• Nenhum resultado encontrado

DIAGNÓSTICO DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE ARACAJU-SERGIPE COM UMA PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIAGNÓSTICO DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE ARACAJU-SERGIPE COM UMA PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3º Simposio Iberoamericano de Ingeniería de Residuos 2º Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos

REDISA – Red de Ingeniería de Saneamiento Ambiental

ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

1

DIAGNÓSTICO DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS

EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE ARACAJU-SERGIPE COM UMA

PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE

Marta Aline Santos(1)

Técnica em Química com habilitação em Análises e Processos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Graduanda do curso de Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Daniella Rocha(2) Qualificação do Autor 2 Sofia Cerqueira Schettino (3)

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Graduanda do curso de Biologia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Isis Anielle da Hora Bastos (4)

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Graduanda do curso de Biologia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Endereço (1): Rua Laudelino Raimundo Santos Filho, 426 - Bairro Jardim Centenário- Aracaju - Sergipe - CEP: 49090500 - Brasil - Tel: +55 (79) 3252-8632 - e-mail: martaaline83@gmail.com.

RESUMO

A Gestão Ambiental dos resíduos sólidos da construção civil tem se tornado uma prática imprescindível, uma vez que o setor é um dos maiores geradores de resíduos sólidos. A Gestão Ambiental dos resíduos sólidos da construção civil tem se tornado uma prática imprescindível, uma vez que o setor é um dos maiores geradores de resíduos sólidos. Ressalta-se que a geração de resíduos sólidos tem se tornado um dos problemas mais graves para os municípios brasileiros. Em vista disso, foi aprovada a resolução CONAMA nº. 307 de 5 de julho de 2002, que estabelece critérios, diretrizes e procedimentos para a gestão ambiental dos resíduos da construção civil, com o intuito de minimizar os impactos que esses causam ao meio ambiente. A resolução prevê para gestão ambiental na indústria da construção ações como a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, práticas de fundamental significado para o meio ambiente e a toda sociedade. Igualmente à maioria das capitais brasileiras, em Aracaju o setor está em ampla expansão, contando com muitas Construtoras, que obviamente geram resíduos e que ainda não tem a cultura de gerenciá-los. Assim, o presente trabalho tem como objetivo dar um Diagnóstico da postura e ações das empresas do ramo de edificações da indústria da construção civil de Aracaju-SE, com relação ao gerenciamento adequado de seus resíduos sólidos. E apresentar uma proposta para a construção de uma usina de reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil em ponto estratégico da cidade de Aracaju, para que o mesmo possa ser reinserido no ciclo produtivo das empresas, para Construção Sustentável.

PALAVRAS-CHAVE: empresas, gerenciamento, sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

A problemática dos resíduos sólidos tem representado uma das principais questões desafiadoras a serem resolvidas pelos estados brasileiros. Seu gerenciamento deve ser cuidadosamente planejado, pois exige a participação de uma série de atores envolvidos, desde a produção até o descarte dos resíduos sólidos.

Na maioria dos municípios brasileiros a situação é muito preocupante, pois a maior parte dos resíduos tem como destino final os aterros ou lixões a céu aberto. A Construção Civil, dentre todas as indústrias de transformação, é certamente a maior geradora de resíduos. O volume dos resíduos da construção civil gerados pode atingir duas vezes o volume do lixo sólido urbano. Dados nacionais revelam que, para cada tonelada de lixo urbano recolhido, são coletadas duas toneladas de entulho oriundas da atividade de construção civil (BIDONE et al., 2001). A quantidade de resíduo sólido gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra o enorme desperdício de material. Os custos desse desperdício são distribuídos por toda

(2)

3º Simposio Iberoamericano de Ingeniería de Residuos 2º Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos

REDISA – Red de Ingeniería de Saneamiento Ambiental

ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

2 a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho. Esses resíduos se tornaram um problema, pois a falta de gerenciamento desses resíduos acarreta sua indevida deposição, já que na maioria das vezes, o resíduo de construção é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rio, beiras de estrada, córregos etc. As discussões sobre Gestão Ambiental dos resíduos sólidos tiveram início na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) – Rio 92. O documento resultante desta Conferência foi a Agenda 21, no seu capitulo 21 ela defende a Gestão sustentável dos resíduos sólidos, baseado na Política dos três R’s – “reduzir os resíduos ao mínimo, reutilizar os resíduos ao máximo e reciclar os resíduos ao máximo”. Reforçando a Política dos três R’s o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), aprovou a Resolução CONAMA nº. 307 de 5 de julho de 2002, que “estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil”.

Para a implantação da Gestão Ambiental na indústria da construção civil é necessário conhecer a realidade local. A realização de um diagnóstico ambiental nos dará conhecimento sobre a postura e interesse das empresas da construção civil de Aracaju em relação à Gestão Ambiental de seus resíduos sólidos.

A cidade de Aracaju assim como os municípios brasileiros também sofre com a quantidade de resíduos de construção produzidos e dispostos inadequadamente. Diante do exposto percebeu-se a necessidade do desenvolvimento de um trabalho sobre um Diagnóstico do gerenciamento voltado para a indústria da construção civil da cidade de Aracaju. O diferencial desse diagnóstico é que ao mesmo tempo é dada uma proposta para uma usina de reciclagem dos resíduos da construção civil, visto que o setor tem grande representividade para o estado, com o propósito de contribuir para a adoção da Gestão Ambiental e a sustentabilidade na indústria da construção civil de Aracaju.

METOLOGIA

Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados alguns procedimentos metodológicos. Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica da atividade da construção civil em nível mundial, nacional e local. Também foram realizadas visitas junto a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), onde foram coletados dados quantitativos sobre a coleta dos resíduos sólidos de construção de Aracaju-SE.

Foram obtidas trinta e uma (31) empresas do ramo da construção civil de Aracaju-SE, através do Cadastro Industrial da Companhia de desenvolvimento Industrial de Recursos Minerais de Sergipe (CODISE). Desse total, dezesseis (16) empresas responderam ao questionário, sendo, portanto esta a amostra do o estudo. Foram realizadas entrevistas junto às empresas da construção civil de Aracaju-SE, por meio da aplicação do questionário “Estratégia Empresarial” estruturado de forma simples em seis módulos.

Para a execução da análise dos resultados, os dados coletados por meio das respostas das empresas ao questionário foram tratados estatisticamente por meio do software estatístico SPHINX PLUS2 – sistemas de concepção de pesquisas e de análise estatística de quantitativos e qualitativos desenvolvidos pela Société Ergole (Grenoble, França 1997). Para traçar o Diagnóstico da indústria da construção civil de Aracaju-SE, foram usadas classes taxionômicas definidas por ROCHA (2000), para classificar as empresas como:

a) Pró-Ativas: Correspondem às empresas que já têm implantado Sistemas de Gestão Ambiental, programas de reciclagem e de redução do consumo de energéticos.

b) Ativas: São empresas que estão em processo de implantação de sistemas de gestão ambiental buscando maximização dos lucros em curto prazo.

c) Reativas: Buscam a maximização dos lucros, em curto prazo, de modo a atender exclusivamente às exigências de mercado e leis ambientais.

d) Passivas: São empresas que detêm pouca ou nenhuma preocupação com as questões ambientais.

Depois de feito o diagnóstico observou-se a necessidade da construção de uma usina de reciclagem dos resíduos de construção para Aracaju, usando o geoprocessamento para a escolha de um local apropriado. Segundo CORDOVEZ (2002) o georreferenciamento na gestão ambiental proporciona a adoção da solução mais racional e em menor tempo. Em relação ao planejamento e implantação da usina de reciclagem, será utilizado o software SPRING versão 5.05, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O SPRING tem a vantagem de ser uma tecnologia nacional, de baixo custo e de fácil aprendizagem, disponível pelo INPE, aos profissionais de todas as áreas do conhecimento.

(3)

3º Simposio Iberoamericano de Ingeniería de Residuos 2º Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos

REDISA – Red de Ingeniería de Saneamiento Ambiental

ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

3 Sua importância na presente proposta será no planejamento e logística do melhor ponto de instalação da usina de reciclagem, por meio de imagem georreferenciada. A escolha da localização da usina de reciclagem em um determinado bairro levará em conta as melhores rotas para transporte do resíduo de sua fonte até a usina, procurando minimizar ao máximo o custo, tanto em tempo quanto em combustível, para que este não seja uma dificuldade daqueles responsáveis pelo resíduo em contribuir com a usina. Serão gerados, portanto, mapas temáticos que apresentem as possíveis e melhores rotas de transporte do resíduo, a localização das obras em construção, e a atuação das construtoras no bairro a ser selecionado. Para tanto a imagem georreferenciada a ser utilizada será do satélite IKONOS, que apresenta resolução espacial nominal de 1x1 metro. A escolha por imagem IKONOS refere-se a sua resolução alta que oferece riqueza de detalhes, ideal para trabalhos de áreas urbanas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados da pesquisa foram coletados por meio das entrevistas junto às empresas. Dentre as várias questões desse Diagnóstico, foram analisados tanto o porte das empresas bem como suas ações e postura frente à gestão ambiental dos seus resíduos e o grau de interesse das mesmas em cumprir a Resolução CONAMA n° 307 de 5 de julho de 2002, como também de incorporá-la no cotidiano da empresas.

A partir da enquete realizada constatou-se o porte das empresas entrevistadas, que respectivamente foram 25% micro; 44% pequenas; 6% médias e 25% grandes empresas.

Com relação ao comprometimento dessas empresas com relação ao meio ambiente por meio da política ambiental organizacional, apenas 37,5% afirmaram possuir uma política ambiental claramente definida mesmo que de maneira informal. Conforme a figura 01 desse total, 6,25% é formado pelas micros, 18,75% das pequenas, 6,25% das médias e 6,25% das grandes empresas.

0

1

2

3

4

5

Mic.

Peq.

Med.

Gr.

Porte N o . d e E m p .

Sim

Nao

Figura 01 – Presença de uma Política Ambiental na empresa por porte

Mic. – Micro empresa Peq. – Pequena empresa Méd. – Média empresa Gr. – Grande empresa Todas as empresas da amostra reconheceram que os resíduos sólidos produzidos nos canteiros de obras causam impactos ambientais. A maior parte das empresas 79% da amostra dispõe seus resíduos na lixeira do bairro Santa Maria em Aracaju, onde serve para recobrir o lixo domiciliar, desobedecendo assim à legislação em vigor que estabelece que os resíduos da construção civil não podem mais ser destinados para aterros de resíduos domiciliares.

Ressalta-se que as empresas podem resolver primariamente os problemas advindos de seus resíduos procurando estabelecer metas menores de acordo com a realidade da empresa, ou seja, buscar inicialmente introduzir práticas simples de redução, reutilização e reciclagem de seus resíduos nos próprios canteiros de

(4)

3º Simposio Iberoamericano de Ingeniería de Residuos 2º Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos

REDISA – Red de Ingeniería de Saneamiento Ambiental

ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

4 obras. Neste ínterim observou-se que 100% das empresas da amostra afirmam possuir metas para aplicação dos três R’s – reduzir, reaproveitar e reciclar os resíduos sólidos no próprio canteiro de obras das empresas. Com relação a este assunto a figura 02 mostra que 62,5% das empresas afirmam que possuem ações que conciliam produção e conservação ambiental, ou seja, já estão fazendo de suas metas uma realidade dentro de sua empresa.

Figura 02 - Ações das empresas em conciliar produção e conservação ambiental Mic. – Micro empresa Peq. – Pequena empresa Méd. – Média empresa Gr. – Grande empresa Nos resultados obtidos notou-se que algumas micro e pequenas empresas que corresponde a maior porcentagem da amostra 69%, pretendem investir na gestão ambiental, pois reconhecem a sua importância, no entanto elas não detém de recursos financeiros suficientes para isso. Sendo necessário, portanto iniciativa do poder público para ajudá-las nesse aspecto.

A Resolução CONAMA n° 307 de 5 de julho de 2002 prevê para a Gestão Ambiental na Indústria da construção civil ações como redução, reutilização e reciclagem de seus resíduos. Apesar de 62,5% das empresas afirmarem conciliar produção e conservação ambiental, com tais ações que são muito significativas, notou-se que essas empresas têm adotado apenas pequenas ações como: doação de material para uma cooperativa de reciclagem; elaboração do Plano de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil; reutilização dos resíduos sólidos na própria obra etc.

A partir dos resultados obteve-se a seguinte Análise Ambiental: apenas a empresa (P) foi identificada como sendo pró-ativa (6,25%); 18,75% (A, C e D) têm um comportamento ativo; 25% (F, H, M e O) como empresas reativas e 50% (B, E, G, I, J, L, N e Q) são empresas com o comportamento passivo. Percebeu-se que a maioria das empresas da indústria da construção civil não tem o costume de gerenciar seus resíduos e que algumas mudanças que são realizadas nos canteiros de obras são visando um retorno financeiro.

Portanto, há a necessidade da construção de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Aracaju/SE. Como proposta para o poder público aplicar a sustentabilidade na construção civil, pretende-se por meio do geoprocessamento a escolha da localização da usina de reciclagem em um determinado bairro de Aracaju-SE. A escolha da localização da usina de reciclagem levará em conta as melhores rotas para transporte do resíduo de sua fonte até a usina, procurando minimizar ao máximo o custo, tanto em tempo quanto em combustível, para que este não seja uma dificuldade daqueles responsáveis pelo resíduo em contribuir com a usina. Serão gerados, portanto, mapas temáticos que apresentem as possíveis e melhores rotas de transporte do resíduo, a localização das obras em construção, e a atuação das construtoras no já referido bairro, serão levados em consideração o fato que o bairro conta com uma ilimitada quantidade de construções, facilitando assim o acesso por parte das empresas para levar seus resíduos à usina.

Nesse contexto, esta proposta tem por objetivos além da gestão ambiental dos resíduos de construção, a inserção dos resíduos reciclados de construção no processo produtivo das empresas e também usá-lo na construção de casas sustentáveis.

0

1

2

3

4

5

Mic

Peq

Med

Gr

Porte

N o . d e E m p .

Sim

Nao

(5)

3º Simposio Iberoamericano de Ingeniería de Residuos 2º Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos

REDISA – Red de Ingeniería de Saneamiento Ambiental

ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

5 Implantar a Usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Aracaju-SE não só poderá contribuir para o avanço técnico-gerencial das empresas em relação aos resíduos de construção civil, mas também para o uso racional dos recursos naturais por meio de soluções inovadoras. Isto fará com que as empresas da construção e o município tornem-se comprometidos com o meio ambiente e que haja em Aracaju a Construção sustentável.

CONCLUSÃO

Concluiu-se que a gestão ambiental dos resíduos sólidos nas empresas de construção civil em Aracaju-SE é incipiente, pois são poucas as empresas que possuem ações que primem pela qualidade ambiental nos canteiros de obras. Percebe-se que a maioria das empresas 50%, são passivas, ou seja, “detêm pouca ou nenhuma preocupação com as questões ambientais, estando alheias às mudanças, não fazendo nenhum esforço para sair desta situação”, em relação a Gestão Ambiental dos resíduos sólidos de construção.

O estudo realizado sobre a postura adotada pelas empresas de construção civil de Aracaju frente à Gestão Ambiental foi de grande valia, pois saber qual a situação das empresas do setor em relação ao meio ambiente facilitará que o município, Órgãos Ambientais, Sindicatos e Empresas do setor tomem providências para a implantação da Gestão Ambiental na indústria da construção civil. Também é importante para o setor a implantação do gerenciamento dos resíduos de acordo com o estabelecido na Resolução CONAMA n° 307 de 5 de julho de 2002. Em vista do exposto, observa-se imprescindível a implantação da usina de reciclagem dos resíduos de reciclagem para a sustentabilidade da indústria da construção em Aracaju/SE, para que haja a construção sustentável preconizada nos dias atuais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Conselho Nacional do Meio Ambiente (2002). Resolução nº. 307 de 5 de julho de 2002. Brasília: MMA/CONAMA, 2002.

2. CORDOVEZ , J.C.G1. Geoprocessamento como ferramenta de Gestão Urbana. I Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. 2002, Aracaju.

3. "SPRING: Integrating remote sensingand GIS by object-oriented data modelling" Camara G, Souza RCM, FreitasUM, Garrido J Computers & Graphics, 20: (3) 395-403, May-Jun 1996.

4. ROCHA, D. “Estratégia Empresarial e Gestão Ambiental: Diagnóstico da Indústria Têxtil do Estado do Rio de Janeiro”. 1999. Dissertação de Mestrado, Instituto Alberto Liz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Orientador: Nelson Francisco Favilla Ebecken.

Referências

Documentos relacionados

4.2 Caso não se verifique a veracidade, correção ou presença das informações exigidas neste Regulamento, o contemplado perderá o direito de participação no

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Por esta razão, se fez uso de uma pesquisa com especialistas no tema, reconhecidos pelo mercado e selecionados por conveniência do autor, para definir em que grau e com qual

Sendo assim, a automação residencial pode prover meios para controlar todos os sistemas da residência como sistema de ar condicionado e aquecimento, home- office, contemplando

Este artigo apresenta o resultado de pesquisa realizada na cidade de João Pessoa com o objetivo de quantificar o volume de resíduos gerados por uma obra e os custos de

O objetivo deste estudo foi determinar volumes gerados de RCD em zonas administrativas do município de Salvador para o desenvolvimento futuro de um mapa georeferenciado, visando

7.2 - Em nenhuma hipótese poderá ser alterado o teor das propostas apresentadas ou anexado às mesmas qualquer tipo de documento que importem em modificações dos termos

Visando a isso, este artigo vem trazer como exemplo o trabalho desenvolvido por uma usina de reciclagem de resíduos provenientes de construção civil na cidade de Maringá – PR, e