• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELA SESAI PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELA SESAI PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

1

RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELA SESAI PARA

ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Vers ão atualizada em 22 de maio de 2020

1. Suporte on-line das informações contidas no documento

a. Portal da SESAI: https://www.saude.gov.br/saude-indigena

b. Portal de Monitoramento do Coronavírus: https://saudeindigena.saude.gov.br c. Coletânea de Documentos (portarias, informes técnicos, relatórios, recomendações, protocolos de manejos clínicos, boletins epidemiológicos, ações, Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana, Planos de Contingência Distritais):

https://drive.google.com/drive/folders/1NypkAgVkBQU5ztQ4yWVgh1bgxdiBlBhh

2. Legislação

Legislação sobre a assistência à saúde dos povos indígenas, no âmbito do Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde / SESAI.

a. As controvérsias e orientações para que a SESAI atenda indígenas não aldeados não possuem suporte na legislação vigente, conforme se vê na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, modificada pela Lei nº 9.836, de 23 de setembro de 1999; no Decreto nº 3.156, de 27 de agosto de 1999; e na Portaria nº 70/2004, constante da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 set 2017.

b. Observando-se a legislação supracitada, evidencia-se que a SESAI possui toda sua estrutura logística, de pessoal e física voltada para os DSEI. Logo, quando um indígena é aldeado, cabe à SESAI o atendimento de atenção primária e articulação com os demais integrantes do SUS (estados e municípios) para os casos que requeiram atendimento de média e alta complexidade, situação em que a SESAI acompanha o paciente do início ao fim do tratamento. Logo, caso os indígenas não sejam aldeados, os atendimentos são feitos diretamente pelos estados e pelos municípios onde moram.

c. Destaques importantes da legislação.

a. LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 (modificada pela Lei nº 9.836, de 23 de setembro de 1999 que acrescentou o Art. 19) - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Destaques

Art. 19 - G. O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado.

(2)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

2

§1º O Subsistema de que trata o caput deste artigo terá como base os Distritos Sa nitários Especiais Indígenas.

§2º O SUS servirá de retaguarda e referência ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, devendo, para isso, ocorrer adaptações na estrutura e organização do SUS nas regiões onde residem as populações indígenas, para propiciar essa integração e o atendimento necessário em todos os níveis, sem discriminações.

§3º As populações indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a atençã o primária, secundária e terciária à saúde.

b. DECRETO Nº 3.156, DE 27 DE AGOSTO DE 1999 - Dispõe sobre as condições para a prestação de assistência à saúde dos povos indígenas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, pelo Ministério da Saúde, altera dispositivos dos Decretos nº 564, de 8 de junho de 1992, e 1.141, de 19 de maio de 1994, e dá outras providências.

Destaque

Estabelece em seu art. 2º quais são as diretrizes que devem ser observadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos povos indígenas, sendo que o parágrafo único dispõe que a “organização das atividades de atenção à saúde das populações indígenas dar-se-á no âmbito do Sistema Único de Saúde e efetivar-se-á, progressivamente, por intermédio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, ficando assegurados os serviços de atendimento básico no âmbito das terras indígenas”. (grifou-se).

c. PORTARIA 70/2004 (constante da Portaria de Consolidação Nº. 2, de 28 set 2017) – Contém diretrizes sobre a gestão da saúde indígena.

Art. 1º O modelo de gestão de saúde indígena segue as seguintes diretrizes:

IV - o Subsistema de Saúde Indígena fica organizado na forma de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), delimitação geográfica que contempla aspectos demográficos e etno-culturais, sob responsabilidade do gestor federal; V - os Distritos Sanitários Especiais Indígenas devem contar com uma rede interiorizada de serviços de atenção básica organizada de forma hierarquizada e articulada com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde para garantir a assistência de média e alta complexidade; VI - a estrutura do Distrito Sanitário Especial Indígena fica composta pelos Postos de Saúde situados dentro das aldeias indígenas, que contam com o trabalho do agente indígena de saúde (AIS) e do agente indígena de saneamento (AISAN); pelos Polos-Base com equipes multidisciplinares de saúde indígena e pela Casa do Índio (CASAI) que apoia as atividades de referência para o atendimento de média e alta complexidade.

(3)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

3

3. Documentos Técnicos

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, vem disponibilizando, desde janeiro de 2020, mesmo antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), uma série de documentos técnicos para que os povos indígenas, gestores e colaboradores possam adotar medidas que ajudem a prevenir e tratar a infecção pelo Coronavírus.

Dentre os documentos já produzidos pela SESAI, encontram-se portarias, informes técnicos, relatórios, recomendações, protocolos de manejos clínicos, boletins epidemiológicos, ações das equipes multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e equipes das CASAI dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas para os 34 (trinta e quatro) Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI); Plano de Contingência Distrital para Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19 ) e recomendações gerais.

Importante mencionar que um dos principais documentos produzidos pela SESAI é o Plano

de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas. Esse documento apresenta o plano em caso de surto e define o nível de resposta

e a estrutura de comando correspondente a ser configurada, em cada nível de resposta. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas também elaboram seus respectivos Planos de

Contingência Distritais para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas, ou seja, cada Distrito Sanitário Especial Indígena já tem um plano com o nível de

resposta e estrutura para as diferentes situações visando ao enfrentamento da COVID-19. Os Planos, da mesma forma que os demais documentos, encontram-se disponibilizados nos portais identificados no item 1 desse relatório.

A coletânea de documentos se encontram no portal e também podem ser baixados no portal: https://drive.google.com/drive/folders/1NypkAgVkBQU5ztQ4yWVgh1bgxdiBlBhh

4. Situação Epidemiológica no SASISUS

A situação epidemiológica da COVID-19 no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena está disponível no site https://www.saude.gov.br/saude-indigena, a partir do banner Monitoramento DSEI. A SESAI criou esse ambiente na internet especialmente para divulgar, diariamente, o número de casos suspeitos, confirmados, descartados , óbitos e curas. A atualização ocorre, diariamente, de segunda a sábado, entre 17h00 e 18h00.

5. Educação, Comunicação e Informação

A SESAI, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), publicou uma série de vídeos educativos direcionados para a população indígena, agentes indígenas de saúde, agentes indígenas de saneamento e outros trabalhadores da saúde sobre enfrentamento da COVID-19.

(4)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

4

Além dessa iniciativa, a SESAI também tem produzido e publicado vídeos institucionais sobre as medidas que vem sendo tomadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Os vídeos educativos e institucionais estão disponíveis no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCBDWbs0o03k_-AkOwHOaY6Q.

Curso: Prevenção e Papel dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) na Pandemia

Links Visualizações Postado em:

Vídeo 1: Os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN)

https://youtu.be/dhyamYrfY68 2.054

26/03/2020 https://youtu.be/Tdr9ofwirUI 370

Vídeo 2: Coronavírus e formas de transmissão. https://youtu.be/ndkBpDA5l5E 462 31/03/2020 Vídeo 3: Quando procurar a Equipe de Saúde? https://youtu.be/orA1wP2ToN

Q 434 31/03/2020

Vídeo 4: Medidas de controle e proteção

individual. https://youtu.be/DLbH6FVx7Ls 530 31/03/2020

Vídeo 5: Onde buscar informações confiáveis? https://youtu.be/gs66Z3YOJ4A 505 31/03/2020

Total 4.355

O curso de Prevenção e Papel dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e a Secretaria Especial de Saúde indígena com o objetivo de orientar os AIS e AISAN, para o enfrentamento da COVID-19 no âmbito da Saúde Indígena.

Ofertado na modalidade de Educação a Distância, utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem, com vídeos instrucionais e também material de apoio específico para o público alvo, como o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus em Povos Indígenas.

Atualmente, o curso possui 188 participantes sendo que 155 que já emitiram certificado. Link do curso: http://universus.saude.gov.br/universus/course/view.php?id=122

A SESAI também criou um ambiente específico para publicação das Notas Oficiais (Notas à Imprensa) produzidas pelo Núcleo de Comunicação (NUCOM/SESAI). As notas estão disponíveis no endereço: http://www.saudeindigena.net.br/coronavirus/notas.php.

6. Equipamentos de Proteção Individual e Testes Rápidos enviados pela SESAI

aos DSEI

A SESAI está realizando a distribuição de equipamentos de proteção individual e testes

(5)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

5

reforçar os estoques de cada DSEI, uma vez que a quantidade enviada é baseada nos estoques dos distritos sanitários. Até a presente data já foram enviadas três remessas desses insumos, totalizando mais de 400 mil itens. As duas primeiras remessas foram enviadas no mês de abril e a terceira remessa no início de maio.

Neste cenário de emergência em saúde pública por conta da pandemia da COVID-19, não obstante a distribuição de equipamentos de proteção e testagem pela SESAI, cada DSEI também tem realizado suas próprias aquisições de EPI e testes rápidos.

As aquisições de insumos dos DSEI estão sendo realizadas por meio da execução de atas de registro de preço vigentes e/ou por meio de aquisições emergenciais, em consonância com a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, e com a Medida Provisória nº 926, de 20 de março de 2020, que altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre procedimentos para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional.

A SESAI, em março de 2020, já havia expedido documento oficial orientando os DSEI sobre as aquisições de insumos, equipamentos e contratação de serviços em decorrência da pandemia da COVID-19.

Os estoques de cada DSEI são informados semanalmente à SESAI, por meio do FormSUS, os quais servem de base para a análise dos processos referentes às aquisições para combate à COVID-19. Esses dados também são considerados para o cálculo do quantitativo desses insumos a ser enviado pela SESAI.

A seguir, são apresentados os quantitativos de equipamentos de proteção individual e testes rápidos enviados pela SESAI, por remessa, aos DSEI e CASAI Nacionais.

Máscara Cirúrgica

DSEI Máscara cirúrgica

1º Envio 2º Envio 3º Envio Total

ALAGOAS E SERGIPE 2.000 - 4.800 6.800

ALTAMIRA 2.000 - 2.000 4.000

ALTO RIO JURUÁ 2.000 - 2.000 4.000

ALTO RIO NEGRO 2.000 - 2.400 4.400

ALTO RIO PURUS 2.000 - 4.800 6.800

ALTO RIO SOLIMÕES 2.000 - 4.800 6.800

AMAPÁ E NORTE DO PARÁ - - - 0

ARAGUAIA 2.000 - 2.000 4.000 BAHIA 2.000 - 2.000 4.000 CEARÁ 2.000 - 4.800 6.800 CUIABÁ 2.000 - 1.000 3.000 GUAMÁ-TOCANTINS 2.000 600 4.800 7.400 INTERIOR SUL 2.000 600 2.400 5.000

(6)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020 6 KAIAPÓ DO PARÁ 2.000 - 4.800 6.800 LESTE DE RORAIMA 2.000 1.000 4.800 7.800 LITORAL SUL 2.000 - - 2.000 MANAUS 2.000 - 4.800 6.800 MARANHÃO 2.000 - 4.800 6.800

MATO GROSSO DO SUL 2.000 - 4.400 6.400

MÉDIO RIO PURUS 2.000 - 4.800 6.800

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES 2.000 - 4.800 6.800

MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO 2.000 - 2.000 4.000

PARINTINS 2.000 - 4.800 6.800 PERNAMBUCO 2.000 - 2.400 4.400 PORTO VELHO 2.000 - 2.000 4.000 POTIGUARA 2.000 - 2.400 4.400 RIO TAPAJÓS 2.000 - 4.800 6.800 TOCANTINS 2.000 1.000 4.800 7.800 VALE DO JAVARI 2.000 - 4.000 6.000 VILHENA 2.000 - 2.400 4.400 XAVANTE 2.000 - 2.000 4.000 XINGU 2.000 - 1.000 3.000 YANOMAMI 2.000 1.000 4.800 7.800

CASAI NACIONAL BRASÍLIA - 400 - 400

CASAI NACIONAL SÃO PAULO - - 200 200

CASAI NACIONAL GOIÂNIA - - 200 200

TOTAL 66.000 4.600 112.800 183.400

Fonte: SESAI – atualizado em 04/05/2020 Máscara N95

DSEI Máscara N95

2º Envio 3º Envio Total

ALAGOAS E SERGIPE 80 500 580

ALTAMIRA 100 500 600

ALTO RIO JURUÁ 100 400 500

ALTO RIO NEGRO 100 500 600

ALTO RIO PURUS 100 500 600

ALTO RIO SOLIMÕES 100 500 600

AMAPÁ E NORTE DO PARÁ 100 400 500

ARAGUAIA 100 - 100 BAHIA 100 500 600 CEARÁ 100 400 500 CUIABÁ 100 1.000 1.100 GUAMÁ-TOCANTINS 100 1.000 1.100 INTERIOR SUL 100 1.000 1.100

KAIAPÓ DO MATO GROSSO 100 500 600

KAIAPÓ DO PARÁ 100 1.000 1.100

LESTE DE RORAIMA 100 400 500

LITORAL SUL 100 400 500

MANAUS 100 1.000 1.100

MARANHÃO 100 400 500

(7)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

7

MÉDIO RIO PURUS 100 1.000 1.100

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES 100 1.000 1.100

MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO 80 1.000 1.080

PARINTINS 100 500 600 PERNAMBUCO 100 1.000 1.100 PORTO VELHO 100 1.000 1.100 POTIGUARA 100 1.000 1.100 RIO TAPAJÓS 100 - 100 TOCANTINS 100 1.000 1.100 VALE DO JAVARI 100 500 600 VILHENA 100 500 600 XAVANTE 100 500 600 XINGU 100 400 500 YANOMAMI 100 400 500

CASAI NACIONAL BRASÍLIA 40 200 240

CASAI NACIONAL SÃO PAULO 50 200 250

CASAI NACIONAL GOIÂNIA 40 200 240

TOTAL 3.490 22.300 25.790

Fonte: SESAI – atualizado em 04/05/2020 Luvas descartáveis (PP e P)

DSEI Luva PP Luva P

3º Envio Total 1º Envio 2º Envio 3º Envio Total

ALAGOAS E SERGIPE - - - 800 - 800

ALTAMIRA - - 4.000 800 - 4.800

ALTO RIO JURUÁ - - - 800 600 1.400

ALTO RIO NEGRO - - - 800 - 800

ALTO RIO PURUS - - 4.000 800 600 5.400

ALTO RIO SOLIMÕES - - 1.500 1.700 - 3.200

AMAPÁ E NORTE DO PARÁ - - - 800 - 800

ARAGUAIA - - 4.000 800 - 4.800 BAHIA - - 1.500 1.700 - 3.200 CEARÁ - - 4.000 800 - 4.800 CUIABÁ - - - 800 - 800 GUAMÁ-TOCANTINS - - - 800 - 800 INTERIOR SUL - - 4.000 800 - 4.800

KAIAPÓ DO MATO GROSSO - - - 800 - 800

KAIAPÓ DO PARÁ - - 4.000 800 - 4.800

LESTE DE RORAIMA - - - 1.700 - 1.700

LITORAL SUL - - - 800 - 800

MANAUS - - 4.000 1.700 - 5.700

MARANHÃO - - 2.700 800 500 4.000

MATO GROSSO DO SUL - - 1.000 1.700 - 2.700

MÉDIO RIO PURUS - - - 800 - 800

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES - - 4.000 800 - 4.800

MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO - - - 800 - 800

PARINTINS - - 4.000 800 500 5.300

(8)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020 8 PORTO VELHO - - 4.000 800 - 4.800 POTIGUARA - - - 800 - 800 RIO TAPAJÓS - - - 800 - 800 TOCANTINS - - 4.000 800 - 4.800 VALE DO JAVARI - - - 800 - 800 VILHENA - - - 800 - 800 XAVANTE - - - 800 - 800 XINGU - - - 800 - 800 YANOMAMI - - - 800 - 800

CASAI NACIONAL BRASÍLIA 100 100 4.000 800 - 4.800

CASAI NACIONAL SÃO PAULO 100 100 3.000 700 - 3.700

CASAI NACIONAL GOIÂNIA 100 100 1.000 500 100 1.600

TOTAL 300 300 62.700 33.700 2.300 98.700

Fonte: SESAI – atualizado em 04/05/2020 Luvas descartáveis (M e G)

DSEI Luva M Luva G Luva (Geral)

2º Envio 3º Envio Total 2º Envio 3º Envio Total Total

ALAGOAS E SERGIPE 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900

ALTAMIRA 1.000 - 1.000 100 400 500 6.300

ALTO RIO JURUÁ 1.000 - 1.000 100 - 100 2.500

ALTO RIO NEGRO 1.000 - 1.000 100 400 500 2.300

ALTO RIO PURUS 1.000 400 1.400 100 1.000 1.100 7.900

ALTO RIO SOLIMÕES 2.000 - 2.000 200 800 1.000 6.200

AMAPÁ E NORTE DO PARÁ 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900

ARAGUAIA 1.000 - 1.000 100 800 900 6.700 BAHIA 2.000 - 2.000 200 - 200 5.400 CEARÁ 1.000 400 1.400 100 1.000 1.100 7.300 CUIABÁ 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900 GUAMÁ-TOCANTINS 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900 INTERIOR SUL 1.000 400 1.400 100 1.000 1.100 7.300

KAIAPÓ DO MATO GROSSO 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900

KAIAPÓ DO PARÁ 1.000 - 1.000 100 - 100 5.900

LESTE DE RORAIMA 2.000 - 2.000 200 - 200 3.900

LITORAL SUL 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900

MANAUS 2.000 - 2.000 200 - 200 7.900

MARANHÃO 1.000 - 1.000 100 1.000 1.100 6.100

MATO GROSSO DO SUL 2.000 - 2.000 200 1.000 1.200 5.900

MÉDIO RIO PURUS 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES 1.000 - 1.000 100 1.500 1.600 7.400

MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO 1.000 - 1.000 100 800 900 2.700

PARINTINS 1.000 400 1.400 100 1.000 1.100 7.800 PERNAMBUCO 1.000 - 1.000 100 500 600 6.400 PORTO VELHO 1.000 - 1.000 100 1.000 1.100 6.900 POTIGUARA 1.000 - 1.000 100 500 600 2.400 RIO TAPAJÓS 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900 TOCANTINS 1.000 400 1.400 100 1.000 1.100 7.300 VALE DO JAVARI 1.000 - 1.000 100 1.000 1.100 2.900

(9)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020 9 VILHENA 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900 XAVANTE 1.000 - 1.000 100 1.000 1.100 2.900 XINGU 1.000 - 1.000 100 1.000 1.100 2.900 YANOMAMI 1.000 - 1.000 100 - 100 1.900

CASAI NACIONAL BRASÍLIA 1.200 - 1.200 - 500 500 6.600

CASAI NACIONAL SÃO PAULO 1.300 - 1.300 - 500 500 5.600

CASAI NACIONAL GOIÂNIA 1.500 - 1.500 - 500 500 3.700

TOTAL 43.000 2.000 45.000 3.900 18.200 22.100 166.100 Fonte: SESAI – atualizado em 04/05/2020

Avental Cirúrgico Descartável (P, M, G)

DSEI Avental P Avental M Avental G

Avental (Geral)

3º Envio Total 3º Envio Total 3º Envio Total Total

ALAGOAS E SERGIPE - - - - 320 320 320

ALTAMIRA - - - - 320 320 320

ALTO RIO JURUÁ - - - - 320 320 320

ALTO RIO NEGRO - - - - 320 320 320

ALTO RIO PURUS - - 25 25 - - 25

ALTO RIO SOLIMÕES - - 75 75 - - 75

AMAPÁ E NORTE DO PARÁ - - - - 320 320 320

ARAGUAIA - - 25 25 320 320 345 BAHIA - - - - CEARÁ - - 25 25 320 320 345 CUIABÁ - - 25 25 - - 25 GUAMÁ-TOCANTINS - - 25 25 320 320 345 INTERIOR SUL - - 25 25 320 320 345

KAIAPÓ DO MATO GROSSO - - 25 25 320 320 345

KAIAPÓ DO PARÁ - - - - 320 320 320

LESTE DE RORAIMA - - 25 25 320 320 345

LITORAL SUL - - - - 320 320 320

MANAUS 122 122 100 100 640 640 862

MARANHÃO - - - - 320 320 320

MATO GROSSO DO SUL - - - - 960 960 960

MÉDIO RIO PURUS - - 25 25 320 320 345

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES - - - - 320 320 320

MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO - - - - 320 320 320

PARINTINS - - 25 25 320 320 345 PERNAMBUCO - - 25 25 320 320 345 PORTO VELHO - - 25 25 - - 25 POTIGUARA - - 25 25 320 320 345 RIO TAPAJÓS - - - - 320 320 320 TOCANTINS - - 25 25 320 320 345 VALE DO JAVARI - - - - 320 320 320 VILHENA - - - - 320 320 320 XAVANTE - - - - 320 320 320 XINGU - - - - 320 320 320 YANOMAMI - - - - 320 320 320

(10)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

10

CASAI NACIONAL SÃO PAULO - - 10 10 20 20 30

CASAI NACIONAL GOIÂNIA - - 5 5 200 200 205

TOTAL 122 122 550 550 10.660 10.660 11.332 Fonte: SESAI – atualizado em 04/05/2020

Touca Descartável, Óculos de Proteção e Testes Rápidos para COVID-19

DSEI

Touca descartável

Óculos de

Proteção Testes Rápidos

3º Envio Total 2º Envio Total 1º Envio 2º Envio Total

ALAGOAS E SERGIPE - - 3 3 180 100 280

ALTAMIRA 300 300 3 3 180 100 280

ALTO RIO JURUÁ - - 3 3 180 100 280

ALTO RIO NEGRO - - 3 3 180 100 280

ALTO RIO PURUS 500 500 3 3 180 100 280

ALTO RIO SOLIMÕES 300 300 3 3 380 100 480

AMAPÁ E NORTE DO PARÁ 500 500 3 3 180 100 280

ARAGUAIA - - 3 3 180 100 280 BAHIA - - 3 3 180 140 320 CEARÁ - - 3 3 180 100 280 CUIABÁ - - 3 3 180 100 280 GUAMÁ-TOCANTINS - - 3 3 180 100 280 INTERIOR SUL - - 3 3 180 100 280

KAIAPÓ DO MATO GROSSO - - 3 3 180 100 280

KAIAPÓ DO PARÁ - - 3 3 180 100 280

LESTE DE RORAIMA 500 500 3 3 180 200 380

LITORAL SUL - - 3 3 180 100 280

MANAUS - - 3 3 180 520 700

MARANHÃO - - 3 3 180 100 280

MATO GROSSO DO SUL - - 3 3 280 200 480

MÉDIO RIO PURUS - - 3 3 180 100 280

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES 500 500 3 3 180 100 280

MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO - - 3 3 180 80 260

PARINTINS 500 500 3 3 180 100 280 PERNAMBUCO - - 3 3 180 120 300 PORTO VELHO - - 3 3 180 100 280 POTIGUARA 500 500 3 3 180 100 280 RIO TAPAJÓS 500 500 3 3 180 100 280 TOCANTINS 500 500 3 3 180 100 280 VALE DO JAVARI 500 500 3 3 180 180 360 VILHENA - - 3 3 180 100 280 XAVANTE 500 500 3 3 180 140 320 XINGU - - 3 3 180 140 320 YANOMAMI - - 3 3 180 180 360

CASAI NACIONAL BRASÍLIA 100 100 3 3 20 - 20

CASAI NACIONAL SÃO PAULO - - 3 3 20 - 20

CASAI NACIONAL GOIÂNIA 100 100 3 3 20 - 20

FUNAI 500 500

(11)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

11

A SESAI enviou aos DSEI, até a presente data, 183.400 unidades de máscara cirúrgica, 25.790 unidades de máscara N95, 166.100 unidades de luvas de procedimento descartáveis, 11.332 unidades de avental cirúrgico descartável, 5.800 unidades de touca descartável, 126 unidades de Álcool em Gel 70% (250mL), 5.664 unidades de Álcool em gel 70% 500mL, 3 unidades de Álcool em gel 70% 5L, 12 unidades de Álcool em gel 70% 1L, 111 unidades de Óculos de proteção e 10.580 unidades de Testes Rápidos para COVID-19 , conforme quadro a seguir.

Envios de equipamentos de proteção individual (EPI) e testes rápidos para os DSEI feitos pela SESAI/Ministério da Saúde.

Itens 1º Remessa 2º Remessa 3º Remessa Total

Máscara Cirúrgica 66.000 4.600 112.800 183.400

Máscara N 95 - 3.490 22.300 25.790

Luvas de procedimento (todos tamanhos) 62.700 80.600 22.800 166.100

Avental Cirúrgico (todos tamanhos) - - 11.332 11.332

Touca descartável - - 5.800 5.800 Álcool em Gel 70% (250 mL) - - 126 126 Álcool em gel 70% 500mL - - 5.664 5.664 Álcool em gel 70% 5L - - 3 3 Álcool em gel 70% 1L - - 12 12 Óculos de proteção - 111 - 111 Testes Rápidos 6.480 4.100 - 10.760

Fonte: SESAI – atualizado em 04/05/2020

7. Estoque de Equipamentos de Proteção Individual e Testes Rápidos nos

Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI)

O estoque de cada item estratégico relacionado ao enfrentamento da COVID-19 é monitorado pela SESAI semanalmente. Os DSEI informam, por meio do FormSUS, a posição atual de cada item.

Cada DSEI preenche o formulário apenas uma vez por semana, sendo que o estoque de cada item se refere à soma dos estoques de todos os estabelecimentos de saúde do DSEI (CAF/DSEI, Polos Base, UBSI e CASAI);

Importante destacar que o estoque desses itens é bastante dinâmico, em função das entradas – envio de itens pela SESAI e aquisições pelos DSEI - e saídas por consumo desses insumos. Os quadros a seguir apresentam a situação de estoque de cada item, por DSEI.

DSEI Álcool em gel 70% (Litro) Álcool líquido 70% (Litro) Máscara cirúrgica descartável (Unidade) Máscara N95, classe PFF-2 (Unidade) Touca descartável (Unidade) Óculos de proteção individual (Unidade) ALAGOAS E SERGIPE 801 352 14.339 180 3.479 39 ALTAMIRA 100 120 2.100 128 800 30

ALTO RIO JURUÁ 158 0 3.845 252 3.800 16

ALTO RIO NEGRO 0 0 3.000 8 7.100 5

ALTO RIO PURUS 0 0 700 124 0 0

ALTO RIO SOLIMÕES 13 89 2.106 85 1.847 14

(12)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020 12 ARAGUAIA 0 26 3.900 920 3.100 0 BAHIA 36 353 4.122 1 9.571 41 CEARÁ 57 44 4.248 284 3.044 93 CUIABÁ 53 242 2.255 100 6.500 0 GUAMÁ-TOCANTINS 0 0 450 0 1.800 89 INTERIOR SUL 208 188 6.631 81 18.167 248

KAIAPÓ DO MATO GROSSO 2 153 1.850 49 4.690 105

KAIAPÓ DO PARÁ 0 50 100 0 3.000 0

LESTE DE RORAIMA 0 908 1.150 100 0 47

LITORAL SUL 415 132 19.395 211 2.100 389

MANAUS 900 900 60.000 0 23.750 300

MARANHÃO 13 18 850 40 25.185 12

MATO GROSSO DO SUL 0 312 3100 2 4000 0

MÉDIO RIO PURUS 204 0 300 0 2.000 0

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES 0 19 1.899 97 0 3 MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO 150 31 3.930 80 8.900 48

PARINTINS 0 5 1.500 100 0 5 PERNAMBUCO 991 1.779 6.055 103 4.226 35 PORTO VELHO 380 0 2.700 100 3.900 42 POTIGUARA 0 103 4.150 1 4.790 0 RIO TAPAJÓS 0 29 1.700 542 1.600 41 TOCANTINS 0 0 350 100 400 24 VALE DO JAVARI 0 212 1.600 0 40 0 VILHENA 0 349 1.850 99 15.400 16 XAVANTE 0 136 3.030 29 0 16 XINGU 41 95 8.925 75 2.013 55 YANOMAMI 0 1.104 950 10 27.000 428

Fonte: FormSUS – Dados informados pelos DSEI em 30/04/2020, exceto DSEI MS e AP/PA com dados de 24/04/2020

DSEI Luva P (Unidade) Luva M (Unidade) Luva G (Unidade) Avental descartável P (Unidade) Avental descartável M (Unidade) Avental descartável G (Unidade) Teste rápido para COVID (Unidade) ALAGOAS E SERGIPE 9.730 10.420 11.400 0 3.129 0 276 ALTAMIRA 8.400 10.300 5.500 110 100 110 279

ALTO RIO JURUÁ 0 11.500 36.500 1.295 1.295 1.295 180

ALTO RIO NEGRO 47.000 21.000 1.000 0 1.500 0 178

ALTO RIO PURUS 4.000 1.000 100 0 0 3.400 256

ALTO RIO SOLIMÕES 6.300 52.465 800 40 550 6.142 378

AMAPÁ E NORTE DO PARÁ 68.700 142.000 29.000 1.080 1.080 1.080 177

ARAGUAIA 4.000 1.950 2.000 100 10 100 180 BAHIA 6.308 7.009 8.079 350 760 2.858 114 CEARÁ 7.500 2.946 700 0 4.653 265 378 CUIABÁ 14.750 16.600 3.400 0 0 0 159 GUAMÁ-TOCANTINS 87.000 95.000 106.000 0 0 0 144 INTERIOR SUL 13.424 16.359 5.606 146 310 793 180

KAIAPÓ DO MATO GROSSO 73.500 51.300 21.900 0 0 720 278

KAIAPÓ DO PARÁ 22.000 16.500 29.500 0 860 0 139

LESTE DE RORAIMA 28.916 2.400 44.854 0 0 0 395

LITORAL SUL 42.450 25.662 20.500 95 1.039 400 280

MANAUS 12.780 12.000 13.000 0 0 0 140

MARANHÃO 3.400 46.250 0 0 8.039 0 180

MATO GROSSO DO SUL 6400 35420 2600 0 9991 0 280

MÉDIO RIO PURUS 87.700 63.200 17.000 0 50 0 0

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES 11.697 44.900 0 0 310 0 100 MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO 66.500 46.400 147 0 1.518 0 179

PARINTINS 6.400 1.000 0 100 0 0 0

PERNAMBUCO 41.790 3.800 4.320 0 56 12 274

(13)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020 13 POTIGUARA 5.400 5.100 3.900 0 0 150 173 RIO TAPAJÓS 900 17.000 11.500 0 230 100 179 TOCANTINS 2.700 500 100 0 0 0 100 VALE DO JAVARI 105.400 104.000 0 0 400 0 180 VILHENA 53.300 31.400 30.700 100 200 110 280 XAVANTE 16.600 21.700 0 0 247 0 180 XINGU 38.800 71.905 0 0 3.221 0 180 YANOMAMI 138.700 0 82.550 0 7.088 0 283

Fonte: FormSUS – Dados informados pelos DSEI em 30/04/2020, exceto DSEI MS e AP/PA com dados de 24/04/2020

8. Instrução de processos pelos DSEI que objetivam aquisição de insumos

para enfrentamento da pandemia da COVID-19

O quadro abaixo demonstra que os 34 DSEI adotaram providências no sentido de realizar suas próprias aquisições de equipamentos de proteção individual (EPI), seja por meio de processos emergenciais, seja por execução de Atas de Registro de Preço (ARP) vigentes, ou por meio de utilização de recursos judiciais disponibilizados aos DSEI para enfrentamento da COVID-19.

DSEI Emergencial Ordinário (execução de ARP)

Emergencial (depósitos judiciais)

Processo Processo Processo

ALAGOAS E SERGIPE

ALTAMIRA

ALTO RIO JURUÁ

ALTO RIO NEGRO

ALTO RIO PURUS

ALTO RIO SOLIMÕES

AMAPÁ E NORTE DO PARÁ

ARAGUAIA BAHIA CEARÁ CUIABÁ GUAMÁ-TOCANTINS INTERIOR SUL

KAIAPÓ DO MATO GROSSO KAIAPÓ DO PARÁ LESTE DE RORAIMA LITORAL SUL MANAUS MARANHÃO

MATO GROSSO DO SUL MÉDIO RIO PURUS

MÉDIO RIO SOLIMÕES E AFLUENTES MINAS GERAIS E ESPÍRITO SANTO PARINTINS

PERNAMBUCO PORTO VELHO POTIGUARA

(14)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020 14 RIO TAPAJÓS TOCANTINS VALE DO JAVARI VILHENA XAVANTE XINGU YANOMAMI

9. Atenção de Média e Alta Complexidades às Populações Indígenas

A SESAI está atenta à possibilidade de colapso do sistema público de saúde no âmbito da atenção hospitalar principalmente nos grandes centros urbanos, bem como à fragilidade da estrutura de média e alta complexidade nos municípios de pequeno porte – que são de referência para uma parcela significativa da população indígena – oficializou os estados da federação solicitando apoio para garantia de acesso da população indígena às unidades de referência (leitos) do SUS nos municípios para atendimento ao paciente indígena nesse período de pandemia, uma vez que a responsabilidade da SESAI é realizar atenção primária dentro dos territórios indígenas.

Não obstante, os Coordenadores Distritais e os Apoiadores de Atenção à Saúde Indígena dos DSEI vêm intensificando a articulação Inter federativa com estados e municípios no sentido de garantir atenção saúde à população indígena com suspeita/confirmada para COVID-19 referenciada pelos DSEI.

Também foram enviados ofícios a 84 (oitenta e quatro) municípios que possuem valores relativos ao Incentivo de Atenção Básica aos povos indígenas e não estejam utilizando. Atualmente, mais de R$ 16 milhões de reais encontram-se parados em contas correntes de prefeituras.

10. Equipe de Reposta Rápida

Foi publicada em 14 de abril de 2020, a Portaria SESAI n. 55 que institui a Equipe de Resposta Rápida (ERR), no âmbito dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), para enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS).

A ERR permanecerá em isolamento domiciliar, na cidade sede do DSEI, e será acionada para entrar em área indígena nas (i) situações de emergência ou outras situações decorrentes da pandemia ou (ii) surtos de Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave. A ERR terá a sua disposição kits de insumos, medicamentos, EPI, equipamentos de saúde, bem como a logística necessária para entrar nos territórios indígenas. Às ERR caberão realizar, prioritariamente, ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19.

(15)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

15

A Portaria SESAI n. 36/2020 instituiu o Comitê de Crise Nacional para planejamento, coordenação, execução, supervisão e monitoramento dos impactos da COVID-19 no âmbito da Saúde dos Povos Indígenas.

O Comitê de Crise Nacional é formado pelo Comitê de Crise Central, no âmbito da SESAI, e pelos Comitês de Crise Distritais, no âmbito dos 34 (trinta e quatro) Distritos Sanitários Especiais Indígenas. As reuniões dos Comitês de Crise Central e Distritais ocorrem diariamente. As reuniões do Comitê de Crise Nacional ocorrem semanalmente.

12. Segurança Alimentar dos Povos Indígenas

A SESAI tem recebido demandas das comunidades indígenas, bem como da Defensoria Pública da União (DPU), quanto à necessidade de fornecimento de cestas básicas. No entanto, a Secretaria tem se posicionado no sentido de que não há recomendação legal que possibilite à SESAI realizar aquisições e distribuição de alimentos. Importante destacar, que cabe à SESAI as ações de Vigilância Alimentar e Nutricional, não cabendo ações de Segurança Alimentar e Nutricional.

Não obstante, a SESAI encaminhou expediente à Casa Civil e Secretaria de Governo da Presidência da República no sentido de apresentar a demanda em relação às cestas de alimentos e buscar apoio que possibilite uma articulação governamental no sentido de criar estratégias para garantia da segurança alimentar dos povos indígenas nesse período de pandemia, uma vez que a recomendação é para que os indígenas permaneçam em suas aldeias.

No presente momento, essa ação está sendo coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, com participação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da SESAI. As cestas de alimentos estão sendo distribuídas nas aldeias indígenas pela FUNAI.

Sobre esse tema a SESAI expediu a Nota Informativa n. 03/2020 – que versa sobre medidas de prevenção e controle na distribuição das cestas de alimentos para as comunidades indígenas – e a Nota Informativa n. 04/2020 – que versa sobre a segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas no período da pandemia da COVID-19.

13. Vacinação contra Influenza para a População Indígena

Em 14/04/2020, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Secretaria Especial de Saúde Indígena, através do Ofício Nº 181/2020/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, antecipou a vacinação dos povos indígenas, que originalmente começaria em 09/05/2020, para 16/04/2020, considerando a vulnerabilidade desses povos às doenças respiratórias. Nesse sentido, desde 16/04/2020, as EMSI dos DSEI já estão vacinando as populações indígenas contra Influenza. A vacina Trivalente que utilizada na campanha tem a seguinte

(16)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

16

composição: Influenza Tipo A (H1N1) pdm09, Influenza Tipo A (H3N2) e Influenza Tipo B (Victoria).

14. Situação Epidemiológica da COVID-19

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, divulga, semanalmente, um Informe Epidemiológico visando, não apenas apresentar os números disponíveis sobre a COVID-19 na população indígena atendida pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS), mas também propiciar uma interpretação da situação epidemiológica por Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

No Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, até o dia 16 de maio de 2020 (Semana Epidemiológica 20), 32 (94,1%) Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) notificaram casos de COVID-19, totalizando 631 casos, sendo 321 (50,9%) descartados, 96 (15,2%) em investigação e 214 (33,9%) confirmados. Tanto os casos confirmados quanto os descartados foram por critério laboratorial (Figura 1).

Figura 1 – Classificação dos casos notificados no SASISUS, por DSEI, até a SE 20.

Fonte: SESAI/MS. Da dos a tua l i za dos em 16/05/2020, s ujei tos a revi s ões .

O primeiro caso notificado no SASISUS apresentou os primeiros sintomas em 26/02/2020. O início dos sintomas do primeiro caso confirmado foi em 13/03/2020. A Figura 2 mostra a distribuição dos casos notificados, segundo a data do início dos sintomas.

0 50 100 150 200 250 300 350

(17)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

17

Figura 2 – Distribuição de todos os casos (suspeitos, confirmados e descartados), segundo

data do início dos sintomas, SASISUS, até a SE 20.

Fonte: SESAI/MS. Da dos a tua l i za dos em 16/05/2020, s ujei tos a revi s ões .

Os 374 casos confirmados para COVID-19 foram registrados em 22 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI): Alto Rio Solimões (n=162/43,3%) Manaus (n=38/10,2%), Ceará (n=30/8,0%), Yanomami (n=23/6,1%), Parintins (n=20/5,3%), Leste de Roraima (n=14/3,7%), Pernambuco (n=12/3,2%), Guamá-Tocantins (n=11/2,9%), Mato Grosso do Sul (n=10/2,7%), Alto Rio Negro (n=9/2,4%), Interior Sul (n=8/2,1%), Médio Rio Solimões e Afluentes (n=7/1,9%), Maranhão (n=7/1,9%), Litoral Sul (n=6/1,6%), Potiguara (n=5/1,3%), Médio Rio Purus (n=4/1,1%), Minas Gerais e Espírito Santo (n=3/0,8%), Xavante (n=1/0,3%), Vale do Javari (n=1/0,3%), Alagoas e Sergipe (n=1/0,3%), Altamira (n=1/0,3%) e Amapá e Norte do Pará (n=1/0,3%). Destes, 291 (77,8%) casos estão na Região Norte, 55 (14,7%) casos estão na Região Nordeste, 17 (4,5%) dos casos estão nas Regiões Sudeste e Sul e 11 (2,9%) na Região Centro Oeste (Figura 3).

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 a ss in to m át ic o 2 6/ 0 2 /2 02 0 2 8/ 0 2 /2 02 0 0 5/ 0 3 /2 02 0 0 8/ 0 3 /2 02 0 1 0/ 0 3 /2 02 0 1 1/ 0 3 /2 02 0 1 2/ 0 3 /2 02 0 1 3/ 0 3 /2 02 0 1 4/ 0 3 /2 02 0 1 5/ 0 3 /2 02 0 1 6/ 0 3 /2 02 0 1 7/ 0 3 /2 02 0 1 8/ 0 3 /2 02 0 1 9/ 0 3 /2 02 0 2 0/ 0 3 /2 02 0 2 1/ 0 3 /2 02 0 2 2/ 0 3 /2 02 0 2 3/ 0 3 /2 02 0 2 4/ 0 3 /2 02 0 2 5/ 0 3 /2 02 0 2 6/ 0 3 /2 02 0 2 7/ 0 3 /2 02 0 2 8/ 0 3 /2 02 0 2 9/ 0 3 /2 02 0 3 0/ 0 3 /2 02 0 3 1/ 0 3 /2 02 0 0 1/ 0 4 /2 02 0 0 2/ 0 4 /2 02 0 0 3/ 0 4 /2 02 0 0 4/ 0 4 /2 02 0 0 5/ 0 4 /2 02 0 0 6/ 0 4 /2 02 0 0 7/ 0 4 /2 02 0 0 8/ 0 4 /2 02 0 0 9/ 0 4 /2 02 0 1 0/ 0 4 /2 02 0 1 1/ 0 4 /2 02 0 1 2/ 0 4 /2 02 0 1 3/ 0 4 /2 02 0 1 4/ 0 4 /2 02 0 1 5/ 0 4 /2 02 0 1 6/ 0 4 /2 02 0 1 7/ 0 4 /2 02 0 1 8/ 0 4 /2 02 0 1 9/ 0 4 /2 02 0 2 0/ 0 4 /2 02 0 2 1/ 0 4 /2 02 0 2 2/ 0 4 /2 02 0 2 3/ 0 4 /2 02 0 2 4/ 0 4 /2 02 0 2 5/ 0 4 /2 02 0 2 6/ 0 4 /2 02 0 2 7/ 0 4 /2 02 0 2 8/ 0 4 /2 02 0 2 9/ 0 4 /2 02 0 3 0/ 0 4 /2 02 0 0 1/ 0 5 /2 02 0 0 2/ 0 5 /2 02 0 0 3/ 0 5 /2 02 0 0 4/ 0 5 /2 02 0 0 5/ 0 5 /2 02 0 0 6/ 0 5 /2 02 0 0 7/ 0 5 /2 02 0 0 8/ 0 5 /2 02 0 0 9/ 0 5 /2 02 0 1 0/ 0 5 /2 02 0 1 1/ 0 5 /2 02 0 1 2/ 0 5 /2 02 0 1 3/ 0 5 /2 02 0 1 4/ 0 5 /2 02 0 Ig n or a d o N º D E C A SO S

(18)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

18

Figura 3 – Distribuição espacial dos casos confirmados de COVID-19 em indígenas atendidos

pelo SASISUS, por DSEI, até a SE 20.

Fonte: SESAI/MS. Da dos a tua l i za dos em 16/05/2020, s ujei tos a revi s ões .

A figura 4 apresenta a distribuição dos casos confirmados e óbitos por COVID-19 acumulados, por data de notificação, em indígenas assistidos pelo SASISUS.

Figura 4 – Casos confirmados e óbitos por COVID-19 acumulados nos DSEI, por data de

(19)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

19 Fonte: SESAI/MS. Da dos a tua l i za dos em 16/05/2020, s ujei tos a revi s ões .

Dos 214 casos confirmados, 16 foram a óbito por COVID-19: DSEI Alto Rio Solimões (n= 9/56,25%), Alto Rio Negro (n=2/12,50%), Guamá-Tocantins, Pernambuco, Parintins, Yanomami e Leste de Roraima (n= 6,25%), respectivamente (Figura 5).

Figura 5 – Distribuição dos casos confirmados e óbitos por COVID-19 em indígenas atendidos

pelo SASISUS, por DSEI, até a SE 20.

Fonte: SESAI/MS. Da dos a tua l i za dos em 16/05/2020, s ujei tos a revi s ões .

As notificações dos 3 (três) primeiros casos confirmados ocorreram na semana epidemiológica 13 (22/03 a 28/03), com um pico na semana epidemiológica 16 (12/04 a 18/04), seguida da semana epidemiológica 18 (26/04 a 02/05). A notificação do primeiro

0 50 100 150 200 250 300 350 400

Casos Óbitos COVID-19

0 20 40 60 80 100 120 140 160 180

Alagoas e Sergipe Amapá e Norte do Pará Xavante Médio Rio Purus Litoral Sul Médio Rio Solimões Alto Rio Negro Guamá-Tocantins Leste de Roraima Yanomami Manaus

(20)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

20

óbito por COVID-19 ocorreu na semana epidemiológica 12, no estado do Pará, DSEI Guamá-Tocantins (Figura 6).

Figura 6 – Distribuição dos casos novos e óbitos por COVID-19 em indígenas atendidos pelo

SASISUS, por semana epidemiológica de notificação, até a SE 20.

Fonte: SESAI/MS. Da dos a tua l i za dos em 16/05/2020, s ujei tos a revi s ões .

As faixas etárias mais acometidas foram os maiores 60 anos de idade (n=9/56,3%) seguido da faixa etária de 40 a 59 anos (n= 4/25,0%) (Figura 7). Apenas 4 (33%) óbitos apresentaram alguma comorbidade associada.

Figura 7 – Distribuição dos óbitos por COVID-19 em indígenas assistidos pelo SASISUS,

segundo faixa etária, até a SE 20.

Fonte: SESAI/MS. Da dos a tua l i za dos em 16/05/2020, s ujei tos a revi s ões .

Dos 214 casos confirmados para COVID-19, 110 casos (51,4%) são do sexo feminino e 104 (48,6%) casos do sexo masculino. Entre os casos positivos para a COVID-19, a média de

4 8 17 61 38 67 112 67 0 20 40 60 80 100 120 140 12ª 13ª 14ª 15ª 16ª 17ª 18ª 19ª 20ª Óbito Casos 0 2 4 6 8 10 12 14 16 ≥ 60 a nos 40 a 59 anos 20 a 39 anos 15 a 19 anos < 1 ano

(21)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

21

idade é de 36 anos e a mediana 34 anos. A faixa etária mais acometida para ambos os sexos é a de 20 a 39 anos, seguida da de 40 a 59 anos (Figura 6).

Figura 6 – Distribuição dos casos confirmados para COVID-19 em indígenas atendidos pelo

SASISUS, por sexo e faixa etária.

Fonte: SESAI/MS. Da dos a tua l i za dos em 16/05/2020, s ujei tos a revi s ões .

Em relação às informações de exposição dos casos confirmados para COVID-19, 143 (66,8%) possuem histórico de viagem para local com transmissão de casos ou estiveram em algum município com transmissão comunitária declarada; 135 (63,1%) tiveram contato próximo com caso suspeito ou confirmado de COVID-19; 92 (43%) estiveram em alguma unidade de saúde nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas; e 129 casos estiveram em município com transmissão comunitária declarada.

15. Documentos da SESAI sobre Coronavírus/COVID-19

01- Nota Informativa n. 02/2020 - Recomendações às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e equipes das CASAI dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (25000.011608/2020-42).

02- Nota Informativa n. 06/2020 - Recomendações às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e equipes das CASAI dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (25000.011608/2020-42).

03- Despacho COGASI - Encaminhamento aos 34 DSEI do Protocolo de Manejo Clínico, procedimento Operacional Padrão para APS e Fluxograma de atendimento na APS (25000.011608/2020-42):

03 A - Protocolo de Manejo Clínico;

4 9 6 8 8 65 58 33 9 4 8 6 4 12 69 45 22 4 0 20 40 60 80 100 120 140 160 Menor de 1 ano 1 a 4 anos 5 a 9 anos 10 a 14 anos 15 a 19 anos 20 a 39 anos 40 a 59 anos 60 a 79 anos 80 anos ou mais Homens Mulheres

(22)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

22

03 B - Procedimento Operacional Padrão para APS; 03 C - Fluxograma de atendimento na APS.

04- Ofício Circular n. 17/2020 - curso da OMS sobre "Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 " (25000.011608/2020-42).

05- Ofício-Circular n. 21 DASI/SESAI encaminhando aos DSEI o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas (25000.011608/2020-42).

06- Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas (25000.011608/2020-42).

07- Ofício-Circular n. 01/2020 DASI SESAI encaminhando o Informe Técnico Informe Técnico n. 01/2020 SESAI/MS – Doença pelo Coronavírus (COVID 19) (25000.011608/2020-42). 08- Informe Técnico n. 01/2020 SESAI/MS – Doença pelo Coronavírus (COVID 19) (25000.011608/2020-42).

09- Ofício n. 13 DASI/SESAI à FUNAI sobre Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – Coronavírus (25000.036287/2020-99).

10- Ofício Circular n. 02 DASI/SESAI aos DSEI solicitando informações sobre as medidas e ações adotadas para o enfrentamento da COVID 19.

11- Ofício Circular n. 27 COGASI/DASI/SESAI - Plano de Contingência Distrital para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (COVID-19) e recomendações gerais.

12- Ofício Circular n. 03 DASI/SESAI/MS – Encaminhando Informe Técnico n. 02/2020 – Doença pelo Coronavírus (COVID 19); Protocolo Manejo COVID-19 na APS (0014057229), em substituição ao Protocolo de Manejo Clínico para o coronavírus (COVID-19 ) referenciado no Despacho COGASI (0013831125); Nota Técnica 9/2020-CGSB (0014066900), sobre atendimento odontológico no SUS durante a epidemia do novo coronavírus; IV - Nota Técnica 7 (0014033399), sobre a amamentação em situação de risco iminente de transmissão da COVID-19. (25000.011608/2020-42).

13- Informe Técnico n. 02/2020 – Doença pelo Coronavírus (COVID 19) (25000.011608/2020-42).

14- Protocolo Manejo COVID-19 na APS (0014057229) (25000.011608/2020-42).

15- Nota Técnica 9/2020-CGSB (0014066900), sobre atendimento odontológico no SUS durante a epidemia do novo coronavírus (25000.011608/2020-42).

16- Portaria n. 719/2020 FUNAI sobre medidas temporárias em relação à COVID 19.

17- Ofício n. 260 GAB/SESAI – Encaminha ações referentes à Secretaria Especial de Saúde Indígena (25000.039107/2020-21).

(23)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

23

18- Ofício n. 91 SESAI – Solicitando à SVS antecipação da campanha de vacinação (25000.036276/2020-17).

19- Ofício n. 15 DASI/SESAI – Ao GAB/MS solicitando implementação da Portaria n. 125/2019 sobre restrição de entrada no país na fronteira Brasil-Colômbia-Peru (25000.040047/2020-99).

20- Ofício n. 16 DASI/SESAI – Ao GAB/MS solicitando implementação da Portaria n. 125/2019 sobre restrição de entrada no país na fronteira Brasil com Guiana Francesa, Guiana Inglesa e Venezuela (25000.040047/2020-99).

21- Ofício-Circular n. 04/2020 – Encaminhando aos DSEI o Informe Técnico n. 03/2020 sobre COVID-19.

22- Informe Técnico n. 03/2020 SESAI sobre COVID-19.

23- Ofício Circular m. 37/2020 sobre orientações aos DSEI sobre aquisição de insumos, equipamentos e contratação de serviços em decorrência da pandemia da COVID-19.

24- Portaria SESAI n. 16/2020 – Institui o comitê de crise para o enfrentamento da COVID-19.

25- Informe Técnico n. 04/2020 sobre COVID-19.

26- Ofício-Circular n. 07/2020 DASI/SESAI, encaminhando o Informe Técnico n. 04/2020 sobre COVID-19.

27- Ofício-Circular n. 07/2020 DASI/SESAI solicitando as medidas e ações realizadas pelos DSEI para enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19).

28- Portaria SESAI n. 36/2020, de 01 de abril de 2020, institui o Comitê de Crise Nacional para enfrentamento da COVID-19.

29- Nota Informativa n.03/2020/DASI/SESAI - Orientações sobre entrega de cestas de alimentos para comunidades indígenas.

30- Nota Informativa n.04/2020 DASI/SESAI sobre Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas durante o período de pandemia da COVID-19.

31- Ofício-Circular n. 10/2020 - Orientações quanto aos espaços necessários ao isolamento de indígenas nas cidades.

32- Nota Técnica n. 21/2020 - Orientar os Distritos Sanitários Especiais Indígenas , em complementação à Nota Técnica Nº11/2020-DESF/SAPS/MS (0014373638), sobre a utilização do SARS-CoV-2 Antibody test®.

33- Portaria Conjunta Nº 1 CNJ - Estabelece procedimentos excepcionais para sepultamento e cremação de corpos durante a situação de pandemia do Coronavírus.

(24)

Versão atualizada: 22 de maio de 2020

24

34- Portaria SESAI n. 55/2020 - Institui a Equipe de Resposta Rápida no âmbito dos DSEI para enfrentamento da pandemia de COVID-19.

35- Ofício-Circular 18 e Nota Técnica n. 04/2020 DASI/SESAI sobre o rol de insumos estratégicos de saúde, equipamentos de saúde e meios logísticos necessários para atuação da Equipe de Resposta Rápida (ERR), bem como orientar as conveniadas e os DSEI sobre procedimentos e fluxos para contratação da equipe.

36- Ofício-Circular 181/2020 CGPNI/DEIDT/SVS/MS sobre antecipação da vacinação contra Influenza para a população indígena.

37- Nota Técnica n. 22/COGASI/DASI sobre orientações aos profissionais das Casas de Saúde Indígena (CASAI) dos 34 Distritos Sanitários Especial Indígena, bem como das CASAI Nacionais, sobre as medidas de prevenção e controle da pandemia de COVID-19.

Referências

Documentos relacionados

3.1 COMPOSTOS SECUNDÁRIOS NAS CACHAÇAS OBTIDAS Todos os compostos secundários das cachaças (Tabela 1) enquadraram-se nos limites estabelecidos pela legislação brasileira, com

[r]

O candidato para se beneficiar da reserva de vagas a Pessoas com Deficiência (PcD), deverá declarar essa condição no ato da inscrição do Processo Seletivo

a) A atmosfera tenta, constantemente, igualar as diferenças de pressão e temperatura causadas pelo aquecimento diferenciado das regiões. b) A atmosfera tenta, constantemente,

OBJETIVO: Correspondente a locação de modulo higienizador e modulos habitacionais para ações de prevenção e enfrentamento de emergencia decorrente da pandemia da COVID-19, a

No enfrentamento da pandemia Covid-19, a SESA/PR adotou para padronização das ações na APS: o Protoco- lo de Manejo Clínico para Covid-19 na Atenção Primária, as recomendações

No entanto, quando transtornos psiquiátricos como os transtornos fóbico-ansiosos, depressão atípica, síndrome do comer noturno e/ou transtorno da compulsão alimentar periódica

Dessa forma, os educandos que não atingirem o mínimo (de acordo com as normas da escola), vão para recuperação ou até mesmo reprovam, sendo coagidos, estigmatizados,