• Nenhum resultado encontrado

Anais do Encontro Nacional de Recreação e Lazer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anais do Encontro Nacional de Recreação e Lazer"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Desafios na

implantação

da política de

esporte e lazer

no campus Jataí

da Universidade

Federal de Goiás

(UFG)

Sarah Felipe Santos e

Freitas,

*

Cátia Regina A. Almeida Leal,

**

Chaysther de Andrade Lopes,

***

Resumo

A questão norteadora para elaboração da pesquisa que originou este trabalho foi verificar junto à comunidade acadêmica e comunidade externa qual o impacto da implementação da política de esporte e lazer no campus Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG). A pesquisa encontra-se em andamen-to, e os métodos que já utilizamos foram pesquisa bibliográfica e coletas de dados a partir de fontes documentais geradas após a implementação dessa política de esporte e lazer. Utilizou-se ainda coleta de dados via ques-tionários e entrevistas com os beneficiários dos programas desenvolvidos em prol dessa política. Como resultados verificou-se que, com a implemen-tação dessa política de esporte e lazer no campus Jataí, estão sendo desen-volvidas ações que visam à integração entre ensino, pesquisa e extensão, de modo que a universidade cumpra sua função social de democratizar o uso dos seus espaços e socializar o conhecimento. Verificou-se ainda que a política de esporte e lazer realiza mais de 1.600 atendimentos mensais, na forma de programas e projetos de extensão ofertados pelos cursos de educação física (Licenciatura e Bacharelado). O que podemos afirmar com base nessa pesquisa realizada é que os cursos de Educação Física do cam-pus Jataí tem conseguido consolidar uma política de esporte e lazer, e por

*

Graduanda em Educação Física (EFG) – Campus Jataí.

**

Doutora em Educação, Professora e Coordenadora do Curso de Educação Física (UFG).

(2)

causa disso, tem criado hábitos saudáveis de vida na comunidade interna e externa, adjacente ao campus.

Palavras-chave: Política de esporte e lazer. Esporte Universitário. Núcleo de

Prá-ticas Corporais.

Introdução

O campus Jataí da Universidade Federal de Goiás (CAJ) foi criado em 1980, como parte do projeto de interiorização da Universidade Federal de Goiás, que atendia a orientações do Ministério da Educação e Cultura (MEC) no estabelecimento de estratégias para desenvolver as cidades do interior do país. Portanto, o cam-pus Jataí (CAJ) é, nesse contexto, uma extensão da Universidade Federal de Goiás, sendo inaugurado em 10/12/1980 e iniciado suas atividades acadêmicas em 1981, com o curso de Licenciatura em Ciências. Atualmente o campus Jataí oferece 25 cursos de graduação e quatro de pós-graduação latu sensu, em duas unidades-sedes: a Riachuelo e a Jatobá.

Destaca-se no cenário goiano e nacional pelo status de ser um dos maiores campi fora de sede das universidades federais. O curso de Educação Física do campus Jataí (UFG) oferece hoje duas modalidades: Licenciatura e Bacharelado. O cur-so de Licenciatura em Educação Física da UFG foi criado em 1988 e reconhecido pelo MEC em 1994. Teve como finalidade implantar uma proposta progressista na formação de professores com inserção qualitativa na escola e nas demais práticas educativas, pedagógicas e sociais que envolvem as práticas corporais no contexto da sociedade.

Na modalidade Bacharelado, o curso de Educação Física do campus Jataí surge no contexto das políticas governamentais de expansão e estruturação das uni-versidades públicas brasileiras (Reuni). Foi disponibilizado no edital do processo seletivo de 2010/1 e sua primeira turma ingressou com 40 alunos. O projeto político pedagógico do curso de Bacharelado em Educação Física da UFG/CAJ mantém identidade própria, porém boa parte dos seus conhecimentos e práti-cas guarda proximidade com o curso de Licenciatura. Com a transferência do curso de Educação Física para a cidade universitária, unidade Jatobá, em 2008, ele trouxe consigo todas as ações extensionistas que já eram realizadas em outros espaços da cidade.

A implementação da política de esporte e lazer no campus Jataí, unidade Jatobá, se deu no ano de 2011, foi quando o curso de Educação Física optou por aglutinar suas ações de extensão em uma política, a Política de Esporte e Lazer do campus Jataí. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2011-2015:

A política de esporte e lazer da UFG pauta-se em ações planejadas, com des-tinação de recursos financeiros e investimentos em equipamentos, que tem por finalidade à promoção de atividades corporais, de lazer e de esportes para atender às necessidades da comunidade universitária e comunidade externa. O desenvolvimento da política de esporte e lazer universitário baseia-se em princípios que compreendem a atividade como fenômeno sociocultural de cun-ho formador do cidadão, razão pela qual a comunidade universitária deverá ter acesso às suas diferentes formas de manifestação. Assim, as práticas cor-porais, esportivas e de lazer configuram atividades destinadas à melhoria das condições de vida, do bem-estar biológico, psíquico e social dos estudantes, técnicos administrativos e docentes da UFG (PDI, 2011, p. 49).

Houve então um investimento dos docentes do curso de Educação Física na busca de recursos que pudessem viabilizar a execução dessa política que é desenvolvida na forma de vários projetos e programas de extensão, como por exemplo: Programa Segundo Tempo Esporte Universitário (PSTU) e Programa Segundo Tempo para Pessoas com Deficiência, financiado pelo Ministério de Esporte; Programa de Extensão Universitária financiado pelo Ministério da Educação; e programas internos da universidade, como o Programa de Assistência Estudantil, o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica e o Programa de Bolsas de Licenciatura, dos quais podemos citar dois progra-mas especificamente.

O PSTU, um dos programas mais importantes para o desenvolvimento da política de esporte e lazer, é uma proposta do Ministério do Esporte. O objetivo é poten-cializar a prática esportiva na universidade, como fator de promoção da saúde e do lazer, por meio da conscientização a respeito da importância de adotar um estilo de vida ativo e saudável.

As atividades esportivas oferecidas no PSTU têm caráter educacional e como ob-jetivo o desenvolvimento integral das pessoas de forma a favorecer a consciên-cia de seu próprio corpo, explorar seus limites, aumentar suas potenconsciên-cialidades, desenvolver seu espírito de solidariedade, de cooperação e de respeito pelo coletivo.

(3)

O proext foi implantado no ano de 2013, visando criar, ampliar e consolidar uma Política de Esporte e Lazer unificada no campus Jataí, atendendo seu público interno (docentes, discentes, técnico-administrativos e funcionários terceiriza-dos) e externo. O público-alvo do programa abrange a comunidade universi-tária (alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, professores, técnico--administrativos e funcionários terceirizados), a comunidade externa em geral: crianças, adolescentes, jovens, alunos das escolas públicas municipais e esta-duais, alunos de escolas inclusivas e/ou com necessidades especiais, pessoas portadoras de patologias como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, entre outras.

As atividades são desenvolvidas com público masculino e feminino, de acordo com a demanda. Quanto ao público externo, pessoas oriundas de escolas públi-cas, do sistema público de saúde, de baixa renda e populações marginalizadas são privilegiadas no ato da inscrição.

Atualmente, os cursos de Educação Física campus Jataí (Bacharelado e Licencia-tura) concentram suas atividades na sede Jatobá, que aloca a sede administra-tiva do curso, as salas de aulas, laboratório de fisiologia, piscina, quadra, sala de musculação, ginástica/dança e sala lutas. O Núcleo de Práticas Corporais (NPC) abriga os diversos espaços e projetos de extensão desenvolvidos pelos cursos de Educação Física com a finalidade de criar, ampliar e consolidar esta política de Esporte e Lazer unificada no campus Jataí.

O espaço é composto por uma piscina semiolímpica, uma sala de ginástica e de lutas, uma quadra poliesportiva, uma academia, uma sala de dança, um la-boratório de fisiologia, um almoxarifado e um campo de futebol com área de atletismo, que está em fase de construção. O NPC oferece à população interna e externa a prática esportiva em várias modalidades, além de outras práticas corporais. Por meio da catalogação dos dados documentais que o NPC gera, podemos demonstrar no Quadro 1 as modalidades que são ofertadas no NPC e o número de turmas existente em cada modalidade.

Quadro 1: Demonstrativo de modalidades e turmas oferecidas.

Número de turmas Modalidade

01 aeroboxe 03 jump 02 muay thai 02 jiu-jitsu 01 dança do ventre 01 ritmos 01 dança de salão 02 hidroginástica 05 natação – adulto 01 natação – infantil 01 pólo aquático 01 taekwondo 01 futebol 01 futsal feminino 01 futsal masculino 01 handebol 01 equilibrium 01 voleibol misto 01 caratê 01 capoeira

Fonte: Base de dados do Núcleo Práticas Corporais.

Ao analisar o Quadro 1, podemos constatar que os cursos de Educação Física do campus Jataí oferece à comunidade acadêmica e externa 20 modalidades de práticas esportivo-corporais diferentes, e que cinco dessas modalidades têm mais de uma turma ofertadas, por terem uma procura maior dos participantes, são elas: Jump, com três turmas, Muay Thai, com duas turmas, Jiu-Jitsu, com duas turmas, Hidroginástica, com duas turmas, Natação para Adultos, com cinco turmas. O intuito de oferecer várias modalidades diferentes é atender ao máximo as exigências dos praticantes dessas modalidades, tendo em vista que os gostos e preferências para práticas esportivo-corporais diferem muito.

(4)

Objetivos

Os objetivos da pesquisa objeto desse artigo é investigar o impacto da implemen-tação da política de esporte e lazer no campus de Jataí; compreender o que é a política de esporte e lazer do campus Jataí; historicizar e contextualizar a criação dessa política; levantar indicadores dos integrantes/participantes dessa política; catalogar as atividades oferecidas à comunidade pela política de espor-te e lazer no campus Jataí; identificar os limiespor-tes e possibilidades da política de esporte e lazer do campus Jataí.

Metodologia

Os procedimentos metodológicos já utilizados até então foram a pesquisa biblio-gráfica para conseguir contextualizar e historicizar sobre a política de esporte e lazer no campus Jataí. Posteriormente, foi feita uma coleta de dados em fontes documentais geradas a partir da implementação da política de esporte e lazer no campus Jataí. Os dados documentais utilizados ficam arquivados em um programa (software) desenvolvido para cadastrar fichas dos participantes dos projetos. As fichas são preenchidas da seguinte forma: o aluno, ao chegar ao Núcleo de Práticas Corporais, no ato da inscrição, responde uma ficha de ca-dastro, constituída por um grupo de perguntas de dados pessoais, tais como nome, curso, cor, idade, sexo, endereço, telefone, renda mensal, nome dos pais e etc. Esta ficha é repassada para administração do Núcleo de Práticas Corpo-rais, onde se cadastra o aluno no sistema e arquiva-se esta ficha após o cadas-tro. Em seguida o aluno é encaminhado para fazer uma avaliação física. Utiliza- se ainda coleta de dados via questionários e entrevistas com os beneficiários dos programas desenvolvidos em prol dessa política.

Resultados

Como resultado identificou-se que a política de esporte e lazer oferece as seguin-tes modalidades de atividades: Aeroboxe, Jump, Muay Thai, Jiu-Jitsu, Dança do Ventre, Ritmos, Dança de Salão, Hidroginástica, Natação – Adulto, Natação – Infantil, Polo Aquático, Taekwondo, Futebol, Futsal feminino e masculino, Han-debol, Equilíbrio, Voleibol Misto, Caratê, Capoeira. Procurou-se fazer um

levan-tamento da quantidade de atendimentos que são efetuados por essa política, já que o participante poderá ter mais de um atendimento, ou seja, poderá partici-par de mais de uma modalidade esportiva. O Quadro 2 mostra um quantitativo de atendimentos que são realizados em cada curso que participa das atividades oferecidas pelos curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).

Quadro 2: Quantidade de Atendimentos de ABRIL/2012 –

JUNHO/2013.

Cursos Número de atendimentos

agronomia 72 biomedicina 138 ciências biológicas 107 ciências da computação 97 comunidade externa 423 direito 30 educação física 121 enfermagem 76 engenharia florestal 96 física 7 fisioterapia 79 geografia 4 hitória 12 letras 2 matemática 10 medicina veterinária 144 mestrado agronomia 22 mestrado geografia 9 pedagogia 11 pós-agronomia 5 psicologia 71 química 13 técnico UFG 13 terceirizada 45 zootecnia 56 total 1663

(5)

Ao analisarmos o Quadro 2 podemos constatar que foram realizados 1663 aten-dimentos de abril/2012 a junho/2013, e que os alunos do curso de Veterinária são os que desfrutam do maior número de atendimentos, e o curso de Letras o menor número de atendimentos.

No Gráfico 1 pode-se constatar que 75% dos participantes das modalidades oferta-das pela política de esporte e lazer são da comunidade acadêmica, e o restante 25% são da comunidade externa.

Gráfico1: Percentual de participantes.

Fonte: Dados gerados no NPC.

Conclusão

Concluiu-se então que a Política de Esporte e Lazer do campus Jataí está em fase de implementação, e tem buscado atender a toda a comunidade acadêmica e externa da melhor forma possível. O desafio dessa política é consolidar seus programas e projetos e ampliar a oferta de atividades culturais, esportivas e de lazer com vistas a garantir o princípio da universidade pública. Temos como próximo passo a elaboração e aplicação de um questionário, com a finalidade de verificar de maneira efetiva a aceitação dessa política de esporte e lazer pelos nossos participantes.

Considerações finais

Diante dos objetivos propostos, pode-se constatar que os dados mostrados no presente trabalho nos deixam mais motivados para que possamos concluir esta pesquisa. Pode-se observar que a implementação da Política de Esporte e Lazer tem contribuído e conseguido consolidar uma política de esporte e lazer, e acima de tudo, conseguido criar hábitos saudáveis de vida na comunidade interna e externa, adjacente ao campus. Desta forma, as políticas públicas de esporte e lazer devem fomentar e incentivar o esporte e o lazer de forma incondicional a todas as pessoas, atendendo diferentes grupos sociais, modalidades, sexo, público alvo.

O que se pode afirmar com base nessa pesquisa é que o curso de Educação Física campus Jataí tem se consolidado como sendo o curso com maior capacidade de mobilização social, mediada pelos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Referências

Projeto Técnico Segundo Tempo. Chamada Pública nº002/PST/2011, disponível no sitio eletrônico do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br/sneed/segundotempo) Em: 01/08/2013.

OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de; PERLIM, Gianna Lepre. Fundamentos

pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: EDUEM, 2009.

STAREPRAVO, Fernando Augusto. Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: Aproximações, intersecções, rupturas e distanciamentos entre os subcampos político/ burocrático e científico/acadêmico. Curitiba: Tese de doutorado, 2011.

________. PDI- Plano de Desenvolvimento Institucional. 2011-2015. Pg 49.

25%

75%

Comunidade acadêmica Comunidade externa

Referências

Documentos relacionados

Tal como a forma da barbatana é dada a priori, anteriormente a qualquer lidar individualmente com a água por parte dos pequenos peixes, e tal como é esta forma que torna possível

Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e nível de atividade física das adolescentes do ensino médio de um

Formação entendida como um processo dinâmico no qual o docente esteja consciente das singularidades da atividade e possa, a partir do conhecimento acumulado e de suas práticas éticas

2 Utilize os botões apontadores  para seleccionar o item pretendido e, em seguida, prima o botão SELECT para visualizar a caixa de diálogo de ajuste.. Utilize os

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

The presence of cellulose acetate contributed considerably to the increase of specific surface area in carbonized samples comparing with HPC derived samples.

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii