• Nenhum resultado encontrado

BELO HORIZONTE, 19 a 25 DE AGOSTO DE 2010 Nº 563 ACONTECE NA ISJB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BELO HORIZONTE, 19 a 25 DE AGOSTO DE 2010 Nº 563 ACONTECE NA ISJB"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BELO HORIZONTE, 19 a 25 DE AGOSTO DE 2010 – Nº 563

ACONTECE NA ISJB CESAM-GO COMPLETA 36 ANOS DE ATUAÇÃO

No dia 28 de agosto, o Cesam (Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador) de Goiânia-GO vai comemorar os 36 anos da instituição. Para o evento, que será realizado nas dependências da obra social, estão programadas apresentações de teatro, música, dança e brincadeiras. A festa também tem como objetivo proporcionar aos adolescentes e familiares momentos de cultura e lazer. Outras informações pelo telefone (62) 3093-7252.

ISJB PRESENTE NO VIII PRÓ-CONSELHO

A Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, da qual a Inspetoria São João Bosco é membro da coordenação, realizou, nos dias 17 e 18 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte-MG, o VIII Seminário Pró-conselho. O tema do encontro foi “Tecendo redes, conectando vidas”. O evento contou com a participação de cerca de mil pessoas de vários estados brasileiros, entre conselheiros dos direitos tutelares, gestores, educadores e técnicos da área social. A articuladora institucional Miriam Santos, que representa a ISJB na coordenação da Frente, coordenou a palestra magna, que foi proferida pelo padre João Batista Libâneo. O religioso apresentou o tema “Por que faço o que faço”. CURSO DANDARA COMPLETA 10 ANOS

O Pré-universitário Dandara, trabalho desenvolvido pela Rede Salesiana de Ação Social em Vitória-ES, comemorou, no dia 2 de maio, dez anos de atividades. Para marcar a data, uma missa será realizada, no dia 21 de agosto, na Capela do Salesiano, seguida de um jantar de confraternização no Salesinho, nas dependências da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, onde funciona o pré-vestibular. O salesiano padre Dário Ferreira da Silva, que deu início ao projeto, e mais três professores que atuam no pré-vestibular desde 2000 serão homenageados durante o evento. São esperados para a comemoração salesianos, professores, alunos e ex-alunos do curso. CEILÂNDIA COMEMORA O ANIVERSÁRIO DE DOM BOSCO

No dia 16 de agosto, o Oratório Diário de Ceilândia-DF comemorou o aniversário natalício de Dom Bosco. Adolescentes e jovens participaram do momento, que contou com duas missas celebradas pelo salesiano padre Reni Gratieri e preparadas pelos pós-noviços Edilson Agreson, Pedro Augusto de Almeida, Romeu do Nascimento e Ricardo Pires.

(2)

ORATÓRIOS DIÁRIOS HOMENAGEIAM DOM BOSCO

Os oratórios diários Carlo Marchini e Eleonora Veschetti, ambos em Barbacena-MG, realizaram, no dia 16 de agosto, uma festa em comemoração ao aniversário natalício de Dom Bosco. A celebração foi nas dependências do Oratório Eleonora Veschetti. Entre as várias atividades, houve apresentações teatrais que contaram passagens da vida de São João Bosco, música, gincana, dança e até um rap composto por um grupo de adolescentes. A festa contou ainda com a presença do diretor, padre João Luiz Galvão, de noviços, aspirantes e dos salesianos padre Paulo Henrique da Silva, irmãos Virgínio Lopes e Ludovino Antônio de Lima e do assistente do Aspirantado, Paulo Sérgio Silva. A festa foi encerrada com um almoço de confraternização.

RSE DIVULGA O RESULTADO DO CONCURSO “MEU S É ASSIM” No dia 16 de agosto, aniversário do nascimento de Dom Bosco, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) divulgou a lista de vencedores do concurso “Meu S é assim”. O vídeo mais visto foi o do aluno Marco Antônio Ribeiro, do Instituto Auxiliadora de São João del-Rei - MG, com mais de 10 mil acessos. O aluno e o educador Arthur Rizzi Filho ganharam, cada, um netbook e um ipod. Além dos dez vídeos mais assistidos, a RSE premiou três novas categorias. A aluna Petra Komayo Hirata, do Colégio Salesiano São José de Natal-RN, teve o melhor roteiro original. O vídeo de Isabella Busutti, aluna do Colégio Auxilium de Anápolis-GO, venceu como melhor criação. O Instituto Madre Marta Cerutti de Barra do Garças-MT foi premiado como a escola que mais postou vídeos. Petra e Isabella receberam, cada uma, um ipod, e a escola, uma tevê de 40 polegadas. Cerca de 70 unidades da RSE participaram. Confira os resultados do “Meu S é assim” no endereço www.meuseassim.com.br.

VOCAÇÃO É TEMA DE ENCONTRO

O Sistema Salesiano de Orientação Vocacional (SSOV) realizou, em Niterói-RJ, no dia 14 de agosto, o 3º Encontro de Agentes Vocacionais na Região Litorânea I. O tema foi “Dom Bosco como modelo de agente vocacional”. O momento contou com a presença de representantes de todas as obras das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. A equipe foi acolhida pelo diretor local, padre Duíle de Assis Castro, que ressaltou a importância de cuidar da dimensão vocacional e de ajudar os jovens a construírem o próprio projeto de vida. O próximo encontro, marcado para o dia 16 de outubro, tem como objetivo planejar as atividades para 2011.

COLÉGIO SALESIANO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA TEM NOVO SITE

A equipe de comunicação e marketing do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, em Vitória-ES, apresentou aos alunos, no último dia 14 de agosto, o novo site da instituição. Interativo, o novo espaço digital entra no ar após quatro anos sem mudanças. A navegação, que pode feita pelo endereço www.salevitoria.com.br, será segmentada para facilitar o acesso aos conteúdos, às fotos e às notícias.

(3)

PROJETO GARANTE CULTURA E LAZER A JOVENS E FAMILIARES Os educandos do Curso de Iniciação Teatral, promovido pelo Centro Juvenil Salesiano de Belo Horizonte-MG, assistiram, no dia 11 de agosto, ao espetáculo “Espreme que sai sangue”, da Companhia Malarrumada. A peça, que participou do Festival Internacional de Teatro (FIT) 2010, foi apresentada no Centro Cultural da Pampulha. Já no dia 12, foi a vez dos jovens assistirem ao espetáculo “Meu canto de graça”, apoiado e dirigido por Cida Falabella e apresentado na Companhia ZAP 18 – Zona de Arte da Periferia, região da Pampulha. A ação sociocultural compõe o projeto “Jovens em Ação, Cultura e Transformação”, que é executado junto aos educandos, familiares e comunidade.

ADOLESCENTES DO CESAM SÃO HOMENAGEADOS

No dia 4 de agosto, os adolescentes do Cesam (Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador) de Goiânia-GO e que atuam nas unidades da Justiça do Trabalho foram homenageados pela Presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Juntamente com membros da diretoria do Cesam, eles participaram de um momento de confraternização com diretores e o presidente do Tribunal, desembargador Gentil Pio, que fez uma homenagem aos 36 anos de funcionamento da obra salesiana e, em especial, aos jovens que trabalham nas diversas unidades do Tribunal. O TRT da 18ª Região conta atualmente com 145 adolescentes do Cesam e é parceiro do programa desde outubro de 1997. Nos 13 anos de convênio, o órgão já recebeu cerca de 700 jovens da obra social.

ALUNA SALESIANA GANHA MEDALHA EM OLIMPÍADA ESTUDANTIL Uly Amorim, atleta de ginástica rítmica e estudante do 9º ano do ensino fundamental do Instituto São Francisco de Sales, no Riachuelo, Rio de Janeiro-RJ, conquistou, no dia 31 de julho, três medalhas de prata na etapa do Rio da Olimpíada Estudantil. Aluna da escola desde o ano 2000, Uly vai representar a instituição e o Estado na fase nacional do evento, marcada para o dia 3 de dezembro, em Goiânia-GO.

PARTICIPE DO QUE ACONTECE

1º CONGRESSO DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA DE MINAS GERAIS Será realizado, entre os dias 24 e 26 de setembro, o 1º Congresso Estadual da Juventude Missionária em Minas Gerais. O encontro, que será em João Monlevade-MG, tem como objetivo reunir os jovens mineiros para reforçar, ampliar e avaliar a atuação da juventude missionária no Estado. Inscrições e informações pelo telefone (31) 3222-6487.

(4)

FOTO-LEGENDA

Imagem de Dom Bosco que será entronizada na catedral de Brasília-DF, no dia 29 de agosto, com a presença do Reitor-mor dos salesianos, padre Pascual Chávez

Villanueva.

AGENDA

16 a 22 de agosto Semana Salesiana da Diversidade Cultural (Celebrando Dom

Bosco e a diversidade cultural nas obras Salesianas).

20 de agosto São Bernardo, abade e doutor da Igreja, memória.

18 a 20 de agosto Encontro de Educadores Sociais do Sistema Salesiano de Ação Social (SSAS), no Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo-MG.

21 de agosto Encontro Regional da Família Salesiana.

São Pio X, Papa, memória.

22 de agosto Retiro mensal das voluntárias de Dom Bosco, no Centro

Inspetorial, em Belo Horizonte-MG.

23 de agosto Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América

Latina, festa.

24 a 26 de agosto Reunião da Diretoria da Cisbrasil.

24 de agosto São Bartolomeu, apóstolo, festa.

25 de agosto Educação em Escolas (SSEE), no Centro Dom Bosco, em Encontro das Equipes Gestoras do Sistema Salesiano de Cachoeira do Campo-MG.

(5)

25 a 27 de agosto Encontro de Administradores e Contadores da Inspetoria São João Bosco, no Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo-MG.

26 de agosto Bem-aventurado Zeferino Namuncurá, ex-aluno

salesiano argentino.

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Essa estratégia orienta a descentralização em administrações regionais, a formação dos gestores escolares – para se verem como agentes de ações intersetoriais – ,

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e