• Nenhum resultado encontrado

Coaching para Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ-AM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coaching para Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ-AM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AULA DEMONSTRATIVA

Coaching para Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da

SEFAZ-AM

Olá Concurseiros e Concurseiras,

O Supremacia está lançando agora o Coaching específico para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da SEFAZ-AM, com duração de 04 meses. Coaching? Coachee? O que é isso?

Vamos então a sua definição:

Coaching é um processo definido como um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente. O coach apoia o cliente, ajudando-o a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro do objetivo estabelecido. Isso é feito por meio de reflexões e análises das opções e da identificação e uso das próprias competências, além do intenso aprimoramento e aquisição de novas competências, bem como do reconhecimento e superação das crenças limitantes e dos pontos de maior fragilidade.

Coaching é, portanto, um processo objetivo, guiado por um conjunto de informações crescentes oriundas de sessões, estabelecendo metas, com a finalidade de atingir transformações positivas na vida do coachee.

O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional). Isso é realizado por meio de técnicas que melhoram a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação dos objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a do simples fato de compartilhar experiências e pensamentos que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.

(2)

O nosso Coaching será direcionado para o concurso de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas. Pode concorrer a uma vaga o candidato com formação superior em qualquer área (tenho colegas enfermeiros, psicólogos e professores de educação física). Além disso, o subsídio atual perfaz o montante de R$ 26.173,88 (cota de fevereiro de 2014). Vamos trabalhar pesado, juntos, para que o candidato que fizer o Coaching conosco seja aprovado no próximo concurso da SEFAZ-AM.

O teto salarial do funcionalismo estadual hoje é único, equivalente a 90,25% da remuneração do Ministro do STF, ou seja, R$ 26.589,68.

Outras duas vantagens do cargo são (ambas respeitam o teto):

1) Participação nas multas pagas pelo contribuinte. Parte do valor é pago para os auditores autuantes e outra parte é rateada entre os auditores em atividade indireta de fiscalização; e

2) Prêmio anual de produtividade (14º salário) pago em fevereiro de cada ano, se atingida meta de crescimento na arrecadação estadual em relação ao ano anterior.

O ato que designou a comissão do concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas, Edição 32.764, publicada em 19/03/2014, página 23, que pode ser consultada no site da impressa oficial do estado (www.imprensaoficial.am.gov.br).

Ainda não se sabe se haverá lotação de aprovados no interior do Estado do Amazonas. Não é nada fácil viver no interior, são locais com infraestrutura precária e de difícil acesso. Todos os auditores do concurso de 2005 que foram lotados no interior já estão trabalhando em Manaus. Aqueles que ficarem na Capital vão se adaptar facilmente, especialmente com esse salário, rs. Manaus é uma metrópole com 2 milhões de habitantes, muitas vezes nem nos damos conta de que estamos no meio da Floresta Amazônica. O isolamento é, ao mesmo tempo, uma dificuldade e uma vantagem, pois, apesar de só sairmos daqui de avião, a violência urbana é menor do que em outras cidades do mesmo porte. Prepare-se para o calor amazonense, pois aqui lagartixa pula da parede de barriga na lâmpada acesa pra se refrescar! rs. São 34º em média, com uma umidade relativa do ar de 80%, o que eleva a sensação térmica. O lado bom? Todo dia é dia de praia - de rio.

(3)

Sobre o trabalho, a fiscalização é dividida em duas áreas: fiscalização de trânsito e de estabelecimento. As atribuições do AFTE vão sendo adquiridas ao longo da carreira, de acordo com a Lei 2.750/2002. No início, o AFTE tem basicamente atribuições para ações fiscais de trânsito. A demanda de trabalho também é grande em áreas administrativas, assim é possível que muitos dos aprovados sejam aproveitados em atividades indiretas de fiscalização.

Pessoal, é com imenso prazer que passaremos a partir de hoje, a orientá-los rumo ao sucesso da aprovação. Nossa missão aqui no Coaching do Supremacia é deixar vocês prontos para enfrentar qualquer banca de concurso que venha. Sabemos que a maratona de estudos não é nada fácil. Ao longo da caminhada de concurseiro nos deparamos com as mais variadas adversidades: correria do dia-a-dia, pouco tempo pra estudar, trânsito terrível, necessidade de atenção à família, entre outras coisas. Mas..., como diz o ditado, carro apertado é que anda.

Outras vezes, nos deparamos com dificuldades que atrapalham a nossa aprovação e nem damos conta disso: escolha inadequada no material de estudo, falta de concentração, métodos de estudos insuficientes, falta de organização do tempo, planejamento de estudos deficiente, etc.

Nosso trabalho de Coaching vai consistir em reorganizar sua rotina de estudos. Vamos te mostrar que mesmo com todas as dificuldades, somos capazes de driblar todos os obstáculos que prejudicam o bom rendimento e aproveitamento dos estudos. O equilíbrio será atingido quando estivermos estudando de forma proveitosa, sem que para isso tenhamos que sacrificar o convívio familiar e social. Se você estiver disposto e absorver as nossas dicas não será difícil e a sua aprovação será mais rápida. Eis aqui o seu personal trainer do concurso AFTE da SEFAZ-AM.

Minha apresentação.

Meu nome Luiz Henrique Pereira Mendes, pode me chamar de Luiz, sou natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, terra do pão de queijo. Bacharel em Ciências Contábeis, servidor público desde 1994, me acomodei um pouco no primeiro cargo público, mas acordei a tempo e o concurseiro acordou. Apesar de estar ocupando um cargo almejado por muitos, continuo na briga por uma nova carreira. Meu lema; “o que não me mata, me fortalece.”

(4)

Minha trajetória de vida no mundo dos concursos foi mais ou menos a seguinte: Em 1994 assumi o cargo de Programador de Computador na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG, cidade a 100 Km de Juiz de Fora-MG. Em 1999 consegui minha transferência (redistribuição) para a Universidade de Juiz de Fora-MG.

Em 2004, já casado, com uma filhinha no forno, percebi que não iria conseguir continuar vivendo como estava, pois pra ter uma renda razoável, cheguei a ter 3 trabalhos. De manhã dava aulas em uma escola particular, à tarde trabalhava na UFJF e ainda era sócio de um escritório de contabilidade com meu irmão mais novo. Ah sim! Esse meu irmão hoje é servidor público também, foi meu primeiro coachee, rs.

Foram 2 anos de estudo intenso, muitos fracassos, mas que me fortaleceram e me ajudaram a chegar onde estou. Em 2005 fui aprovado no concurso de Auditor Fiscal da SEFAZ-AM, cargo que ocupo atualmente.

Como consegui? Muito estudo claro, mas também com a ajuda de um amigo concurseiro, o Helinho, meu coach, rs, que me motivou, indicou material e um grupo de estudos que contratava professores do RJ pra dar aulas em JF.

Pode contar com a sorte também. Sorte?! Saiba que quanto mais você estudar, e estudar direito, mais sorte você terá!

Pessoal, vamos falar então do nosso curso propriamente dito. O que vamos fazer nos próximos 4 meses.

Inicialmente teremos que conhecer bem o perfil do aluno, saber seus objetivos, suas dificuldades, um pouco da sua rotina e, a partir de então, iremos traçar a melhor estratégia para aperfeiçoarmos o seu estudo. Nosso trabalho será o mais personalizado e individualizado possível. Você estará em contato permanente conosco por meio de fórum, e-mail e contato telefônico. Nesse período você vai falar mais conosco do que com seus familiares, rs. É por isso que teremos um número limitado de alunos.

O concurso de 2005 foi composto de duas fases. Uma prova objetiva de 100 questões e um curso de formação de 40 dias para os 100 melhor classificados naquela. Ao final do curso de formação fizemos outra prova objetiva de 100 questões. As duas fases foram classificatórias, assim a prova do curso de formação alterou a classificação inicial dos aprovados

(5)

As disciplinas da primeira prova foram: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Conhecimentos de Informática, Contabilidade, Direito Tributário, Legislação Tributária Estadual, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

No curso de formação as disciplinas foram: Informática, Legislação Tributária Estadual, Auditoria Fiscal, Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial.

A lei que disciplina as fases do concurso foi recentemente alterada, agora o curso de formação é apenas eliminatório.

Vamos planejar e organizar sua vida para que você estude as matérias certas de constarem do programa, até que tenhamos o edital do concurso, por meio da divisão adequada do tempo, escolha da bibliografia correta, utilização de técnicas de resumos, técnicas de leitura e da metodologia a ser aplicada em cada caso.

Sempre que possível também vamos inserir na sua rotina a prática de atividades físicas. O ritmo exaustivo de estudos precisa ser executado sem descuidarmos da nossa saúde física. Aliás, somos fiéis ao preceito de que uma boa saúde mental depende muito de uma boa saúde física. Esse equilíbrio se torna essencial para nos mantermos firmes e motivados nessa empreitada, que tende a se tornar cansativa com o tempo. Além do privilégio de cuidar da saúde, a prática física vai permitir que o corpo se adapte à rotina intensa de estudos e deixar nossos alunos mais dispostos para encarar a difícil jornada. O desafio será tornar a prática um hábito em nossas rotinas. Acreditamos que ela deve ser cultivada para atingir o equilíbrio cognitivo, físico e mental, o que nos mantêm fiéis ao provérbio “mente sã, corpo são”.

Um dos métodos a serem utilizados aqui no nosso curso será a Programação Neurolinguística (PNL). Aplicaremos esse método de forma sarcástica contra o fantasma da reprovação. O método se baseia na comunicação eficiente e positiva que vamos atingir e no processo de modelagem. Vamos nos “remodelar” abandonando condutas inúteis da caminhada de concurseiro e praticando com correção, até a exaustão, comportamentos e ações que vão nos dar a exata direção do sucesso.

Por último iremos fazer o APG - Acompanhamento Permanente de Gestão, tanto a gestão dos Professores referente à condução do curso, quanto à gestão do aluno no aproveitamento do curso. Para ficar mais claro: o curso será

(6)

vocês quanto às impressões da metodologia que estará sendo aplicada. Por outro lado você estará sendo monitorado rigorosamente.

A partir do próximo contato, os senhores terão acesso a uma grade de metas INDIVIDUALIZADA, porque nenhum aluno é igual a outro, logo, percebendo isto aproveitaremos o seu desempenho máximo e montaremos uma preparação específica para cada aluno. Exemplo: Se tiver um aluno bem preparado e um que está iniciando, fiquem tranquilos, porque não vamos nivelar a turma por baixo nem por alto. Vamos fazer um preparatório específico para o mais adiantado e um para o iniciante.

Além disso, como já foi falado, utilizaremos intensamente as ferramentas do fórum, e-mails e telefone. Por meio dos fóruns e e-mails nosso contato será o mais instantâneo possível. Por telefone, faremos a nossa entrevista inicial e teremos eventuais contatos posteriores, se for necessário.

Logo, faremos o monitoramento permanente do seu desempenho. A partir do momento que começarmos a execução propriamente dita, vamos manter sobre você um rigoroso controle de prazos e metas, tudo em prol da evolução do seu estudo.

Nossas ferramentas para monitorar os nossos alunos:

O aluno receberá um pacote de documentos que devem ser preenchidos. Você vai preencher o questionário pessoal de dados gerais, no qual prestará diversas informações sobre sua vida, sua rotina e sua personalidade, as quais servirão de subsídio para que o conheçamos melhor.

Terá que preencher ainda o questionário cognitivo, que avalia a sua capacidade de adquirir, processar e analisar os conhecimentos necessários à sua aprovação no concurso. Além do perfil cognitivo em si, será oferecida uma série de sugestões de técnicas de estudo que poderão ser adotadas para cada pessoa, em função de seu perfil.

Para cada aluno, haverá um questionário de identificação do grau de

conhecimento das disciplinas, e uma planilha de atividades semanais.

De posse desses documentos vamos planejar a grade horária e o cronograma de estudos do aluno.

(7)

No que se refere à bibliografia, teremos acesso a um banco de dados com sugestões das principais obras, sites e materiais de concursos, para que possamos indicar aos nossos alunos os melhores materiais de estudo.

O aluno deverá enviar periodicamente alguns documentos solicitamos por nós professores, tais como redações, resumos, esquemas, gráficos, para que possamos avaliar a sua capacidade de raciocínio e sistematização, no tocante à matéria estudada.

Por fim, utilizaremos uma grade horária personalizada entre professor e aluno, que servirá como importante ferramenta de planejamento e controle das atividades realizadas. Nela nós vamos inserir atividades, compromissos, tarefas a serem cumpridas e, posteriormente, registraremos o que foi efetivamente realizado, a fim de ajustarmos o planejamento da semana seguinte.

Assim que você fizer a sua matrícula, o sistema nos avisará. A partir daí, a dinâmica será a seguinte:

1) Nós faremos o primeiro contato telefônico em 24 horas úteis para boas-vindas e instruções iniciais, tais como: orientar o preenchimento dos dados pelo aluno.

2) Depois aguardaremos que o aluno preencha os questionários e realize

o teste de conhecimentos iniciais que lhe serão remetidos. Cumprida

essa etapa, teremos acesso às informações do questionário pessoal e do questionário cognitivo, bem como ao resultado do teste de conhecimentos (português, raciocínio lógico e redação), a fim de formar uma ideia mais precisa sobre você;

3) Após isso, faremos o segundo contato telefônico para confirmarmos as informações dos questionários e sanarmos eventuais dúvidas que ainda tenham ficado, após nossa análise sobre os dados fornecidos. Esse contato tende a ser um pouco mais demorado, e será muito importante para traçar o seu quadro final, para a personalização dos trabalhos de coaching. As comunicações serão feitas, a partir daí, por e-mails e pela interação entre aluno e professor por meio da grade horária personalizada. Também iremos fazer outros eventuais contatos telefônicos com o aluno, caso seja necessário.

4) A partir daí, analisaremos o edital para o aluno, montaremos a sua grade de

(8)

esquemas, dados sobre porcentagens de acertos em listas de exercícios etc., enfim, tudo que nós julgarmos necessário para melhor orientá-lo. Seu

planejamento será todo mapeado, desde o primeiro material que você terá

que ler, até os últimos passos para atingir a proficiência exigida. Para isto, daremos direcionamento, por exemplo: dentro das disciplinas, iremos focar naquilo que interessa, naquilo que possui maior probabilidade de ser exigido pela banca, tudo para aumentar suas chances de sucesso.

5) Finalmente, diante do feedback dado por vocês, nós iremos sugerir condutas, técnicas, procedimentos que julgarmos adequados para a correção de eventuais falhas ou desvios em suas atividades de estudos. Contaremos com dois tipos de feedback: Um permanente, mais simples, feito via e-mail e contato telefônico. Outro mais completo mensal, composto por relatórios gerenciais sobre a evolução do aluno.

Em caso de dúvidas, enviem e-mail para:

contato@supremaciaconcursos.com.br

Ou acessem nosso facebook:

www.facebook.com/supremaciaconcursos

Aguardo vocês! Grande abraço! Prof. Luiz Mendes

Referências

Documentos relacionados

espinafres e veggie fingers com arroz chao-chao (ervilha, ovo e milho) Jantar Souflé de cogumelos e mozarela 3ª A Almoço Burger de proteína vegetal com rodelas de

12, I, “c”, embora ele seja filho de um pai brasileiro, somente poderia ser considerado brasileiro nato caso seu nascimento tivesse sido registrado em repartição

Nesta pesquisa, realizada a análise multivariada tendo como desfecho a prematuridade, foi significante a associação com baixa frequência às consultas de pré-natal (OR 3,1;

No decorrer do projeto “Narrativas e Memórias de alfabetizadoras: um estudo sobre as cartilhas utilizadas para a alfabetização nas escolas do campo (rurais) da região de

7.1 Princípios gerais; regime especial de tributação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar nº 123/2006); limitações ao poder de tributar; tributos

 Tente manter o foco e terminar cedo: se você mantiver seu foco, evitar as distrações e tiver uma meta realista, é bem provável que você consiga terminar antes do previsto e

João, Secretário de Fazenda do Estado Alfa, por estar sobrecarregado de trabalho, deseja delegar sua competência para José, Auditor Fiscal de Tributos Estaduais,

Assinale a opção que indica o lucro líquido na Demonstração do Resultado do Exercício da sociedade empresária, em 31/12/X1, considerando alíquota de imposto sobre a