• Nenhum resultado encontrado

O livro Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O livro Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Revista Brasileira de Ciência Política, nº 32. Brasília, maio - agosto de 2020, pp 381-390. DOI: 10.1590/0103-335220203212

Demodiversidade:

imaginar novas possibilidades democráticas

Demodiversity: imagining new democratic possibilities

Deisiane da Conceição Viana de Santana Valdevino1,

O livro Demodiversidade: imaginar novas possibilidades

demo-cráticas (2018), organizado por Boaventura de Souza Santos e José

Manuel Mendes, oferece uma coletânea com a participação de estudiosos de diversas áreas, em especial da ciência política e da sociologia. Os autores compartilham de um diagnóstico crítico da democracia na atualidade diante de diversos fenômenos como a desigualdade, a exclusão social, a degradação ambiental, a migração e a vulnerabilidade de populações deslocadas. Emerge no campo das ciências humanas a necessidade de reconstruir, formular e legitimar alternativas democráticas para sociedades mais justas e livres. Assim sendo, os autores denominam de “Epistemologias do Sul” para designar o sul global como epistêmico e político, contra-pondo-se às propostas estabelecidas pelo norte global, que demons-tram ser falíveis em responder às mudanças de ordem política, social, ambiental e econômica do século XXI. A ampliação de temas da agenda internacional e as demandas da contemporaneidade

1 Mestre e Graduada em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife, PE, Brasil. E-mail: <deisianevs@yahoo.com>

(2)

Resenha

382

coadunam com a necessidade de transformação social e superação das desigualdades.

Ao defender a necessidade de novas teorias da democracia, busca-se alargar e aprofundar o campo político de todos os espaços estruturais de interação social. Nesse sentido, o referido livro segue a linha de argumentação de Santos (2001) sobre a democracia participativa que constituiria uma das grandes possibilidades de emancipação social e transformação das desigualdades sociais. A democracia representativa, tal como existe, como determina Celiberti (2005), é incapaz de sustentar a democracia como sistema, senão articulada como uma democracia participativa que amplie o debate sobre os problemas que atingem o mundo contemporâneo. A democracia participativa torna-se a alternativa no campo das teorias não hegemônicas em que o autor defende a emancipação social pela transformação das relações de poder em relações de autoridade compartilhada, com experiências bem-sucedidas abor-dadas na pesquisa.

O livro é parte da coleção Epistemologias do Sul e resulta do projeto de investigação “ALICE – Espelhos estranhos, lições impre-vistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo”, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação com a coordenação de Boaventura de Sousa Santos. O projeto visa renovar o conhecimento científico-social à luz das Epis-temologias do Sul global, tendo como objetivo orientar novos para-digmas teóricos e políticos de transformação social nas sociedades contemporâneas. Os artigos seguem quatro premissas para expor a crítica às questões epistêmicas do norte global: (i) a compreensão de mundo é mais ampla e diversificada do que a compreensão ocidental de mundo; (ii) não há ausência de alternativas no mundo, o que há é a ausência de um pensamento alternativo das alterna-tivas; (iii) a diversidade do mundo é infinita e nenhuma teoria geral pode captar; (iv) a alternativa à teoria geral consiste da promoção da ecologia dos saberes combinada a aspectos culturais, sociais e políticos das sociedades. Na análise dos autores, a democracia assume papel fundamental para identificar princípios e práticas de

(3)

governança que apontem para experiências democráticas que valo-rizem conhecimentos suprimidos e grupos sociais invisibilizados.

A demodiversidade é o objeto de análise dos artigos expostos, sendo proposta por Santos e Avritzer (2002) como a coexistência pacífica ou conflitual de diferentes modelos e práticas democráticas. As expressões da demodiversidade no mundo contemporâneo são retratadas nos artigos expostos com a contribuição de diversas áreas científicas e apresentam uma análise da necessidade de renovação e aprimoramento da democracia.

O livro se estrutura em duas partes. A primeira, de caráter teórico, realiza uma desconstrução da matriz ocidental de demo-cracia, com ênfase na diversidade de experiências democráticas no mundo e propõe as bases de uma democracia intercultural. Na primeira parte, chamada de “Pluriverso da democracia”, onze capítulos estruturam a base teórica.

No capítulo 1, Boaventura de Souza Santos propõe que a Europa precisa aprender com o sul global, pois os países europeus vêm perdendo relevância no cenário político e enfrentam dificuldades em se renovar. Ele sugere que a Europa busque aprender com expe-riências não europeias. Assim sendo, deve desaprender ideias arrai-gadas, reaprender e se renovar em quatro áreas: direitos humanos e interculturalidade; alternativas ao desenvolvimento ou outras formas de pensar a economia; democratizar a democracia e a recu-peração e reparação de danos históricos.

No capítulo 2, destaca-se o secularismo político. Rajeev Bhargava aponta um secularismo alternativo para além da base religiosa homogênea do cristianismo europeu. As bases para um secularismo alternativo podem ser utilizadas na conciliação e preservação da diversidade religiosa com os princípios de igualdade e liberdade, nos quais contextos políticos podem se tornar mais sensíveis às realidades plurais das sociedades.

No capítulo 3, Richard Pithouse utiliza uma perspectiva crítica do liberalismo, do papel do negro na sociedade e da crítica pós-co-lonial para analisar a herança copós-co-lonial da África do Sul, que se estende mesmo após o apartheid.

(4)

Resenha

384

No capítulo 4, Issa Shivji promove um estudo analítico dos processos democráticos na África desde o período colonial. Segundo o autor, o período pós-colonial e pós-imperial na África é marcado pelo nacionalismo e pela ideologia neoliberal. O autor sugere a possibilidade de redesenhar a democracia na África, visto que culturalmente se pauta em modos de vida popular, participação popular e poder popular. Argumenta-se que tais condições próprias sociais e culturais produzam as experiências democráticas necessá-rias para a auxiliar na superação das desigualdades.

No capítulo 5, Houria Bouteldja promove uma reflexão sobre os limites impostos pelo pensamento hegemônico, a partir de sua experiência pessoal e política como filha de imigrantes argelinos na França.

No capítulo 6, Silvia Rivera se apropria de conceitos desenvol-vidos por intelectuais europeus, como o conceito de micropolítica, a fim de aplicá-los em lutas de menor escala como movimentos de resistência nacionais. A ousadia consiste em utilizar conceitos hegemônicos para explicar movimentos de menor escala e com demandas sociais e políticas tão quanto relevantes, pois mobiliza a formação de redes de contato além do micro e do local, podendo tornar-se global.

No capítulo 7, a partir de estudos de caso na Bolívia e no Equador, Vivian Urquidi investiga o modo como a democracia intercultural deve assentar-se no Estado democrático, para além da noção tradi-cional de Estado-nação. Ela argumenta que a questão plurinatradi-cional trouxe novas problemáticas que se somaram às demandas nacionais vigentes.

No capítulo 8, Juan Carlos Monedero examina estratégias de fazer política após a derrota da noção convencional de política, especificamente na Espanha. Com isso, o autor busca se aprofundar de forma experimental nos princípios e dinâmicas do Estado democrático e propõe três lógicas democráticas como alterna-tivas à democracia representativa. As alternaalterna-tivas são: a lógica do trabalho colaborativo alinhado ao conceito de estado experimental de Boaventura de Souza Santos; a lógica do Fórum Social Mundial

(5)

(FSM), que garante a universalidade, a deliberação, a resolução pacífica das controvérsias e a fraternidade universal; e a lógica dos indignados e excluídos em todo o mundo que reivindicam sua participação enquanto indivíduos sociais e políticos.

No capítulo 9, Antoni Aguiló aborda as experiências dos indig-nados e indaga sobre as aprendizagens políticas globais a partir desses movimentos e protestos populares em várias partes do mundo. Tais movimentos conduzem a novas perspectivas para a produção de teorias e práticas democráticas.

No capítulo 10, Rebeca Jasso-Aguilar usa o conceito de antítese em Gramsci e propõe que os governos progressistas da América Latina são parte de processos de transição que emergiram de movi-mentos sociais. A autora demonstra que as demandas progressistas de justiça social e igualdade são crescentes e podem gerar novas configurações democráticas.

No capítulo 11, Larbi Sadiki aborda a democratização árabe, a experiência democrática no âmbito da Primavera Árabe e as incur-sões sociais e políticas que são geradas a partir desse movimento.

A segunda parte do livro é de caráter mais empírico, denomi-nada “Democracia: uma sociologia das emergências”. Nesse sentido, demonstra-se experiências e práticas democráticas concretas em vários contextos políticos, sociais e culturais. Ao dar seguimento na abordagem da demodiversidade expressa pelos autores, verifica-se no capítulo 12 o caso dos Dalit na Índia a partir das formas de dominação e discriminação com base na religião e na sociedade de casta. O autor José Manuel Mendes enfatiza o colonialismo interno e a inconstitucionalidade do sistema de castas que se legitima no patriarcado e na religião.

O capítulo 13 é escrito por Leonardo Avritzer e tem como abor-dagem a experiência democrática no Brasil de 1990 a 2014, na qual o autor apresenta um balanço da participação democrática no Brasil após a transição política.

No capítulo 14, Jesús Sabariego explora o papel das novas tecno-logias de informação nas estratégias políticas dos movimentos sociais globais, tendo como base os casos da Espanha e de Portugal.

(6)

Resenha

386

Segundo Jesús Sabariego, a apropriação política e democrática da tecnologia de informação pelos movimentos sociais globais pressupõe uma reconfiguração do papel da tecnologia e das suas possibilidades nos processos políticos. Com isso, a apropriação da tecnologia pelos movimentos sociais conduz a novas formas contra-hegemônicas de projetar a política no cenário internacional.

No capítulo 15, trata-se da ascensão do autoritarismo de direita de base hindu na Índia, que tem como alvo as comunidades mino-ritárias. A partir da década de 1990, o autoritarismo emerge e promove o nacionalismo xenófobo e a exclusão social na Índia. Ao analisar o autoritarismo na Índia, o autor Kamal Mitra Chenoy argumenta que o nacionalismo conservador de base religiosa e fundamentado na sociedade de castas recorre a diversas formas de violência (física, verbal, simbólica etc.). As violências criam outras formas de exclusão social, gerando um ciclo vicioso de violência e desigualdade humana.

O capítulo 16, de João Alexandre Peschanski, aborda o Movi-mento Passe Livre com os protestos sociais ocorridos no Brasil em 2013 e indica os limites de uma sociologia convencional dos movimentos sociais. O autor enfatiza a importância das inovações sociais nas instituições, visto que os movimentos sociais de contes-tação indicam a pretensão de uma nova configuração institucional.

No capítulo 17, Orlando de Aragón Andrade analisa o caso do México, onde a crise do sistema eleitoral propiciou experiências democráticas que conduziram à descolonização da democracia com ênfase no poder democrático comunitário, assente em órgãos representativos e assembleias locais.

A partir de um estudo de caso da Espanha, o capítulo 18 de Antoni Aguiló mostra como as eleições municipais e as candida-turas deslocaram as formas de politização de rua e os protestos para o campo eleitoral e institucional.

No capítulo 19, o autor Cristiano Gianolla estuda o papel dos partidos nos processos de democratização na Índia e na Itália. Ambos os movimentos partidários emergem como resultado de

(7)

uma crise do sistema de partidos tradicionais, com apoio da socie-dade civil e apelo moral anticorrupção.

No capítulo 20, Maria Teresa Zegada aborda a democracia inter-cultural como síntese das diferenças na proposta de refundação do Estado boliviano. Na Bolívia, objeto de investigação, a demodiver-sidade está ancorada nas formas de gestão política e de resolução de conflitos com base em democracias comunitárias. Para demonstrar tais questões, o capítulo 20 soma-se aos capítulos 21 e 22 em que os autores se dedicam ao processo de democratização da Bolívia e à consagração da democracia representativa.

No capítulo 21, José Luis Exeni complementa a análise do artigo anterior ao evidenciar os fatores constitucionais e institucionais que marcam a diferença da demodiversidade plurinacional boliviana em exercício. Destaca-se que a reconstrução do Estado boliviano se deu no contraponto da lógica plurinacional contra a monocultura do Estado e se baseou no valor das autonomias contra o centralismo estatal. Desse modo, define-se pluralismo político plurinacional como processo democrático do Estado boliviano que estimula práticas de democracia liberal-representativa e participativa.

O capítulo 22 resulta do trabalho de campo de Mara Bicas no município de Jesús de Machaca na Bolívia. Na pesquisa, a autora busca validar a epistemologia aimará andina que se reflete na concepção do político e da democracia aimará. Assim sendo, a democracia aimará está imersa na filosofia andina que preserva a relação indivíduo-comunidade e sociedade-natureza. A autora indica que a comunidade aimará obteve um equilíbrio de diver-sidades deliberativas sem subjugação e formou um pluralismo político, resistindo à subjugação e à colonização.

A contribuição das Epistemologias do Sul é verificada no percurso da obra. Práticas democráticas locais, nacionais e globais de resistência contra formas de exclusão, discriminação e desigual-dade são retratadas e percorrem todos os espaços estruturais das sociedades contemporâneas. Portanto, busca-se expor que o caráter universalista da teoria democrática ocidental de fato não abrange

(8)

Resenha

388

as possibilidades e alternativas democráticas que podem se integrar em diferentes escalas e espaços estruturais das sociedades.

O desafio proposto em todo o conteúdo do livro é reivindicar e imaginar uma democracia que permita democratizar e descolo-nizar as relações sociais e políticas que tradicionalmente atendem à lógica da exclusão, da desigualdade e da colonização. Como imaginar os novos processos democráticos que estão para surgir ao longo do século XXI? Como deixar o novo emergir no mundo para que novas concepções efetivas de justiça social tomem forma nos processos democráticos? A ousadia está contida no uso do conceito demodiversidade ao se referir à pluralidade de formas que a demo-cracia assume nas diversas culturas e sociedades.

A proposta questionadora da coletânea de artigos tem como eixo central demonstrar como a democracia deixou de ser algo exclu-sivo pelas e para as elites. A popularização da democracia ocorre em consequência das lutas realizadas em prol da emancipação, liberdade e igualdade de processos individuais e coletivos de incon-formismo ao redor do mundo. A prática do inconincon-formismo político consciente dos cidadãos consolida práticas de democracia real com espaços de emancipação e justiça social que se agregam a perspec-tivas de valorização da humanidade de todo e qualquer indivíduo. A obra é instigante e promissora no repertório de aprendizagens locais, nacionais e globais em que práticas democráticas assumem um potencial inovador de investigação de processos políticos do sul global. Das experiências expressas na obra, verifica-se a reivin-dicação de imaginar, promover e construir novas possibilidades democráticas.

Referências

CELIBERTI, Lilian. Atores, práticas e discursos da participação.

In: TEIXEIRA, A. C. (org.). Os sentidos da democracia e

participação. São Paulo: Instituto Pólis, 2005, p. 51-58.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel.

Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas.

(9)

SANTOS, Boaventura de Sousa; AVRITZER, Leonardo. Para ampliar o cânone democrático. In: SANTOS, B. S. (org.). Democratizar

a Democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 39-82.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2001.

Recebido em 13 de agosto de 2019 Aprovado em 25 de abril de 2020

(10)
(11)

Revista Brasileira de Ciência Política, nº 32. Brasília, maio - agosto de 2020, pp 381-390. DOI: 10.1590/0103-335220192904e

National Congress between the World Cup

and the Olympic Games

No artigo The effectiveness of the parliamentary front

on sport in the Brazilian National Congress between the World Cup and the Olympic Games, com número de DOI:

10.1590/0103-335220192904, publicado no periódico Revista

Brasileira de Ciência Política, n29:121-154, disponível em

http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220192904,

na página 121 (e no cabeçalho das demais páginas)

Onde se lia:

“Adriano Nervo Codato”

Leia-se:

“Adriano Codato” na página 121

Onde se lia:

(Gould 1989; Burt; Ansell et al., 2016).

Leia-se:

(Gould 1989; Burt, 1995; Ansell et al., 2016). na página 122, nota de rodapé 4

Onde se lia:

“(Carta Capital 2015; Globo 2015; Câmara dos Deputados 2015)”

Leia-se:

“(Carta Capital 2015; Câmara dos Deputados 2015)” na página 123

Onde se lia:

“...methodological nature of them made by Silveira & Silva (2019) that sought to identify...”

(12)

Errata

392

Leia-se:

“...methodological nature of them made by Silva & Araújo (2019) that sought to identify...”

na página 125

Onde se lia:

“(Bueno, 2008:248; Paulo 2012; Cruz, 2014; Damato & Resende 2014; Rebello & Cruz, 2014; Silva, 2013; Sampaio, 2014)”

Leia-se:

“(Bueno, 2008:248; Cruz, 2014; Guimarães, 2014; Rebello & Cruz, 2014; Silva, 2013)”

na página 134

Onde se lia:

“Coradini (2010) Coradini´s finding (2010: p.249)”

Leia-se:

“Coradini´s finding (2010: p.249)” na página 138

Onde se lia:

“(Cruz, 2014; Damato & Resende, 2014; Rebello; Sampaio, 2014)”

Leia-se:

“(Cruz, 2014; Damato & Resende, 2014; Guimarães, 2014; Rebello & Cruz, 2014)”

na página 140, nota de rodapé 11

Onde se lia:

“ ...concerning deputies (see note 16).”

Leia-se: “ ...concerning deputies.” na página 147 Onde se lia: “(Bombig, 2014; Sampaio, 2014)” Leia-se: “(Bombig, 2001)”

(13)

Onde se lia:

“ANSELL, C.; BICHIR, R.; ZHOU, S. Who Says Networks, Says Oligarchy? Oligarchies as “Rich Club” Networks. Connections, v. 35, n. 2, p. 20–32, 2016. Disponível em: <http://insna.org/connec-tions/v35/v35_2_2.html>.

BALESTRIN, A.; VARGAS, L. M. A dimensão estratégica das redes horizontais de PMEs: teorizações e evidências. Revista de

Administração Contemporânea, v. 8, n. spe, p. 203–227, 2004.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex-t&pid=S1415-65552004000500011&lng=pt&tlng=pt>. .

BOMBIG, J. A. CPI da CBF/Nike termina sem relatório. Folha

de S.Paulo, 14. jun. 2001. São Paulo. Disponível em: <https://www1.

folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk1406200137.htm>. .

BUENO, L. Políticas publicas do esporte no Brasil: razões

para o predomínio do alto rendimento, 2008. São Paulo:

Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: <http://hdl.handle. net/10438/2493%0A>. .

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Ato da Mesa no 69 de 10/11/2005. Brasília: Diário da Câmara dos Deputados -

Suple-mento - B, 2005.

CASCIONE, S. R. S. Institucionalização e influência das

frentes parlamentares no Congresso brasileiro, 2018.

Universi-dade de Brasília. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bits-tream/10482/31903/1/2018_SilvioRicardoSilvaCascione.pdf>. .

CERVI, E. U. Análise de elites em perspectiva relacional: a opera-cionalização da análise de redes sociais (ARS). In: R. Perissinotto; A. Codato (Orgs.); Como estudar elites. p.95–118, 2015. Curitiba: Editora UFPR.

CODATO, A.; BOLOGNESI, B.; ROEDER, K. M. A nova direita brasileira: uma análise da dinâmica partidária e eleitoral do campo conservador. In: S. V. e Cruz; A. Kaysel; G. Codas (Orgs.); Direita,

volver! : o retorno da direita e o ciclo político brasileiro. p.115–

(14)

Errata

394

CORADINI, O. L. Frentes parlamentares, representação de inte-resses e alinhamentos políticos. Revista de Sociologia e Politica, v. 18, n. 36, p. 241–256, 2010.

CRUZ, J. Quem é quem na “bancada da bola”. Disponível em: <https://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2014/05/quem-e-quem--na-bancada-da-bola-2/>. .

DACOSTA, L. P. Instalações esportivas por estado. In: L. P. DaCOSTA (Org.); Atlas do Esporte no Brasil. p.5.27-5.29, 2006a. Rio de Janeiro.

DACOSTA, L. P. Clubes esportivos e recreativos. In: L. P. DaCOSTA (Org.); Atlas do Esporte no Brasil. p.6.7-6.12, 2006b. Rio de Janeiro.

DEPUTADOS, C. DOS. Diário da Câmara dos Deputados.

Diário da Câmara dos Deputados, 2005.

Em sua maioria, Bancada da Bola é reprovada nas urnas. .O

Estado de S. Paulo, 8. out. 2012. São Paulo. Disponível em: <https://

esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,em-sua-maioria-banca-da-da-bola-e-reprovada-nas-urnas,942507>. .

Entenda o escândalo da Fifa e da CBF. .Carta Capital, 27. maio 2015. São Paulo. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/ sociedade/entenda-o-escandalo-da-fifa-e-da-cbf-4139/>. .

GOULD, R. V. Power and social structure in community elites. Social Forces, v. 68, n. 2, p. 531–552, 1989. Disponível em: <http://sf.oxfordjournals.org/content/68/2/531.short>. Acesso em: 22/4/2012.

GRANJEIA, J. Escândalo da Fifa envolve J. Hawilla e contrato da CBF com empresa americana. O Globo, 27. maio 2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/esportes/escandalo-da-fifa-envol-ve-hawilla-contrato-da-cbf-com-empresa-americana-16272765>. .

GUIMARÃES, C. CBF remonta bancada da bola em Brasília. L ANCE !, 23. maio 2012. São Paulo. Dispo-nível em: <http://blogs.lance.com.br/deprima/2012/05/23/ cbf-remonta-bancada-da-bola-em-brasilia/>.

INTINI, J. M.; FERNANDES, U. F. Bancada Ruralista: a face politica do agronegócio. Revista da ABRA, p. 70–86, 2013.

(15)

LOPES, N. A. A Frente Parlamentar Evangélica e sua atuação

na Câmara dos Deputados, dez. 2013. Brasília - DF, Brasil:

Univer-sidade de Brasília (UnB). Disponível em: <http://bdm.unb.br/bits-tream/10483/7140/1/2013_NoemiAraujoLopes.pdf>. Acesso em: 13/4/2016.

MACHADO, M. Doação ou investimento? : a atuação

legis-lativa dos parlamentares da bancada ruralista e a questão do financiamento de campanhas, 2013. Brasilia: Universidade de

Brasilia. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/7449>. . ‘Marin e Del Nero tinham que estar presos’, diz Romário. .Exame, 9. jul. 2014. São Paulo. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ estilo-de-vida/marin-e-del-nero-tinham-que-estar-presos-diz-ro-mario/>. .

MENDES, A. Política pública de esporte: considerações sobre gestão, instituições políticas e método de pesquisa no Brasil. Revista

Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 3, n. Suplemento 1, p.

1–19, 2013. Disponível em: <http://www.revista.universo.edu.br/ index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&pa-th%5B%5D=1067&path%5B%5D=781>. .

MENDES, A.; CODATO, A. Institutional System of the State and Public Policy: The Structure of Sports Management in Brazil. 14th Annual International Conference on Sports: Economic, Management, Marketing & Social Aspects. Anais... . p.1–37, 2014. Atenas: Athens Institute for Education and Research. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/322048836_Insti-tutional_System_of_the_State_and_Public_Policy_The_Structure_ of_Sports_Management_in_Brazil>. .

PERRONE, R. Deputado fala em receita anual de R$ 1 bi para clubes com lei polêmica. UOL Esporte, 22. nov. 2013. São Paulo. Disponível em: <https://blogdoperrone.blogosfera.uol.com. br/2013/11/deputado-fala-em-receita-anual-de-r-1-bi-para-clu-bes-com-lei-polemica/>. .

REBELLO, A.; CRUZ, J. “Bancada da Bola” faz pressão e tira CBF de projeto sobre dívida dos times. UOL Esporte, 29. abr. 2014. São Paulo. Disponível em: <https://esporte.uol.com.br/futebol/

(16)

Errata

396

ultimas-noticias/2014/04/29/bancada-da-bola-faz-pressao-e-tira--cbf-de-projeto-sobre-divida-dos-times.htm>. .

Relator da MP do Futebol (Otávio Leite do PSDB/RJ) comenta escândalo envolvendo FIFA e CBF. ., 29. maio 2015. Brasil: TV Câmara. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/camaranoti- cias/tv/materias/PALAVRA-ABERTA/489129-RELATOR-DA-MP- -DO-FUTEBOL-COMENTA-ESCANDALO-ENVOLVENDO-FI-FA-E-CBF.html>. Acesso em: 21/5/2016.

SENA, V. P. Frentes parlamentares proliferam no Legislativo Federal. Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, 4. jun. 2007. Brasília. Disponível em: <http://www.diap.org.br/ index.php/noticias/artigos/5464-frentes-parlamentares-prolife-ram-no-legislativo-federal>. .

SILVA JR., J. A. DA; FIGUEIREDO FILHO, D. B.; PARANHOS, R.; ROCHA, E. C. DA. Quem controla o Legislativo? A ocupação de cargos de comando na Câmara dos Deputados. Paraná Eleitoral, v. 2, n. 2, p. 283–308, 2013. Curitiba.

SILVA, R. S. E; ARAÚJO, S. M. V. G. DE. Representações polí-ticas alternativas no Congresso Nacional: uma proposta conceitual para compreender as Frentes Parlamentares. RDU, v. 16, n. 88, p. 232–256, 2019.

SILVA, T. M. DA. A bancada da bola no legislativo carioca:

concepções, evidências e estratégias de uma representação singular, 2013. Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: <http://

hdl.handle.net/10438/10689>.

STONE, L. Prosopography. Daedalus, v. 100, n. 1, p. 46–79, 1971. Disponível em: <www.jstor.org/stable/20023990>.

VIGNA, E. Bancada Ruralista: um grupo de interesse.

Argu-mento, , n. 8, p. 1–52, 2001. Brasilia: Instituto de Estudos

Socioe-conômicos (INESC). Disponível em: <https://docplayer.com. br/35656203-Issn-bancada-ruralista-um-grupo-de-interesse-e-delcio-vigna.html>.

VIGNA, E. Bancada ruralista : o maior grupo de interesse no Congresso Nacional. Instituto de Estudos Socioeconômicos

(17)

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social Network Analysis. Methods

and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. Leia-se agora :

"ANSELL, C.; BICHIR, R.; ZHOU, S. Who Says Networks, Says Oligarchy? Oligarchies as “Rich Club” Networks. Connections, v. 35, n. 2, p. 20–32, 2016. Disponível em: <http://insna.org/connec-tions/v35/v35_2_2.html> .

BALESTRIN, A.; VARGAS, L. M. A dimensão estratégica das redes horizontais de PMEs: teorizações e evidências. Revista de

Administração Contemporânea, v. 8, n. spe, p. 203–227, 2004.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex-t&pid=S1415-65552004000500011&lng=pt&tlng=pt>.

BOMBIG, J. A. CPI da CBF/Nike termina sem relatório. Folha

de S.Paulo, 14. jun. 2001. São Paulo. Disponível em: <https://www1.

folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk1406200137.htm> .

BUENO, L. Políticas publicas do esporte no Brasil: razões

para o predomínio do alto rendimento, 2008. São Paulo:

Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: <http://hdl.handle. net/10438/2493%0A>.

BURT, R.S. Structural holes: the social structure of

competi-tion. Cambridge: Harvard University Press, 1995.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Ato da Mesa no 69 de 10/11/2005. Brasília: Diário da Câmara dos Deputados -

Suple-mento - B, 2005.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a apurar a regularidade do contrato celebrado entre a CBF e a Nike. 2001. Available at: http://www2.camara.leg.br/ atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/parlamen-tar-de-inquerito/51-legislatura/cpinike/informacoes-sobre-a-cpi. Accessed at: 02 january 2016.

CÂMARA DOS DEPUTADOS, 2005b. Diário da Câmara dos Deputados, Year LX, Issue 197, p.237

CASCIONE, S. R. S. Institucionalização e influência das frentes

(18)

Errata

398

de Brasília. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bits-tream/10482/31903/1/2018_SilvioRicardoSilvaCascione.pdf>. .

CERVI, E. U. Análise de elites em perspectiva relacional: a opera-cionalização da análise de redes sociais (ARS). In: R. Perissinotto; A. Codato (Orgs.); Como estudar elites. p.95–118, 2015. Curitiba: Editora UFPR.

CHASERANT, C. Cooperation, contracts and social networks: From a bounded to a procedural rationality approach. Journal of

Management and Governance, v. 7, n. 2, p. 163–186, 2003

CODATO, A.; BOLOGNESI, B.; ROEDER, K. M. A nova direita brasileira: uma análise da dinâmica partidária e eleitoral do campo conservador. In: S. V. e Cruz; A. Kaysel; G. Codas (Orgs.); Direita,

volver! : o retorno da direita e o ciclo político brasileiro. p.115–

143, 2015. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo.

CORADINI, O. L. Frentes parlamentares, representação de inte-resses e alinhamentos políticos. Revista de Sociologia e Politica, v. 18, n. 36, p. 241–256, 2010.

CRUZ, J. Quem é quem na “bancada da bola”. Disponível em: <https://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2014/05/quem-e-quem--na-bancada-da-bola-2/> .

DACOSTA, L. P. Instalações esportivas por estado. In: L. P. DaCOSTA (Org.); Atlas do Esporte no Brasil. p.5.27-5.29, 2006a. Rio de Janeiro.

DACOSTA, L. P. Clubes esportivos e recreativos. In: L. P. DaCOSTA (Org.); Atlas do Esporte no Brasil. p.6.7-6.12, 2006b. Rio de Janeiro.

Em sua maioria, Bancada da Bola é reprovada nas urnas. .O

Estado de S. Paulo, 8. out. 2012. São Paulo. Disponível em: <https://

esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,em-sua-maioria-banca-da-da-bola-e-reprovada-nas-urnas,942507>. .

Entenda o escândalo da Fifa e da CBF. .Carta Capital, 27. maio 2015. São Paulo. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/ sociedade/entenda-o-escandalo-da-fifa-e-da-cbf-4139/>. .

GOULD, R. V. Power and social structure in community elites. Social Forces, v. 68, n. 2, p. 531–552, 1989. Disponível em:

(19)

<http://sf.oxfordjournals.org/content/68/2/531.short>. Acesso em: 22/4/2012.

GRANJEIA, J. Escândalo da Fifa envolve J. Hawilla e contrato da CBF com empresa americana. O Globo, 27. maio 2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/esportes/escandalo-da-fifa-envol-ve-hawilla-contrato-da-cbf-com-empresa-americana-16272765>. .

GUIMARÃES, A.S. A bolsa-atleta eleva o desempenho de seus beneficiários? Análise do período 2005-2008 (Technical Report of Legislative Consulting in Brazilian National Congress). Brasilia: Senado Federal, 2009.

GUIMARÃES, C. CBF remonta bancada da bola em Brasília.

LANCE !, 23. maio 2012. São Paulo. Disponível em: <http://blogs.

lance.com.br/deprima/2012/05/23/cbf-remonta-bancada-da-bola--em-brasilia/>. .

HIRATA, E. A Mercantilização do Futebol e os subterrâneos da Legislação Esportiva Brasileira (1980-2010). In Anais do XXVI

Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo: Associação

Nacional de História (ANPUH), 2011, pp. 1–13.

INTINI, J. M.; FERNANDES, U. F. Bancada Ruralista: a face politica do agronegócio. Revista da ABRA, p. 70–86, 2013.

LEÃO JÚNIOR, F.P. de S. Corporativismo e conflitos na gestão do futebol brasileiro. Mediação, v. 5, n. 4, p. 31–51, 2004

LOPES, N. A. A Frente Parlamentar Evangélica e sua atuação

na Câmara dos Deputados, dez. 2013. Brasília - DF, Brasil:

Univer-sidade de Brasília (UnB). Disponível em: <http://bdm.unb.br/bits-tream/10483/7140/1/2013_NoemiAraujoLopes.pdf>. Acesso em: 13/4/2016.

MACHADO, M. Doação ou investimento? : a atuação

legis-lativa dos parlamentares da bancada ruralista e a questão do financiamento de campanhas, 2013. Brasilia: Universidade de

Brasilia. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/7449>. MASQUIETTO, C. D.; SACOMANO NETO, M.; GIULIANI, A. C. Centralidade e Densidade em Redes de Empresas: um estudo no arranjo produtivo local do álcool. RAI - Revista de Administração

(20)

Errata

400

MENDES, A. Política pública de esporte: considerações sobre gestão, instituições políticas e método de pesquisa no Brasil. Revista

Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 3, n. Suplemento 1, p.

1–19, 2013. Disponível em: <http://www.revista.universo.edu.br/ index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&pa-th%5B%5D=1067&path%5B%5D=781>. .

MENDES, A.; CODATO, A. Institutional System of the State and Public Policy: The Structure of Sports Management in Brazil. 14th Annual International Conference on Sports: Economic, Management, Marketing & Social Aspects. Anais... . p.1–37, 2014. Atenas: Athens Institute for Education and Research. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/322048836_Insti-tutional_System_of_the_State_and_Public_Policy_The_Structure_ of_Sports_Management_in_Brazil>. .

MESQUITA, R. B. DE; LANDIM, F. L. P.; COLLARES, P. M.; LUNA, C. G. DE. Análise de redes sociais informais: apli-cação na realidade da escola inclusiva. Interface -

Comu-nicação, Saúde, Educação, v. 12, n. 26, p. 549–562, 2008.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex-t&pid=S1414-32832008000300008&lng=pt&tlng=pt>

PERRONE, R. Deputado fala em receita anual de R$ 1 bi para clubes com lei polêmica. UOL Esporte, 22. nov. 2013. São Paulo. Disponível em: <https://blogdoperrone.blogosfera.uol.com. br/2013/11/deputado-fala-em-receita-anual-de-r-1-bi-para-clu-bes-com-lei-polemica/>. .

REBELLO, A. & CRUZ, J., 2014. “Bancada da Bola” faz pressão e tira CBF de projeto sobre dívida dos times. Coluna UOL Esporte Futebol. Available at: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-no- ticias/2014/04/29/bancada-da-bola-faz-pressao-e-tira-cbf-de-pro-jeto-sobre-divida-dos-times.htm. Accessed at: 02 january 2016. .

Relator da MP do Futebol (Otávio Leite do PSDB/ RJ) comenta escândalo envolvendo FIFA e CBF. ., 29. maio 2015. Brasil: TV Câmara. Disponível em: <https:// w w w 2 . c a m a r a . l e g . b r / c a m a r a n o t i c i a s / t v / m a t e r i a s /

(21)

PALAVRA-ABERTA/489129-RELATOR-DA-MP-DO-FUTEBOL--COMENTA-ESCANDALO-ENVOLVENDO-FIFA-E-CBF.html>. Acesso em: 21/5/2016.

RIBEIRO, H.C.M. & CORRÊA, R.,. Redes Sociais: um estudo em uma instituição de ensino superior privado. Revista Metropolitana

de Sustentabilidade, vol. 3, n. 2, p.110–128, 2013.

SENA, V. P. Frentes parlamentares proliferam no Legislativo Federal. Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, 4. jun. 2007. Brasília. Disponível em: <http://www.diap.org.br/ index.php/noticias/artigos/5464-frentes-parlamentares-prolife-ram-no-legislativo-federal>. .

SILVA JR., J. A. DA; FIGUEIREDO FILHO, D. B.; PARANHOS, R.; ROCHA, E. C. DA. Quem controla o Legislativo? A ocupação de cargos de comando na Câmara dos Deputados. Paraná Eleitoral, v. 2, n. 2, p. 283–308, 2013. Curitiba.

SILVA, R. S. E; ARAÚJO, S. M. V. G. DE. Representações polí-ticas alternativas no Congresso Nacional: uma proposta conceitual para compreender as Frentes Parlamentares. RDU, v. 16, n. 88, p. 232–256, 2019.

SILVA, T. M. DA. A bancada da bola no legislativo carioca:

concepções, evidências e estratégias de uma representação singular, 2013. Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: <http://

hdl.handle.net/10438/10689>. .

STONE, L. Prosopography. Daedalus, v. 100, n. 1, p. 46–79, 1971. Disponível em: <www.jstor.org/stable/20023990>.

TICHY, N. M.; TUSHMAN, M. L.; FOMBRUN, C. Social Network Analysis For Organizations. Academy of Management

Review, v. 4, n. 4, p. 507–519, 1979.

TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais: posições dos atores no fluxo da informação. Encontros Bibli: revista

eletrô-nica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 11, n. 1, p.

75–91, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index. php/eb/article/view/342>.

VERONEZ, L.F.C., 2005. Quando o Estado joga a favor do privado: as políticas de esporte após a Constituição federal de 1988

(22)

Errata

402

(Doctoral Dissertation in Physical Education). Campinas: Univer-sidade Estadual de Campinas.

VIGNA, E. Bancada Ruralista: um grupo de interesse.

Argu-mento, , n. 8, p. 1–52, 2001. Brasilia: Instituto de Estudos

Socioe-conômicos (INESC). Disponível em: <https://docplayer.com. br/35656203-Issn-bancada-ruralista-um-grupo-de-interesse-e-delcio-vigna.html>. .

VIGNA, E. Bancada ruralista : o maior grupo de interesse no Congresso Nacional. Instituto de Estudos Socioeconômicos

(INESC), v. Ano VII, n. 12, p. 1–16, 2007.

VOGEL, L.H. As frentes parlamentares e a cultura política em defesa dos direitos humanos (Technical Report of Legislative Consulting in Brazilian National Congress). Brasília: Câmara dos Deputados, 2005.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social Network Analysis. Methods

and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

WOLF, F. O comportamento dos deputados na Câmara Federal : uma abordagem de redes sociais. (Master Dissertation in Political Science). Brasília: Universidade de Brasilia, 2008.

ZURBRIGGEN, C. El institucionalismo centrado en los actores: Una perspectiva analítica en el estudio de las políticas públicas.

Revista de Ciencia Política, v. 26, n. 1, p. 67–83, 2006."

na página 153 (Abstract)

Onde se lia:

“...inaugurating a method and a theory to study effectiveness and centrality of this kind of institution”

Leia-se:

“inaugurating a method to study effectiveness and centrality of this kind of institution”

na página 153 (Keywords)

Onde se lia:

“Keywords: sport policy, political institutions, political clout, prosopography, factorial analysis, network analysis.”

(23)

Leia-se:

“Keywords: sport policy, parliamentary fronts, political influence, prosopography, network analysis.”

na página 154 incluir as seções Resumo e Palavras-chave

Resumo

Frentes Parlamentares (FP) são instituições suprapartidárias no Congresso Nacional (CN) que visam exercer influência política sobre políticas relativas a um assunto específico. Embora ainda pouco estudadas, as FP proliferaram e seu número atingiu o pico na 54ª legislatura (2011-2015) com 210 Frentes. Neste artigo, anali-samos a eficácia da Frente Parlamentar Mista do Esporte (FPE), que compreende 198 deputados federais (de 513) e 8 senadores (de 81). Como método, combinamos análise prosopográfica de seus membros, análise de rede formada pelas áreas de tomada de decisão, análise de sua influência política na legislação esportiva. Nossos resultados indicam uma rede composta principalmente por partidos de direita e políticos profissionais, o que sugere um forte potencial de influência política. Quatro constructos teóricos, a partir de suas características de perfil, foram correlacionados com a centralidade da rede, o que mostrou que o conhecimento e a espe-cialização política eram fatores cruciais. Encontramos 8 membros centrais, reforçando argumentos da literatura que propunha a existência de um núcleo operatório dentro das FPs. Em relação à influência na formulação da política esportiva, os representantes pertencentes à FPE foram responsáveis por 94 (61%) propostas do total de 246 projetos de lei apresentados no campo do esporte. Mas eles não foram eficazes na aprovação dessas proposições, embora tenham sido mais eficazes que outras FPs. Essa pesquisa propicia uma melhor compreensão da formulação de políticas em arenas políticas complexas, inaugurando um método para estudar a eficácia e a centralidade desse tipo de instituição.

Palavras-chave: política esportiva, frentes parlamentares,

Referências

Documentos relacionados

Uma explicação gramsciana alternativa para os governos progressistas na América Latina Rebeca Jasso-Aguilar. 229 Capítulo

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Discute-se, com base nos princípios da teoria do adensamento de Terzaghi e do método de Asaoka, e por meio de um exemplo, como os resultados do procedimento gráfico deste método

De maneira sucinta, porém objetiva, este artigo, propôs dirimir possíveis controvérsias à visão do Tratado da Amizade, bem como explicitar relevantes avanços no

▶ Ligante hidráulico, com filler superfluído, resistente aos sais, à base de cal e Eco- Pozolana, para confecionar caldas de injeção para a consolidação de alvenarias e

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Após o processo vivido na construção de uma proposta de sistema municipal de esporte e lazer, verificou-se a necessidade da clareza sobre as responsabilidades dos