilitam disponibilizar informações, trocar experiências, discutir problemáticas e temas que sejam de interesse comum. A partir da interação com os alunos da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico no MOODLE é possível perceber que este ambiente proporciona a construção do conhecimento individual e coletivamente a partir de discussões, publicações, interações e acessos a conteúdos supervisionados e direcionados pelo professor. O professor lança uma problemática e esta norteia as discussões dentro do ambiente, possibilitando o amadurecimento das questões apresentadas indo além das quatro paredes da sala de aula como diz o aluno T em suas duas repostas.

O MOODLE para mim é uma novidade, não tinha experiência com essa tecnologia, através do ambiente aprendemos e ensinamos simultaneamente através de postagens, comentários, críticas e feedbaks (ALUNO T).

Primeiro por que leva as discussões além da sala de aula, e propõem uma mudança na metodologia de ensino. Os alunos frequentemente participam com mais frequência no ambiente do que na sala de aula. O MOODLE usa uma forma diversificada, saindo d o tradicionalismo somente entre quatro paredes, se ocorrem mudanças no mundo porque não na educação (ALUNO T).

Para o aluno T as mudanças e os avanços tecnológicos que ocorrem no mundo também devem ocorrer na educação. Assim além do conceito de qualidade o MOODLE também está associado ao conceito de inovação tecnológica para a educação.

Já o aluno P sobre as possibilidades fora da sala de aula relatou que os conteúdos trabalhados neste ambiente adquirem um novo espaço e horário para estudo, análises e debates. Neste sentido, podemos perceber que o MOODLE é uma ferramenta capaz de proporcionar ao ensino presencial possibilidades não presenciais levando a prática educativa além da sala de aula, ao mesmo tempo propõe ao professor uma nova prática de ensino que consiste em analises, planejamentos de conteúdos e seleção de material.

Este ambiente possibilita um estudo além da sala de aula, os conteúdos trabalhados na sala de aula ganha um novo es paço e horário para estudo, analise e debates (ALUNO P).

Acredito que ele amplia o conhecimento adquirido na sala de aula, a partir do momento em que a professora disponibiliza além dos textos trabalhados em sala outros textos que após análise e planejamentos pela professora são disponibilizados no ambiente. E através dos fóruns e das salas de discussões sistematizamos as leituras realizadas (ALUNO P).

Nas falas dos alunos T e L entendemos que no ambiente MOODLE o conhecimento vai sendo construído gradativamente à medida que os alunos

(11)

www.interscienceplace.org - página 87 de 196 interagem e inter-relacionam entre si, aprendendo e ensinando. O fórum é um dos espaços do MOODLE onde ensinamos e aprendemos, pois é um espaço capaz de propagar muita informação. Os alunos a partir de uma problemática lançada pela professora podem sugerir, criticar, opinar de diferentes formas. E ainda, o MOODLE possibilita a criação de vínculos entre alunos e professores pelo fato de precisarem se relacionar nas discussões dos fóruns, nas trocas de mensagens, etc.

Neste sentido, os alunos mais tímidos estabelecem laços de confiança com os colegas por não terem o contato visual, assim participam mais efetivamente da aula. Já o aluno W diz que o MOODLE auxilia na ampliação das discussões da disciplina.

O MOODLE oferec e um novo espaço onde os alunos podem se expressar sem seres movidos pela timidez que muita das vez es toma conta da gente dentro da sala de aula e inibidos acabamos por não participar como devíamos (ALUNO W).

No que diz respeito à construção do conhecimento relata que:

Através de participação e interação na medida em que todos os alunos e a professora podem interagir fora da sala de aula. Um bom lugar é nas salas de chat, nos fóruns de debates disponibilizado dentro do ambiente MOODLE. Podemos também postar diversos materiais, seja em forma de mensagens, ou até mesmo em arquivos. R essalto, portanto, que o ambiente MOODLE não é somente um espaço para postagem de textos e discussões, tendo outras possibilidades como, por ex emplo, pode ser um espaço de entretenimento por disponibilizar rec urso de bate papo, mensagens, o material do fórum pode ser acessado, assim temos fontes de pesquisas quando necessitarmos (ALUNO W).

Importante observarmos que o MOODLE não é somente um espaço único e exclusivamente para professores e alunos, por ser um ambiente com uma alta capacidade para armazenamento diversificado de conteúdo, e capaz de suportar variados recursos de entretenimento disponibilizados na internet como wikis, chats, etc. Torna-se simultaneamente ambiente de aprendizagem, diversão, pesquisa, espaço para coleta de dados para pesquisadores e especialistas de diferentes espaços geográficos.

Até aqui, constatamos através das palavras dos alunos que o MOODLE é um ambiente virtual que tem apoiado o processo de ensino aprendizagem de uma dada disciplina do ensino presencial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Por possibilitar aos usuários acesso a conteúdos diversificados que são postados no ambiente após análises e planejamentos, o MOODLE se torna uma ferramenta com alto nível de comunicação; sobretudo, quando explora o fórum e o

(12)

www.interscienceplace.org - página 88 de 196 exemplo, são ferramentas de comunicação. Sendo o fórum para discussão geral e o

chat para comunicação livre.

Para o aluno D, o MOODLE é uma novidade que deve ser incorporada à educação dos futuros profissionais do ensino. O MOODLE possibilita aos alunos, segundo o discente, dois tipos de interações: direta e indiretamente. A comunicação direta se refere à capacidade de interação simultânea entre alunos e professores, a indireta porque não estamos em contato visual. Assim, surge um desafio para a professora, o de administrar e gerenciar com criatividade e flexibilidade o trabalho realizado no ambiente. Segundo os (PCNs, 1998) é preciso que os administradores dos recursos tecnológicos na educação aprendam a localizar, selecionar a pertinência, a unidade, assim como a capacidade para criar e se comunicar por esses meios.

O aluno D sobre as duas questões respondeu que:

O MOODLE é uma coisa nova para nós alunos, e como futuros educadores, precisamos ter domínio dessa nova tecnologia. Ele tem apoiado sim no processo de ensino-aprendizagem, é através dele que estamos interagindo direta e indiretamente c om os colegas e com a professora, tendo um novo espaço para discussões e conversação (ALUNO D).

Proporcionando uma aula diferenciada e um meio pelo qual o aluno aprende e trabalha com a t ecnologia. Através das salas online como o fórum, chat, café virtual, e ainda podemos enviar e receber mensagens instantaneamente ou até mesmo qu ando não estamos acessando (ALUNO D).

O comentário do aluno Z reproduz a eficiência das atividades cultivadas no MOODLE, mas reforça que não se deve deixar de existir o conhecimento prévio de determinado assunto, mostrando que livros e estudos antes da uti lização dessa ferramenta podem melhorar a metodologia usada na educação.

Através da exposição de textos antecipados no ambiente antes de serem trabalhados em sala de aula, lemos os textos e temos uma noção básica do conteúdo que será trabalhado no futuro (ALUNO Z).

Ainda complementa o aluno Z:

Ele apresenta uma forma inovadora para a professora trabalhar com os alunos, transmitir conhecimentos através de chats, fóruns, postagem de textos, vídeos, apresentações em slides, são estas algumas das possibilidades do MOODLE (ALUNO Z).

Diante da exposição dos alunos, encontramos evidências de como o MOODLE é significativo e auxilia nas discussões presenciais. Através do ambiente MOODLE o professor pode gerenciar atividades, auxiliar no processo de comunicação e mobilização dos alunos. A participação dos discentes pode ser gerenciada através do registro das produções, interações e os espaços percorridos

(13)

www.interscienceplace.org - página 89 de 196 no ambiente; uma vez que o MOODLE registra todos os acessos desde o login para entrada, até a saída e o tempo de permanência neste espaço.

O aluno X diz que o MOODLE facilita o aprendizado:

Através de ferramentas que permitem interação e discussão entre os alunos e o professor. Na disciplina o MOODLE é usado como uma ferramenta que auxilia no processo de ensino (ALUNO X).

O uso do MOODLE é uma nova metodologia de ensino e aprendizagem à distância, o que serve de complemento para o ensino presencial. Através de fóruns e diferent es meios de postagem de conhecimentos, sugestões, críticas e dúvidas o conhecimento é constr uído (A LUNO X).

Na fala do aluno Y podemos perceber que a falta de domínio do ambiente MOODLE o leva a suscitar que o MOODLE não tem apoiado para ampliar as discussões da disciplina. Deste modo, sente a necessidade da universidade criar cursos de capacitação para os alunos poderem usar o MOODLE e usufruir das suas possibilidades. Porém, ressalta que acredita que o ambiente pode ampliar as discussões, pois oferece suporte para postagem de material didático.

Até o momento, no meu ponto de vista, o MOODLE não tem apoiado nesse processo, porque alguns alunos como eu ainda não dominamos esta tecnologia e não existe na universidade aulas práticas para capacitar alunos para usar o ambiente (A LUNO Y).

Pode ampliar as discussões através da disponibilização de materi al didático que pode ser acessado fora da sala de aula, possibilitando um novo espaço para estudo (ALUNO Y).

De acordo com as ideias desse aluno, evidencia que o MOODLE é uma ferramenta riquíssima, porém ele apresenta um grau de dificuldade bastante expressivo sobre o uso do ambiente. Neste viés, é necessário um acompanhamento por parte dos professores durante a prática de uso do AVA pelos alunos.

O resultado das entrevistas revela que os recursos do ambiente MOODLE são basicamente os mesmos encontrados na internet como correio, fórum, bate-papo, centro de recursos, entre outros. Porém, o MOODLE tem a vantagem de propiciar a gestão da informação disponibilizada nesse espaço. Através de critérios pré-estabelecidos toda a informação antes de ser disponibilizada no ambiente é analisada e planejada por estudiosos, especialistas e corpo docente, o que evidencia a qualidade das informações acessadas pelos usuários.

A qualidade e eficiência do trabalho no ambiente foram atribuídas à professora por agregar valores a esse recurso, estabelecendo uma relação mais próxima entre o aluno e o objeto do estudo que era veiculado pelo ambiente MOODLE. Fazendo isso, o professor caracteriza o que (FREIRE, 2002) na

(14)

www.interscienceplace.org - página 90 de 196 concepção atual nos levou a entender, que o eixo principal do ensino é a relação que se estabelece entre o sujeito (aluno) e o objeto do conhecimento (no caso o texto). Assim, o fluxo de informações acontece em ambas as direções.

Nesse sentido, a tecnologia vem com o intuito de ressignificar o ensino, e o professor; por ser o mediador desse processo deve propor através das tecnologias, problemáticas e situações que induzam os alunos a compreender o real significado deste recurso para a educação.

Não basta somente levar o recurso tecnológico para a sala de aula, se este não estiver agregado de valores evidentemente passará despercebido pelos alunos. Através do MOODLE vimos que é possível um trabalho diferenciado no ensino, pois podemos prover atividades além da sala de aula como: a comunicação que engloba fóruns de discussão, bate-papo, correio eletrônico e interação entre os participantes do ambiente: a coordenação que se refere à organização do trabalho pedagógico nesta plataforma, gerenciamento, a produção individual e coletiva e administração através das ferramentas de gerenciamento que fornecem informações ao professor sobre participação e progresso dos alunos.

6. Considerações finais

O MOODLE utilizado na UFT é uma ferramenta de grande potencial que pode auxiliar na difusão e produção de conhecimento, dando possibilidades não presenciais ao ensino presencial.

Nesse sentido, assim como para a disciplina OTP o MOODLE também pode ser usado em outras disciplinas como ferramenta que pode auxiliar na ampliação das discussões presenciais, na divulgação de trabalhos e interação virtual entre alunos e professor.

Podemos, a partir do estudo realizado para construir este artigo, dizer que o MOODLE é um recurso tecnológico da contemporaneidade, poderoso no que diz respeito à produção e disseminação da informação e produção de conheci mento científico. O MOODLE possui características pedagógicas e tecnológicas que despertam o interesse nos usuários, universidades, escolas e professores que

(15)

www.interscienceplace.org - página 91 de 196 usufruem da sua capacidade de comunicação e transmissão de informações às comunidades educativas.

Finalizando, sabemos que as instituições de ensino é o espaço onde temos a oportunidade de desenvolver o conhecimento de forma crítica e científica através de diferentes metodologias e instrumentos que possibilitam a construção do conhecimento e facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, para o desenvolvimento deste processo é necessário que a instituição de ensino acompanhe o desenvolvimento da sociedade e não se negue a usar as ferramentas da contemporaneidade. E, ao professor, cabe a responsabilidade da criação de estratégias de ensino que facilitem a inserção do educando no meio informatizado, respeitando a condição social, cultural e educativa do estudante.

Referências

Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação. Ministério da ....Educação e Cultura, 1998.

CHAVES, Eduardo O.C. Computador na Educação. Disponível em: ....HTTP://www.chaves.com.br/textself/edtech/funteve.htm/> Acesso em: 19 de ....março de 2011.

DOUGIAMAS, Martin. Ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. ....Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Dougiamas Acesso em 9 ....de abril de 2011.

FRANÇA, George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia ....e da ....educação a distância. Revista: Perspect. ciênc. inf. vol.14 nº. 1 Belo ....Horizonte jan./abr. 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: “saberes necessários à prática ....educativa”. 22ª ed. Paz e Terra. RJ, 2002.

SANTOS, Isabel Aparecida. As Novas Tecnologias da Educação. São Paulo: ....Sammus, 1996.

GONZALES, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São ....Paulo: Editora Avercamp, 2005.

(16)

www.interscienceplace.org - página 92 de 196 ....Acessado em novembro de 2010.

MOODLE. Ambiente virtual de aprendizagem. Disponível em: ....www.moodle.org/about Acesso em. 25 de março de 2011.

MOORE, Michel; KEARSLEY, Eros. Educação a distância como visão.integrada. ....São Paulo: Cenjaj Garnjj, 2008.

VIEIRA, Alexandre Thomaz Vieira. Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

Sobre os autores

Lourivaldo dos Santos Souza – Técnico em Multimeios Didáticos, Graduado em

Pedagogia – Administração Educacional e Licenciatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Pós-graduado em Psicopedagogia pela Universidade Saber Assessoria de Cuiabá - Mato Grosso, Graduando em Biologia pela UFT. Desenvolve atividades de pesquisa na área de tecnologias com ênfase em software livre e ambientes virtuais de aprendizagem.

George França – Professor da Universidade Federal do Tocantins UFT no c urso de

Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Modelagem Computacional de Sistemas. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas: Mídia e Conhecimento pela mesma Universidade. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de tecnologias educacionais, educação a distância e filosofia da educação.

Imagem

Figura 2 – Página inicial da disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

A amostra foi composta por 3.075 idosos do banco de dados do Projeto Fibra UNICAMP, os quais foram avaliados por meio de questionário sociodemográfico,

Em uma amostra de oito indivíduos, observaram, pelas telerradiografias em norma lateral pré-cirúrgica imediata e pós-cirúrgica tardia, alta correlação entre o movimento do ponto

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante