• Nenhum resultado encontrado

POPULAÇÃO ATINGIDA POR BARRAGENS E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO ASSENTAMENTO MAMEDER RODER CHAPADA DOS GUIMARÃES; MT BRASIL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POPULAÇÃO ATINGIDA POR BARRAGENS E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO ASSENTAMENTO MAMEDER RODER CHAPADA DOS GUIMARÃES; MT BRASIL."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

POPULAÇÃO ATINGIDA POR BARRAGENS E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO

DO ASSENTAMENTO MAMEDER RODER – CHAPADA DOS GUIMARÃES; MT –

BRASIL.

Adriano Sebastião Lucas dos Santos – Universidade Federal do Mato Grosso. geonegro10@yahoo.com.br

Josiane Gonzaga Ferreira – Universidade Federal do Mato Grosso. Onelia Carmem Rossetto – Universidade Federal do Mato Grosso.

oneliarossetto@terra.com.br

Simone Schreiner – Universidade Federal do Mato Grosso. rsschreiner@yahoo.com.br

Introdução - Objetivos

A construção da Usina Hidrelétrica do rio Manso no município de Chapada dos Guimarães-MT, este município localizado entre as coordenadas Latitude Sul 15°17’25 “e Longitude Oeste 55°48’15”, pertencente a mesorregião do Centro Sul Mato-grossense e a microrregião de Cuiabá foi um processo caracterizado por muitas polêmicas, principalmente no que concerne a relocação da população atingida direta ou indiretamente pela barragem.

Em 1987, a Eletronorte ressalta a inexistência de núcleos urbanos na área e a predominância das grandes propriedades inexploradas ou exploradas por moradores não proprietários, identifica também 53 imóveis rurais na área do reservatório e 48 a jusante da barragem. Foram encontradas também referências a comunidades especiais que ali residiam. Este termo refere-se aos posseiros ou meeiros onde constatou-se a presença de 23 propriedades e 84 pessoas (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, 2001).

A base econômica das comunidades era a agricultura de subsistência, seguida pela pecuária de cria e pelo garimpo. Os principais produtos cultivados eram a mandioca, o arroz, o milho, a banana e o feijão destinados à subsistência. A região de garimpos abrangia a localidade de Água Fria e áreas do rio Quilombo, onde existiam 93 propriedades que extraiam diamantes, totalizando 181 pessoas, essas localidades eram denominadas de “comunidades de mineiros” (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, 2001).

Com a construção da hidrelétrica, parcela da referida população foi indenizada e alguns habitantes das comunidades foram relocados para assentamentos da região, entre eles o Assentamento Mameder Roder, área de estudo da presente investigação. Com as novas condições de moradia ocorreram transformações substanciais na base econômica, relações de trabalho e no modo de vida. Diante do contexto descrito, este artigo apresenta como objetivo analisar a atuação das instituições públicas no que concerne às linhas de crédito e assistência técnica à população relocada, a fim de amenizar o impacto econômico resultante da construção da barragem.

(2)

Referencial Teórico

A produção camponesa baseada na propriedade / posse de pequena porção de terra, não pode ser compreendida, apenas pelo modelo capitalista de produção, onde a principal forma de quantificação do trabalho é o valor monetário pago por ele, porem na agricultura familiar a exploração do trabalho assalariado é de pequena importância, pois é praticada em certas épocas do ano, geralmente na época da colheita ou do plantio, sendo o principal objetivo da agricultura familiar a sobrevivência do seu modo de vida. (Neves, 1995).

A polarização das concepções sobre a diversidade das formas de organização pressupõe ainda que as unidades de produção agrícola operem como um sistema coeso e coerente de representações e atitudes e de imposições de regras e de princípios. E como a gravidade de essas regras e princípios serem construções ou revelações de suas opções políticas e ideológicas. A unidade familiar de produção se torna então o lócus da utopia de resistência ao sistema capitalista. Seus detentores, a partir de tal postura, orientam-se pela contraposição ao lucro e ao enriquecimento, numa das tendências vista como obrigatória; e pela fuga ao assalariamento, na outra. Ela então se torna a trincheira de resistência às leis do mercado, a proletarização e a submissão às regras da empresa. (NEVES, 1995).

Segundo Neves (1995), estudo da propriedade camponesa e sua integração ou não no interior do sistema capitalista de produção deve ter em conta que o principal objetivo do produtor familiar é sobreviver do seu trabalho juntamente com auxilio da família, eventualmente ele vende o excedente de sua produção, no entanto primeiramente ele volta seus esforços para a reprodução de sua força trabalho.

(...) a caracterização da unidade familiar de produção pauta-se num sistema classificatório construído a partir de adjetivações dicotomizados, cujo termo contraposto é a unidade capitalista de produção agrícola ou empresa capitalista. Submissas a uma perspectiva de raciocínio dualista, tipológico e ordenador (homogeneizador) da heterogeneidade, as valorizações das características de cada unidade fundamenta-se na descontinuidade e na polaridade. A contraposição por vezes é tão acentuada que o conhecimento de um pressupõe a caricaturação do outro; ou o seu desconhecimento como forma específica de organização da produção.

Assim, à unidade capitalista são atribuídas características como: trabalho assalariado, apropriação de mais-valia, reprodução ampliada, ações orientadas pela perseguição do aumento da produtividade e da rentabilidade. À unidade de familiar de produção, trabalho familiar, a forma de resistência sobre a apropriação de excedentes via mercado (NEVES, 1995).

De acordo com Oliveira (1991), os agricultores familiares na busca da reprodução de sua força de trabalho e manutenção do seu modo de vida, se submetem as regras de mercado para vender o excedente das suas colheitas, porém os valores auferidos com a comercialização, quase sempre, são destinados a aquisição de produtos os quais eles não produzem.

Outra questão fundamental nos estudos sobre a produção camponesa é a distinção do movimento na circulação entre esta e a produção capitalista. Na produção capitalista temos para definir seu movimento a formula D-M-D na sua versão simples e D-M-D’ na sua versão normal, ampliada portanto. Enquanto na produção camponesa estamos do movimento expresso na formula M-D-M. pó conseguinte, a lógica da

(3)

produção camponesa esta assentado na formula simples de circulação de mercadorias, onde se tem a conversão de mercadoria em dinheiro e a conversão de dinheiro em mercadoria, ou seja, vender para comprar. (OLIVEIRA, 1991, pág.52).

Sobre as políticas publicas aplicáveis a questões agrárias a Constituição Federal da Republica Federativa do Brasil, tem no capítulo III, da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária, nos artigos 184 á 191, leis aplicáveis ao assunto Agrário. Onde o Governo Federal através de órgãos competentes como o INCRA, dispõem vários programas e projetos na área da agricultura familiar. Entre eles citamos o Programa Nacional de Credito Fundiário, sendo este responsável pelo mecanismo de acesso à terra que contribui para a ampliação e consolidação da agricultura familiar, com ações complementares do Plano Nacional de Reforma Agrária, buscando resultado direto da criação de ocupações produtivas permanentes para as famílias beneficiadas, o aumento da renda e a conseqüente melhoria das condições de vida da população rural.

As políticas publicas também visam capacitação e apoio técnico para os agricultores, através do órgão estadual, a Empaer, (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural S/A) e financiamentos através do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Procedimentos Metodológicos

Para a realização deste trabalho, utilizou-se de levantamento bibliográfico, juntamente com a observação assistemática, individual e em equipe como uma das principais técnicas para coleta de dados em campo, dando ênfase a forma qualitativa, buscando sempre o entendimento da realidade. Segundo Lakatos, “a observação utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste em apenas ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar” (2001, p.107). Utilizando-se na maioria das vezes de entrevistas semi-estruturadas e em alguns momentos a não-estruturada, individual e coletiva, com a finalidade de verificar a atuação dos órgãos públicos no assentamento dos atingidos pela barragem da usina Hidrelétrica do Manso, sempre tendo em vista a opinião dos moradores. Conforme Lakatos, a entrevista “é uma conversação efetuada face a face, de maneira metódica: proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária” (2001, p.107).

A realidade do Assentamento

Conforme analise das entrevistas e dos depoimentos dos moradores do assentamento localizado no município de Chapada dos Guimarães-MT, estes atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica de Manso e relocados por Furnas, notou-se uma enorme diferença no modo de vida antes e depois do assentamento, ou seja, da relocação.

(4)

Antes da construção da Usina Hidrelétrica os moradores viviam da agricultura de subsistência, a chamada agricultura familiar, plantando o suficiente para o seu consumo. visava somente o sustento das famílias, onde apenas o excedente da produção era vendido para aquisição de outros produtos não cultivados, sem que houvesse uma percepção de lucros no processo de comercialização dos eventuais excedentes, era apenas para o sustento da família e a mão-de-obra utilizada era familiar. Arroz, milho, feijão, mandioca, banana, eram os principais produtos cultivados, alem da pecuária, pesca e garimpo feitas aleatoriamente.

Essa diferença e queda na base econômica é relacionada também ao solo, pois este é muito arenoso, com pouca fertilidade, não sendo possível à prática da agricultura de subsistência ou familiar, pois estes agricultores não possuem condições de adquirir produtos para a correção e melhoramento do solo, para torná-lo fértil.

Outro aspecto importante era a interação social que os moradores possuíam entre si, quando ocupavam a área da barragem. Esta interação que foi rompida com a relocação feita por Furnas a qual não levou em conta a relação de vizinha, parentesco e amizade que existia entre os moradores, pois foram relocados em locais distantes uns dos outros.

Através dos relatos dos moradores, constatou-se que antes da construção da barragem as terras não eram delimitadas, não existiam as chamadas “cercas”, os moradores apenas tinham a noção de localização e tamanho de sua propriedade. No entanto, o agricultor fazia sua roça onde achava mais propicio ao cultivo de sua produção, dentro deste espaço que julgava ser sua propriedade, podendo assim, extrapolar sua produção em terras vizinhas. Para o cultivo da produção eram feitas os chamados “mutirões”, onde todos da comunidade ajudavam uns aos outros.

A maioria dos moradores entrevistados não possuía o titulo da terra, no local da construção da barragem, eram terras cedidas pelos proprietários, e que a ocupação pelos pequenos agricultores era histórica, ou seja, passada de geração a geração.

(5)

Moradia dos pequenos agricultores atingidos pela Usina Hidrelétrica do Manso, assentamento Mameder Roder.

Fonte: Vasconcelos, 2004

Com a relocação cada família passou a receber uma indenização que varia entre R$ 1.670,00 até 5.00,00, pelas suas terras e/ ou benfeitorias, juntamente com 15 hectares de terra e casa de alvenaria por Furnas. Observamos também que os relocados não receberam o titulo desta terra e atualmente recebem uma ajuda de custo de um salário mínimo por mês, mas não sabem até quando irão receber essa ajuda. O grande problema dessa relocação é que a terra destinada aos relocados não é produtiva, como afirmam os moradores: “a terra aqui nem compara como a de antes”.

Ao questionarmos sobre as linhas de credito, pudemos perceber que todos os pequenos agricultores têm acesso às linhas de credito para financiamento da produção. Dentre as quais, destaca-se o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), mas, no entanto, muitos deles não querem obter os financiamentos, pois a terra não é produtiva e a colheita não pagaria o empréstimo.

Segundo os agricultores, a assistência técnica não é satisfatória, e com a agravante do solo que é de péssima fertilidade. Essa terra seria produtiva se houvesse uma correção de solo e tecnologia (para irrigação e plantio), para o qual os pequenos agricultores não dispõem recursos.

Os técnicos da EMPAER orientam os agricultores a plantarem apenas mandioca, devido às condições do solo. Este órgão responsável pela assistência, com orientação aos agricultores não incentiva o plantio de outras culturas. Isso é mais uma evidencia da impossibilidade de fazer uma agricultura familiar de subsistência na terra onde foram relocados. Aqueles agricultores que receberam a linha de credito do PRONF, aplicaram na produção conforme orientação dos técnicos, sendo que estes fiscalizam e acompanham o andamento da produção. Estas linhas de incentivos, na

(6)

realidade dos pequenos agricultores, acabam sendo uma utopia como no caso do assentamento Mamede Roder, mesmo com o apoio dos mesmos as famílias, que antes da relocação produziam o suficiente para sua sobrevivência e após o assentamento não conseguem produzir o necessário para o consumo da família.

Após a relocação, as condições de vida dos pequenos agricultores agravaram-se de forma significativa, pois o que cultivam não é suficiente para o sustento da família, o que obriga os membros da mesma a buscarem outras alternativas de renda, servindo como trabalhadores assalariados em fazendas vizinhas ao assentamento e ate mesmo indo para a cidade. A segurança alimentar destes agricultores esta ameaçada, pois não conseguem cultivar a quantidade e diversidade necessária de alimentos para o auto consumo das famílias, como exemplo temos o consumo do peixe, alimento tradicional entre os moradores, este que era farto antes da relocação, e agora foi extinto, pois a pesca no lago foi proibida devido a decomposição de muitas espécies vegetais comprometendo à qualidade da água.

Considerações Finais

A relocação das famílias acabou prejudicando-as, devido as condições do solo e da forma que foram relocadas. Houve uma ruptura das comunidades existentes, onde haviam laços de amizade e uma convivência quase familiar entre vizinhos.

Através da luta do pequeno agricultor pela reforma agrária e reivindicações de melhorias no campo, deu-se inicio ao processo de mudança.Onde foram criadas instituições, políticas publicas e projetos como o PRONAF, PRONERA, estes direcionados a melhoria da agricultura familiar e com isto fortalecer a economia brasileira.

Estas linhas de incentivo, na realidade de pequenos agricultores, acabam sendo umas utopias como no caso do assentamento Mameder Roder, onde mesmo com o apoio deste programas não conseguem fazer seu plantio por causa da baixa fertilidade do solo.

Portanto percebemos nos relocados (pequenos agricultores) um sentimento de revolta com a situação, porem essa revolta é acompanhada de uma resignação em lutar por uma nova área que se assemelhe nos aspectos produtivos à antiga área que ocupavam, isso os levou a se unirem através da filiação ao MAB (Associação dos Atingidos por Barragens), para lutarem por suas reivindicações. Fica claro que existem leis a favor da agricultura família, inclusive salientando os benefícios que esta pratica traz ao meio ambiente, no entanto as ações do governo não seguem na mesma linha de pensamento, pois o que houve na construção da Usina Hidrelétrica de manso, foi à destruição de agricultores familiares e ecossistemas preconizando o desenvolvimento. Mas existem outras formas de criação de energia para o desenvolvimento. Nos parece que o capitalismo selvagem engoliu a agricultura familiar no caso de Manso, assim como vem dizimando ao longo do processo histórico.

(7)

Referências Bibliográficas

APROVEITAMENTO MÚLTIPLO DE MANSO – Programa 06 – Monitoramento das condições de erosão. Relatório nº 13520/Cópia 2 sobre as condições de erosão, transporte sólido e sedimentação a montante e a jusante do reservatório – Campanha de águas altas de 2000/01. Sondotécnica, 17/07/2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Cientifico: Procedimentos Básicos, Pesquisa Bibliográfica, projeto e Relatório, Publicações e Trabalhos Científicos. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2001.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Novo Retrato da Agricultura Familiar: O Brasil Redescoberto. Brasília, 2000. NEVES, Delma Pessanha. Agricultura Familiar: Questões Metodológicas. In: Revista da Associação Brasileira de Reforma Agrária, N° 2 e 3, Vol. 25, mai a dez 95.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; INSTITUTO GOIANO DE PRÉ-HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA – IGPA. Projeto de levantamento e resgate do patrimônio histórico cultural da região UHE-Manso/MT. A paisagem e o patrimônio arquitetônico da região. Goiânia, agosto de 2001-a. Vol. I. Relatório final.

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Do ponto de vista didáctico, ao sujeitarmos a experiencia científica e o trabalho experimental a urna tentativa de questionamento tipo popperia- no, estamos a convidar os alunos

Essa conclusão culminou a proposição de uma minuta de decreto convocando os responsáveis por barragens de contenção rejeitos de mineração com alteamento para

Essa conclusão culminou a proposição de uma minuta de decreto convocando os responsáveis por barragens de contenção rejeitos de mineração com alteamento para

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo