• Nenhum resultado encontrado

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ni-valdo Luiz Rossato é natural de São Gabriel (RS). Praça de 1º de março de 1969, foi declarado aspirante em 10 de dezembro de 1975.

Principais cargos: Ofi cial de Tiro e Bombardeio do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação; Assessor Aeronáuti co junto à Força Aérea Para-guaia; Ofi cial de Doutrina do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação; Chefe da Seção de Operações do Parque de Material dos Afonsos; Instrutor da Es-cola de Aperfeiçoamento de Ofi ciais da Aeronáuti ca; Comandante do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação; Comandante do Esquadrão de Comando da Base Aérea de Canoas; Comandante do GSB da Base Aérea de Santa Maria; Comandante do Terceiro Esquadrão do

Décimo Grupo de Aviação; Chefe da Se-ção de Operações do Comando Aéreo de Treinamento; Chefe do Estado-Maior do Comando Aéreo de Treinamento; Adido Aeronáuti co na Venezuela; Vice-Chefe do Centro de Comando e Controle de Operações Aéreas do Comando Geral de Operações Aéreas; Chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Apoio; Comandante da Terceira Força Aérea; e Chefe do Estado-Maior do Comando Geral de Operações Aéreas; Comandan-te do V COMAR.

Condecorações: Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos Du-mont; Medalha do Pacifi cador; Piloto “Honoris Causa” da Força Aérea Para-guaia; Ordem do Mérito Aeronáuti co – Grau “Comendador”; Ordem do Mé-rito Aeronáuti co da Força Aérea

Vene-zuelana (3º Classe); Ordem do Mérito Naval – Grau “Comendador”; Medalha Santos Dumont (MG), Grau “Prata”; Or-dem do Mérito Militar – Grau “Grande Ofi cial”; Comenda Jubileu de Ouro da Vitória; Medalha Mérito Tamandaré; Ordem do Mérito Cívico (Liga da Defesa Nacional); Medalha da Vitória; Ordem do Mérito da Defesa – Grau “Comenda-dor”; Medalha Pinto Bandeira (Canoas - RS); Medalha de Serviços Relevantes à Ordem Pública (Brigada Militar-RS); Comenda de Comando de Policiamen-to Metropolitano (Brigada Militar-RS); Medalha Tiradentes (RS).

Experiência de voo: Possui mais de 3.500 horas de voo.

Cargo designado: Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáu-ti ca (DEPENS).

Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato

Major-Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho

Major-Brigadeiro-do-Ar Luiz Fernando Dutra Bastos

O Major-Brigadeiro-do-Ar Raul Bo-telho é natural de São Paulo (SP). Praça de 7 de março de 1973, foi declarado aspirante em 15 de dezembro de 1979.

Principais cargos: Comandante da Esquadrilha Orion na Academia da Força Aérea, Chefe da Ajudância, da Subseção de Instrução e da Seção de Operações do 1º/6º GAV; Comandante do Destacamen-to de Proteção ao Voo de SP; Comandan-te da Divisão Técnica do Quarto Serviço Regional de Proteção ao Voo; Coman-dante do GSB da Base Aérea de Santos,

O Major-Brigadeiro-do-Ar Luiz Fer-nando Dutra Bastos é natural de Santos (SP). Praça de 7 de março de 1973, foi declarado aspirante em 15 de dezem-bro de 1979.

Principais cargos: Chefe da Seção de Manutenção do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte; Chefe da Seção de Inteligência da Diretoria de Material Bélico; Comandante do 1º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE); Ofi cial da Casa Militar da Presidência da República; Chefe do Quinto Serviço

Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato

Comandante do 1º/6º GAV; Observador Militar da ONU em Moçambique; Asses-sor na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Insti tucionais do Gabinete de Segurança Insti tucional (PR); Represen-tante do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (EUA); Assessor do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP); Chefe da 5a e da 6a Subchefi as do Estado-Maior da Aeronáu-ti ca (EMAER); Comandante da I FAE.

Condecorações: Medalha Mérito Santos-Dumont; Ordem do Mérito

Aero-náuti co – Grau “Comendador”; Medalha do Pacifi cador; Medalha de Observador Militar da ONU; Medalha Militar de Ouro; Medalha da Junta Interamericana de Defesa; Ordem do Mérito Militar, Grau “Comendador”; Medalha Mérito Policial SD Luiz Gonzaga; Medalha da Vitória (MD); Ordem do Mérito Naval – “Grão-Mestre”.

Experiência de voo: Possui 3.600 horas de voo.

Cargo designado: Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (EMGAP).

Regional de Aviação Civil; Analista do Departamento de Inteligência Estra-tégica do Ministério da Defesa; Chefe da Divisão Administrati va da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR); Chefe da Assessoria de Pessoal do Ga-binete do Comandante da Aeronáuti ca; Chefe da Assessoria de Aviação Civil do do Gabinete do Comandante da Ae-ronáutica; Assistente do Conselheiro Militar da Missão do Brasil junto às Nações Unidas; Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáuti ca; Chefe da 1a Subchefia do Estado-Maior da

Aeronáuti ca (EMAER).

Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau “Comendador”; Ordem do Mérito Militar, grau “Comen-dador”; Ordem do Mérito Naval, Grau “Comendador”; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pa-cifi cador; Medalha Mérito Tamandaré.

Experiência de voo: Possui mais de 5.500 horas de voo.

Cargo designado: Diretor da Direto-ria de Administração do Pessoal (DIRAP).

(3)

Major-Brigadeiro-Médico Jorge Marones de Gusmão

Major-Brigadeiro-do-Ar Roberto Carvalho

O Major-Brigadeiro-do-Ar Roberto Carvalho é natural do Rio de Janeiro (RJ). Praça de 16 de fevereiro de 1976, foi declarado aspirante em 15 de de-zembro de 1979.

Principais cargos: Os inerentes a Ofi cial Subalterno e Intermediário no 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5º/8º GAV); Comandante dos Esqua-drões de Pessoal e de Comando da Base Aérea de Campo Grande (BACG); Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Ofi ciais da Aeronáuti ca (EAOAR); Ofi cial de Gabinete do Ministro da Ae-ronáuti ca; Comandante do 5º/8º GAV;

O Major-Brigadeiro-do-Ar Stefan Egon Gracza é natural de São Paulo (SP). Praça de 16 de fevereiro de 1976, foi declarado aspirante em 15 de dezembro de 1979.

Principais cargos: Chefe da Seção de Tráfego Aéreo Internacional da Base Aérea do Galeão (BAGL); Instrutor da Academia da Força Aérea (AFA); Ofi cial de Operações do 5º Esquadrão de Trans-porte Aéreo; Instrutor da Escola de Aper-feiçoamento de Ofi ciais da Aeronáuti ca (EAOAR); Comandante do 2º Esquadrão de Transporte Aéreo; Inspetor de Aviação

O Major-Brigadeiro-Médico Jorge Marones de Gusmão é natural de Juiz de Fora (MG). Praça de 4 de julho de 1977, foi nomeado primeiro-tenente em 28 de janeiro de 1978.

Principais cargos: Diretor da Casa Gerontológica de Aeronáutica Bri-gadeiro Eduardo Gomes; Subdiretor Técnico Interino da Diretoria de Saúde da Aeronáuti ca (DIRSA); Diretor do Hos-pital de Força Aérea do Galeão (HFAG); Vice-Diretor e Diretor do Hospital Central da Aeronáuti ca (HCA); Membro da Comissão Estadual de Residência Médica; Membro Titular da Sociedade

Brasileira de Cardiologia; Membro Titu-lar da Academia Brasileira de Medicina Militar; ex-professor de Clínica Médica da Universidade Gama Filho e Faculda-de Faculda-de Medicina Souza Marques.

Formação: Possui todos os cursos de carreira; Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal Fluminense; MBA de Gestão em Saúde na Funda-ção Getúlio Vargas; MBA em Gestão e Planejamento Estratégico na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáuti co, Grau “Comendador”,

Or-dem do Mérito Judiciário Militar, Grau “Ofi cial”; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha da Ordem do Mérito do Pacifi cador; Medalha Mérito Taman-daré; Medalha da Academia Brasileira de Medicina Militar; Medalha Comemorati -va dos 60 anos do 1˚ Batalhão da Polícia do Exército; Medalha da Associação dos Ex-Combatentes – Marechal Zenóbio da Costa; Condecoração da Ordem do Méri-to Naval – Grau “Comendador”; Medalha Mérito Tiradentes.

Cargo designado: Diretor de Saúde da Aeronáuti ca (DIRSA).

Comandante do Grupo de Serviços de Base da Base Aérea de Brasília (BABR); Chefe da Assessoria Militar da Vice-Presidência da República; Adido Naval e Aeronáuti co junto à Embaixada do Brasil na Espanha; Chefe da 7ª Subche-fi a do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal; Secretário da Comissão de Promoções de Ofi ciais; Comandante da Academia da Força Aérea.

Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau “Comendador”; Ordem do Mérito Rio Branco, Grau “Cavaleiro”; Ordem do Mérito Naval, Grau “Comendador”; Ordem do

Mérito Militar, Grau “Comendador”; Ordem do Mérito Forças Armadas, Grau “Cavaleiro”; Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grau “Disti nção”; Medalha Mé-rito Santos-Dumont; Medalha MéMé-rito Tamandaré; Medalha do Pacificador; Medalha Militar de Ouro; “Cruz del Mé-rito Aeronáuti co con Disti nti vo Blanco”, do Reino da Espanha.

Experiência de voo: Possui mais de 4.000 horas de voo.

Cargo designado: Subchefe de Inteligência Estratégica da CAE/EMCFA – Ministério da Defesa.

Civil; Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáuti ca (ECEMAR); Chefe da Subdivisão de Planejamento da ECEMAR; Chefe do Curso de Comando e Estado-Maior da ECEMAR; Comandante da Base Aérea do Galeão; Chefe da Di-visão de Ensino da ECEMAR; Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); Adido de Defesa e Aero-náuti co nos Estados Unidos e no Cana-dá; Comandante da Escola Comando e Estado-Maior da Aeronáuti ca.

Condecorações: Ordem do Mérito da Defesa - Grau “Comendador”; Ordem

do Mérito Aeronáuti co - Grau “Comen-dador”; Ordem do Mérito Militar - Grau “Comendador”; Ordem do Mérito Naval - grau “Comendador”; Medalha da Vitó-ria; Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacifi cador; Medalha Mérito Tamanda-ré; Medalha do Jubileu de Ouro da FEB; Piloto “honoris causa” da Força Aérea Dominicana.

Experiência de voo: Aproximada-mente 4.000 horas de voo.

Cargo designado: Comandante da Universidade da Força Aérea e da Comis-são de Desportos da Aeronáuti ca (CDA).

(4)

O Brigadeiro-do-Ar Paulo Borba é natural do Rio de Janeiro (RJ). Praça de 5 de fevereiro de 1979, foi declarado aspirante em 9 de dezembro de 1982.

Principais cargos: Comandante do Esquadrão de Comando da Base Aérea de Porto Velho (BAPV); Comandante da Segunda Esquadrila do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo; Chefe da Seção de Doutrina, da Seção de Pessoal e da Seção de Operações do 1º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação (1º/6º GAV); Coman-dante do Esquadrão de Infraestrutura

Brigadeiro-do-Ar Paulo Borba

Brigadeiro-do-Ar Manoel Antonio Barreira

Brigadeiro-do-Ar Carlos Alberto da Conceição

da Base Aérea de Santa Maria (BASM); Chefe da Segunda Seção e da Seção de Controle das Operações Aéreas da III Força Aérea; Comandante do 1º/6º GAV; Chefe da 4ª Subchefi a do Estado-Maior do Comando Geral de Pessoal (COMGEP); Comandante da Base Aérea do Recife (BARF); Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáuti ca (ECEMAR); Adido Naval e Aeronáuti co na Espanha; Chefe da Terceira Seção da Quarta Sub-chefi a do Estado-Maior da Aeronáuti ca (EMAER – 4SC3).

Condecorações: Medalha Mérito

Santos-Dumont; Medalha Militar de Ouro; Destaque Operacional Ouro do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR); Ordem do Mérito Aeronáuti -co – Grau “Ofi cial”; Ordem do Mérito Mi-litar – Grau “Ofi cial”; Medalha do Mérito Tamandaré; Cruz do Mérito Aeronáuti co da Espanha.

Experiência de voo: Possui 6.380 horas de voo.

Cargo designado: Chefe da 2ª Sub-chefi a do Estado-Maior da Aeronáuti ca (EMAER).

O Brigadeiro-do-Ar Manoel An-tonio Barreira é natural do Rio de Janeiro (RJ). Praça de 8 de março de 1976, foi declarado aspirante em 9 de dezembro de 1982.

Principais cargos: Ofi cial de Equi-pamento de Voo e Chefe da Seção de Comando do 1º Grupo de Aviação Em-barcada (GAE); Ofi cial de Treinamento Aéreo do 2º/1º GAE; Ofi cial Ajudante, Ofi cial de Mobilidade e Ofi cial de Ma-terial do 1º/1º GAE; Chefe da Seção de Treinamento do 1º/2º GT; Ajudante-de-Ordens do Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional; Chefe da Seção de Ofi cinas de Equipamentos

da Subdivisão de Ofi cinas, Chefe da Seção de Treinamento da Divisão de Atualização, Coordenador dos Proje-tos das Aeronaves P-16 e F-5, Chefe da Divisão de Recursos Humanos, da Assessoria de Controle, da Assessoria de Planejamento e da Divisão Técnica do PAMA SP; Chefe da Divisão Admi-nistrati va da CABW; Chefe da Divisão de Combustíveis e Lubrificantes da DIRMAB; Chefe da Divisão Técnica do PAMA AF; Diretor do Parque de Material Aeronáuti co de Lagoa Santa; Subdiretor Interino de Fiscalização e Controle da DIRMAB; Chefe Interino do Estado-Maior do COMGAP; Chefe

da 3º Subchefi a do EMGAP.

Condecorações: Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha Militar de Ouro; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau “Oficial”; Medalha Inconfidên-cia do Governo do Estado de Minas Gerais; Medalha Santos Dumont do Governo do Estado de Minas Gerais; Medalha Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais.

Experiência de voo: Possui 3.500 horas de voo.

Cargo designado: Subdiretor de Administração Logística da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).

O Brigadeiro-do-Ar Carlos Alberto da Conceição é natural de São Paulo (SP). Praça de 8 de março de 1976, foi declarado aspirante em 9 de dezembro de 1982.

Principais cargos: Chefe da Seção de Instrução, da Seção de Doutrina e Ofi cial de Segurança de Voo do 1º Gru-po de TransGru-porte de Tropa; Ofi cial de Segurança de Voo do 2º/1º Grupo de Transporte de Tropa; Chefe da Seção de Análise e Pesquisas, de Treinamento e Controle, de Elaboração de Dados e Ad-ministrati va do Centro de Investi gação e Prevenção de Acidentes Aeronáuti cos (CENIPA); Assistente do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Assistente do Chefe de Gabinete do Ministro da

Aero-náuti ca; Chefe da Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuti cos e Assistente do Comandante do V COMAR; Comandante do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo; Adjunto de Operações do Estado-Maior de Defesa do Ministério da Defesa; Chefe do Quinto Serviço Regional de Aviação Civil; Chefe de Gabinete do Estado-Maior da Aeronáuti ca; Adido de Defesa e Aeronáuti co junto à Embaixada do Brasil na República Popular da China e credenciado junto aos governos da Re-pública da Coréia do Sul e da ReRe-pública Socialista do Vietnã; Chefe da 1a Seção da 6a Subchefi a do EMAER.

Condecorações: Menção “Des-taque Operacional “ – Nível Prata do Comando-Geral de Operações Aéreas;

Menção “Destaque Operacional “ – Ní-vel Ouro (COMGAR); Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacifi ca-dor; Medalha Militar de Ouro; Medalha “Legión Al Mérito de la Confraternidad Aérea Interamericana” – Grau “Ofi cial”; Medalha Ordem do Mérito Aeronáuti co - Grau “Cavaleiro”; Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico - Grau “Oficial”; Medalha Ordem do Mérito Militar, Grau “Ofi cial”; Medalha Primeiro de Agosto da República Popular da China; Medalha Mérito SIPAER de 20 anos (PRATA).

Experiência de voo: Possui mais de 4.000 horas de voo.

Cargo designado: Chefe do CENIPA e Chefe da Assessoria de Segurança Ope-racional do Controle do Espaço Aéreo.

(5)

Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno

Brigadeiro-do-Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço

Brigadeiro-do-Ar Rogério Gammerdinger Veras

O Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno é natural de Canoas (RS). Praça de 8 de março de 1976, foi de-clarado aspirante em 9 de dezembro de 1982.

Principais cargos: Chefe da Seção de Inteligência, Chefe da Seção de Material, Chefe da Seção de Opera-ções do 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (2º/7º GAV); Chefe da Seção de Instrução e Doutrina do Grupo de Transporte Especial (GTE); Chefe da Seção de Apoio à Decisão do CECOAER-4SC-EMAER; Secretário do Ministro da

Aeronáuti ca; Assessor Parlamentar do Comando da Aeronáutica; Chefe da Assessoria de Cerimonial e Transporte Aéreo (GC-2) do Gabinete do Coman-dante da Aeronáuti ca (GABAER); Secre-tário do Comandante da Aeronáuti ca; Comandante do GTE; Chefe da Divisão de Relações Públicas do Centro de Co-municação Social da Aeronáuti ca (CE-COMSAER); Comandante da Base Aérea de Brasília (BABR); Adido de Defesa e de Aeronáuti ca junto às Embaixadas do Brasil na França e na Bélgica; Chefe Interino do CECOMSAER.

Condecorações: Ordem do Mérito da Defesa; Ordem do Mérito Aeronáu-ti co, Grau “Cavaleiro”; Ordem do Mérito do Superior Tribunal Militar; Ordem do Mérito Rio Branco; Ordem do Mérito Judiciário Militar; Ordem do Mérito Nacional Francês, Grau “Cavaleiro”; Me-dalha Mérito Santos-Dumont; MeMe-dalha Militar de Ouro; Medalha do Pacifi cador.

Experiência de voo: Possui mais de 6.000 horas de voo.

Cargo designado: Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáuti ca (CECOMSAER).

O Brigadeiro-do-Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço é natural de Ca-randaí (MG). Praça de 8 de março de 1976, foi declarado aspirante em 9 de dezembro de 1982.

Principais cargos: Ofi cial de Re-lações Públicas do 2º Esquadrão de Transporte Aéreo; Instrutor de Voo e Instrutor Militar, Comandante de Esquadrilha de Voo da Academia da Força Aérea (AFA); Comandante do Es-quadrão de Infra-Estrutura da Base Aé-rea de Brasília (BABR); Chefe da Seção de Material do Grupo de Transporte Especial (GTE); Adjunto da Subchefi a de Operações do Estado-Maior das

Forças Armadas; Chefe da Subdivisão de Pessoal e Secretário do Comandan-te da Escola Preparatória de CadeComandan-tes do Ar (EPCAR); Adjunto da Assessoria de Pessoal do Gabinete do Comandan-te da Aeronáuti ca (GABAER); Chefe da Assessoria de Cerimonial e Transporte Aéreo do GABAER; Assessor Militar do Gabinete de Segurança Insti tucional da Presidência da República; Comandante do Grupo de Serviços de Base da BABR; Assessor Parlamentar do Comandante da Aeronáuti ca; Comandante da Base Aérea de São Paulo; Adido de Defesa e Aeronáuti co do Brasil no Equador; Vice-Chefe do Centro de Inteligência

da Aeronáuti ca; Chefe da Divisão de Análise e Processamento da Assesso-ria Parlamentar do Comandante da Aeronáuti ca.

Condecorações: Medalha Militar de Ouro; Ordem do Mérito das Forças Armadas; Ordem do Mérito Aeronáu-ti co; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacifi cador; Estrela Militar das Forças Armadas do Equador; Meda-lha Marechal Zenóbio da Costa – FEB.

Experiência de voo: Possui mais de 3.900 horas de voo.

Cargo designado: Chefe da As-sessoria Parlamentar da Aeronáuti ca (ASPAER).

O Brigadeiro-do-Ar Rogério Gam-merdinger Veras é natural do Rio de Janeiro (RJ). Praça de 5 de fevereiro de 1979, foi declarado aspirante em 9 de dezembro de 1982.

Principais cargos: Adjunto da Seção de Informações do 1º Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (1º/6º GAV); Ajudante-de-Ordens do Secretário de Economia e Finanças da Aeronáuti ca (SEFA); Adjunto da Seção de Material do Grupo de Transporte Especial; Chefe de Manutenção de Jatos do ESM-BR; Chefe do CAN-Brasília; Assistente do Diretor-Geral do Departamento de Pes-quisas e Desenvolvimento; Assistente

do Diretor-Geral do Departamento de Ensino; Assistente do Comandante do Comando-Geral do Pessoal; Coman-dante do 3º e 2º Esquadrões do Corpo de Alunos e Comandante do Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); Comandante do Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo; Adjunto do A-3 do II COMAR; Adjunto do Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáuti co na Federação da Rússia; Adjunto da Seção de Adidos do EMAER; Comandante da Base Aérea de Fortaleza; Chefe do Estado-Maior do II COMAR; Vice-Chefe e Chefe Interino do Centro de Inteligência da Aeronáuti ca.

Condecorações: Ordem do Mérito

Aeronáuti co, Grau “Cavaleiro”; Ordem do Mérito Militar, Grau “Oficial”; Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacifi cador; Mérito Operacional Ouro – COMGAR; Medalha José Marti niano de Alencar da Polícia Militar do Ceará; Medalha Boti cário Ferreira da Câmara Municipal de Fortaleza; Medalha José Moreira da Rocha da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará; Medalha do Mérito Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Experiência de voo: Possui mais de 5.100 horas de voo.

Cargo designado: Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáuti ca (CIAER).

(6)

Brigadeiro-do-Ar Antonio Ricardo Pinheiro Vieira

Brigadeiro-do-Ar José Alves Candez Neto

Brigadeiro-do-Ar Maximo Ballatore Holland

O Brigadeiro-do-Ar Antonio Ricar-do Pinheiro Vieira é natural Ricar-do Rio de Janeiro (RJ). Praça de de 12 de março de 1979, foi declarado aspirante em 10 de dezembro de 1982.

Principais cargos: Instrutor e Chefe da Subseção de Instrução Especializada do 1º Esquadrão do 5º Grupo de Avia-ção (1º/5° GAV); Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Ofi ciais da Aero-náuti ca (EAOAR); Ofi cial de Operações do Centro do Correio Aéreo Nacional

(CECAN); Chefe da Subseção de Pla-nejamento e Controle de Operações e Ofi cial de Operações do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1°/1° GT); Chefe do Centro de Operações de Transporte Aéreo (COTA) e A1 da V For-ça Aérea; Comandante do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo; Instrutor e Chefe da Subdivisão de Doutrina Militar da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáuti ca (ECEMAR); Comandante da Base Aérea de Manaus; Chefe do Escritório de Ligação da Aeronáuti ca

em Israel; Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA.

Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáuti co, Grau “Ofi cial”; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacifi cador; Medalha Militar de Ouro.

Experiência de voo: Possui aproxi-madamente 5.900 horas de voo.

Cargo designado: Chefe da 4ª Sub-chefi a do Estado-Maior da Aeronáuti ca (EMAER).

O Brigadeiro-do-Ar José Alves Candez Neto é natural do Rio de Ja-neiro (RJ). É praça de 8 de março de 1976, foi declarado aspirante em 10 de dezembro de 1982.

Principais cargos: Chefe da Seção de Navegação do 1º/14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV); Adjunto da Seção de Planejamento e Controle do 1º/14º GAV; Chefe da Seção de Guerra Eletrônica do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I); Che-fe do Primeiro Centro de Operações Militares (COpM 1) – CINDACTA I;

Chefe da Divisão Técnica do Serviço de Proteção ao Voo de Porto Alegre (SRPV-PA); Comandante do Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Co-municações e Controle (2º/1º GCC); Adjunto da Divisão de Operações Mi-litares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); Chefe da Divisão de Operações Militares do DE-CEA; Comandante do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC); Chefe da Divisão de Meteorologia Aeronáutica do DECEA; Comandan-te do Terceiro Centro InComandan-tegrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III); Adjunto do

Vice-Diretor do DECEA.

Condecorações: Ordem do Méri-to Aeronáutico, Grau “Oficial”; Meda-lha Militar de Ouro; MedaMeda-lha Mérito Santos Dumont; Medalha do Mérito Cartográfico, Grau “Oficial”; e Meda-lha de Honra ao Mérito Rio Branco.

Experiência de voo: Possui mais de 2.000 horas de voo.

Cargo designado: Comandante do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).

O Brigadeiro-do-Ar Maximo Balla-tore Holland é natural de Campo Grande (MS). Praça de 7 de março de 1977, foi declarado aspirante em 9 de dezembro de 1983.

Principais cargos: Chefe da Seção de Doutrina do 1º/4º GAV e do 1º GDA; Chefe das Seções de Aeronaves Administrati -vas e de Instrução Técnica do Esquadrão de Suprimento e Manutenção da Base Aérea de Anápolis (BAAN); Chefe das Se-ções de Navegação e de Sistema D’Armas do 1º GDA; Chefe de Material do 1º GDA e do 3º/10º GAV; Assessor Aerotáti co da Força Aérea Paraguaia; Chefe da Seção de Relações Públicas (RP) da Missão Técnica Aeronáuti ca Brasileira em Assunção; Ad-junto da 1ª Subchefi a do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal; Comandante do 2º/6º GAV; Chefe das Seções Força

Aérea e Comunicações/Guerra Eletrônica do Estado-Maior Combinado do Coman-do de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG); Chefe da 3a e 4a Seção da Terceira Subchefi a do EMAER.

Condecorações: Medalha Ordem do Mérito Aeronáuti co, Grau “Ofi cial; Medalha Ordem do Mérito Naval, Grau “Oficial”; Medalha Ordem do Mérito Militar, Grau “Ofi cial”; Medalha Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho, Grau “Grã-Cruz”; Meda-lha Militar de Ouro, com Passador de Ouro; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira; Medalha do Mérito Policial Militar; Medalha Mérito Legislativo Campo-Grandense; Medalha

Deputa-do Ivo Cersósimo; Medalha Revolução Consti tucionalista de 1932; Medalha Imperador Dom Pedro II; Medalha Tiradentes; Medalha ao Mérito “Te-nente Carlos Meyer Baldó” da Força Aérea da Venezuela; Medalha Mérito “Francisco José de Caldas” da Força Aérea da Colômbia; Medalha Mérito “Jorge Chávez Dartnell” da Força Aérea do Peru; Medalha “Estrella Militar de la Republica del Ecuador”; “Medalla de Aeronáuti ca” da Força Aérea do Para-guai; Medalha “Força Aérea do Chile”; “Medáglia della Difesa” da Força Aérea Italiana; Brevê “Piloto Honoris Causas” da Força Aérea Portuguesa.

Experiência de voo: Possui cerca de 4.600 horas de voo.

Cargo designado : Chefe da 3ª Sub-chefi a do Estado-Maior da Aeronáuti ca.

(7)

Brigadeiro-do-Ar Heraldo Luiz Rodrigues

Brigadeiro-Engenheiro Carlos Antonio de Magalhães Kasemodel

Brigadeiro-Engenheiro Luiz Sérgio Heinzelmann

O Brigadeiro-do-Ar Heraldo Luiz Rodrigues é natural de Mirandópolis (SP). Praça de 12 de janeiro de 1980, foi declarado aspirante em 10 de de-zembro de 1983.

Principais cargos: Chefe da Seção de Contra-Inteligência do 1º Esqua-drão do 4º Grupo de Aviação (1º/4º GAV); Chefe da Seção de Inteligência, Ofi cial de Doutrina, Chefe da Seção de Comando e da Seção de Relações Públicas do 1º Esquadrão do 14º Gru-po de Aviação (1º/14º GAV); Chefe da Seção de Inteligência da Base Aérea de Canoas (BACO); Chefe da Seção

de Operações do 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (2º/5º GAV); Chefe da Seção de Pessoal do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA); Comandante dos Esquadrões de Comando e de Infraestrutura da Base Aérea de Aná-polis (BAAN); Adjunto do Projeto de Modernização da Aeronave F-5E/F; Comandante do 1º GDA; Oficial da Assessoria de Recursos Humanos do Gabinete do Comandante da Aeronáu-ti ca (GABAER); Chefe da Comissão de Fiscalização e Execução de Contratos junto à Força Aérea Francesa; Chefe da Assessoria de Logísti ca e Patrimônio do GABAER; Vice-Chefe do GABAER.

Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáuti co, Grau “Ofi cial”; Ordem do Mérito Judiciário Militar, Grau “Disti nção”; Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos-Dumont; Me-dalha da Vitória; MeMe-dalha de Ouro de Defesa, da França; Destaque Operacio-nal Ouro do COMGAR.

Experiência de voo: Possui mais de 4.500 horas de voo.

Cargo designado: Subsecretário de Administração Financeira da Se-cretaria de Economia e Finanças da Aeronáuti ca (SEFA).

O Brigadeiro-Engenheiro Carlos Antonio de Magalhães Kasemodel é natural do Rio de Janeiro (RJ). Praça de 7 de março de 1973, foi declarado aspirante em 18 de novembro de 1977.

Principais cargos: Gerente de Projeto, Chefe de Seção e Chefe de Subdivisão da Divisão de Sistemas Bélicos do Insti tuto de Aeronáuti ca e Espaço (IAE); Instrutor do Curso de Engenharia de Armamento Aéreo

O Brigadeiro-Engenheiro Luiz Sér-gio Heinzelmann é natural do Rio de Janeiro (RJ). Foi declarado aspirante em 9 de dezembro de 1978.

Principais cargos: Adjunto da Se-ção Técnica da Secretaria do Conselho Técnico da Diretoria de Engenharia da Aeronáuti ca (DIRENG); Instrutor, Chefe da Divisão de Alunos, Chefe do Depar-tamento de Engenharia de Soft ware, Assessor de Inteligência e Chefe da

(CEAA); Engenheiro de Armamento da Comissão de Desenvolvimento, Acompanhamento e Aceitação (CDAA) da Aeronave T-27 Tucano; Chefe da Divisão de Integração e Ensaios, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); Chefe da Gerência de Veículos Espaciais (IAE); Vice-Diretor de Espaço (IAE); Chefe da Divisão de Projetos do Subdepartamento Técnico do De-partamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); Vice-Diretor do Insituto de Aeronáuti ca e Espaço (IAE).

Divisão Administrati va do Insti tuto Tec-nológico de Aeronáuti ca (ITA); Membro do Grupo de Trabalho de Engenharia de Soft ware do VLS; Chefe da Subdivisão de Geoprocessamento, Chefe da Sub-divisão de Apoio à Decisão, Vice-Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEAV); Chefe do Serviço Regional de Engenharia do VI COMAR; Professor e Assessor Estrangeiro na Escola Politéc-nica do Exército do Equador; Chefe da Divisão de Infra-Estrutura da DIRENG;

Condecorações: Ordem do Mérito Aeronáuti co, Grau “Ofi cial, Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha da Ordem do Mérito do Engenheiro Militar, Grau “Cavaleiro”; Medalha da Legião do Mérito, Grau “Disti nção” da Academia Brasileira de Engenharia Militar.

Cargo designado: Subdiretor de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Chefe da Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáuti ca da DIRENG.

Condecorações: Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha do Mérito Aeronáu-ti co, Grau “Cavaleiro”; Medalha Estrela das Forças Armadas do Equador, Grau “Estrela Militar”.

Cargo designado: Subdiretor de Estudos e Projetos da Diretoria de Engenharia da Aeronáuti ca (DIRENG).

(8)

Brigadeiro-Intendente Vilmar Gargalhone Corrêa

Brigadeiro-Intendente Hiran Williams de Almeida

Brigadeiro-Médico Luiz Cláudio Luti is Silveira Marti ns

O Brigadeiro-Intendente Vilmar Gargalhone Corrêa é natural do Rio de Janeiro. Praça de 4 de março de 1974, foi declarado aspirante em 10 de dezembro de 1980.

Principais cargos: Agente de Combustíveis e Lubrificantes – Base Aérea de Santa Cruz (BASC); Chefe da Seção de Assuntos de Inativos, Chefe da Seção de Suporte de Siste-mas Computacionais, Chefe da Seção de Sistemas de Aplicação, Chefe da

Seção de Pessoal Militar e Chefe da Seção Auxiliar da SDPP da Diretoria de Intendência (DIRINT); Chefe da Seção de Patrimônio, Chefe da Se-ção de Registros, Chefe da SeSe-ção de Finanças, Chefe da Seção de Subsis-tência e Chefe da Seção de Comando e Controle da Base Aérea de Belém (BABE); Chefe da Seção de Inclusão Orçamentária, Chefe da Divisão de Acompanhamento Orçamentário, Chefe da Divisão de Informática, Chefe da Seção de Descentralização

de Créditos, Chefe da Seção de Cré-ditos e Chefe da Divisão de CréCré-ditos da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA).

Condecorações: Medalha Militar de Ouro; Medalha Mérito Santos Du-mont; Medalha do Pacificador – Exér-cito Brasileiro; Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau “Oficial”.

Cargo designado: Chefe da 5ª Subchefia do Estado-Maior da Aero-náutica (EMAER).

O Brigadeiro-Intendente Hiran Williams de Almeida é natural do Rio de Janeiro. Praça de 3 de março de 1975, foi declarado aspirante em 10 de dezembro de 1981.

Principais cargos: Adjunto da Sub-divisão de Processamento de Dados da Diretoria de Intendência (DIRINT); Gestor de Licitações do Comando Aé-reo de Treinamento (CATRE); Gestor de Finanças da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); Prefeito de

Aeronáutica de Barbacena; Adjunto da GC6 do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER); Chefe da Subdivisão de Intendência e Chefe da Divisão de Apoio (GCDA) do GABAER; Chefe da Divisão Administrativa e Financeira da Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa; Chefe da Seção de Contratos e Convênios Nacionais da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA); Diretor da Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica; Subdiretor Interino

de Inativos e Pensionistas da Aero-náutica na Diretoria de Intendência (DIRINT).

Condecorações: Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha Militar de Ouro; Medalha do Pacificador; Or-dem do Mérito Aeronáutico.

Cargo designado: Subsecretário de Contabilidade da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA).

O Brigadeiro-Médico Luiz Cláudio Luti is Silveira Marti ns é natural deRio das Pedras (SP). Praça de 8 de março de 1981, foi nomeado 1º Tenente-Médico em dezembro de 1981.

Principais cargos: Diversas funções na Divisão de Saúde do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), médico do Centro de Preparação de Ofi ciais da Reserva da Aeronáuti ca de São José dos Campos (SP); Médico de Esquadrão em apoio às atividades da Divisão de Ensaios em Voo do CTA; médico em missões de campanha no apoio a atividades do Insti tuto de Aeronáuti ca e Espaço (IAE), da Divisão de Ensaios em Voo e

da Divisão de Sistemas Bélicos do CTA; Elemento Credenciado pelo Centro de Investi gação e Prevenção de Acidentes Aeronáuti cos (CENIPA) para investi ga-ção de acidentes aeronáuti cos (Fator Humano); Médico-ofi cial do primeiro cosmonauta brasileiro na primeira missão espacial brasileira (Missão Centenário - 2006); Diretor do Hospital do Centro Técnico Aeroespacial; Vice-Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG); Diretor do Hospital de Aeronáuti ca de São Paulo (HASP); Pos-sui cerca de 1.200 horas de voo como médico de missão.

Formação: Medicina pela Escola Paulista de Medicina; Pós-Graduação

em Medicina Aeroespacial (CIEAR), Pós-graduação em Auditoria em Saúde (Universidade Unimed) e Treinamento Intensivo de Médico de Cosmonauta e Resgate (Rússia ); Administração Hos-pitalar (UNIFA); Administração Pública para Servidores (ENAP).

Condecorações: Medalha Militar de Prata; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha MMDC (Revolução Consti-tucionalista de São Paulo); Ordem do Mérito Aeronáuti co, Grau “Ofi cial”.

Cargo designado: Subdiretor Técni-co da Diretoria de Saúde da Aeronáu-ti ca (DIRSA).

Referências

Documentos relacionados

Artigo 29. Para cada membro da Mesa, à excepção do presidente e do primeiro vice-presidente, é simultaneamente designado, na mesma delegação nacional, um membro ou um suplente como

O parâmetro “TRANSORIG” deverá conter o código do tipo de transação que foi informado pela loja- virtual no campo “TRANSACAO” na primeira etapa do

SANTOMAURO, Armando - comunicação pessoal. Francesco La- mattina, Ufficiale dello Stato Civile Delegato).. gliardi 124 , neta paterna de Pasquale Isoldi e de Antonia Romagnano, ne-

A seguir, são apresentadas orações com a ordem verbo-sujeito formadas por verbos transitivos, retiradas de Pilati (2004), em um estudo posterior à sua dissertação. Para

A investigação de comorbidades em membros de NA ou outros grupos de autoajuda é fundamental para auxiliar na identificação de outras doenças psiquiátricas além

Poemas, pensamentos : reflexões para o nosso tempo / coletânea organizada por Herwig Haetinger ; tradução do organizador... A todos os que trabalham

Com efeito, a intervenção proposta permite responder aos atuais desafios da sustentabilidade no espaço rural, nos seus diversos âmbitos (económico, social e

para seções de cheque nacroscopica. Nuclear reactor g.naly.-.is. PADK3YEVA, 7,5, Computational methods of linear slpshr».. FURNAS CEÜTKAIS ELÉTRICAS. CKAVKG JII, Ü.Vi'..