• Nenhum resultado encontrado

1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro. Programação completa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro. Programação completa"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro – Programação completa 14/08 Hall de entrada 9h - Credenciamento

10h - Abertura com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Emilio Kalil.

Terreirinho

10h - Apresentação do projeto Ciclo – projeto vinculado a Semana Internacional de educação e Arte da UNESCO e tem como objetivo a criação musical a partir do tema sustentabilidade.

Teatro Gonzaguinha

10h30 - Mesa de abertura: “Cultura e Educação - O lugar da experiência”

Benedicte Helvad - Chefe da Secretaria da Rede de Cultura para crianças da Dinamarca e principal conselheira da Agência dinamarquesa para Cultura.

Eliana Yunes - Professora da PUC atua na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar; criadora do Programa Nacional de Leitura - ProLer e assessora do Centro Regional para o fomento do livro na América Latina e no Caribe; compartilha a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.

Maria Elvira Charria – Ex-Subdiretora de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional para o fomento do livro na América Latina e no Caribe.

(2)

Mediadora: Ana Lúcia Pardo – Atriz, jornalista, pesquisadora e gestora de cultura. Consultora do Minc/UFBA para a criação do plano municipal de cultura.

Terreirinho

11h- Ciranda de Histórias: Sarauzinho (Cadu Cinelli, Rosana Reátegui, Laura Jamelli e Marcelo China)

12h - Almoço

Performance musical com Daniela Spielmann

Teatro Gonzaguinha

14h- Mesa 1: Ações em Arte e Educação

Lêda Fonseca - Coordenadora de Arte e Educação, Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Jailson de Souza e Silva - Professor da UFF; fundador do Observatório de Favelas; ex-secretário de Educação de Nova Iguaçu; Ex-subex-secretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Denise Mendonça - Presidente do Instituto de Arte Tear; Coordenadora Geral do Ponto de Cultura do Tear.

Mediação: Bruna Carvalho - Mestranda de Bens Culturais e Projetos Sociais CPDOC/FGV e Consultora do Plano Municipal de Cultura do Rio de Janeiro UFBA/MinC.

(3)

Hall de entrada

16h – Apresentação Musical - José Staneck e Josiane Kevorkian tocam Tom Jobim 15/08 Hall de entrada

9h - Credenciamento, inscrições para as oficinas e liberação de ingressos para o Teatro e Sexta Básica.

9h30- Apresentação Grupo Cantos do Rio com o espetáculo resumido ''Cantos do Brasil''

Teatro Gonzaguinha

10h- Mesa 2: ''A arte existe porque a vida não basta'' ( Ferreira Gullar)

Marcus Faustini - Cineasta, escritor e diretor teatral. Fundou o Projeto Reperiferia, a Escola Livre de Teatro da Zona Oeste, a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e a Escola Livre da Palavra na Lapa. Foi Secretário de Cultura de Nova Iguaçu e Assessor Especial de Cultura e Território da Secretaria de Direitos Humanos / RJ. Autor do Guia Afetivo da Periferia, foi também Superintendente de Cultura e Sociedade / CulturaRJ e coordena atualmente a Agência de Redes para Juventude.

Ivana Bentes: diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, professora e pesquisadora da linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. É Doutora em Comunicação pela UFRJ, ensaísta do campo da Comunicação, Cultura e Novas Mídias. É coordenadora do projeto Laboratório Cultura Viva, projeto de apoio e fomento à produção audiovisual dos Pontos de Cultura, em parceria com o MinC. É coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ, ponto de articulação de ações em Cultura Digital. Participa da Rede Fórum de Mídia Livre. Atualmente desenvolve as pesquisas: “Estéticas da Comunicação: Novos Modelos Teóricos no Capitalismo Cognitivo” (pesquisa CNPQ) e “Periferia Global”

(4)

sobre o imaginário e as ações vindas das favelas e periferias na cultura brasileira e no cenário global e suas redes de articulação.

11h- Circuito Jovem De Leitura - encontros com autores literários

Ilustração com Graça Lima

12h- Almoço

Perfomance com Edmilson Santini – literatura de cordel

Teatro Gonzaguinha

14h- Mesa 3: “Arte e Educação na contemporaneidade”

Guilherme Vergara – Coordenador do curso de Graduação em Produção Cultural da UFF junto ao Departamento de Arte. Atuou no MAC de Niterói, desenvolvendo experiências na área de curadoria e educação.

Stela Barbieri - Artista plástica, curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo desde julho de 2009, Diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, desde agosto de 2002, educadora há vinte e cinco anos na Escola Experimental Vera Cruz, atualmente assessora de artes da Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I. Assessora também na área de artes, da Escola Castanheiras e Nossa Senhora das Graças. Assessora do projeto Escola no Cinema do Espaço Unibanco de Cinema há dezesseis anos. Como artista plástica expõe regularmente desde 1990 no Brasil e no exterior em museus, galerias, espaços culturais ou com intervenções pelas ruas da cidade.

Marcos Lontra - Jornalista e curador. Ex-Diretor do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, do Museu de Arte Moderna de Pernambuco e do Museu de Arte Moderna de Brasília. Ex-Secretário Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.

Mediador: Robson Outeiro – Assessor de Projetos Especiais e Coordenador de Museus, Centros Culturais e Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura.

(5)

Apresentação Musical

17h - Lançamento do Projeto “Orquestra do Calouste” - Orquestra Jovem de Paquetá

16/08

Hall de entrada

9h - Inscrições para as oficinas

Oficinas: Projeto Carnaval-Escola; Projeto Imagine, Agência Redes de Juventude; Livros de Pano; Maquiagem Artística; Projeto Orquestra do Calouste; Arte Brincante para Educadores (Tear), Literatura Cordel; Cordão do Boitatá; Dança Criativa; Danças e ritmos folclóricos brasileiros, Hip-hop.

Comunicações orais Terreirinho Apresentação musical

17h - Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio 17h40 - Caravana do Passinho

(6)

17/08

Teatro Gonzaguinha

14h – Tardes Culturais - apresentações musicais, encontro com poetas, saraus e outros. Homenagem a Jorge Amado (Edu Kneip e Thiago Amud)

Terreirinho

19h- Sexta Básica - shows gratuitos com AfroReggae e lançamento da oficina de carnaval do Cordão do Boitatá

18/08 Terreirinho

19h - Labirinto Poético – No palco, músicos, rappers e bandas dividem o espaço com poetas que se dedicarão a recitais e performances. Presença de Jorge Salomão.

Dia 19/08 - Domingo

Teatro Gonzaguinha

18h - Espetáculo com Grupo Nós do Morro –

‘Bandeira de Retalhos’ – direção geral de Guti Fraga e Fátima Domingues, texto e direção musical de Sérgio Ricardo, com o grupo Nós do Morro.

(7)

Sinopse: ‘Bandeira de Retalhos’ ficciona o episódio histórico de 1977, quando o governo tentou expulsar parte dos moradores do Vidigal. Eles resistiram e, com o apoio da população, de setores da igreja católica e da imprensa, mudaram a demografia do Rio de Janeiro para sempre. A peça é um musical 100% brasileiro, realizado pelo Grupo Nós do Morro, que fala de união, política e solidariedade, ao som de músicas de Sérgio Ricardo.

Classificação Indicativa: 18 anos Gênero: Teatro musical

Referências

Documentos relacionados

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Exercendo essa função, notei que apesar do acompanhamento, do monitoramento e da implementação do planejamento estratégico proposto pela Secretaria de Educação do

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e