• Nenhum resultado encontrado

PROJETO - GERENCIAMENTO DO BANCO DE DADOS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A PACIENTES TRANSPLANTADOS DA UFMG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO - GERENCIAMENTO DO BANCO DE DADOS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A PACIENTES TRANSPLANTADOS DA UFMG"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Registro 401546 Revisão 29/08/2016 Status Ativo Título

Gerenciamento do Banco de Dados do Programa de Extensão Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados da UFMG

Data de início

01/03/2011

Previsão de término

01/08/2019

Data da última aprovação pelo Órgão Competente

28/06/2016

Órgão Competente

Congregação

CARACTERIZAÇÃO

Ano em que se iniciou a ação

2011

Unidade

Faculdade de Odontologia

Departamento

Depto Odontologia Restauradora

Programa vinculado

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A PACIENTES TRANSPLANTADOS DA UFMG

Principal Área Temática de Extensão

Saúde

Área Temática de Extensão Afim

Institucionalização da Extensão Universitária

Linha de Extensão

Saúde Humana

Grande Área do Conhecimento

Ciências da Saúde

Palavras-chave

Assistência Odontológica, Pacientes Transplantados, banco de dados, perfil DESCRIÇÃO

(2)

O transplante de órgãos é utilizado no tratamento de diversas doenças. A avaliação odontológica pré e pós-transplante é de grande importância no sucesso desta terapia.

Pacientes indicados para o transplante como os de medula óssea, de fígado ou de rins devem ser submetidos à avaliação odontológica para identificação de possíveis fatores complicadores dos transplantes, como dentes com lesões cariosas profundas, presença de pulpites ou lesões periapicais inflamatórias, doença periodontal inflamatória, lesões associadas ao trauma agudo ou crônico e diversos tipos de patologias. Além disso, lesões bucais associadas à doença sistêmica primária devem ser submetidas a uma avaliação estomatológica e caso necessário, serem tratados.

Após o transplante, devido ao estado de imunodepressão, lesões principalmente infecciosas são observadas na mucosa bucal. Desta maneira, tanto avaliação odontológica pré e pós-transplante são de grande importância na equipe de saúde que cuida destes pacientes

Em 2002 foi criado o Projeto de Extensão Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Medula Óssea (TMO) do Hospital das Clínicas da UFMG na Faculdade de Odontologia da UFMG com o objetivo de proporcionar a necessária atenção odontológica aos pacientes com indicação de transplante de medula óssea. Desde sua criação foram realizados atendimentos de cerca de 800 pacientes indicados ao TMO. Ao lado disso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e publicações em revistas internacionais foram produzidas, gerando informações importantes que envolvem Odontologia e pacientes transplantados. Em março de 2012, o projeto estendeu sua assistência aos pacientes pré e pós-transplantados de fígado de Hospital das Clínicas da UFMG e em 2015 incorporou também os pacientes de transplante renal. Os benefícios desta assistência são basicamente os mesmos conquistados pelos pacientes de medula óssea: menor risco de infecção para a realização do procedimento médico, menor tempo de internação e melhoria da qualidade de vida. Em 2015, por sugestão do CENEXFO foi criado o Programa de Assistência Odontológica a pacientes transplantados da UFMG, que agrega os projetos SIEX 401546, 400041, 402105. A partir de 2016 ainda envolve o recém criado SIEX 402603, que presta assistência odontológica a pacientes de transplante renal.

Os alunos que atuam prestando o atendimento odontológico o fazem de forma voluntária e na tarefa de resolução das demandas odontológicas dos pacientes, estes estudantes exercitam e consolidam importantes e variados conceitos da Medicina Oral, imprescindíveis para a prática odontológica integrada às necessidades de saúde do paciente. Com a criação do programa e aumento dos projetos vinculados, o quadro de docentes cresceu muito e atualmente agrega 14 docentes do quadro efetivo da FOUFMG e um de instituição privada (em trabalho voluntário) e 6 alunos de Pós-graduação, além de Residentes de Cirurgia. Em função da relevância das atividades desenvolvidas, os gastos com material, infra-estrutura já estão incluídos na planilha de gastos da FOUFMG.

Com esse expressivo volume de pacientes de transplante de medula, rins e de fígado, nas fases pré e pós-transplante com demandas odontológicas diversas, inúmeros procedimentos são realizadas em um curto período de tempo para a habilitá-los ao procedimento médico ou recuperar sua saúde. Em função dessa urgência pela atenção e muitas vezes, pela severidade das lesões bucais observadas, os alunos que realizam a atenção, necessitam suporte para o devido acolhimento dos pacientes, registros dos prontuários e coleta de importantes informações para posterior tratamento com o objetivo de gerar conhecimento. Além disso, é necessário cuidado constante com a logística de agendamentos, liberação de laudos para o serviço médico, procedimentos que são realizados pelos BOLSISTAS DOS PROJETOS/PROGRAMA, especialmente, os BOLSISTAS DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS - SIEX 401546.

Objetivos gerais

Objetivo Geral: Apoiar coordenação geral do PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A PACIENTES TRANSPLANTADOS DA UFMG no que tange à administração e gestão das informações acadêmicas e administrativas dos 3 projetos de assistência: medula, fígado e rins e proporcionar aos bolsistas o aprimoramento de sua formação acadêmica permitindo sua interação com os vários ambientes de aprendizado na clínica, na atividade de pesquisa e nos ambientes administrativos, dentro e fora da unidade acadêmica.

(3)

- Realizar o acolhimento dos pacientes

- Realizar o controle do fluxo dos pacientes nos períodos pré e pós-transplante, mantendo o contato com o respectivo setor de transplante do HC UFMG;

- Organizar os arquivos físicos do projeto TMO;

- Apoiar a gestão da documentação e informação produzida pelos projetos de assistência odontológica;

- Alimentar os bancos de dados e desenvolver análises estatísticas dos três projeto de extensão, a partir dos registros dos prontuários, dos dados administrativos (número de atendimentos, controle de absenteísmo, óbitos);

- Controlar e aperfeiçoar os protocolos para controle dos gastos do Projeto;

- Selecionar, juntamente com a Coordenação, as variáveis clinicamente importantes para a geração de dados para subsidiar a redação de trabalhos científicos;

- Avaliar a percepção dos pacientes sobre a atenção recebida;

- Elaborar trabalhos acadêmicos de divulgação do trabalho realizado, bem como artigos científicos com análise (estatísticas e inferenciais) sobre os dados apurados.

- Atuar como elo entre as Coordenações Acadêmicas do Programa e Projetos e os estudantes a eles vinculados; - Controlar a presença e observância dos protocolos prescritos pelo programa e projetos;

- Controlar o material educativo e de incentivo para distribuição aos pacientes e alunos;

- Controlar as listagens para envio ao CENEX para emissão dos respectivos certificados semestrais.

Metodologia

O processo de seleção dos bolsistas ocorre anualmente e os os interessados devem atender aos preceitos registrados no EDITAL, juntamente com os seguintes documentos: Histórico escolar com rendimento semestral global, declaração de nível socioeconômico da FUMP e declarações com outras experiências extracurriculares.

A coordenação seleciona os alunos analisando o histórico escolar considerando suas experiências extracurriculares, além da entrevista, onde se avalia desenvoltura, interesse e capacidade de atuar em equipe. Geralmente os alunos selecionados no início do ano tem bolsa vigente de 12 meses, caso seja necessária alguma substituição ao longo do ano, os alunos excedentes são convocados, segundo ordem de classificação.

Os estudantes selecionados participarão de reuniões com as coordenações do programa e projetos. Nestas reuniões são orientados e ouvidos sobre vários temas como o fluxo de atendimento aos pacientes, contato com a equipe multidisciplinar que atende essa população, adequado acolhimento destes usuários, etc.

Os estudantes devem comparecer ã atividade prática dos projetos, nas quartas -feiras de 18-21:30 durante todo o semestre letivo e também às atividades teóricas e Seminários do Programa Extensão. Os bolsistas participam ativamente das discussões acerca os temas para as atividades teóricas a serem oferecidas aos voluntários dos projetos/programa.

Além disso, ficam responsáveis pela apuração da percepção dos usuários sobre a atenção recebida, o impacto das ações adotadas para subsidiar a elaboração de protocolos visando a oferta de melhor atenção.

Por meio da produtividade clínica descrita, são levantados os custos dos atendimentos para melhor previsão dos gastos com a atenção, melhorando o gerenciamento administrativo do projeto.

A leitura de artigos científicos é exigida como forma de auxílio na análise estatística inferencial, quando da elaboração de trabalhos científicos.

Serão realizadas análises estatísticas descritivas de todas as variáveis categóricas e quantitativas, por meio de cálculo de proporções, medidas de tendência central e de variabilidade.

Finalmente, a metodologia proposta viabilizará a elaboração de artigos científicos e do Relatório Final do trabalho dos Bolsistas.

Forma de avaliação da ação de Extensão

A avaliação da Ação de Extensão será realizada será realizada continuamente, nos encontros semanais com a Coordenação do Programa e Projetos, no acompanhamento do desenvolvimento das atividades propostas, nos produtos gerados e divulgados nos eventos da UFMG, especialmente naqueles da PROEX e demais eventos de extensão no país.

Site

-Origem do público-alvo

Interno e Externo

Caracterização do público-alvo

(4)

Plano de atividades

-Reuniões com a coordenação do program/projetos e com a equipe do HC/UFMG;

-Levantamento dos Prontuários (coleta de dados sobre lesões bucais, perfil demográfico e clínico dos pacientes); -Levantamento do tempo gasto na atenção e procedimentos realizados;

-Levantamento sobre custos da atenção;

-Reuniões bimestrais de avaliação do desempenho dos bolsistas de extensão; -Organização dos dados levantados e lançamento em banco de dados

-Processamento dos dados e apresentação de cenários preliminares aos participantes dos projetos de TMO, Fígado e Rins (alunos e professores orientadores) para reflexão conjunta sobre a pertinência dos mesmos;

-Acompanhamento da percepção do usuário sobre o atendimento e impacto em sua qualidade de vida; -Produção de material para elaboração de artigo(s) científico(s);

-Participação dos grupos para redação de artigos científicos; -Avaliação do Desempenho e Elaboração de Relatório Final; - Integração com os alunos e professores do programa/projetos

Plano de acompanhamento e orientação

O trabalho dos bolsistas será acompanhado semanalmente pela responsável pelo projeto apresentado. Além disso, os demais bolsistas vinculados aos projetos se reunirão com as coordenações bimestralmente para acordar tarefas a serem cumpridas e dirimir questões eventuais.

Processo de avaliação

Os alunos serão submetidos a avaliações bimestrais pelos professores do programa/projeto, em reuniões onde será discutido com eles o seu desempenho, tendo em vista a proposta de atividades. A cada etapa desenvolvida, na reunião de avaliação, os bolsistas fazem suas sugestões com vistas à melhor eficiência do seu trabalho, indicando possíveis obstáculos a serem superados. essa dinâmica tem se mostrado muito eficaz para o bom andamento do programa/projetos.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

Infra-estrutura física

Clínicas, biblioteca, salas de aulas, da Faculdade de Odontologia; Sala 3339 da da Faculdade de Odontologia

Vínculo com Ensino

Sim

Vínculo com Pesquisa

Sim

Público estimado

250

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Informações adicionais

Cabe ressaltar o grande avanço que o desenvolvimento das atividades tem proporcionado aos bolsistas a pró atividade que lhes vem sendo cobrada tem feito com que se tornem resolutivos, criativos na solução de problemas, no levantamento de gargalos e na sugestão de estratégias para superar obstáculos.

Para o bom andamento do projeto de gerenciamento do banco de dados gerados pelo programa de atendimento aos pacientes de transplante de medula óssea, fígado e rins é imprescindível que consigamos CINCO BOLSAS VINCULADAS AO PROGRAMA ( 2 NO projeto SIEX 401546, E UMA VINCULADA A CADA UM DOS 3 PROJETOS DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA), o que significa crescermos em UMA bolsa (4 p 5), devido ao volume de trabalho com o novo projeto- SIEX 402603, que assiste aos pacientes de transplante de rins.

O número de produtos elaborados pelos bolsistas e o entusiasmo com que atuam junto aos voluntários, pacientes e professores confirma a importância e o alcance desse suporte para sua manutenção na UFM

EQUIPE

Participação Nome Telefone E-mail Unidade Departamento/

Curso/Setor

Período

Coordenador MARIA ELISA DE SOUZA E SILVA elisa@ufmg.br elisa@ufmg.br Faculdad e d e Odontolo D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a a

(5)

-gia Co-coordenador M A U R O H E N R I Q U E N O G U E I R A G U I M A R A E S A B R E U maurohenrique@ufmg. br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a S o c i a l e P r e v e n t i v a 01/03/2011 a 31/12/2018 Co-coordenador R I C A R D O SANTIAGO GOMEZ rsgomez@ufmg.br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o C l i n i c a P a t o l o g i c a C i r u r g i a O d o n t o l o g i c a 01/03/2011 a 31/12/2018 Participante E L E N M A R I S E C A S T R O D E O L I V E I R A elenmoo@odonto.ufm g.br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 01/03/2015 a 31/12/2018 Participante P A T R I C I A VALENTE ARAUJO J GONCALVES patriciavalente@odont o.ufmg.br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 01/03/2016 a 31/12/2018 Participante R I C A R D O R E I S O L I V E I R A ricardoreis@ufmg.br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 01/03/2016 a 31/12/2018 Participante L O L I Z A C H A L U B LUIZ FIGUEIREDO HOURI lcfigueiredo@ufmg.br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a S o c i a l e P r e v e n t i v a 01/03/2016 a 31/12/2018

Participante MARCOS DANIEL SEPTIMIO LANZA daniellanza@odonto.uf mg.br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 01/03/2015 a 31/12/2018 Participante A L L Y S O N N O G U E I R A M O R E I R A allysonn@odonto.ufmg .br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 03/08/2014 a 31/12/2018 Participante R I C A R D O RODRIGUES VAZ ricardorvaz@odonto.uf mg.br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 01/03/2011 a 31/12/2018

Participante MONICA YAMAUTI myamauti@ufmg.br yamauti@gmail.com Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 03/08/2014 a 31/12/2018

Participante ULISSES ELIEZER SALOMAO ulisses@ufmg.br Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 01/03/2011 a 31/12/2018 Participante H U M B E R T O C O R R E A D E A L M E I D A humbertodeal@ufmg.b r Faculdad e d e Odontolo gia D e p t o O d o n t o l o g i a R e s t a u r a d o r a 01/03/2011 a 31/12/2018

Participante LEANDRO NAPIER DE SOUZA napier@odonto.ufmg.b r Faculdad e d e Odontolo D e p t o C l i n i c a P a t o l o g i c a C i r u r g i a 03/08/2014 a 31/12/2018

(6)

G O N Ç A L V E S D E R E S E N D E 8523 o.com.br S I D A D E FEDERA L D E M I N A S G E R A I S 31/12/2018 PARCERIAS

CNPJ Nome Caracterização Tipo

17.217.985/0001 -04

U F M G - U N I V E R S I D A D E FEDERAL DE MINAS GERAIS -HC

Universidade Pública Outros

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG

Instituição da Administração Pública Direta

Outros

PROEX Universidade Pública Recursos Humanos

PROEX Universidade Pública Outros

ABRANGÊNCIAS

Nome Estado Município CEP Detalhes

M i n a s G e r a i s -p a c i e n t e s e n c a m i n h a d o s

Minas Gerais Belo Horizonte 30000 a v . A n t o n i o C a r l o s 6 6 2 7

B e l o H o r i z o n t e e d e m a i s c i d a d e s

Minas Gerais Belo Horizonte AÇÕES VINCULADAS

Tipo Registro Título da Ação de Extensão Status da

Ação RESULTADOS ESPECÍFICOS Público atingido 881 RESULTADOS GERAIS Data Resultados

20/07/2016 Em 2016/1 iniciamos o atendimento de pacientes de transplante renal, de início os incorporando ao Projeto 400041 (de Medula) para que pudéssemos criar os devidos protocolos e rotinas. Já para o segundo semestre de 2016, o Projeto de Assistência a Pacientes transplantados de Rins começa a atuar de forma individualizada com os respectivos protocolos e banco de dados individualizados. Está previsto que desenvolvamos vídeos ilustrativos para auxílio no processo de Educação para a Saúde e estímulo ao auto cuidado.

04/10/2013 Com os recursos liberados pela Proex, o projeto pôde adquirir HD externo para assegurar a guarda dos arquivos eletrônicos; providenciou a confecção de pochetes para conter kits de higiene bucal com escova dental, pasta dental (obtidas de doação) e fio dental(comprado com o mesmo recurso da Proex) que são entregues aos pacientes durante o trabalho de sua acolhida.

Além disso, com o apoio do CENEX-FO e doação de R$2.100,00 de externos (pequenos empresários que se interessaram pelo trabalho desenvolvido) , mandamos confeccionar frasqueiras e bolsas para transporte de instrumental dos alunos voluntários que atuam no projeto de Assitência Odontológica a pacientes transplantados do HCUFMG. É mais uma forma de estimular a participação dos alunos e a idéia de fazermos tal ação partiu da discussão com os bolsistas sócio-educacionais Bruna Mara, Guilherme Soares e Fernanda Cristina em uma das reuniões sobre o andamento do projeto..

06/10/2014 NO final de 2013, de forma gratuita e voluntária, conseguimos que um escritório de Arquitetura desenvolvesse uma logo que caracterizasse o projeto, agora programa. Esta logo passou a compor todos os documentos do projeto.

No ano de 2014, conseguimos um recurso do CNPq e na modalidade de divulgação de conhecimento, mandamos imprimir 1.000 cartilhas educativas para os pacientes. O texto da cartilha foi desenvolvido pelos alunos sob a orientação da Coordenação do Projeto e o seu formato físico é similar à logo do projeto, agora transformado em PROGRAMA.

Com recursos liberados pelo CENEX-FO compramos um aparelho que permite maior agilidade na realização de tratamentos endodônticos dos pacientes e também compramos escovas dentais para montar os kits para os pacientes. As pastas dentais foram obtidas por doação do fabricante das escovas - COLGATE.

19/02/2016 Até o 2º/2015 participaram do projeto 6 bolsistas, que tem como função apoiar a coordenação geral do Programa PAOPT em relação à administração e gestão das informações acadêmicas e administrativas do mesmo. Além disso, realizam o controle do fluxo dos pacientes mantendo o contato com o respectivo setor de transplante do HC UFMG, organizam os arquivos físicos do PAOPT; Organizam e alimentam os bancos

(7)

de dados e desenvolvem análises estatísticas do PAOPT; Produzem e apresentam trabalhos em eventos acadêmicos/científicos; Produção de conhecimento científico e publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais.

09/01/2013 Organização do arquivo físico do Projeto de TMO

Levantamento de dados e lançamento dos mesmos em Planilha Excell para facilitação do acesso Organização do contato entre HC e FOUFMG

Controle de distribuição dos pacientes e da produtividade

23/09/2013 Com o adequado controle de chamada, agendamento de consultas e acompanhamento do andamento dos tratamentos, os pacientes podem ser liberados de maneira mais rápida para o procedimento de transplante. Além disso, os levantamentos de produção é possível elaborar estudos sobre o perfil clínico dos referidos pacientes.

PRODUÇÕES

Tipo Título Data

Publicaçã o Identificação Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico A v a l i a ç ã o d o s p r o n t u á r i o s o d o n t o l ó g i c o s d o p r o j e t o d e extensão Assistência Odontológica a Pacientes Transplantados de Células Tronco Hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da UFMG

15/10/2011 BRUNA M. RUAS, MARIA E. S. SILVA, FABIANA O. VASCONCELOS, FABRÍCIO T. A. SOUZA, GEFTER T. B. CORREA, HUMBERTO C. ALMEIDA, JEANE F. C. SILVA, JOSE E.COSTA, KELMA CAMPOS, LEANDRO N SOUZA, MARCELO A.CARNEIRO, MAURO H.N. G. ABREU, RENATA G. RESENDE, RICARDO R. VAZ, RICARDO S. GOMEZ, TELMA C. ARÃO, ULISSES E. SALOMAO. XIV ENCONTRO DE EXTENSÃO. BH - 2011 Trabalho apresentado

e m e v e n t o acadêmico/científico

Perfil dos pacientes transplantados de fígado do projeto de extensão para assistências de pacientes transplantados da FO UFMG

19/10/2012 GUILHERME S. RESENDE, MARIA E. S. SILVA, BRUNA M. RUAS, MAURO H. N. G. ABREU. XV ENCONTRO DE EXTENSÃO. BH -2012

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

A atividade de extensão como i n d u t o r a d e p e s q u i s a s e aprimoramento profissional: relato da experiência dos bolsitas do TMO

19/10/2012 BRUNA M. RUAS, MARIA E. S. SILVA, GUILHERME S. RESENDE, MAURO H. N. G. ABREU. XV ENCONTRO DE EXTENSÃO. BH -2012

Anais Perfil dos pacientes de transplante de células-tronco hematopoiéticas a t e n d i d o s n a F a c u l d a d e d e O d o n t o l o g i a d a U F M G .

06/09/2013 P E L I N S A R I , F . C . M . ; R U A S , B . M . ; RESENDE, G. S. ; SILVA, M. E. S. ; ABREU, M. H. N. G. ; GOMEZ, RICARDO SANTIAGO ; R E S E N D E , R E N A T A G O N Ç A L V E S ; ALMEIDA, H. C. . Perfil dos pacientes de transplante de células-tronco hematopoiéticas atendidos na Faculdade de Odontologia da UFMG. In: 30a. Reunião da SBPqO, 2013, Á g u a s d e L i n d ó i a . B R A Z I L I A N O R A L R E S E A R C H , 2 0 1 3 . v . 2 7 . p . 7 4 - 7 4 . Anais RUAS, B. M. ; SIRINEU, C. G. ;

ABREU, M. H. N. G. ; GOMEZ, R. S. ; LISBOA, S. S. M. L. ; SILVA, M. E. S. . Análise de prescrições odontológicas de antimicrobianos em Belo Horizonte/MG

21/10/2013 Análise de prescrições odontológicas de antimicrobianos em Belo Horizonte/MG. In: XVI ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, 2013, B E L O H O R I Z O N T E . A N A I S D O X V I ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, 2013. v. 16.

Anais Perfil dos pacientes de transplante de células-tronco hematopoiéticas a t e n d i d o s n a F a c u l d a d e d e O d o n t o l o g i a d a U F M G 21/10/2013 P E L I N S A R I , F . C . M . ; R U A S , B . M . ; R E S E N D E , G . S . ; R E S E N D E , R . G . ; ALMEIDA, H. C. ; ABREU, M. H. N. G. ; GOMEZ, R. S. ; SILVA, M. E. S. . Perfil dos

(8)

Universidade Federal de Minas Gerais

t r a n s p l a n t a d o s d e c é l u l a s - t r o n c o hematopoiéticas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Revista de Extensão da Univasf, v. 1, p. 13, 2013. Anais A n á l i s e d e p r e s c r i ç õ e s

odontológicas de antimicrobianos em Belo Horizonte/MG

06/09/2013 RUAS, B. M. ; RESENDE, G. S. ; SIRINEU, C. G. ; SILVA, M. E. S. ; ABREU, M. H. N. G. ; LISBOA, S. S. M. L. ; VAZ, R. R. ; PENA, C. . Análise de prescrições odontológicas de antimicrobianos em Belo Horizonte/MG. In: 30a. Reunião da SBPqO, 2013, Águas de Lindóia. BRAZILIAN ORAL RESEARCH, 2013. v. 27. p. 92-92.

Anais Perfil clínico e demográfico dos pacientes de transplante de fígado a t e n d i d o s p e l a F a c u l d a d e d e O d o n t o l o g i a d a U F M G

21/10/2013 RESENDE, G. S. ; RUAS, B. M. ; PELINSARI, F. C. M. ; ABREU, M. H. N. G. ; RESENDE, R. G. ; GOMEZ, R. S. ; SALOMAO, U. E. ; SILVA, M. E. S. . Perfil clínico e demográfico dos pacientes de transplante de fígado atendidos pela Faculdade de Odontologia da UFMG. In: XVI ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, 2013, BELO HORIZONTE. ANAIS DO XVI ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, 2013. v. 16.

Anais Manutenção da qualidade de vida de um paciente pré-transplante de células hematopoiéticas

21/10/2013

SILVA, N.C.S. ; PINTO JUNIOR, A. A. C. ; RUAS, B. M. ; COSTA, J. L.B.M. ; ABREU, M. H. N. G. ; SILVA, M. E. S. . Manutenção da qualidade de vida de um paciente pré-transplante de células hematopoiéticas. In: XVI ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, 2013, B E L O H O R I Z O N T E . A N A I S D O X V I ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, 2013. v. 16.

Artigo Association Between IL1B (+3954) Polymorphisms and IL-1β L e v e l s i n B l o o d a n d S a l i v a , Together with Acute Graft-Versus-Host Disease.

10/09/2013 Journal of Interferon & Cytokine Research, v. 33, p. 392-397, 2013.

Artigo Oral squamous cell carcinoma after allogeneic hematopoietic stem cell transplantation: A report of 2 cases

10/02/2014 Annals of Oral & Maxillofacial Surgery, v. 2, p. 1, 2014

Artigo Promoção da saúde bucal dos usuários do serviço de hemodiálise das clínicas do Instituto de Terapia Renal da Associação Evangélica B e n e f i c e n t e d e M i n a s G e r a i s (AEBMG). Extramuros: Rev. de Extensão da Univasf, v. 2, p. 81-99, 2014

31/07/2014 Silva MES ; Oliveira AC ; Ruas BM ; Resende GS ; Coste SC ; Castilho LS

Anais EXPERIÊNCIA ODONTOLÓGICA

EM PACIENTES COM MIELOMA M Ú L T I P L O T R A T A D O S C O M BIFOSFONATOS: UMA ANÁLISE DE SÉRIE DE CASOS.

11/04/2014 Ruas, B.M. ; Pelinsaria, F. ; Resende, G.S. ; Cardoso, N.M.M. ; Resende, R.G. ; Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de ; SALOMAO, U. E. ; ALMEIDA, H.C. ; VAZ, R.R. ; SILVA. M.E.S. ; GOMEZ, Ricardo Santiago . Anais P E R F I L C L Í N I C O E

DEMOGRÁFICO DE PACIENTES DE TRANSPLANTE DE MEDULA Ó S S E A D A F A C U L D A D E D E O D O N T O L O G I A D A U F M G .

11/04/2014 Pelinsaria, F. ; Ruas, B.M. ; Resende, G.S. ; Resende, R.G. ; SALOMAO, U. E. ; GOMEZ, Ricardo Santiago ; ALMEIDA, H.C. ; VAZ, R.R. ; Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de ; SILVA. M.E.S.

Artigo A s s i s t ê n c i a o d o n t o l ó g i c a a pacientes transplantados de células - t r o n c o h e m a t o p o i é t i c a s d o H o s p i t a l d a s C l í n i c a s d a

30/08/2013 SILVA. M.E.S. ; Resende, R.G. ; Ruas, B.M. ; GOMEZ, Ricardo Santiago ; VAZ, R.R. ; SALOMAO, U. E. ; ALMEIDA, H.C.

(9)

Universidade Federal de Minas Gerais. Extramuros - Revista de Extensão da Univasf, v. 1, p. 13-18, 2013.

Anais A atividade de extensão como i n d u t o r a d e p e s q u i s a s e aprimoramento profissional: relato da experiência dos bolsistas de extensão (6ºCBEU Congresso B r a s i l e i r o d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a )

24/04/2014 MAURO HENRIQUE NOGUEIRA GUIMARÃES DE ABREU;MARIA ELISA DE SOUZA E SILVA

Anais E X P E R I Ê N C I A C L Í N I C A ODONTOLÓGICA EM PACIENTES C O M M I E L O M A M Ú L T I P L O TRATADOS COM TERAPIA DE BIFOSFONATOS: UMA ANÁLISE DE SÉRIE DE CASOS (6ºCBEU Congresso Brasileiro de Extensão Universitária)

24/04/2014 Renata Gonçalves de Resende;RICARDO SANTIAGO GOMEZ Anais P E R F I L C L Í N I C O E DEMOGRAFICO DE PACIENTES DE TRANSPLANTE DE FÍGADO ATENDIDOS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMG.

11/04/2014 Resende, G.S. ; Ruas, B.M. ; Pelinsaria, F. ; VAZ, R.R. ; SALOMAO, U. E. ; ALMEIDA, H.C. ; GOMEZ, Ricardo Santiago ; Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de ; SILVA. M.E.S.

Artigo Dental Extractions in Patients Prior to Stem Cell Transplantation.

15/12/2014 PELINSARI, F. C. M. ; RUAS, B. M. ; Pereira, T.S.F. ; RESENDE, R. G. ; CAMPOS-PINTO JR, A. A. ; Silva, M.E.S. ; Gomez, RS . OHDM -Oral Health and Dental Management, v. 13, p. 744, 2014 Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico PROGRAMA DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES TRANSPLANTADOS DA UFMG: UMA HISTÓRIA BEM SUCEDIDA.

19/10/2015 PELINSARI, F. C. M. ; SILVA, M. E. S. ; AVELAR, L. P. P. ; DIAS, J. P. R. ; ABREU, M. H. N. G. ; YAMAUTI, M. ; COSTA, J. E. ; OLIVEIRA, E. M. C. ; BORBA, J. A. In: Semana do Conhecimento UFMG 2015 - XVIII Semana de Extensão, 2015, Belo Horizonte. Arquivos em Odontologia, 2015.

Anais Estudo de casos de osteonecrose e m p a c i e n t e s c o m m i e l o m a múltiplo, pré e pós-transplantados de medula óssea, tratados com bifosfonatos.

15/04/2015 A V E L A R , L . P . P . ; S I L V A , M . E . S . ; PELINSARI, F. C. M. ; RUAS, B. M. ; DIAS, J. P. R. ; RESENDE, R. G. ; GOMES, R. S. ; ABREU, M. H. N. G. In: 32º Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p.

Anais Perfil dos pacientes transplantados de fígado do projeto de extensão para assistências de pacientes transplantados da FO UFMG.

15/04/2015 DIAS, J. P. R. ; GOMES, R. S. ; RUAS, B. M. ; AVELAR, L. P. P. ; PELINSARI, F. C. M. ; SILVA, M. E. S. ; YAMAUTI, M. ; ABREU, M. H. N. G. In: 32º Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa, 2015, Campinas. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 1-654.

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

Características dos pacientes do projeto de extensão Assistência O d o n t o l ó g i c a a P a c i e n t e s Transplantados de Fígado da FO UFMG"

19/10/2015 BORBA, J. A. ; AVELAR, L. P. P. ; PELINSARI, F. C. M. ; DIAS, J. P. R. ; SILVA, M. E. S. ; A B R E U , M . H . N . G . I n : S e m a n a d o Conhecimento UFMG 2015 - XVIII Semana de Extensão, 2015, Belo Horizonte. Arquivos em

(10)

acadêmico/científico P A C I E N T E S C O M M I E L O M A M Ú L T I P L O , P R É E P Ó S -TRANSPLANTADOS DE MEDULA Ó S S E A , T R A T A D O S C O M B I F O S F O N A T O S .

GOMES, R. S. . In: Semana do Conhecimento UFMG 2015 - XVIII Semana de Extensão, 2015, Belo Horizonte. Arquivos em Odontologia, 2015.

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A PACIENTES TRANSPLANTADOS DA UFMG"

19/10/2015 AVELAR, L. P. P.; GOMES, R. S. ; PELINSARI, F. C. M. ; DIAS, J. P. R. ; BORBA, J. A. ; Y A M A U T I , M . ; A B R E U , M . H . N . G . ; MOREIRA, A. N. ; SOUZA, L. N. ; SILVA, M. E. S. ; OLIVEIRA, E. M. C. In: Semana do Conhecimento UFMG 2015 - XVIII Semana de Extensão, 2015, Belo Horizonte. Arquivos em Odontologia, 2015.

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

Perfil dos pacientes assistidos pelo projeto de extensão assistência o d o n t o l ó g i c a a p a c i e n t e s t r a n s p l a n t a d o s d e f í g a d o d a faculdade de odontologia da ufmg

09/09/2016 7 º C o n g r e s s o B r a s i l e i r o d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

Osteonecrose e uso bisfosfonatos em pacientes com mieloma múltiplo pré e pós-transplantados de células tronco hematocipoiéticas assistidos no programa de extensão em odontologia. 09/09/2016 7 º C o n g r e s s o B r a s i l e i r o d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

Características dos pacientes de transplante de células tronco hematopoiéticas do projeto de e x t e n s ã o d a f a c u l d a d e d e odontologia da universidade federal de minas gerais 08/09/2016 7 º C o n g r e s s o B r a s i l e i r o d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

Perfil dos pacientes com doença r e n a l c r ô n i c a a t e n d i d o s n o “Programa de Assistência O d o n t o l ó g i c a a P a c i e n t e s Transplantados da UFMG” 08/09/2016 7 º C o n g r e s s o B r a s i l e i r o d e E x t e n s ã o U n i v e r s i t á r i a Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico Características odontológicas de pacientes com leucemia atendidos em projeto de extensão para pacientes transplantados de células troncohematopoiéticas.

23/08/2016 AVELAR, LPP. BORBA, JA. SILVA, MES. III Simpósio de Oncologia de Hematologia da UFMG. 2016. Trabalho premiado em 1º lugar na categoria Tema Orientado.

Trabalho apresentado e m e v e n t o acadêmico/científico

O s t e o n e c r o s e e u s o d e Bisfosfonatos em pacientes com m i e l o m a m ú l t i p l o p r é e p ó s transplantados de células tronco hematopoiéticas

23/08/2016 BORBA, JA. AVELAR, LPP. DIAS, JPR. SILVA, MES. III Simpósio de Oncologia e Hematologia da UFMG. 2016

Referências

Documentos relacionados

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Ao estimar o capital de giro para o começo das atividades da empresa, você deverá apurar o estoque inicial e o caixa mínimo necessário. –

Com base na análise do grafo, pode-se inferir que dentro do SBI prevalecem as relações com: o “Governo Fomento” representado pelo DESENBAHIA quando se busca

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos