• Nenhum resultado encontrado

A força dos mercados regionais BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS. Em setembro, na Globo, as emoções do Mundial de Basquete Feminino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A força dos mercados regionais BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARA PUBLICITÁRIOS. Em setembro, na Globo, as emoções do Mundial de Basquete Feminino"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Em setembro, na

Globo, as emoções

do Mundial de

BOLETIM DE INFORMAÇÃO

PARA PUBLICITÁRIOS

Agosto de 2006 n. 530

Os Simpsons:

humor e audências

elevadas nas

Programa do Jô

completa seis

anos de muito

Fumec constrói

imagem e fixa

marca com ajuda

A força dos

mercados regionais

A força dos

(2)

mídia de apoio com link para o site do patrocinador.

Os jogos de basquete da seleção feminina transmitidos durante as Olimpíadas de Ate-nas de 2004 registraram média de 15 pontos, o que representa cerca de 9 milhões de pes-soas no universo total de telespectadores da Globo. Quanto à participação na audiência, os jogos alcançaram média de 44%.

Uma simulação do alcance dos jogos de basquete das Olimpíadas em alguns dos prin-cipais targets revelou um resultado de 52%, o que significa que mais de 86 milhões de pessoas foram impactadas pelas transmis-sões do basquete na Globo.

A maior afinidade é entre o público mas-culino (56%) e entre os telespectadores das classes AB (40%).

D

e 12 a 23 de setembro, o Brasil será

palco do 15º Campeonato Mundial de Basquete Feminino. Ao todo, dezesseis paí-ses disputarão o título, em jogos nas cidades de São Paulo e Barueri.

A seleção brasileira é uma das favoritas ao título e estréia contra a Argentina, no dia 12. O time enfrentará ainda na primeira fase a Coréia e a Espanha. E a Globo não poderia ficar fora dessa. Serão transmitidos seis jo-gos ao vivo do Brasil no Mundial, além de dois amistosos antes do início do campeo-nato.

Os patrocinadores do Projeto Basquete 2006 estarão presentes na Rede Globo nas transmissões ao vivo dos jogos do Brasil e por meio de ação integrada no Esporte Espe-tacular, das chamadas de transmissão na-cionais e de público em São Paulo, além dos boletins jornalísticos no Bom Dia Brasil, Globo Esporte, Jornal Nacional e Jornal da Globo.

Ao todo, estão previstas 164 inserções na Globo, o que garantirá aos anunciantes grande visibilidade junto a um público alta-mente qualificado. Além disso, tanto nos amistosos quanto no Mundial, a marca dos patrocinadores terá destaque com as pro-priedades de arena nos ginásios. No Mundial, a exposição da marca será internacional, uma vez que o campeonato será transmitido para diversos países.

Para ampliar a visibilidade no evento, os patrocinadores terão sua marca exposta na Globo.com por meio de inserts no especial do Mundial de Basquete Feminino, vinheta de abertura nos vídeos do campeonato e as-sinatura nos banners promocionais, que se-rão veiculados nos diversos sites do portal e A Globo transmite o Campeonato Mundial de Basquete Feminino, acompanhando a seleção brasileira.

BASQUETE NA GLOBO:

MARQUE ESSA CESTA COM A GENTE

(3)

Consulte o Atendimento Comercial da Rede Globo para saber mais sobre as oportunidades do Basquete Feminino.

AMISTOSOS DO BRASIL

Item Qtd Descrição Unit Tot

TRANSMISSÃO AO VIVO 2 •Vinhetas de Abertura 1 2

Dia 2/9 - Brasil x China 2 •Comerciais de 30” 2 4

Dia 9/9 - Brasil x Espanha 2 •Vinhetas de Passagem 3 6

(Sábados - 10h) 2 •Vinhetas de Encerramento 1 2

2 •Inserts de Vídeo c/ Loc Int. 2 4

BLOCOS NO BOM DIA BRASIL 2 •Vinhetas de Bloco 1 2

Dias 1 e 8/9 2 •Comerciais de 30” 1 2

BLOCOS NO GLOBO ESPORTE 3 •Vinhetas de Bloco 1 3

Dias 6, 7 e 8/9

15º CAMPEONATO MUNDIAL DE BASQUETE FEMININO 2006

Item Qtd Descrição Unit Tot

TRANSMISSÃO AO VIVO 5 •Vinhetas de Abertura 1 5

Dias 12 a 23/9 - 15h15 5 •Comerciais de 30” 2 10

Dia 16/9* - Sábado - 9h30 5 •Vinhetas de Passagem 3 15

*sem Publicidade Virtual 5 •Vinhetas de Encerramento 1 5

4 •Publicidades Virtuais 2 8

5 •Inserts de Vídeo c/ Loc Int. 2 10

TRANSMISSÃO AO VIVO NO ESPO 1 •Vinheta de Bloco 1 1

Dia 17/9 - 9h30 1 •Comercial de 30” 2 2

1 •Vinheta de Passagem 3 3

1 •Insert de Vídeo c/ Loc Int. 2 2

AÇÃO INTEGRADA NO ESPO 1 •Merchandising 1 1

Dia 24/9 1 •Quadro Classificação 1 1

1 •Insert de Vídeo 2 2

CHAMADAS DE TRANSMISSÃO 25 •Chamadas Transmissão 1 25

CHAMADAS DE PÚBLICO - SP1 20 •Chamadas Locais 1 20

BLOCOS NO BOM DIA BRASIL 4 •Vinhetas de Bloco 1 4

Dias 14, 18, 21 e 22/9 4 •Comerciais de 30” 1 4

BLOCOS NO GLOBO ESPORTE 8 •Vinhetas de Bloco 1 8

Dias 12, 13, 15, 16, 19, 20, 22 e 25/9** 7 •Comerciais de 30” 1 7

**só vinheta

BLOCO NO JORNAL NACIONAL 1 •Vinheta de Bloco 1 1

Dia 16/9 1 •Comercial de 30” 1 1

BLOCOS NO JORNAL DA GLOBO 2 •Vinhetas de Bloco 1 2

Dia 11 e 15/9 2 •Comerciais de 30” 1 2

(4)

Brasil – e também pela promoção de inicia-tivas de comunicação dos mercados locais, devidamente amplificadas pela Feira e pelo Atendimento Comercial da Globo.

Como se viu nesses dez anos, os eventos e projetos mostrados na Feira são uma exce-lente porta de entrada para os mercados re-gionais. Conservando e respeitando as carac-terísticas de cada um deles, mas, ao mesmo tempo, buscando padronização, os eventos e projetos da Feira geraram cases de sucesso, muitos deles publicados pelo Bip. Não por acaso, o sucesso da Feira coincidiu com a valorização cada vez maior que anunciantes e agências reservam às suas marcas – e eventos e projetos como os oferecidos pela Feira são especialmente indicados para apro-ximar as marcas dos consumidores.

Se em suas primeiras edições, a idéia da Feira era a de apresentar as novidades de ca-da mercado, com o passar do tempo evoluiu para o reforço do conceito de micromarke-ting, já que não basta a simples associação com um projeto, mas sim o processo de branding como um todo. É importante tam-bém o fato de os investimentos nas festas, eventos e projetos serem o primeiro passo para investimentos continuados nos merca-dos locais, com todas as vantagens decor-rentes para a economia das regiões e para o desenvolvimento dos anunciantes.

Para as agências de publicidade, a Feira de Eventos & Projetos Regionais tornou-se uma

A

Feira de Eventos & Projetos Regionais

da Rede Globo e suas afiliadas chega à 10ª edição, que acontece na Câmara Ameri-cana de Comércio, em São Paulo.

O compromisso da Feira, aperfeiçoado ano a ano, é estimular o desenvolvimento dos mer-cados regionais, aproximando-os dos anun-ciantes e agências do eixo Rio–São Paulo, difundindo projetos e eventos realizados ou promovidos em todo o Brasil pelas emissoras Globo.

Decorridos dez anos de sua edição pioneira, este compromisso está sendo plenamente atingido.

Investimentos publicitários em mercados regionais por anunciantes de todos os portes são, hoje, uma realidade tornada possível, em grande parte, pela segmentação de sinal da Rede Globo, pela qualidade da programação – que garante audiências elevadas em todo o A edição 2006 da

Feira de Eventos & Projetos Regionais da Rede Globo acontece dias 14 e 15 de agosto, em São Paulo.

10ª FEIRA

VALORIZANDO A FORÇA

DOS MERCADOS REGIONAIS

Para saber como visitar a 10ª Feira de Eventos & Projetos Regionais, consulte o Atendimento Comercial da Globo ou visite o site comercial.redeglobo.com.br.

(5)

referência para negócios proveitosos, encur-tando caminhos que, de outra forma, deman-dariam muito tempo, já que a iniciativa da Rede Globo reúne num único espaço ações de todos os tipos, que têm como traço co-mum a força de comunicação e o aval de qualidade das 121 emissoras Globo, com pla-nos de patrocínio capazes de atender a qual-quer necessidade de comunicação de clientes com qualquer tamanho de verba.

Todas as emissoras da Rede Globo estarão presentes à Feira de Eventos & Projetos Re-gionais, trazendo seus mais importantes pro-jetos para o período de outubro/2006 a se-tembro/2007. São mais de cem ações ligadas à cultura, agronegócio, esporte, comunida-de, ecologia, gastronomia, folclore, estações do ano e festas religiosas, que mobilizam multidões e movimentam a economia local. São projetos rentáveis, que geram grandes audiências e proporcionam excelente visibi-lidade aos anunciantes.

Circulam pela Feira os mais importantes profissionais do mercado publicitário e anunciante do Rio e de São Paulo, além dos principais executivos e a maior parte da equipe de comercialização e de marketing da Rede Globo e suas afiliadas. Ou seja: além de um importante pólo de negócios, a Feira de Eventos & Projetos Regionais da Rede Globo é também uma excelente oportunidade para anunciantes e agências estreitarem relações com profissionais que conhecem melhor do que ninguém as peculiaridades dos mercados locais.

comercial.redeglobo.com.br/feiradeeventos

Dias 14 e 15 de agosto de 2006 Câmara Americana de Comércio

Rua da Paz, 1431 – São Paulo Das 16 às 22 horas

Na 10ª Feira de Eventos & Projetos Regionais você

encontra mais de uma centena de iniciativas comerciais

de todas as emissoras da Rede Globo.

Confira algumas:

SUDESTE

Bola & Balada SP

Muscle Park SP

Natal dos Sonhos SP

Roteiro da Aventura BAU, ITP, SJR, SOR

Festa do Divino MOC

Sushi Fest PRP

SP de Todos os Sabores SP Interior

Fest-Rock SP Interior

O Tempo e o Rio RJ

Concertos de Natal FLU

24º Festival de Música de Alegre ES X Festival Internacional de

Cultura e Gastronomia de Tiradentes MG SUL

Festival de Cinema de Gramado RS

Planeta Atlântida RS e SC

Festival de Inverno de Curitiba PR NORDESTE

Festival de Verão de Recife PE

São João do Nordeste NE

Paixão de Cristo NE

Causos Nordestinos NE

CENTRO-OESTE

Festival Porão do Rock DF

Festival Pantanal das Águas MS

6ª Minimaratona de Goiânia GO

NORTE

Círio de Nazaré PA

(6)

Entre os telespectadores das classes ABC na faixa etária de 18 a 34 anos, o desenho exibido pela Globo tem audiência 90% maior do que o principal concorrente no horário. Entre as mulheres de 12 a 17 anos das classes ABC, essa vantagem é de 156%. Com o público masculino das classes AB entre 4 e 17 anos, a superioridade dos Simpsons é de quase 80%.

D

urante as manhãs de sábado, quase 8

milhões de telespectadores em todo o país estão ligados na Globo para as-sistir a Os Simpsons. O desenho, exi-bido às 11h30, é famoso por seu hu-mor, tiradas inteligentes e situações engenhosas, atraindo tanto adultos como crianças e adolescentes.

Essa popularidade é refletida no perfil dos telespectadores: 51% do público em mercado nacional tem en-tre 4 e 24 anos. Os adultos também formam uma parcela importante do total de telespectadores do programa: no mer-cado SP1, 57% dos telespectadores têm ida-de acima ida-de 25 anos; no Rio ida-de Janeiro, esse índice é de 59%, e, no Distrito Federal, 55%. Em todo o Brasil, 62% do público pertence às classes ABC, e 38% dele é constituído de mulheres acima de 18 anos.

Os Simpsons alcançou médias nacionais de 13 pontos de audiência e 41% de parti-cipação no primeiro quadrimestre de 2006. Em comparação com um programa do mesmo gênero, Os Simpsons supera a concorrência em todos os targets. O humor sarcástico de Os Simpsons supera a concorrência em todos os targets.

OS SIMPSONS

SUCESSO EM TODAS AS IDADES

Para saber mais sobre as oportunidades comerciais de Os Simpsons, entre em contato com o Atendimento Comercial da Globo.

Dia: Sábado

Horário: 11h30

Sigla no SISCOM: SIMP

PLANO DE PATROCÍNIO

Nº/Tipo de Cota: 1 Mercado Local PLANO DE INSERÇÕES (POR EXIBIÇÃO)

•1 Abertura Caracterizada de 7” •1 Encerramento Caracterizado de 7” SIMPSONS – EVOLUÇÃO PNT AUDIÊNCIA PARTICIPAÇÃO % FONTE: IBOPE/TELEREPORT 12 41 13 41 FEV/06 13 40 MAR/06 12 40 ABR/06 JAN/06

(7)

MADRUGADA

AUDIÊNCIA ALTA E HUMOR

GARANTIDOS NO PROGRAMA DO JÔ

O talk show mais

importante da TV brasileira é sinônimo de inteligência e público qualificado.

donas-de-casa das classes AB.

Uma simulação de patrocínio do Programa do Jô em mercado nacional mostrou que durante três meses a atração atingiu mais de 5,8 milhões de donas-de-casa das classes ABC entre 25 e 34 anos, mais de 5 milhões de mulheres das classes AB de 35 a 49 anos e quase 3 milhões de homens das classes AB entre 25 e 34 anos.

O plano de patrocínio prevê abertura e encerramento caracterizados, comerciais de 30 segundos e chamadas, além de aplicação de marca em todas as páginas do site na Globo.com, vinheta de abertura nos vídeos disponibilizados no site e assinatura do ban-ner promocional.

D

e 2ª a 6ª-feira, após o Jornal da Globo, Jô Soares entrevista artistas, políticos, empresários, celebridades e gente com boas histórias para contar. É o Programa do Jô, que completou seis anos em abril e detém alta qualificação e invejável estabilidade de audiência e participação.

O Programa do Jô está sempre em sintonia com o dia-a-dia do país. Mesmo que o entre-vistado não seja uma pessoa famosa, Jô, com seu jeito descontraído e seu senso de humor apurado, consegue converter um te-ma simples nute-ma grande entrevista.

Em maio de 2006, a Rede Globo registrou no horário médias de 7 pontos de audiência e 40% de participação em mercado nacional. São mais de 3,4 milhões de telespectadores das classes ABC e mais de 3 milhões com idade acima de 25 anos.

O Programa é ponto de encontro de mi-lhões de telespectadores com alto potencial de consumo. O índice de afinidade indica que o talk show é particularmente eficaz entre telespectadores das classes ABC entre 25 e 34 anos, além de homens, mulheres e

PROGRAMA DO JÔ – AFINIDADE MERCADO NACIONAL – MAIO/06

FONTE: IBOPE/TELEREPORT 142 AS ABC 25-34 143 MM AB 18-34 144 DC AB cc 10/14 145 AS AB 18-49 145 HH AB 25-34 149 AS AB 35+ 150 HH AB 18-34 152 MM AB 25+ 155 HH AB 18-24 157 MM AB 35-49 159 DC ABC 25-34

Dia: Segunda a Sexta-feira

Horário: após Jornal da Globo

Sigla no SISCOM: JSOA

PLANO DE PATROCÍNIO

Nº/Tipo de Cota: 1 Mercado Nacional PLANO DE INSERÇÕES (POR EXIBIÇÃO)

•1 Abertura Caracterizada de 7”

•1 Encerramento Caracterizado de 7”

•4 Comerciais de 30” por mês

•22 Chamadas de 7” por mês INTERNET

•Aplicação de marca em todas as páginas do site

•Vinheta de abertura em todos os vídeos associados ao programa

•Assinatura do full banner promocional CLOSED CAPTION

Programa transmitido com closed

caption (no preço mensal já está inclusa a utilização deste recurso)

(8)

BOLETIM DE

Produzido para a Central Globo de Marketing pela Porto Palavra Editores Associados Diretores Responsáveis Anco Marcio Saraiva

Ricardo Esturaro Jornalista Responsável Mônica Oliveira

Para mais informações visite o site da Direção Geral de Comercialização.

comercial.redeglobo.com.br

FUMEC

A Fundação Mineira de Educação e Cultura patrocina o Bom Dia Minas e se associa a projetos da Globo, surpreendendo a concorrência.

P

atrocinadora do Bom Dia Minas desde

março de 2003 – uma estratégia que considera bastante interessante em termos de posicionamento da instituição perante o mercado –, a Fumec, Fundação Mineira de Edu-cação e Cultura, buscava, no segundo trimes-tre deste ano, alternativas não apenas para fixar a imagem junto ao público, mas tam-bém para aumentar o número de inscrições pa-ra o vestibular, divulgando melhor os 26 cur-sos oferecidos pela instituição. “A solução ofe-recida pela Globo Minas do patrocínio do Axé Brasil em Belo Horizonte, a princípio, me pa-receu pouco atrativa”, relata o presidente da Fundação, Pedro Arthur Victer, “mas quando a agência apresentou o pro-jeto, me convenceu de que seria uma oportunidade de a marca estar mais em evi-dência junto ao público que nos interessa.” Outro ponto fundamental na decisão, segundo ele, foi a presen-ça da Globo, endossando o evento.

Foram montados três fil-mes. A idéia era divulgar os 26 cursos da Fumec. “Uti-lizamos pessoas formando o nome dos cursos. Foram mais de setecentas pessoas envolvidas no total”, conta

Tório Barbosa, da ZB Comunicação. “Conse-guimos passar a idéia de que a Fumec é formada por gente, por seres humanos.”

A estratégia de não concentrar a mídia só no período de inscrição do vestibular foi um grande diferencial. “Tivemos uma forte ex-posição na mídia no fim de semana do Axé, nos antecipando à concorrência e voltando com a campanha nas duas últimas semanas de inscrição para o vestibular”, conta Pedro Victer.

Segundo ele, isso desarticulou a concorrên-cia. Na primeira semana após o Axé, 20% do total de inscrições para o vestibular já esta-va consolidado. Só no primeiro dia, foi re-gistrado um número dez vezes superior ao do mesmo período do ano anterior, o que de-monstra que a campanha no Axé consolidou a marca junto ao público de interesse – jovens das classes A e B, na faixa entre 16 e 21 anos.

Cerca de 85% da verba de publicidade em TV foi investida na Globo. Pedro Victer revela que ainda não fez pesquisa, mas os resul-tados da campanha do Axé já apontaram alguns indicadores de que foi uma decisão acertada que deverá ser repetida no próximo ano. “Sem suporte mercadológico não tem projeto pedagógico. Ele é vital porque a ausência dele é fatal”, conclui.

A Fumec tem 16 mil alunos nos 26 cursos de graduação, 35 de pós-graduação e três cursos de mestrado.

CONSTRUINDO IMAGEM E FIXANDO

A MARCA COM A GLOBO MINAS

Marca em evidência

Referências

Documentos relacionados

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Para Rollinat e Thibault, o centro pode ser determinado a partir de quatro elementos de centralidade: acessibilidade, os lugares podem ser hierarquizados consoante

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

O objetivo final será a melhor compreensão através dos vários dados recolhidos entre eles, a idade em que mais ocorre, se em vacas primíparas ou multíparas e, dentro destas,

Um programa de computador (software) foi desenvolvido, para demonstrar a facilidade do uso por pessoas não especializadas em finanças. É necessária apenas, base em informática.

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Quanto às iniciativas realizadas pela escola nos últimos sete anos, a entrevistada salienta as seguintes: - Apesar de o projecto em 2001 se ter centrado no âmbito da E.S., no

I. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO ... Horário de Funcionamento ... Perfil dos Utentes ... Espaço Exterior ... Espaço Interior ... Fontes de Informação ...