• Nenhum resultado encontrado

Agruline Sistemas de tubos para gás, água potável e água residual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agruline Sistemas de tubos para gás, água potável e água residual"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

pt

Agruline

SiStemaS de tuboS para gáS, água potável e

água reSidual

(2)

Worldwide Competence in plastics

A AGRU Kunststofftechnik GmbH é uma empresa austríaca. Desde quase 50 anos a AGRU comprova sua competência e inovação no desenvolvimento e na fabricação de produtos de alta qualidade a partir de materiais termoplásticos.

A série de produtos AGRULINE oferece um sortimento completo e de primeira qualidade em tubos, conexões, válvulas e componentes especiais feitos de polietileno para o abastecimento seguro e am-bientalmente correto de gás e água potável, bem como para a eliminação de águas residuais.

Os mais modernos equipamentos e pessoal altamente qualificado asseguram a fabricação de produtos de altíssima qualidade.

Qualidade

A mais alta prioridade da AGRU é a satisfação do cliente. Assesso-ria técnica, treinamento em instalação e soldagem - na AGRU ou no local - são para isso um requisito básico. A gestão da qualidade baseada na ISO 9001:2008 garante uma qualidade elevada e consistente. Os produtos da AGRU estão sujeitos a um automoni-toramento constante da sua fabricação e a auditorias externas, de acordo com as exigências das normas internacionais.

Por meio da consciência global de qualidade garante-se que os produtos atendam aos elevados requisitos técnicos de abasteci-mento público de gás e água.

(3)

áreas de aplicação

A AGRULINE abrange um vasto sortimento de produtos de alta qualidade em polietileno, tanto para o abastecimento de gás e água potável quanto para a eliminação de água residual. Tubos, conexões, válvulas e componentes especiais de PE  100 são especialmente apropriados para essas aplicações devido à sua longa vida útil e ao fato de dispensarem manutenção.

Podem ser utilizadas todas as técnicas de solda por fusão -- como as soldas de topo por elementos térmicos, por eletrofusão e de luvas de encaixe - o que permite uma instalação flexível, adaptada às necessidades específicas do local.

Nos dias de hoje, cada vez mais a técnica de renovação de tubu-lações antigas tem sido usada não apenas na eliminação de água residual, mas, com frequência crescente, também no âmbito do fornecimento de água e de gás. Estas renovações exigem uma grande variedade de produtos, bem como exigências mais eleva-das do material eleva-das tubulações.

Para atendê-las, na colocação sem valas ou sem leito de areia, especialmente os tubos Sureline® de PE  100-RC resistentes ao

fendilhamento e a cargas pontuais ou também os tubos SurePEX são uma excelente solução. Para a renovação de tubulações antigas sem folga anular, sugerimos os tubos SureFIT®, que são

colocados usando-se o método close fit.

Os altos custos de instalação ou renovação de redes de abas-tecimento torna necessário um sistema com uma longa vida útil e permanentemente estanque, de modo que possa também ser utilizado pelas gerações vindouras.

PArA O ABASTeCiMenTO

De ÁguA e gÁS

(4)

tubos pe 100

Os tubos PE 100 da AGRU são produzidos para o abastecimento normalmente em barras de 5 m a 12 m ou em bobinas de acordo com as diretrizes EN em vigor.

Para os tubos PE 100 da AGRU como também para suas cone-xões são processados exclusivamente materiais listados pela Associação PE100+.

A distinção do uso dos tubos para o transporte de água, gás e águas residuais é assegurada pela coloração dos tubos (amarelo-laranja, preto com listras e preto).

tubos Sureline

®

pe 100‑rC

Tubos Sureline® são tubos coextrudados de paredes maciças

com uma camada de sinal precisamente integrada e identificada por cores ou em preto com listras (água potável = azul, gás = amarelo-laranja, água residual = verde). Mediante o emprego da mais alta qualidade de material não reticulado de PE 100-RC atualmente existente, os tubos Sureline® da AGRU oferecem

uma ótima proteção contra cargas pontuais, iniciação de trincas, SCG (slow crack growth / crescimento lento de trincas) e danos externos (cortes e abrasão).

O tubo Sureline® corresponde a PAS 1075, sendo apropriado para

a colocação sem leito de areia.

Além disso, os tubos Sureline® são apropriados para os seguintes

métodos de colocação sem valas: perfuração direcional horizontal, berstlining, escavação de rebaixo, abertura de sulcos, relining de tubulações existentes, martelo deslocador de terra.

PArA CADA TiPO

De APliCAÇÃO ...

programa de fornecimento SDR 17 de 75 mm - de 630 mm SDR 11 de 32 mm - de 630 mm programa de fornecimento de 20 mm - de 2250 mm

(5)

SurepeX

Os tubos SurePEX são feitos de polietileno peróxido reticulado (PE-Xa). Os tubos são, devido à superior resistência a entalhes, a solução sem compromisso para ligações domésticas e, graças à excelente resistência à temperatura (até 95 °C), ideal para as tubulações de água quente - em instalações sanitárias, sistemas solares e no setor industrial.

Tubos SurePEX só podem ser soldados por técnicas de soldagem por eletrofusão.

SureFit

®

A importância crescente de métodos de restauração sem valas nos levou a desenvolver o close fit liner Surefit® / r.tec®. Trata-se

neste caso de um tubo PE  100 pré-formado na fábrica, utilizado para o relining sem folga anular. Todas as vantagens conhecidas de dutos de polietileno comuns entram em aplicação aqui.

Tubulações danificadas podem ser reparadas de forma eficiente e permanente. Dutos de todo tipo, como tubos de concreto, aço, ferro fundido, grés ou PVC podem ser restaurados com o SureFIT®Liner da AGRU. Rachaduras, vazamentos nas articulações,

danos causados pela corrosão ou pela penetração de raízes podem ser corrigidos de forma permanente.

... O TuBO COM AS

CArACTerÍSTiCAS

APrOPriADAS

programa de fornecimento

SDR 11 de 25 mm - de 125 mm Nas cores azul e amarelo

programa de fornecimento

Para gás e água potável SDR 17 DN 125 mm - DN 400 Para água residual

SDR 26 DN 150 mm - DN 400 mm SDR 32 DN 350 mm - DN 400 mm

(6)

Conexões prolongadas

As conexões prolongadas de PE 100 são apropriadas tanto para a solda por eletrofusão quanto para solda de topo. Todas as conexões são homologadas pelas normas relativas a gás e água em vigor e são fabricadas, na medida da possibilidade construtiva, através de um sistema central de moldagem, livres de tensões e com uma durabilidade excepcional.

Conexões de flanges curtos

O programa de conexões PE  100 com flanges curtos pode ser instalado exclusivamente por meio de solda de topo por elementos térmicos. As principais áreas de aplicação são eliminação de águas residuais e as aplicações industriais. Em caso de necessidade, as conexões de flanges curtos podem ser prolongadas na fábrica para que possam ser soldadas por eletrofusão.

SOrTiMenTO COMPleTO ...

programa de fornecimento

SDR 17 de 63 mm - de 500 mm* SDR 11 de 20 mm - de 500 mm* * Colarinho diâmetros até de 630 mm

programa de fornecimento

SDR 33 de 110 mm - de 500 mm* SDR 17 de 63 mm - de 500 mm* SDR 11 de 20 mm - de 500 mm* * Colarinho diâmetros até de 710 mm

(7)

Conexões para solda de luvas de

encaixe

As conexões para solda de luvas de encaixe encontram utilização principalmente em áreas de pequenas dimensões de até de 110 mm, como na área sanitária.

Conexões especiais

Por meio de uma fábrica de plásticos e produção mecânica próprias, estamos aptos a pré-fabricar conexões especiais de acordo com as especificações do cliente, de forma a possibilitar uma instalação mais simples e rápida no local de obras. Nosso know-how técnico e nossas possibilidades de processamento com a mais moderna tecnologia permite-nos atender de modo muito específico às ne-cessidades de nossos clientes e projetar módulos especiais que se distinguem consideravelmente das conexões padrão.

... eM COnexõeS

programa de fornecimento

de 20 mm - de 110 mm para MOP 16 bar

(8)

Curvas em catenária

A partir de tubos de polietileno são fabricados arcos de alta qualidade, duráveis e de forma estável, que atendem às exigências atuais. As curvas de tubos são apropriadas para solda de topo e por eletrofusão, sendo fabricadas com matéria-prima homologada para o transporte de gás e água potável.

As extremidades retas são projetadas para solda por eletrofusão dupla.

vantagens:

z

z

Disponível em 60°, 45°, 30°, 22°, 11°

(soluções personalizadas a pedido)

z

z

Permite um fluxo melhor devido ao maior raio de

curvatura

z

z

Em conformidade com as classes de pressão

tubos e conexões com homologação Fm

A AGRU fornece um sistema de tubulação com certificação FM completa para tubulação de extinção de incêndio subterrânea em PE 100 SDR 11 para 12 bar (175 psi) (“PE pipes and fittings for underground fire protection equipment“ em conformidade com FM 1613).

A FM Global homologa produtos e serviços e auxilia a evitar danos materiais graças às suas atividades. Também estão incluídas tubula-ções de extinção de incêndio subterrâneas de PE 100, que precisam atender elevadas exigências.

Os fabricantes de produtos certificados pela FM podem utilizar o selo “FM approved”. A vantagem no caso reside no aumento da segurança através desse sistema. Estudos têm mostrado que os produtos com certificação FM e instalados em conformidade com as normas de instalação da FM Global ajudam a evitar danos materiais.

SOluÇõeS inOvADOrAS ...

programa de fornecimento

SDR 17 de 90 mm - de 315 mm SDR 11 de 90 mm - de 315 mm Outras dimensões a pedido.

programa de fornecimento

(9)

válvula de esfera

A válvula de esfera de PE 100 é uma solução única e inovadora para sistemas de águas residuais e de abastecimento de gás e água potável. Seu modelo robusto oferece vantagens excepcionais em relação aos modelos convencionais.

A válvula de esfera fabricada em SDR 11 pode ser conectada de forma estanque e em caráter permanente a dutos novos ou já existentes de abastecimento de água e gás por meio de solda por eletrofusão de topo ou por solda com serpentina de aquecimento. Além disso, está em conformidade com a norma EN 12201 (para abastecimento de água) e a norma EN 1555 (para fornecimento de gás).

A partir da dimensão de 63 mm a válvula de esfera está disponível com transmissão integrada, o que garante abertura e fechamento suaves. As válvulas são adequadas tanto para instalação superfi-cial como subterrânea. Na instalação subterrânea o acionamento é feito por meio de equipamento integrado.

Conexões de ipS

A AGRU também oferece um programa de conexões com medidas em polegadas especialmente para o mercado americano.

Os materiais utilizados são listados de acordo com o PPI ( “Plastic Pipe Institut”) como PE 4710 (antes: PE 3408), o que corresponde à qualidade do PE  100. A classificação exata é realizada em conformidade com ASTM D 3350. Isto permite uma classificação detalhada da densidade, do MFR e de outras propriedades da matéria-prima.

O programa de conexões de IPS inclui conexões de solda de topo e de eletrofusão.

... PArA CADA TiPO

De APliCAÇÃO

programa de fornecimento

SDR 17 de 2″ - de 12 SDR 11 de ½″ - de 12″

luvas de eletrofusão até 48” programa de fornecimento

Sem transmissão

SDR 11 de 32 mm - de 125 mm Com transmissão

SDR 11 de 63 mm - de 225 mm Em cor preta e laranja

(10)

Conexões de eletrofusão

Para conseguir uma conexão material firme e estanque entre tu-bos e conexões de polietileno, a solda por eletrofusão tem com-provado ser uma alternativa a outras técnicas de soldagem. Essa técnica é usada com sucesso há muitos anos em sistemas de dutos para o abastecimento de gás e água, o transporte de águas residuais e instalações industriais.

As conexões de eletrofusão moldadas por injeção da AGRU são pro-duzidas com serpentina de aquecimento totalmente incorporada, o que proporciona maior segurança na colocação e na utilização. A estrutura monofilar permite a soldagem em um processo de solda. As mangas de eletrofusão injetadas com dimensão de até 500 mm permitem uma soldagem sem a necessidade de recursos adicionais e fecham facilmente grandes dimensões por meio do comportamento de retração otimizado.

A partir da dimensão de 560  mm são necessárias cintas de tensionamento.

As conexões de eletrofusão da AGRU são feitas exclusivamente de tipos de material PE 100 de alta qualidade em equipamentos modernos e totalmente automatizados. Desse modo é possível garantir uma qualidade alta e homogênea do produto.

As conexões de eletrofusão podem ser soldadas com os seguintes materiais ou tipos de materiais: PE 80, PE 100, PE 100-RC, PE-Xa.

vantagens:

z

z

Usinável entre -10 °C a 45 °C

z

z

Excelente guia de tubos graças à grande

profundidade de inserção

z

z

Fio resistivo totalmente embutido

z

z

Limpeza fácil

z

z

O fio resistivo é protegido de danos, corrosão e

contaminação

z

z

Transferência controlada de calor

inSTAlAÇÃO SiMPleS ...

programa de fornecimento Conexões SDR 11 de 20 mm - de 225 mm Luvas injetadas SDR 17 de 90 mm - de 500 mm SDR 11 de 20 mm - de 500 mm Luvas usinadas: SDR 17 da 560 mm - da 1400 mm SDR 11 da 560 mm - da 800 mm

(11)

braçadeira para

perfuração de tubos

A braçadeira para perfuração de tubos da AGRU é fabricada de modo análogo as conexões de eletrofusão, com um fio resistivo totalmente integrado em um processo de extrusão automático. Uma unidade telescópica permite a perfuração estanque a gás sob pressão (10 bar de gás / 16 bar de água). Um teste de estan-queidade da ligação doméstica já instalada é possível antes da perfuração do tubo principal por meio da braçadeira para perfu-ração de tubo.

A braçadeira para perfuração de tubo de PE 100 da AGRU está disponível opcionalmente com uma válvula de excesso de fluxo integrada na saída e/ou com uma porca de vedação com serpentina de aquecimento.

acessórios

Em combinação com a gama de produtos da AGRU, são também oferecidos componentes relacionados para garantir um ótimo processamento dos produtos:

z

z

Máquinas de solda

z

z

Dispositivos de prensagem redondos

z

z

Ferramentas para descascar

z

z

Grampos de retenção

z

z

Ferramentas de perfurar para

braçadeiras para perfuração de tubo

... SOluÇÃO DurADOurA

programa de fornecimento

SDR 11 de 63/20 mm - de 225/63 mm

(12)

z

Agruline

SiStemaS de tuboS para gáS, água e água reSidual

Seu revendedor especializado: Y20501050913 0,5 F

Sujeito a falhas de composição, erros tipográficos e alterações. As imagens são genéricas e meramente ilustrativas.

pt

SureFIT®

r.tec® CLOSE-FIT-LINER

Restauração sem valas com o

SureFit

®

/ r.tec

®

Close‑Fit‑liner

para tubulações de gás, água, água residual e tubulações industriais

z

z

Simples e rápido

z

z

Sustentável & ambientalmente correto

z

z

Durável (mais de 100 anos)

z

z

DN 125 mm até DN 400 mm

AGRU Kunststofftechnik GmbH Ing.-Pesendorfer-Straße 31 A - 4540 Bad Hall T +43 (0) 7258 790 - 0 F +43 (0) 7258 3863 office@agru.at www.agru.at

Referências

Documentos relacionados

Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão

O grupo controle era constituído por crianças que continuaram apenas com as aulas regulares oferecidas pela escola; enquanto que as crianças do grupo experimental,

Pascual e cols., no trabalho a respeito dos efeitos da obesidade sobre a função sistólica e diastólica do ventrículo esquerdo, descreveram que os indivíduos obesos apresentam

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Quanto à força, enquanto fator de risco, a mesma relaciona-se com a forma da aplicação de força na realização da atividade de trabalho, sobretudo a sua intensidade, a