• Nenhum resultado encontrado

Acidentes de trabalho entre os profissionais de enfermagem ao nível hospitalar: uma revisão integrativa / Work accidents among nursing professionals in hospitals: an integrative review

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Acidentes de trabalho entre os profissionais de enfermagem ao nível hospitalar: uma revisão integrativa / Work accidents among nursing professionals in hospitals: an integrative review"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Acidentes de trabalho entre os profissionais de enfermagem ao nível hospitalar:

uma revisão integrativa

Work accidents among nursing professionals in hospitals: an integrative review

DOI:10.34117/bjdv6n9-211

Recebimento dos originais:08/08/2020 Aceitação para publicação:10/09/2020

Samilla Gonçalves de Moura

Doutorado

Universidade Federal da Paraíba – Campus I

Endereço: Jardim Universitário, S/N, Campus I, Castelo Branco, PB E-mail: samilla_1988@hotmail.com

Letícia Menezes de Oliveira

Discente de graduação em Enfermagem Universidade Federal da Paraíba – Campus I

Endereço: Jardim Universitário, S/N, Campus I, Castelo Branco, PB E-mail: leticia_menezmenezes@hotmail.com

Gesualdo Gonçalves de Abrantes

Discente de graduação em Enfermagem Universidade Federal da Paraíba – Campus I

Endereço: Jardim Universitário, S/N, Campus I, Castelo Branco, PB E-mail: gesualdomandragora@hotmail.com

Flávio de Souza Costa

Graduado em enfermagem E-mail: flavioscosta87@gmail.com

Gislaine Targino de Oliveira Bustorff

Graduada em enfermagem

E-mail: gislainetargino.1971@hotmail.com

Antônia Leda Oliveira Silva

Pós-doutorado

Universidade Federal da Paraíba – Campus I

Endereço: Jardim Universitário, S/N, Campus I, Castelo Branco, PB E-mail: alfaleda2@gmail.com

RESUMO

No ambiente hospitalar existem diversas situações que trazem riscos à saúde e ao bem-estar das pessoas que trabalham diretamente com o cuidado da saúde dos pacientes. O estudo tem como objetivo avaliar as publicações científicas sobre os Acidentes de Trabalho com Material Biológico Potencialmente Contaminado, no ambiente hospitalar, entre os profissionais de enfermagem. Para

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

isso, realizou-se uma revisão integrativa realizada por meio da análise de artigos disponíveis nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram encontrados 292 artigos, em que foram selecionados 08 artigos conforme os critérios de inclusão e exclusão. Como resultados, encontrou-se que os técnicos e auxiliares de enfermagem com idade menor que 30 anos são os mais acometidos. A maioria dos Acidentes de Trabalho ocorreram de forma percutânea e nos membros superiores, muitos deles não foram notificados. Em estudos de intervenção com treinamentos, foi estatisticamente significante a sua redução. Pode-se concluir que as lesões por materiais perfurocortantes são corriqueiras nos hospitais, desta forma, devem ser realizados treinamentos com mais frequência com os profissionais de saúde.

Palavras-chave: Acidentes de Trabalho,Enfermagem, Hospitais. ABSTRACT

In the hospital environment, there are several situations that pose risks to the health and well-being of people who use it directly with the health care of patients. The study aims to evaluate scientific publications on occupational accidents, in the hospital environment, among nursing professionals. For this, an integrative review is carried out through the analysis of articles available in the LILACS, MEDLINE and BDENF databases of the Virtual Health Library. 292 articles were found, of which 08 articles were selected, according to the inclusion and exclusion criteria. As the results, we found the nursing technicians and assistants under the age of 30 and the most affected. The majority of work residents occur percutaneously and in the upper limbs, many of them were not notified. In intervention studies with training, its reduction was statistically significant. It can be concluded that injuries by sharps are corrective in hospitals, so training should be conducted more frequently with health professionals.

Keywords: Occupational Accidents, Nursing, Hospitals.

1 INTRODUÇÃO

O estudo aborda sobre os Acidentes de Trabalho (AT) com Material Biológico Potencialmente Contaminado (MBPC) entre profissionais de enfermagem, no ambiente hospitalar. O acidente de trabalho é caracterizado pelo dano ao trabalhador, ocorrendo este pelo exercício do trabalho (BRASIL, 2016). Os mesmos são danosos porque além de causar prejuízos previdenciários (NASCIMENTO et al., 2019) também provocam incapacidades temporárias ou permanentes ao trabalhador.

As lesões provocadas por materiais perfurocortantes no ambiente hospitalar são nocivos por terem contato com fluidos orgânicos do paciente, com poder de infectar o indivíduo por diversos patógenos, entre eles o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Hepatite B e C(BRASIL, 2006). Entre os profissionais da saúde destaca-se a equipe de enfermagem, que por prestar assistência direta e realizar procedimentos rotineiros com materiais perfurocortantes estão mais expostos aos Acidentes de Trabalho com Materiais Biológicos Potencialmente Contaminados (RIBEIRO; SERVO, 2019).

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Diante das informações levantadas, foi elaborada a questão norteadora do estudo: O que a literatura aborda sobre os acidentes de trabalho a qual os profissionais de enfermagem estão expostos no ambiente hospitalar?

Dessa forma, buscou-se avaliar as publicações científicas sobre os acidentes de trabalho entre os profissionais de enfermagem, no ambiente hospitalar. O estudo justifica-se devido à relevância do tema proposto diante do qual os profissionais de saúde são vulneráveis a sofrerem lesões ocasionadas pelos acidentes de trabalho.

2 METODOLOGIA

Trata-se de uma Revisão Integrativa sobre os acidentes de trabalho com enfermeiros na Atenção Hospitalar. Foram utilizadas três bases de dados provenientes da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): LILACS, BDENF E MEDLINE.

Foram utilizados os descritores: “Enfermagem” AND “Acidentes de trabalho” AND “Hospitais”, todos presentes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). A escolha desta biblioteca é justificada pela mesma apresentar grande quantidade de artigos nacionais, dessa forma este estudo permitirá entender os acidentes de trabalho no Brasil, não se excluindo artigos provenientes de pesquisas realizadas em outros países.

Foram adotados como critérios de inclusão: artigos de dados primários sobre os acidentes de trabalho com a equipe de enfermagem; e ter sido publicado entre os anos de 2015 a 2020. Como critérios de exclusão: artigos duplicados. Dessa forma, encontrou-se um total de 292 artigos, que após limitar o ano de publicação, permaneceu um total de 38 artigos.

O período de busca na base de dados foi em abril de 2020, ou seja, foram consideradas os artigos publicados até este mês. Após a identificação dos estudos, foi realizada a leitura artigos selecionados e descritas as variáveis: autores; ano de publicação; local da pesquisa; objetivo da pesquisa; e resultados. Os artigos inclusos foram publicados entre 2015 e 2019.

Para facilitar a visualização do processo de seleção da amostra das publicações, utilizou-se o diagrama PRISMA(MOHER et al., 2009) com o andamento do processo da pesquisa.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 01: Diagrama Prisma. João Pessoa, PB, Brasil, 2020.

Fonte: Adaptado de Moher et al. (2009).

3 RESULTADOS

A busca de artigos foi realizada em 2020 e foram encontrados 292 registros nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em que se incluiu para a amostra um total de nove artigos que abordavam a temática e cumpria os critérios de inclusão estabelecidos. As principais informações foram transcritas e apresentadas no Quadro 1.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Quadro 1: Principais informações dos artigos inclusos para a amostra da Revisão Integrativa.

Autor/ ano População Local da

pesquisa

Resultados

Vieira, K. M. R.; Vieira Júnior, F. U.; Bittencourt, Z. Z. L. C./ 2019

275 técnicos de enfermagem

Brasil Os técnicos de enfermagem com idade inferior a 30 anos foram mais vulneráveis. A capacitação institucional não causou diminuição de Acidentes de Trabalho.

Carvalho, D. C. D., Rocha, J. C. D., Gimenes, M. C. D. A., Santos, E. C., Valim, M. D./ 2018 148 profissionais

Brasil 46,6% dos profissionais relataram já terem sofrido exposição à MBPC, e 60,9% referiram não ter realizado a notificação e 42,6% afirmaram terem participado de treinamentos sobre a temática. Da equipe de enfermagem, os auxiliares foram mais acometidos.

Santos, S. V. M., Macedo, F. R. M., Silva, L. A., Resck, Z. M. R., Nogueira, D. A., Terra, F. S. /2017 393 profissionais de enfermagem. Foi utilizada a Escala de Auto-Estima de Rosenberg

Brasil Tabagismo, religião, crença, renda familiar, tempo de trabalho na profissão e um evento marcante na carreira podem fazer com que os profissionais sofram AT.

Vieira, K. M. R.; Vieira Júnior, F. U.; Bittencourt, Z. Z. L. C./ 2019.

275 técnicos de enfermagem

Brasil 210 de 275 técnicos sofreram AT. Os fatores significantes foram: trabalho estressante, monotonia e influência do trabalho na saúde. O uso de equipamentos de proteção individual e diminuição da sobrecarga foram as medidas mais indicadas pelos participantes.

Camilo, E. N. R., Arantes, T. E. F., & Hinrichsen, S. L./2015. 34 profissionais acidentados

Brasil Os acidentes com material biológico foram mais frequentes em profissionais auxiliares/técnicos de enfermagem, durante o ato cirúrgico e manipulação do instrumental após cirurgia. Os acidentes predominantes foram do tipo percutâneo; e o local da lesão foi no membro superior. Os acidentes aconteceram com funcionários que possuíam média de dois anos de experiência e após 5,5 horas trabalhadas.

Garbaccio, J. L., Regis, W. C. B., Silva, R. M. C., & Estevão, W. G./ 2015 57 profissionais da equipe de enfermagem

Brasil 90% dos AT tiveram natureza biológica, 34% não notificaram o acidente de trabalho. A faixa etária mais jovem (20-29 anos) foi a mais acometida e aqueles com menos tempo de experiência. Rezende LCM, Leite KNS, Santos SR, Monteiro LC, Costa, MBS, Santos FX, 2015 100 profissionais de enfermagem

Brasil 53% dos participantes já sofreram algum tipo de acidente de trabalho materiais perfurocortantes. As principais consequências foram: danos psicológicos e aquisição de doenças. Stefanati, A., Boschetto, P., Previato, S., Kuhdari, P., De, P. P., Nardini, M., & Gabutti, G./ 2015. Amostra de 8 departamentos de 30 lesões biológicas entre 2002 e 2012.

Itália Sangue foi o principal material biológico envolvido, principalmente por exposição percutânea. 53% dos indivíduos relataram ter sofrido pelo menos uma lesão durante a carreira. Bijani, M., Rostami, K., Momennasab, M., & Yektatalab, S./ 2017.

120 enfermeiros Iran Foi realizado um programa de educação continuada para grupo experimental. Sua eficácia foi avaliada em quatro níveis (reação, aprendizado, comportamento, resultados) do modelo Kirkpatrick. A pontuação média para o conhecimento no grupo experimental melhorou significativamente e o número de lesão por picada de agulha diminuiu no grupo experimental.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Dentre os nove artigos inclusos para a amostra, as pesquisas foram provenientes do Brasil (n=7); Irã (n=1); e Itália (n=1). Como a maioria dos artigos são a nível nacional, isso possibilitará conhecer a ocorrência dos Acidentes de Trabalho no Brasil.

Na amostra, os estudos foram de intervenção (n=1); e descritivos (n=8). Sobre os idiomas dos artigos selecionados, os artigos foram escritos em: português (n=4); inglês (n=4) e italiano (n=1).

4 DISCUSSÃO

Com relação aos tipos de estudo dos artigos inclusos para a amostra, foram elaboradas duas categorias: “Caracterização dos acidentes de trabalho no ambiente hospitalar” e “Estratégias de intervenção e prevenção de acidentes de trabalho no ambiente hospitalar”.

4.1 CATEGORIA 1. CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Nessa categoria foram descritas as evidências da literatura sobre a ocorrência dos Acidentes de Trabalho com Material Biológico Potencialmente Contaminado, com a equipe de enfermagem a nível hospitalar.

Entre os profissionais da equipe de enfermagem, os mais atingidos foram os auxiliares e técnicos de enfermagem(CAMILO; ARANTES; HINRICHSEN, 2015; CARVALHO et al., 2018). Isso é justificado porque os técnicos e auxiliares são os responsáveis por darem assistência direta aos pacientes, realizando a manipulação dos instrumentos perfurocortantes diariamente (MACHADO; MACHADO, 2011). Além disso os mais susceptíveis são aqueles com idade inferior a 30 anos (VIEIRA; VIEIRA JÚNIOR; BITTENCOURT, 2019; GARBACCIO, 2015), ou seja, geralmente estes acidentes abrangem os profissionais que se encontram em início de carreira.

Entre os fatores de risco para os Acidentes de Trabalho estão: trabalho estressante, monotonia(VIEIRA; VIEIRA JÚNIOR; BITTENCOURT, 2019) e um evento marcante na carreira (SANTOS et al., 2017). De acordo com o estudo de Lima, Kawanami e Romeiro (2017), em um hospital onde foi realizada a pesquisa, poucos acidentes ocorreram nos procedimentos de urgência. A maioria dos acidentes foram percutâneos (CAMILO; ARANTES; HINRICHSEN, 2015; STEFANATI et al., 2015)e o local da lesão se concentrou nos membros superiores (CAMILO; ARANTES; HINRICHSEN, 2015).

Com relação à notificação, muitos dos profissionais não a fizeram (CARVALHO et al., 2018; GARBACCIO et al., 2015), mostrando, assim, que existe subnotificação por parte dos profissionais de saúde sobre os acidentes de trabalho que ocorre com eles próprios, não permitindo

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

que seja realizada a correta divulgação sobre as ocorrências deste, e posteriormente a limitação do desenvolvimento de políticas públicas para a redução destes acidentes e métodos mais eficazes de proteção aos profissionais de saúde.

Além disso, as principais consequências para os profisisonais de saúde foram danos psicológicos e desenvolvimento de doenças (REZENDE et al., 2015). Ainda de acordo com um estudo sobre os sentimentos e emoções dos profissionais de enfermagem acometidos, as principais sensações são desespero, tristeza, angústia, desorientação e desamparo (FERNANDES; SILVA, 2017).

4.2 CATEGORIA 2. ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Nessa categoria, estão inclusas as estratégias utilizadas no serviço de saúde ou nas pesquisas inclusas para minimizar os riscos de acidentes de trabalho com material potencialmente contaminado.

Um estudo afirmou que a capacitação institucional não foi eficaz na diminuição dos acidentes com profissionais de enfermagem (VIEIRA; VIEIRA JÚNIOR; BITTENCOURT, 2019). No estudo de Carvalho et al (2018), ao considerar a realização de capacitação, 42,6% dos participantes afirmaram terem participado de treinamentos sobre Precauções Padrão, porém, 46,6% dos participantes sofreram Acidentes de Trabalho. Percebe-se ainda, que o número de profissionais que se submeteram a treinamentos sobre a utilização correta e adequada dos Equipamentos de Proteção Individual ainda é pequeno, e é por esse motivo que ocorrem muitos acidentes.

Já o estudo de intervenção de Bijani et al (2018) aponta que os resultados da execução de um programa de educação continuada foram eficazes com programas de treinamento e o aumento da conscientização da equipe de enfermagem podendo reduzir a exposição ocupacional a lesões com materiais perfurocortantes.

Assim, percebe-se que há divergências no que se refere às intervenções e sua consequente resposta na redução ou permanência da ocorrência de AT com MBPC entre os profissionais.

A dificuldade do estudo encontra-se no fato de que, apesar da grande maioria dos estudos terem sido realizados no cenário nacional, ainda são poucas as publicações de estudos sobre os outros AT a qual os profissionais de enfermagem estão submetidos, tais como riscos ergonômicos, químicos e radioativos. Dessa forma, recomenda-se a elaboração de estudos sobre estes riscos e estudos de comparação entre as diferentes intervenções que objetivam a redução dos ATs com MBPC.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para superação desta realidade, conclui-se que é necessário investir na construção de estratégias que realmente atendam à prevenção de AT e promoção da saúde dos profissionais de enfermagem e demais categorias que trabalham no ambiente hospitalar. Assim, pode ser garantida uma assistência de saúde de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde, não somente por meio da implementação dos cuidados de minimização dos riscos de AT, mas da sua apropriação pelos profissionais de saúde.

Ainda, é importante ressaltar que para isso, é necessário que os profissionais notifiquem os ocorridos dos acidentes, pois a subnotificação pode ser um impedimento à quantificação e à elaboração das políticas públicas de saúde. Espera-se, diante do exposto, que o estudo ao mostrar a caracterização dos AT e estratégias de prevenção dos mesmos, possa emergir como um convite para profissionais de enfermagem apropriarem-se dos princípios de prevenção de acidentes de trabalho no ambiente hospitalar.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

Bijani M, Rostami K, Momennasab M, Yektatalab S. Evaluating the Effectiveness of a Continuing Education Program for Prevention of Occupational Exposure to Needle Stick Injuries in Nursing Staff Based on Kirkpatrick's Model. J Natl Med Assoc 2018; 110 (5): 459-463.

Brasil. Ministério Da Saúde. Exposição a materiais biológicos. Brasília: DF; 2006.

Brasil. Previdência Social. Instituto Nacional Do Seguro Social. Manual de Acidente de Trabalho. Brasília; 2016.

Camilo ENR, Arantes TEF, Hinrichsen SL. Análise epidemiológica dos acidentes com material biológicos em um hospital oftalmológico. Rev. bras. oftalmol 2015; 74 (5): 284-287.

Carvalho DC, Rocha JC, Gimenes MCA, Santos EC, Valim MD. Acidentes de trabalho com material biológico na equipe de enfermagem de um hospital do Centro-Oeste brasileiro. Esc. Anna Nery Rev. Enferm 2018; 22 (1): e20170140.

Fernandes MA, Silva JS. Sentimentos e emoções de trabalhadores de enfermagem frente a acidentes de trabalho: uma revisão integrativa. Revista Prevenção de Infecção e Saúde 2017; 3 (2): 45-52. Garbaccio JL, Regis WCB, Silva RMC, Estevão WG. Acidentes ocupacionais com a equipe de enfermagem da atenção hospitalar. Cogitare enferm 2015; 20 (1): 146-152.

Lima GMN, Kawanami GH, Romeiro FG. Perfil das exposições ocupacionais a material biológico entre profissionais de saúde do Hospital de Base de Bauru: medidas preventivas e pós-exposição. Rev. bras. med. Trab 2017; 15 (3): 194-199.

Machado MRM, Machado FA. Acidentes com material biológico em trabalhadores de enfermagem do Hospital Geral de Palmas (TO). Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 2011; 36 (124): 274-281.

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman D. Prisma Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med 2009; 6 (7): e1000097.

Nascimento JLM, Espindola MF, Costa ALX, Gomes ACM, Garcia FN, Machado KMSC, Arruda EL. Acidentes de Trabalho em Goianésia: Perfil Epidemiológico e Custos Previdenciários. Brazilian Journal of Development 2019, 5(12): 28689-28700.

Rezende LCM, Leite KNS, Santos SR, Monteiro LC, Costa, MBS, Santos FX. Acidentes de trabalho e suas repercussões na saúde dos profissionais de enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem 201529 ; (4): 307-317.

Ribeiro AMVB, Servo MLS. Acidentes de trabalho em profissionais de saúde: uma revisão de literatura. Revista Brasileira De Ciências Em Saúde-Brazilian Journal of Health Sciences 2019; 2 (1): 9-17.

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 9, p.66872-66881 ,sep. 2020. ISSN 2525-8761

Santos SVM, Macedo FRM, Silva LA, Resck ZMR, Nogueira DA, Terra FS. Acidente de trabalho e autoestima de profissionais de enfermagem em ambientes hospitalares. Rev Lat Am Enfermagem 2017; 25: e2872.

Stefanati A, Boschetto P, Previato S, Kuhdari P, De Paris P, Nardini M, Gabutti G. Pesquisa sobre lesões em enfermeiros e estudantes de enfermagem: uma análise epidemiológica descritiva entre 2002 e 2012 em um hospital universitário. Med Lav 2015; 106 (3): 216-29.

Vieira KMR, Vieira Júnior FU, Bittencourt ZZLC. Acidentes de trabalho com material biológico em um hospital escola. Rev. Bras. Enferm 2019; 72 (3): 737-743

Vieira KMR, Vieira Júnior FU, Bittencourt ZZLC. Técnicos de enfermagem: condições laborais e acidentes em hospital escola. Rev. enferm. UFPE on line 2019; 13: e242224.

Imagem

Figura 01: Diagrama Prisma. João Pessoa, PB, Brasil, 2020.

Referências

Documentos relacionados

Nesta nova combinação obteve-se um pequeno rebaixamento das crenças, e embora as opiniões tenham convergido para a hipótese “C”, com 40.88%, a distribuição de crenças entre

Banca: Fábio Queiroz Pereira, Mariana Alves Lara, Pedro Victor Silva d Andrade Horário:

3 Prima o comando rotativo para cima/ baixo para seleccionar “on”, e prima sobre esta opção. 4 Prima

These proposed functions use the traffic volume as an independent variable and travel time (VDF), emissions (VEF), and environmental damage costs (VEDF) as dependent variables.

Os objectivos dessa pesquisa foram: analisar as características epidemiológicas dos tumores de mama em relação à idade, procedência, história familiar e pessoal de

high similarity to MVa from other vertebrates. Phylogenetic analysis has shown that events resulting in the formation of paralogous copies of myosin Va, Vb, and Vc occurred before

Os resultados obtidos evidenciaram que dentre os 11 critérios estratégicos abordados, os itens de custos e qualidade foram considerados como mais relevantes na percepção

• A razão para a existência de dois ramos de correlação é justificada pelo fato de que operando com as com- ponentes em fase e em quadratura interpretadas como as partes real