• Nenhum resultado encontrado

Blog: experiência pedagógica e educacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Blog: experiência pedagógica e educacional"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Resumo: este texto tem o objetivo de refletir sobre a utilização

de um blog como instrumento pedagógico, educacional e ainda, como um dos possíveis meios de interação para os alunos e alunas do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Refletir sobre o blog torna-se uma ação importante tanto para estudantes quanto para educadores(as), pois situa questões, problemas e institui possibilidades metodológicas para educação de modo geral.

Palavras-chave: Blog. Interação. Tecnologia e educação.

NOSSO CONTEXTO

A

Revolução Cientifico-Tecnológica da virada do século XIX para o XX, proporcionou diversas transformações tecnológicas que, além de desencadear uma revolução nas comunicações, provocam mudanças com impactos sociais, culturais e educacionais. Santaella (2003, p. 18) afirma que com o surgimento as tecnologias de informáticas

especialmente a partir da convergência explosiva do computador das telecomuni-cações, as sociedades complexas foram crescentemente desenvolvendo uma habili-dade surpreendente para armazenar e recuperar informações, tornando-as instanta-neamente disponíveis em diferentes formas para quaisquer lugares (SANTAELLA, 2003, p. 18).

Desta forma, pode haver uma união entre os aparelhos tecnológicos e as pessoas que interagem em descobertas nesse ambiente das redes sociais mediados pelo computador, pois “a aliança entre os computadores e redes

Valéria Fabiane B. Ferreira Cabral** João Pedro frança***

Juliana Mariano**** Letícia Gratão*****

Rayane Franco Pereira****** %/2*(;3(5,È1&,$ 3('$*Ð*,&$

(2)

faz surgir o primeiro sistema amplamente disseminado que dá ao usuário a oportunidade de criar, distribuir, receber e consumir conteúdo audiovisual em um só equipamento” (SANTAELLA, 2003, p. 20).

A consolidação da Internet no Brasil acontece em 1997 (FERREI-RA 2008). A internet tem sido um meio de comunicação interativa com o objetivo de integrar diferentes comunidades on-line, sendo as redes sociais uma das suas principais ferramentas, possibilitando o acesso a um grande contingente de informações, com acesso a pesquisas disponíveis 24 horas. Foram criados, sites de relacionamentos e diários on-line, para aproximar a interação entre esses grupos transformando a forma como nos relaciona-mos uns com os outros, a forma como nos comunicarelaciona-mos.

E como pensar a aprendizagem nesse contexto? Para Luce (2001, p. 2),

a aprendizagem tem a ver com como percebemos e entendemos o mundo, com construção de significados; tem a ver com o tipo e a forma como nos relacionamos com informações fatuais ou princípios abstratos, com métodos e técnicas de traba-lho, com idéias e raciocínios, com comportamentos considerados adequados para certas situações).

Experimentar possibilidades de ensino/aprendizagem por meio dos aparelhos tecnológicos permite que professores(as) e alunos(as) percebam que caminhamos em passos que nos levam a um processo que considera o momento e ambiente que vivemos.

MAS QUEM SOMOS?

Somos participantes de uma experiência extraclasse, por meio de um blog. Nossos caminhos (professora e alunos) se cruzam no curso de Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica nas aulas de Arte e Publicidade na turma A01.

Falamos e escrevemos como grupo, mas em vozes que ora se mani-festam individualmente, ora em conjunto. São falas que se complementam na construção desse texto. Para narrar nossas individualidades para com-preensão de como e onde nos encontramos, começaremos com a fala de Letícia, seguida por Juliana, Rayane e João Pedro, finalizando com a de Valéria Fabiane.

Meu nome é Letícia Gratão e tenho dezessete anos de idade. Gosto muito de comunicação social, por isso escolhi cursar Publicidade e Propa-ganda. Sempre quis cursar algo na área de humanas para exercer a minha habilidade para relacionar com pessoas.

(3)

Chamo-me Rayane Franco, tenho dezenove anos e costumo dizer que “caí de pára-quedas” no curso de Publicidade e Propaganda. Fiz um teste vocacional oferecido pelo colégio onde cursei o ensino médio, em que o resultado foi área de humanas voltada para Comunicação Social e, mi-nha primeira opção foi Publicidade e Propaganda. Pesquisei e aprofundei conhecimentos sobre o curso, e me encantou a área de criação, principal-mente, a Redação Publicitária, pois sou pretensa redatora.

Tenho dezesseis anos, nasci e moro em Goiânia. Adoro ler, assistir filmes, ouvir música e sou bastante crítica, por essa razão resolvi fazer Pu-blicidade e Propaganda. Meu nome: Juliana Mariano.

Sou João Pedro França e tenho vinte e um anos. Escolhi o curso de publicidade na PUC-GO, pois tenho um grande fascínio por essa área.

Desde 2008, eu Valéria, ministro aulas na Universidade Ponti-fícia Católica de Goiás, trabalho que iniciei juntamente com a minha experiência como tutora na Universidade Federal de Goiás no Curso de Licenciatura em Artes Visuais, curso de minha formação, na modalida-de à distância. Desmodalida-de então, venho vivenciando o uso modalida-de várias ferra-mentas: blogs, chats, webconferências, tele-oficinas e outros como meios de ensino. Experiência que me permitiu pensar em conjunto com meus alunos de 1º período: Letícia, Juliana, Rayane e João Pedro na

utiliza-ção do blog, criado por elas e ele, fora do moodle e dentro de um curso presencial.

UM BLOG, POR QUÊ?

No final da década de 90 aparecem na web os primeiros diários virtuais. “Em 1997 surgiu o termo “weblog” por Jorn Barger. Log significa diário, como um diário de capitão de navio. Seguindo a lógica, a palavra

weblog, significa diário na rede. Com o passar do tempo, o weblog,

tornou-se somente blog” (FERREIRA, 2008, p. 23).

Hoje em dia, os blogs deixaram de ser apenas brincadeira de adoles-cente e estão sendo utilizados como fonte de informação e comunicação em uma velocidade assustadora, visto a facilidade de sua criação.

Na Ead as utilizações dos blogs geram possibilidades para processos de ensino/aprendizagem e tornam-se espaços de interação, tendo em vista que “na educação na era da informação, será preciso implementar um en-sino mais próximo do cotidiano” (RAMAL, 2003, p. 185).

(4)

BLOG PUCPARIU.ZIP

No dia 28 de fevereiro de 2010 nasce o blog pucpariu, fruto da ima-ginação de Juliana e parceria dos colegas de turma: Letícia, Rayane e João Pedro. O grupo levou em consideração um aspecto importante do blog: a interatividade que ele proporciona, pois existe a troca de opiniões por meio dos comentários.

O blog “Pucpariu” está sendo frequentado pela turma de primeiro período, tanto do matutino quanto do noturno, e começa a ser reconheci-do por outras turmas dentro da Universidade. Com menos de reconheci-dois meses já conta com 4000 visitas, aproximadamente. É usado para entretenimen-to, fins acadêmicos e divulgação de eventos relacionados a todos os campos da comunicação social.

Existem as “sessões” na página, onde cada dia da semana é publicado um conteúdo diferente. Na segunda-feira é a sessão “Fita k7”, onde sete alunos(as) frequentadores(as) do blog escolhem músicas que supostamen-te serão escutadas, uma por dia, ao longo da semana. Terça-feira é o dia do “Textículo”, sessão em que é publicado um pequeno texto de autores como: Clarice Lispector, Fernando Sabino, William Shakespeare, ou textos independentes como é o caso dos textos do aluno João Pedro. A quarta-feira é dedicada à vida na internet por meio da sessão: “Conectado”. São dadas dicas de blogs, twitters (site de compartilhamento de informação ins-tantânea), flickers (site de compartilhamento de fotos) e sites para jovens. Quinta-feira é dia de outro site muito acessado, não só no Brasil, mas no mundo, o youtube. A sessão denominada “Petit Film” traz vídeos divertidos e/ou educativos.Sexta-feira é apresentado o “Blá blá blá”, que é o resumo dos acontecimentos da semana.No sábado, os leitores(as) encontram dicas de filmes e livros na sessão “Bookstore e Cinema”. A maioria dos livros indi-cados podem ser encontrados na biblioteca da PUC área V.E por fim, no domingo homenageia-se o curso da turma trazendo a “Publicidade da Se-mana”. Esse quadro conta com a participação efetiva da turma, pois são tra-tadas questões de interesse dos alunos(as) do curso relativas à publicidade.

Após a sua criação, o conteúdo do blog pucpariu.zip. net começou a ser utilizado pelos alunos e alunas como apoio para as aulas. Desta forma, são publicados diariamente: datas das provas, atividades que deverão ser entregues em sala, informações que complementam as aulas, datas e locais de eventos como: palestras, congressos, conferências, web conferências e ou-tros. Há espaço para a postagem de vídeos, textos, fotos, onde os alunos(as) podem participar (selecionar, divulgar, publicar) e expor seus comentários.

(5)

O conteúdo das disciplinas: Arte e Publicidade e Técnicas de Co-municação são os que mais aparecem no blog. Podemos citar como exem-plo a postagem no dia 05/04, feita por Letícia Gratão, sobre exemexem-plos de propagandas que utilizam o “Grotesco na Propaganda” tema de uma das aulas da disciplina Arte e Publicidade. Outro exemplo foi a matéria feita por Juliana Mariano, no dia 1º de abril, explicando como deveriam ser

fei-tas as quinze fotografias para o trabalho da disciplina de Fotografia. Juliana publicou um exemplo de cada foto com os estilos pedidos pelo professor e explicou o significado de cada técnica.

No curso de publicidade e propaganda há na grade do primeiro período disciplinas que acontecem de forma semipresencial, como é o caso da disciplina: Filosofia, Estética e Comunicação. São duas aulas por semana: uma presencial e uma semipresencial. Uma vez por semana os alunos(as) postam no site docente do professor a atividade pedida. A pre-sença de cada aluno(a) é a entrada ou o envio de atividades pedidas. O site docente é uma página reservada para os professores(as). Cada aluno(a) possui sua conta e cada vez que acessa a página, fica registrado como pre-sença. O professor explica o que será colocado no site em sala de aula, e avisa com antecedência a data que estará disponível para o envio. O blog pucpariu.zip.net procura sempre informar como esse processo funciona, e ainda, relembrar aos frequentadores(as) do blog as atividades que foram pedidas.

É POSSÍVEL UTILIZAR O BLOG COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E EDUCACIONAL?

Muitos alunos(as), hoje em dia, chegam às universidades com os seus notebooks a tiracolo em um panorama que desafia o modelo de ensino que minimiza a interatividade no processo educacional presencial “onde o professor tem assumido um papel pouco dinâmico, de transmissor de informações e o aluno, menos dinâmico ainda, de receptor acrítico dessas informações” (BELISÁRIO, 2003, p. 139).

Pensar no blog como gerador de um meio de interatividade dentro da sala de aula é o indicativo da necessidade de metodologias mais conecta-das com o avanço tecnológico vivenciado pelos alunos(as). É preciso levar em consideração que “a evolução (ou revolução?!) do conhecimento sobre aprendizagem permite-nos, agora, compreender melhor como nossos alu-nos aprendem e, em decorrência, se a maneira como ensinamos permite ou facilita que aprendam” (LUCE, 2001, p. 1).

(6)

Pelos comentários das alunas: R. Santos que escreve “Ixe, estudar por aqui ta dando rox! X)1” e L. Cabral que esclarece “acho que eu gostei

mais da explicação daqui do que a do professor... uhsuahsuahush:**”, fica evidente que o espaço dado às disciplinas do curso, em um blog criado pe-los próprios alunos(as), tem gerado um ambiente de interação e pesquisa. Pode-se confirmar essa afirmação com o depoimento do aluno M. Manhic:

Acesso o blog todos os dias, porque ele é bem legal e tem muito conteúdo. Já utili-zei matérias postadas para estudar para a NI de Fotografia. Também gosto da parte dos avisos das tarefas; muitas vezes me esqueço quais atividades tem que ser feitas ou falto a aula, aí visito o blog e está tudo lá.

Esse texto, escrito em co-laboração: professora e alunos(as) criado-res do blog, propõe abrir espaço para reflexões de experiências que rompam barreiras e privilegia um pensamento que faça convergir resultados peda-gógicos e educativos.

As reflexões sobre a utilização de um blog como instrumento de ensino/aprendizagem que colocam em evidência que “a investigação do professorado se encontra profundamente arraigada em acontecimentos co-tidianos das escolas e das aulas e em experiências vivas dos professores e estudantes” (BLACK, 2002, p. 172).

BLOG: TEACHING EXPERIENCE AND EDUCATION

Abstract: this text to reflect on the use of a blog as an educational implement,

educational and as a possible means of interaction for students of the course and Advertising at the Catholic University of Goias. Reflect becomes an action important both for students and for educators, situated as issues, problems and establishing methodological possibilities for education in general.

Keywords: Blog. Interaction Technology and Education.

Nota

1 Em linguagem usada na internet, ele diz que estudar pelo blog está dando certo.

Referências

BLACK, Leslie et all. Dejar el guión a un lado. In: COCHRAN-SMITH, Marylin; LYTLE, Susan. DENTRO/FUERA – Enseñantes que investigan. Madrid: Ediciones AKAL, 2002, p. 268-279.]

(7)

FERREIRA, Débora. Blog como ferramenta da Comunicação Empresarial. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/monografias/Monografiadebora.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2010. LUCE, Maria Beatriz. Por que destacar a pesquisa sobre novas metodologias para a educa-ção?. Jornal da Universidade, Porto Alegre, abr. 2001. Disponível em: <http://www.ufrgs. br/faced/mbluce/Pratica_academica_2001.pdf>.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e Artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.

* Recebido em: 15.04.2010. Aprovado em: 04.05.2010.

** Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2002) e mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e professora substituta na Faculdade de Artes Visuais da UFG atuando nos cursos de modalidade à distância dos programas da UAB e prolicenciatura. <vazefj@hotmail. com>.

*** Graduando do Curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

**** Graduanda do Curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

***** Graduanda do Curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

****** Graduanda do Curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

(8)

Referências

Documentos relacionados

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

O foco na gestão da cadeia de suprimentos está associado à importância estratégica que esta tem dentro do modelo da economia de mercado que sustenta o vigente

Dando continuidade, para melhor compreender e descrever a junção de todas as plataformas com que os produtos transmídia operam, a obra Cultura da Convergência de

É este movimento, comunicacional, que atribui a produção de presença não apenas de técnicas de animação em Bojack Horseman, mas também, sendo uma animação para