• Nenhum resultado encontrado

ECONOMIA DO TRABALHO MÓDULO QUESTÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ECONOMIA DO TRABALHO MÓDULO QUESTÕES"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ECONOMIA DO TRABALHO

MÓDULO QUESTÕES

CONCURSO: Ministério do Trabalho e Emprego CARGO: Auditor Fiscal do Trabalho

PROFESSOR: Tiago Musser

Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Rateio é crime!!! Valorize o trabalho do professor e adquira o curso de forma honesta,

(2)

AULA INAUGURAL

APRESENTAÇÃO ... 3 QUESTÕES PROPOSTAS ... 4 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS ... 9

(3)

Apresentação

Que rufem os tambores!!! Está entrando em cena a primeira aula de exercícios da disciplina de Economia do Trabalho. Este curso serve para sedimentar o conhecimento adquirido em nosso curso teórico que está disponível no site, além de acrescentar mais informações relevantes para o seu sucesso no entendimento da disciplina. Portanto, espero que as aulas ajudem em uma maior compreensão da disciplina, por vezes, estigmatizada pelos concurseiros.

Nesta primeira aula, iremos tratar de temas como os Conceitos básicos e definições, População e força de trabalho, População economicamente ativa e sua composição: empregados, subempregos e desempregados, além da Rotatividade da Mão de obra, dos Indicadores do mercado de trabalho. Resolvi acrescentar algumas questões ligadas às disciplinas de Micro e Macroeconomia que estejam relacionadas ao conteúdo de Economia do Trabalho, além de algumas a respeito de Cálculo. Muitas questões serão retiradas de documentos encontrados nos próprios centros de pesquisa, como IBGE, IPEA, etc.

Minha metodologia é bem básica e direta. Irei apresentar todas as questões e, em seguida, irei postar a resolução das mesmas. Se achar que alguma questão não ficou bem explicada ou precisa de mais algum detalhe, por favor, não hesite: professortiagomusser@gmail.com ou pelo meu grupo no facebook.

Vamos começar? Com você, a aula 01 do curso de questões de Economia do Trabalho.

(4)

QUESTÕES PROPOSTAS

A respeito das principais pesquisas a respeito do mercado de trabalho provindas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), julgue as afirmativas 01 a 11 como sendo verdadeiras ou falsas:

Questão 01 - No que se refere ao tema trabalho, o IBGE produz informações mensais, por meio da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que é realizada em todo território nacional, assim como a Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílio (PNAD).

Questão 02 - A chamada PNAD Contínua foi implantada, em caráter experimental, em outubro de 2011, em vinte Regiões Metropolitanas que contêm o município da capital, em uma Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE, em cinco capitais e em uma Unidade da Federação. O objetivo foi realizar os ajustes necessários aos processos referentes à pesquisa. A partir de janeiro de 2012, a mesma foi implantada em todo o território nacional, passando a fazer parte, em caráter definitivo, do conjunto de pesquisas do IBGE.

Questão 03 - A PNAD Contínua é parte do SIPD (Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares), que se constitui em um modelo de produção de pesquisas amostrais domiciliares no qual o planejamento, a execução, a análise e a disseminação dos resultados das diversas pesquisas serão conduzidos de forma coordenada, facilitando o atendimento de novas demandas bem como otimizando os recursos a serem utilizados. Destaca-se, entre outros

aspectos, que a amostra de cada uma das pesquisas desse sistema corresponderá a uma parte ou à integralidade de uma amostra mestra, e os conceitos e os processos serão harmonizados entre elas.

Questão 04 - O SIPD conta atualmente com duas pesquisas: a PNAD Contínua e a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, cuja coleta das informações foi iniciada em agosto de 2013, com divulgação dos primeiros resultados prevista para meados de 2014. A Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a terceira pesquisa a ser incorporada ao SIPD, tem o início da coleta previsto para 2014.

Questão 05 - A PNAD Contínua visa produzir indicadores para acompanhar as flutuações bimestrais e a evolução, a médio e longo prazos, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País.

Questão 06 – Na PNAD contínua, cada domicílio selecionado para a pesquisa é visitado cinco vezes, durante cinco trimestres consecutivos. Assim, um domicílio é visitado pela segunda vez três meses após a primeira visita, pela terceira vez três meses após a segunda visita, e assim por diante. Isso equivale a dizer que a pesquisa segue um esquema de rotação intitulado 1-2(5) onde, de um trimestre para o próximo, há uma sobreposição de 80% dos domicílios e de um trimestre para o mesmo trimestre do ano seguinte, de 20%. Questão 07 – Na PNAD Contínua, as informações sobre o tema trabalho são

(5)

captadas em dois questionários: um reduzido, restrito às informações sobre o trabalho que gera rendimentos para o domicílio, ou seja, cuja produção é voltada para o mercado; e um ampliado, de nível mais abrangente, aplicado na primeira entrevista de cada domicílio, que inclui além das variáveis contidas no reduzido, informações sobre outras formas de trabalho, cuja produção não é voltada para o mercado.

Questão 08 - Período de referência de 30 dias contados a partir do 1º dia da semana de referência - esse período é utilizado na captação da disponibilidade das pessoas ocupadas para iniciar um trabalho adicional ou trocar de trabalho.

Questão 09 - Período de referência de 30 dias - é o período de 30 dias que finaliza no último dia da semana de referência. Esse período é utilizado na captação da procura efetiva de trabalho.

Questão 10 - Mês de referência – é o mês que contém a semana de referência. Esse período é utilizado na captação dos rendimentos de trabalho efetivamente recebidos, além dos outros rendimentos tais como: pensão alimentícia, seguro desemprego etc. Questão 11 - Último dia da semana de referência - é a data que finaliza a semana de referência. É utilizada para calcular a idade das pessoas, o tempo de permanência no trabalho das pessoas ocupadas e o tempo de procura de trabalho para as não ocupadas.

A respeito dos principais conceitos presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

(PNAD), julgue as questões 12 a 26 como sendo verdadeiras ou falsas:

Questão 12 - População em idade de trabalhar - Pessoas de 10 anos ou mais de idade na data de referência.

Questão 13 - População na força de trabalho - As pessoas na força de trabalho na semana de referência compreendem as pessoas ocupadas e as pessoas desocupadas nesse período.

Questão 14 - População ocupada - São classificadas como ocupadas na semana de referência as pessoas que, nesse período, trabalharam pelo menos uma hora completa em trabalho remunerado em dinheiro, produtos, mercadorias ou benefícios (moradia, alimentação, roupas, treinamento etc.) ou em trabalho sem remuneração direta em ajuda à atividade econômica de membro do domicílio ou, ainda, as pessoas que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastadas nessa semana.

Questão 15 - Consideram-se como ocupadas temporariamente afastadas de trabalho remunerado as pessoas que não trabalharam durante pelo menos uma hora completa na semana de referência por motivo de: férias, folga, jornada de trabalho variável, licença maternidade e fatores ocasionais. Assim, também foram consideradas as pessoas que, na data de referência, estavam, por período inferior a quatro meses: afastadas do trabalho em licença remunerada por motivo de doença ou acidente da própria pessoa ou outro tipo de licença remunerada; afastadas do próprio empreendimento sem serem remuneradas por instituto de previdência; em greve ou paralisação.

(6)

Além disso, também, foram consideradas ocupadas as pessoas afastadas por motivos diferentes dos já citados, desde que tivessem continuado a receber ao menos uma parte do pagamento e o período transcorrido do afastamento fosse inferior a quatro meses.

Questão 16 - População desocupada - São classificadas como desocupadas na semana de referência as pessoas não ocupadas nesse período, que tomaram alguma providência efetiva para conseguir um trabalho no período de referência de 30 dias e que estavam disponíveis para iniciar um trabalho na semana de referência. Também são classificadas como desocupadas as pessoas não ocupadas e disponíveis para iniciar um trabalho na semana de referência que, no entanto, não tomaram providência efetiva para conseguir trabalho no período de referência de 30 dias porque já haviam conseguido trabalho para começar após a semana de referência.

Questão 17 - População fora da força de trabalho - São classificadas como fora da força de trabalho, na semana de referência, as pessoas que não estavam ocupadas nem desocupadas nessa semana.

Questão 18 - Taxa de participação na força de trabalho - Percentual de pessoas na força de trabalho em relação à População.

Questão 19 - Nível de ocupação - Percentual de pessoas ocupadas na semana anterior a de referência em relação às pessoas em idade de trabalhar.

Questão 20 - Nível de desocupação - Percentual de pessoas desocupadas em relação à População.

Questão 21 - Taxa de desocupação - Percentual de pessoas desocupadas em relação à População.

Questão 22 – A PNAD considera rendimentos brutos, dentre os rendimentos de trabalho, como os rendimentos dos empregados e retiradas de empregadores e trabalhadores por conta própria em termos brutos. O rendimento bruto recebido pode ser expresso por uma única rubrica ou por várias (salário, vencimento, gratificação, ajuda de custo, ressarcimento, salário-família, anuênio, quinquênio, bonificação, horas extras, quebra de caixa, benefícios pagos em dinheiro etc.). Ele é registrado sem excluir os pagamentos (tais como: contribuição para instituto de previdência, imposto de renda, pensão alimentícia, contribuição sindical, previdência privada, seguro e plano de saúde, descontos por faltas e atrasos etc.) efetuados por meio administrativo. Questão 23 – A PNAD considera Rendimento bruto em dinheiro e rendimento bruto em produtos e mercadorias. Quanto à forma de remuneração, o rendimento do trabalho na PNAD Contínua contempla o rendimento captado em dinheiro e em produtos e mercadorias do grupamento de atividades que compreende agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal, pesca e aquicultura, para as posições na ocupação com rendimento. Para o empregado, o rendimento do trabalho em dinheiro é o rendimento recebido diretamente em meio monetário. No rendimento do trabalho não é

(7)

computado o valor da remuneração recebida em benefícios que não são ganhos ou reembolsados em dinheiro, tais como: cessão ou pagamento diretamente pelo empregador de moradia, roupas, alimentação, transporte, treinamento ou aprendizado no trabalho, educação, creche, etc. O rendimento do trabalho em produtos e mercadorias é estimado pelo seu valor em dinheiro. Para o trabalhador por conta própria e o empregador, a retirada em dinheiro é o rendimento recebido diretamente em meio monetário. A retirada em produtos e mercadorias deve ser computada pelo seu valor em dinheiro como a diferença entre o valor dos produtos e mercadorias destinados ao mercado e as despesas necessárias para a sua produção, excluindo-se a parcela destinada ao próprio consumo da unidade domiciliar.

Questão 24 – O Rendimento efetivo consiste no rendimento de fato recebido em qualquer posição na ocupação, no mês de referência, incluindo todos os pagamentos que não tenham caráter contínuo e considerando os descontos por ausências no trabalho.

Questão 25 - Rendimento médio real efetivamente recebido em todos os trabalhos pelos ocupados é o rendimento bruto real médio efetivamente recebido no mês de referência em todos os trabalhos que as pessoas ocupadas com rendimento tinham na semana referência, a preços do mês do meio do trimestre mais recente que está sendo divulgado. O deflator utilizado para isso é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

Questão 26 - Massa de rendimentos nominais efetivamente recebidos em todos os trabalhos pelos empregados é a soma dos rendimentos brutos nominais efetivamente recebidos no mês de referência pelos empregados em todos os trabalhos que tinham na semana de referência.

A respeito dos principais conceitos de Economia do Trabalho, julgue as questões 27 a 40 como sendo verdadeiras ou falsas.

Questão 27 - Trabalhador em condições precárias é o trabalhador que gostaria de ter um emprego, já buscou um, mas não busca mais. Ele desistiu de procurar um trabalho pelos desestímulos do mercado de trabalho Questão 28 - Para o DIEESE, o trabalhador em condições precárias é aquele que trabalhou no mês anterior à entrevista em ocupação remunerada casual, de natureza eventual e instável (o trabalhador fica períodos sem trabalhar – e porque ela só é exercida por sobrevivência, já que o mercado de trabalho não disponibiliza uma oportunidade melhor para essa pessoa), ou em ocupação não remunerada ajudando parentes, e que buscou outra ocupação no ano anterior à entrevista. Na metodologia do IBGE, esse trabalhador não faz parte das estatísticas de desemprego, porque integra o grupo dos ocupados.

Questão 29 - A rotatividade acontece quando um trabalhador é substituído por outro em um posto de trabalho. Dessa maneira, ela ocorre quando há um desligamento, e em seguida, uma admissão. O desligamento pode ser de dois tipos: uma demissão ou uma saída do próprio empregado.

Questão 30 - O tema rotatividade está, frequentemente, associado ao da

(8)

flexibilidade. Este último nada mais é quando há facilidade para os processos de admissão e desligamento. A rotatividade será maior quanto mais inflexíveis forem as regras de contratação e, também, de demissão. Questão 31 - Em países que estão crescendo economicamente, a tendência do seguro-desemprego é diminuir.

Questão 32 – O baixo investimento em capital humano pode afetar direta ou indiretamente a rotatividade de mão de obra.

Questão 33 – A massa de rendimentos é um indicador importante, pois mede a soma dos rendimentos dos trabalhadores. Esse é um indicador, portanto, que deve cair se o desemprego aumenta ou se os rendimentos caem, e que deve aumentar se o desemprego diminui ou se os rendimentos sobem.

Questão 34 - A diferença entre a população em idade ativa (PIA) e a população economicamente ativa (PEA) está, principalmente, no número de subempregados.

Questão 35 – Se houver aumento na PEA, a taxa de desemprego cai.

Questão 36 – Uma mulher de 20 anos que trabalha para pagar os estudos integra a PIA e não a PEA.

Questão 37 – A PEA é sempre maior que a PIA

Questão 38 – Taxa de emprego é a relação entre ocupados e a PEA.

Questão 39 - Para o DIEESE, o trabalhador subempregado é aquele que está subutilizado.

Questão 40 – Existem pessoas que não estão nem na PEA nem na PIA. Tópicos de Macroeconomia e Microeconomia

A respeito dos temas principais existentes na Macroeconomia e na

Microeconomia, julgue as

afirmativas 41 a 45 como sendo verdadeiras ou falsas.

Questão 41 – A Curva de Oferta Agregada Clássica é vertical em relação ao eixo Y.

Questão 42 – Na teoria clássica, o nível de gastos governamentais afeta o produto agregado.

Questão 43 – Uma das premissas da Teoria Clássica é que os preços e salários são perfeitamente flexíveis. Questão 44 – Uma curva de indiferença representa todas as combinações de cestas de mercado que fornecem o mesmo nível de satisfação a um consumidor.

Questão 45 – A taxa marginal de substituição mede quanto um consumidor estaria disposto a desistir de uma mercadoria para obter um número maior de outra.

Use as regras de derivação para calcular as derivadas das questões 46 a 50: Questão 46 – i(x) = 6x³ + 16 Questão 47 - f (x) = 5 + 2x + 3x6 Questão 48 – g(x) = 5X3/4 Questão 49 – j(x) = √𝑋2 + √2𝑥5 + √7 Questão 50 – h(x) = x9 – y-4/5

(9)

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

A respeito das principais pesquisas a respeito do mercado de trabalho provindas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), julgue as afirmativas 01 a 11 como sendo verdadeiras ou falsas:

Questão 01 - No que se refere ao tema trabalho, o IBGE produz informações mensais, por meio da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que é realizada em todo território nacional, assim como a Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílio (PNAD).

Questão Falsa. Cuidado, amigo(a), com esta possível confusão. Segundo o IBGE, a PME é realizada em seis Regiões Metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), e anuais, e a Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílio (PNAD), realizada em todo o território nacional. Atenção!!!

Questão 02 - A chamada PNAD Contínua foi implantada, em caráter experimental, em outubro de 2011, em vinte Regiões Metropolitanas que contêm o município da capital, em uma Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE, em cinco capitais e em uma Unidade da Federação. O objetivo foi realizar os ajustes necessários aos processos referentes à pesquisa. A partir de janeiro de 2012, a mesma foi implantada em todo o território nacional, passando a fazer parte, em caráter definitivo, do conjunto de pesquisas do IBGE.

Questão Verdadeira

Questão 03 - A PNAD Contínua é parte do SIPD (Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares), que se constitui em um modelo de produção de pesquisas amostrais domiciliares no qual o planejamento, a execução, a análise e a disseminação dos resultados das diversas pesquisas serão conduzidos de forma coordenada, facilitando o atendimento de novas demandas bem como otimizando os recursos a serem utilizados. Destaca-se, entre outros aspectos, que a amostra de cada uma das pesquisas desse sistema corresponderá a uma parte ou à integralidade de uma amostra mestra, e os conceitos e os processos serão harmonizados entre elas.

Questão Verdadeira

Questão 04 - O SIPD conta atualmente com duas pesquisas: a PNAD Contínua e a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, cuja coleta das informações foi iniciada em agosto de 2013, com divulgação dos primeiros resultados prevista para meados de 2014. A Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a terceira pesquisa a ser incorporada ao SIPD, tem o início da coleta previsto para 2014.

Questão Verdadeira

Questão 05 - A PNAD Contínua visa produzir indicadores para acompanhar as flutuações bimestrais e a evolução, a médio e longo prazos, da força de trabalho

(10)

e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País.

Questão Falsa. Amigo(a), muito cuidado com as características da PNAD contínua. Segundo o IBGE, a PNAD Contínua visa produzir indicadores para acompanhar as flutuações TRIMESTRAIS e a evolução, a médio e longo prazos, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País.

Lembre-se do final: “da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País.”. Ou seja, ela não aborda somente questões da força de trabalho!!! Atenção!!!

Questão 06 – Na PNAD contínua, cada domicílio selecionado para a pesquisa é visitado cinco vezes, durante cinco trimestres consecutivos. Assim, um domicílio é visitado pela segunda vez três meses após a primeira visita, pela terceira vez três meses após a segunda visita, e assim por diante. Isso equivale a dizer que a pesquisa segue um esquema de rotação intitulado 1-2(5) onde, de um trimestre para o próximo, há uma sobreposição de 80% dos domicílios e de um trimestre para o mesmo trimestre do ano seguinte, de 20%.

Questão Verdadeira

Questão 07 – Na PNAD Contínua, as informações sobre o tema trabalho são captadas em dois questionários: um reduzido, restrito às informações sobre o trabalho que gera rendimentos para o domicílio, ou seja, cuja produção é voltada para o mercado; e um ampliado, de nível mais abrangente, aplicado na primeira entrevista de cada domicílio, que inclui além das variáveis contidas no reduzido, informações sobre outras formas de trabalho, cuja produção não é voltada para o mercado.

Questão Verdadeira

Questão 08 - Período de referência de 30 dias contados a partir do 1º dia da semana de referência - esse período é utilizado na captação da disponibilidade das pessoas ocupadas para iniciar um trabalho adicional ou trocar de trabalho.

Questão Verdadeira

Questão 09 - Período de referência de 30 dias - é o período de 30 dias que finaliza no último dia da semana de referência. Esse período é utilizado na captação da procura efetiva de trabalho.

Questão Verdadeira

Questão 10 - Mês de referência – é o mês que contém a semana de referência. Esse período é utilizado na captação dos rendimentos de trabalho efetivamente recebidos, além dos outros rendimentos tais como: pensão alimentícia, seguro desemprego etc.

(11)

Questão Falsa. Mês de referência – é o mês ANTERIOR (e não o próprio mês) ao que contém a semana de referência. Esse período é utilizado na captação dos rendimentos de trabalho efetivamente recebidos, além dos outros rendimentos tais como: pensão alimentícia, seguro desemprego etc.

Questão 11 - Último dia da semana de referência - é a data que finaliza a semana de referência. É utilizada para calcular a idade das pessoas, o tempo de permanência no trabalho das pessoas ocupadas e o tempo de procura de trabalho para as não ocupadas.

Questão Verdadeira

A respeito dos principais conceitos presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), julgue as questões 12 a 26 como sendo verdadeiras ou falsas:

Questão 12 - População em idade de trabalhar - Pessoas de 10 anos ou mais de idade na data de referência.

Questão Falsa. Para a PNAD, a População em idade de trabalhar é constituída por pessoas de 14 anos ou mais de idade na data de referência.

Questão 13 - População na força de trabalho - As pessoas na força de trabalho na semana de referência compreendem as pessoas ocupadas e as pessoas desocupadas nesse período.

Questão Verdadeira

Questão 14 - População ocupada - São classificadas como ocupadas na semana de referência as pessoas que, nesse período, trabalharam pelo menos uma hora completa em trabalho remunerado em dinheiro, produtos, mercadorias ou benefícios (moradia, alimentação, roupas, treinamento etc.) ou em trabalho sem remuneração direta em ajuda à atividade econômica de membro do domicílio ou, ainda, as pessoas que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastadas nessa semana.

Questão Verdadeira

Questão 15 - Consideram-se como ocupadas temporariamente afastadas de trabalho remunerado as pessoas que não trabalharam durante pelo menos uma hora completa na semana de referência por motivo de: férias, folga, jornada de trabalho variável, licença maternidade e fatores ocasionais. Assim, também foram consideradas as pessoas que, na data de referência, estavam, por período inferior a quatro meses: afastadas do trabalho em licença remunerada por motivo de doença ou acidente da própria pessoa ou outro tipo de licença remunerada; afastadas do próprio empreendimento sem serem remuneradas por instituto de previdência; em greve ou paralisação. Além disso, também, foram consideradas ocupadas as pessoas afastadas por motivos diferentes dos já citados, desde que

(12)

tivessem continuado a receber ao menos uma parte do pagamento e o período transcorrido do afastamento fosse inferior a quatro meses.

Questão Verdadeira

Questão 16 - População desocupada - São classificadas como desocupadas na semana de referência as pessoas não ocupadas nesse período, que tomaram alguma providência efetiva para conseguir um trabalho no período de referência de 30 dias e que estavam disponíveis para iniciar um trabalho na semana de referência. Também são classificadas como desocupadas as pessoas não ocupadas e disponíveis para iniciar um trabalho na semana de referência que, no entanto, não tomaram providência efetiva para conseguir trabalho no período de referência de 30 dias porque já haviam conseguido trabalho para começar após a semana de referência.

Questão Verdadeira

Questão 17 - População fora da força de trabalho - São classificadas como fora da força de trabalho, na semana de referência, as pessoas que não estavam ocupadas nem desocupadas nessa semana.

Questão Verdadeira

Questão 18 - Taxa de participação na força de trabalho - Percentual de pessoas na força de trabalho em relação à População.

Questão Falsa. A Taxa de participação na força de trabalho é o Percentual de pessoas na força de trabalho em relação às pessoas em idade de trabalhar. Questão 19 - Nível de ocupação - Percentual de pessoas ocupadas na semana anterior a de referência em relação às pessoas em idade de trabalhar.

Questão Falsa. De acordo com o IBGE, o Nível de ocupação é Percentual de pessoas ocupadas na semana de referência em relação às pessoas em idade de trabalhar.

Questão 20 - Nível de desocupação - Percentual de pessoas desocupadas em relação à População.

Questão Falsa. Muito cuidado com essa pegadinha, amigo(a). O Nível de desocupação é Percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas em idade de trabalhar.

Questão 21 - Taxa de desocupação - Percentual de pessoas desocupadas em relação à População.

Questão Falsa. Mais uma vez cuidado com a questão da taxa e suas variáveis. A Taxa de desocupação é o Percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho.

(13)

Questão 22 – A PNAD considera rendimentos brutos, dentre os rendimentos de trabalho, como os rendimentos dos empregados e retiradas de empregadores e trabalhadores por conta própria em termos brutos. O rendimento bruto recebido pode ser expresso por uma única rubrica ou por várias (salário, vencimento, gratificação, ajuda de custo, ressarcimento, salário-família, anuênio, quinquênio, bonificação, horas extras, quebra de caixa, benefícios pagos em dinheiro etc.). Ele é registrado sem excluir os pagamentos (tais como: contribuição para instituto de previdência, imposto de renda, pensão alimentícia, contribuição sindical, previdência privada, seguro e plano de saúde, descontos por faltas e atrasos etc.) efetuados por meio administrativo.

Questão Verdadeira

Questão 23 – A PNAD considera Rendimento bruto em dinheiro e rendimento bruto em produtos e mercadorias. Quanto à forma de remuneração, o rendimento do trabalho na PNAD Contínua contempla o rendimento captado em dinheiro e em produtos e mercadorias do grupamento de atividades que compreende agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal, pesca e aquicultura, para as posições na ocupação com rendimento. Para o empregado, o rendimento do trabalho em dinheiro é o rendimento recebido diretamente em meio monetário. No rendimento do trabalho não é computado o valor da remuneração recebida em benefícios que não são ganhos ou reembolsados em dinheiro, tais como: cessão ou pagamento diretamente pelo empregador de moradia, roupas, alimentação, transporte, treinamento ou aprendizado no trabalho, educação, creche, etc. O rendimento do trabalho em produtos e mercadorias é estimado pelo seu valor em dinheiro. Para o trabalhador por conta própria e o empregador, a retirada em dinheiro é o rendimento recebido diretamente em meio monetário. A retirada em produtos e mercadorias deve ser computada pelo seu valor em dinheiro como a diferença entre o valor dos produtos e mercadorias destinados ao mercado e as despesas necessárias para a sua produção, excluindo-se a parcela destinada ao próprio consumo da unidade domiciliar.

Questão Verdadeira

Questão 24 – O Rendimento efetivo consiste no rendimento de fato recebido em qualquer posição na ocupação, no mês de referência, incluindo todos os pagamentos que não tenham caráter contínuo e considerando os descontos por ausências no trabalho.

Questão Verdadeira

Questão 25 - Rendimento médio real efetivamente recebido em todos os trabalhos pelos ocupados é o rendimento bruto real médio efetivamente recebido no mês de referência em todos os trabalhos que as pessoas ocupadas com rendimento tinham na semana referência, a preços do mês do meio do trimestre mais recente que está sendo divulgado. O deflator utilizado para isso é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

(14)

Questão 26 - Massa de rendimentos nominais efetivamente recebidos em todos os trabalhos pelos empregados é a soma dos rendimentos brutos nominais efetivamente recebidos no mês de referência pelos empregados em todos os trabalhos que tinham na semana de referência.

Questão Verdadeira

A respeito dos principais conceitos de Economia do Trabalho, julgue as questões 27 a 40 como sendo verdadeiras ou falsas.

Questão 27 - Trabalhador em condições precárias é o trabalhador que gostaria de ter um emprego, já buscou um, mas não busca mais. Ele desistiu de procurar um trabalho pelos desestímulos do mercado de trabalho.

Questão falsa. Esta questão trata singularmente do Trabalhador desalentado. Acrescentando: No caso do trabalhador desalentado, é improvável que consiga uma ocupação de acordo com seu perfil (sua qualificação e remuneração

desejada) ou porque essa busca é muito custosa financeiramente. Na metodologia do IBGE, esse trabalhador não faz parte das estatísticas de desemprego, porque não pertence à força de trabalho (PEA), já que não tem emprego e não procura um. Para o DIEESE, essa é uma maneira inadequada de classificá-lo. Veja questão 28 a seguir.

Questão 28 - Para o DIEESE, o trabalhador em condições precárias é aquele que trabalhou no mês anterior à entrevista em ocupação remunerada casual, de natureza eventual e instável (o trabalhador fica períodos sem trabalhar – e porque ela só é exercida por sobrevivência, já que o mercado de trabalho não disponibiliza uma oportunidade melhor para essa pessoa), ou em ocupação não remunerada ajudando parentes, e que buscou outra ocupação no ano anterior à entrevista. Na metodologia do IBGE, esse trabalhador não faz parte das estatísticas de desemprego, porque integra o grupo dos ocupados.

Questão Verdadeira

Questão 29 - A rotatividade acontece quando um trabalhador é substituído por outro em um posto de trabalho. Dessa maneira, ela ocorre quando há um desligamento, e em seguida, uma admissão. O desligamento pode ser de dois tipos: uma demissão ou uma saída do próprio empregado.

Questão verdadeira. Reitero, amigo(a), que o problema da rotatividade provém de duas situações em que há uma nova contratação!!! Quando há novas vagas e elas são preenchidas normalmente por trabalhadores aí não há que se falar em “rotatividade”. Em resumo, a rotatividade acontece quando os postos de trabalho estão girando e os trabalhadores sendo alocados e, de certa maneira, “trocados”. Questão 30 - O tema rotatividade está, frequentemente, associado ao da flexibilidade. Este último nada mais é quando há facilidade para os processos de

(15)

admissão e desligamento. A rotatividade será maior quanto mais inflexíveis forem as regras de contratação e, também, de demissão.

Questão Falsa. É justamente o contrário: A rotatividade será MENOR quanto MAIS INFLEXÍVEIS forem as regras de contratação e, também, de demissão. E, vice-versa. Se as regras de contratação foram mais flexíveis, a rotatividade será maior.

Questão 31 - Em países que estão crescendo economicamente, a tendência do seguro-desemprego é diminuir.

Questão Verdadeira

Questão 32 – O baixo investimento em capital humano pode afetar direta ou indiretamente a rotatividade de mão de obra.

Questão Verdadeira

Questão 33 – A massa de rendimentos é um indicador importante, pois mede a soma dos rendimentos dos trabalhadores. Esse é um indicador, portanto, que deve cair se o desemprego aumenta ou se os rendimentos caem, e que deve aumentar se o desemprego diminui ou se os rendimentos sobem.

Questão Verdadeira

Questão 34 - A diferença entre a população em idade ativa (PIA) e a população economicamente ativa (PEA) está, principalmente, no número de subempregados. Questão 34 – Questão Falsa. Amigo(a), muita atenção. A diferença entre a população em idade ativa (PIA) e a população economicamente ativa (PEA) está no número de pessoas que não participam do mercado de trabalho, ou seja, que não estão ocupadas nem à procura de trabalho.

Questão 35 – Se houver aumento na PEA, a taxa de desemprego cai. Questão Falsa. Para que isto aconteça, deverá ser mantido o número de

desempregados constante. Esta informação é fundamental para que a questão seja verdadeira.

Questão 36 – Uma mulher de 20 anos que trabalha para pagar os estudos integra a PIA e não a PEA.

Questão Falsa. Para entregar a PEA basta que esteja ocupado (trabalhando) ou desocupado (sem trabalho, porém procurando emprego). A ocupação independe da finalidade!!! Portanto, a mulher de 20 anos faz parte da PEA e,

consequentemente, da PIA.

Questão 37 – A PEA é sempre maior que a PIA

(16)

Questão 38 – Taxa de emprego é a relação entre ocupados e a PEA.

Questão Falsa. Taxa de emprego é a relação entre ocupados/PIA; já a taxa de desempregado é relação entre desocupados e a PEA. Atenção!!!

Questão 39 - Para o DIEESE, o trabalhador subempregado é aquele que está subutilizado.

Questão Verdadeira.

Questão 40 – Existem pessoas que não estão nem na PEA nem na PIA. Questão verdadeira. Além da PEA e da PIA, há pessoas que não estão em condições de trabalhar como as crianças e idosos na fase final da vida. Tópicos de Macroeconomia e Microeconomia

A respeito dos temas principais existentes na Macroeconomia e na Microeconomia, julgue as afirmativas 41 a 45 como sendo verdadeiras ou falsas.

Questão 41 – A Curva de Oferta Agregada Clássica é vertical em relação ao eixo Y.

Questão Verdadeira. A curva de Oferta Agregada Clássica tem como origem a relação entre preços e o produto agregado da economia. Para que haja equilíbrio no mercado de trabalho, valores mais altos do nível de preços exigem níveis proporcionalmente mais altos de salário monetário e, assim, os preços vão se ajustando e mantendo o produto no mesmo nível. Atente-se, amigo(a), que, no modelo clássico, os níveis de produção e emprego são determinados exclusivamente por fatores ligados à Oferta.

Observe o gráfico

P Ys

Y

Questão 42 – Na teoria clássica, o nível de gastos governamentais afeta o produto agregado.

(17)

Questão Falsa. Pelo contrário, amigo(a). Na teoria clássica, o nível de gastos governamentais não afeta o produto agregado, estando no lado da demanda, portanto, sem atingir o produto.

Questão 43 – Uma das premissas da Teoria Clássica é que os preços e salários são perfeitamente flexíveis.

Questão Verdadeira. Essa é uma premissa fundamental na análise da Teoria Clássica. É por meio dela que se origina o gráfico da questão 41.

Questão 44 – Uma curva de indiferença representa todas as combinações de cestas de mercado que fornecem o mesmo nível de satisfação a um consumidor. Questão Verdadeira

Questão 45 – A taxa marginal de substituição mede quanto um consumidor estaria disposto a desistir de uma mercadoria para obter um número maior de outra.

Questão Verdadeira

Use as regras de derivação para calcular as derivadas das questões 46 a 50:

Questão 46 – i(x) = 6x³ + 16

i(x) = 6x³ + 16. Antes de resolvermos, uma consideração: a derivada de potência é feita com base nos seguintes passos:

i) Traga a potência para frente da equação, multiplicando os termos; ii) Em seguida, subtraia a potência de 1.

Assim, temos:

6x³ --- 3X6x3-1 = 18x2

No caso dos números inteiros, a derivada é zero. Portanto, a derivada de 16 é zero.

Gabarito: 18x2

Questão 47 - f (x) = 5 + 2x + 3x6

f (x) = 5 + 2x + 3x6

Vamos derivar por parte:

(18)

2x – a potência de x, neste caso, é 1. Como devemos subtrair a potência de 1, essa diferença dará zero. O x elevado a 0 (zero) é 1. Portanto, a derivada é 2. 3x6 – de novo: potência para frente multiplicando e depois subtraindo 1 da mesma

potência, logo: 6X3x6-1 = 18x5.

Gabarito: 2+18x5

Questão 48 – g(x) = 5X3/4

g(x) = 5x3/4. Potência de fração?! Sem medo de ser feliz, amigo(a). Mesmas

regras: Potência para frente multiplicando e depois diminuindo de 1. Vamos lá: 5X3/4 = 3/4X5x3/4-1 = 15/4x-1/4 Gabarito: 15/4x-1/4 Questão 49 – j(x) = √𝑋2 + √2𝑥5 + √7 j(x) = √𝑋2 + √2𝑥5

+ √7. Ih, professor, apareceram raízes. E agora? Nada de pânico amigo(a). Raízes são potências mascaradas e vice-versa. Vamos analisar cada um:

j(x) = √𝑋2 + √2𝑥5 + √7 - poderíamos ver assim: x1/2 +2x1/5 + 71/2 = Ficou mais fácil, não?

x1/2 = 1/2Xx1/2-1 = 1/2x-1/2

2x1/5 = 2X1/5x1/5-1 = 2/5x-4/5

71/2 = derivada de número é zero.

Gabarito: 1/2x-1/2 + 2/5x-4/5

Questão 50 – h(x) = x9 – y-4/5

Esta última questão traz uma peculiaridade. Observe o sinal de menos (-) na equação e na potência!!! Cuidado, amigo(a), para não errar nas contas, vamos lá:

i) x9 = 9x9-1 = 9x8

ii) – y-4/5 = -(-4/5)y-4/5-1 = 4/5y-9/5

Juntando as sentenças, temos: 9x8 + 4/5y-9/5

Referências

Documentos relacionados

Comparando-se os perlodos de aplicação de N ao longo do ciclo da cultura do melão, dentro de uma mesma freqüência de fertirrigação, pode-se constatar que as produções de

comunicação no período de 2014 a 2019 como estratégia de atuação da assessoria de comunicação social do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Os dados constantes no boletim informativo, produzido pela Estação de Tratamento de Água e Laboratório de Controle Ambiental da Riviera de São Lourenço, em anexo, levam-nos

Segundo Manzini (2008) a deterioração ambiental não se manifesta apenas através das grandes catástrofes noticiadas pela mídia, mas reflete no campo social e se

Os cross-connects ópticos são dispositivos chave nas redes de comunicação óptica. Os OXC podem ser usados nas redes ópticas para efectuar comutação de caminhos ópticos. Um

Para avaliação do conhecimento e das atitudes da equipe de saúde em relação à dor neonatal, foram abordadas questões sobre a existência de sensibilidade dolorosa no RN,

Em conclusão, os fatores determinantes do quadro da salmonelose septicêmica prolongada são vários e dependem da interação peculiar entre a bactéria e o parasito, como também das